You are on page 1of 1

QUESTO 31

As figuras a seguir apresentam parte do diagrama unifilar e dos arranjos fsicos (planta e corte) de uma subestao de energia eltrica de 230/69-13,8 kV.

A propsito dos equipamentos numerados pelos algarismos de 1 a 5 na planta de arranjo fsico corte, da figura, assinale a opo correspondente correta identificao do equipamento. A B C isolador de pedestal bobina de bloqueio chave seccionadora com lmina de terra D E
QUESTO 33

disjuntor de 69 kV transformador de potncia 69/13,8 kV

QUESTO 32

Acerca dos princpios gerais e das caractersticas bsicas dos geradores e motores eltricos, assinale a opo correta. A Nas mquinas de corrente contnua, o fluxo magntico de campo criado por enrolamentos localizados sobre o eixo do rotor, alimentados atravs de anis comutadores. B O motor de induo trifsico tem os enrolamentos de estator e de rotor ligados mesma fonte de alimentao de corrente alternada (CA), com ligao dos enrolamentos em srie ou em paralelo. C Nos motores de induo do tipo rotor bobinado ou enrolado, o controle de velocidade pode ser realizado por meio da insero de resistores variveis nos terminais dos enrolamentos do rotor. D Os motores sncronos tm velocidade constante, determinada pela carga e limitada velocidade de perda de sincronismo. E Um gerador sncrono do tipo rotor cilndrico (plos lisos) caracteriza-se por apresentar baixa rotao, como no caso dos geradores das usinas termeltricas, enquanto os do tipo plos salientes apresentam alta rotao, como no caso dos geradores das usinas hidreltricas.

Mais de 90% da energia eltrica gerada no Brasil de origem hidrulica. Assinale a opo correta, relativa a esse tipo de energia. A No Brasil, a definio de condies de operao dos reservatrios de aproveitamentos hidreltricos cabe Agncia Nacional de guas (ANA), em articulao com o Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS). B Cabe Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) fiscalizar as condies de reservatrios de aproveitamentos hidreltricos com vista a garantir o uso mltiplo dos recursos hdricos. C A gerao de energia eltrica de origem hidrulica, no Brasil, causa danos ambientais desprezveis. D Em perodos de racionamento de energia, a operao dos geradores de uma usina hidreltrica a velocidades diferentes um dos procedimentos usados para garantir o nvel mnimo de cota dos reservatrios. E Em particular, sempre que ocorre uma falta em um gerador de uma usina, os demais geradores da mesma usina so desligados pela proteo de perda de sincronismo entre os geradores e o sistema eltrico interligado.

UnB / CESPE CHESF Cargo: Engenheiro A / Funo: Engenheiro Engenharia Eltrica Eletrotcnica 12 / 16

Concurso Pblico Aplicao: 26/5/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

You might also like