You are on page 1of 30

http://www.governoeletronico.gov.

br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de-ti/p erguntas-frequentes/in-04-2010

1.P: Onde posso encontrar a IN04/2010? (12/01/2011) R: A nova IN pode ser obtida na Comunidade SISP, seo "Arquivos", pasta "Legislao", s ub-pasta "IN 04/2010". 2.P: Na IN04/2010 cabe a renovao de um contrato de servio de suporte tcnico? R: necessrio observar os requisitos do art. 25, inciso III, Monitoramento da exec uo, alneas k, l, m e n , art. 26 e art. 30 caput e pargrafo nico, da IN 04/2010. importante tambm o cumprimento do disposto no artigo 57 da Lei 8.666/93.

3.P: Quais atividades de suporte tcnico, relacionadas aos processos de planejamen to e avaliao da qualidade das Solues da Tecnologia da Informao, podero ser objeto de c ntratao (de acordo com o art. 5 Pargrafo nico da IN04/10)? R: As atividades de suporte tcnico mencionadas no pargrafo nico do art. 5 referem-se a consultoria tcnica para apoio/desenvolvimento do planejamento estratgico de TI e/ou das respectivas solues, quando o rgo no tem pessoal capacitado para executar est a tarefa, ou para monitorar, medir e avaliar a qualidade dos produtos entregveis relacionados ao objeto da contratao na fase de Gerenciamento do Contrato, tambm por falta de pessoal qualificado para exercer esta atividade. Em geral, para contra tar esta consultoria, dever ser feita licitao, exceto se for plenamente justificada a contratao direta de empresa pblica (por ex:Serpro), baseada nos incisos VIII e X VI do art. 24 da Lei n 8.666/93. 4.P: Quanto a "Norma Tcnica de Sade e Segurana do Trabalho", caso o rgo no tenha cria do a norma, deve-se aplicar alguma genrica? E, caso afirmativo, existe tal norma? R: A "Norma Tcnica de Sade e Segurana do Trabalho" est apenas exemplificando um req uisito externo e somente deve ser mencionada se for pertinente e necessria Soluo a ser contratada, sendo, neste caso, a norma tcnica interna estabelecida pelo rgo e no uma genrica. 5.P: As comunicaes a serem enviadas formalmente contratada pelo gestor do contrato (ex: Reunio Inicial, advertncias etc), devero ser assinadas pelo prprio gestor do c ontrato e informado ao CGTI, ou devem ser assinadas pela pessoa que exerce o car go de CGTI, que a autoridade mxima do setor? R: De acordo com a IN 04/2010, o Gestor do Contrato o responsvel pelo acompanhame nto gerencial, tcnico e operacional do contrato e, consequentemente, deve se resp onsabilizar por assinar os documentos pertinentes s tarefas da fase de Gerenciame nto do Contrato, conforme disposto na IN. Ademais, a norma no prev responsabilidades diretas para o CGTI, mas papis de fiscai s e gestor do contrato que podero ser exercidos por qualquer servidor qualificado da rea pertinente (Administrativa, Requisitante ou de TI). Portanto, a participao do CGTI est condicionada execuo dos papis definidos na Instruo Normativa. 6.P: Por que, na IN04, no consta, na fase de Planejamento da Contratao de TI, uma p assagem pelo setor jurdico para um parecer da legalidade do contrato a ser assina

do? R: O contrato s existe aps a fase de Seleo do Fornecedor (SFTI). Portanto, no h como e mitir um parecer na fase de PCTI de um documento inexistente. Alm disso, a elabor ao do contrato de competncia da rea Administrativa. 7.P: Na IN04, no existe uma orientao para a indicao do gestor substituto e do fiscal substituto no ato da indicao dos titulares? R: No h indicao, pois entende-se esta como uma prtica corrente na gesto contratual rea lizada pela Administrao Pblica. No Ministrio do Planejamento, por exemplo, h a Norma Operacional SPOA n 7/2006, determinando a nomeao do gestor e dos fiscais substituto s. 8.P: correto no destituir a equipe do PCTI, devido ao fato da mesma continuar res ponsvel, junto aos rgos fiscalizadores, por eventual erro contratual na vigncia do m esmo? R: A Equipe de Planejamento da Contratao deve ser destituda ao final da fase de Pla nejamento da Contratao, uma vez que: se no h mais panejamento, no h equipe de planejam ento. Entretanto, o ato de destituio da Equipe de Planejamento da Contratao no exime seus Integrantes das responsabilidade pelos atos praticados durante esta fase. E les continuam respondendo juridicamente por todo o contedo gerado nos processos, atividades e artefatos que fazem parte da fase de Planejamento da Contratao. 9.P: Visto que o gestor e os fiscais sero os responsveis, junto aos rgos de controle , pela gesto/execuo do contrato, no seria correto usar a palavra "obrigatoriamente" em vez de "preferencialmente", no 2 do art. 24 da IN 04/2010?

R: No cabe a SLTI revogar a discricionariedade de um ato administrativo imputado a Autoridade Competente de rea Administrativa. Portanto, juridicamente incorreto a utilizao da palavra "obrigatoriamente" no 2 do art. 24. Alm disso, em alguns rgos, existe a figura do "Escritrio de Contrataes", que centralizam as atividades de fisc alizao e gesto contratual. Para estes casos, no se aplicaria o referido artigo. 10.P: Visando maior transparncia do rgo Governamental licitante, seria importante q ue no portal deste rgo existisse uma copia dos editais e contratos em vigor. Exist e alguma legislao sobre esse tema? R: Sim, j existem legislaes em vigor que versam sobre o tema. A prpria Lei n 8.666/93 determina aes neste sentido, em seu art.21.

11.P: Qual o objetivo da alnea "d", do Art. 15 da IN 04 2010 e qual sua legtima in terpretao? A vedao seria quanto exigncia de certificao pelo rgo que far a contra to escolha da entidade certificadora? correto dizer que proibido exigir certific ao, exceo dos casos previamente dispostos em normas do governo federal? R: O objetivo da norma especificamente no trecho mencionado vedar a indicao de uma ou outra entidade certificadora de qualificaes tcnicas, exigidas em Termos de Refe rncia ou Editais de Licitao. As excees, sensatamente estabelecidas na mesma alnea, so quelas explicitadas em outras normas do governo federal. 12.P: Em caso de contratao de servios de infraestrutura de TI, necessria a presena da s reas Administrativa e Demandante no processo?

R: A IN04-2010 estabelece, em seu art. 9, que: "A fase de Planejamento da Contra tao ter incio com o recebimento pela rea de Tecnologia da Informao do Documento de Ofi ializao da Demanda, a cargo da rea Requisitante da Soluo..". Para o cumprimento forma l do citado artigo, recomendvel que pelo menos uma das reas demandantes, atravs de um DOD, descreva necessidades de negcio que, por sua vez, sero atendidas atravs de

uma determinada soluo de TI. A prpria rea de TI poder provocar esta oficializao, pelo ncaminhamento de um memorando, por exemplo, (s) rea(s) clientes. Ao se realizar a anlise de viabilidade da contratao, deve-se - conforme art. 11, I, "a" da nova IN verificar necessidades de outros potenciais usurios da soluo (que, por sua vez, po dero ou no encaminhar seus DODs e designar novos integrantes requisitantes para co mpor a equipe de contratao), e dimensionar apropriadamente a soluo, considerando a o portunidade, convenincia e economicidade da mesma. No caso especfico, entretanto, resulta claro que a rea de TI conduzir a maior parte do trabalho de definio de requi sitos de negcio e tecnolgicos, com base no Planejamento Estratgico e de TI da Insti tuio, mas tanto a rea administrativa como demandante devem participar do processo. 13.P: Qual mecanismo formal deve ser empregado para as indicaes constantes do art. 2 da IN 04/2010 (Equipe de Planejamento da Contratao, Fiscais e Gestor do contrato )? (23/03/2011)

R: Para as indicaes necessrias formao da Equipe de Planejamento da Contratao, no h ismo institudo na IN SLTI/MP 4/2010, que tambm no faz nenhuma restrio. Dessa forma, o rgo dever adotar o formalismo que julgar conveniente e oportuno para formao da Equip e, seja atravs da nomeao dos seus integrantes pela publicao de Portaria, seja por mem orando. J para as indicaes dos Fiscais e do Gestor do Contrato, a nomeao faz-se obri gatria, conforme artigo 24 da Norma. 14.P: Em uma demanda especfica da rea de TI (terceirizao de Desenvolvimento e Manute no de Sistemas, por exemplo), esta apareceria como demandante?

R: Sendo o Desenvolvimento e Manuteno de Sistemas , vinculado s respectivas necessidad es de negcio das reas requisitantes, e a terceirizao o processo de trabalho utilizad o para atender as demandas: A IN04/2010 estabelece, em seu art. 9, que: "A fase de Planejamento da Contratao t er incio com o recebimento pela rea de Tecnologia da Informao do Documento de Oficial izao da Demanda, a cargo da rea Requisitante da Soluo..". Para o cumprimento formal do citado artigo, recomendvel que pelo menos uma das rea s demandantes, atravs de um DOD, descreva necessidades de negcio que, por sua vez, sero atendidas atravs de uma determinada soluo de TI. A prpria rea de TI poder provoc r essa oficializao, pelo encaminhamento de um memorando, por exemplo, (s) rea(s) cli ente(s). Ao se realizar a anlise de viabilidade da contratao, deve-se - conforme art. 11, I, "a" da IN/2010 - verificar necessidades de outros potenciais usurios da soluo (que , por sua vez, podero ou no encaminhar seus DODs e designar novos integrantes requ isitantes para compor a equipe de contratao), e dimensionar apropriadamente a soluo, considerando a oportunidade, convenincia e economicidade da mesma. No caso especfico, se todas as demandas esto no Planejamento Estratgico da instituio e centralizadas no PDTI, bem como as respectivas dotaes oramentrias, podemos conside rar que a rea de TI conduzir a maior parte do trabalho de definio de requisitos de n egcio e tecnolgicos, com base nestes planos, razo pela qual se entende que, neste p articular, a rea de TI atuar como rea requisitante da soluo e poder indicar os Integra ntes Requisitante e Tcnico, mas o Gestor de Contrato dever ser indicado pela autor idade competente, conforme art. 2, inciso IV, da IN04/2010, no havendo restrio quant o a ser indicado algum da rea de TI. Mesmo a TI conduzindo os papis de Integrante Requisitante e Integrante Tcnico, ain da faz-se necessrio que o DOD seja encaminhado rea Administrativa para indicao do In tegrante Administrativo, conforme indicado na Norma. 15.P: Onde posso encontrar o Guia de Boas Prticas em Contratao de Solues de TI, com b ase na nova IN04? (12/01/2011) R: O guia est disponvel na Comunidade SISP, seo "Arquivos", na pasta "Legislao", sub-p

asta "IN 04/2010". 16.P: A IN 04/2010 no trata o suplente do gestor do contrato, em qualquer situao te mporria em que este seja impedido de exercer suas atividades. Qual o procedimento recomendado nesse caso? (24/01/2011) R: A IN 4/2010 busca manter a estrutura da Lei 8.666/1993 para esta questo. Em se u art. 67, a Lei 8.666/93 diz que "a execuo do contrato dever ser acompanhada e fis calizada por um representante da Administrao especialmente designado..." A grande maioria dos rgos utiliza a figura de um co-gestor ou gestor substituto qu e acompanhar a execuo do contrato e responder na ausncia do gestor titular. Normalmen te, essa uma prtica que j deve existir em seu rgo. O pessoal da rea administrativa, n a parte de contrataes, uma boa fonte para consulta para esclarecer esse procedimen to. 17.P: Com base no artigo 28, da IN n 04/2010, que trata da possibilidade de uso d e forma subsidiria da IN n 02/2008, no que se refere prestao de servios, continuados ou no, questiona-se a possibilidade de aplicar as boas prticas da IN 04, como, por exemplo, o uso de atores, conforme incisos IV, V, VI e VII do artigo 2, aos serv ios percebidos pela IN 02/2008? (24/01/11) R: Para fazer a contratao de servios gerais enquadrados na IN 02/2008, as boas prtic as citadas nos incisos IV, V, VI e VII do artigo 2 da IN 04/2010, so aplicveis, dev endo o rgo normatiz-las, mesmo que internamente. Podemos afirmar que, apesar da IN 04/2010 disciplinar as contrataes de solues de TI, ela se aplica a qualquer tipo de contratao, com as adaptaes necessrias. 18.P: Os modelos de artefatos anexos do Guia de Boas Prticas em Contratao de Solues d e TI so suficientes para realizao do Planejamento da Contratao? Esses modelos podem s er alterados pelo rgo? (28/01/2011)

R: Os modelos de artefatos podem ser utilizados como os documentos das respectiv as fases (art. 8 da IN 04/2010), mas tambm podem servir apenas como referncia para criao de modelos prprios do rgo, inclusive textual. O rgo pode projetar qualquer outro documento que sinta necessrio durante o desenvolvimento de cada fase. O important e que os documentos contenham todas as informaes exigidas na IN 04/2010, como gara ntia de aderncia norma. 19.P: O call center se enquadra como um soluo de TI com os novos procedimentos da IN04/2010? (31/01/2011) R: O Call Center se enquadra como uma soluo de Tecnologia da Informao e consequentem ente nos procedimentos da IN 04/2010, quando o objeto da contratao contemplar, ent re outros itens, o fornecimento da infraestrutura tecnolgica (rede, micros e outr os) e o software de gerenciamento do Call Center (adquirido ou desenvolvido). 20.P: Se enviarmos todos os documentos elaborados para contratao de TI, tais como o processo de compras e de fiscalizao de contratos, seria possvel a anlise dos consu ltores do SISP em relao conformidade com a legislao atual? (07/02/2011) R: Entendemos o propsito e parabenizamos toda a equipe que elaborou o processo de compras e fiscalizao de contratos de TI, mas, infelizmente, no podemos atender da forma como nos foi demandado, pois nosso propsito inicial o de atender a question amentos pontuais acerca da IN04 e demais legislaes pertinentes TI. No temos pessoa l suficiente para atender a esse tipo de demanda para todo o SISP, que seria a v erificao na ntegra de todos os documentos, todo o processo, os fluxos e a sua adernc ia IN04 e demais legislaes. Entendemos que as pessoas que participaram do Workshop da IN04-2010, tm condies e c

onhecimento do Manual de Contrataes de TI suficiente para realizar essas verificaes sem grandes problemas, pois nele constam todos os fluxos dos processos desde o P lanejamento da Contratao at a Gesto do Contrato, com os papis e os momentos em que ca da um dos atores participa, alm dos templates de documentos de cada fase. 21.P: Preciso seguir todos os trmites da IN04/2010 para contratao emergencial de um bem/servio de TI, imprescindvel para o funcionamento do rgo? (07/02/2011) R: De acordo com o art. 18 da IN 04/2010, obrigatria a execuo da fase de Planejamen to da Contratao, independentemente do tipo de contratao, inclusive nos casos de inex igibilidade, dispensa de licitao ou licitao dispensada. Consequentemente, necessrio p reparar toda a documentao da IN 04/2010, alm de verificar se a situao est enquadrada n o art. 24 da Lei 8.666/93 e atender ao disposto no art. 26 desta mesma lei. 22.P: Quais so os documentos necessrios para o momento da adeso a uma ata de regist ro de preos? (10/02/2011) R: Como h a necessidade de elaborar o TR, podemos inferir, de acordo com o Art 17 da IN 04/2010, que sero necessrios os artefatos correspondentes s quatro etapas an teriores a do TR, que constituem a fase de Planejamento da Contratao, conforme dis posta no Art. 10 da mesma IN. Conforme pargrafo nico deste artigo, os documentos destas 4 etapas podem ser conso lidados em um nico documento. 23.P: Posso alterar o DOD proposto no Guia de Contrataes, suprimindo o Integrante Tcnico e Administrativo? (10/02/2011) R: O documento pode ser customizado, mas os Integrantes Tcnico e Administrativo no podem ser suprimidos do documento, pois fazem parte da equipe de Planejamento d a Contratao e as indicaes dos mesmos ocorrem quando do recebimento do DOD pelas reas respectivas (vide art. 9, 1 e 2 da IN 04/2010) 24.P: Quando a rea requisitante a prpria TI, necessrio que se faa o Documento de ofi cializao da demanda (DOD)? (10/02/2011) R: Sim, necessrio, pois o Documento de Oficializao da Demanda - DOD, requer tambm a participao da rea Administrativa. 25.P: Se Analistas com experincia na rea de TI foram lotados na rea Administrativa, acabariam acumulando a reviso dos aspectos tcnicos e administrativos da contratao? E se a rea administrativa fosse a requisitante, acumulariam os 3 papis definidos n a IN04? (15/02/2011) R: A IN SLTI/MP n 04/2010 define, em seu artigo 2, incisos III a VII, os papis dos int egrantes da Equipe de Planejamento da Contratao e dos Fiscais Tcnico, Requisitante e Administrativo do contrato. Os papis so definidos de forma a reunir em um mesmo ator um conjunto de responsabilidades que, por seu conhecimento e sua representa tividade, podem ser imputadas a um agente pblico. Portanto, esses papis representa m no s o conjunto de conhecimentos que o agente pblico deve possuir, como tambm a re sponsabilidade de representar aquela rea especfica (tcnica, administrativa ou requi sitante) no processo de contratao da soluo de TI. Dentro do contexto citado no questionamento, o artigo 12 do Decreto n 7.356/2010, afirma que compete Coordenao-Geral de Tecnologia da Informao : I - planejar, coordenar, supervisionar e acompanhar as atividades de tecnologia d a informao do INPI;

X - realizar o acompanhamento tcnico de contratos, convnios e projetos relacionado s ao uso de tecnologia da informao." Logo, neste contexto, os processos da IN SLTI/MP n 04/2010 onde mencionada a rea d e Tecnologia da Informao devem ser realizadas por integrantes da Coordenao-Geral de Tecnologia da Informao. O mesmo decreto afirma em seu art. 15, inciso II, que compete Diretoria de Admin istrao planejar as atividades de aquisio de bens e servios. Assim, os processos da IN SLTI/MP n 04/2010, onde mencionada a rea Administrativa, devem ser realizadas por integrantes da Diretoria de Administrao.

26.P: A procuradoria do meu rgo est exigindo a Anlise de Viabilidade de Contratao, Pla no de sustentao, Estratgia de contratao e Anlise de risco para aquisio de equipamento e TI. pertinente a exigncia desses itens para compra de equipamentos? (03/03/2011 ) R: Com a entrada em vigor da IN04/2010, publicada no DOU de 16/11/2010, a partir de 02/01/2011, os artefatos mencionados passam a ter o seu preenchimento como o brigatrio para toda Soluo de Tecnologia da Informao, sejam bens, servios ou automao. N04/2008 dava, anteriormente, margem a interpretao de no ser necessrio o preenchimen to dos artefatos para aquisio de bens. 27.P: Qual seria o melhor procedimento para efetuar o levantamento de preos, em e special na possibilidade da utilizao de consulta pblica, e qual legislao trata do ass unto? (03/03/2011) R: Tendo como base a IN 04/2010, primeiramente, necessrio verificar, na etapa de Anli se de Viabilidade, o cumprimento das tarefas do art. 11, inciso I, alneas b e c, e inciso II, alneas a, b e c. Posteriormente, ao elaborar a Estratgia da Contratao, a mesma dever conter, no mnimo, dentre outros, o oramento detalhado em preos unitrios, fundamentado em pesquisa de mercado, a exemplo de contrataes similares, valores oficiais de referncia, pesquis a junto a fornecedores (art. 15, IV). Para este oramento imprescindvel a pesquisa junto aos fornecedores, pois as cotaes e staro atualizadas e de acordo com as suas necessidades. Nada impede que se chame os potenciais fornecedores para que os mesmos exponham o seu preo, permitindo ver ificar se os valores praticados no mercado esto compatveis com o seu oramento. Outra fonte de consulta o site do Comprasnet, para pesquisa de ata de registro d e preos. Em pesquisa na Web, deve-se ter cautela quanto ao objeto da contratao e ao valor i nformado, pois pode no ser o objeto requerido e apresentar valor distorcido do me rcado. O Acordo TCU 231/2007-Plenrio, no diz respeito pesquisa de preos, mas sim, a uma con sulta pblica especificamente de um rgo, para colher crticas e sugestes quanto ao proc esso de contratao de uma demanda, sendo que, para tal, foi divulgada a minuta do e dital da licitao para que os fornecedores se manifestassem antecipadamente ao proc esso licitatrio. Acreditamos no ser usual a utilizao de consulta pblica, exclusivamente, para pesquis a de preos, pelo menos para licitao em que os valores no sejam vultosos. Quanto ao processo para consulta pblica, solicite orientao junto s suas reas Administ rativa e/ou Jurdica do seu rgo ou entidade, que certamente sabero orientar como o trm ite do processo no rgo e a legislao pertinente. 28.P: Mesmo j tendo feito a Anlise de Viabilidade, preciso elaborar o Termo de Ref

erncia para adeso de Ata de Registro de Preos? (03/03/2011) R: A fase de Planejamento da Contratao obrigatria para todo e qualquer tipo de cont ratao de TI aos integrantes do SISP que seguem a IN04/2010. Ela diz no Art. 18 que todas as contrataes devem ser precedidas desta fase. As etapas nela contidas (Anlise de Viabilidade, Plano de Sustentao, Estratgia da Con tratao e Anlise de Riscos) so as responsveis pelo resultado final que o Termo de Refe rncia.

O TR resultado de um estudo detalhado da necessidade da contratao, que dever ser at endido e estar vinculado ao PDTI e ao Planejamento Estratgico Institucional (arts . 3 e 4). Nele sero analisados os requisitos da soluo, as solues disponveis no mercad na APF, os recursos necessrios para o sucesso da contratao, os termos contratuais a serem obedecidos e a anlise e tratamento dos riscos referentes ao processo. A etapa de Anlise de Viabilidade no suficiente para gerar todas essas informaes e a simples comparao do resultado dessa etapa com uma ata de registro de preos pode ger ar uma contratao que no seja a melhor para a Administrao Pblica Federal para atender a necessidade especfica deste rgo. O Termo de Referncia que resultou a ata de registro de preos trs consigo uma realid ade especfica daquele rgo que a gere.

Por fim, se, aps gerado esse TR, perceber-se que a adeso referida ata de registro de preos a melhor opo para atender s necessidades levantadas, o rgo dever proceder c este processo. 29.P: A filiao ao IFPUG (contrato de filiao) deve seguir os trmites da IN04? (03/03/2 011) R: Caso a filiao esteja vinculada a uma necessidade atual ou futura relativa a um ou mais contratos de soluo de Tecnologia da Informao, recomendamos seguir a IN 04/20 10. 30.P: Meu rgo iniciou processo de compra de equipamento de TI em 2010 e em 2011 es tamos na fase de seleo de fornecedores. Devemos refazer a fase de planejamento da contratao e aplicar todos os artefatos presentes na IN04/2010, ou devemos dar cont inuidade fase de seleo de fornecedores e na contratao, ou fase posterior, fazer os a justes necessrios para conformidade com a IN04? (03/03/2011)

R: No ser necessrio refazer toda a fase de Planejamento. Entretanto, realizar ajust es com as novas determinaes da IN 04/2010 trariam mais segurana contratao da soluo d I. A confeco do DOD, por exemplo, divide a responsabilidade do processo de contrat ao pelas reas tcnica, requisitante e administrativa, tornando-as formalmente solidria s. Ressaltamos que as fases de Seleo de Fornecedor e Gerenciamento do Contrato, obrig atoriamente, devem seguir os ditames da IN 04/2010. 31.P: No meu rgo temos apenas as figuras de gestor de contrato e o seu respectivo substituto. necessrio que sejam nomeados todos os quatro atores previstos no Art. 24, da IN04/2010? (03/02/2011)

R: Sim. A nomeao se faz necessria para adequao s novas instrues da IN-04/2010. Lembra que nada impede que mais de um papel seja exercido por uma mesma pessoa, porm, o ideal, devido ao princpio da segregao de funes e visando uma diviso de responsabilida des, que cada papel seja exercido por uma pessoa ligada rea competente. 32.P: Como no meu rgo somos a infraestrutura de TI, quem seria o nosso Integrante

Requisitante: o prprio gerente de TI, o titular da Secretaria de Gesto Interna (au toridade mxima da rea-meio da entidade) ou mesmo a Diretoria Colegiada, j que todo r go usurio de nossos servios? (03/02/2011) R: Vejamos as definies de "rea Requisitante", "Integrante Requisitante" e "Fiscal R equisitante" contidas no artigo 2 da IN-04/2010: "Art. 2 Para fins desta Instruo Normativa, considera-se:

I - rea Requisitante da Soluo: unidade do rgo ou entidade que demande a contratao de u a Soluo de Tecnologia da Informao; (...) III - Equipe de Planejamento da Contratao: equipe envolvida no planejamento da con tratao, composta por:(...) c) Integrante Requisitante: servidor representante da rea Requisitante da Soluo, in dicado pela autoridade competente dessa rea;(...) VII - Fiscal Requisitante do Contrato: servidor representante da rea Requisitante da Soluo, indicado pela autoridade competente dessa rea para fiscalizar o contrato do ponto de vista funcional da Soluo de Tecnologia da Informao;" A partir dessa anlise, nota-se que o primeiro passo identificar a rea Requisitante da Soluo, para que a mesma indique o Integrante Requisitante (integrante da Equip e de Planejamento da Contratao) e o Fiscal Requisitante (fiscal da fase de Gesto de Contratos). Em muitos casos, a identificao da rea Requisitante no uma tarefa fcil. A rea Requisitante do Contrato em anlise poderia ser a "prpria rea de TI" (no indicad a, pois no dividiria a responsabilidade da gesto do contrato com outras reas), a "re a de Gesto Interna" ou a "Diretoria Colegiada". O ponto mais importante a ser ana lisado, nesse caso, que ao se conseguir a conscientizao de outra rea, que no a de TI , para a demanda da infraestrutura citada, diminui-se tambm o risco da fase de ge sto do contrato, uma vez que haver uma maior diviso de responsabilidades, principal mente perante os rgos de controle, e um maior envolvimento da rea de TI com as rea f inalsticas da entidade. Resumindo, nesse caso em especial, qualquer uma das reas p ode ser escolhida como requisitante, desde que devidamente justificados os fatos que levaram a tal escolha. Trata-se de uma tarefa que necessita de um alto grau de dilogo e convencimento de outras reas para evitar problemas futuros. 33.P: No caso de desenvolvimento de sistemas, podemos abrir servios nos quais o g estor no est lotado funcionalmente no rgo ao qual existe o contrato? Como posso proc eder? O meu Ministrio possui PDTI independente das autarquias, por isso a dvida. ( 18/02/2011) R: Considerando que os PDTIs so distintos e as demandas so para atender a autarqui a, o servidor poder abrir ordem de servio referente ao sistema mantido pelo Ministr io se as demandas esto previstas no PDTI da Autarquia e a dotao oramentria est vincula da rea requisitante autarquia a qual o servidor pertence, que poder (se nomeado) a tuar como Fiscal Requisitante do Contrato, para cumprir as obrigaes previstas no a rt. 25, da IN 04/2010, inciso III. 34.P: Quem deve indicar o Fiscal requisitante de um contrato? (18/02/2011) R: A demanda do Servio da rea requisitante da Soluo e o Fiscal Requisitante do Contr ato deve ser indicado por esta rea para acompanhamento do contrato do ponto de vi sta funcional da Soluo de Tecnologia da Informao; em geral no a TI quem indica este(s ) fiscal(is). 35.P: Pode existir mais de um fiscal requisitante de um contrato? (18/02/2011)

R: Para uma ordem de servio pode existir mais de um Fiscal requisitante, mas se h ouver, todos sero responsveis solidrios pela aprovao quando da entrega do servio; pela IN 04/2010 no h impedimento para que as diversas reas requisitantes indiquem um nic o Fiscal Requisitante do Contrato para aprovao funcional da soluo. 36.P: O fiscal requisitante do contrato pode ser de um cargo comissionado? (18/0 2/2011) R: A IN 04/2010 tambm no faz restrio quanto ao fiscal ser comissionado ou no, mas o m esmo deve estar qualificado para exercer a fiscalizao do objeto contratado. 37.P: Meu rgo possui uma estrutura onde existem vrias vinculadas distribudas em todo o territrio nacional. Caso uma vinculada faa um DOD, como devemos proceder com o Planejamento da Contratao, especialmente na fase de Anlise de Viabilidade da Contra tao, sendo que o integrante requisitante estar por exemplo em Alcantra Maranho e o int egrante tcnico est em Braslia DF? (23/02/2011) R: A IN SLTI/MP n 04/2010 afirma em seu artigo 2, inciso III, alnea c que o Integra nte Requisitante um 'servidor representante da rea Requisitante da Soluo, indicado pela autoridade competente dessa rea'. Logo, sendo o Integrante Requisitante um ' representante' da rea Requisitante, o mesmo no necessita estar localizado fisicame nte na mesma rea (bairro, cidade, estado) que sua representada. Neste caso, possve l que a rea Requisitante indique um representante na cidade de Braslia, mesmo que este Requisitante esteja localizado fisicamente em outra regio. 38.P: A aquisio de "softwares de prateleira" permitida? (08/04/2011) R: A aquisio de software de prateleira permitido, mas no Planejamento da Contratao d urante a etapa de Anlise de Viabilidade deve ser observado o disposto no art. 11, inciso II, alneas a,b,c , da IN 04/2010 para que a anlise e justificativa da esco lha cumpra o disposto neste mesmo artigo, inciso III e IV, garantindo maior eficc ia, eficincia, efetividade e economicidade para a Administrao Pblica. Existe a possibilidade de contratao desses softwares por dispensa ou inexigibilida de de licitao. Para aquela, necessrio que o valor destes no ultrapasse R$ 8.000,00, conforme o inciso II do art. 24 da lei 8.666/93. J no caso da inexigibilidade, o demandante ter de justificar a exclusividade do fornecedor, de acordo com o incis o I do art. 25 da lei supracitada. Caso o demandante opte pela dispensa/inexigibilidade, ainda assim ter de realizar o planejamento da contratao, de acordo com o incisos I e II do art. 18 da IN 04/2 010.

39.P: Existe algum fundamento legal e expresso de que no podemos contratar sem o PDTI? (28/02/2011) R: Podemos citar como embasamento o Art. 4 da IN04/2010: "Art. 4 - As contrataes de que trata esta Instruo Normativa devero ser precedidas de p lanejamento, elaborado em harmonia com o PDTI, alinhado ao planejamento estratgic o do rgo ou entidade. Pargrafo nico - Inexistindo o planejamento estratgico formalmente documentado, ser u tilizado o documento existente no rgo ou entidade, a exemplo do Plano Plurianual o u instrumento equivalente, registrando no PDTI a ausncia do planejamento estratgic o do rgo ou entidade e indicando os documentos utilizados."

Tambm podemos utilizar como complemento o recente ACRDO N 380/2011 - TCU - Plenrio: 9.2. determinar ao MCT que: em ateno ao previsto na Instruo Normativa SLTI/ MPOG 4/2010, art. 4, elabore e aprove plano diretor de tecnologia da informao - PDTI, com observncia das diretrizes cons tantes da Estratgia Geral de Tecnologia da Informao - EGTI em vigor e semelhana das orientaes contidas no Cobit 4.1, processo PO1 - Planejamento Estratgico de TI; Observamos assim a obrigao de se seguir a legislao em comento, pois os rgos de control e esto realmente fiscalizando. 40.P: Uma unidade de um rgo localizada em outro estado precisa fazer o planejament o para contratao de especialista que vai fazer o projeto da rede? (10/03/2011) R: Sim, a unidade precisa fazer o planejamento da contratao do especialista ou emp resa, que apoiar no planejamento da contratao do projeto de rede bsico e/ou implemen tao fsica.

41.P: Meu rgo precisa contratar um especialista para elaborar o projeto de rede lo cal, bem como o oramento para execuo dos servios. Esse projeto vai subsidiar a futur a contratao da empresa executora do projeto de modernizao da rede local. Nesse caso, a soluo de TI seria modernizao da rede ou so duas solues de TI: consultoria para proj to de redes e modernizao da rede? (10/03/2011) R: Em princpio, em funo da complexidade da soluo, podemos considerar que existem duas hipteses de planejamento da contratao que o especialista pode apoiar: 1- Desenvolvimento do Projeto Bsico da rede e do Projeto de Execuo (Implementao fsica) da soluo, em uma nica contratao (em geral, situaes menos complexas). 2- Desenvolvimento do Projeto Bsico da rede, contratao deste e posteriormente desen volvimento do Projeto de Execuo (Implementao fsica), com uma nova contratao. 42.P: Diante da necessidade de contratar um especialista para elaborar o projeto de rede local e oramento para execuo dos servios, como fica a participao desse profis sional na equipe de planejamento da contratao das futuras solues de TI a serem contr atadas com o projeto elaborado pelo consultor? (10/03/2011) R: A participao do especialista deve ser de apoio/suporte tcnico aos processos, con forme Pargrafo nico do art. 5, da IN 04/2010, com superviso exclusiva de servidores do rgo ou entidade, e deve estar previsto no contrato assinado com o mesmo. 43.P: Seria uma desobedincia a IN04/2010, caso a rea tcnica/ TI fizesse o papel do requisitante administrativo? (10/03/2011)

R: A IN 04/2010 no probe que setores do rgo/entidade exeram funes atpicas. Ou seja, a de TI pode ser no somente tcnica, mas tambm requisitante/administrativa., desde qu e possuam servidores com competncia tcnica e legal para realizar tais papis. O objetivo desta trade funcional na nova Instruo foi de no s responsabilizar outras re as, mas tambm promover o planejamento na contratao de solues de TI. Assim, quando os 3 atores se acumulam em um setor do rgo/entidade, as premissas supracitadas ficam prejudicadas. 44.P: Para contratao de apoio operacional de informtica para servios continuados, co mo digitao, manuteno de redes, impressoras, helpdesk, etc, necessrio seguir o estabel ecido na IN04? (11/03/2010) R: De acordo com os servios descritos, os mesmos devem constar do PDTI. Como tal, trata-se de prestao de servios relacionada a TI e, consequentemente necessrio reali zar o planejamento da contratao segundo a IN 04/2010.

A aplicao da IN 02/2008 subsidiria IN 04/2010, ou seja, aplica-se quando no h nesta eferncia a algum dispositivo que a outra norma preveja e seja necessrio. 45.P: Para contratar servios de Comunicao, a IN 04 deve ser seguida? (11/03/2010)

R: Para avaliar a aplicabilidade da IN04-SLTI/2010 em contrataes de TIC, h que se o bservar as particularidades de cada contratao. Em princpio, contrataes de solues de comunicao de voz pura e simples que no requeiram utilizao de recursos de software no necessitam seguir o processo descrito na norma. Diferentemente, contrataes que envolvam utilizao de sistemas de controle, acesso a dados, converso analgico-digital, ativos inteligentes e outros recursos assemelhad os, notadamente os que possuam componentes de software necessrios comunicao digital , como VOIP, por exemplo, devem seguir o estabelecido na citada norma.

46.P: No manual de contratao de TI, h modelo de formulrio denominado "LEVANTAMENTO D AS SOLUES DISPONVEIS" e temos a indicao de "soluo 1", "soluo 2" at 4. No item 4 I DAS SOLUES E ALTERNATIVAS DISPONVEIS, pede-se o "ID da Soluo". Como preencher esse ca mpo? (11/03/2011) R: As Solues levantadas no item 3 devem ser avaliadas aplicando o checklist dispon ibilizado no item 4. Portanto, o campo Id da Soluo que consta do item 4 deve receber os mesmos identificadores utilizados no item 3. 47.P: A IN04/2010 diz que a fiscalizao pode ser objeto de licitao, porm, que os fisca is devem ser servidores. Assim, possvel terceirizar a fiscalizao de contratos? (11/ 03/2011) R: Os fiscais do contrato, descritos no art 2 da IN 04/2010, so servidores e no pod em ser terceirizados. Esclarecendo, o que consta no art. 6 da IN 04/2010, que para acompanhar um determ inado servio que a contratada realiza e entrega, o contratante precisar avaliar, medir ou fiscalizar o resultado do servio, ou a qualidade do trabalho, ou qualque r outro aspecto relativo ao servio, e o rgo no tem disponibilidade de pessoal ou no d etm conhecimento suficiente para desempenhar estas tarefas, o contratante poder pl anejar uma nova contratao, para o cumprimento destas tarefas, necessariamente no po dendo ser a mesma que realiza o servio. Esta empresa tem funo exclusivamente relaci onada Soluo de TI, sem nenhum envolvimento com as atividades de responsabilidade d os fiscais, sofrendo tambm fiscalizao dos servidores. 48.P: Posso utilizar a Modalidade convite considerando a IN 04/2010? (14/03/2011 ) R: Ao analisar o 4 do art. 45 da Lei 8.666/93, em conjunto com o art. 3 da Lei 824 8/91, mais o 5 do art. 9 do Decreto 7174/2010, podemos inferir que as opes permitida s para as contrataes de bens e servios de TI so o Prego - Lei 10.520/2002 - (Decreto 3555/2000 - presencial ou Decreto 5450/2005 - eletrnico), com tipo de licitao 'meno r preo' ou outra modalidade com tipo de licitao 'tcnica e preo', sendo neste caso, qu ando plenamente justificado pelo aspecto tcnico, utilizado a modalidade de Concor rncia.

A modalidade Convite com tipo de licitao 'tcnica e preo' vetado pelo 5 do art. 9 do creto 7174/2010, consequentemente no utilizado para contratao de bens e servios de T I, no cabendo ser disciplinada pela IN 04/2010 . 49.P: Quais so os recursos humanos que devem ser considerados no plano de sustent ao? (21/03/2011)

R: Na rea recursos humanos do Plano de Sustentao, entraro os atores necessrios conti dade do negcio. Ou seja, o pessoal da contratante/contratada que usar e suportar a

soluo de TI aps o encerramento do contrato. 50.P: Seria possvel lanar um edital para aquisio especificamente de um software de " prateleira" escolhido? (21/03/2011)

R: Em relao ao campo justificativa da soluo escolhida da anlise de viabilidade, no se ve indicar a marca e sim as especificaes da soluo, a fim de preservar a competitivid ade entre os fornecedores. Para que exista concorrncia entre os participantes da licitao, recomenda-se evitar o direcionamento das especificaes a um ou outro softwar e de "prateleira". 51.P: O que MCTI? (22/03/2011)

R: O MCTI um modelo utilizado pela Administrao Pblica para realizao de contrataes de lues de tecnologia da informao. Tal modelo est descrito na IN SLTI/MP 04/2010. 52.P: Em uma equipe, cujos integrante tcnico e demandante pertenam rea de TI, podem os incluir Assessor administrativo da Diretoria de TI como integrante administra tivo? (22/03/2011) R: Recomenda-se que o integrante administrativo seja um servidor da prpria rea adm inistrativa, escolhido pelo responsvel pela mesma e no da rea de TI. 53.P: Na contratao de servios de desenvolvimento de sistemas utilizando-se o modelo de contratao de fbrica de software, o SISP entende que h a necessidade de cumprimen to das exigencias do art 6, 3 da IN/02, relacionadas ao Plano de Trabalho, uma vez que a Contratao j est aderente Instruo Normativa Especfica (IN/04)? (29/03/2011) R: As instrues contidas na IN02 devem ser observadas sempre que houver contratao de ser vios. A IN 04/2010 demonstra isto no art. 28. Alm dela, devem ser observados outros dispositivos, conforme explicado pela IN 04 /2010 no art. 20. A necessidade de um plano de trabalho foi demandada pelo Decreto 2.271/97 em seu Art. 2: "A contratao dever ser precedida e instruda com plano de trabalho aprovado p ela autoridade mxima do rgo ou entidade, ou a quem esta delegar competncia, e que co nter, no mnimo: I - justificativa da necessidade dos servios; II - relao entre a demanda prevista e a quantidade de servio a ser contratada; III - demonstrativo de resultados a serem alcanados em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais ou financeiros disponvei s." Desta forma, o 3 do art. 6 da IN2, que foi includo pela IN3 de 2009 apenas ecoa o qu e fora exigido pelo Decreto 2.271/97. Entretanto, tudo que est demandado neste art. 2 do Decreto 2.271/97 foi devidament e mapeado e descrito no Art. 9 da IN 4/2010: "Art. 9 A fase de Planejamento da Con tratao ter incio com o recebimento pela rea de Tecnologia da Informao do Documento de ficializao da Demanda, a cargo da rea Requisitante da Soluo, que conter no mnimo: I - necessidade da contratao, considerando os objetivos estratgicos e as necessidad es corporativas da instituio, bem como o seu alinhamento ao PDTI; II - explicitao da motivao e demonstrativo de resultados a serem alcanados com a cont ratao da Soluo de Tecnologia da Informao; III - indicao da fonte dos recursos para a contratao" Assim sendo, os elementos requerido no plano de trabalho devem estar descritos n o Documento de Oficializao da Demanda que foi gerado pela rea Requisitante da Soluo. Poder haver alguma necessidade de alinhamento entre estes e aqueles elementos, ma s que se bem especificados, traro o mesmo resultado.

54.P: Em caso de Contratao de Aquisio de Licenas de Software e Contratao de Mentoring ambas devem ser separadas em Termos de Referncia distintos ou podem fazer parte do mesmo Edital sendo divididos por itens? (29/03/2011) R: No caso em tela, cada soluo descrita gerar um planejamento da contratao, de acordo com o inciso I do art. 5 da IN 04/2010. Assim, cada soluo especfica necessitar de um DOD, AVC, PS, EC e TR, conforme os incisos I a V do art.10 da legislao em comento. Os TRs podem dividir o mesmo edital, com o risco de que se as especificaes de uma s oluo sofrer impugnaes, o processo licitatrio restaria prejudicado at o julgamento dest as divergncias. Esse um dos motivos pela qual no uma prtica recomendada. 55.P: Existe necessidade de publicar no DOU a equipe de planejamento para cada c ontratao? (29/03/2011) R: A forma de instituir a equipe do Planejamento da Contratao fica a critrio de cad a rgo, podendo o ato ser interno ou pblico, inclusive por nomeao. A IN 04/2010 no indi ca a forma e nem apresenta restrio quanto a mesma. Na fase de Gerenciamento do Con trato, o Gestor do Contrato e os fiscais devem ser nomeados conforme descrito no art. 24 da IN 04/2010. Os dados dos integrantes divulgados tambm deciso do rgo. 56.P: Expressa a IN SLTI/MPOG 04/2010 em seu artigo 11, inciso II, alnea e a observncia de especificaes tcnicas definidas (e-PING e e-MAG). Na atao de produto que no segue o padro e-MAG, mas o WCAG, o qual define ssibilidade global, o requisito tecnolgico pode vir a ser flexibilizado? 011) "d" sobr eventual contr um padro de ace (29/03/2

R: A observncia aos Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico - e-PING e de Acessibilidade do Governo Eletrnico - e-MAG devem ser considerados importantes n o estudo comparativo entre produtos, mas no so requisitos incondicionais, podendo a escolha recair sobre um produto que no observe os padres de referncia desde que a alternativa seja plenamente justificada, por conter outros requisitos que sejam imprescindveis para a contratao desejada.

No confronto direto de produtos com avaliao similares e que apresentam os dois pad res, deve-se dar preferncia pelos produtos que observam os padres e-PING e e-MAG, p ois o cumprimento do WCAG 2.0 pressupe a construo de uma aplicao/stio acessvel, mas n ecessariamente de acordo com os padres de governo eletrnico brasileiro. 57.P: Quanto ao artefato Anlise de Viabilidade, que consta no Manual de Contratao d e Solues de TI na fase de Planejamento da Contratao: no campo 2.1 - NECESSIDADES DE NEGCIO, o que se deve listar no campo Ator Envolvido? (31/03/2011) R: No artefato Anlise de Viabilidade - item 2.1 Necessidades de Negcio - o campo A tor Envolvido tem por objetivo elencar as pessoas e reas afetadas pela funcionali dade em questo. O nome ator no deve ser confundido com os Atores do MCTI. Para evi tarmos este tipo de entendimento o campo em questo ser modificado para Pessoas/reas Envolvidas nas prximas verses. Para melhor compreenso do artefato, as necessidades de negcio devem ser vistas pel o prisma do Diagrama de Casos de Uso, da UML, assim sendo podemos definir cada f uncionalidade como um caso de uso e cada ator envolvido, como as pessoas, reas ou rgos atendidos ou envolvidos pela funcionalidade em questo. Obviamente s existem di versos atores envolvidos em funcionalidades que atendam mais que uma rea, pessoa ou rgo.

58.P: O Guia de Boas Prticas em Contratao de Solues de TI pode ser distribudo em outro formato que no o pdf ou impresso? (01/04/2011) R: O Guia s pode ser fornecido em formato pdf, no podendo ser editado, com a finalida de de manter a integridade dos processos descritos. Somente os templates so fornecidos em material editvel, que podem ser obtidos na C omunidade SISP, seo "Arquivos", pasta Legislao, subpasta IN04/2010. Link direto: http://www.sisp.gov.br/dotlrn/clubs/gestodetisisp/file-storage/inde x?folder_id=13287411 59.P: A IN 04/2010 deve ser aplicada no planejamento da contratao de um Escritrio d e Projetos? No presente caso os projetos so genricos, aplicvel a todos os processos da instituio e no s de TI? (01/04/2011) R: Para avaliar a aplicabilidade da IN04/2010 em contrataes, h que se observar as p articularidades de cada delas. As prticas e procedimentos relacionados a escritrios de projetos so normalmente lig ados rea de TI. Entretanto, so modelos e metodologias genricas com aplicabilidade n as mais diversas reas de uma organizao. Assim sendo, a obrigatoriedade da aplicao da IN 4/2010 para outras reas no existe, m as por ser baseada em boas prticas reconhecidas pelo mercado e na legislao pertinen te a contrataes, entendemos que ela recomendada. Diversas reas, de forma mais especfica, de servidores da rea administrativa viram n a IN 4/2010 uma tima opo de modelo de contrataes independentemente da necessidade a s er atendida. 60.P: Como devo para preencher o item 4 do formulrio de anlise de viabilidade? (01 /04/2011)

R: No item 4 da Anlise de Viabilidade devem ser relacionadas, utilizando o campo I d da Soluo , as Solues identificadas no item 3. Para cada soluo relacionada, deve-se, e to, marcar se a mesma atende aos requisitos elencados no art. 11, inciso II da IN SLTI/MP 04/2010. 61.P: No item 5 do formulrio de anlise de viabilidade, adequado indicar a soluo espe cfica que desejo adquirir em "soluo escolhida"? (01/04/2011)

R: A Soluo Escolhida que consta do item 5 da Anlise de Viabilidade no uma soluo esp com indicao de marca. Por exemplo, o campo "Soluo Escolhida pode ser preenchido com S ervio de Desenvolvimento de um Sistema de Administrao de Recursos Humanos ou Aquisio d um Software de Administrao de Recursos Humanos ou ainda "Adoo de um Software Pblico p ara Administrao de Recursos Humanos". Entretanto, o campo Soluo Escolhida no poderia s r preenchido simplesmente com SIAPEnet , que um software pblico para Administrao de Re cursos Humanos.

62.P: O pargrafo nico do Artigo 5 da IN4 cita que o suporte tcnico aos processos de planejamento e avaliao da qualidade das Solues de Tecnologia da Informao poder ser obj to de contratao. O SISP possui algum edital ou uma descrio mais detalhada desse tipo de contratao? (01/04/2011)

R: A contratao do suporte aos processos de planejamento das Solues de TI deve ocorre r quando o rgo no dispe de pessoal com conhecimento tcnico da soluo a ser contratada p ra compor a equipe de planejamento da contratao. A orientao e a superviso dos trabalh os so de obrigatoriedade de pessoa responsvel do rgo. A contratao para avaliao da qualidade das Solues de TI podem acontecer tanto na fase d e Planejamento da Contratao, quando da elaborao da Estratgia da Contratao (art. 15, II

, a,c, da IN 04/2010) quanto na fase de Gerenciamento do Contrato, durante o mon itoramento da execuo (art. 25, III, b, da IN 04/2010). Neste ltimo caso, deve ser o bservado o art. 6 da IN 04/2010. Da mesma forma acima, a orientao e a superviso dos trabalhos so de obrigatoriedade de pessoa responsvel do rgo. No dispomos de editais. 63.P: Meu rgo tem um modelo prprio de Ordem de Servio (OS). necessrio que seja adotad o o modelo constante no Anexo XX, da IN04/2010? (02/02/2011) R: No. Os modelos constantes dos anexos do Guia de Boas Prticas em Contratao de Solues de TI no so vinculantes, so apenas sugestes de artefatos criados pelo Ncleo de Contr ataes de TI - NCTI com o objetivo de facilitar a aderncia s normas da IN-04/2010.

64.P: Segundo a IN 04/2010, o rgo s poderia pagar por servios de desenvolvimento de software aps o fim da construo, testes, homologao bem sucedida e colocao em produo ? 02/2011) R: O Art. 25, da IN 04/2010, em seu segundo pargrafo diz: Para cada contrato, deve r haver pelo menos uma Ordem de Servio ou de Fornecimento de Bens, ou tantas quant as forem necessrias para consecuo do objeto contratado"; No mesmo artigo, inciso III, item b est citado que durante o monitoramento da exe cuo do contrato deve ser realizado a avaliao da qualidade dos servios realizados ou d os bens entregues e justificativas, de acordo com os Critrios de Aceitao definidos em contrato, a cargo dos Fiscais Tcnico e Requisitante do Contrato; Concluindo, para que ocorram pagamentos parciais (uma ou mais ordens de servio po dem corresponder a um pagamento) durante a execuo do contrato necessrio que neste h aja previso de quais so os entregveis referentes ao objeto contratado, a forma de c omo sero feitas as entregas e quando as mesmas acontecero, de modo a permitir a av aliao da qualidade citada acima possibilitando a autorizao para pagamento. 65.P: Na contratao de profissionais que avaliariam a qualidade dos entregveis de um a fbrica de software, esses profissionais poderiam estar alocado no meu prprio rgo? (08/04/2011) R: Sim, porm quanto ao pessoal alocado nas dependncias do rgo conveniente observar o art. 7 da IN 04/2010, inciso I, que implicitamente obriga que as tarefas sejam e ncaminhadas ao preposto da contratada e no diretamente aos profissionais da mesma . 66.P: Como posso mensurar os resultados de um contrato de avaliao da qualidade? (0 8/04/2011) R: No processo de mensurao da qualidade de software algumas caractersticas podem se r analisadas como por exemplo funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficin cia, manutenibilidade e portabilidade. Dentro destas caractersticas poderia ainda haver outras caractersticas que seriam pontuadas e medidas e confrontadas com os requisitos e expectativas com a soluo, produzindo ento o relatrio de avaliao da quali dade.

67.P: Na elaborao de um Termo de Referncia para a contratao de servios de suporte fer amentas atualmente utilizadas, podem ser objeto de uma mesma contratao duas solues d e suporte a ferramentas, como por exemplo, suporte para Outlook e suporte para S QLServer? (08/04/2011) R: Os artefatos, inclusive o Termo de Referncia, esto vinculados a uma nica soluo de TI, consequentemente se as solues no se integram, no podem ser reunidas em artefatos nic

os, inclusive o TR, pois contraria a IN 04/2010 (mesmo que seja feito contrato p or soluo de TI). Mas possvel preparar os artefatos , inclusive TR e o respectivo contrato, por sol uo no integrada, realizando um nico processo licitatrio contendo lotes (edital conten do as diversas solues de TI). Existem algumas desvantagens em ser feito desta forma, entre as quais podemos ci tar a duplicidade de informaes no edital para cada soluo (por ex: habilitao tcnica, ga antias, sanes e outras), aumentando a complexidade do mesmo face as caractersticas diferenciadas das solues e risco de suspenso da licitao face impugnao de um lote (so e TI). A recomendao que solues de TI no integradas tenham processos licitatrios independente . No caso especfico citado, como se trata de suporte a duas ferramentas de um mesmo fabricante e da mesma espcie (software), de amplo domnio do mercado, acreditamos que um nico processo licitatrio no se torne complexo, sendo esta deciso interna ao rgo .

68.P: necessrio seguir o rito da IN 04/SLTI quanto contratao/aquisio de autoenvelopa oras? (18/04/2011) R: No h obrigatoriedade de seguir a IN 04/2010 para a contratao de autoenvelopadoras . 69.P: No DOD (Documento de Oficializao de Demanda), o que "Fonte de Recursos"? (26 /04/2011) R: Fonte de Recursos a origem oramentria, que serve de indicao para a despesa com a soluo de TI. 70.P: necessrio utilizar todos os artefatos existentes no planejamento da contrat ao mesmo para contratos de manuteno de sistemas? (26/04/2011) R: Sim, o Art. 18 da IN SLTI/MP 04/2010 afirma que " obrigatria a execuo da fase de Planejamento da Contratao, independentemente do tipo de contratao". 71.P: Quem ser o integrante requisitante em caso de contrato que abrange diversas reas do rgo? (26/04/2011) R: Como as reas requisitantes so diferentes, o ideal que cada rea indique seu integ rante requisitante, todos eles fazendo parte da Equipe de Planejamento da Contra tao. Entretanto, h de se avaliar a viabilidade dessas indicaes. Se for invivel para o processo, a indicao de algum do comit de TI como representante das respectivas reas r equisitantes pode ser uma boa soluo. 72.P: Os objetivos estratgicos indicados no DOD (Documento de Oficializao de Demand a) devem ser extrados de qual documento? (26/04/2011) R: Os objetivos estratgicos so aqueles elencados no Planejamento Estratgico do requ isitante. Porm, muitos PDTIs possuem essa informao, podendo, portanto, tambm ser uti lizados para essa finalidade. 73.P: Ainda em relao ao DOD (documento de oficializao de demandas) o que seria neces sidade da contratao para cada objetivo estratgico? (26/04/2011) R: Os objetivos estratgicos se referem aos objetivos elencados no planejamento es tratgico do rgo/entidade e nortearo a elaborao do PDTI, que servir de base para todas s contrataes de TI. Assim, as necessidades de contratao so aquelas elencadas no PDTI, derivadas dos objetivos estratgicos do ente.

74.P: No Pargrafo nico do art. 10 da IN n 04/2010, dito: "Os documentos resultantes das etapas elencadas nos incisos I a IV podero ser consolidados em um nico docume nto, a critrio da Equipe de Planejamento da Contratao." Esses documentos podem ser includos no Termo de Referncia? Ou deve existir um documento consolidado e o Term o de Referncia? (28/04/2011) R: O pargrafo nico permite que os artefatos referenciados nos inciso I a IV possam ser consolidados em apenas um documento, sendo a partir deste criado o Termo de Referncia. No h impedimento para que os documentos sejam incorporados ao TR, mas tornariam es te muito extenso. O mais importante o contedo das informaes colocadas no documento, e no a forma do do cumento, que pode ser definida pela equipe do Planejamento da Contratao. 75.P: Quais so os tipos de benefcios para preenchimento do artefato "Anlise de Viab ilidade da Contratao", referente ao seguinte item Item 5 - Justificativa da soluo es colhida, 5.3 BENEFICIOS ESPERADOS? (02/05/2011)

R: Deve-se listar como benefcios os resultados esperados que sero gerados atravs da contratao da soluo de TI escolhida em questo. Ex.: Reduo do tempo para execuo das a ades em 20%; eliminao de retrabalhos; reduo do custo operacional com as atividades e nvolvidas em 15% etc. Podemos a ttulo de exemplo adicionar ao citado (depende de cada soluo): 1. 2. 3. 4. Melhor desempenho dos servios e aplicaes........................; Garantia de um padro de qualidade de servio de ...............; Maior flexibilidade para expanses e novas implementaes; Aumento da confiabilidade e da segurana das informaes governamentais...

Mais especificamente, o TIPO deve enquadrar os benefcios segundo os princpios de Economicidade, Eficincia, Eficcia, Efetividade ou outra qualificao que for pertinent e ao benefcio esperado. 76.P: De acordo com a IN04/2010, informaes sobre estimativa de quantidade de pesso al e sua respectiva remunerao podem ser includas em Termo de Referncia? (02/05/2011) R: Como se trata de contratao de prestao de servios, entendemos que as duas estimativ as (quantidade de pessoal e remunerao de pessoal) no devem constar do Termo de Refe rncia. No caso da remunerao, a IN 04/20010, em seu art. 7, inciso II, veda sua inclu so em edital. Estas estimativas podem ser utilizadas para apurar o custo do servio e, eventualm ente, ser demonstradas em caso de questionamento dos licitantes quanto ao custo estimado. 77.P: O modelo de prestao de servios ou de fornecimento de bens deve ser detalhado e explcito no Termo de Referncia? (10/05/2011) R: Sim. A IN SLTI/MP 04/2010 afirma em seu art. 17, 1, inciso V que o Termo de Re ferncia ou Projeto Bsico deve conter modelo de prestao de servios ou de fornecimento d e bens . 78.P: Quais foram as principais alteraes entre a IN04/2008 e a IN04/2010? (13/05/2 011) R: As alteraes mais significativas foram:

Incluso da contratao de bens; Criao da equipe de Planejamento da Criao e designao por nomeao da Criao dos documentos e respectivos Descrio mais detalhada da etapa de

Contratao; equipe de fiscalizao do contrato; modelos das diversas fases do processo; Seleo do Fornecedor.

Porm se a necessidade mais analtica, preciso compor as duas instrues lado a lado, e verificar as divergncias quanto ao contedo do texto. 79.P: Referindo-se ao artigo 11 da IN04/2010, que trata da Anlise de Viabilidade da Contratao, as atividades de "avaliar soluo similar em outro rgo ou entidade da Admi nistrao pblica quanto a atender ao conjunto de requisitos funcionais derivados do D ocumento de Oficializao da Demanda - DOD", e "avaliar aspectos tecnolgicos que supo rtaro os requisitos funcionais" so de responsabilidade de qual equipe? (16/05/2011 ) R: Ambas as atividades so de responsabilidade da Equipe de Planejamento da Contra tao. No caso especfico da Anlise de Viabilidade, por sua natureza tcnica e negocial, a IN04/2010 recomenda que estas atividades sejam realizadas pelo Integrantes Tcni co e Requisitante, mas como validao de toda Equipe. 80.P: Qual o prazo razovel ou mdio deve ser definido para que as atividades do int egrante tcnico de avaliar o atendimento aos requisitos e a de especificar tecnolo gias e habilidades inerentes eficcia do projeto sejam realizadas com a devida qua lidade? (16/05/2011) R: No h prazo definido para realizao destas atividades, que vai depender da complexi dade e do tamanho da soluo. Entretanto, recomenda-se que, em regime de projeto, se ja definido um cronograma inicial de projeto onde estas atividades tero sua durao e stimada. 81.P: Ao realizar a avaliao para verificar se determinado sistema atende aos requi sitos funcionais para determinada contratao, quais so as evidncias que devem constar do Planejamento da Contratao, para ficar transparente que houve de fato a avaliao? (16/05/2011) R: O artigo 2o, inciso XII da IN SLTI/MP 04/2010 define Anlise de Viabilidade com o sendo o "documento que demonstra a viabilidade tcnica e econmica da contratao". O inciso I do artigo 11 da mesma norma expressa a necessidade de se definir e espe cificar os requisitos "a partir da avaliao do Documento de Oficializao da Demanda". Neste mesmo contexto, uma vez definido os requisitos da soluo, o inciso II elenca a necessidade de identificao das diferentes solues que atendam a estes requisitos. Assim sendo, entendemos que est a avaliao deve ser feita pela Equipe de Planejamento da Contratao, conforme consta do caput do artigo 11, e seu contedo especfico da soluo em questo. Assim sendo, podem se r gerados relatrios tcnicos (anexos ao processo) que contenham as informaes tcnicas e negociais da soluo, que comprovem a conformidade com os requisitos definidos ante riormente. 82.P: Qual foi o principal motivador da incluso do Plano de Sustentao na IN04, ou s eja, que melhorias se deseja agregar ou que problemas se deseja evitar com essa providncia? (17/05/2011) R: O artefato "Plano de Sustentao", presente na IN04 desde sua verso de 2008, e man tido na verso vigente, de 2010, visa garantir que os gestores de TI utilizem o Pl anejamento como ferramenta de governana na fase inicial e durante o ciclo de vida dos projetos e aquisies, buscando eficincia, eficcia e economicidade no emprego dos

recursos pblicos e considerando: a) o dever de planejar, conforme art. 6, I do Decreto-Lei 200/1967; b) o dever de observar o princpio da eficincia na funo pblica, conforme art. 37 da Co nstituio Federal de 1988. Em suma, pode-se dizer que a principal razo para construir o Plano de Sustentao ao se planejar contrataes de solues de TI evitar o desperdcio de recursos pblicos pela r cionalizao de seu emprego, aumentando a segurana na operao da soluo, a independncia e elao aos fornecedores e, em ltima anlise, a garantia de continuidade na entrega de s ervios aos cidados. 83.P: Para cada requisitante deve-se ter um DOD (Documento de Oficializao da Deman da) especfico, mesmo que os requisitos resultem em uma mesma soluo? (17/05/2011) R: recomendvel que Anlise de Viabilidade seja conduzida com os requisitantes (pref erencialmente de forma individual) para identificar se os requisitos exigidos di recionam efetivamente para uma mesma soluo. Caso afirmativo, possvel a conduo das out ras etapas do Planejamento da Contratao em conjunto, sempre identificando os ponto s de convergncia ou divergncia, de modo a permitir a elaborao de um nico Termo de Ref erncia que contemple todas as necessidades dos requisitantes, atendendo aos princp ios da celeridade e economicidade do processo de contratao.

84.P: Como funciona a parte de anlise de projetos similares por outras instituies, no caso de uma contratao direta (por exemplo, com o SERPRO)? A soluo uma s. Posso s j stific-la sem tem que identificar e avaliar outras mercado? (19/05/2011) R: No caso de contratao direta, a anlise de projetos similares no imprescindvel mas p ode ser realizada como meio para obter outras experincias de solues utilizadas na A dministrao Pblica. Quanto avaliar outras solues disponveis no mercado importante que seja realizada, p ois mesmo na contratao direta, alm de obedecer as normas gerais de licitaes e contrat os, uma condio extremamente importante deve ser observada: o preo contratado deve s er compatvel com o praticado no mercado, face ao principio da economicidade. 85.P: No caso da solicitao de novas demandas para um sistema legado no meu rgo, cada rea que solicita uma demanda dever ser a responsvel pelas demandas e a TI ser a re quisitante ou cada rea deve ser a responsvel pelas demandas, mas devendo indicar u m requisitante? (19/05/2011) R: O Responsvel pela demanda (necessidade) a rea Requisitante da Soluo, cabendo a es ta definir quem o Integrante Requisitante que compor a equipe de Planejamento da Contratao, conforme descrito na IN 04/2010. Nada impede que a rea Requisitante da Soluo designe um responsvel para se relacionar com a equipe de Planejamento da Contratao. Se a rea de TI tambm tem demandas (necessidades) em relao ao sistema legado, ento a m esma poder designar um Integrante Requisitante para compor a equipe do Planejamen to da Contratao, tendo obrigao de designar um Integrante Tcnico, que poder ser a mesma pessoa designada como Requisitante. importante que a rea de TI valide se a demanda uma necessidade real interna, ou s e a mesma surge provocada pelas necessidades das reas de negcios, sendo ento estas as responsveis (deveriam ser) pelas demandas. Outra observao importante que podemos citar que a rea Responsvel pela demanda tambm responsvel pela previso oramentria para realizao da contratao. 86.P: Considerando a falta de nomeao do Fiscal Administrativo, o Gestor do Contrat o dever realizar as atividades de aspecto administrativo? (25/05/2011) R: Ao Gestor compete supervisionar o trabalho durante a execuo do contrato em conj unto com as atividades dos fiscais. Entende-se que, diante da situao relatada da f alta de um Fiscal Administrativo, cabe ao Gestor solicitar rea competente (Admini strativa/Financeira ou outra) que tome as providncias relativas as atividades atr

ibudas ao fiscal, que esto definidas no art. 25 da IN 04/2010, com intuito de dar continuidade gesto contratual. 87.P: Os servios de assistncia tcnica com suporte, manuteno preventiva e corretiva, t roca de peas dos equipamentos ativos de redes devem ser entendidos como servios de carter continuado? (25/05/2011) R: O servio de assistncia tcnica, suporte e manuteno de equipamentos de TI se enquadr am como servios comuns de carter continuado e devero seguir a IN 04/2010, devendo o s documentos do Planejamento da Contratao serem elaborados de acordo com o contedo dos modelos (templates) indicado no Guia de Contratao de Solues de TI. 88.P: Possuo um sistema legado que atende as demandas das reas de negcio, no plane jamento da contratao temos a figura do responsvel e do integrante requisitante. Cad a rea so responsveis pelas demandas novas. A manuteno bem como os desenvolvimento de caractersticas de estrutura, migraes de plataforma, etc so responsabilidade da TI. N esse caso quais seriam os responsveis e requisitantes? (25/05/2011) R: O Responsvel pela demanda (necessidade) a rea Requisitante da Soluo, cabendo a es ta definir quem o Integrante Requisitante que compor a equipe de Planejamento da Contratao, conforme descrito na IN 04/2010. Nada impede que a rea Requisitante da Soluo designe um responsvel para se relacionar com a equipe de Planejamento da Contratao. Se a rea de TI tambm tem demandas (necessidades) em relao ao sistema legado, ento a m esma poder designar um Integrante Requisitante para compor a equipe do Planejamen to da Contratao, tendo obrigao de designar um Integrante Tcnico, que poder ser a mesma pessoa designada como Requisitante. importante que a rea de TI valide se a demanda uma necessidade real interna, ou s e a mesma surge provocada pelas necessidades das reas de negcios, sendo ento estas as responsveis (deveriam ser) pelas demandas. Outra observao importante que podemos citar que a rea Responsvel pela demanda tambm responsvel pela previso oramentria para realizao da contratao. 89.P: A SLTI dispe de algum material que contenha informaes sobre o contedo do proce sso de acompanhamento contratual, aspectos que um gestor de contrato deve observ ar em seu Plano de Acompanhamento de Contratos para atender auditorias internas e externas, bem como um modelo de relatrio para tais atividades? (30/05/2011) R: O item 8 do "Guia de Boas Prticas em Contratao de Solues de TI" apresenta contedo r elacionado aos assuntos mencionados. alm disso, o Gestor deve atender, em especia l, a atividade do art. 25, inciso III, alnea 'n', da IN 04/2010, que efetua todo s os registros dos eventos (Histrico) que ocorrem durante a execuo contratual e qu e esto descritos neste mesmo artigo, nos incisos I a IV. 90.P: Qual seria a rea correspondente Administrativa, de maneira geral, nos minis trios? (30/05/2011) R: Fazendo um paralelo com o Ministrio do Planejamento, a rea Administrativa a SPO A.

91.P: A IN n 04/2010 SLTI/MP determina, em seu art. 29, que As reas de Compras, Lici taes e Contratos dos rgos e entidades apoiaro as atividades da contratao, de acordo co as suas atribuies regimentais . Esse artigo impede, de alguma forma, que o Integran te Administrativo pertena rea de Compras, Licitaes e Contratos, j que obriga essa rea a apoiar as atividades da contratao? Existe algum impedimento para um integrante d a rea de Compras, Licitaes e Contratos compor a Equipe de Planejamento da Contratao c omo Integrante Administrativo, mesmo no caso em que este integrante seja o Prego eiro na fase de Seleo do Fornecedor? (30/05/2011) R: Entendemos que a indicao para qualquer papel da equipe de Planejamento da Contr

atao est vinculada competncia adequada para o desempenho das atividades atribudas ao processo de contratao definido na Instruo Normativa 04/2010, entretanto recomendvel, sempre que possvel, a segregao dos papis para que o processo no fique concentrado em uma nica pessoa. Alm do mencionado, devem ser observados os regulamentos, portaria s e outros instrumentos internos do rgo, inclusive quanto s atividades do pregoeiro . 92.P: Admitindo que um nico servidor acumule os papis de Fiscais Administrativo e Tcnico, questionamos se a responsabilidade de verificao das regularidades fiscais, trabalhistas e previdencirias para fins de pagamento estaro a cargo desse servidor , j que ele acumula o papel de Fiscal Administrativo. Em caso de erros na verific ao das regularidades fiscais, trabalhistas e previdencirias, que gerem prejuzos fina nceiros ao rgo, quem responder por esses erros: A rea financeira do rgo, o Fiscal Admi nistrativo do Contrato, ou respondero solidariamente? (30/05/2011) R: Entendemos que a responsabilidade pela verificao de quem desempenha o papel de Fiscal Administrativo do Contrato e, solidariamente, o rgo/servidor que der causa ao prejuzo face ao erro de informao prestada ao Fiscal, entretanto deve ser observa do o que consta no art. 71, 1 e 2, da Lei 8.666/93. 93.P: possvel a acumulao, por um mesmo servidor, dos papis de Fiscal Administrativo e Fiscal Tcnico em casos de contratao de fornecimento licenas de software? (30/05/20 11) R: A Instruo Normativa n 04/2010 define papis e, como tal, podem ser desempenhados p or diversas pessoas ou por uma pessoa s, quando necessrio. Isto significa que em contrataes que sejam de maior complexidade, como o desenvolv imento de um sistema estruturante, os papis de integrante e fiscal tcnico devero se r desempenhados por uma equipe qualificada para poder desenvolver o projeto com sucesso. Da mesma forma, nos casos em que a contratao seja de baixa complexidade e risco, como o exemplo de licenas de software, os papis de fiscal tcnico e adminis trativo podero ser acumulados por uma pessoa que tenha capacidade de acompanhar o processo administrativo e que entenda tecnicamente da soluo para saber se ela est sendo implementada conforme o planejado. 94.P: possvel que Fiscal Tcnico e Fiscal Administrativo sejam, respectivamente, su bstitutos do Gestor do Contrato e do Fiscal Tcnico? (30/05/2011) R: H um relacionamento intrnseco aos papis de fiscais e gestor de contrato, de tal forma que acompanham mutuamente a execuo para o seu sucesso. Desta forma, caso os fiscais tenham a capacidade gerencial para substituir o gestor em sua ausncia, no h impedimento para que sejam seus substitutos. 95.P: A contratao de cabeamento estruturado de dados e voz deve estar enquadrado n a IN 04/2010 e no Decreto 7.174/2010? Existe algum posicionamento do TCU (servio da rea de TI ou da Engenharia)? (01/06/2011) R: Se a contratao da soluo exclusivamente para realizao do servio de infraestrutura o cabeamento estruturado, no necessrio o enquadramento pela IN 04/2010 mas a mesma dever seguir a IN 02/2008. Entretanto se a soluo englobar outras contrataes vinculadas, tais como ativos de red e e bens de Informtica, recomendamos que a contratao seja realizada cumprindo todas as etapas descritas no art. 10, da IN 04/2010, cabendo observar tambm ao decreto 7174/2010 no que for pertinente. No temos conhecimento de posicionamento do TCU sobre o assunto, mas conforme desc rito acima, se a contratao for isolada pode ser considerada como servio da rea de En genharia de Redes, mas se for realizada em conjunto com ativos de TI ser consider ada como soluo da rea de TI e o planejamento dever seguir a IN 04/2010.

96.P: Para contratao de servios de manuteno corretiva(No continuada) para impressoras necessrio seguir a IN 04/2010? (08/06/2011) R: Independentemente de servios continuados ou no, necessrio o Planejamento da Cont ratao de acordo com a IN 04/2010, considerando que esses servios constam no PDTI e existe dotao oramentria para execuo dos mesmos. A aplicao da IN 02/2008 subsidiria IN 04/2010, ou seja, aplica-se quando no h nesta eferncia a algum dispositivo que a outra norma preveja e seja necessrio. 97.P: possvel fornecer esclarecimentos adicionais sobre a elaborao dos critrios tcnic os de julgamento das propostas da IN04/2010 (art. 15 inciso VII)? (13/06/2011)

R: Os critrios tcnicos de julgamento das propostas devem ser criados de acordo com a modalidade da licitao. Na concorrncia, do tipo tcnica e preo , necessrio atribuir os a serem ponderados entre os critrios tcnicos e o preo. J no prego, como o tipo men r preo , os critrios tcnicos servem para homologar o vencedor. Quanto formulao dos critrios tcnicos, eles se vinculam ao servios que sero contratado , mas, exemplificando, podemos citar a exigncia de atestado de experincia de prest ao de servios de rede com determinado nmero de pontos e/ou usurios, ou experincia com determinado tipo de equipamento, ou declarao de empresa atestando o bom funcioname nto da rede com as mesmas caractersticas da que vai ser suportada, exigncia de pro fissional com determinada experincia e/ou perfil tcnico para suporte ao software/h ardware especfico da rede (no exigir certificao). Em funo dos servios a serem contratados, possvel at mesmo exigir uma prova de conceit o, que consistiria na simulao real de uma situao para teste de validao e homologao. A para no descumprir as vedaes que constam do art. 15, inciso VII da IN 04/2010. 98.P: H contratos em andamento em que o nvel de planejamento no foi alinhado IN04/2 010, mas acabamos por geri-los. Qual orientao neste sentido? (15/06/2011) R: A prpria IN 04/2010 cuida dessa transio contratual da seguinte forma: "Art. 30. As normas dispostas nesta Instruo Normativa devero ser aplicadas nas pror rogaes contratuais, ainda que de contratos assinados antes desta IN. Pargrafo nico. Nos casos em que os ajustes no forem considerados viveis, o rgo ou enti dade dever justificar esse fato, prorrogar uma nica vez pelo perodo mximo de 12 (doz e) meses e imediatamente iniciar novo processo de contratao."

Assim, a atualizao contratual s normas vigentes condio bsica para a execuo do objet mesmo, caso no seja possvel a adequao legal, para descontinuar o processo vigente e realizar outro. 99.P: De acordo com a IN04, a Fbrica que desenvolve os sistemas pode participar d a contratao de servio de testes de software? (16/06/2011) R: Na IN04/2010, temos o que segue, em seu artigo 5, pargrafo nico, e 6:

"Pargrafo nico. O suporte tcnico aos processos de planejamento e avaliao da qualidade das Solues de Tecnologia da Informao poder ser objeto de contratao, desde que sob sup rviso exclusiva de servidores do rgo ou entidade.

Art. 6 Nos casos em que a avaliao, mensurao ou fiscalizao da Soluo de Tecnologia da mao seja objeto de contratao, a contratada que prov a Soluo de Tecnologia da Informa oder ser a mesma que a avalia, mensura ou fiscaliza." Portanto, sim, a contratada atual que fornece servios relacionados Fbrica de Softw are pode participar do processo de planejamento da contratao de servio de testes de

sistemas, porm, no poder ser ela a contratada. 100.P: preciso realizar algumas aquisies, como impressora, computador, notebook et c, para atender as necessidades de um projeto. Essas aquisies podero ser realizadas a partir de um nico Documento de Oficializao de Demanda (DOD)? (28/06/2011) R: Neste caso, pode-se utilizar um nico DOD para o projeto. 101.P: No caso de um processo de contratao em que j est na fase de elaborao do Termo d e Referncia, se houver uma "deciso superior" pedindo que se aborte o projeto. Qual procedimento tomar? A IN 04 prev isso? H alguma documentao a ser elaborada? (04/07/ 2011) R: No h nada previsto pela IN 04/2010. Sugesto: Se a deciso estiver relacionada com alguma das etapas descritas na IN 04/ 2010 anteriores ao TR, registrar o fato no documento desta etapa e proceder ao e ncerramento dos trabalhos com registro formal, de acordo com processo interno do rgo. Se a deciso for poltica, estratgica ou outra forma, proceder ao encerramento dos tr abalhos com registro formal, de acordo com processo interno do rgo. 102.P: Aps assinatura de um contrato de TI, sabemos que seguindo a IN04, imediata mente devero ser nomeados e formalizados o Gestor e os Fiscais do contrato. Porm, devido a burocracia ou qualquer outro motivo interno do rgo, supondo que a po rtaria de nomeao dos mesmo demore de ser publicada, como ficaria a gesto/fiscalizao d esse contrato? Quem seria o responsvel at sair a nomeao? (04/07/2011) R: Considerando o art. 67 da Lei 8.666/93, que cita "a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente desig nado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pe rtinentes a essa atribuio", mais o art. 24 da IN 04/2010, que prev a nomeao dos Fisca is e Gestor, e o Acrdo 634/2006 - 1 Cmara do TCU, que determina que a nomeao ocorra te mpestivamente, publicando "portaria" antes do incio da vigncia do contrato, recome ndamos atender aos requisitos expostos, pois entendemos que no existe previso lega l de responsveis para substituir os designados antes da publicao da nomeao.

Se o contrato iniciar antes da publicao da portaria de nomeao, as funes at podero ser ercidas informalmente pelos designados, mas quem ir/poder assinar pelos Fiscais e Gestor como responsveis-substitutos? Por isso recomendamos iniciar o contrato ape nas aps a publicao da nomeao.

103.P: As contrataes com uso de doaes de organismos internacionais tambm devem seguir a IN-4/2010? H um entendimento no rgo que se o dinheiro no derivado do Tesouro Naci onal, ou seja, no h contrapartida, ento no se encaixa no artigo 18, inciso IV da IN4/2010. Neste raciocnio, se a verba oriunda de doao, seria como se algum particular resolvesse doar um maquinrio ou um servio, por exemplo. Sendo assim, se doao, ento n entraria em um processo licitatrio. Isso est correto?

R: Este assunto tem sido pauta de diversas discusses internas e externas ao Poder Executivo, por meio do Acrdo TCU 1.339/2009. Segundo o entendimento do Ministro, o pas deve buscar, nos acordos, recursos e co nhecimentos que no possam dispor internamente em sua administrao. O inciso IV do art. 18 da IN 04/2010 est vinculado diretamente com o 5o do art. 4 2 da lei 8.666/93. Como a contratao est condicionada a um processo licitatrio, podemos inferir que no c aso de contratao de bens ou servios de TI o Planejamento da Contratao deve ser aderen te a IN 04/2010 porm em conformidade com o 5o do art. 42 da lei 8.666/93. Frisamo s que no 5o do art. 42 da lei 8.666/93, no h distino entre financiamento ou doao, qu

nto a realizar a licitao. A princpio permitido o uso das normas e procedimentos daquelas entidades em razo d e estar previsto no 5 do art. 42 da lei 8.666/93 ("podero ser admitidas, na respec tiva licitao, as condies decorrentes de acordos, protocolos, convenes ou tratados inte rnacionais aprovados pelo Congresso Nacional, bem como as normas e procedimentos daquelas entidades, inclusive quanto ao critrio de seleo da proposta mais vantajos a") e no existir regra contrapondo o disposto neste pargrafo; entretanto a IN 04/2 010, normativo estabelecido para ser cumprido pelos rgos integrantes do SISP para as contrataes de Solues de Tecnologia da Informao, prev a obrigatoriedade do cumprimen o da fase de Planejamento da Contratao com as suas 5 etapas. O recomendvel preparar a documentao conciliando e consolidando as informaes exigidas por ambas as normas (sem redundncias), para que no haja contestao por parte do Jurdic o do rgo ou por outro rgo de controle, interno ou externo. 104.P: Podem participar terceirizados da equipe de planejamento da contratao?

R: De acordo com o art. 2, inciso III da IN04, a equipe de Planejamento da Contra tao deve ser constituda por servidores. O pargrafo nico do art. 5 da IN 04/2010 prev a possibilidade de contratao de suporte aos processos de planejamento, onde poderia haver participao dos terceirizados, mas a responsabilidade sempre deve ser de serv idor. 105.P: preciso seguir a IN 04/2010 na contratao de servios de locao de equipamentos reprOgrficos para impresso, acabamento e encadernao de documentos, sendo que podero s er impressos documentos em rede, cpias e/ou digitalizaoes, incluindo a assistncia tcn ica dos equipamentos e o fornecimento de suprimentos? (12/07/2011) R: Sim, deve ser considerado como soluo de TI e seguir a IN 04/2010, dado que o eq uipamento estando em rede ou no, ter como destinao a impresso e outras tarefas que ex igem o uso de software e hardware integrados para a execuo dos servios. 106.P: No art. 25, inciso III, da IN04/2010 no fazem referncia a assinatura da con tratada, porm o Guia de Boas Prticas de Contratao de TI, possui o template do Termo de Recebimento Provisrio que contem a assinatura da contratada, nesses termos pre cisam constar a assinatura do responsvel ou preposto da contratada? (12/07/2011) R: Como os termos se referem ao recebimento do produto e/ou servio, as assinatura s consideradas obrigatrias so da equipe da contratante. A assinatura da contratada no Termo de Recebimento provisrio serve como garantia (para a contratada) da data em que foi feito a entrega do produto e/ou servio par a verificao e avaliao. No Termo de Recebimento Definitivo no necessrio a assinatura da contratada.

107.P: preciso seguir a IN04/2010 para contratao de empresa especializada na prest ao de servios de Instalao e Manuteno de Dispositivos de Vigilncia Eletrnica? A contr dever disponibilizar todos os equipamentos necessrios, tais como sensores, alarme s, cmeras, transceptores e receptores de vdeo, aparelhos para gravao e softwares uti lizados pela soluo de segurana. (15/07/2011) R: Sim, o Planejamento da contratao deve seguir a IN04/2010, j que se trata de uma soluo alinhada rea de TI, sendo que a mesma implementa hardware e software. importante o Planejamento pela IN 04/2010 que induz o rgo a realizar o Plano de Co ntingncia para o caso de eventuais falhas dos equipamentos.

108.P: Uma ordem de servio pode ser paga em vrias parcelas? (19/07/2011) R: Considerando o descrito no art. 25, inciso III, alneas 'a' a 'g' da IN 04/2010

podemos inferir que para cada ordem de servio dever ser realizado um nico pagament o aps o ateste de recebimento da totalidade dos bens e/ou servios constante desta ordem. Estamos supondo que o contrato assinado com a contratada tem clusula compa tvel com esta condio. Entretanto, podem ocorrer fatos que impactam na concluso dos trabalhos nos prazos estipulados na ordem de servio, e que afetem o cronograma financeiro de recebime nto causando nus para a contratada, sendo necessrio a realizao de pagamentos parciai s; ou de outro modo, o contrato prev desembolsos mensais; nestes casos ento podem ser feitos pagamentos parciais, porm o rgo dever ter um controle dos pagamentos parc iais para cada ordem de servio, bem como identificar quais os entregveis correspon dem a estes pagamentos. O importante que no seja feito antecipao de pagamento, de bens e/ou servios no recebi dos; nem pagamentos sem o recebimento dos entregveis previstos.

Desconhecemos fundamentao legal, mas na Administrao Pblica s permitido fazer o que es em lei, mas quando no h proibio em lei, o ato se enquadrar dentro da discricionarieda de permitida ao agente, dentro de critrios de razoabilidade, legalidade e outros princpios. 109.P: Meu rgo possui contrato de 2008, baseado na IN 04/2008, cuja vigncia atual v ai at outubro de 2011. O nico artefato que no est contemplado nos autos a Anlise de R isco. Para estarmos aderentes a IN 04/2010, basta acrescentarmos o artefato Anlis e de Risco nova instruo processual para prorrogar o contrato (termo aditivo)? (20/ 07/2011) R: Sim, basta acrescentar o artefato de Anlise de Risco, se as informaes dos outro s artefatos esto contempladas dentro do processo de prorrogao contatual. 110.P: A Consultoria Jurdica do meu rgo tem orientado a adequar os Termos de Refernc ia de TI ao modelo de TR da AGU. Contudo, o modelo em questo foge do padro estabel ecido pela IN 04/2010 - SLTI/MP. Diante disso, como proceder? (20/07/2011)

R: A IN04/2010 a norma que rege o processo de contratao de Solues de Tecnologia da I nformao pelos rgos integrantes do Sistema de Administrao dos Recursos de Informao e I rmtica (SISP) do Poder Executivo Federal e deve ser seguida. O modelo do TR do Guia de Contrataes de Solues de Tecnologia da Informao no impositi podendo ter outros formatos; o importante que contenha as informaes descritas no TR. Se o TR da AGU contiver as informaes, nada a opor quanto ao formato. 111.P: O Gestor do Contrato quem deve se comunicar diretamente com a contratada ou essa uma responsabilidade de seu chefe imediato? (20/07/2011) R: O gestor quem deve processo definido pela contrato assinado entre forma de relacionamento se comunicar diretamente com a contratada, de acordo com o equipe de planejamento da contratao do rgo. Normalmente, no contratante e contratada, consta (ou deveria constar) a do Gestor do Contrato com o Preposto da contratada.

112.P: O Gestor do Contrato tem o poder de convocar reunies? (20/07/2011) R: Sim, o gestor pode convocar, visto ser ele o responsvel pelo acompanhamento ge rencial, tcnico e operacional do contrato e pelo fato da IN04 no prever responsabi lidades diretas para a CGTI. No entanto, recomendvel o alinhamento dessas aes com a chefia imediata antes mesmo de iniciar os trabalhos relacionados a gesto dos contratos, aps a devida nomeao.

113.P: Quem deve ser o Fiscal Requisitante de um contrato de servios de impresso, que no possui equipe de contratao nomeada, pois demanda partiu de necessidade insti tucional? (01/08/2011)

R: Os servios de cpia e impresso esto normalmente atrelados aos recursos e ferrament as administrativas. Trata-se da SPOA, muitas vezes por meio de sua coordenao de se rvios gerais, que dispe destas ferramentas, bem como microcomputadores, telefones e etc. Assim sendo, natural que ela seja a rea Requisitante, em nome da Secretaria-Execu tiva, a prover estas ferramentas corporativas todas as outras reas e, assim sendo , a SPOA deveria indicar o fiscal requisitante. A outra possvel opo que o prprio Comit de TI, por ser presidido pela autoridade mxima do rgo ou por seu representante (Secretrio-Executivo), a provocar esta necessidade e ser o responsvel por prover solues que abranjam o rgo todo. 114.P: Como posso definir uma soluo de tecnologia da informao, para verificar a nece ssidade de seguir a IN04/2010. (01/08/2011)

R: A anlise para saber se determinados itens fazem parte ou so por si s uma Soluo de Tecnologia da Informao depende sempre da necessidade que a contratao deve suprir no r go contratante. Portanto, no existe uma "lista fechada" do que ou no uma Soluo de TI, que deve sempre ser interpretada a luz do artigo 2o, inciso IX da IN SLTI/MP No 04/2010. Entretanto, vale observar que o processo descrito na IN SLTI/MP No 04/2010 aplicv el para qualquer contratao, seja ela de Soluo de Tecnologia da Informao ou no. Mas, pa a as Solues de TI, ele se torna obrigatrio. Portanto, a aplicao do processo, ao qual chamamos de Modelo de Contratao de Solues de TI - MCTI, para outras naturezas de con tratao altamente recomendvel tambm, uma vez que o mesmo representa um conjunto de bo as prticas dispersas em diversos dispositivos legais (desde a Constituio da Repblica , passando pela Lei 8.666/93, Decretos, Acrdos e outras Instrues Normativas) e em mo delos consagrados no mercado como ITIL, Cobit e PMBoK.

115.P: Estamos em fase de negociao com um rgo que ir nos fornecer equipamentos e solue criptogrficas atravs de assinatura de Termo de Cooperao Tcnica, com fornecimento med iante desembolso de verbas. Existe algum normativo que disciplina a realizao de ta is acordos? Ser necessrios seguir todos os tramites e fases da IN04? (12/08/2011) R: A Portaria Interministerial MPOG/MF/N 127/08 define Termo de Cooperao: instrumen to de descentralizao de crdito entre rgos e entidades da administrao pblica federal, eta e indireta, para executar programa de governo, envolvendo projeto, atividade , aquisio de bens ou evento, mediante Portaria ministerial e sem a necessidade de exigncia de contrapartida;

J a Lei n 8666/93, no pargrafo nico do art. 2, traz o seguinte: considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes r cprocas, seja qual for a denominao utilizada. Assim, mesmo sendo um Termo de Cooperao Tcnica, tem de ser justificado e estar alin hado ao PDTI do rgo. Desta feita, recomenda-se o uso da IN 04/2010.

116.P: Nosso rgo est iniciando um processo de aquisio de estaes de trabalho, em confor idade com a IN.04/2010. Gostaramos de saber como devemos proceder com relao vigncia do contrato e garantia? Os prazos da garantia so independentes ou so comuns, no ca so dessa aquisio? No nosso caso, colocamos a vigncia do contrato para 12 meses e a garantia para 36 meses. Isso pode acontecer? (17/08/2011) R:

No caso de aquisio de equipamentos, no existe necessidade para que o prazo de vignci a do contrato e de garantia dos equipamentos sejam o mesmo. O prazo de vigncia do contrato deve estar atrelado ao cronograma estipulado para entrega dos equipamentos de acordo com a necessidade do rgo e capacidade de entreg a pelo fornecedor, podendo ser at inferior a 12 meses, sendo estas condies prevista s no edital da licitao. O prazo de garantia dos equipamentos, tambm previsto no edital da licitao, est vincu lado a cada entrega e/ou instalao do equipamento.

117.P: Estamos elaborando um Termo de Cooperao entre rgos e de acordo com a Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n. 17, de 29 de maio de 2008, artigo 1o, inciso XX , termo de referncia o "documento apresentado quando o objeto do convenio, contra to de repasse ou termo de cooperao envolver aquisio de bens ou prestao de servios, que dever conter elementos capazes de propiciar a avaliao de custo pela Administrao, dian te de oramento detalhado, considerando os preos praticados no mercado, a definio dos mtodos e o prazo de execuo do objeto." Sendo assim, esse Termo de Referncia (TR) di ferente do TR explicitado na IN-4/2010? (17/08/2011)

R: A Portaria n 127 de 2008 que trata de convnios e contratos de repasse descreve elementos do Termo de Referncia de forma similar aos que compe este documento na L ei n 8.666/93 e na IN n 4/2010. As informaes neles contidas j devem integrar os documentos da fase de Planejamento da Contratao, entretanto sero adequados para atenderem de forma mais apropriada sit uao, neste caso o Termo de Cooperao. O Termo de Referncia um instrumento para uso das reas administrativas, jurdicas e a t mesmo de gestores estratgicos para avaliao das condies com que se dar a contratao. a forma, os elementos apontados pela portaria supracitada, "oramento detalhado, c onsiderando os preos praticados no mercado, a definio dos mtodos e o prazo de execuo d o objeto", auxiliaram os gestores nesta avaliao e deciso sobre o processo. Estes elementos podero ser buscados na Anlise de Viabilidade (Arts. 12, V; 13, VII I) e na Estratgia da Contratao (Art. 15, III, "f" e IV) para as informaes necessrias. A IN n 04/2010 vincula elementos, informaes e procedimentos que devem ser observado s, mas os direcionadores de como devero ser aplicados caber forma de contratao, obje to contratual e outras caractersticas que nos fazem buscar referncias superiores c omo a Lei n 8.666/93 e Decreto n 6.170/07.

118.P: Servio de capacitao de servidores pode ser considerado servio comum, podendo utilizar o prego? contratao de servio referente a soluo de TI, regido pela IN 04/2010 e decreto 7174/2010? (18/08/2011) R: A soluo de treinamento em TI para capacitar servidor (de TI ou no) em TI, comum e pode ser prego (desde que bem especificado no que consiste o treinamento), deve ndo a contratao seguir a IN 04/2010, onde esto previstos todos os documentos das et apas do Planejamento da Contratao, estando este alinhado ao Plano Estratgico e/ou P DTI da entidade. A Diretoria de gesto de TI deve ser a responsvel pela emisso do DOD para iniciar o Planejamento da Contratao e a equipe designada (art. 2, inciso III da IN 04/2010) a responsvel pela preparao de todas as etapas da IN 04/2010 que antecedem licitao. Sugerimos que no sejam exigidos certificados das empresas e dos profissionais que venham a participar do processo, mas que apresentem atestados comprovando exper incia nos treinamentos solicitados. Quanto ao decreto 7174/2010, aplica-se o art. 4 e inciso I do art. 8, que se refer e as microempresas e empresas de pequeno porte, no tocante ao critrio de desempat e previsto no Captulo V da Lei 123/2006. 119.P: Estamos elaborando um processo para aquisio de servidores de rede. A especi

ficao descreve 2 tipos de servidores: servidor tipo I e servidor tipo II. Nessa me sma licitao, a idia adquirir tambm SO RedHat e software de virtualizao VMWare. Podemo elaborar um termo de referncia com 4 objetos? (26/08/2011)

R: No h impedimento para o termo de referncia com 4 itens. O que deve ser observado que so itens de adjudicao separada, ou seja, cada um pode ser vencido por empresas diferentes. Outro ponto a ter cuidado a separao devida das especificaes tcnicas, as condies de h litao e as particularidades de clusulas contratuais que devem estar bem claras para cada item. Partindo destas anlises o rgo poder encontrar uma melhor adequao em tratar cada item e m termos de referncias e processos licitatrios separados. Eles devem ser mais simp les e mais fceis de serem conduzidos, com uma economia processual. A Instruo Normativa-SLTI n 04/2010 descreve esta situao no art. 17, 2 e 3.Neste cas deciso poderia ser por trs termos de referncia separados: 1 - Servidores com 2 itens de adjudicao separadas (Tipo I e II). 2 - Red Hat 3 - Software de Virtualizao Ao se contratar hardware e sofware bsico (sistemas operacionais, plataformas, ger enciadores e outros produtos de caractersticas semelhantes) para compor uma soluo d e TI, deve-se sempre avaliar a economicidade da contratao no modelo de comercializ ao embutido (\"OEM\" ou similar), se disponvel. O gestor dever certificar-se que o m ercado oferta de forma ampla este modelo de negcio. Em geral, a contratao nica desse s objetos distintos, nestes casos, costuma ser mais vantajosa. 120.P: Os itens XVIII e XIX do Captulo I, Artigo2 da IN4 falam de Termo de Recebi mento Provisrio e Definitivo, respectivamente. O meu rgo elaborou uma metodologia de desenvolvimento que s aborda termo de recebim ento definitivo. obrigatrio os dois tipos de aceite ou s uma sugesto? (30/08/2011) R: possvel identificar que, na IN SLTI/MP n 04/2010, a obrigatoriedade da emisso do s Termos de Recebimento Provisrio e Definitivo uma consequncia legal do artigo 73 da Lei no 8.666/93, que afirma que: Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto ser recebido: I - em se tratando de obras e servios: a) provisoriamente, pelo responsvel por seu acompanhamento e fiscalizao, mediante t ermo circunstanciado, assinado pelas partes em at 15 (quinze) dias da comunicao esc rita do contratado; b) definitivamente, por servidor ou comisso designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, aps o decurso do prazo de observao, ou vistoria que comprove a adequao do objeto aos termos contratuais, obse rvado o disposto no art. 69 desta Lei; Entretanto, a mesma Lei no 8.666/93 afirma em seu artigo 74 que: Art. 74. Poder ser dispensado o recebimento provisrio nos seguintes casos: I - gneros perecveis e alimentao preparada; II - servios profissionais; III - obras e servios de valor at o previsto no art. 23, inciso II, alnea \"a\", de sta Lei, desde que no se componham de aparelhos, equipamentos e instalaes sujeitos verificao de funcionamento e produtividade. Como nenhuma das excees elencadas neste artigo se enquadra como servio de TI , entende mos que mantm-se o entendimento da IN SLTI/MP n 04/2010 e do artigo 73, inciso I d a Lei no 8.666/93, devendo nesse caso contemplar os dois recebimentos: provisrio e definitivo. 121.P: Quem deve ser considerado como autoridade competente da rea administrativa , especialmente no que se refere s aes previstas nos incisos I e III, do 2, do art. 9, da citada norma? (31/08/2011)

R: A Autoridade Administrativa citada pela Instruo Normativa n 04/2010 a pessoa res ponsvel pela deciso e aprovao da instituio ou prosseguimento de processos de contrata

Isso pode variar de acordo com o ordenamento regimental do rgo, mas normalmente o ordenador de despesas ou o subsecretrio de planejamento, oramento e administrao, ou o coordenador-geral de recursos logsticos, para exemplificar. Portanto, deve ser um servidor investido de poderes suficientes para tomar este tipo de deciso sobre o prosseguimento ou no de um processo de contratao baseado nas informaes estratgicas contidas no Documento de Oficializao de Demandas. 122.P: Com relao s contrataes de servios de TI, com base na IN 04/2010, quais os docum entos legais que as empresas contratadas devem apresentar antes do pagamento da fatura mensal? Exemplo: FGTS, Folha de Ponto, etc. (23/09/2011) R: Para o acompanhamento do adimplemento das obrigaes fiscais, trabalhistas e prev idencirias do Contratado podemos citar os seguintes documentos abaixo, para os qu ais recomendamos que sejam consultadas as reas Contbil, RH e Jurdica do rgo para vali dao e orientaes adicionais: Certido Certido Certido Certido Negativa de Dbito da Previdncia Social CND Negativa de Dbitos relativos a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio Negativa de Dbitos das Fazendas Federal, Estadual e Municipal de Regularidade do FGTS-CRF

Caso o contrato englobe alocao de pessoas pelo Contratado, devem ser apresentados tambm os Extratos de Informaes Previdencirias e de depsitos do Fundo de Garantia e Te mpo de Servio FGTS de seus empregados, bem como quaisquer outros documentos que p ossam comprovar a regularidade trabalhista e fiscal do Contratado.

123.P: Para aquisio de vrios equipamentos semelhantes de vrios setores da instituio,devero se preenchidos vrios documentos de oficializao de demanda (DODs) ou podero ser juntada s todas as demandas num nico documento? (29/09/2011) R:

A recomendao que cada rea requisitante emita o DOD, pois este no necessariamente tra z a especificao exata do que necessrio contratar, mas sim os objetivos e os resulta dos a serem alcanados pela rea requisitante, sendo certo de que para a demanda h pr eviso oramentria. Na Anlise de Viabilidade que sero identificadas as solues possveis, sendo recomendvel que seja conduzida com os requisitantes (preferencialmente de forma individual) para iden tificar se os requisitos exigidos direcionam para a mesma soluo. Caso afirmativo, possvel a conduo das outras etapas do Planejamento da Contratao em conjunto, sempre identificando os pontos de convergnc ia ou divergncia, de modo a permitir a elaborao de um nico TR que contemple todas as necessidades dos requisitantes. comum a rea de TI, planejar a aquisio de equipamentos similares a todas s reas com as respectivas dotaes oramentrias ou pelo total. Neste caso, o DOD pode ser nico e emit ido pela rea e TI, relacionando quais sero as rea atendidas.

124.P: Meu rgo tem um contrato de Outsourcing de impresso com vigncia de 12 meses. O s pagamentos pelos servios prestados so mensais e considera: locao de equipamentos + tcnicos de operao + reprodues. necessrio emitir OS para incio ou renovao do contrato? necessrio emisso de OS mensa (03/10/2011) R: A OS no deve ser o instrumento para dar incio ao contrato ou renovao do contrato. Verifique no art. 25, inciso I da IN 04/2010, os procedimentos indicados para t al. A OS o instrumento adequado para que seja solicitado a prestao de servios e/ou forn ecimento de bens com o intuito de alcanar o objeto da contratao, sendo que no existe

uma periodicidade para sua emisso, a sua vinculao direta com a obteno de um resultad o (veja 2 do art. 25 da IN 04/2010). No seu caso se os servios tem periodicidade mensal, recomendamos que seja emitida uma OS mensal para o pagamento do fornecedor. Mesmo neste caso, nada impede que sejam emitidas outras OS dentro ms e que sejam consolidadas no final do ms para pagamento, o que importa que as mesmas se refira m ao objeto da contratao. 125.P: H alguma orientao a ser tomada quando a autoridade competente da rea Administ rativa no indica o Integrante Administrativo conforme previsto no Art. 9, 2, alegand o falta de pessoal disponvel? Devemos continuar o Planejamento da Contratao mesmo s em o Integrante Administrativo ou o processo deve parar at que seja definido um I ntegrante Administrativo? (13/10/2011) R: Os integrantes indicados pela Instruo Normativa n 04/2010 so papis a serem desempe nhados por servidores do rgo com a devida competncia e conhecimento de cada uma das reas envolvidas no processo de contratao. Desta forma, o papel de integrante admin istrativo pode ser desempenhado por outro servidor que no faa parte desta rea, mas que tenha o conhecimento sobre o processo, as regras, legislao e jurisprudncia de c ontratao. Este conhecimento muito importante para o desenvolvimento de um bom planejamento e a viso de uma pessoa experiente no assunto pode mitigar muitos riscos envolvid os no processo, principalmente durante as atividades que resultam nas clusulas co ntratuais e nas obrigaes de cada parte na etapa de estratgia da contratao. O processo de planejamento no deve ser interrompido, mas a equipe ficar incompleta sem uma pessoa que tenha esta experincia e possa tratar do assunto, mesmo que se ja para revisar todos os documentos antes de se consolidar as informaes no Termo d e Referncia ou Projeto Bsico. 126.P: Tratando-se do mesmo contrato, pode o Gestor do contrato ser a mesma pess oa indicada para ser Fiscal Requisitante? Ou devem ser pessoas distintas? (24/11 /2011)

R: A indicao e designao das pessoas que exercero as tarefas e atividades de fiscalizao e gesto contratual est vinculada competncia adequada para o desempenho do gerenciam ento do contrato definido na Instruo Normativa 04/2010. No h vedao para que uma pessoa acumule papis de fiscais ou de fiscal e gestor, entret anto recomendvel, sempre que possvel, a segregao destes papis para que o processo no ique concentrado em uma nica pessoa. Alm do mencionado, devem ser observados os regulamentos, portarias e outros instr umentos internos do rgo que tratam das designaes.

You might also like