You are on page 1of 5

SINDICATO DOS PROFESSORES DA GRANDE LISBOA DIRECO REGIONAL DO OESTE

Guia de Apoio
ao Professor e Educador
CONTRATADO Informaes Importantes:

Perodo Probatrio
. O perodo probatrio tem a durao de um ano, correspondente aos primeiros 365 dias de servio efectivamente prestado aps a formao inicial, e cumprido no(s) estabelecimento(s) de educao e ensino onde o docente exerce a sua actividade ( Dec-Lei n1/98, 2 Janeiro). . Durante o perodo probatrio s contado o tempo de servio efectivamente prestado. . O perodo probatrio cumpre-se uma nica vez durante toda a carreira. . O tempo de servio prestado no ensino particular no contabilizado para este efeito. . Logo que o docente complete os 365 dias de servio ainda que durante a vigncia do contrato, o respectivo ndice remuneratrio deve ser alterado a partir do dia 1 do ms seguinte.

SINDICATO DOS PROFESSORES DA GRANDE LISBOA DIRECO REGIONAL DO OESTE

Contagem do tempo de servio


. No primeiro ano de servio aps a formao inicial (Perodo Probatrio) o tempo de servio s conta a partir da data da assinatura do contrato e at ao seu termo. . Aps o Perodo Probatrio, sempre que o contrato seja assinado antes de 31 de Dezembro e cesse aps 31 de Maio, o tempo de servio contar como um ano de servio completo (365 dias). . Quando o docente contratado for colocado numa vaga de substituio e o titular do lugar se apresente ao servio aps 31 de Maio, o docente contratado prolonga o contrato at 31 de Agosto desse ano lectivo.

Incio / Fim do Contrato:

. Art 73 - Dec-Lei n 35/88 () considera-se a data do provimento o primeiro dia do ano escolar em que os docente se apresentam nas escolas em que forem providos. . Art 68-4.-Dec-Lei n 35/88- Os professores contratados que cessam funes lectivas manter-se-o termo da vigncia do contrato. na escola em actividades paradocentes at ao

SINDICATO DOS PROFESSORES DA GRANDE LISBOA DIRECO REGIONAL DO OESTE

Vencimento dos professores contratados


Durante o Perodo Probatrio: . No Licenciados ndice 87- (715,20 ) . Licenciados ndice 126 (1.035,81 ) Aps o Perodo Probatrio: . No Licenciados ndice 100- (904,28 ) . Licenciados ndice 151 (1.241,33 )

Subsdio de Desemprego

O SUBSDIO DE DESEMPREGO UM DIREITO !


. Se tens 540 dias de trabalho nos ltimos 3 anos ou 180 dias de trabalho nos ltimos 18 meses, podes requerer a atribuio do subsdio de desemprego. . Tens 90 dias para o requerer mas s comeas a receber a partir do dia em que os papis entrarem na Segurana Social. . Documentos: Mod. RP5000/99-DGRSS da Segurana Social, fotocpia autenticada do registo biogrfico e guia de vencimentos ( na secretaria da escola), Mod. 346 da Casa da Moeda autenticado pelo Centro de Emprego.

PARA O REQUERERES DEVES:


1. Adquirir o Modelo 346 da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. 2. Obter Modelo RP5000/99-DGRSS da Segurana Social (impresso gratuito disponvel nos Centros Regionais de Segurana Social). 3. Fazer: a. Declarao, sob compromisso de honra, em como no ests abrangido por nenhuma situao que determine a suspenso ou cessao das prestaes a que se referem os artigos 35 a 43 do Decreto-Lei n 119/99, de 14 de Abril. b. Requerimento ao Presidente da Comisso Executiva da Escola a solicitar o pagamento retroactivo de contribuies para efeitos de verificao do prazo de garantia para o reconhecimento do direito s prestaes de desemprego. 4. Solicitar na Secretaria da Escola a fotocpia autenticada do teu Registo Biogrfico e Guia de Vencimentos.

SINDICATO DOS PROFESSORES DA GRANDE LISBOA DIRECO REGIONAL DO OESTE

5. Depois de teres toda a documentao reunida entrega-a na Escola juntando fotocpias do teu B.I. e de carto de contribuinte. 6. Quando tiveres o Modelo 346 autenticado pelos servios dirige-te ao Centro de Emprego da tua rea de residncia, onde ser feita a tua inscrio assim como a declarao comprovativa da tua capacidade e disponibilidade. 7. Entrega esta Declarao do Centro de Emprego na Escola para que o teu processo seja enviado para a Segurana Social ou pega nos documentos todos e vai entreg-los em mo na Segurana Social da rea da Escola. 8. Para comeares a receber mais cedo, podes ainda pedir que te seja pago o subsdio provisrio de desemprego (Decreto-Lei 84/2003). 9. Ateno: a contagem de tempo de servio para efeitos de subsdio de desemprego deve ser de 30 dias por cada ms de trabalho, independentemente do nmero de horas do horrio. Por isso, se tiveste um horrio incompleto, deves pedir uma declarao de tempo de servio com a data do dia em que comeaste a trabalhar e o dia em que acabou o contrato. 10. Se j recebeste o subsdio de desemprego, foste colocado e ests novamente desempregado, podes optar entre a retoma do subsdio (recebes apenas os meses que te faltavam) ou requerer novo subsdio de desemprego (calculado de acordo com os prazos de garantia). Verifica em qual dos casos tens mais vantagens! MUITO IMPORTANTE: O Subsdio s se comea a receber a partir da data em que o requerimento chega Segurana Social!
Exmo.(a) Senhor(a) Presidente do Conselho Executivo______________

____________, professor(a) contratado (a), contribuinte n____, que exerceu funes nesse estabelecimento de ensino no ano lectivo de ___/___, residente na __________, vem por este meio e nos termos do disposto no art 12 e n1 do art 13, ambos, do Dec-Lei 67/2000, de 26 de Abril, requerer o pagamento retroactivo de contribuies de contribuies para efeitos de verificao do prazo de garantia para o reconhecimento do direito s prestaes de desemprego. Requerendo ainda a atribuio das prestaes de desemprego (n6 do art 14 do Dec-Lei 67/2000, de 26 de Abril). Junta: cpia do B.I., cpia do carto de contribuinte, Modelo RP5000/99DGRSS, Modelo 346 da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, declarao do Centro de Emprego, declarao sob compromisso de honra do requerente, cpia do registo biogrfico e guia de vencimentos. _____,____ de 200_

SINDICATO DOS PROFESSORES DA GRANDE LISBOA DIRECO REGIONAL DO OESTE

DECLARAO ____, Professor(a) contratado(a), residente na_____, para efeitos de atribuio de subsdio de desemprego, declara sob compromisso de honra, que no est abrangido(a) por nenhuma situao que determine a suspenso ou cessao das prestaes a que se referem os arts 35 a 43 do Decreto-Lei n 119/99, de 14 de Abril. _____,______ de ____________ de 200_

Sobre o Subsdio de Natal


Se no fores colocado durante o 1 perodo, pede na ltima escola onde estiveste os duodcimos do Subsdio de Natal !

Sobre o Subsdio de Frias


. Deves receber o subsdio de frias conforme o n de meses que trabalhaste e o n de horas do horrio. . Se estiveste colocado em substituio temporria e ainda no recebeste o subsdio de frias, requer os duodcimos a que tens direito na ltima escola onde trabalhaste.

A Lei da Maternidade/Paternidade
(Dec-Lei 70/2000, de 4 de Maio) . Segundo a Constituio da Repblica Portuguesa, a proteco na Maternidade/Paternidade deve ser igual para todos os trabalhadores, independentes do seu vnculo laboral.

Sobre Horrios
Tanto o vencimento como a contagem de tempo de servio, so proporcionais carga horria. Exemplo: . 20h (Secundrio)22h (2 e 3 ciclos) contam como 100% de vencimento e tempo de servio. . 10h (Secundrio) / 11h (2 e 3 ciclos) contam como 50%.

You might also like