You are on page 1of 16

ESTATUTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIRIO FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS - SITRAEMG

TTULO I DA CONSTITUiO, PRERROGATIVAS E DEVERES Captulo I DO SINDICATO Seo I Da constituio, base territorial, durao, sede e finalidade Art. 1 O SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIRIO FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS - SITRAEMG uma organizao sindical representativa da categoria profissionai dos trabalhadores efetivos, ativos e aposentados, da Justia Eleitoral, Justia Federal, Justia Militar e Justia do Trabalho, com base territorial em todo o Estado de Minas Gerais, com durao por tempo indeterminado e sede em Belo Horizonte - MG, regendo-se pelo presente Estatuto e a legislao vigente. Pargrafo nico. O SITRAEMG uma pessoa jurdica de direito privado, com natureza e fins no lucrativos, com autonomia poltica, patrimonial e financeira, e personalidade jurdica distinta dos membros da diretoria e demais sindicalizados, que no respondem ativa, passiva, subsidiria ou solidariamente pelas obrigaes por ele assumidas, sendo representado, ativa e passivamente, em juizo ou fora dele, por seu Presidente, que poder constituir mandatrios na forma prevista neste Estatuto. Art. 2 O SITRAEMG tem por finalidade precpua a unio da categoria e a defesa dos direitos e interesses dos sindicalizados do Poder Judicirio Federal no Estado de Minas Gerais, a solidariedade, a participao na luta dos trabalhadores, a melhoria nas condies de vida e de trabalho de seus representados, a defesa da independncia e autonomia da representao sindical, a atuao em colaborao com as demais entidades da sociedade civil para a defesa de interesses difusos e ampliao dos direitos fundamentais da cidadania e das instituies democrticas. Seo II Das prerrogativas e deveres do Sindicato Art. 3 O SITRAEMG tem por prerrogativas e deveres: I - representar e defender perante as autoridades administrativas e judicirias, em todas as suas instncias, os interesses coletivos da categoria profissional, podendo atuar na condio de substituto processual e autor em mandados de segurana coletivos e individuais, mandado de injuno, ao civil pblica e aes de interesse profissional dos seus sindicalizados; II - celebrar convenes, suscitar contratos e dissdios coletivos de trabalho, estabelecer negociaes com as administraes dos rgos do Poder Judicirio Federal, visando sempre melhoria na condio de vida dos sindicalizados;
1

111 - promover a sindicalizao dos trabalhadores, sua participao, e estimular sua organizao nos locais de trabalho; IV - estabelecer contribuies devidas por todos aqueles que participam da categoria representada, de acordo com deciso em Assemblia Geral; V - estimular e organizar o Sindicato pela base; VI- filiar-se a federao, central sindical ou a entidade sindical nacional ou internacional, desde que haja aprovao da Assemblia Geral dos sindicalizados; VII- manter relaes com as demais representaes de categorias profissionais para a concretizao da solidariedade dos trabalhadores; VIII - lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito justia social e pelos direitos fundamentais do ser humano; IX - propor, encaminhar e fiscalizar aes que visem defesa e preservao da sade do trabalhador; X - promover e fiscalizar aes em defesa da preservao do meio ambiente; XI - acompanhar e fiscalizar a execuo das normas legais ou originadas de acordos, convenes e portarias; XII - defender e fiscalizar a moralidade na administrao pblica; XIII - promover congressos, seminrios, plenrias, encontros, reunies e outros eventos destinados a aumentar o nvel de organizao e conscientizao da categoria, implementando a formao poltica e sindical de novas lideranas, bem como abordando temas de interesse geral, que repercutem na vida dos sindicalizados como categoria e como cidados; XIV - participar de fruns e eventos de interesse dos trabalhadores do servio pblico e da populao usuria, promovendo debates com a sociedade sobre os problemas de estrutura e funcionamento do Poder Judicirio, dando ampla divulgao de seus resultados; XV - incentivar o aprimoramento pessoal, profissional, intelectual e cultural dos sindicalizados; XVI - manter publicaes que funcionem como instrumentos de informao permanente acerca da vida da entidade e suas relaes com a realidade; XVII- promover atividades de lazer e de carter sciocultural voltadas para a integrao da categoria; XVIII- elaborar balancetes mensais e anua s, visando a informar os sindicalizados da situao financeira do Sindicato.

Captulo II DOS SINDICALIZADOS Seo I Direitos e deveres Art. 40 A todo trabalhador efetivo, da ativa ou aposentado, do Quadro da Justia Eleitoral, Justia Federal, Justia Militar e Justia do Trabalho assiste o direito de se filiar ao SITRAEMG, regido por este Estatuto. 10 Podero ser admitidos como sindicalizados os pensionistas dos trabalhadores supramencionados, observando-se a restrio ao direito de votar e a ser votado para a Diretoria Executiva.
2

2 Podero se filiar ao Sindicato, com direito a voz, os servidores do Poder Judicirio Fedral requisitados que efetivamente prestam servios na base territoriai do Sindicato. 3 Somente ter pleno gozo de seus direitos o sindicalizado que estiver quite ({om as obrigaes pecunirias previstas neste Estatuto. 4 No ato de sua filiao, os servidores autorizam expressamente a propositura de aes coletivas de toda natureza por parte do SITRAEMG.
Art. 5 Para ingressar no quadro social, o candidato dever subscrever um requerimento ao Presidente do SITRAEMG; Pargrafo nico. Se houver alguma impugnao, o filiando ter o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar sua defesa, e igual tempo tem a Diretoria, para julgar, cabendo recurso instncia superior. Art. 6 assegurado ao sindicalizado, em qualquer tempo, o direito de desfiliar-se do Sindicato, desde que encaminhe, por escrito, uma solicitao Diretoria Executiva e esteja quite com a Tesouraria. Art. 7 So direitos dos sindicalizados: I - votar e ser votado em eleies do SITRAEMG, nos termos deste Estatuto; 11 - participar, com direito a voz e voto, dos congressos e assemblias do SITRAEMG, respeitadas as demais determinaes deste Estatuto; 111 - utilizar as dependncias do SITRAEMG, quando disponveis, para as atividades compreendidas neste Estatuto; IV - exigir o cumprimento dos objetivos e determinaes deste Estatuto e o respeito, por parte da Diretoria, das decises das Assemblias Gerais; ,,<-;1-, V - solicitar esclarecimentos e informaes aos rgos administrativos do Sindicato, inclusive o exame de todos os seus docun lentos, livros e atas; VI - recorrer das decises da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo s instncias superiores no prazo de 30 (trintC1) dias; VII - requerer Diretoria Executiva, com a~;sinatura de um mnimo de 10% (dez por cento) dos sindicalizados, a convocao de Assemblia Geral Extraordinria; VIII - ser assistido juridicamente, no mbito de sua atividade profissional, em juzo ou fora dele. Pargrafo nico. Os direitos dos sindicalizados so pessoais e intransferveis. Art. 8 So deveres dos sindicalizados: I - cumprir e fazer cumprir este Estatuto; 11 - zelar pelo patrimnio e servios do Sindicato; II1 - acatar as decises tomadas nas Assemblias ou Congressos da categoria; IV - autorizar, no ato de sua sindicalizao, o desconto da mensalidade social no seu contracheque, para crdito automtico do SITRAEMG, ou outra forma de pagamento estabelecida pelo Sindicato; V - prestigiar o Sindicato por todos os meios ao seu alcance, contribuindo para seu fortalecimento, avano do nvel de conscincia e organizao da categoria; VI - bem desempenhar o cargo para o qual for eleito e no qual tenha sido investido; VII - cumprir pontualmente os compromissos assumidos com a entidade, mesmo que suspensas as consignaes em pagamento pelos rgos competentes.
3

S~.o II Das penalidades Art. 9 O desrespeito ao Estatuto e s decises dos rgos de deliberao do SITRAEMG sujeitar o sindicalizado s penalidades de advertncia, suspenso e eliminao do quadro social. 1 A apurao das faltas cometidas ser realizada por Comisso de tica, especialmente criada para tal fim, pela Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros da categoria, excludos os membros da Direo do Sindicato; 2 A apreciao do relatrio da Comisso de tica ser feita pela Diretoria Executiva, no prazo de 30 (trinta) dias, com deliberao. 3 Da deciso da Diretoria Executiva caber recurso para a Assemblia Geral, no prazo de 30 (trinta) dias da comunicao, havendo legtimo interesse. TTULO 11 DA ESTRUTURA, ADMINISTRAO E FISCALIZAO DO SINDICATO Captulo 1 DOS RGOS DE DELIBERAO DA CATEGORIA E SUAS RESPECTIVAS COMPETNCIAS Seo I Das instncias de deliberao Art. 10 So instncias de deliberao do SITRAEMG, na ordem abaixo descrita: I - a Assembla Geral; II - o Conselho Deliberativo; 111 - a Diretoria Executiva. Seo 11 Das Assemblias Gerais Art. 11. A Assemblia Geral instncia mxima de deliberao da categoria profissional, soberana em suas decises. Art. 12. A Assemblia Geral se reunir: I - ordinariamente, uma vez a cada ano; II - extraordinariamente, a qualquer tempo. Art. 13. As Assemblias Gerais sero convocadas: I - pelo Presidente; 11 - pela maioria simples da Diretoria Executiva; 111 - pela maioria simples do Conselho Deliberativo; IV - pela maioria simples do Conselho Fiscal, no mbito exclusivo de sua competncia; V - por 10% (dez por cento) dos sindicalizados em pleno gozo de seus direitos estatutrios.
4

Pargrafo nico. Todas as solicitaes de assemblias devero conter a pauta de trabalhos. Art. 14. A Assemblia Geral ser instalada, em primeira convocao, com a presena de pelo menos 1 % (um por cento) dos sindicalizados e, em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps, com qualquer nmero. 1 As sesses sero abertas e presididas pelo Presidente ou por qualquer um dos Diretores da Diretoria Executiva ou, na falta deles, por qualquer sindicalizado indicado por aclamao. 2 As convocaes para a Assembli! Geral sero feitas pelo Presidente do SITRAEMG, mediante publicao no jornal e/ou boletim da entidade, divulgado nos locais de trabalho, com antecedncia mnima de 3 (trs) dias. Art. 15. Compete Assemblia Geral decidir sobre: I - realizao de greve ou outro ato que a greve substitua, com vistas a alcanar os objetivos da categoria profissional; II - alterao estatutria; III - celebrao de convenes, acordos coletivos e de trabalho e instaurao de dissdios coletivos, de qualquer natureza; IV - a forma de encaminhamento das resolues dos Congressos, bem como outras questes que julgar de interesse do SITRAEMG; V - aquisio, venda ou hipoteca de bens imveis do SITRAEMG; VI - alterao da contribuio social da categoria; VII - exame, discusso e deliberao sobre a aprovao de contas da Diretoria e o parecer do Conselho Fiscal; VIII - votao da proposta oramentria para o exerccio seguinte; IX - casos omissos e interpretao de norma estatutria ou regimental que se apresente ambgua ou contraditria; X - julgamento de atos da Diretoria Executiva, impondo penas quando entender necessrias. Art. 16. As deliberaes nas Assemblias Gerais sero adotadas com aprovao da maioria simples dos presentes, salvo as excees previstas neste Estatuto. Seo III Do Congresso Estadual Art.17. O Congresso Estadual a instncia apropriada para a discusso e aprovao das diretrizes polticas do SITRAEMG. Pargrafo nico. So consideradas Assemblias Gerais as reunies deliberativas das plenrias dos Congressos Estaduais convocados nos termos deste Estatuto. Art. 18. O Congresso se reunir: I - ordinariamente, uma vez a cada 2 (dois) anos; 11 - extraordinariamente, quando convocado pela Diretoria Executiva ou maioria simples do Conselho Deliberativo. . Pargrafo nico. Para assegurar a discusso prvia nas bases, o Congresso ser convocado pela Diretoria Executiva com pauta definida e divulgada com antecedncia
5

mnima de 30 (trinta) dias, quando se tratar de Congresso Extraordinrio, e de 60 (sessenta) dias quando se tratar de Congresso Ordinrio, com ampla divulgao junto categoria profissional. Art.19. Compete ao Congresso: I - discutir e deliberar sobre todo e qualquer assunto constante da pauta aprovada no incio de seus trabalhos; 11 - estabelecer as djretrizes,para a execuo das finalidades e objetivos previstos nos arts. 2 e 3 deste Estatuto; 1I1 - avaliar a realidade da categoria e a situao poltica, econmica, social e cultural do Pas, definindo a lnha de ao do SITRAEMG. Art. 200. O qurum para eleio de delegados ao Congresso Estadual ser o estabelecdo pela Diretoria Executiva em regimento prprio, divulgado com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias. Art. 21. Os membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Diretores de Base so delegados natos ao Congresso. Pargrafo nico. Na ausncia do Diretor de Base representante de determinado local de trabalho, os sindicalizados desse local podero promover a eleio de um delegado, respaldado por no mnimo 10 (dez) filiados, para participar do Congresso. Seo IV Do Conselho Deliberativo Art. 22. O Conselho Deliberativo ser constitudo pela Diretoria Executiva e Diretores de Base. Art. 23. Compete ao Conselho Deliberativo: I - discutir e apresentar sugestes elaboradas para o programa da Diretoria Executiva; 11 deliberar sobre assuntos que lhe forem encaminhados pelas demais instncias do Sindicato ou por outras entidades congneres; 111 - rever, em grau de recurso, punio aplicada pela Diretoria Executiva; IV - julgar atos da Diretoria Executiva, impondo penas quando entender necessrias; V decidir sobre casos omissos e interpretar norma estatutria e/ou regimental que se apresente ambgua ou contraditria. Art. 24. Reunir-se- o Conselho DeliberatiJo: I - ordinariamente, em uma sesso anual; I1 - extraordinariamente, quando convocado pela Diretoria Executiva; 111 - extraordinariamente, quando convocado por 30% (trinta por cento) dos Diretores de Base. Seo V Da Diretoria Executiva Art. 25. A Diretoria Executiva composta de: I - Presidente; 11 - Vice-Presidente; 6

1II - 7 (sete) Diretores; 1 IV - 3 (trs) Suplentes. Art. 260. A Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Diretores de Base tero mandato de 2 (dois) anos. 1 Os cargos eletivos dos Diretores licenciados, nos termos da legislao vigente, conferem aos seus ocupantes direito re{)1unerao pelos cofres da entidade, no valor iguaL remunerao mais as vantagens pessoais, nos termos da legislao vigente, resguardados os direitos adquiridos. 20 Os Diretores do Sindicato, quando a servio da entidade, fora de sua rea residencial, fazem jus a uma diria conforme definido em regulamento prprio, observado o teto da Federao. 30 Os Diretores, exceto os previstos no 10, a servio do Sindicato, ou de planto de no mnimo de 4 (quatro) horas/dia, fazem jus ao reembolso das despesas de alimentao e transporte, conforme definido em regulamento prprio, observado o teto pago aos funcionrios do SITRAEMG. Art. 270. So atribuies do Presidente, alm das demais previstas neste Estatuto: I - representar o SITRAEMG em juzo ou fora dele, podendo delegar poderes a outro Diretor, bem como subscrever procuraes judiciais; 11- celebrar contratos, convnios ou quaisquer outros atos e recebimentos de domnio, posse, direitos, prestaes e aes de todas as naturezas legais, nos termos deste Estatuto; 111 - convocar e presidir Congressos, Assemblias Gerais e reunies da Diretoria Executiva, podendo delegar poderes a outro Diretor; IV - autorizar pagamentos e recebimentos, assinar cheques e outros ttulos, em conjunto com o Diretor Tesoureiro ou seu substituto; V - organizar e administrar as finanas e o plano oramentrio do SITRAEMG; VI - admitir e demitir funcionrios, aps deciso da Diretoria Executiva, sendo vedada a contratao de cnjuges, parentes at o terceiro grau ou afins de quaisquer membros do Conselho Deliberativo ou do Conselho Fiscal, observando-se ainda que: a) dever ser publicada no jornal ou boletim da categoria, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, a convocao para preenchimento do cargo; b) os parentes at o terceiro grau ou afins de quaisquer filiados ou funcionrios j existentes do SITRAEMG s sero admitidos aps o processo seletivo prvio, amplamente divulgado, e aprovao do Conselho Deliberativo; VII - assinar balanos, balancetes e registros contbeis; VIII - administrar, em conjunto com o Diretor Tesoureiro, o patrimnio do SITRAEMG, e ter sob sua responsabilidade os valores, numerrios e documentos contbeis; IX - convocar as eleies para a Diretoria Executiva; X - cumprir e fazer cumprir o plano de trabalho anual, mantendo estatstica atualizada sobre as metas alcanadas; XI- consultar sempre o Conselho Poltico do Sindicato naqueles atos que, respeitadas as resolues congressuais, venham a alterar as relaes do Sindicato com as demais entidades de trabalhadores, rgos do Pod;;r Judicirio Federal e servidores filiados. Art. 280. O Conselho Poltico do Sindicato formado pelo Presidente, pelo Diretor da rea envolvida e por Diretor designado pela Diretoria Executiva.

Pargrafo nico. Alm do Diretor designado, a Diretoria Executiva designar um suplente para substitu-Io, quando necessrio. Art.29. Compete ao Vice-Presidente: I - substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos; 11 - elaborar, em conjunto com o Presidente, a proposta do plano de trabalho anual afeta administrao interna do Sindicato; II1 - exercer responsabilidades especificas, de carter temporrio, a critrio do Presidente ou da Diretoria Executiva. Art. 30. So atribuies dos Diretores Executivos cumprir com as funes a serem definidas para cada diretor em reunio da Diretoria Executiva, nas reas de administrao, planejamento, imprensa e comunicao, cultura, formao e poltica sindical, assessoria jurdica, relaes intersindicais, internacionais, parlamentares e outras que se fizerem necessrias ao encarr inhamento das atividades do SITRAEMG. Pargrafo nico. Uma vez definidas, em reunio da Diretoria Executiva, as atribuies dos Diretores Executivos devero ser divulgadas categoria, atravs dos veculos de comunicao do SITRAEMG. Art. 31. Compete Diretoria Executiva, alm das atribuies previstas no Estatuto, coletivamente: I - cumprir e fazer cumprir este Estatuto, regimentos, regulamentos, normas administrativas, bem como as deliberaes do Conselho Deliberativo, Congressos e Assemblias; II - representar os trabalhadores do Judicirio Federal e seus interesses perante os poderes pblicos e a sociedade civil; 111 - publicar trimestralmente, atravs dos veculos de divulgao do SITRAEMG as prestaes de contas e os balanos aprovados pelo Conselho Fiscal, sendo que a ltima prestao de contas ser apresentada em at 30 (trinta) dias da data da posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, devidamente aprovada pela Assemblia Geral; IV - constituir comisses e grupos de trabalho permanentes ou temporrios sobre quaisquer assuntos; V - convocar o Congresso Estadual e as Assemblias Gerais; VI - realizar seminrios, encontros, simpsios e atividades sobre assuntos de interesse de toda a categoria; VII - manter intercmbio com outras entidades sindicais representativas de classe e centrais sindicais, visando unificao das lutas dos trabalhadores; VIII - convocar reunies ampliadas com as Diretorias de Base sempre que julgar necessrio; IX - administrar o patrimnio social do Sindicato e promover o bem geral dos sindicalizados e da categoria, decidir sobre gastos mensais no previstos no oramento anual e superiores a 20 (vinte) salrios mnimos; X - decidir sobre a licena e o planto de Diretores; XI - elaborar, discutir e decidir sobre a proposta oramentria e plano de trabalho para o prximo perodo, que ser apresentado ao Conselho Deliberativo e Assemblia Geral; XII- avaliar e julgar as decises polticas tomadas pelo Conselho Poltico do Sindicato;
8

XIII - autorizar doaes de verbas para movimentos populares, associaes, sindicatos, instituies de caridade e outras entidades sem fins lucrativos, com divulgao dos valores e objetivos entre os associados; XIV - organizar o quadro de pessoal do Sindicato, fixando os respectivos vencimentos. Art. 32. Cada Diretor elaborar a proposta anual pertinente sua rea, contendo os objetivos, os meios materiais e humanos e os recursos necessrios para alcanIas, a qual dever ser aprovada pela Diretoria Executiva. Art. 330. Compete presidncia do Sindicato quantificar e apresentar Diretoria Executiva o montante de recursos financeiros necessrios realizao de cada proposta. Art. 340. A Diretoria Executiva reunir-se- ordinariamente a cada trs meses, por convocao do Presidente ou, extraordinariamente, a qualquer momento, por convocao do Presidente ou de, no mnimo, 3 (trs) de seus membros. Pargrafo nico. Toda convocao para a reunio da Diretoria Executiva deve ser acompanhada da pauta e apresentada, no minimo, com 3 (trs) dias de antecedncia. Art 35. O mandato da Diretoria Executiva de 2 (dois) anos, sendo permitida apenas uma reconduo para qualquer um dos cargos. Art. 360. As deliberaes da Diretoria Executiva sero adotadas por maioria simples de votos, sendo, ao final, lavrada ata das deliberaes por Diretor designado. Pargrafo nico. Ao Presidente caber o voto de desempate. Art. 37. O membro da Diretoria Executiva que faltar a 3 (trs) reunies consecutivas ou 5 (cinco) alternadas, faltas estas consideradas injustificadas por essa instncia deliberativa, caracterizar o abandono de seu cargo, e, por conseqncia, ser declarada a sua vacncia. Seo VI Da Diretoria de Base Art. 38. A Diretoria de Base a instncia constituda pelos sindicalizados eleitos 110S respectivos locais de trabalho ou inativos, conforme Estatuto. Pargrafo nico. Define-se como local de trabalho cada Frum ou unidade administrativa ou judiciria, Varas, conforme art. 1 deste Estatuto. Art. 39. Ao Diretor de Base compete: I - manter estreito e permanente contato com a Diretoria Executiva, inteirando-se das atividades e deliberaes do Sindicato; 11 - promover reunies nos respectivos locais de trabalho, visando a mobilizar a categoria pela base, assim como prover seus representados de informaes de interesse da categoria ou do sindicalizado; 111 - levar ao conhecimento da Diretoria Executiva as reivindicaes locais, democraticamente definidas.
9

Art. 40. A Diretoria Executiva dever garantir as condies necessrias para que o 'Diretor de Base possa realizar, com eficcia, suas funes. Seo VII Do Conselho Fiscal Art. 410. O Conselho Fiscal compe-se de 3 (trs) membros efetivos e de 3 (trs) suplentes, eleitos em votao majoritria e desvinculados das chapas concorrentes Diretoria Executiva. 1 Os candidatos a membros do Conselho Fiscal concorrem, individualmente, ao cargo. 2 Dentre os 6 (seis) candidatos mais votados, sero considerados titulares os 3 (trs) primeiros colocados, e os demais sero considerados suplentes. 3 Os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal escolhero, dentre os titulares, um Presidente e um Secretrio. Art. 42. Compete ao Conselho Fiscal: I - fiscalizar a gesto financeira e patrimonial do SITRAEMG; 11- analisar o Plano Oramentrio Anual e a prestao de contas anual, encaminhandoos, juntamente com o oarecer, aorovao da Assemblia Geral Orj,Q?ri,8, nos termos deste Estatuto; 111 - reunir-se, trimestralmente ou quando julgar conveniente, para examinar os balancetes elaborados pelo setor contbil da entidade, emitindo parecer, lavrando ata e encaminhando parecer Diretoria Executiva. Pargrafo nico. Os membros do novo Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva eleita tero o prazo de 15 (quinze) dias para assinar o termo de recebimento do Patrimnio do SITRAEMG. Seo VIII Da vacncia, perda de mandato e penalidades Art. 43. A vacncia do cargo ser declarada pela Diretoria Executiva nas seguintes hipteses: I - renncia expressa ou tcita; 11 - abandono; 111 - falecimento; IV - exonerao, a pedido; V - desfiliao. 1 A vacncia do cargo ser declarada 72 (setenta e duas) horas aps a ocorrncia do fato gerador ou do esgotamento do prazo para recurso. 2 Alm das hipteses previstas nos incsos deste artigo, o cargo de Diretor de Base tambm ser considerado em vacncia quando seu ocupante mudar de local de trabalho ou tomar posse como Diretor Executivo do SITRAEMG. 3 A vacncia do cargo por renncia tcita ou abandono, no caso de Diretor de Base, ser definida em Assemblia Setorial no local de trabalho a que estiver vinculado o Diretor, 4 Para suprir a vacncia ocorrida na Diretoria Executiva ou no Conselho Fiscal, esses rgos escolhero dentre os suplentes um novo membro titular e, no havendo
10

suplentes, a partir da indicao da Assemblia Geral. Art 44. Na hiptese de renncia coletiva da Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal convocar novas eleies no prazo de 30 dias. Pargrafo nico. Nesse perodo, o Presidente do Conselho Fiscal assumir a Coordenao Geral do SITRAEMG. Art. 45. Os dirigentes do SITRAEMG esto sujeitos a penalidades de advertncia, suspenso ou destituio, quando desrespeitarem o presente Estatuto ou as deliberaes adotadas pela Diretoria Exec'Jtiva, Conselho Deliberativo, Congressos ou Assemblias Gerais. 1 Garantido o direito de ampla defesa, as penalidades de advertncia, suspenso e destituio sero aplicadas pelas Assemblias Gerais. 2 O mandato de um Diretor poder ser suspenso, pelo prazo de at 60 dias, pelos demais membros da Diretoria Executiva, em caso de denncia, indcio ou evidncia de falta grave, para apurao em processo administrativo. Art. 46. A Diretoria Executiva somente poder ser destituda pela Assemblia convocada especificamente para esse fim, com a presena de, pelo menos, 3% (trs por cento) do total de sindicalizados e aprovao de, pelo menos, 2/3 (dois teros) dos sindicalizados presentes, nos seguintes casos: I - malversao ou dilapidao do patrimnio social; 11 - grave violao deste Estatuto, a juizo da Assemblia Geral. Captulo 11 DO PROCESSO ELEITORAL Seo I Das eleies para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal Art. 470. Os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal tm mandato de 2 (dois) anos, e as eleies para provimento de seus cargos sero realizadas no mesmo prazo, no ms de maio, em data estipulada pela Diretoria Executiva. Art. 48. A eleio ser realizada atravs de voto direto e secreto. 1 Para a Diretoria Executiva, exige-se a formao de chapa, com a relao nominal dos candidatos a todos os cargos, efetivos e suplentes, e sua assinatura no documento de inscrio da chapa, vedada a inscrio de um mesmo candidato em mais de uma chapa e a acumulao de cargos. 2 Para o Conselho Fiscal, os candidatos se inscrevem individualmente e so desvinculados das chapas concorrentes Diretoria Executiva. 3 A inscrio de chapas e dos candidatos ao Conselho Fiscal ser efetuada na Secretaria do SITRAEMG, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da publicao do edital. 4 No prazo da inscrio, ser colocado disposio das chapas concorrentes balancete circunstanciado sobre a situao contbil, econmica e financeira do SITRAEMG.
1 1

Art. 49. eleitor e elegvel o sindicalizado do SITRAEMG que: I - tiver, no mnimo, 3 (trs) meses de inscrio no quadro social na data de publicao do edital; 11 - estiver em pleno gozo dos direitos polticos conferidos neste Estatuto; 111 - estiver quite com a tesouraria do SITRAEMG; IV - no tiver sofrido qualquer punio prevista neste Estatuto ou ter sido desfiliado, no perodo de um ano anterior ao pleito; V - for sindicalizado efetivo, da ativa ou aposentado. Art. 50. Os atos de competncia da Diretoria Executiva, na forma estabeleci da por este Estatuto, so a convocao da eleio, a publicao do Edital e a convocao da Assemblia Geral para a eleio da Comisso Eleitoral. Pargrafo nico. Na falta de convocao pela Diretoria Executiva, a eleio poder ser convocada pela maioria dos membros titulares do Conselho Fiscal, por maioria simples do Conselho Deliberativo ou por -: % (um por cento) dos sindicalizados no gozo de seus direitos estatutrios. Art. 51. As eleies sero convocadas, por Edital, com antecedncia mxima de 90 (noventa) dias e mnima de 45 (quarenta e cinco) dias do trmino do mandato da Diretoria Executiva. Pargrafo nico. O Edital dever ser publicado em Jornal do SITRAEMG e no rgo Oficial do Estado de Minas Gerais, amplamente distribudo a toda a categoria. Art. 52. O edital de convocao das eleies dever conter: I - data, local e horrio da votao; I1 - prazo para registro das chapas e dos concorrentes ao Conselho Fiscal; 111 - horrio de funcionamento da secretaria do SITRAEMG; IV - data, local e horrio em que se realizar a Assemblia Geral para a eleio da Comisso Eleitoral. Art. 53. A Assemblia Geral para a elei:o dos membros da Comisso Eleitoral dever ser realizada em, no mximo, 15 (quinze) dias, a contar da data de encerramento do prazo para inscrio de chapas e de nomes para o Conselho Fiscal, facultando-se s chapas o consenso para a formao da Comisso a at 10 (dez) dias do prazo de encerramento das inscries. Art. 54. Ser garantida, por todos os meios democrticos, a lisura dos pleitos eleitorais, assegurando-se condies de igualdade s chapas concorrentes, inclusive no tocante divulgao das propostas. 1 Ser assegurado o acesso s listas atualizadas de sindicalizados, com respectivos endereos, para efeito de conhecimento, a todas as chapas concorrentes e candidatos ao Conselho Fiscal. 2 Aps o protocolo do pedido das listas supracitadas, o SITRAEMG ter at 24 (vinte e quatro) horas de prazo para atend-Io. Art. 55. O processo eleitoral ser coordenado por uma Comisso Eleitoral composta de, no mnimo, 3 (trs) sindicalizados e um representante de cada chapa inscrita, garantida sempre a composio mpar.
12

Pargrafo nico. A Assemblia Geral indicar, entre os eleitos, o Presidente da Comisso Eleitoral, que no poder ser o representante de qualquer uma das chapas inscritas. Art. 560. A Comisso Eleitoral ter competncia para: I - organizar, coordenar e fiscalizar todo o processo eleitoral; II - examinar a legalidaGle de cada,Ghapa e'Julgar as impugnaeslldas canGl.idaturas, com base nas disposies estabelecidas neste Estatuto e, subsidiariam ente, na legislao eleitoral; 111 - promover o sorteio da ordem em que cada chapa e cada candidato ao Conselho Fiscal aparecer na cdula de votao; IV - enviar a todos os sindicalizados as informaes necessrias para participarem do pleito; V - mandar imprimir, s custas do SITRAEMG, material de propaganda de cada chapa concorrente, correspondente, no mnimo, ao seguinte: a) uma carta, tamanho ofcio, com impresso de um lado, de uma cor, em quantidade igual ao nmero de sindicalizados, mais 20% (vinte por cento), com igual nmero de envelopes e de etiquetas, previamente impressas pelo SITRAEMG, com nome e endereo atualizado dos sindicalizados, com selo ou postagem paga, tambm pelo Sindicato, para cada chapa concorrente; b) impresso de um jornal de 4 (quatro) pginas, de 2 (duas) cores, tamanho tablide, em nmero igual ao nmero de sindicalizados, mais 20% (vinte por cento), sendo tambm fornecidos, pelo SITRAEMG, os envelopes, selos e etiquetas impressas com os dados atualizados dos sindicalizados. VI - convidar observadores, comunicadas as chapas concorrentes. Art. 57. As cdulas de votao devero conter a relao nominal e respectivos locais de trabalho dos candidatos das chapas Diretoria Executiva e dos concorrentes ao Conselho Fiscal. Art. 58. As chapas concorrentes Diretoria Executiva tero at 10 (dez) dias aps o prazo de inscrio para entregar seu material de propaganda Comisso Eleitoral. Pargrafo nico - a Comisso Eleitoral dever providenciar sua confeco em at 10 (dez) dias a contar da data da entrega. Art. 59. A Comisso Eleitoral ter competncia para estabelecer critrios relativos propaganda dos concorrentes ao Conselho Fiscal; Art. 60. A votao realizar-se- atravs de urnas fixas em todos os fruns do Judicirio Federal da base territorial do SITRAEMG. Art. 61. Os aposentados filiados votaro na sede do Sindicato ou no ltimo local de trabalho ou, ainda, em local por ele escolhido at 15 (quinze) dias antes do pleito. Art. 62, No caso de o nome do sindicaliz<'ldo no constar na lista de eleitores, sua cdula ser colocada em envelope separado e o fato dever constar em ata, para posterior validao por parte da Comisso Eleitoral.
1 3

Art. 63. Findo o prazo de votao, ser lacrada a urna e lavrada ata circunstanciada de todos os acontecimentos ocorridos durante a votao, devendo ser a ata assinada pelo mesrio e pelos representantes das chapas. Art. 64. Cada chapa concorrente poder indicar 1 (um) fiscal por urna e 2 (dois) fiscais para cada uma das mesas apuradoras. Art. 65. Os votos oriundos do interior e da capital sero agrupados e misturados antes do incio dos trabalhos de apurao. Art. 66A. A proclamago dos eieitGlslJar-se- imediatamente aps o encerramento da apurao, sendo eleita a chapa que obtiver maioria simples de votos. Art. 67. Em caso de empate, proceder-se- a novo escrutnio, no prazo de 10 (dez) dias, do qual participaro somente as chapas que empataram. Art. 68. A diyulgao dos resultados da eleio dar-se- atravs dos meios de comunicao do SITRAEMG no primeiro dia til aps a proclamao dos eleitos. Pargrafo nico. No prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contadas da divulgao dos resultados, qualquer candidato poder recorrer Comisso Eleitoral. Art. 69. Para efeito de apurao final, a Comisso Eleitoral tomar conhecimento dos recursos interpostos, sendo que os julgamentos sero realizados dentro de 5 (cinco) dias, cabendo pedido de reconsiderao dentro de 24 (vinte e quatro) horas, contadas da cincia da deciso. Art. 70. A Comisso Eleitoral empossar a Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes imediatamente aps a concluso dos trabalhos de apurao e julgamento das impugnaes e recursos. Seo II Das eleies para a Diretoria de Base Art. 71. Os Diretores de Base tero mandato de 2 (dois) anos, sendo permitida apenas uma reconduo. Art. 72. A coordenao das eleies para a Diretoria de Base ser realizada pela Diretoria Executiva do SITRAEMG, bem como os atos delas decorrentes, como proclamao e posse dos eleitos. Art. 73. Os sindicalizados tero direito de eleger Diretores de Base, titulares e suplentes, em seus respectivos locais de trabalho, dentre os filiados na ativa, na seguinte proporo: I - de 2 (dois) at 10 (dez) sindicalizados podem eleger 1 (um) Diretor de Base; 11 - de 11 (onze) at 25 (vinte e cinco) sindicalizados podem eleger 2 (dois) Diretores de Base; 111- de 26 (vinte e seis) at 50 (cinqenta) sindicalizados podem eleger 3 (trs) Diretores de Base;
14

IV - de 51 (cinqenta e um) at 75 (setenta e cinco) sindicalizados podem eleger 4 (quatro) Diretores de Base; V - de 76 (setenta e seis) at 1{)0 (cem) sindializados podem eleger 5 (cinco) Diretores de Base; VI - de 101 (cento e um) sindicalizados em diante podem eleger 1 (um) Diretor de Base a cada 20 (vinte) filiados. Art. 74. As eleies para compor a Diretoria de Base se daro nos respectivos locais de trabalho, por voto direto e secreto, submetendo-se os nomes dos candidatos aos sindicalizados.aptos a votar. Pargrafo nico. No ser permitida a candidatura de sindicalizados que renunciaram a cargo de direo, observando-se o interstcio de dois anos. Art. 750. Os sindicalizados aposentados tero direito de eleger, por rgo, 2 (dois) Diretores de Base e mais 2 (dois) por grupos de 100 (cem) sindicalizados aposentados. Captulo 111 DAS DISPOSiES GERAIS Art. 76. Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal fornecero, quando de sua posse e trmino de mandato, a declarao de imposto de renda mais atualizada. Art. 77. Para alterao estatutria, ser exigido o qurum especial de 3% (trs por cento) do nmero de sindicalizados ao SITRAEMG e a aprovao de"pelo menos 2/ 3 (dois teros) dos sindicalizados presentes na Assemblia Geral especialmente convocada para tal fim. Art. 780. Na hiptese de dissoluo, extino, fuso ou incorporao ser exigido o qurum especial de 6% (seis por cento) do nmero de sindicalizados ao SITRAEMG e ser exigida a aprovao de pelo menos 2/3 (dois teros) dos sindicalizados presentes na Assemblia Geral especialmente convocada para tais fins, devendo o patrimnio existente ser destinado a entidades de fins beneficentes.
I

I,

Art. 79. Constituem patrimnio do SITRAEMG as rendas, as mensalidades, as contribuies, as doaes, os bens mveis e imveis que foram adquiridos. Art. 80. O exerccio financeiro anual do SITRAEMG inicia-se em 01/06 (primeiro de junho) e termina em 31/05 (trinta e um de maio). Art. 81. Os casos omissos no presente Estatuto sero decididos pelas instncias de deliberao do SITRAEMG, com posterior ratificao pela Assemblia Geral. Art. 82. A partir da publicao deste novo ESTATUTO DO SITRAEMG, fica revogado o Estatuto at ento vigente, com todas as suas alteraes e todas as disposies em contrrio. Art. 83. A composio e mandato da atual diretoria permanecem inalterados.
1 5

Art. 84. O presente Estatuto foi aprovado na Assemblia Geral Extraordinria do SITRAEMG e reunio do Conselho Deliberativo, realizada em ARAX, nos dias 09, 10 e 11 de maro de 2001, passando a vigorar a partir da data de sua publicac no rgo Oficial do Estado de Minas Gerais, em at 60 (sessenta) dias. Arax, 11 de maro de 2001- Lcia Maria Bernardes de Freitas - Presidente

Esta edio foi publicada com alterao determinada pela setena do processo 2001.01.1.046209-4, na qual o Juiz exigiu que o SITRAEMG retirasse de seu nome a expresso "Ministrio Pblico da Unio - MPU" e a representao desta categoria. Belo Horizonte, 25 de Maro de 2003.

16

You might also like