You are on page 1of 14

MANUAL PARA ELABORAO E NORMALIZAO DAS MONOGRAFIAS

1. - ELEMENTOS DO PR TEXTO 2. - ELEMENTOS DO TEXTO 3. - ELEMENTOS DO PS TEXTOS 4. - APRESENTAO GRFICA 5. - NORMAS GERAIS 6 - REFERNCIA BIBLIOGRFICA

APRESENTAO Devido existncia de monografias variadas, o servio de Biblioteca MEV procurou organizar este trabalho, que tem por objetivo auxiliar os formandos nessa tarefa. As observaes e os exemplos arrolados so fundamentados na ABNT, com as devidas adaptaes e padronizaes da Escola. SUELY C. VASCONCELOS FAHL BIBLIOTECRIA

ESTRUTURA

A estrutura das monografias e trabalhos acadmicos, composta de elementos obrigatrios e elementos opcionais, conforme as exigncias inerentes natureza da atividade desenvolvida, pode ser esquematizada como segue:

ELEMENTOS DO PR TEXTO

Capa Pgina de Rosto Dedicatria -------(Elemento opcional) Agradecimentos-----(Elemento opcional) Sumrio Lista de Figuras Lista de Tabelas Lista de Abreviaturas Lista de Smbolos Resumo

TEXTO

COM EXPERIMENTO

Introduo Reviso da Literatura Material e Mtodo Resultado Discusso Concluses Referncia Bibliogrfica

SEM EXPERIMENTO

Introduo Reviso d Literatura Comentrios (Que devero ser relacionados com os autores) Concluso

Referncia Bibliogrfica

OU

Introduo Reviso da Literatura Consideraes Finais ou Concluso Referncia Bibliogrfica

PS TEXTO

Referncia Bibliogrfica Anexos Apndices

[ voltar ] 1 - ELEMENTOS DO PR TEXTO

1.1 CAPA / PGINA DE ROSTO A capa a proteo externa do trabalho. Pgina de Rosto a pagina sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao:

Instituio qual submetido em caixa alta, respeitando espao dois; Titulo do trabalho em caixa alta e negrito, com subttulo , se houver, apenas iniciando com maisculas; Nome do autor, dois duplo abaixo do ttulo, em negrito e tendo como maisculas apenas as letras iniciais. Especificao do trabalho, no canto inferior direito da folha, escrito em espao um, contendo grau pretendido, rea de concentrao e nome do Orientador. Na extremidade inferior da folha, respeitando os dois centmetros da margem, o

nome da Cidade e do Estado, abaixo o Semestre e o ano, obedecendo o espao dois, entre linhas

1.2 PGINA DE APROVAO/ BANCA EXAMINADORA Deve conter acima, o ttulo do trabalho em letras maisculas. Abaixo 2 cm, o nome do autor com as iniciais maisculas. Na parte central da folha a indicao/ assinatura dos componentes da Banca Examinadora e abaixo, a data da apresentao do trabalho.

1.3 - DEDICATRIA Pgina opcional onde o autor dedica a sua obra ou inclui um pensamento ou citao. A dedicatria ou pensamento deve figurar direita na parte inferir da folha.

1.4 AGRADECIMENTO

Pgina opcional. So registrados agradecimentos ao Orientador, Instituies ou pessoas que cooperaram com o autor.

1.5 -SUMRIO

a relao das principais sees do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicao da pgina inicial. trabalho devem. O Sumrio deve figurar logo aps a Dedicatria e/ou Agradecimento, com o ttulo centralizado, em letras maisculas e sem pontuao. A apresentao tipogrfica das divises e subdivises no sumrio deve ser idntica a do texto.

Deve obedecer a seguinte orientao:

Numerao em arbicos separados dos ttulos ou subttulos atravs de ponto

Ex: 3 - MATERIAL E MTODOS ( Letra maisculas) 3. 1 Processo de coleta do smen

Os ttulos devem ser escritos em letras maisculas e os subttulos tero como maisculas apenas a letra inicial. A paginao dever ser feita em nmeros arbicos, interligando o assunto com linha quebrada. Ex. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................30

1.6 LISTAS So itens opcionais, que relacionam elementos selecionados do texto, na ordem da ocorrncia, com a respectiva indicao de pgina.

1.6.1 - LISTA DE FIGURAS ( Estampas, fotografias, grficos, mapas) Esta lista deve ser elaborada quando houver um nmero considervel de figuras.

Pode haver uma lista nica para todos os tipos de ilustraes ou uma lista para cada tipo As listas devem apresentar: o nmero da figura, sua legenda e a pgina onde se encontra.

1.6.2 LISTA DE TABELAS

Esta lista deve ser elaborada quando houver um nmero considervel de tabelas. Nesta lista, as tabelas devem ser relacionadas na ordem em que aparecem no texto, com indicao do seu nmero, ttulo e pgina onde se encontra.

1.6.3 - LISTA DE ABREVIATURAS OU SIGLAS

Relacionar as abreviaturas ou siglas utilizadas no texto, em ordem alfabtica, seguidas de seus respectivos significados

1.6.4 - LISTA DE SMBOLOS Relacionar os smbolos utilizados na ordem em que aparecem no texto, acompanhados de seus respectivos significados.

1.7 RESUMO

Apresentao dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve ser composto de uma sequncia corrente de frases concisas e no de uma enumerao de tpicos; A primeira frase dever ser significativa, explicando o tema principal do documento; A redao dever ser feita na 3 pessoa do singular;

O resumo deve conter no mximo 150 palavras, no computadas as interjeies, pronomes, conjunes e numerais; No poder ter pontuao pargrafa. [ voltar ] 2. - ELEMENTOS DO TEXTO

O texto a parte do trabalho onde o contedo apresentado e desenvolvido. composto das seguintes partes numeradas em arbicos

2.1. -INTRODUO

Parte inicial onde se expe o argumento, os objetos da obra e o modo de tratar o assunto.

2.2 - REVISO DA LITERATURA

o levantamento da literatura relevante, j publicada na rea, que serve de base a investigao do trabalho proposto. Para efetuar o levantamento, o usurio deve ter conhecimento das vrias fontes documentais disponveis. A reviso da literatura dever respeitar a ordem fisiolgica e/ou cronolgica. O sistema de chamada deve ser alfanumrico, isto : deve-se utilizar arbico acima da citao do sobrenome do autor, remetendo o leitor para as listas bibliogrficas no final do trabalho.

Ex: ( SOUTO )

2.3. -MATERIAL E MTODOS

Os mtodos, materiais e equipamentos utilizados devem ser descritos, de forma precisa, de modo que outros pesquisadores possam repetir os ensaios. O ttulo tanto pode ser Material e Mtodos como Materiais e Mtodos. D preferncia ao termo Material (singular) por se tratar de um nome designativo de conjunto.

Aconselhase apresentar, tanto quanto possvel , a descrio do Material em conexo com a dos Mtodos.

2.4. - DISCUSSO

Recomenda-se que a discusso seja uma objetiva considerao dos resultados apresentados anteriormente e que conduza s principais concluses. Deve ser feita uma anlise critica dos resultados, relacionando-os teoria e/ou a reviso da literatura.

2.5. - CONCLUSO

So apresentadas dedues lgicas, fundamentadas no texto e decorrentes da pesquisa. [ voltar ] 3. - ELEMENTOS DO PS-TEXTOS

Incluem-se aqui as referncias bibliogrficas, anexos e apndices.

3.1 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Consiste na relao das publicaes citadas na pesquisa ou que serviram de fundamento para o desenvolvimento da mesma. A ordem da lista de referncia bibliogrfica ter que ser alfabtica dos sobre nomes dos autores (NBR 6023). Quando houver nome do autor repetido em vrias obras, nas referncias que sucedem a primeira, o nome do autor deve ser substitudo por um travesso. Citaes no texto devero ser feitas de acordo com ABNT NB 896. A indicao da fonte sucede citao para evitar interrupo na sequncia do texto. Citaes de autores do mesmo trabalho, separar por virgulas. Citaes de autores de trabalhos diferentes, separar por ponto e virgula.

3.2- ANEXOS

So suportes elucidativos indispensveis a compreenso do texto. Devem constar "tabelas com dados suplementares, citaes muito longas, leis ou pareceres de suporte para o trabalho". Para facilitar a consulta, os anexos devem ser numerados sequncialmente , sendo acompanhado de um ttulo objetivo. Esses dados tambm podem ser apresentados no caso de apenas um em apndice.

3.3. -APNDICE

So suportes elucidativos e ilustrativos, mas no essenciais compreenso do texto. Tm o mesmo papel das notas explicativas de rodap, incluindo informaes no necessrias ao texto.

Os apndices no so parte integrante do trabalho. Portanto no possuem paginao contnua do texto. Podem, contudo, apresentar paginao prpria. Havendo mais de um apndice, sua identificao deve ser sequencial, com algarismos romanos ou letras maisculas. Ex: Apndice I -............ ou Apndice A -........... Apndice 2.............. ou Apndice B-............ [ voltar ] 4 APRESENTAO GRFICA

4. 1 PAPEL

Deve ser utilizado papel sulflite opaco, formato A 4 ( 21,0 cm x 29, 7 cm).

4.2 IMPRESSO

A digitao do trabalho deve prever:

Utilizao de um s lado do papel ; Espao duplo, exceto : resumo, notas de rodap, citaes muito longas , indicaes de fontes de tabelas, referncias bibliogrficas, ndices e apndices, que devem ser apresentados em espao simples; Alinhamento da margem direita evitando separaes silbicas com barras ou outro sinais.

4 . 3 - MARGEM E ESPACEJAMENTO

4.3.1- MARGENS

Esquerda --------------3 , 0 cm Superior --------------3 , 0 Direita --------------2 , 0 cm Inferior --------------2, 0

4.3.2 ESPACEJAMENTO

Cada captulo deve ser iniciado em uma nova pgina. O mesmo espacejamento observado entre cabealhos e texto deve ser obedecido entre o trmino de um item e o cabealho do item seguinte e assim consecutivamente da Introduo Concluso do trabalho. Levar em conta que os ttulos devero ser separados por trs espaos duplos, e os subtitulos por dois espaos duplos e as demais chamadas relatadas no sumrio por um espao duplo.

4.4 PAGINAO

As pginas devem ser numeradas sequncialmente, em algarismo arbico, no canto superior direito a partir da Introduo at as Referncias Bibliogrficas. Os nmeros devem ser colocados sem traos, pontos ou parnteses. Os resumos no so paginados. As listas de figuras, tabelas, abreviaturas e smbolos e os apndices no possuem paginao contnua do texto principal. Podem, contudo, ter paginao prpria. [ voltar ] 5 NORMAS GERAIS

Os trabalhos devero ser entregue em trs cpias impressas em uma s face, colocados em envelopes pardos e os mesmos em uma pasta de elstico de cor verde escuro sem estampas. Usar letra tipo currier ou Times New Roman tamanho 14. Aps apresentao e apreciao pela banca examinadora, as trs vias sero devolvidas aos alunos para correo. O trabalho definitivo o aluno entregar coordenao , duas vias encadernadas em espiral com capa verde, a ambas em plstico, sem desenho, gravaes ou impresso.

No sero permitidas cpias de carbono ou mecanografadas, as trs cpias devem ser fotocpias do original,

No sero aceitas capas artsticas, desenhos esquemticos.

Nomes cientficos devero vir em itlicos

Quando for necessrio expressar nmeros no texto, lembrar que at dez, dever ser por extenso. Acima destes, em nmeros arbicos.

A primeira citao das Instituies dever ser por extenso, com a sigla entre parntesis . As demais citaes devero ser feitas apenas com as siglas.

Quando necessrio relatar medicamentos no texto, citar a base farmacolgica. O nome comercial do produto dever ser citado em nota de rodap.

As posologias devero ser citadas em mg / Kg PV ou U. I. / Kg PV.

Sugeriu se a incluso de PALAVRAS CHAVES ou UNITERMOS que devem ser colocados logo abaixo do RESUMO [ voltar ] 6 - REFERNCIA BIBLIOGRFICA

1 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Numerao progressiva das sees de um documento NBR 6024 . Rio de Janeiro, 1980. 2 - CARDOSO, C. M. , DOMINGUES, M. O trabalho cientfico. Bauru, 1980. 3 - CORTES, E. A. M. Instrues para apresentao fsica da monografia. Salvador: MEV/UFBA, 1990. 4 - MARTINS, A. C. M. Redao cientfica. Bandeirantes: FFALM CODEP, 1991. 45 p. 5 - SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 15. ed. So Paulo: Cortez, 1989. 238 p. 6 - UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Diretrizes para apresentao de dissertao e teses. So Paulo, 1991. 7 - ________. Sistema integrado de Bibliotecas. So Paulo, 1990.

You might also like