You are on page 1of 8

MANUAL DO PROPRIETRIO

Sr. Usurio,
Temos o privilgio de t-lo como condmino de mais um empreendimento da INCORPORADORA GUGLIELMO MEDINA, podendo desfrutar de todas as vantagens de ser um condmino do (NOME DO CLUE RESIDENCIAL). Reunindo beleza no design de sua fachada e racionalidade na distribuio dos espaos internos, o (NOME DO CLUE RESIDENCIAL) constitui-se de oito sobrados, com quatro pavimentos cada, todos com vagas no estacionamento. A parte comum do condomnio composta por: rampa de acesso de pedestres, acesso de veculos, corredor de acesso s casas. Este Manual do Usurio foi elaborado para ajuda-lo na correta utilizao e manuteno do seu imvel, na certeza de assegurar a qualidade do mesmo. Ele contm informaes como caractersticas construtivas, conformao dos ambientes, cuidados necessrios durante as operaes de manuteno, limpeza e conservao, alm de algumas dicas sobre segurana e economia. A elaborao deste Manual faz parte do Programa de Qualidade da INCORPORADORA GUGLIELMO MEDINA que visa o aperfeioamento contnuo de seus processos e produtos e, acima de tudo, a total satisfao de seus clientes. Neste programa a INCORPORADORA GUGLIELMO MEDINA tem atuado desde a fase de projeto do empreendimento at a sua utilizao, adotando princpios de racionalizao de processos, critrios de avaliao de fornecedores e do nvel de satisfao dos usurios dos imveis. A leitura atenta e integral deste manual imprescindvel, tanto para o proprietrio como para todos os usurios do imvel. importante que no caso de venda ou locao, uma cpia seja entregue ao novo condmino, para que o imvel seja sempre utilizado da forma mais correta. Finalmente, a INCORPORADORA GUGLIELMO MEDINA coloca-se disposio dos condminos para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessrios, no apenas sobre assuntos citados neste manual como tambm sobre questes aqui no abordadas.

Sumrio

INTRODUO
Como ocorre com qualquer outro produto, a manuteno do imvel, alm da qualidade dos seus materiais e servios empregados na construo, depende do uso adequado de seus equipamentos e componentes. Todos os dados colocados a seguir fizeram parte da construo de seu imvel. Colocamos as principais definies tcnicas e indicamos, de acordo com os fornecedores, o adequado uso e manuteno dos materiais empregados. Neste sentido, muito importante que voc leia com ateno este manual e o conserve sempre mo para eventual uso quando for necessrio. Ao lado dos direitos, o condmino tem os deveres correspondentes, cujo descumprimento pode configurar negligncia e acarretar a perda de suas prerrogativas de garantia, conforme tabela no tpico Garantia e Atendimento. O condmino deve ler todas as instrues deste manual sobre a utilizao do imvel e dos equipamentos. A negligncia pode caracterizar m conservao ou uso inadequado da unidade, isentando a construtora e os demais fornecedores de qualquer responsabilidade. A vida til de produtos tambm depende de sua utilizao pelo condmino, que deve conservar e usar o imvel nos termos recomendados pela construtora/fabricante, para usufruir a garantia oferecida. A responsabilidade passa a ser responsabilidade do adquirente quando ele recebe as chaves ou elas esto sua disposio. A inexistncia de manuteno pode, at mesmo, afetar a segurana da construo. O adquirente responsvel: Pela conservao da unidade, cuja vida til esta intimamente ligada aos cuidados permanentes; Pela conservao, no que lhe couber, das unidades que limitam com a sua; Pela conservao das partes comuns do edifcio; Pela segurana patrimonial de todos; Pela observncia e pelo fomento das prticas de boa vizinhana; Pelo repasse deste Manual ou de cpias ao proprietrio que lhe suceder ou qualquer ocupante, exigindo que este procedimento seja observado em toda cadeia de sucessores.

O Locatrio Perante o Condomnio Com relao ao condomnio, o inquilino ou locatrio obrigado a ter conhecimento e cumprir a Conveno e os Regimentos Internos da edificao, devendo tal obrigao constar expressamente dos contratos de locao.

No que tange utilizao da edificao, o inquilino responde solidariamente com o proprietrio pelos prejuzos que causar ao condomnio. Alm disso, muito importante a participao individual de cada usurio na conservao e uso adequado, no danificando qualquer parte das reas comuns. As normas estabelecidas no regulamento interno devem ser cumpridas por todos os moradores do edifcio, independentemente de ser o proprietrio ou um usurio do imvel. Faz parte, ainda, das obrigaes de cada um dos usurios do condomnio a aplicao e o cumprimento das regras de boa vizinhana. Condomnio: como funciona Condomnio exerccio do direito de propriedade juntamente com outras pessoas. Todos adquirentes ou moradores esto obrigados a cumprir a conveno de condomnio para que haja uma convivncia harmoniosa. Para uma convivncia harmoniosa entre os moradores de um condomnio, imprescindvel somar esforos em busca da compreenso e da colaborao efetivas. O condomnio composto por unidades autnomas (os sobrados), que so de uso privativo, e das reas comuns, de uso coletivo. So exemplos de reas comuns o terreno, os corredores, a portaria de acesso a pedestres e de veculos, e as fachadas. Como utilizar o Manual Este manual foi elaborado para auxili-lo no processo de manuteno preventiva do apartamento e pensando em possveis manutenes futuras. Por esta razo esto colocadas as caractersticas executivas e os memoriais descritivos utilizados para cara etapa de trabalho. As divises em captulos obedecem s distintas fases de execuo da obra. (VER PGINA 5)

2. Concessionrias e Telefones teis Concessionrias: Como solicitar as ligaes


To logo voc receba as chaves de sua unidade, providencia junto s concessionrias os pedidos de ligaes individuais, informando os dados do condomnio, unidade, telefone, nome completo, CPF e RG, pois elas demandam um certo tempo para serem executadas. O fornecimento de gua corrente j se encontra em pleno funcionamento.

TELEFNICA
A casa possui instalao para a ligao de 1 (uma) linha telefnica. Para obter a transferncia ou pedido e instalao ligue na Central de atendimento discando 10315.

ELETROPAULO
A casa j possui instalao eltrica em pleno funcionamento e no se faz necessrio ser feito o pedido de ligao atravs da ELETROPAULO.

COMGS
A casa abastecida e gs tipo natural proveniente da ligao com a rede pblica da GOMGS. As instalaes de gs encontram-se em condies de funcionamento imediato Seu fornecimento sempre contnuo e sua medio ser feita de maneira individual (no trreo) e ser cobrado tambm de maneira individual para cada casa. A casa possui 2 pontos de abastecimento (fogo e aquecedor). Na ligao do fogo e aquecedor, solicitar ao tcnico CUIDADO ao rosquear o flexvel (no rosquear alm do necessrio), pois poder causar danos conexo da tubulao de gs. Disk COMGS 08000 110 197 Atendimento 24 horas.

SABESP
Sua casa j se encontra com a ligao definitiva de gua efetuada, de forma individual, ou seja, as despesas sero cobradas individualmente. Disk Sabesp 0800 11 99 11 (das 7h00 s 21h00). Emergncia disque 195 (24h horas) alta de gua, vazamentos e obstrues de esgoto, etc.

3. Informaes Iniciais
3.1 PROJETO A planta de arquitetura ao final deste manual mostra a conformao da casa, a fim de auxiliar na escolha e colocao do mobilirio. 3.2 TV A CABO 3.3 ERVIOS DE ADAPTA DO IMVEL O proprietrio poder realizar servio complementares em seu imvel, como colocao de armrios embutidos e alterao de revestimentos aps a entrega das chaves, quando assume total responsabilidade sobre o seu imvel. Entretanto, as modificaes que alteram a configurao original da unidade implicaro na perda da garantia do imvel sobre os itens modificados. As lajes de concreto e elementos estruturais no podem ser alterados, sob risco de se comprometer a estabilidade do edifcio. As prumadas de eltrica e hidrulica devem ser preservadas, sob risco de interrupo do seu uso pelos demais condminos. No caso de execuo de alteraes, adotar os seguintes cuidados: Montar um esquema para retirada de entulho (que deve estar ensacado) da casa para no incomodar os demais condminos. No efetuar, em hiptese alguma, alteraes que impliquem em demolio mesmo que parcial de elementos estruturais, inclusive alvenaria da edificao ou das instalaes principais (hidrulica, eltrica ou gs). O edifcio foi construdo a partir de projetos elaborados por emresas especializadas, obedecendo legislao e Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Alteraes das caractersticas originais podem afetar o desempenho estrutural, tcnico, acstico, desempenho dos sistemas do edifcio, etc., portanto, devem ser feitas sob orientao de profissionais/empresas especializadas para tal fim. A construtora no assume responsabilidade sobre mudanas (reformas), e esses procedimentos acarretam perda da garantia. As alteraes nas reas comuns, incluindo em elementos de fachada s podem ser feitas aps a concordncia de todos os moradores do condomnio. Consulte sempre profissional habilitado para avaliar as implicaes nas condies de estabilidade, segurana, salubridade e conforto, decorrentes de modificaes efetuadas.

4. Especificaes Tcnicas, Manutenes e Recomendaes


4.1 ESTRUTURA E ALVENARIA DE VEDAO As paredes internas e externas no foram executadas com blocos estruturais, tendo somente a funo de vedao de ambientes. As paredes internas foram executadas com blocos de concreto, com espessuras de paredes variando em cada ambiente. Estes materiais so resistentes mecanicamente, possibilitando a fixao de quadros ou elementos decorativos. ATENO proibida a retirada total ou parcial de quaisquer paredes, bem como abertura de vos de quaisquer natureza, nem por um breve espao de tempo. Inclusive, modificaes nas instalaes eltricas como, mudanas das posies das tomadas ou acrscimo de pontos e interruptores, que envolvam aberturas para a passagem de condutores e tubulaes. Perfurao nas paredes: Antes de perfurar paredes para colocao de quadros, armrios, prateleiras ou outros objetos, verificar antes o projeto de instalaes hidrulicas eltricas e vistas e detalhes constantes neste manual (captulos Anexos Tcnicos). Procedendo assim, voc evitar furar as tubulaes de gua, gs e instalaes eltricas. Utilizar furadeira com limitador de broca at 2 cm, evitando-se o uso de pregos e martelo, que tem grande capacidade de penetrao, porm danificar o acabamento da parede.

4.2 ESQUADRIAS As

You might also like