You are on page 1of 5

RELAO DE DOCUMENTOS PARA AQUISIO DE IMVEL RESIDENCIAL Nota: Os documentos abaixo relacionados devero ser apresentados na forma original

ou por cpia autenticada em cartrio.


DOCUMENTOS DO COMPRADOR E CNJUGE 1.Cpias da carteira de identidade e do CPF. 2.Cpia da certido de estado civil ver item 38 das Observaes Gerais. 3.Cpia da escritura pblica de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunho total ou de separao de bens. 4.Cpia dos comprovantes de renda atualizados. Obs: Se funcionrio do Banco do Brasil, com o pagamento da prestao por consignao, remeter comprovante da margem consignvel, obtido na GEREL Braslia. 5.Certides negativas de: Aes na Justia Federal; Aes cveis; Interdio, tutela e curatela; Aes das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais); Protesto de ttulos; Certido de quitao de tributos e contribuies federais (se comerciante); Certido quanto dvida ativa da Unio (se comerciante); e CND/INSS, com a finalidade da Lei n 8.212/91 (se comerciante). Obs: a) Caso o comprador no resida na localidade do imvel, dever apresentar somente as certides do seu atual domiclio. b) Havendo certido positiva, encaminhar certido de inteiro teor da ao. 6.Formulrio para remessa de correspondncia (formulrio em anexo). 7.Formulrio de autorizao de dbito em conta corrente, devidamente preenchido e assinado, quando o proponente optar por esta forma de pagamento das prestaes (formulrio em anexo). SE HOUVER UTILIZAO DO FGTS

Nota: Se o estado civil do proponente for casado ou unio estvel, dever ser encaminhada declarao de imposto de renda do cnjuge/companheiro, salvo os casos de declarao conjunta.

8.Cpias legveis e autenticadas das pginas da CTPS onde constam a identificao do trabalhador e a contratao do empregado. 9.Extrato de cada conta do FGTS a ser utilizada na operao, com os registros dos ltimos dois anos. 10.Autorizao para movimentao de conta vinculada junto ao FGTS, com o objetivo de adquirir a casa prpria, constando tambm as declaraes do trabalhador pertinentes operao de utilizao do referido Fundo, conforme estabelecido no Manual de Moradia Prpria, disponvel na Internet, no endereo www.cef.gov.br (formulrio em anexo). 11.Declarao de que se trata da primeira aquisio de imvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro da Habitao - SFH, quando for o caso, tendo em vista que para a primeira aquisio de imvel residencial financiado pelo SFH, o proponente ter direito a um desconto de 50% nas despesas cartorrias referentes ao registro do contrato (formulrio em anexo) ou declarao de que no a primeira aquisio de imvel residencial financiado pelo SFH (formulrio em anexo). A referida declarao dever ser preenchida com os dados do proponente e cnjuge, se for o caso, bem como ser assinada pelos dois. DOCUMENTOS DO VENDEDOR E CNJUGE PESSOA FSICA
12.Cpias da carteira de identidade e do CPF. 13.Cpia da certido de estado civil ver item 38 das Observaes Gerais. 14.Cpia da escritura pblica de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a Dezembro/1977, com regime de comunho total ou de separao de bens. 15.Certides negativas de: Aes na Justia Federal; Aes cveis; Interdio, tutela e curatela; Aes das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais); Protesto de ttulos; Certido de quitao de tributos e contribuies federais (se comerciante); Certido quanto dvida ativa da Unio (se comerciante); e CND/INSS, com a finalidade da Lei n 8.212/91 (se comerciante); Obs: a) Caso o vendedor no resida na localidade do imvel, dever apresentar todas as certides do seu atual domiclio e da localidade do imvel. b) Havendo certido positiva, encaminhar certido de inteiro teor da ao.

16.Cpia do comprovante de abertura de conta POUPEX, ou, de outro banco, para o


recebimento do crdito oriundo do financiamento e do FGTS, se for o caso, documento oficial (a conta a ser informada pelo vendedor, na qual sero creditados os recursos referentes a esta operao de financiamento, dever estar ativa no momento do crdito).

DOCUMENTOS DO VENDEDOR PESSOA JURDICA 17.Quando se tratar de sociedade por quotas: Contrato social e suas alteraes, registrados na Junta Comercial; Procurao, lavrada em cartrio de notas, do(s) representante(s) da empresa que firmar(o) o contrato (documento necessrio somente se a indicao do(s) representante(s) no estiver prevista no contrato social da empresa e/ou em sua alteraes); CNPJ (antigo CGC/MF); e Certificado de regularidade da situao CRS/FGTS. 18.Quando se tratar de sociedade annima: Ata da assemblia que elegeu a atual Diretoria; Estatutos sociais atualizados, publicados no Dirio Oficial e certido de arquivamento na Junta Comercial; Procurao, lavrada em cartrio de notas, do(s) representante(s) da empresa que firmar(o) o contrato (documento necessrio somente se a indicao do(s) representante(s) no estiver prevista no contrato social da empresa e/ou em sua alteraes); CNPJ (antigo CGC/MF); e Certificado de regularidade de situao - CRS/FGTS. 19.Certides Negativas, tanto para sociedade annima quanto para sociedade por quotas, de: Aes na Justia Federal; Aes cveis; Aes da Fazenda Estadual e Municipal (Executivos Fiscais); Protesto de ttulos; Certido de quitao de tributos e contribuies federais; Certido quanto dvida ativa da Unio; e CND/INSS, com a finalidade da Lei n 8.212/91. Obs:Havendo alguma certido positiva, encaminhar certido de inteiro teor da ao. DOCUMENTOS DO IMVEL 20.Ttulo de propriedade com o respectivo registro. 21.Certido dominial vintenria. 22.Certido negativa de nus reais, contendo expressamente que o imvel est livre e desembaraado de quaisquer nus. 23.Certido negativa de IPTU. Obs: Relativo aos itens 22 e 23 retro, sugerimos, que as mesmas sejam extradas quando da reunio de todos os demais documentos, tendo em vista que o prazo de validade das mesmas caduca em 30 dias.

24.Cpia do boleto com o registro de pagamento da TCA Taxa de Cadastro e Avaliao (boleto em anexo). 25.Carta de "Habite-se" e CND/INSS averbadas no Cartrio de Registro de Imveis competente, quando se tratar de imvel novo. 26.Planta baixa. 27.Opo de compra e venda preenchida de forma correta, completa e legvel, bem como datada e assinada pelas partes (modelo em anexo). 28.Declarao negativa de dbito de condomnio, quando for o caso (formulrio em anexo). 29.Declarao de saldo devedor, se o imvel for financiado por outro agente financeiro. 30.Procurao, lavrada em cartrio de notas, outorgada pelo agente financeiro indicando o(s) seu(s) representante(s) para assinatura do contrato junto POUPEX, com poderes para liberar a hipoteca (se o imvel for financiado por outro agente financeiro). 31.Comprovante de pagamento de Foro quando se tratar de imvel edificado em terreno foreiro. 32.Quando o imvel for novo, dever ser encaminhado A.R.T. do engenheiro responsvel pela obra. 33.Certido de quitao da taxa de incndio, quando se tratar de imvel localizado na cidade do Rio de Janeiro RJ. Obs: O Laudo de Avaliao e Vistoria ser providenciado pela Gerncia de Engenharia GEREN, na sede desta APE/POUPEX, aps o recebimento da documentao. OBSERVAES GERAIS

34.A no observncia, pelo(s) proponente(s), das condies e prazos estabelecidos nestas normas, bem como das regras do SFH, acarretar o cancelamento da proposta de financiamento, sem direito a quaisquer indenizaes.
35.As normas aqui estipuladas, bem como a documentao relacionada, no excluem outras condies que devam ser satisfeitas, em funo das peculiaridades de cada caso. 36.A concesso do financiamento estar condicionada, tambm, disponibilidade financeira da POUPEX.
37.No ser devido qualquer ressarcimento das despesas efetuadas pelo(s) proponente(s), caso o financiamento no se concretize.

38.Comprovao de estado civil: DIVORCIADO certido de casamento com a respectiva averbao; SEPARADO JUDICIALMENTE/DESQUITADO certido de casamento com a respectiva averbao; VIVO certido de casamento com a respectiva certido de bito do cnjuge; CASADO certido de casamento; SOLTEIRO certido de nascimento; UNIO ESTVEL escritura declaratria de unio estvel e certido de nascimento de filho do casal, se houver. 39.Quando da utilizao de procurao pelo(s) proponente(s) e/ou vendedor(es) dever ser lavrada em cartrio de notas. Caso o instrumento tenha mais de 12 (doze) meses de expedio, dever estar acompanhado de certido do respectivo ofcio de notas que o lavrou indicando sua validade. 40.Quando o proponente e/ou cnjuge utilizar(em)-se de procurao, dever constar da mesma poder expresso para comprar e dar o imvel em hipoteca ou alienao fiduciria, conforme o caso. 41.Todos os documentos apresentados em xerox devero estar perfeitamente legveis. 42.Quanto aceitao de financiamento de casas pr-fabricadas em madeira, esclarecemos que antes de ser aceita a unidade como objeto do seguro habitacional, necessrio apresentao da documentao abaixo indicada, possibilitando a anlise e parecer da seguradora: Projeto do imvel; Especificao tcnica do material utilizado; Declarao/atestado de durabilidade do imvel com ART registrada no CREA e/ou garantia dada pelo construtor; Informaes sobre a disponibilidade da tecnologia utilizada na construo da unidade residencial em todo o pas, de forma a viabilizar uma eventual reposio causada por danos amparados pela aplice habitacional de seguros.

43.Venda de pais para filho: a operao dever ter anuncia dos outros filhos e de seus
cnjuges, se for o caso. Alm disso, nesta operao dever ser enviado tambm documento contendo os dados pessoais/qualificao atualizada das partes envolvidas. 44.Se o imvel contiver reforma/ampliao, estas devero estar devidamente averbadas em cartrio. Caso contrrio, a contratao somente ser efetivada aps a regularizao/averbao da rea construda junto ao cartrio competente. 45.Ao muturio, em dia com suas obrigaes, assegurada a realizao de amortizaes extraordinrias para reduo do prazo do financiamento ou do valor das prestaes desde que o valor a ser amortizado corresponda, no mnimo, a 10% do valor do saldo devedor do financiamento da poca em que se realizar a amortizao. 46.A comprovao de alienao de imvel de propriedade do trabalhador para fins de utilizao do FGTS em outra operao deve ser efetuada mediante apresentao da certido de inteiro teor da matrcula do imvel constando a referida alienao. Ou seja, a apresentao de contrato de gaveta no comprova a venda/alienao do imvel.

You might also like