You are on page 1of 4

Definio de cido

Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na gua. Entre tais propriedades destacavam-se o sabor, semelhante ao do vinagre; a facilidade de atacar os metais, dando origem a um gs inflamvel; e o fato de produzirem espuma quando em contato com calcrios. Essas substncias foram denominadas cidos. Os critrios inicialmente usados para caracterizar os cidos baseavam-se nas propriedades de suas solues aquosas. Dizia-se que cidos eram substncias que apresentavam sabor azedo ou cido e produziam mudana de cor dos indicadores. Evidentemente, essas propriedades no so completas nem especficas, pois outras substncias podem tambm apresent-las. Com o passar do tempo, foram estabelecidos conceitos mais definidos para a caracterizao dos cidos, tais como o de Arrhenius, o de Brnsted-Lowry e o de Lewis. Na segunda metade do sculo XIX, Arrhenius definiu cido como um composto que, dissolvido em gua, libera ons hidrognio. Essa definio, no entanto, tem sua aplicao limitada s solues aquosas. Para superar essa restrio, o qumico dinamarqus Johannes M. Nicolaus Brnsted e o ingls Thomas Lowry elaboraram a teoria protnica, segundo a qual cido seria toda substncia on ou molcula capaz de doar prtons, partcula subatmica de carga positiva. Essa teoria pode aplicar-se a qualquer tipo de solvente, e no somente gua, como no caso do critrio de Arrhenius. Baseando-se em critrios distintos, o americano Gilbert Lewis definiu cido como uma substncia que pode aceitar um par de eltrons, partculas subatmicas de carga negativa, que giram em torno do ncleo atmico. Alguns tomos apresentam maior tendncia a ceder eltrons e se convertem em ons positivos ou ctions, enquanto outros tendem a aceitar pares de eltrons, e se convertem em ons negativos ou nions. Em toda reao qumica ocorre esse processo simultneo de doao e recebimento de eltrons, no qual Lewis se baseou para formular sua teoria.

Os cidos possuem diversas caractersticas, entre elas:


Quando em soluo aquosa, os cidos se ionizam, ou seja, do origem a ctions ou nions. Em soluo aquosa, os cidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os cidos se desdobram em ons. Os cidos tm sabor azedo, exemplos fceis de se entender o limo, o vinagre e o tamarindo. Os cidos alteram a cor de certas substncias chamadas INDICADORES. Os indicadores tm a propriedades de mudar de cor conforme o carter cido ou bsico das solues. O tornassol e a fenolftalena so indicadores de cidos e bases. Os cidos reagem com as bases, formando sais e gua, essa reao se chama REAO DE NEUTRALIZAO. Podemos citar como exemplo a reao de neutralizao entre o cido sulfrico e o Hidrxido de clcio. Alguns cidos possuem oxignio em sua molcula, so os chamados oxicidos, exemplos? cido Fosfrico; cido Ntrico. Outros no possuem oxignio, so os chamados Hidrcidos, exemplo: cido bromdrico, cido Clordrico.

Escrever Nomes de cidos:


Os oxicidos tm nomes terminados em ico e os Hidrcidos, em drico. Para escrever os nomes dos Hidrcidos necessrio: 1. escrever a palavra cido 2. escrever o nome do elemento que est com o hidrognio e adapte a ele a terminao drico. Para escrever os oxicidos apenas preciso encontrar a origem do nome de um elemento que constitui o

nion.

Principais cidos e algumas de suas aplicaes:


cido clordrico (HCl)

O cido impuro (tcnico) vendido no comrcio com o nome de cido muritico. encontrado no suco gstrico. um reagente muito usado na indstria e no laboratrio. usado na limpeza de edifcios aps a sua caiao, para remover os respingos de cal. usado na limpeza de superfcies metlicas antes da soldagem dos respectivos metais. cido sulfrico (H2SO4) o cido mais importante na indstria e no laboratrio. O poder econmico de um pas pode ser avaliado pela quantidade de cido sulfrico que ele fabrica e consome. O maior consumo de cido sulfrico na fabricao de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amnio. o cido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automveis. consumido em enormes quantidades em inmeros processos industriais, como processos da indstria petroqumica, fabricao de papel, corantes, etc. O cido sulfrico concentrado um dos desidratantes mais enrgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os acares, amido e celulose; a carbonizao devido desidratao desses materiais. O cido sulfrico "destri" o papel, o tecido de algodo, a madeira, o acar e outros materiais devido sua enrgica ao desidratante. O cido sulfrico concentrado tem ao corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos tambm devido sua ao desidratante. Produz srias queimaduras na pele. Por isso, necessrio extremo cuidado ao manusear esse cido. As chuvas cidas em ambiente poludos com dixido de enxofre contm H2SO4 e causam grande impacto ambiental. cido ntrico (HNO3) Depois do sulfrico, o cido mais fabricado e mais consumido na indstria. Seu maior consumo na fabricao de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodo plvora) e cido pcrico e picrato de amnio. usado na fabricao do salitre (NaNO3, KNO3) e da plvora negra (salitre + carvo + enxofre). A amnia um gs incolor de cheiro forte e muito irritante. A amnia fabricada em enormes quantidades na indstria. Sua principal aplicao a fabricao de cido ntrico. tambm usada na fabricao de sais de amnio, muito usados como fertilizantes na agricultura. Exemplos: NH4NO3, (NH4)2SO4, (NH4)3PO4 A amnia usada na fabricao de produtos de limpeza domstica, como Ajax, Fria, etc. cido fosfrico (H3PO4) Os seus sais (fosfatos) tm grande aplicao como fertilizantes na agricultura. usado como aditivo em alguns refrigerantes. cido actico (CH3 - COOH) o cido de vinagre, produto indispensvel na cozinha (preparo de saladas e maioneses). cido fluordrico (HF) Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de polietileno. usado para gravar sobre vidro.

cido carbnico (H2CO3) o cido das guas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reao do gs carbnico com a gua: CO2 + H2O H2CO3 Hidrxido de magnsio (Mg(OH)2) pouco solvel na gua. A suspenso aquosa de Mg(OH)2 o leite de magnsia, usado como anticido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gstrico. Mg(OH)2 + 2HCl MgCl2 + 2H2O Hidrxido de alumnio (Al(OH)3) muito usado em medicamentos anticidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc.

Classificao dos cidos


Quanto a presena de oxignio: 1- Hidrcidos no possuem oxignio. Ex: HI, HCN, H4 [Fe(CN)6] 2- Oxicidos possuem oxignio Ex: HNO2, H3PO4, H4P2O7 Quanto a volatidade: Volteis: apresentam grande tendncia a evaporao. Ex: HNO2, HNO3 e Hidrcidos Fixos: Apresentam pequena tendncia evaporao. Ex: Os Oxicidos Quanto ao nmero de hidrognios ionizveis: Monocidos: possuem 1 "H" ionizvel. Ex: HCl, HNO3, HClO4 Dicidos: possuem 2 "H" ionizveis. Ex: H2S, H2CrO4, H2CO3 Tricidos: possuem 3 "H" ionizveis. Ex: H3AsO4, H3SbO4, H3[Fe(CN)] Tetrcidos: possuem 4 "H" ionizveis. Ex: H4SiO4, H4P2O7 Fora dos hidrcidos Fortes: HCl, HBr, HI Moderado: HF Fraco: os demais. Fora dos oxixidos Regra de Pauling: (n de oxignio) ( n de "H" ionizavel) = x x = 3 e 2 = Fortes x = 1 = Moderados x = 0 = Fraco - cidos fortes, quando a ionizao ocorre em grande extenso. Exemplos: HCl, HBr, HI . cidos HxEOy, nos quais (y - x) = 2, como HClO4, HNO3 e H2SO4.

- cidos fracos, quando a ionizao ocorre em pequena extenso. Exemplos: H2S e cidos HxEOy, nos quais (y - x) = 0, como HClO, H3BO3. - cidos semifortes, quando a ionizao ocorre em extenso intermediria. Exemplos: HF e cidos HxEOy, nos quais (y - x) = 1, como H3PO4, HNO2, H2SO3. Exceo: H2CO3 fraco, embora (y - x) = 1.

You might also like