You are on page 1of 2

Respostas da lista de PROBABILIDADE

1) A cincia estatstica a rea da matemtica que transforma dados em informaes uteis para a tomada de decises.

2) O desenvolvimento do raciocnio estatstico extremamente til em aplicaes de carter cientifico, comercial, etc. A estatstica usada para coletar dados. Apresentar e descrever dados e informaes adequadamente. Auxiliar na tomada de decises, na resoluo de problemas e no planejamento de produtos e processos;

3) A estatstica pode ser aplicada em, Pesquisa em qualquer rea (identificar fatos estilizados e testar teorias); Engenharia: controle de qualidade, aprimoramento de novos produtos/servios; Governo e cincias socias: avaliao de programas governamentais polticas pblicas.

4) As fases a serem desenvolvidas para chegar aos resultados finais do estudo so: Definio do problema; Planejamento da pesquisa; Coleta ou levantamento de dados; Crtica e digitao de dados; Organizao e apresentao dos dados; Anlise dos dados e intepretao dos resultados. 5) A estatstica Descritiva: Coleta, resume e descreve dados. A Inferncia estatstica: Tira concluses e toma decises a respeito de uma populao baseada apenas em dados amostrais. 6) a. VARIAVEL: uma caracterstica de um item ou individuo. Ex. temperatura (C ou F). b. POPULAO: Consiste de todos os itens ou indivduos sobre os quais desejamos tirar uma concluso. c. AMOSTRA: uma poro da populao selecionada para analise. d. PARAMETRO: uma medida numrica que descreve uma caracterstica da populao.

e. ESTATISTICA: uma medida numrica que descreve uma caracterstica da amostra. 7) Deve-se coletar dados porque: Um analista de marketing precisa analisar a efetividade de uma propaganda de televiso. Uma empresa farmacutica precisa determinar se um novo medicamento mais efetivo do que o atualmente em uso.

Um gerente de operaes deseja monitorar o processo de produo para determinar se a qualidade do produto est de acordo com o padro da empresa. 8) Os dois tipos de fontes de dados so:

Fontes Primrias: os dados so coletados pelo pesquisador. Dados de uma pesquisa poltica; Dados coletados por um experimento. Fontes Secundrias: pessoa que faz a anlise de dados coletados por terceiros. Dados do census; Dados de revistas/jornais impressos ou publicados na internet. 9) A. Categricas (qualitativas) variveis cujos valores apenas podem ser colocados em categorias, tais como: sim e no, partido poltico preferido, etc. Numricas (quantitativas) variveis cujos valores representam quantidades, tais como: peso, renda, quantidade de filhos, quantidade de mquinas, etc. b1.DISCRETAS: Ex. Nmeros de filhos; Defeitos por hora. B2. CONTINUAS: Ex: Pesos; voltagem (Caractersticas mensurveis) 10) A. Uma escala nominal classifica os dados em categorias distintas para a qual no existe ordenao. Ex: cor da pele Branco/Negro/Pardo. b. Uma escala ordinal classifica os dados em categorias distintas, cuja ordenao importante. Ex. Ano de matricula - primeiro ano, segundo ano. c. Uma escala intervalar uma escala ordenada cuja diferena entre valores uma quantidade relevante, embora no envolva um verdadeiro ponto zero. d. Uma escala de razo uma escala cuja diferena de valores uma quantidade relevante e que possui um verdadeiro ponto zero.

You might also like