You are on page 1of 5

Atchim!

Depois da chuva, Vm a as alergias

Os ndices de pluviosidade registados este ano podero favorecer o crescimento das plantas e, logo, uma maior polinizao. Por outras palavras, a chuva que caiu abundantemente durante todo o Inverno faz recear uma Primavera prdiga em alergias. Entrevistado pelo NOTCIAS MDICAS, o Prof. Joo Fonseca, imunoalergologista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, diz que os doentes bem tratados e controlados no tm de ficar assustados. Afinal, quem vai ao mar, previne-se em terra. J para os doentes que s se lembram de Santa Brbara como troveja, esta estao do ano poder ser uma verdadeira tortura.

A chuva que caiu nos ltimos meses permite-nos prever uma Primavera difcil para os doentes alrgicos? Os nveis de plenes variam com uma srie de factores, entre os quais factores relacionados com o clima e com os ciclos biolgicos das plantas que podem provocar alergias. O grau de polinizao depende muito do clima. Em anos com muita chuva, as plantas tm um crescimento maior. As ervas daninhas, em particular, que se desenvolvem nos campos de forma espontnea e selvagem, dependem muito do grau de pluviosidade. Portanto, a chuva poder aumentar o grau de polinizao, com consequncias nos sintomas dos doentes que sejam alrgicos a esses plenes.

Quanto tempo dura a poca polnica? A poca polnica varia de planta para planta. Grosso modo, a poca polnica poder comear, no caso de algumas rvores, em finais Janeiro, e terminar, para algumas ervas, como a parietria (ou politria), em Setembro. As gramneas tm uma polinizao cujo pico em Maio, podendo estender-se entre Maro e Junho. Mas, noutro tipo de plantas que provocam sensibilizao alrgica, a polinizao pode comear mais cedo ou prolongar-se at mais tarde. Quais sero, previsivelmente, os meses piores? Normalmente, Abril, Maio e Junho so os meses piores para muitos doentes, mas dependendo das zonas onde se vive e da poca do ano, pode haver sintomas em alrgicos aos plenes antes da Primavera (Fevereiro/Maro) ou mesmo durante o Vero (por exemplo, nos alrgicos parietria).

Que plantas so mais frequentemente associadas s alergias? As gramneas, que so ervas baixas, so muito comuns na beira das estradas ou nos campos no cultivados, os prprios cereais cultivados pelo Homem, a parietria ou plantago (mais altas, que crescem muitas vezes junto aos muros) e as rvores, um conjunto alargado que

abrange desde o cipreste oliveira, que cada vez mais importante na Pennsula Ibrica. O vidoeiro um alergnio muito importante no resto da Europa. Em Portugal menos, mas existem claramente sensibilizaes ao vidoeiro, designadamente no Norte e no Centro do pas. H muitas rvores diferentes que podem provocar alergias, mas estas so as principais.

Sol e vento So ameaa

Que outros factores, para alm da chuva, podero interferir com a polinizao e com o aparecimento de alergias? Tudo depende no s do que aconteceu no Inverno, quando o ciclo da planta comea a renovar-se, mas tambm do que acontecer durante a Primavera. Se as temperaturas no se elevarem e se no houver muitos dias de sol e vento, os nveis de plen no vo ser to elevados. Embora sejam relativamente previsveis as pocas piores para cada tipo de alergnio, existem redes polnicas que vo ajudar a perceber se os nveis de plenes sero, de facto, superiores este ano. Esses dados so disponibilizados, por exemplo, na internet. A rede polnica um instrumento. , com certeza, necessria, mas, obviamente, no suficiente.

O que , ento, mais importante? O que importa que os doentes estejam bem tratados e bem controlados com medicao anti-inflamatria adequada ou vacinas anti-alrgicas que os tornem tolerantes. Se estiverem bem controlados, pode chover plen que no h problema nenhum. Se os doentes estiverem bem tratados, no precisam de se assustar com a Primavera. Tal como diz o ditado, quem vai ao mar, previne-se em terra. Aqui, a mesma coisa. Para no ter alergias na Primavera, h que as prevenir antes. Tratar as alergias apenas na Primavera no a melhor estratgia, at porque so necessrias teraputicas mais agressivas, sem necessidade.

Mas para que os doentes estejam bem tratados, preciso que estejam diagnosticados claro que, para estarem bem tratados, os doentes tm de estar bem diagnosticados. Existem rinites no alrgicas. A nica forma de saber fazendo o diagnstico correcto e a correspondncia entre as sensibilizaes que so detectadas, principalmente nos testes cutneos ou, de forma muito mais cara e limitada, pela IgE especfica, em anlises ao sangue. Em resumo, preciso saber se o doente alrgico ou ao que alrgico. No podemos ter uma estratgia de tratamento adequada ao alergnio ou grupo de alergnios se no estiverem devidamente identificados.

Sintomas alteram muito A qualidade de vida

Qual ser a estratgia a adoptar? H duas situaes que podemos considerar: as pessoas que so sensibilizadas s a um tipo de plenes e as pessoas que esto sensibilizadas a mltiplos alergnios (quer s plenes, quer plenes e outros grupos de alergnios, como os caros, os animais ou os fungos). Quando as pessoas so sensibilizadas apenas a um tipo de plens, podemos saber a poca em que previsivelmente tero sintomas e fazer medicao de preveno. Se, pelo contrrio, houver sensibilizao a vrios alergnios, ter de haver um ajuste em pocas em que os plenes vo sobrepor-se s outras causas da rinite alrgica. Mas tambm acontece, em pessoas sensibilizadas aos plenes, no ser este o alergnio principal. As pessoas podem estar sensibilizadas, isto , desenvolver uma resposta imunolgica especfica a um determinado plen, mas essa resposta no ser habitualmente causadora de sintomas. necessrio interpretar quais os alergnios que tm importncia clnica, o que depende muito do doente em si e da exposio que ele tem. H uma certa diferena entre ser sensibilizado a um alergnio ou ter doena. O primeiro passo identificar os alergnios e ver qual a importncia que tm para aquele doente e para o seu estilo de vida.

Quer dizer que nem todos os alrgicos tero de temer a Primavera? Em primeiro lugar, h muitos doentes que se sentem bem na Primavera. Em Portugal, o maior alergnio so os caros do p da casa. Se o tempo estiver seco e quente, h menos caros e as pessoas estaro menos expostas a este alergnio. Mas, cada vez mais, h doentes polissensibilizados, isto , alrgicos a mais do que um alergnio. muito comum comearam por estar sensibilizados aos caros e, depois, sensibilizarem-se a outros alergnios, quase sempre aos plenes e, em particular, s gramneas. O doente alrgico pode ter sintomas todo o ano e, na Primavera, por causa de uma exposio acrescida aos plenes, ter ainda mais sintomas. Por outro lado, h pessoas que s so sensibilizadas a plenes e que tm aquilo a que antigamente se chamava febre dos fenos, tendo sintomas s neste perodo e sintomas muito intensos. Como as pessoas no tm tempo para se adaptar, estes sintomas alteram muito a qualidade de vida: alteram o sono, a capacidade de trabalho e a socializao.

Anti-inflamatrios tpicos so A base da teraputica

Que medidas podem ser adoptadas pelos alrgicos? H medidas simples que devem ser seguidas, embora sejam mais medidas de bom senso do que baseadas na cincia, como reduzir uma exposio a alergnios nas zonas de contacto. Tudo o que possa fazer com que haja contacto com quantidades elevadas de partculas de alergnios e que elas nos cheguem com velocidade elevada deve ser evitado. Uma dessas medidas usar culos escuros, principalmente nos dias de vento, para que as partculas de alergnios no contactem com a conjuntiva, uma zona de contacto mais sensvel. Outra medida evitar actividades ao ar livre em alturas de maior concentrao de plenes,

designadamente nas alturas de maior calor. Deve-se arejar a casa ao incio e ao fim do dia, quando a concentrao dos plenes mais baixa. Devem ser tomados alguns cuidados para reduzir o transporte de partculas alrgicas para dentro do quarto, o local da casa onde passamos mais tempo. Depois de uma actividade ao ar livre, deve-se trocar de roupa ou tomar banho antes de entrar no quarto.

Em termos farmacolgicos, qual a principal estratgia para diminuir as alergias? Os anti-inflamatrios tpicos so a base da teraputica. O principal objectivo reduzir a inflamao que o doente alrgico tem em consequncia da alergia. A alergia provoca a inflamao e a inflamao provoca os sintomas. Temos de reduzir a inflamao onde ela estiver - no nariz (no caso da rinite), nos brnquios e nas vias areas inferiores (no caso da asma) e nos olhos -, de forma a prevenir que se desenvolvam reaces quando h contacto com o alergnio. Se essa zona de contacto tiver poucas clulas inflamatrias, a reaco vai ser muito menos exuberante e os sintomas sero muito menores.

Quais so os anti-inflamatrios de eleio? So utilizados corticosterides tpicos que, do ponto de vista farmacocintico, tm uma reduzida absoro e uma eliminao rpida, de forma a no terem efeitos sistmicos. Os mais utilizados, e de forma segura, so a mometasona, a fluticasona e o budesonido. Quando existem sintomas, tero de ser utilizados anti-histamnicos (no caso da rinite) e os broncodilatadores (no caso da asma). Os anti-histamnicos tm uma aco imediata, ao contrrio dos anti-inflamatrios. Servem para alvio dos sintomas, embora possam contribuir, em algumas situaes, quando usados de forma continuada, para alguma inibio da resposta a longo prazo. Convm dizer que a eficcia dos medicamentos de alvio completamente diferente num doente tratado com anti-inflamatrios em comparao com um doente sem tratamento.

Vacinas anti-alrgicas: Eficcia a longo prazo

Como funcionam as vacinas anti-alrgicas? Estas vacinas tornam o doente tolerante ao contacto com o alergnio. Pretende-se que os mecanismos que levam inflamao no ocorram. Durante muito tempo, chamamos-lhes imunoterapia especfica. O conceito o mesmo das vacinas anti-infecciosas, mas, do ponto de vista imunolgico, muito diferente.

Qual a sua eficcia? Nas ltimas duas dcadas, a maior evoluo foi em termos de segurana das vacinas, quer sejam subcutneas (em que h mais experincia e cuja eficcia melhor conhecida), quer

sejam sublinguais (uma forma de apresentao considerada eficaz em vrios ensaios clnicos). As vacinas subcutneas e sublinguais so eficazes comparadas com placebo. S existe um estudo que compara vacina subcutnea com sulingual.

Quais so as principais vantagens das vacinas? As vacinas anti-alrgicas diminuem muito os sintomas e a necessidade de outro tipo de teraputica, nomeadamente anti-inflamatrios e teraputica de alvio. Com as vacinas anti-alrgicas, pretendemos modificar o curso da doena a longo prazo. No uma cura, mas vrios estudos provam que, depois de parar o tratamento, o efeito mantm-se ao fim de 5, 10 e 12 anos. Alguns estudos mostram, tambm, de forma consistente, que h uma reduo de novas sensibilizaes alrgicas, ou seja, as pessoas que fazem a vacina tm menos tendncia a desenvolver sensibilizaes a novos alergnios. Alm disso, as vacinas esto associadas a uma reduo da progresso das doenas alrgicas, designadamente da evoluo da rinite para a asma. A rinite alrgica , de longe, o principal factor de risco para o desenvolvimento de asma. Ora, nos indivduos que fizeram imunoterapia, a evoluo para novos casos de asma foi muito menor.

E as desvantagens? Uma das principais desvantagens a durao do tratamento porque a alterao da resposta imunolgica s conseguida, de forma persistente, em tratamentos de trs anos no mnimo. Por outro lado, o esquema teraputico continua a ser bastante aborrecido. As vacinas subcutneas so aplicadas de quatro em quatro semanas. Ainda assim, a adeso boa porque os doentes notam uma boa evoluo. No entanto, as vacinas devem ser prescritas adequadamente. A maioria dos doentes alrgicos no tem indicao. S tm indicao os doentes mais graves, principalmente com respostas aos alergnios muito intensa, que precisam de muita teraputica e em diferentes rgos (por exemplo, os que tm sintomas nasais, oculares e brnquicos).

You might also like