You are on page 1of 5

Conforme viso metropolitana, a Amrica Latina no cria estticas, apenas repete-as.

Porm, Torres Garcia, num artigo de 1935, fez um desenho no qual ele inverte a posio do mapa do Continente, inaugurando a vertente cartogrfica. Temos artistas, que desde muito tempo integraram o ecmeno da arte universal, como temos arte, isto , teorias estticas. A arte latino americana participa de uma cultura a ser descoberta, conquistada. Na verdade antes de ser conquistada a arte serviu conquista. O Barroco serviu dominao poltica da Amrica Latina. Muitos artistas europeus viajaram pela Amrica Latina no sc. XIX, integrando misses cientficas. Em 1978, Pierry Restany realizou uma expedio Amaznia acompanhado de Franz Krajberg e Sepp Baenderecck. que resultou na publicao do "Manifesto do Rio Negro". Hoje a neocolonizao coloca nossas tradies culturais nos museus metropolitanos, como se fossem trofus de caa e excluem a nossa criao atual das grandes mostras internacionais. Apesar de que na ltimas dcadas a situao melhorou, j vemos lalino-americanos integrando destacadamente as grandes bienais e mostras internacionais como a Documenta de Kassel. Porm as culturas dominantes se arrogam o privilgio da novidade, definindo as regras da temporalidade. Em funo disso condenam as culturas perifricas a serem meros receptores de mensagens alheias. Muitos artistas e tericos de arte se transferiram para alguns pases latino-americanos durante a 2* Guerra. Em 1958 Jlio L Parc consegue uma bolsa de estudos do Governo Francs. L fundara o Groupe de Recherche de Art Visuel, que reorientou o cinetismo francs, levando-o para a rua, na forma de happenings coletivos. Os norte americanos foram atrados inicialmente pelos muralistas mexicanos, enquanto a Europa, pelos artistas construtivos. Em 1946, Lcio Fontana, prepara o terreno para o surgimento da arte Povera que teve ramificaes na Alemanha. A histria da arte sobretudo aquela mais particular da vanguarda, valoriza apenas os momentos de ruptura. Mas os autores dessa histria se esquecem de analisar os desdobramentos desses movimentos. Esses desdobramentos resultam frequentemente em produtos hbridos.

A arte latino-americana tem uma vocao para a arte construtiva. Um construtivismo impuro, que no exclui a figura e o smbolo, a mancha e as imprecises da linha. Da mesma forma, o cinetismo latino-americano outro. ttil e participativo. Existe entre ns, latino-americanos, uma cultura do toque. Uma das caractersticas principais do neoconcretismo brasileiro a participao do espectador. Os bichos de Lygia Clark e os parangoles de Hlio Oiticica so exemplos disso. O cotidiano da Amrica Latina est contaminado pela poltica, pelos problemas sociais e econmicos. Para escrever uma histria da arte latino-americana preciso conhecer a histria poltica do continente. Nos anos 60/70, quando na maioria dos pases do Cone Sur a represso era muito dura, foi preciso usar reiteradamente a metfora para se dizer aquilo que no se podia falar abertamente. Na Amrica Latina os artistas como os revolucionrios se renem para dar respostas imediatas a situaes contigenciais. se renem para opinar, protestar, interferir nos processos sociais e polticos. Construir uma histria da arte latino-americana significa des-construir a histria da arte metropolitana. Significa incluir na histria da arte universal a diferena. O artista do centro parece desconhecer sua identidade, pois supe que possui de origem, porm exige do artista latino-americano que prove todo tempo sua identidade. Catherine David se pergunta: " possvel uma arte experimental de vanguarda num pas subdesenvolvido?" Claro que possvel, Oiticica o melhor exemplo, Lygia Clark, outro, Cildo Meireles e Victor Gippo outros. A verdade que o centro comea a ser transformado pelas margens. A antropofagia de Oswald de Andrade nos ensina que se necessrio, devemos ser insolentes, tanto na defessa de nossa tradies quanto na absoro do que vem de fora.

Edio do dia 29/09/2011 28/09/2011 14h22 - Atualizado em 28/09/2011 14h22

Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires comemora dez anos


Em comemorao data, mostra rene obras de peso. Entre as principais, est Abapuru, de Tarsila do Amaral, smbolo do movimento antropofgico.
Dlis Ortiz Buenos Aires Para celebrar os dez anos de existncia, o Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) montou uma retrospectiva das ltimas dez dcadas de arte na regio. Entre as 500 obras da mostra, esto telas de Diego Rivera, Frida Kahlo, Candido Portinari e Tarsila do Amaral. No princpio, o Malba era o acervo de um dono s, mas ele decidiu dividir seu tesouro com todo mundo. Com a ajuda de amigos do museu, doaes e patrocnios, hoje o museu tem mais de 500 obras, o dobro de quando comeou. Sem contar as exposies temporrias, como a do venezuelano Carlos Cruz-Diez, o artista que explora a cor, mas no usa tinta. Para ver sua obra preciso fazer movimentos e, assim, descobrir as cores, como se fossem vivas, seguindo a dinmica do tempo e do espao. No vero tropical, por exemplo, faz muito calor e se cria o fenmeno da difrao. Ao cair do sol, tudo fica vermelho, laranja, intenso.

a diversidade cultural de nossa Amrica pintada, esculpida, desenhada, colada e fotografada. A retrospectiva montada comea pelos movimentos de modernismo e vanguarda, com obras do peso de Abapuru, de Tarsila do Amaral, smbolo do movimento antropofgico. Outra marca brasileira, Festa de So Joo, de Cndido Portinari, tambm est l. E tem mais: o contexto poltico dos anos 30, com ditadura, em Manifestao; o autorretrato de Frida Khalo dando asas imaginao dentro do surrealismo; obras de Diego Rivera e Di Cavalcanti. Entre todas essas obras, o fundador do Malba, Eduardo Constantini, confessa que Abapuru o estandarte do museu. Ele foi arrematado em um leilo em Nova York, nos anos 90, por mais de US$ 2 milhes. Empresrios brasileiros j lhe ofereceram 15 vezes mais pela obra, mas o museu no pode vender. Para voltar terrinha, s se abrirmos um Malba no Brasil. "A oferta que eu havia feito e que fao ao Brasil por um Malba no Rio de Janeiro ou em So Paulo. A, levo Abapuru de volta ao Brasil", promete.

Arte latino-americana se destaca em feira de artes de Londres 07 de junho de 2011 11h50


A arte brasileira e latino-americana ganha nova visibilidade em Londres, na Inglaterra, com a segunda edio da feira de arte moderna e contempornea Latino-Americana PINTA, uma vitrine para mais de 100 artistas consagrados e emergentes de um continente que se destaca e pisa cada vez mais forte na Europa. Cerca de 60 galerias dos dois lados do Atlntico participam at quinta-feira (9) do evento, realizado no centro de convenes Earl's Court. "PINTA serve para muitos artistas como plataforma para poder entrar nessas feiras mais globais", explica o presidente da feira, Alejandro Zaia. A PINTA Londres, que, por enquanto, atrai mais instituies e colecionadores privados do que o pblico geral, abrange seis dcadas de arte latino-americana com pinturas, esculturas, instalaes, fotografias e vdeos, mas com uma forte influncia do movimento conceitual dos anos 70 e 80. Quatro exposies individuais prestam homenagens a alguns importantes artistas, como os brasileiros Regina Silveira e Waltercio Caldas, alm do mexicano radicado no Brasil Felipe Ehrenberg e do argentino Eduardo Costa. Para o autodidata Ehrenberg, que este ms completa 68 anos, a PINTA a primeira feira depois de ter iniciado uma nova fase em sua vida com Manchria, viso perifrica, una retrospectiva de 50 anos de trabalho apresentada com xito no Mxico, Estados Unidos e Brasil a partir de 2007. "Desde ento, tenho uma galeria brasileira que est me levando de um lugar para outro", explica AFP, visivelmente satisfeito de voltar cidade onde viveu durante seis anos a partir de 1968, antes de descobrir sua "vocao latino-americanista" que o levou de volta s razes. Sua galeria Bar, em So Paulo, guarda obras desde os anos 70 at hoje e explora alguns dos seus temas prediletos, como a manipulao da informao e a ocupao do espao. Desde que surgiu, em 2007, a feira criou um programa de aquisies para museus, no qual este ano participam a Tate Modern de Londres, o Centro Pompidou de Paris, a Coleo de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex e o Museu de Arte Contempornea de Castilla e Len. O programa consiste em disponibilizar fundos destas institucies para que sejam multiplicados e totalmente investidos na ampliao das colees na feira, que, segundo os organizadores, "encoraja as galerias a levarem o que temos de melhor".

Luciana Brito, de uma galeria de So Paulo, que apresenta a obra Quimera, um jogo de luzes e sombras da veterana Regina Silveira, 73 anos, decidiu ir capital britnica porque os colecionadores europeus "esto cada vez mais interessados na arte brasileira e latino-americana". Para Luis Guillermo Moreno, diretor da LGM Arte Internacional de Bogot, Londres " o lugar onde esto os maiores colecionadores do mundo", que devem aproveitar que "a arte latino-americana est ganhando fora em leiles e feiras" atualmente. A LGM levou PINTA dois retratos do consagrado Santiago Botero, que acaba de quebrar recordes em um leilo em Nova York, e obras de artistas mais novos, como Alfonso lvarez e Gustavo Vlez. Outras poderosas propostas so 11 projetos de artistas emergentes especialmente selecionados, entre os quais se destacam Paisagens Urbanas, do guatemalteco Daro Escobar, feita com bastes de beisebol, e Prosopopeia, da brasileira Rivane Neuenschwandertschander, uma pea de arte conceitual interativa que recria jogos de palavras a partir de materiais orgnicos como laranjas desidratadas e ovos. Os preos das obras variam entre 5 mil e 50 mil dlares para os emergentes, e chegam a "centenas de milhares" de dlares para os artistas consagrados internacionalmente, um preo no entanto acessvel para colecionadores. "Desde que comeamos a Pinta fica cada vez mais difcil para ns mesmos comprarmos a arte de latino-americanos, porque cada vez mais cara. um reconhecimento dos nossos artistas", afirma Diego Costa Peuser, diretor da PINTA, antes de acrescentar.

You might also like