You are on page 1of 3

Prova de Histria, 9 ano, 1 Bimestre

1. Observe a imagem, leia o texto: "O odor ftido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos parges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afianadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um monto de cadveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam." - memrias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na regio de Champagne O trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi a) a guerra de trincheiras. b) a guerra de movimento. c) a guerra qumica. d) a guerra fria.

2. Qual o objetivo das Alianas Militares formadas no contexto da Paz Armada? a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matria prima. b) era garantir maior poder blico e poltico, para contra atacar pases rivais e tambm para defender pases aliados. c) exercitar o poder poltico e econmico na frica e sia. d) apaziguar os atritos entre os pases europeus atravs de uma arbitragem imparcial e justa.

3. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial. a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemes pela corrida armamentista. b) O revanchismo francs que no conseguiu superar a perda de territrios da Alscia e Lorena para a Alemanha. c) A deposio do czar da Rssia em virtude da Revoluo Russa provocou revolta e reao dos demais paises europeus. d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado Mo Negra.

4. Quais os dois acontecimentos que definiram o desfecho da guerra a partir de 1917 ? a) A sada da Rssia e entrada dos Estados Unidos no conflito. b) A propagao do conflito as demais naes do globo e entrada dos Estados Unidos no conflito. c) A sada da Rssia e a entrada da Itlia no conflito. d) Os Estados Unidos retiram-se do conflito devido ao processo revolucionrio que acontecia na Rssia e a guerra Fria. 5. Em novembro de 1904, data da revolta, o trabalho de demolio das casas para abrir a Avenida Central, executado por cerca de 1800 funcionrios, terminara, e 16 dos novos edifcios estavam sendo construdos. O eixo central da nova avenida fora inaugurado em 7 de setembro em meio a grandes festas, j com servios de bondes e iluminao eltrica. A derrubada de cerca de 640 prdios atravs da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Pblico. Era como abrir o ventre da velha cidade. (Jos Murilo de Carvalho, Os bestializados: O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi, SP, Cia das Letras, 1987. P. 93) A revolta corrida no Rio de Janeiro, que est mencionada no texto a) a Revolta da Vacina, que significou uma reao das camadas populares da cidade do Rio de Janeiro vacinao obrigatria determinada pelo governo.

b) a Revolta da Chibata, comandada pelo chamado Almirante Negro, que visava acabar com os castigos fsicos dos marinheiros. c) a Guerra de Canudos, onde o governo mandou invadir esse arraial. d) ao Voto de Cabresto, onde as pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos de seus patres. 6. "Cabo de enxada engrossa as mos - o lao de couro cru, machado e foice tambm. Caneta e lpis so ferramentas muito delicadas. A lida outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o qu? Escrever o qu? Mas agora preciso: a eleio vem a e o alistamento rende a estima do patro, a gente vira pessoa." (Palmrio, Mario. VILA DOS CONFINS) Com base no texto correto afirmar que, na Repblica velha, a) o predomnio oligrquico, embora vinculado manipulao do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patro" e empregados. b) a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes polticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos j alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada". c) a transformao operada no trabalhador durante o perodo eleitoral representava a marca de um sistema poltico que estendia o poder dos grandes proprietrios rurais, dos "campos e currais", aos Municpios e, da, capital do Estado. d) o perodo eleitoral era o nico momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondolhes seus candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mos". 7. Leia o texto: MESTRE-SALA DOS MARES Joo Bosco e Aldir Blanc H muito tempo na guas da Guanabara o drago do mar reapareceu na figura de um bravo feiticeiro a quem a histria no esqueceu conhecido como navegante negro tinha a dignidade de um mestre-sala e ao acenar pelo mar na alegria das regatas foi saudado no porto pelas mocinhas francesas jovens polacas e por batalhes de mulatas rubras cascatas jorravam das costas dos centros entre cantos e chibatas inundando corao, do pessoal do poro e a exemplo do feiticeiro gritava ento Glria aos piratas, s mulatas, s sereias Glria farofa, cachaa, s baleias Glria a todas as lutas inglrias que atravs da nossa histria no esquecemos jamais Salve o navegante negro que tem por monumento as pedras pisadas do cais. A msica se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reao aos castigos fsicos e s condies de trabalho degradantes. Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento. a) A avaliao, pelos meios operrios, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revoluo social. b) A inviabilidade do exerccio da represso por parte do governo central aos movimentos populares no incio da Repblica. c) A regulamentao pelo poder militar das relaes conflituosas entre os ex-escravos e seus patres.

d) A adoo de uma poltica institucional para veicular uma imagem de populao ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da Repblica.

8. Aps a Primeira Grande Guerra Mundial, no ano de 1919, foi criada uma instituio pelo ento presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial. Esta instituio era a) a Liga das Naes. b) a Trplice Entente. c) a Trplice Aliana. d) a Paz Armada. 9. A Trplice Aliana era um acordo em que cada um dos pases garantia apoio aos demais no caso de algum ataque de duas ou mais potncias sobre uma das partes. A Trplice Aliana foi o acordo militar entre a) Portugal, Frana e Inglaterra. b) os EUA, Alemanha e Itlia. c) a Alemanha, a ustria-Hungria e a Itlia, d) a Itlia, a Frana e a Alemanha. 10. Dentre as afirmativas abaixo, uma das penalidades impostas Alemanha pelo Tratado de era a) manter um exrcito com um total de 100 combatentes. b) repartir suas terras aos pases vencedores. c) destruir toda sua frota naval. d) a obrigao de pagar pesadas indenizaes aos vencedores.

You might also like