You are on page 1of 104

Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

02 / SUMRIO

APRESENTAO

04 08

06 16

- RedecARd, AmigA do lojistA - meios de cAptuRA - pRodutos e seRvios

MENSAgEM dO cONSElhO dE AdMINISTRAO

PERfIl REdEcARd

SUMRIO EXEcUTIVO
- supeRAo e coNQuistAs em 2010

18 20

MENSAgEM dO PRESIdENTE ESTRATgIA

- UM ANO DE AVANOS

- pARceRiA e pRoximidAde com os clieNtes - multibANdeiRA - seguRANA - iNovAo - plANo estRAtgico

/ 03
Dilogo com StakeholDerS governana corporativa Foco no cliente ativoS intangveiS

26

- Processo de consulta interno e externo

30

- PrincPios organizacionais em constante evoluo - PrinciPais Prticas - transParncia e tica nas relaes - gesto de riscos

DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

- cenrio econmico - desemPenho financeiro - sustentabilidade na redecard - Pacto global - o instituto redecard - incentivo cultura, ao esPorte e ao social - Prticas ambientais

42

66 72

- Preferncia e satisfao

inovao

70 86

- gesto de Pessoas - gesto do conhecimento - gesto da marca - Prmios e reconhecimentos

- novas tecnologias e novos horizontes

- sobre o relatrio nvel de aPlicao gri

anexoS

- indicadores PrinciPais Para a redecard - balano social (ibase e nbct15)

- ndice remissivo gri e correlao com o Pacto global - relatrio de assegurao limitada dos auditores indePendentes sobre - declarao de exame do nvel de aPlicao Pela gri - informaes corPorativas - crditos relatrio de sustentabilidade 2010 da redecard s.a.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

4 / apreSentao

Redecard publica, pelo segundo ano consecutivo, o Relatrio Anual de Sustentabilidade, confirmando seu compromisso de transparncia e tica com a sociedade. Este documento contempla as principais realizaes, os desafios e as metas da Redecard nas esferas econmica, social e ambiental. A publicao tem como objetivo estimular o dilogo da Redecard com os seus stakeholders (pblicos de relacionamento): analistas, associaes, bancos emissores, bandeiras, clientes, conselheiros, fornecedores, funcionrios e investidores. A construo de uma matriz de materialidade para a Redecard foi uma importante etapa desse processo de dilogo, pois permitiu o alinhamento das expectativas externas com as metas da Companhia. Concludo em dezembro de 2010, o estudo teve como base consulta aos pblicos de relacionamento, que apontaram, durante a realizao de seminrios, quais eram os temas prioritrios para a Redecard. Os resultados foram alinhados ao planejamento estratgico da Companhia, formando a base para o contedo desta publicao. GRI 3.5 e 3.8 O Relatrio Anual de Sustentabilidade da Redecard segue, pelo segundo ano consecutivo, as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), dispondo informaes que elevaram o seu nvel de relato de C+ para B+, segundo as novas exigncias do modelo GRI/G3, estabelecidas em fevereiro de 2010. GRI 3.11 O contedo foi verificado pelos auditores independentes da PwC, que utilizaram as diretrizes de assurance AA1000, processo que engloba o levantamento de informaes, a auditoria e o relato social e tico, com enfoque no dilogo com as partes interessadas. As informaes deste relatrio esto acessveis por meio de quatro formatos: (i) a verso impressa e completa; (ii) o contedo disponvel no Portal Redecard (www.redecard.com.br/ri), que pode ser acessado na ntegra ou a partir de uma navegao por pblico, dirigida aos stakeholders apontados pelo processo de materialidade; (iii) udios disponibilizados na forma de podcasts no mesmo portal, que apresentam o relatrio resumido e acessvel aos deficientes visuais; e (iv) revista impressa, distribuda aos funcionrios, com as informaes resumidas. As demonstraes financeiras, que em 2010 passaram a ser publicadas de acordo com o padro internacional IFRS, somente podero ser acessadas via Portal Redecard.

Boa leitura!

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

6 / Sumrio executivo
a ampliao daquele que j era o maior portflio de bandeiras do setor de meios de pagamento

maior competitiviDaDe
Com o fim da exclusividade entre bandeiras e credenciadoras, a Redecard, que j nasceu multibandeira, incorporou a Visa ao seu portflio, a partir de 1o de julho de 2010. As transaes com a bandeira mais aceita do mundo comearam a ser processadas nas maquininhas da Redecard zero hora desse mesmo dia, sem que os clientes precisassem fazer qualquer ajuste ou atualizao. O novo cenrio do mercado de meios eletrnicos de pagamento acirrou a concorrncia e exigiu novas estratgias. Para manter-se entre as lderes diante desse novo ambiente, a Companhia realizou uma srie de iniciativas orientadas melhoria da qualidade dos servios oferecidos aos seus clientes. Foram reforadas equipes nas reas comerciais e de suporte de negcios, que contaram com investimentos em pessoas. Dentro da estratgia de formar equipe prpria de vendas, a Redecard elevou seu quadro de funcionrios de 790 para 1.455 ao longo de 2010. Para estreitar o relacionamento com seus clientes, a Companhia implantou diversos canais de atendimento, reformulou seu portal e ampliou sua fora de vendas. Os investimentos da Redecard em 2010 destinaram-se principalmente aquisio de equipamentos de captura (maquininhas), reafirmando sua estratgia de renovao e atualizao permanente do parque de equipamentos. A Companhia investiu significativamente em softwares desenvolvidos pela empresa, necessrios para atender as novas bandeiras integrantes do Sistema Redecard. A empresa reforou tambm sua proposta de valor, composta por quatro pilares que a diferenciam no mercado: inovao, segurana, plataforma multibandeira e antecipao de vendas. Ao mesmo tempo em que fechou parcerias com novas bandeiras, intensificou seu posicionamento de marca e investimentos em marketing, por meio de uma nova campanha publicitria. Lanou a sua mascote, uma maquininha (POS) que se transforma em um cachorrinho, e, assim, posicionou-se como amiga do lojista.

eletrnico, a abertura de mercado, com o fim da exclusividade que a e o maior foco no cliente so os Anual de Sustentabilidade da bandeira visa mantinha no brasil,

principais destaques do Relatrio Redecard 2010. a busca por produtos e servios que agreguem valor a postura da companhia, mas, ao negcio do cliente sempre foi em 2010, com o cenrio de maior fazer parte da estratgia.

concorrncia, essa diretriz passou a

perFil
A Redecard, credenciadora multibandeira de cartes de crdito, de dbito e de benefcios, uma das lderes da indstria de meios de pagamento eletrnico no mercado brasileiro. Alm das atividades de credenciamento, captura, transmisso, processamento e liquidao financeira das transaes com cartes de crdito e dbito, oferece o pr-pagamento aos estabelecimentos, referente s vendas por eles realizadas com cartes de crdito MasterCard, Visa, Diners Club International, Sicredi e Cabal. A Companhia tambm oferece aos seus clientes o aluguel das maquininhas para captura eletrnica de transaes, a consulta de cheques por meio desses mesmos terminais e a captura e transmisso de transaes realizadas com cartes de benefcios (voucher) e com cartes de lojas (private label).

/7
tica e Segurana
Para fortalecer o compromisso com a tica, a Redecard fez uma ampla divulgao do Cdigo de tica e Conduta em 2010, obtendo validao de todos os funcionrios, processo que se iniciou em 2009, com a reviso do documento. Esse movimento procurou alinhar o cdigo nova identidade, aos dez princpios do Pacto Global e a requisitos de mercado, como o ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), e o ndice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability World Index DJSI World). Outra ao importante foi a classificao de todos os riscos previamente mapeados. A Companhia priorizou o monitoramento daqueles considerados inaceitveis, mediante o acompanhamento de aes que mitigassem a materializao de tais riscos, classificados nas diversas reas-chave dos setores da Redecard. Entre os principais riscos monitorados esto: a continuidade dos negcios por meio de seus processos de captura; o processamento e a liquidao das transaes; e a violao dos sistemas da Companhia, o que poderia gerar a divulgao no autorizada de dados.

/7

SuStentabiliDaDe
Aps a integrao da Redecard no ndice Dow Jones de Sustentabilidade e no ndice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa, em 2009, a Companhia assumiu importantes compromissos e ampliou suas iniciativas. Iniciou as atividades do Instituto Redecard, cuja misso atuar na educao para o empreendedorismo. Em 2010, o instituto articulou e desenvolveu dois programas de capacitao: o Empreendedorismo Social e o Empreendimento Sustentvel. Tambm montou um grupo de trabalho, em parceria com a MasterCard e o Sebrae nacional, voltado a estudar e apresentar solues adequadas em meios de pagamento aos micro e pequenos empreendedores. A Redecard foi a nica empresa do setor de meios de pagamento eletrnicos selecionada pelo segundo ano consecutivo para integrar a carteira de investimentos do ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, e o Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Para reforar suas aes em prol do desenvolvimento sustentvel, a Companhia assumiu o compromisso de monitorar as suas emisses de gases que causam o efeito estufa. E ingressou, em dezembro, na primeira carteira do ndice de Carbono Eficiente (IC02), da BM&FBovespa e do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), para a edio de 2011. Como resultado de todas essas aes, a Companhia terminou 2010 com amplo reconhecimento da sociedade. Entre os prmios recebidos esto: As 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil do Guia Voc S/A-Exame; o Ranking 500 Maiores Empresas do Brasil da revista Isto Dinheiro; e As 100 Mais Inovadoras em TI, promovida pela revista Information Week e pela Deloitte.

inovao
A inovao tambm foi um elemento importante para a aproximao da Redecard com os seus clientes. Na vanguarda para levar mobilidade aos clientes atuais e ampliar o uso dos meios eletrnicos de pagamento, a Companhia lanou o Redecard Celular, um sistema que permite a utilizao do telefone mvel como carto de crdito, substituindo o dinheiro de plstico. A Companhia tambm inovou ao lanar o Redecard Mvel, produto que transforma o celular em maquininha. Lder de mercado, o produto voltado principalmente aos segmentos que necessitam de mobilidade e nos quais o carto ainda tem pouca penetrao.

DeSempenho econmico
A expanso nos credenciamentos, impulsionada, tambm, pelas novas parcerias com Caixa Econmica Federal, Banco Safra, Tribanco (instituio financeira do Grupo Atacadista Martins) e Bancoob (Banco das Cooperativas no Centro-Oeste), aliada ao incio da captura de transaes de crdito e dbito com a bandeira Visa e ao amplo portflio de bandeiras, que em 31 de dezembro de 2010 somava 22 a maior oferta disponvel entre os adquirentes do mercado brasileiro , resultou em um lucro lquido de R$ 1,4 bilho, com crescimento 0,3% acima do obtido em 2009.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

8 / perFil reDecarD

Redecard, amiga do lojista


a redecard s.a. uma empresa brasileira que est presente em todo o territrio nacional com 1,145 milho de maquininhas, distribudas em 100% dos municpios onde h fornecimento de energia eltrica e telecomunicaes. considerada uma das dez maiores empresas de meios eletrnicos de pagamento do mundo, sendo uma das 20 companhias abertas com aes mais lquidas do ibovespa (ndice da bolsa de valores de so Paulo), com um valor de mercado de r$ 15 bilhes*. gri 2.1, 2.2, 2.5, 2.6, 2.8 e 3.6
A Companhia realiza captura, transmisso, processamento e liquidao financeira das transaes com cartes de crdito e dbito feitas por consumidores durante as suas compras. Credenciadora multibandeira, a Redecard uma das lderes da indstria nacional de meios eletrnicos de pagamento. Ao fim de 2010, a Companhia capturava 22 bandeiras**, o maior portflio do mercado brasileiro. As principais fontes dos negcios da Redecard so: o aluguel das maquininhas (POS); a taxa de desconto sobre o valor decorrente das vendas com cartes de dbito e crdito; o Recebimento Antecipado de Vendas (RAV); o servio de consulta de cheques; e a captura e transmisso de transaes com cartes de benefcios (voucher) ou de lojas (private label). GRI 2.7 e 2.8 Foi a nica empresa do setor de meios eletrnicos de pagamento a ingressar, pelo segundo ano consecutivo, nas carteiras de investimentos do ndice Dow Jones de Sustentabilidade e do ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. GRI 2.10 A Redecard uma sociedade por aes de capital aberto. Tem sede em Barueri (SP), na Avenida Marcos Penteado de Ulha Rodrigues, 939, loja 1 12 o, 13 o e 14 o andares, e um escritrio administrativo em So Paulo (SP), na Avenida Juscelino Kubitschek, 1.400, 12 o, 13 o e 14 o andares.
GRI 2.3, 2.4 e 2.6

*Valor com base em 30/12/2010 **Visa, Hipercard, China Union Pay, Sorocred, Coopercred, Sicredi e Avista

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

10 / perFil reDecarD

da Redecard. Desde ento, a Companhia passou a ser a principal credenciadora das bandeiras MasterCard e Diners Club International no Brasil. GRI 2.5 e 2.6 Em junho de 2007, a Redecard abriu seu capital na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de So Paulo (BM&FBovespa), com suas aes sendo listadas no Novo Mercado, segmento reservado para empresas comprometidas com prticas diferenciadas de tratamento ao acionista minoritrio e grau mximo de governana corporativa do mercado de capitais brasileiro. Aps a abertura de capital, a MasterCard International e o Citibank venderam suas participaes, e a Companhia passou por uma reestruturao acionria. Dessa maneira, o Grupo Ita Unibanco, formado pela at ento recente fuso entre os dois bancos, consolida-se como controlador da Redecard.

com um amplo portflio de produtos e servios, a redecard atende s necessidades e s expectativas de clientes em todos os municpios brasileiros.

A histria da Companhia comea na dcada de 70. A empresa foi constituda nos termos da Lei das Sociedades por Aes, fruto de uma parceria entre o Citibank, a Itaucard e o Unibanco na fundao da Credicard, empresa que exercia as atividades de bandeira, emissora e credenciadora. Em 1987, passou a emitir os cartes da bandeira MasterCard e lanou o primeiro carto de dbito do mercado brasileiro, o Redeshop. Em 1996, os acionistas controladores decidiram pela especializao dos servios de credenciamento de estabelecimentos e constituram a Redecard, a partir da ciso das atividades de credenciamento da Credicard. No mesmo ano, a MasterCard International tambm se tornou acionista

nossa histria

A Redecard nasceu multibandeira e sempre valorizou a livre concorrncia para oferecer servios de forma democrtica aos seus clientes. Por isso, nunca teve contrato de exclusividade com nenhuma bandeira de cartes de crdito, dbito ou benefcios. Com a abertura de mercado, em 1o de julho de 2010, passou a capturar as transaes de dbito e crdito da bandeira Visa, a mais aceita do mundo, o que abriu a oportunidade de reforar a sua atuao em regies do pas onde no tinha forte presena. Durante o ano, a Redecard tambm celebrou parceria para a captura de outras seis bandeiras: Hipercard, China

bandeiras

/ 11

Union Pay, Sorocred, Coopercred, Sicredi e Avista. Em 2010, o portflio atingiu 22 bandeiras*, sendo o maior do mercado brasileiro. As novas parcerias agregaram ainda mais valor aos clientes Redecard, que passaram a se beneficiar da aceitao de bandeiras regionais e internacionais, trazidas pelo turismo interno e externo. A aceitao de novas bandeiras internacionais ganha maior relevncia diante da realizao dos eventos esportivos da Copa do Mundo e das Olimpadas no Brasil, que traro ao pas um contingente extra de consumidores. GRI 2.2 e DMA-PR

o PaPel da redecard no mercado de Pagamentos no brasil

Bandeiras Base de cartes Aceitao

Bancos emissores

Credenciadores

$ Valor da transao (-)Taxa de intercmbio

Fatura

$ Valor da transao Portadores de carto

$ Valor da transao (-)Taxa de desconto Estabelecimentos

Dados da transao

Bens/servios

Cartes de crdito e dbito

gri 2.3 *Visa, Hipercard, China Union Pay, Sorocred, Coopercred, Sicredi e Avista

a redecard atende cerca de 20 mil profissionais autnomos.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

12 / perFil reDecarD

Meios de captura
Para ampliar o recebimento de pagamentos eletrnicos de seus alinhados evoluo tecnolgica e adequados s necessidades de cada segmento. A Companhia conta com um dos parques tecnolgicos mais avanados do mundo e utiliza tecnologia de em estabelecimentos comerciais de todo o pas, por meio de 1,145 milho de maquininhas. maquininha com fio clientes, a Redecard disponibiliza meios de captura cada vez mais

ponta para oferecer meios modernos de captura das transaes

Meio de captura que atende principalmente os lojistas e pequenos comerciantes que recebem pagamentos em balco, a maquininha com fio de propriedade da Redecard, que a aluga aos estabelecimentos. A Companhia garante preos competitivos e agrega servios a distncia, como as atualizaes remotas de softwares e de segurana.

do estabelecimento da Redecard, permitindo a captura das transaes eletrnicas. A Redecard oferece diferentes solues de PDV, de acordo com o volume de transaes e o tamanho do estabelecimento.

Tambm de propriedade da Redecard, a maquininha compacta e sem fio vai aonde o consumidor est, facilita os pagamentos eletrnicos e atende segmentos que precisam de mobilidade, pois o seu funcionamento no depende de linha telefnica convencional. A maquininha ajustada, por exemplo, demanda de restaurantes e postos de gasolina, onde esse meio de captura oferece maior agilidade e comodidade aos clientes.

maquininha sem fio

Tecnologia desenvolvida pela Redecard para os estabelecimentos de comrcio eletrnico, esse produto se integra s solues de Internet capturando a transao para o estabelecimento, evitando, assim, que os dados dos cartes trafeguem no ambiente da loja virtual. Dessa forma, o lojista no precisa se preocupar em implantar controles e sistemas para garantir a segurana desses dados. O Komerci captura transaes com cartes de crdito das bandeiras MasterCard, Visa e Diners.

Komerci

Equipamento de propriedade do estabelecimento, geralmente utilizado por varejistas de grande porte, como redes de supermercado. Consiste em um software de Transferncia Eletrnica de Fundos (TEF) que interliga a rede

terminais Pdv tef

Tecnologia inovadora, o Redecard Mvel uma soluo que transforma um simples aparelho celular em uma maquininha Redecard. Por meio do celular, um vendedor porta a porta, por exemplo, consegue realizar suas vendas e receber o pagamento com os cartes de crdito Visa, MasterCard e Diners.

redecard mvel

/ 13

o parque tecnolgico da redecard um dos mais modernos do mundo, composto por mais de 1,1 milho de maquininhas.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

14 / perFil reDecarD

Produtos e servios
Com o objetivo de atrair mais consumidores para os estabelecimentos comerciais e, assim, fazer seu cliente vender sempre mais, a Redecard oferece uma variedade cada vez maior de produtos e servios. Desde o segundo semestre de 2010, esse comeou a se configurar. crdito e dbito

conceito vem sendo intensificado, e uma plataforma multisservios

A Redecard responsvel pelas atividades de captura, transmisso, processamento e liquidao financeira das transaes realizadas com cartes de crdito e dbito de bandeiras nacionais e internacionais. No crdito, o lojista pode vender vista ou parcelado, com ou sem juros, com total segurana de recebimento. No dbito, a venda acontece vista ou pr-datada em at 60 dias. As transaes so 100% eletrnicas e autorizadas por meio de senha, e o valor debitado da conta-corrente do consumidor. Em 2010, as transaes realizadas com cartes de crdito representaram R$ 1,6 bilho, e as com dbito, R$ 449,2 milhes.

As maquininhas, ou terminais eletrnicos, so de propriedade da Redecard, que as aluga aos estabelecimentos. Com um nico terminal, o comerciante pode realizar uma srie de servios, como transaes de crdito e dbito, consulta de cheques e recarga de celulares. Os valores do aluguel incluem manuteno do software e do hardware, fornecimento de bobinas, atualizao peridica dos equipamentos e acesso Central de Atendimento e ao portal, com mais de 40 autosservios disponveis para o cliente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

aluguel das maquininhas (terminal de captura)

Indicadores Cartes de crdito


Volume financeiro (R$ mil) Quantidade de transaes (mil)

2007
68.641.394 781.491

2008
82.941.488 897.956

2009
98.651.470 1.017.161

2010

123.865.579 1.194.415

Cartes de dbito
Volume financeiro (R$ mil) Quantidade de transaes (mil) 33.702.471 704.934 42.273.469 851.302 49.305. 526 968.757
60.205.329 1.125.935

/ 15

As transaes com cartes de benefcios capacitam os clientes da Redecard a atenderem, com apenas uma maquininha, os principais segmentos de cartes de refeio, alimentao, combustvel, farmcia e carto-prmio do pas. A Redecard captura as principais administradoras de benefcios do Brasil: Ticket, Sodexo, PlanVale, Nutricash, Green Card, SaporeBenefcios, Verocheque, Sorocred Vale, Cabal Vale, BNB Clube e Valecard.

cartes de benefcios (voucher)

So cartes que atendem s necessidades de empresas com grande volume de vendas e frequncia de compras, como lojas de departamentos, supermercados e magazines. Esses cartes levam a marca do estabelecimento, podendo tambm ter bandeira, o que permite sua utilizao nos demais estabelecimentos credenciados ao Sistema Redecard.

cartes private label

Por meio das maquininhas da Redecard possvel consultar o cadastro do emissor do cheque no Serasa Experian, de forma fcil e rpida. A Redecard entende que precisa estar atenta a todas as necessidades de seus clientes. E, para os casos de estabelecimentos que aceitam cheque, concede esse suporte de segurana em suas maquininhas.

consulta de cheques

de crditos em celulares pr-pagos, mediante o uso de cartes de dbito MasterCard e Visa Electron. O produto aumenta a utilizao das maquininhas e possibilita o aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento, e o lojista ainda remunerado por esse servio.

com uma nica maquininha, o cliente tem acesso a diversos servios.

Servio disponibilizado nas maquininhas para recarga eletrnica

recarga de celular

Permite o saque de at R$ 100 em dinheiro pelos portadores de cartes de dbito ao realizarem compras de, no mnimo, R$ 20 em estabelecimentos credenciados pela Redecard utilizando as maquininhas. No h taxa de desconto sobre o valor do saque para os estabelecimentos participantes.

compre & saque

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

16 / menSagem Do conSelho De aDminiStrao

Superao e conquistas em 2010


Mrcio de Andrade Schettini Presidente do Conselho de Administrao

ano foi marcado pelo incio de um novo perodo para a Redecard: um ciclo de competio intensa, desencadeado pela abertura de mercado e pelo fim da exclusividade de bandeiras. Para reforar a sua vocao para a liderana, a Companhia uniu esforos, competncias, recursos e know-how para o desenvolvimento e a adequao de um modelo de negcio que consiste em crescimento e manuteno da base de estabelecimentos credenciados ao seu sistema. A Redecard terminou o ano com xito nas suas principais metas estratgicas e com vrias outras conquistas, como a manuteno do maior portflio de bandeiras do mercado, 22 ao todo, e a presena, pelo segundo ano consecutivo, no Dow Jones Sustainability World Index e no ndice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa. Durante esse processo houve desafios e conquistas. O incio da autorregulamentao do setor foi um avano inquestionvel para o mercado

dos meios de pagamento eletrnicos, com mudanas positivas nas regras de superviso de concorrncia e na viso sobre qual o tipo de relao a estabelecer com os clientes e quais as responsabilidades dos bancos emissores das bandeiras nesse processo. GRI 1.1 e 1.2 Preparar a empresa para essa nova dinmica de mercado foi um dos desafios mais relevantes de 2010. Um processo que se iniciou h um ano, exigindo investimentos em planejamento e um importante acrscimo em seu corpo de funcionrios. Historicamente, a Redecard sempre se posicionou como uma empresa inovadora, com alto ndice de automao, que participa do processo de modernizao e que proporciona ganhos de eficincia para os seus clientes. O novo ambiente competitivo acelerou esse processo e guiou a deciso da Companhia de investir em estruturas adicionais, montadas no s para cobrir oportunidades de negcios e para a manuteno dos clientes, como para aumentar o potencial de processamento e atendimento e

/ 17

as aes de sustentabilidade na governana da redecard contriburam para a superao dos desafios de 2010.

aperfeioar a capacidade de resposta s novas demandas do mercado de meios de pagamentos eletrnicos. GRI 2.9 As aes de sustentabilidade na governana da Redecard contriburam para a superao dos desafios de 2010. Alm de trazer benefcios sociedade, a manuteno e a ampliao dessa forma de atuar aproximaram a Companhia de investidores estratgicos no Brasil e no mundo um mercado que reconhece cada vez mais o comprometimento da Redecard em prol do desenvolvimento sustentvel. GRI 1.1 A Companhia tambm concretizou aes de incluso social, com a adeso de novos clientes aos seus negcios. A Redecard acredita que, ao levar uma maquininha para um estabelecimento comercial, contribui para o processo de formalizao da economia brasileira e o desenvolvimento socioeconmico de seus clientes. Outra conquista foram os investimentos para suportar a expanso geogrfica, com o objetivo de, a mdio e

longo prazos, aumentar a participao da Redecard nos mercados regionais. Para 2011 e 2012, projetamos um cenrio ainda de avanos e de expanso geogrfica. A Redecard deve continuar com o seu papel de desenvolver um mercado que passou a ter mais visibilidade, sempre buscando preservar e ampliar franquias e sua participao de mercado, fazendo com que essas aes revertam em resultados financeiros favorveis aos acionistas. Mantemos uma viso muito positiva para 2011, apesar da conscincia de que a agenda do mercado muito intensa e que isso exigir esforos redobrados no apenas da diretoria da Redecard, como do Conselho de Administrao da empresa. Esse desafio passa a ser conduzido, a partir de abril, por Claudio Takashi Yamaguti, que assume o cargo de diretor-presidente. Em nome do Conselho de Administrao, agradeo a decisiva contribuio de Roberto Medeiros, que ocupou esse cargo desde 2008, na preparao da Companhia para o novo ambiente regulatrio e concorrencial.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

18 / menSagem Do preSiDente

Um ano de avanos
Roberto Medeiros Presidente

mercado brasileiro de meios eletrnicos de pagamento mudou significativamente em 2010, e a Redecard respondeu altura dos novos desafios. Durante esse processo de adequao ao novo ambiente de negcios, a Companhia uniu esforos, competncias, recursos e know-how no desenvolvimento de um modelo de negcio que permitisse o crescimento da base de estabelecimentos credenciados em todo o territrio nacional. GRI 1.1 e 1.2 Os resultados do ano foram eloquentes: a Redecard capturou R$ 184 bilhes em transaes de dbito e crdito em 2010, atingindo as projees da Companhia, com o crescimento de 25,6% no volume financeiro das transaes de crdito e 22,1% de dbito. O lucro lquido manteve-se estvel, em R$ 1,4 bilho, mesmo diante do aumento significativo dos investimentos. A abertura do mercado trouxe maior competitividade para as empresas de meios eletrnicos de pagamento, o que exigiu muito planejamento, novas contrataes e reposicionamento da identidade da

Redecard. Por outro lado, permitiu Companhia reforar sua excelncia em inovao, segurana, portflio multibandeira, antecipao de vendas e nos diversos produtos e servios que fazem da Redecard muito mais que uma simples credenciadora. A captura da bandeira Visa foi um passo importante pela sua dimenso, mas no a nica conquista alcanada em 2010. A Redecard obteve um avano expressivo no seu portflio, com a adeso de outras seis bandeiras, que vieram concretizar o plano estratgico de expanso geogrfica e de regionalizao. Entre elas, destacamos a Hipercard, que possibilitou a ampliao da cobertura nas regies Sul e Nordeste; a Sorocred, que fortaleceu a atuao da Redecard no interior do estado de So Paulo; e o Sicredi, nas regies Centro-Oeste e Sul. Antevendo o aumento do fluxo de turistas estrangeiros por conta dos principais eventos programados no pas, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpadas de 2016, a Redecard fechou ainda acordo com a bandeira chinesa China Union Pay (CUP), detentora da impressionante marca de 2,2 bilhes de cartes emitidos. GRI 2.7 e 3.11

/ 19

a redecard obteve um avano expressivo no seu portflio com a adeso de bandeiras, que vieram concretizar o plano estratgico de expanso geogrfica e de regionalizao.

Outro ponto a destacar a parceria fechada com a Multiplus, que permite aos seus usurios utilizar pontos do programa de fidelidade para fazer compras ou creditar pontos em estabelecimentos credenciados e associados ao programa de milhagem de companhias areas. A inovao tambm se fez presente em 2010. O lanamento em grande escala do Redecard Mvel, tecnologia que permite o processamento de transaes via celular, foi uma das realizaes da Companhia, o que permitiu atingir segmentos que necessitavam de mobilidade. Essa estratgia garantiu a entrada de cerca de 20 mil vendedores autnomos na base de clientes da empresa. A plataforma mobile foi complementada pelo lanamento do Redecard Celular, que transforma o celular em carto de crdito, substituindo o dinheiro de plstico. Outra relevante evoluo foi a ampliao das prticas de sustentabilidade da Companhia. Em 2010, foram iniciados os programas do Instituto Redecard, foi criado o Comit de Sustentabilidade e a Redecard fez

parte, pelo segundo ano consecutivo, do ndice Dow Jones de Sustentabilidade e do ndice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa. GRI 1.1 A Redecard continua comprometida com o Pacto Global da Organizao das Naes Unidas, a que aderiu em dezembro de 2009. Neste relatrio esto publicadas as prticas realizadas em 2010 e as metas estabelecidas para 2011 relacionadas aos temas direitos humanos, direito do trabalho, meio ambiente e corrupo. GRI 1.1 Todo o processo de preparao para o novo cenrio do mercado acabou por reafirmar a vocao da Redecard, que sempre esteve mobilizada para entender as necessidades dos seus clientes, antecipar-se ao mercado e oferecer solues seguras e eficientes. A Companhia entende que os seus xitos estaro sempre relacionados ao sucesso dos seus clientes.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

20 / eStratgia

Parceria e proximidade com os clientes


o cenrio de maior competitividade em 2010 contribuiu para reforar e consolidar a estratgia de negcio da redecard, sempre focada na satisfao do cliente. a abertura do mercado trouxe a possibilidade de escolha aos lojistas, que agora podem optar entre as credenciadoras, de acordo com suas necessidades.
Para a Redecard, a mudana significou o incio da captura de transaes da bandeira Visa, que contribuiu para a ampliao de sua presena regional. Coerente com a sua estratgia de Foco no Cliente, a Redecard: continuou a ampliar seu portflio de bandeiras e a investir em segurana, inovao e antecipao de recebveis. reconheceu a diferena de necessidades, expectativas e aspiraes de seus diferentes clientes, segmentando as suas foras comerciais e os seus canais para melhor atend-los. investiu em ferramentas e sistemas para gesto de relacionamento com clientes. iniciou o desenvolvimento de uma plataforma multisservios. GRI 2.9 Em 2011, a Redecard dar continuidade sua estratgia de maior foco no cliente, por meio de quatro pilares de atuao: GRI 4.8

novo patamar de relacionamento com o cliente, alinhado com cada etapa de seu ciclo de vida.

viso cliente: estabelecer um

inovao: Produtos e servios inovadores e diferenciados, como redecard mvel e redecard celular, que oferecem maior mobilidade aos clientes e permitem explorar novos mercados.
maximizar os processos, sistemas e competncias, valendo-se da nossa capacidade de escala para atender cada vez melhor nossos clientes.

excelncia operacional:

multisservios: buscar novos


servios que gerem negcios para os clientes.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

22 / eStratgia

Multibandeira
Por trabalhar com diferentes bandeiras, a Redecard multiplica as oportunidades dos clientes de incrementar suas vendas.
A Redecard acredita na livre concorrncia e na autorregulao do mercado, por isso, desde o seu princpio, lanou-se como plataforma multibandeira, transacionando cartes MasterCard e Diners Club International. Ao fim de 2010, a Companhia havia incorporado sete novas bandeiras, contabilizando um total de 22. A experincia de uma atuao multibandeira faz da Redecard uma empresa apta incorporao rpida de novas bandeiras. Essa competncia foi determinante para o sucesso da aceitao de Visa, em julho de 2010. A Companhia entende que esse posicionamento faz com que seus clientes tenham a oportunidade de aceitar a maior diversidade de cartes nacionais e internacionais do mercado brasileiro, ampliando a possibilidade de incrementar suas vendas. Outro importante aliado para o xito da estratgia de multibandeira foi o ingresso

alm da Presena nacional, buscamos Parcerias com imPortantes bandeiras regionais

abrangncia nacional

/ 23

Segurana
A rapidez e a segurana nas vendas so princpios
da Hipercard, a maior bandeira nacional, que contribuiu para aumentar a presena da Redecard em regies como Nordeste e Sul assim como Sorocred (no interior de So Paulo), Coopercred (no Centro-Oeste), Avista e outras, que possibilitaram que a Companhia apresentasse as melhores ofertas regionais. O processo de regionalizao resultou na ampliao da fora de vendas da Redecard, com o acrscimo de cerca de 550 promotores, treinados para estabelecer uma agenda de contatos frequentes com os clientes em todo o Brasil. Esse novo contingente complementou o tradicional leque de abordagem da Companhia, primariamente via bancos, e seguiu a estratgia de atendimento regional da Redecard. Ao fim de 2010, cerca de metade dos novos credenciamentos da Redecard passou a vir de seus promotores. Nos anos anteriores, 75% desses credenciamentos eram provenientes do canal bancrio. Essa ampliao da fora de vendas no desestimulou os avanos com os meios tradicionais de credenciamento de novos clientes. GRI 2.9 O olhar estratgico da Redecard no se ateve apenas ao processo de expanso geogrfica e de adequao da fora de vendas, mas buscou tambm parcerias com bandeiras internacionais antevendo o aumento do fluxo de turistas estrangeiros nos principais eventos que sero realizados no pas, entre 2014 (a Copa do Mundo) e 2016 (os Jogos Olmpicos do Rio de Janeiro). Nesse contexto, a Redecard celebrou acordo com a bandeira China Union Pay (CUP). GRI 2.9

fundamentais para a atuao da da Amrica do Sul a alcanar a (Payment Card Industry

Redecard, primeira credenciadora certificao internacional PCI DSS Data Security Standard), o que atesta o compromisso com a proteo nas transaes de pagamentos eletrnicos.

Segurana das transaes, controles internos e preveno a fraudes esto no escopo de trabalho da Companhia. Adicionalmente, importante ressaltar que a aceitao de meios eletrnicos de pagamento, por si, tambm traz segurana aos clientes, que eliminam o risco de inadimplncia dos cheques e tm a garantia do recebimento de suas vendas, uma vez que o risco de no pagamento por parte do consumidor assumido pelo banco emissor. A Redecard tambm atua fortemente para a melhoria na segurana das redes de estabelecimentos comerciais do pas. Essa ao ocorre por um canal de comunicao que trata dos assuntos de segurana, com cerca de 300 redes de estabelecimentos. A Companhia participa de iniciativas para o mercado de meios eletrnicos de pagamento, como o Movimento Internet Segura, que promove as melhores prticas de segurana para o comrcio eletrnico, e tambm atua em parceria com oito das maiores redes de estabelecimentos, apoiando-os para a aderncia aos padres de segurana da indstria definidos para o PCI. DMA-PR

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

24 / eStratgia

Inovao
A inovao outro elemento essencial na estratgia de negcio da Redecard. sinnimo de tecnologia e pioneirismo. A Companhia foi a primeira

credenciadora do Brasil a lanar a maquininha sem fio, que leva a mobilidade de que muitos estabelecimentos. clientes necessitam em seus

Tambm inovou na iniciativa de oferecer o servio de antecipao de recebveis aos seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento do comrcio brasileiro. O lanamento de uma campanha institucional voltada mdia de massa foi outra iniciativa pioneira, que agregou valor marca e reforou seu posicionamento no mercado. A Redecard se manteve na vanguarda em 2010, buscando levar mobilidade aos clientes atuais e ampliar o uso dos meios eletrnicos de pagamento para novos segmentos de negcios. Para isso, a Companhia lanou o Redecard Celular, um sistema de pagamento que permite que

o telefone mvel possa ser usado como carto de crdito, substituindo o dinheiro de plstico. Outra inovao foi o Redecard Mvel, produto que transforma o celular em maquininha, para efetuar vendas com rapidez e segurana. Lder do mercado, o produto busca atender os segmentos que demandam mobilidade e em que o carto ainda tem pouca penetrao, a exemplo da venda direta e de servios de entrega em domiclio. Para aperfeioar o produto, a empresa lanou, em 2010, o Redecard Mvel Tudo Pronto, aparelho celular alugado pelo comerciante ou profissional liberal j com acesso a um pacote de dados, sem necessidade de download do aplicativo.

Sempre na vanguarda do setor, a Redecard inovou em 2010 com o lanamento do Redecard Celular.

/ 25

Plano Estratgico
A elaborao do plano antecedida por uma srie de avaliaes coordenada pela diretoria de Planejamento e Estratgia junto com as reas da empresa e inclui: o cenrio externo, que resulta em um plano de ao para conter as possveis ameaas e identificar oportunidades de mercado; e o interno, que verifica as oportunidades de melhoria da Companhia. Todos os aspectos so monitorados continuamente, pois, a cada mudana de cenrio, avalia-se a necessidade de corrigir a rota. A partir desse estudo possvel definir os objetivos estratgicos e, a seguir, o plano, com aes, projetos e recursos que sero alocados. Ao final do ano, esse plano d origem s premissas e ao oramento para o perodo subsequente, que submetido aprovao do Conselho de Administrao. O Plano Estratgico e sua traduo em metas, indicadores e oramento do ano so acompanhados de forma regular em diferentes instncias: Regularmente, o Escritrio de Projetos realiza o acompanhamento da implementao (prazos, custos e funcionalidades esperadas) dos projetos estratgicos da Companhia. Semanalmente, no Comit Executivo, que rene presidente, diretores executivos e diretores convidados. Mensalmente, nas Reunies Mensais de Processos (Remaps) de cada diretoria com o presidente e o representante de Finanas e Estratgia, com o objetivo de acompanhar a performance dos indicadores de desempenho de cada rea. So elas: Planejamento Estratgico, Recursos Humanos, Comercial, Marketing e Produtos, Tecnologia e Operaes,

Para transformar sua proposta de valor em resultados, a Redecard atualiza seu Plano ponto de partida a busca da satisfao de acionistas, clientes e funcionrios.
Finanas, Jurdico e Auditoria. GRI DMA-EC, DMAEN, DMA-LA , DMA-HR, DMA-SO e DMA-PR

Estratgico, que estabelece objetivos, aes e metas a serem alcanados pela Companhia. O

Mensalmente, nas Reunies de Acompanhamento de Resultado, lideradas pelo presidente com a participao de diretores executivos, diretores e gestores. Mensalmente, no Conselho de Administrao, atravs de Sumrio Executivo dos principais nmeros e indicadores da Companhia. Trimestralmente, divulgao Comisso de Valores Mobilirios (CVM), todos os funcionrios so informados do desempenho da Redecard.

No ciclo de 2011, aspectos adicionais de sustentabilidade ( baseados no protocolo dos indicadores GRI) passaro a fazer parte formalmente desse sistema de gesto (por meio das Reunies Mensais de Processos com cada rea). Determinados gestores passaro a considerar esses aspectos em seus planejamentos, pois tero impacto no seu desempenho e na atuao da empresa: indicadores, metas e remunerao (leia mais no captulo Sustentabilidade na Redecard). GRI 4.5

recebimento antecipado de vendas (rav)


o RAV um recurso prtico e rpido, oferecido aos clientes da redecard, para o gerenciamento do fluxo de caixa e a formao de capital de giro dos estabelecimentos comerciais. autonomia, flexibilidade, convenincia e rapidez so os principais atributos do RAV redecard, que permite aos comerciantes receberem antecipadamente as vendas realizadas com carto de crdito, vista ou parceladas, nos cartes mastercard, visa, diners club international, sicredi e cabal. Para isso, a companhia aplica uma taxa de desconto, negociada diretamente com os estabelecimentos. o comerciante pode optar ainda pelo RAV Automtico, que consiste na programao do recebimento antecipado. a periodicidade da antecipao dos crditos pode ser diria, semanal, quinzenal ou personalizada de acordo com o fluxo de caixa do estabelecimento. a redecard foi pioneira em antecipao de recebveis, lanando o RAV em 1987. Para gerenciar riscos de devoluo por cancelamento de transaes (chargeback), a companhia dispe de um sofisticado sistema de monitoramento dos estabelecimentos, com a fixao de limites antecipao de vendas e o acompanhamento do histrico de cancelamentos de transaes. cabe ressaltar que o risco de crdito do portador do carto uma responsabilidade do banco emissor do carto.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

26 / Dilogo com StakeholDerS

Processo de consulta interno e externo


Para conduzir a identificao dos temas materiais para a sustentabilidade da companhia, a redecard promoveu um amplo dilogo com o seu pblico de relacionamento. as discusses ocorreram em dezembro de 2010, por meio de dois painis de stakeholders. Por ser o segundo ano em que a empresa realiza esses encontros, o objetivo no era apenas aplicar o teste de materialidade para extrair os temas, mas tambm consultar sobre o que poderia melhorar no relato da sustentabilidade. gri 3.5 e 4.16

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

28 / Dilogo com StakeholDerS

A definio dos stakeholders foi feita mediante os seguintes critrios: GRI 4.14 e 4.15 Funcionrios: diversidade de cargos, reas, gneros e idades. Clientes: aqueles que fazem parte do Conselho de Clientes formado por um grupo de 15 clientes escolhidos pela rea comercial e representantes de todos os grupos de clientes da Companhia. Fornecedores: 15 maiores fornecedores da Redecard (inclusive empresas prestadoras de servios). Investidores: analistas, alm de representante do acionista controlador. Parceiros: bandeiras e bancos emissores. Associaes: Associao Brasileira de Cartes de Crdito e Servio (Abecs), Associao Brasileira de Atacadistas e

Distribuidores (Abad) e Federao das Cmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de So Paulo (FCDLESP). Em 2010, a Redecard ampliou o nmero de participantes de seu processo de dilogo de 32 para 49 representantes de seu pblico de relacionamento. Divididos em cinco grupos, os convidados puderam opinar sobre as aes e metas da Companhia. Os diretores executivos e integrantes do Conselho Administrativo foram consultados via entrevistas individuais e aplicao de questionrios. GRI 4.16 O principal resultado da consulta aos stakeholders foi a identificao de quatro temas em que esto concentradas as questes mais relevantes para a gesto de sustentabilidade na Redecard (quadro ao lado). Esse contedo servir de base para a consolidao de uma futura poltica de sustentabilidade da Companhia. GRI 4.17

Painel de stakeholders externo

/ 29

Painel de stakeholders interno

nmero de ParticiPantes nos Painis

Os principais temas apOntadOs fOram:

3 7 5 4 33 24
interno associao banco bandeira investidor/analista Fornecedor cliente

1. tica 2. Transparncia 3. Satisfao de clientes 4. Poltica de governana 5. gesto de risco 6. Estmulos reciclagem 7. investimentos em inovao 8. combate fraude 9. Poltica de sustentabilidade 10. compromisso estratgico com o desenvolvimento sustentvel

gri 4.14

gri 4.17

Governana corporativa Desenvolvimento socioeconmico e ambiental Foco no cliente Inovao


Para prestar contas aos pblicos estratgicos sobre os temas considerados mais relevantes, esses quatro pontos orientam o contedo dos prximos captulos deste relatrio.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

30 / governana corporativa

Princpios organizacionais em constante evoluo


Para acompanhar o novo momento no mercado de meios de pagamento, a redecard decidiu reformular os seus direcionadores empresariais. o objetivo foi integrar a companhia a um ambiente marcado pelo aumento da concorrncia, sem abandonar o seu compromisso com a tica e a transparncia. a reformulao da viso e da misso foi concluda em 2010, conforme o quadro abaixo.
viso
tambm em 2010, iniciou-se um processo de construo de novos valores que suportassem a realizao da estratgia e o atingimento de resultados, alm de reforar a identidade da empresa. essa construo foi feita a partir de uma pesquisa enviada aos funcionrios sobre quais os valores percebidos na redecard , quais seus valores pessoais e quais os valores que achavam que a redecard deveria ter. aps esse levantamento de informaes, foram feitos grupos de discusso com profissionais da liderana (de diferentes nveis e reas). em seguida, foi feito o alinhamento com o comit executivo e com o conselho de administrao para definio dos novos valores, a serem divulgados em 2011.

acreditamos nas transaes eletrnicas para impulsionar os negcios de nossos clientes. gri 4.8

misso

Prover a melhor experincia de pagamentos e servios em meios eletrnicos.

valores

a redecard valoriza: senso de urgncia na satisfao dos clientes; segurana nas operaes; ser agente de transformao social, ambiental e econmica; trabalho de forma colaborativa; integridade, transparncia e coerncia; inovao em solues de pagamentos eletrnicos.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

32 / governana corporativa

Principais prticas
gri 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7 e 4.9

a redecard atende s seguintes prticas de governana corporativa recomendadas pelo ibgc:


emisso exclusiva de aes ordinrias; Poltica de uma ao igual a um voto; contratao de empresa de auditoria independente para a anlise de balanos e demonstrativos financeiros, sendo que essa mesma empresa no contratada para prestar outros servios que possam vir a comprometer sua independncia; estatuto social claro quanto forma de convocao da assembleia geral, a competncias do conselho de administrao e da diretoria, ao sistema de votao, eleio, destituio e ao mandato dos membros do conselho de administrao e da diretoria; transparncia na divulgao dos relatrios anuais de administrao; convocaes de assembleia e documentao pertinente disponveis desde a data da primeira convocao, com detalhamento das matrias da ordem do dia, sempre objetivando a realizao de assembleias em horrios e locais que permitam a presena do maior nmero possvel de acionistas; fazer constar, quando solicitado, votos dissidentes nas atas de assembleias ou reunies; vedao ao uso de informaes privilegiadas e existncia de poltica de divulgao de informaes relevantes; Previso estatutria de arbitragem como forma de soluo de eventuais conflitos entre acionistas e companhia; conselheiros com experincia em questes operacionais e financeiras; Previso estatutria de vedao ao acesso de informaes e de direito de voto aos conselheiros em situaes de conflito de interesse; a oferta de compra de aes que resulte em transferncia de controle deve ser dirigida a todos os acionistas, que tero a opo de vender suas aes nas mesmas condies do controlador, incluindo a participao no prmio de controle, se houver; nmero de membros do conselho de administrao variando entre cinco e nove; adoo de regimento do conselho de administrao; segregao das funes de presidente do conselho e diretor-presidente. gri 4.2

A Redecard busca manter as melhores prticas de governana e procura o Cdigo de Melhores Prticas de aprimorar-se tendo como diretriz Governana Corporativa, editado pelo Instituto Brasileiro de Governana Corporativa (IBGC). Ele indica os

melhores caminhos para aumentar o valor da sociedade, melhorar seu desempenho, facilitar seu acesso ao capital a custos mais baixos

e contribuir para sua perenidade.


Segundo o IBGC, governana corporativa o sistema pelo qual as sociedades so dirigidas e monitoradas, envolvendo, assim, os relacionamentos entre acionistas, Conselho de Administrao, diretoria, auditores independentes e Conselho Fiscal. Os princpios bsicos inerentes a essa prtica so transparncia, equidade, prestao de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

A Redecard est listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) desde 2007, para garantir ao mercado mais transparncia em relao s atividades e situao econmica da empresa, conceder aos acionistas minoritrios maiores poderes de participao na administrao e manter-se no mais elevado padro de governana corporativa. As empresas que ingressam no Novo Mercado se submetem, voluntariamente, a determinadas prticas de governana corporativa e divulgao de informaes

bm&fbovespa e novo mercado

/ 33

adicionais em relao ao que exigido pela legislao brasileira, tais como: mnimo de 20% de conselheiros independentes, emisso exclusivamente de aes ordinrias, mnimo de 25% de aes em circulao (free float) e tag along de 100%. As aes da Redecard integram ndices caractersticos das empresas participantes do Novo Mercado, como o ndice de Aes com Tag Along Diferenciado (Itag) e o ndice de Governana Corporativa (IGC). O primeiro composto por aes de empresas que oferecem as melhores condies aos acionistas minoritrios, no caso de trocas de controle. O segundo uma carteira terica composta por aes de empresas que apresentam bons nveis de governana corporativa.

mercado, rgos reguladores e entidades do mercado de capitais. A Companhia ainda assegura que as suas operaes so realizadas sem privilegiar interesses, com tica e transparncia. Mantm em absoluto sigilo as informaes sobre projetos, negcios, atividades e resultados que ainda no tenham sido divulgados ao mercado e que possam interferir na cotao das aes e influenciar as movimentaes do mercado. Toda comunicao com acionistas e investidores realizada e acompanhada pela Diretoria de Relaes com Investidores da Redecard. A rea totalmente dedicada ao atendimento dos investidores estrangeiros e locais. A Redecard busca aprimorar constantemente o relacionamento com analistas e investidores, com foco em transparncia e equidade. Para isso, realiza avaliaes peridicas do atendimento e da qualidade do servio prestado a esse pblico. Desde a abertura de capital, a Redecard participa de inmeras conferncias voltadas ao mercado de capitais, promovidas por bancos locais e internacionais, e, ainda, recebe em sua sede investidores e acionistas interessados em aprofundar o conhecimento sobre as atividades da Companhia. Atualmente, 20 instituies financeiras acompanham permanentemente o desempenho da Redecard, gerando relatrios de pesquisas detalhadas, que incluem recomendaes de investimento a clientes pessoa fsica e investidores institucionais. Esses relatrios so

publicados no site de Relaes com Investidores da empresa. Em novembro de 2010, a Redecard realizou sua quarta reunio pblica anual com investidores e analistas, que ocorreu em sua sede, em Barueri (SP), e foi aberta aos membros da Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). O evento recebeu o selo Carbon Free, e a Companhia incentivou a Carona Solidria. O site de Relaes com Investidores apresenta informaes financeiras, anlise gerencial dos resultados, comunicados, fatos relevantes, dados histricos, teleconferncias e polticas, entre outros assuntos. Est disponvel em portugus e ingls, funcionando como um importante canal de comunicao com os acionistas estrangeiros.

A Redecard uma alternativa de investimento atrativa para os investidores que acreditam no potencial de crescimento da indstria de meios eletrnicos de pagamento no Brasil e que confiam na eficincia operacional da Redecard e na sua capacidade de aproveitar oportunidades de mercado e oferecer altos retornos. A Companhia est empenhada em entregar o mais alto valor agregado a seus acionistas. Para isso, busca sempre investir no crescimento da marca, tomar decises prudentemente e reconhecer que lida com os ativos dos acionistas. A Redecard possui um forte controle do gerenciamento de riscos e de cumprimento de normas com seus processos de negcio. Tambm presta contas e se relaciona de forma transparente com acionistas, investidores, analistas de

relacionamento com investidores

A Redecard tem como um de seus objetivos proporcionar elevado retorno a seus acionistas. De acordo com a Lei das Sociedades por Aes e o Estatuto Social da Companhia, o dividendo obrigatrio a ser pago pela Redecard a seus titulares em cada exerccio social de, no mnimo, 40% do lucro lquido ajustado apurado nas demonstraes financeiras no consolidadas. Adicionalmente, o Conselho de Administrao pode recomendar aos acionistas que aprovem o pagamento de dividendos adicionais provenientes de outros recursos legalmente disponveis para distribuio desde a sua abertura de capital. Na prtica, a Redecard apresenta um dos mais altos payouts do mercado e tem distribudo, aproximadamente, 95% do lucro da Companhia em dividendos e juros sobre capital prprio desde a sua abertura de capital.

dividendos

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

34 / governana corporativa

estrutura acionria1

iTa Unibanco2

336.485.355 aes

50,0% 50,0%
aES Em circUlao (free float)

336.485.350 aes
lazard3 asset management llc3 79.483.650 aes (11,8%) outros acionistas 257.001.700 aes (38,2%)

Em 31/12/2010. 2 Composto pelos acionistas: Banestado Part. Adm. Serv. Ltda., Dibens Leasing Arr. Mercantil, Unibanco Participaes Societrias S.A. e Ita Unibanco S.A. 3 Lazard pessoa jurdica estrangeira com sede em Nova York, Estados Unidos.
1

gri 2.8

A estrutura acionria composta pelo Ita Unibanco, como acionista controlador, e acionistas minoritrios detentores de aes negociadas na BM&FBovespa. A figura acima indica a quantidade de aes ordinrias detidas pelos acionistas da Redecard. A gesto de suas polticas de negcios e a elaborao de estratgia de longo prazo so realizadas por meio do Conselho de Administrao, atualmente composto por seis membros, entre os quais, trs conselheiros independentes. O nmero de membros definido nas assembleias pelo voto majoritrio dos acionistas da Companhia. O mandato dos conselheiros de dois anos, permitida a sua reeleio. Os conselheiros devem ser titulares de pelo menos uma ao de emisso da Redecard e somente podem ser destitudos de seus cargos por deliberao da Assembleia Geral dos Acionistas. No mnimo, 20% dos membros devem ser conselheiros independentes. Todos esto proibidos de atuar e votar em operaes ou negcios

composio acionria

em que exista algum conflito de interesses com a Companhia. As decises so tomadas pela maioria dos votos dos presentes nas reunies. GRI 4.1 e 4.6 A Redecard publica o Manual de Assembleia, com procedimentos e explicaes sobre as resolues a serem tomadas por todos os acionistas. GRI 4.4 O Conselho tambm responsvel pela escolha e superviso da atuao do diretor-presidente, dos diretores executivos e dos diretores-gerentes da Redecard, responsveis pela administrao cotidiana e pelas polticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administrao. Os diretores so eleitos pelo Conselho de Administrao, com um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleio. Os diretores podem ser destitudos de seus cargos por deliberao do Conselho de Administrao. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a diretoria deve ser composta por no mnimo trs e no mximo dez membros. GRI 4.3

/ 35

CONSELHO DE ADMINISTRAO

gri 4.1
comit de auditoria

PRESIDNCIA

DIRETORIA EXECUTIVA RECURSOS HUMANOS

DIRETORIA EXECUTIVA VAREJO

DIRETORIA EXECUTIVA GRANDES CONTAS

DIRETORIA EXECUTIVA MARKETING E PRODUTOS

DIRETORIA EXECUTIVA TECNOLOGIA E OPERAES

DIRETORIA EXECUTIVA FINANAS

DIRETORIA EXECUTIVA JURDICA

PlaneJamento estratgico e fidelizao clientes

auditoria

membros do conselho de administrao da redecard Mrcio de Andrade Schettini Caio Ibrahim David Fernando Jos Costa Teles Alessandro Giuseppe Carlucci Larcio Jos de Lucena Cosentino Horcio Lafer Piva Presidente Vice-presidente Conselheiro Conselheiro independente Conselheiro independente Conselheiro independente gri 4.3

diretores da redecard Roberto Jos Maris de Medeiros1 Alessandro Tavares Raposo Claudio Eduardo Vianna de Oliveira Elisabete Szabo Marcelo Kopel Marcelo Habice Motta Nicolas Alfredo Wservolojskoy Plnio Patro2 Ramon Gmez Viviane Behar de Castro Diretor-presidente Diretor executivo de Marketing e Produtos Diretor executivo Comercial Grandes contas Diretora executiva de Recursos Humanos Diretor executivo de Finanas Diretor executivo Jurdico Diretor-gerente de Planejamento Estratgico Diretor executivo de Tecnologia e Operaes Diretor executivo Comercial Varejo Diretora-gerente de Relaes com Investidores e Sustentabilidade

Jos Roberto Haym e Marcelo Fernandez Trindade foram eleitos pelo Conselho de Administrao em reunio de 31 de maro de 2011.

1 2

Substitudo em 15 de abril de 2011 por Claudio Takashi Yamaguti. Nomeado em 3 de janeiro de 2011.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

36 / governana corporativa

CONSELHO DE ADMINISTRAO

gri 4.1 e dma-ec, en e Pr

comit de estratgia

comit de riscos, Preveno a fraudes e comPliance

comit de tecnologia

comit de divulgao e negociao

comit fiscal

comit Jurdico

comit de Qualidade

comit de recursos humanos

comit de sustentabilidade

comit de remunerao e oPes

comisso de sustentabilidade

comit de auditoria

Em 2010, uma das inovaes na governana corporativa da Redecard foi a criao de novos comits do Conselho de Administrao. Eles foram institudos com o objetivo de possibilitar a anlise preliminar das diversas matrias de competncia do Conselho por rgos tcnicos, auxiliando-o e dando o devido respaldo para a deliberao sobre as matrias a ele submetidas. Dos 11 comits integrantes da estrutura, oito contam com a participao de pelo menos um membro do Conselho de Administrao. So eles: Estratgia, Tecnologia, Divulgao e Negociao, Fiscal, Qualidade, Remunerao e Opes, Recursos Humanos e Sustentabilidade.

Compete ao comit desenhar a estratgia global de negcios da Companhia e, permanentemente, revis-la vista de mudanas de cenrio. GRI 4.3

O Comit de Estratgia, criado pelo Conselho de Administrao em reunio de 26 de agosto de 2010, liderado pelo prprio presidente do Conselho.

Comit de Estratgia

O Comit de Riscos, Preveno a Fraudes e Compliance foi criado em agosto de 2010. Suas competncias so: avaliar os riscos da empresa; acompanhar sua estrutura de controles; monitorar os indicadores externos e internos de fraudes e de segurana de informao; recomendar a adoo de medidas preventivas quanto gesto de risco, de segurana da informao e de combate a fraudes; e acompanhar o desenvolvimento e os resultados de projetos que impliquem melhorias. Cabe a esse comit reportar ao Conselho de Administrao os indicadores de desempenho e os planos de aes corretivas que possam reduzir a exposio a risco. GRI 4.9 e SO4; PG 10

Comit de Riscos, Preveno a Fraudes e Compliance

/ 37

O Comit de Divulgao e Negociao da Redecard foi criado conforme a Poltica de Negociao de Valores Mobilirios da Companhia e liderado pela Diretoria de Relaes com Investidores. Suas atribuies so: aconselhar a Diretoria de Relaes com Investidores; deliberar sobre dvidas de interpretao do texto da Poltica de Negociao e Divulgao de Valores Mobilirios da Redecard; determinar as aes necessrias para a divulgao e disseminao dessa poltica; apurar e decidir casos de violao poltica; e analisar questionamentos oficiais dos rgos reguladores e autorreguladores. Esse comit tambm elabora as respostas a esses questionamentos e analisa o contedo de comunicados imprensa, bem como aqueles oriundos de reunies com investidores e analistas, teleconferncias e apresentaes pblicas que contenham informaes relevantes sobre a Companhia. GRI 4.7 e 4.9

Comit de Divulgao e Negociao

riscos de tecnologia apresentados pelos representantes da Companhia, aconselhando caminhos e analisando um plano de mitigao.

O Comit Fiscal analisa as questes tributrias relevantes e recomenda o procedimento a ser adotado em cada caso. A deciso pela adoo de medidas judiciais e a contratao de advogado patrocinador da causa, assim como a constituio ou no de proviso contbil, tambm fazem parte de suas atribuies. O comit avalia, ainda, o atendimento fiscalizao, os indicadores de certides negativas e as situaes decorrentes de anistia fiscal.

Comit Fiscal

Acompanha a poltica de qualidade da Companhia e zela pela excelncia dos servios por ela prestados aos seus clientes. A recomendao de metas de nveis de servios, ndices de satisfao e outros indicadores de qualidade tambm est entre suas aes. Esse comit desenvolve projetos para aperfeioar os processos internos do negcio.

Comit de Qualidade

Compete ao Comit de Recursos Humanos examinar e avaliar propostas de adoo de polticas e prticas de recursos humanos provenientes do Conselho de Administrao ou da diretoria da Companhia e de rgos governamentais e regulatrios. Tambm cabe a ele elaborar plano de sucesso para os executivos e propor diretrizes de recrutamento, gesto de carreira e avaliao. O comit ainda define programas de desenvolvimento de liderana e monitora os programas de trainees e capacitao de talentos. GRI DMA-LA

Comit de Recursos Humanos

Analisa as questes jurdicas relevantes, sugerindo procedimentos e solues. Trata de contratos de maior relevncia e das estratgias judiciais para questes especficas e acompanha o andamento das carteiras de contencioso administrativo ou judicial. Esse comit tambm pode indicar consultores externos e solicitar parecer de especialista para subsidiar suas anlises ou recomendaes.

Comit Jurdico

Compete ao comit zelar (i) pela qualidade e integridade das demonstraes financeiras; (ii) pelo cumprimento das exigncias legais e regulamentares; (iii) pela atuao, independncia e qualidade do trabalho das empresas de auditoria independente; (iv) pela atuao, independncia e qualidade do trabalho da Auditoria Interna; e (v) pela qualidade e efetividade dos sistemas de controles internos e de administrao de riscos. Suas recomendaes so reportadas ao Conselho de Administrao, que tambm pode escolher e destituir os auditores independentes. GRI 4.6 e 4.9 Em dezembro de 2010, o comit possua quatro membros trs representantes do acionista controlador e outro independente, com mandato vlido at a posse dos eleitos em 2011.

Comit de Auditoria

As principais aes do Comit de Tecnologia so discutir propostas de adoo de novas tecnologias ou aperfeioamento daquelas j existentes que impactem de forma significativa o negcio. Em cada proposta, aponta os riscos e vantagens inerentes. Esse comit tambm deve discutir eventuais

Comit de Tecnologia

Cabe a esse comit assessorar o Conselho de Administrao em todos os aspectos relacionados sustentabilidade e acompanhar a implantao de polticas, estratgias e aes que se relacionem sustentabilidade dos negcios da Companhia. Seus membros podem recomendar a reviso das polticas e estratgias nos planos ambiental, social, de relacionamento com partes interessadas, imagem e reputao da Companhia. O comit ainda define polticas e estratgias de sustentabilidade da Redecard e decide sobre a constituio da Comisso de Sustentabilidade, composta por funcionrios da Companhia. A frequncia das reunies do Comit de Sustentabilidade trimestral. GRI 4.1, 4.7 e 4.9

Comit de Sustentabilidade

Examina e avalia propostas de adoo de polticas e prticas de remunerao e de Planos de Opes de Aes provenientes do Conselho de Administrao ou da diretoria e de rgos governamentais e regulatrios. Cabe a esse comit aprovar a remunerao dos principais executivos, propor a remunerao global anual e opinar sobre a participao de diretores e empregados nos lucros da Companhia. Administra o Plano de Opo de Compra de Aes da Redecard e soluciona dvidas sobre sua interpretao.

Comit de Remunerao e Opes

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

38 / governana corporativa

Transparncia e tica nas relaes


Garantir a transparncia em seus negcios um dos compromissos da Redecard com todos os pblicos com quem se relaciona. A Companhia acredita que as empresas sustentveis esto entre as mais transparentes.
Como exemplo desse compromisso com a transparncia, foi publicado no site da empresa o Regimento do Conselho de Administrao, documento que descreve suas atribuies e de seus comits e dispe sobre composio, eleio, investidura, funcionamento, estrutura, organizao e atividades do Conselho e de seus comits. Alm disso, a Redecard publica em seu site o Formulrio de Referncia, documento institudo pela Comisso de Valores Mobilirios que rene as informaes mais importantes da Companhia, como aquelas referentes gesto do negcio, composio de seu capital, a sua administrao e respectiva remunerao, a fatores de risco e aos negcios com partes a ela relacionadas. GRI 4.6

Outro importante instrumento para garantir a transparncia nos processos da Redecard a rea de Auditoria Interna. Em 2010, a rea cumpriu o seu planejamento dos setores auditveis, classificados em trs categorias de risco: alto, mdio ou baixo. Essas reas so revisadas periodicamente, de acordo com a metodologia de anlise de riscos feita pela Auditoria Interna. PG 10

auditoria interna

As denncias podem ser feitas Redecard por formulrio ou pelos canais: Canal de Denncias: telefone externo (55 11) 2121-1500; E-mail: Auditoria Interna: canaldedenuncias@redecard.com.br ou presidente do Comit de Auditoria Interna: comitedeauditoria@ redecard.com.br; Correspondncia: Canal de Denncias, Caixa Postal 667 CEP 01031-970, So Paulo/SP, Brasil; Pessoalmente: Para ser atendido pessoalmente, basta agendar um horrio por qualquer um desses canais.

A evoluo da Redecard em 21 posies na edio de 2010 do ranking Estudo das Empresas Mais Transparentes do Ibovespa tambm comprova o comprometimento da Companhia com o tema. A anlise feita por meio do contedo dos websites das companhias, que so avaliados de acordo com 123 critrios, divididos em trs reas: responsabilidade social corporativa (RSC), governana corporativa (GC) e sustentabilidade. No ranking de 2010, executado pela consultoria Management & Excellence Amrica Latina (M&E), a Companhia alcanou a 13 a posio.

empresas mais transparentes

O canal complementa as demais atuaes de transparncia da Redecard. Ele trata de todas as denncias relacionadas a suspeita ou conhecimento de possveis fraudes; violao legislao ou aos padres de tica e conduta; irregularidades de natureza contbil, de controles internos ou de governana corporativa, entre outros assuntos. O canal aberto aos pblicos interno e externo. A Companhia probe qualquer ao de retaliao contra funcionrios que acessem esse canal. GRI 4.6 Nos casos comprovados de fraude, a empresa aplica sanes administrativas e jurdicas. A violao ao Cdigo de tica e Conduta da Redecard fica sujeita a aes disciplinares, independentemente do nvel hierrquico, e a sanes previstas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). No foram registrados casos de fraude durante o perodo coberto pelo relatrio. GRI SO4; PG10

canal de denncias

/ 39

O Cdigo de tica e Conduta da Redecard a expresso mxima de como a empresa, representada por seus funcionrios, deve comportar-se para enfrentar as mais diversas situaes. tambm um guia sobre os parmetros morais da Companhia, seus objetivos de longo prazo, sua maneira de conduzir os negcios e seu jeito de se relacionar com os diversos pblicos. Para fortalecer o seu compromisso com a tica, a Redecard, em 2010, fez uma ampla divulgao do Cdigo de tica e Conduta, obtendo validao de todos os funcionrios, processo que se iniciou em 2009 com a reviso da publicao. Isso tudo em decorrncia da reviso de sua identidade, de sua adeso aos dez princpios do Pacto Global e da necessidade de atender a requisitos de mercado, tais como o ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), e o ndice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability World Index DJSI World), entre outros. Aps a reviso do cdigo, alm de atualizar todos os seus funcionrios a respeito das mudanas, a empresa capacitou os novos contratados. O treinamento ocorre por um sistema de e-learning, uma forma de ensino via Internet que possibilita o aprendizado a distncia. GRI SO3; PG 10 Na atualizao do Cdigo de tica foram inseridas clusulas sobre as relaes de parentesco entre funcionrios, concorrentes, parceiros de negcios e prestadores de servios e a proteo aos direitos humanos reconhecidos internacionalmente. O Cdigo de tica e Conduta est dividido em trs reas: os princpios da empresa; a gesto da tica e conduta; e termo de responsabilidade. GRI
4.8, HR6 e HR7; PG 1, 2 e 3

tica GRI 4.8

Entre as metas para 2011 est a elaborao do Cdigo de tica e Conduta especfico para os fornecedores e prestadores de servios. PG 1, 2 e 5

Os fornecedores so um importante pblico nos processos da Redecard, pois atuam em etapas fundamentais da cadeia de valor da Companhia. A Redecard est empenhada em estabelecer um relacionamento baseado na confiana, na transparncia e na tica com seus fornecedores. Para isso, busca trabalhar apenas com parceiros que compartilhem os mesmos princpios e valores. DMA-HR A Companhia no tolera que seus parceiros exeram qualquer forma de explorao de pessoas ou conduta que remeta ao trabalho forado, escravo ou compulsrio e, principalmente, infantil, em qualquer atividade que esteja ligada ao seu negcio. Por isso, atua com parceiros que aceitem as normas e os procedimentos existentes no Cdigo de tica e Conduta da Redecard e em clusulas contratuais relacionadas a esses temas e valores. DMA-HR Para 2011, est prevista a publicao do Cdigo de tica especfico para fornecedores, que estabelecer as diretrizes da Companhia nesse tema e incentivar a aderncia dos fornecedores aos princpios do Pacto Global.

GRI HR2, HR6 e HR7; PG 1,2,3, 5 e 6

relao com fornecedores

A Redecard no possui poltica especfica para fomento e contratao de fornecedores locais, mas compra ou contrata todos os equipamentos, suprimentos e servios levando em considerao capacidade tcnica, qualidade e preo. A Redecard possui em sua base de fornecedores ativos empresas locais que prestam servios de logstica e de perfil comercial nas diversas regies do pas, impulsionando a economia dessas localidades. A Companhia resguarda a privacidade de seus parceiros comerciais, mantendo suas informaes confidenciais e seguras. GRI EC6

A Redecard considera de suma importncia a participao, por meio de seus funcionrios, em diversas entidades e associaes. A Companhia participa ativamente de associaes relativas sua operao, como a Associao Brasileira das Empresas de Cartes de Crdito e Servios (Abecs), a Associao Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e o Ibri (Instituto Brasileiro de Relaes com Investidores). A Redecard tambm acredita ter uma boa relao com os sindicatos representativos da categoria e com os seus funcionrios. A cada ano, os reajustes salariais tm sido objeto de negociao coletiva entre os sindicatos patronais e os dos empregados (Conveno Coletiva). GRI DMA-LA

GRI 4.13 e DMA-HR

relao com associaes

Em 2010, a empresa apresentou apenas um caso de violao ao seu Cdigo de tica e Conduta. O Comit de tica foi acionado e aplicou penalizao de acordo com a poltica para quebra de regras.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

40 / governana corporativa

Gesto de riscos
Em 2010, a Redecard classificou todos os riscos previamente mapeados e priorizou o monitoramento daqueles considerados inaceitveis. Esse monitoramento se concentrou, principalmente, nas aes voltadas a evitar a materializao de tais riscos. Entre os principais riscos monitorados esto: a continuidade dos negcios por meio de seus processos de captura, processamento e liquidao das transaes, e a violao dos sistemas da Companhia. GRI 4.11, PR1 e PR8; PG 1 mitigao de riscos

a equipe do centro de monitoramento redecard (cmr) gerencia o nvel de servio da companhia e contribui para a gesto de riscos.

A Redecard reforou a sua estrutura de tratamento de situaes crticas com a criao do Comit de Gesto de Crise, cujo objetivo atuar como frum de tomada de decises, priorizao de aes e comunicao com os diversos pblicos internos e externos; estabelecer prioridades para conteno do problema; e determinar aes que minimizem seus

impactos. Na ausncia de situaes crticas, esse comit atua na discusso de estratgias e aes voltadas continuidade dos processos essenciais, que suportam os negcios da Redecard. DMA-PR Outra ao de mitigao de risco a avaliao de todos os estabelecimentos antes de seu credenciamento no Sistema Redecard. Essa avaliao segue as regras das bandeiras de cartes e considera o ramo, a regio e o porte do estabelecimento. Ela define o risco que esse credenciamento representa e quais produtos e servios podem ser oferecidos. So excludos de credenciamento estabelecimentos que exeram qualquer tipo de atividade ilegal, antitica ou indesejvel, que de alguma forma contrarie o Cdigo de tica e a declarao de compromissos da Redecard. Tambm esto descartadas as atividades nas quais seja detectada alguma ocorrncia de trabalho infantil, forado ou anlogo ao escravo. GRI HR2, HR6 e HR7; PG 1, 2 e 3 O descarte das maquininhas da Redecard tambm segue protocolos de segurana e gesto de riscos contra fraudes. Esse processo ocorre por meio da total despersonalizao da mquina, com a retirada da logomarca, a limpeza do software e a destruio de partes especficas do equipamento. GRI PR1; PG 1

/ 41

Todo parque de terminais da Redecard renovado periodicamente e atualizado com novas verses de softwares, para evitar fraudes. Nos estabelecimentos que possuem equipamento prprio, a Redecard acompanha e indica as prticas de segurana a serem adotadas, de acordo com o padro internacional PCI DSS. Naqueles que alugam as maquininhas, o setor de logstica da Redecard o responsvel pelo recolhimento, pela manuteno e pelo suporte tcnico desses equipamentos, de acordo com o contato realizado com os clientes pelos canais de atendimento da Redecard. GRI PR1; PG 1 O setor de logstica realizou, em 2010, cerca de 1,8 milho de visitas a campo, em 5 mil cidades no Brasil. Esse processo foi realizado para garantir a segurana e o funcionamento do principal canal de interao da Redecard com seus clientes.

segurana e certificao

o apoio e a experincia da Redecard, que, por sua vez, foi a primeira credenciadora do pas e da Amrica do Sul a obter esse reconhecimento. GRI PR1; PG 1

Todas as maquininhas da Redecard esto preparadas para a leitura de cartes com chip, o que elimina as chances de fraude. Com o crescimento da base de cartes com chip no Brasil, o foco de fraude continua sendo a clonagem dos cartes magnticos, prtica combatida pela Redecard atravs de sistemas preventivos bastante avanados, pessoal especializado e treinamentos dados aos clientes. O programa Vendendo com Segurana refora o compromisso da Redecard de orientar seus clientes quanto s formas de preveno a fraudes. Por meio de palestras, os clientes aprendem sobre as caractersticas de comportamento dos fraudadores, como identificar um carto falso e como fazer uma venda segura. Foram realizadas, aproximadamente, 5.200 sesses de treinamentos por meio desse programa ao longo do ano. Os treinamentos ocorreram nas instalaes dos clientes ou por meio do portal da Redecard. Conforme sua disponibilidade e seu tamanho, o cliente pode receber o treinamento mais de uma vez . A Redecard tambm disponibilizou, para o pequeno lojista, a opo de receber o treinamento via Internet, aumentando, assim, a conscientizao de seus clientes. A Companhia tambm age preventivamente, notificando tanto o banco emissor do carto quanto o estabelecimento sempre que se detecta uma situao de possvel risco. Para isso, a empresa conta com tecnologia de ponta para auxiliar na identificao de tentativas e uso indevido ou fraudulento de equipamentos de captura de transaes. Essa integrao busca impedir a ocorrncia de fraudes, evitando prejuzos a portadores de cartes, lojistas e bancos. GRI 4.11 e PR1; PG 1

Preveno a fraudes

A segurana um elemento primordial para o negcio da Redecard. A Companhia possui um ambiente de controle interno voltado para suportar as operaes de pagamentos por meios eletrnicos.

As maquininhas so substitudas nos casos de: GRI PR1; PG 1 e 8 1 Obsolescncia tcnica, quando o software no responde mais s exigncias de processamento do sistema de transmisso de dados da Redecard ou quando o hardware no suporta mais as exigncias mencionadas; 2 Se for verificada alguma suspeita de fraude no sistema de segurana; 3 Quando no h mais condies de manuteno.

Em 2010, a Redecard manteve sua certificao do padro PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard). O padro foi criado pelo PCI Council, conselho fundado pelas maiores bandeiras internacionais de cartes de pagamento para aumentar a segurana das transaes eletrnicas e proteger os dados dos portadores de cartes. Para obter a certificao, as empresas precisam atender a uma srie de exigncias e fazer diversas adaptaes em seus sistemas internos para assegurar que os dados transacionados em suas redes no sejam violados. A Redecard obteve a certificao PCI em 2009 e, para manter-se adequada a ela, fez a reviso de mais de 5 mil controles de segurana e a implantao de outros 1.100 em 2010. A Companhia passou tambm a atuar como consultora de seus clientes em relao segurana e obteno do PCI DSS. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a rede varejista Casas Bahia, que se tornou o nico varejista do pas a possuir o padro PCI. Todo o processo contou com

certificao Pci dss

Em 2010, a Redecard, em cumprimento s leis e aos regulamentos pertinentes, formalizou diretrizes para monitorar, analisar e reportar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indcios de lavagem de dinheiro e relacionamento com terrorismo ou seu financiamento identificados em movimentaes de estabelecimentos credenciados. PG 10

Preveno lavagem de dinheiro

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

42 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

Cenrio econmico
o brasil encerrou 2010 com crescimento de 7,5% do Pib, melhor resultado desde 1986. esse dado reflete a consolidao da recuperao da economia nacional, aps um impacto intenso, embora relativamente breve, da crise financeira global. essa recuperao se deu principalmente pelo bom desempenho dos investimentos e do consumo domstico, que foram impulsionados por medidas de incentivo do governo. entre as medidas adotadas, merecem destaque as desoneraes tributrias temporrias (reduo do iPi) para alguns segmentos, a ampliao do crdito pblico e os estmulos ao crdito privado. gri 1.2
O mercado de trabalho foi destaque em 2010, com gerao lquida de 2,5 milhes de empregos formais, concentrada em servios e no comrcio, proporcionando um aumento da massa salarial que, aliado confiana do consumidor, proporcionou forte demanda para o consumo das famlias. Estima-se que o comrcio varejista apresente crescimento prximo a 10% em termos reais, conforme dados preliminares do IBGE. O cenrio mundial tambm encerrou 2010 de maneira positiva, com as economias mais maduras mostrando recuperao consistente e as emergentes liderando o crescimento global. Em 2011, deveremos assistir continuidade do processo de consolidao do crescimento nos pases desenvolvidos e, ao mesmo tempo, a uma moderao no ritmo de expanso dos emergentes, incluindo o Brasil. Com efeito, o governo brasileiro j retirou boa parte dos estmulos adotados durante a crise e dever dar maior peso ao controle da inflao e dos gastos pblicos neste ano.

A Redecard acredita ter contribudo para o desenvolvimento econmico do pas de maneira substancial, uma vez que suas aes foram voltadas a permitir uma maior alavancagem de

a redecard no mercado

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

44 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

os servios oferecidos pela redecard ajudam a alavancar as vendas dos clientes, impulsionando a economia.

vendas do comrcio. A utilizao de meios eletrnicos de pagamento traz mais segurana, reduz os riscos de inadimplncia e favorece a formalizao da economia, inserindo nela novos segmentos e profissionais autnomos. A disseminao de maquininhas multibandeiras por todo o territrio nacional permitiu aos lojistas a possibilidade de aceitar mais bandeiras de cartes, o que beneficiou o desenvolvimento regional do pas. GRI 1.2, 2.2 e DMA-EC O fim da exclusividade entre credenciadoras e bandeiras, em 1o de julho, alterou o ambiente de competio entre as empresas do setor de meios eletrnicos de pagamento no pas, com resultados positivos para a economia nacional e tambm para a Redecard. Aes como expanso geogrfica, celebrao de novas parcerias e ampliao da fora de vendas prpria, por exemplo, contriburam para a gerao de empregos e o fomento economia. GRI 2.9 Os clientes Redecard puderam contar ainda com o apoio da Companhia na formao de fluxo de caixa e capital de giro, por meio do Recebimento Antecipado

de Vendas (RAV). Mediante o pagamento de uma taxa de desconto sobre os recursos a serem recebidos no futuro, os lojistas puderam repor estoques ou at mesmo reformar seus estabelecimentos com o auxlio do RAV. As aes traadas dentro do planejamento estratgico da Companhia ao longo do ano consolidaram ganhos expressivos na captura de transaes de crdito e dbito, em particular da bandeira Visa. Em 31 de dezembro de 2010, o portflio da Redecard somava 22 bandeiras, a maior oferta disponvel entre os adquirentes do mercado brasileiro. A expanso nos credenciamentos tambm foi impulsionada pelas novas parcerias com Caixa Econmica Federal, Banco Safra, Tribanco (instituio financeira do Grupo Atacadista Martins) e Bancoob (Banco das Cooperativas no Centro-Oeste). Ao longo do ano foram fechadas seis parcerias, alm da bandeira Visa: Coopercred captura de cartes de crdito e benefcio. A marca tem forte presena no estado do Paran.

Sorocred com forte presena no interior do estado de So Paulo. Sicredi captura dos cartes de crdito e de benefcio. A Sicredi conta com 128 cooperativas de crdito, 12 mil colaboradores e mais de mil pontos de atendimentos, distribudos em dez estados brasileiros, com forte presena no Sul e no Centro-Oeste. Avista bandeira com presena nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. China Union Pay captura, processamento e liquidao das transaes de crdito e dbito da bandeira asitica no Brasil. A CUP conta com cerca de 2,2 bilhes de cartes emitidos, uma das maiores bandeiras de cartes do mundo. Outra parceria importante foi feita com a Multiplus, visando realizao de negcios futuros de resgate, acmulo e consulta do saldo de pontos do programa de fidelidade na rede credenciada da Redecard, o que demonstra o incio de um posicionamento multisservio, que pautar a empresa em 2011.

/ 45

Desempenho financeiro
A Redecard apresenta seus resultados financeiros adotando os princpios contbeis da norma IFRS, que, em conjunto com as demais informaes deste relatrio, permitem uma avaliao do viso ampla e adequada. DMA-EC lucro lquido desempenho da Companhia, garantindo a seus investidores uma

A Redecard capturou R$ 184 bilhes em transaes de dbito e crdito em 2010, em linha com as expectativas da Companhia, com o crescimento de 25,6% no volume financeiro das transaes de crdito e 22,1% de dbito. A taxa de desconto lquida do crdito foi de 134 bps1 e a do dbito, de 77 bps. O volume de Recebimento Antecipado de Vendas (RAV) atingiu 23,1% do volume financeiro das transaes com carto de crdito, e os investimentos foram de R$ 262 milhes no ano.

Em 2010, a Redecard obteve um lucro lquido de R$ 1,4 bilho, crescimento 0,3% acima do obtido em 2009. O resultado uma combinao do crescimento de 10,5% registrado na receita operacional lquida e da elevao de 31,4% nos custos totais dos servios prestados e das despesas operacionais. As mudanas de processos empreendidas diante do novo marco regulatrio e do novo ambiente competitivo tiveram como reflexo uma margem lquida recorrente de 41,2%, uma reduo de 4,2 pontos percentuais em relao a 2009.

Reconhecida pelo mercado como uma empresa com forte gerao de caixa e elevado pagamento de dividendos, a Redecard, dentro de sua poltica de distribuio de dividendos, realizou pagamentos de dividendos e juros sobre o capital prprio ao longo de 2010. Isso significou a distribuio de 95% dos resultados de 2010.

lucro lQuido (r$ milhes)

2009
1.396

2010
1.400

A principal fonte de receitas da Companhia decorre de captura, transmisso, processamento e liquidao de transaes efetuadas com cartes de crdito e de dbito. Essas receitas so calculadas mediante a aplicao de um percentual negociado com os estabelecimentos, denominada taxa de desconto. Essa taxa incide sobre o valor das transaes capturadas, sendo apropriada ao resultado na data do processamento da respectiva transao, lquida do valor da taxa de intercmbio devida aos emissores e da taxa devida s bandeiras. A realizao dessas receitas ocorre quando a Companhia recebe do emissor o valor correspondente transao capturada, lquida do valor da taxa de intercmbio. Esse momento se d, em mdia, 28 dias aps a data da captura da transao com cartes de crdito e um dia aps a data da captura da transao com cartes de dbito. A Companhia faz o pagamento aos estabelecimentos do valor correspondente transao realizada com carto de crdito, lquido da taxa de desconto, no prazo de 30 dias, em mdia, aps o processamento da respectiva transao. Para as transaes com cartes de dbito, o pagamento feito no dia seguinte data da transao. Adicionalmente, a Companhia tem receitas provenientes da locao das maquininhas. A Redecard tem, ainda, outras fontes de receitas decorrentes de prestao de servios, com destaque

receita operacional bruta

comPosio da receita bruta total

Captura, processamento e liquidao de transaes de cartes de crdito

45%
Outros

Carto de crdito

Pr-pagamento

Liquidao antecipada de transaes com cartes de crdito

17%

Captura e transmisso de: transaes private label transaes de cartes de benefcios consulta de cheques

Carto de dbito

4%

23%

Aluguel de equipamentos

12%

Captura, processamento e liquidao de transaes de cartes de dbito

Aluguel de equipamentos de captura

Um ponto base (ou basis points, bps na sigla em ingls) corresponde a 0,01 ponto percentual.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

46 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

para: servios de captura de transaes para empresas emissoras de cartes de benefcio (por exemplo: vale-alimentao e vale-refeio); servios de captura de transaes para empresas emissoras de cartes de crdito, para uso somente em redes de loja especficas (cartes private label); e servio de consulta de cheques e recarga de celular, mediante o uso das maquininhas.

diversificao de estabelecimentos GRI 2.7 e DMA-EC

25%
Outros Educao

Alimentao

18%
Vesturio

Moradia

1 Receita das transaes com cartes de crdito: totalizou R$ 1,6 bilho no ano de 2010, representando crescimento de R$ 191,8 milhes, ou 13,3%, sobre o ano de 2009, decorrente da combinao de (i) crescimento de 25,6% no volume

diversificao de estebelecimentos

2%

8% 6%

17%
Nota: com base no volume financeiro das transaes de cartes de crdito e dbito em 2010

Sade Veculos

T&E

11%

12%

cartes de crdito

novos mercados

Receita (R$ milhes)


Novos Mercados Construo civil Taxistas Komerci Educao Mdicos + Dentistas + Clnicas Distribuio

Faturamento dbito e crdito variao 2010 x 2009


31,9% 2857,7% 171,5% 79,9% 43,1% 39,6% 28,1% 24,6%

422 314 348 362 370

409

411

447

1T09

2T09

3T09

4T09

1T10

2T10

3T10

4T10

Redecard Mvel

gri 2.7 e dma-ec

r$ 1.445

r$ 1.637

+13,3%
2010
Faturamento crdito (R$ milhes) Nmero de transaes em milhes Tquete mdio (R$/transao) Taxa lquida antes de parcerias Taxa lquida aps as parcerias
123.866 1.194 104 1,34% 1,32%

2009
98.651 1.017 97 1,47% 1,47%

2010 x 2009
25,60% 17,40% 6,90% -0,123 p.p -0,143 p.p

/ 47

financeiro das transaes e (ii) variao negativa na taxa de desconto lquida mdia de 1,47% para 1,34%, em decorrncia das negociaes com estabelecimentos. Ao contabilizar as parcerias com bancos credenciadores, a taxa lquida mdia de crdito ficou em 1,32%. 2 Receita das transaes com cartes de dbito: somou R$ 449,2 milhes no ano, representando um crescimento de R$ 59,9 milhes, ou 15,4% sobre o ano de 2009, decorrente da combinao de (i) crescimento de 22,1% no volume financeiro das transaes e (ii) variao negativa na taxa de desconto lquida mdia de 0,79% para 0,77%, em decorrncia das negociaes com estabelecimentos. Ao contabilizar as parcerias com bancos credenciadores, a taxa lquida mdia de dbito ficou em 0,75%. 3 Receita de aluguel de maquininhas (POS): totalizou R$ 792,5 milhes no ano, representando um crescimento de R$ 45,1 milhes, ou 6,0% sobre 2009. Contriburam para esse resultado algumas mudanas significativas nos processos de gesto da base e negociao com os estabelecimentos. A base de equipamentos instalados, ao final de dezembro de 2010, atingiu 1.145 mil unidades, 16,1% superior base de dezembro de 2009, de 987 mil unidades. O preo mdio do aluguel de POS foi de R$ 62,28 em 2010 e representou uma queda de 9,6% em relao a 2009, cujo valor mdio foi de R$ 68,89, decorrente da negociao e fidelizao de estabelecimentos. 4 Outras receitas: totalizaram R$ 142,3 milhes no ano, representando um crescimento de R$ 23,3 milhes, ou 19,6% sobre o ano de 2009. Essas receitas incluem: (a) receita de trava de domiclio bancrio cobrada dos bancos emissores, (b) receita com a captura de transaes com cartes-benefcio (alimentao, refeio, etc.), (c) receita com os servios de consulta de cheques e (d) receita com a captura de transaes com cartes de loja (private label), entre outras.

cartes de dbito

Receita (R$ milhes)

116 96 87
1T09

103

102

109

135

90

2T09

3T09

4T09

1T10

2T10

3T10

4T10

r$ 389

r$ 449

+15,4%
2010
Faturamento dbito (R$ milhes) Nmero de transaes em milhes Tquete mdio (R$/transao) Taxa lquida antes de parcerias Taxa lquida aps as parcerias
60.205 1.126 53 0,77% 0,75%

2009
49.306 969 51 0,79% 0,79%

2010 x 2009
22,10% 16,20% 5,10% -0,024 p.p -0,044 p.p

aluguel de eQuiPamentos

Receita (R$ milhes)

183

182

186

196

207

211

205 169

1T09

2T09

3T09

4T09

1T10

2T10

3T10

4T10

r$ 747

r$ 792

+6,0%

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

48 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

receita financeira lQuida (r$ milhes)

148

145

164 137

148

162

139

155

O resultado do pr-pagamento, lquido de despesas financeiras, foi de R$ 602,6 milhes, 0,6% superior ao registrado em 2009, conforme demonstrado no grfico abaixo. A composio do mix de clientes, o aumento da taxa base de captao e a parceria com banco credenciador repercutiram no resultado do pr-pagamento. O volume pr-pago atingiu R$ 28,6 bilhes em 2010, o que representou 23,1% do volume financeiro total das transaes com cartes de crdito do perodo, diante de 23,4% em 2009.

anlise do resultado do recebimento antecipado de vendas (rav)

1T09

2T09

3T09

4T09

1T10

2T10

3T10

4T10

r$ 595

r$ 605

+1,7%

A receita operacional lquida foi de R$ 3,4 bilhes em 2010, com um crescimento de R$ 322,9 milhes, ou 10,5%, comparada a 2009. A receita operacional lquida tem a seguinte composio: cerca de 40% de grandes e mdios estabelecimentos (em comparao a cerca de 39% em 2009) e, aproximadamente, 60% de pequenos estabelecimentos (em comparao a 61% em 2009). J o volume financeiro de transaes de crdito e dbito composto por: cerca de 66% de grandes e mdios estabelecimentos (65% em 2009) e cerca de 34% de pequenos estabelecimentos (comparado a 35% em 2009).

receita operacional lquida

Os principais itens de custos dos servios prestados so relativos a (i) tarifas pagas s bandeiras; (ii) despesas com a manuteno de estabelecimentos; (iii) gastos com rede de captura de transaes, processamento e operadoras de telefonia; (iv) gastos com servio da central de atendimento e telemarketing; e (v) gastos com credenciamento de novos estabelecimentos e outros.

custos dos servios prestados

resultado do Pr-Pagamento lQuido de desPesas financeiras (r$ milhes)

149

147

166 138

148

162 139

154

As receitas financeiras lquidas apresentaram um aumento de R$ 9,9 milhes, ou 1,7%, para R$ 604,6 milhes em 2010, comparado a R$ 594,8 em 2009, principalmente em decorrncia do resultado do pr-pagamento a estabelecimentos credenciados.

receita financeira lquida

1T09

2T09

3T09

4T09

1T10

2T10

3T10

4T10

r$ 599

r$ 603

+0,6%

/ 49

Os custos dos servios prestados atingiram R$ 679,5 milhes em 2010, representando uma elevao de R$ 168,8 milhes, ou 33,1%, quando comparado ao ano de 2009, ao passo que a quantidade de transaes com cartes de crdito e dbito cresceu 16,8% entre os mesmos perodos. Esse aumento decorrente de estratgia de servios aos clientes e novas iniciativas realizadas pela Companhia no novo ambiente concorrencial.

O custo total dos servios prestados (que inclui a depreciao), de R$ 813,2 milhes em 2010, representa um crescimento de 29,6% em relao ao ano anterior, enquanto a quantidade total das transaes de cartes de crdito e dbito cresceu 16,8% no mesmo perodo. O resultado foi um custo total dos servios prestados por transao de R$ 0,351, representando um aumento nominal de 10,9% quando comparado a 2009. Ao excluir os custos relativos estratgia de servios aos clientes e s novas iniciativas realizadas em 2010, a companhia apresentaria um custo total dos servios prestados por transao de R$ 0,3156, representando uma ligeira reduo, de 0,1%, em relao a 2009. Em 2010, a variao nos custos totais dos servios prestados pode ser atribuda a volume, estratgia de servios e novas iniciativas, conforme demonstrado abaixo:

custo total dos servios prestados

A despesa de depreciao de equipamentos de captura atingiu R$ 133,7 milhes, representando uma elevao de R$ 16,9 milhes, ou 14,5%, quando comparada ao ano de 2009. Essa elevao decorre, principalmente, do crescimento e da renovao do parque de equipamentos, e tambm pelo crescimento deste.

depreciao de equipamentos de captura

custos totais Por transao (r$) 2010 x 2009

Volume
Maior nmero de transaes (+16,8% em crdito e dbito)

0,351 0,316

Maior quantidade de equipamentos instalados (+158 mil equip. ou +16,1%) Mais ligaes no atendimento (+36%)

Estratgia de servios
Melhoria no nvel de atendimento em call center Manuteno de estabelecimentos

2009

2010

Novas iniciativas
Aceitao da bandeira Visa (fee de bandeira) Novos credenciamentos (488 mil en 2010 vs. 342 mil em 2009)

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

50 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

As despesas operacionais da Redecard somaram R$ 511,1 milhes em 2010, um aumento de R$ 131,1 milhes, ou 34,5%, em relao ao ano de 2009. A variao nas despesas operacionais do ltimo ano pode ser atribuda a volume, estratgia de servios aos clientes e novas iniciativas, conforme abaixo:

despesas operacionais

As principais despesas administrativas esto relacionadas a (i) infraestrutura predial, que inclui aluguel e manuteno de imveis; (ii) manuteno e desenvolvimento de sistemas administrativos; (iii) servios profissionais contratados, como auditores, consultores e advogados externos; (iv) viagens e locomoes; e (v) telecomunicao corporativa. As despesas administrativas atingiram R$ 133,6 milhes no ano, uma elevao de R$ 30,4 milhes, ou 29,5%, quando comparadas a 2009.

Administrativas

variao das desPesas oPeracionais (r$ milhes)

Volume

511 380

Aumento do nmero de funcionrios em diversas reas (Ex: comercial) Acordo coletivo (6%)

Estratgia de servios
Aumento no quadro de funcionrios para as reas comercial + marketing + produtos, principalmente para fora de vendas dedicada

Os gastos com marketing so direcionados: i) campanha de publicidade para posicionar a marca Redecard e ii) ao incentivo aceitao dos cartes de crdito e dbito, incluindo material de merchandising e aes promocionais no ponto de venda. As despesas de marketing, de R$ 82,3 milhes no ano, foram R$ 11,2 milhes, ou 15,7%, maiores quando comparadas a 2009, em funo da campanha de publicidade.

Marketing

2009

2010

Novas iniciativas
Campanha de mdia relativa ao incio da captura da bandeira Visa

As despesas com pessoal foram de R$ 186,7 milhes em 2010, 44,5% maior em relao a 2009, resultado do aumento de 662 funcionrios, principalmente para fora de vendas prpria, ao longo do ano, contabilizando 1.455 ao fim de 2010.

Pessoal

Essas despesas foram de R$ 68,8 milhes no ano, um crescimento de R$ 27,1 milhes quando comparadas a 2009, decorrentes de: (i) variao no saldo de provises para devedores duvidosos entre os dois perodos decorrente da intensificao da cobrana de aluguel de equipamentos POS inativos; (ii) aumento de valores destinados a aes culturais (Lei Rouanet), projetos de

Outras despesas e receitas operacionais

Nmero de funcionrios por reas


Administrativo, Financeiro e Demais Comercial, Marketing e Produtos Operacional e Tecnologia

2009
173 299 321 793

2010
235 842 378 1.455

Total

/ 51

incentivo ao esporte (Lei do Desporto Amador) e projetos aprovados conforme Estatuto da Criana e do Adolescente, que resultaram em dedues no Imposto de Renda; e (iii) incentivos para credenciamento.

O EBITDA ajustado consiste no lucro operacional adicionado dos valores da depreciao e amortizao, deduzindo o montante do resultado financeiro lquido, exceto a receita financeira lquida obtida com os negcios de pr-pagamento aos estabelecimentos credenciados, uma vez que a Companhia entende que essa atividade faz parte do seu resultado operacional.

ebitda ajustado

EBITDA ajustado (R$ milhes)


Resultado operacional (+) Depreciao e amortizao (-) Receita financeira liquida (+) Resultado do pr-pagamento EBITDA Ajustado Margem EBITDA Ajustada

2010
2.075,70 143,2 -604,6 602,6 2.216,80 65,20%

2009
2.069,50 125,3 -594,8 598,9 2.199,00 71,50%

variao 2010 x 2009


0,30% 14,20% 1,70% 0,60% 0,80% -6,3 p.p

Os impostos sobre as receitas operacionais, que totalizaram R$ 225,8 milhes em 2010, apresentaram aumento de R$ 7,0 milhes, ou 3,2%, sobre 2009, resultado direto do aumento da receita operacional lquida.

impostos

Os investimentos da Redecard destinam-se principalmente aquisio de equipamentos de captura (maquininhas), confirmando sua estratgia de renovao e atualizao do parque de equipamentos. Durante o exerccio de 2010, a Companhia investiu significativamente em softwares desenvolvidos pela Companhia. Esses investimentos foram necessrios para atender as novas bandeiras integrantes do Sistema Redecard. O prazo restante de amortizao desses ativos est entre 4 e 5 anos.

investimentos

tabela caPex

Investimentos (R$ milhes)


Equipamentos de captura Equipamentos de informtica/Rede Novas bandeiras Infraestrutura predial Outros

2008
135,1 5,3 10,2 150,6

2009
119,3 5,3 11,4 136,0

2010
169,7 39,6 21,4 12,3 18,7 261,6

Total

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

52 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

Em 31 de dezembro de 2010, as aes da Redecard estavam cotadas a R$ 21,05, com um valor de mercado aproximado de R$ 14,2 bilhes. A ao ordinria da Redecard apresentou desvalorizao de 27,4% em 2010. O Ibovespa (ndice da Bolsa de Valores de So Paulo) apresentou alta de 1% em 2010, com 69.304 pontos. GRI 2.8 Em 2010, o volume mdio dirio de negociao com as aes da Redecard est demonstrado no grfico a seguir:
volume mdio dirio (em r$ milhes)

indicadores de mercado

demonstrao do valor adicionado

Descrio Valor econmico direto gerado


Receitas

Preenchimento em R$ mil
(VALORES NEGATIVOS ENTRE PARNTESES)

2.812.150

Valor econmico distribudo


Custos operacionais Salrios e benefcios de empregados Pagamentos ao governo Pagamentos para provedores de capital (por exemplo, acionistas) Investimentos na comunidade
(505.558) (185.584) (934.314) (717.176) (17.327) (452.191) 2.812.150 2.844.062 (33.266) 1.354 (750.357) (505.558) (244.799) 2.061.793 (143.162) (143.162) 1.918.631 608.784 608.784 2.527.415 (2.527.415) (185.584) (934.314) (7.555) (717.176) (682.786)

Valor econmico acumulado (valor econmico gerado menos valor econmico distribudo)
1 RECEITAS 1.1) Vendas de mercadorias, produtos e servios 1.2) Proviso para devedores duvidosos Reverso/Constituio 1.3) No operacionais 2 INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui ICMS e IPI)

77,3 50,4 52,1

2.1) Matrias-primas consumidas 2.2) Custos das mercadorias e dos servios vendidos 2.3) Materiais, energia, servios de terceiros e outros 2.4) Perda/Recuperao de valores ativos 3 VALOR ADICIONADO BRUTO 4 RETENES 4.1) Depreciao, amortizao e exausto 5 VALOR ADICIONADO LQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE 6 VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA 6.1) Resultado de equivalncia patrimonial 6.2) Receitas financeiras 7 VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR 8 DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO 8.1) Pessoal e encargos 8.2) Impostos, taxas e contribuies 8.3) Juros e aluguis 8.4) Juros sobre capital prprio e dividendos 8.5) Lucros retidos/prejuzo do exerccio

2008

2009

2010

As aes da Redecard tm registrado consistentes volumes de negociao e esto entre as 20 mais lquidas da BM&FBovespa.
a redecard na bolsa de valores em 2010 Cotao ao fim do perodo Mximo Mdia Mnimo Volume mdio dirio Quantidade de aes (mil aes) Lucro por ao Market value
R$ 21,05 R$ 33,70 R$ 26,12 R$ 20,31 R$ 52,1 milhes 672.970,7 2,0803 R$ 14,2 bilhes

Nota: este DVA baseado no modelo GRI e incorpora os investimentos sociais da companhia

gri 2.2 e ec1

2009
Preo/Lucro (P/L) Dividend payout Dividend yield
14,0 100% 5,9%

2010
10,1 95% 9,4%

/ 53

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

54 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

Sustentabilidade na Redecard
Aps a integrao da Redecard no ndice Dow Jones de de Sustentabilidade da Sustentabilidade e no ndice BM&FBovespa, em 2009, a

metas 2011 de sustentabilidade na redecard dma-ec, dma-en, dma-la e dma-Pr


uma das principais melhorias implantadas na gesto da sustentabilidade da redecard a publicao, neste relatrio, de suas metas para 2011. aps o processo de avaliao, com a comisso de sustentabilidade e o comit de sustentabilidade, das principais prticas da companhia, foram estabelecidas as seguintes metas de sustentabilidade: formalizar Poltica de sustentabilidade (incluindo compromisso com meio ambiente e mudanas climticas). incluir metas de sustentabilidade em processos estratgicos da redecard. acompanhar periodicamente os indicadores de sustentabilidade da redecard. realizar e-learning sustentabilidade e instituto redecard. Publicar cdigo de tica para fornecedores. expandir avaliao 360o, atualmente aplicada em diretores, para abranger gerentes. iniciar estruturao do plano de sucesso da redecard. formalizar Poltica de governana corporativa. realizar mapeamento de emisses de gases de efeito estufa. realizar novos mdulos do curso empreendimento sustentvel, do instituto redecard.

Companhia desenvolveu novas iniciativas focadas no tema.

O passo inicial foi estruturar a governana da sustentabilidade na Companhia. Em 2009, foi criada a Comisso de Sustentabilidade, e, em 2010, foi eleito o Comit de Sustentabilidade e formalizada a Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade, conforme organograma na pgina ao lado.

Foram realizados dois workshops sobre sustentabilidade para funcionrios de diversas reas da Redecard. Foi criada a Comisso de Sustentabilidade. A Redecard aderiu voluntariamente ao Pacto Global das Naes Unidas. Revisou o Cdigo de tica, incorporando temas socioambientais.

Realizou o primeiro ciclo de Painis de Stakeholders Redecard dilogos realizados com clientes, fornecedores, investidores, parceiros e funcionrios para saber quais temas eles consideram mais relevantes para a sustentabilidade do negcio Redecard e sobre os quais a Redecard deveria prestar contas atravs do Relatrio Anual de Sustentabilidade 2009.

Formalizada a Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade, sendo responsvel pela gesto da sustentabilidade na Redecard.

A Redecard publicou o seu Relatrio Anual de Sustentabilidade 2009 o primeiro baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative.

dEz 2009

FEv 2010

abr 2010

mai 2010

jUn 2010

/ 55

governana da sustentabilidade na redecard

Formao

Nvel organizacional
Conselho de Administrao + Presidncia + Diretoria Executiva Jurdica + Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade
Relaes com Investidores e Sustentabilidade Jurdico Recursos Humanos Tecnologia e Operaes Logstica Riscos e Controles Administrao de Suprimentos e Infraestrutura Estratgia Marketing Inovao Auditoria Interna Ouvidoria Controladoria Tesouraria Comercial Atendimento Produtos

Responsabilidades
Definir polticas e estratgia de sustentabilidade para Redecard

Comit de Sustentabilidade

Comisso de Sustentabilidade

Diretoria Executiva + Representantes de diretoria

Implantar as Polticas e a Estratgia de Sustentabilidade na Redecard Disseminar preceitos de sustentabilidade na Companhia

Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade

Diretoria

Coordenar a implantao e disseminao das polticas, da estratgia e dos preceitos de sustentabilidade da Redecard

Integrou o ndice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa, pelo segundo ano consecutivo. A Redecard subiu 21 posies no estudo Transparncia em Sustentabilidade nas Empresas do Ibovespa, realizado pela Management & Excellence Amrica Latina (M&E) em parceria com a revista Razo Contbil e o Ibri. Incio da primeira turma do Programa Empreendedorismo Social, do Instituto Redecard. Realizao dos focus groups do programa Meios de Pagamentos, do Instituto Redecard. Promoveu campanha de divulgao para funcionrios e clientes sobre o compromisso da Redecard com o Pacto Global das Naes Unidas. Integrou o ndice Dow Jones de Sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo. Incio da segunda turma do programa Empreendedorismo Social, do Instituto Redecard. Aconteceu a primeira reunio do Comit de Sustentabilidade da Redecard para avaliao da gesto da sustentabilidade na empresa e para estabelecimento de metas e projetos para 2011. GRI 4.9 Realizao da primeira turma do programa Empreendimento Sustentvel, do Instituto Redecard. Realizou o segundo ciclo de Painis de Stakeholders Redecard, para o Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010. Integrou a primeira carteira do ndice de Carbono Eficiente ICO2.

ago 2010

SET 2010

oUT 2010

nov 2010

dEz 2010

A Comisso de Sustentabilidade reuniu-se seis vezes para avaliao conjunta da gesto da sustentabilidade na empresa e para o acompanhamento dos principais projetos em andamento.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

56 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

"sustentabilidade no seu negcio", Programa empreendimento sustentvel para empreendedores de micronegcios em salvador ( ba).

Pacto Global
Em dezembro de 2009, a Redecard tornou-se signatria do Pacto Global, compromisso voluntrio desenvolvido pelo ex-secretrio-geral da Organizao das Naes Unidas Kofi Annan para mobilizar a comunidade empresarial internacional a adotar, em suas prticas de negcios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas reas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupo. GRI 4.12 Hoje, mais de 5.200 instituies so signatrias do pacto, em 150 redes de todo o mundo. Para reforar o compromisso com a iniciativa, a Redecard promoveu o Pacto Global em seus principais canais de dilogo com funcionrios e clientes e, alm disso, publica neste relatrio suas principais prticas de 2010, correlacionadas aos dez princpios do pacto, e as metas da Companhia para 2011. DMA-EC

/ 57

O pactO e as metas da redecard PrincPios As empresas devem apoiar e respeitar a proteo de direitos humanos reconhecidos internacionalmente Prticas atuais metas 2011

Cdigo de tica e Conduta item 1.8 (Comunidade e Meio Ambiente)

Formalizar Cdigo de tica para Fornecedores

Assegurar-se de sua no participao em violaes desses direitos

Comit de tica e Cdigo de tica e Conduta item 1.8 Revisar poltica de penalidades para (Comunidade e Meio Ambiente) infraes

As empresas devem apoiar a liberdade de associao e o reconhecimento efetivo do direito negociao coletiva

Cdigo de tica e Conduta item 1.3 (Prticas Empregatcias)

Incluir os temas liberdade de associao e negociao coletiva na Poltica de Recursos Humanos GRI DMA-LA Incluir o tema trabalho forado ou compulsrio na Poltica de Recursos Humanos

Apoiar a eliminao de todas as formas de trabalho forado ou compulsrio

Cdigo de tica e Conduta item 1.5 (Parceiros de Negcio) ; contratos Redecard (clusulas especficas)

Apoiar a erradicao efetiva do trabalho infantil

Cdigo de tica e Conduta item 1.5 (Parceiros de Negcio) ; contratos Redecard (clusulas especficas)

Incluir o tema trabalho infantil na Poltica de Recursos Humanos

Apoiar a igualdade de remunerao e a eliminao da discriminao no emprego

Cdigo de tica e Conduta item 1.3 (Prticas Empregatcias)

Incluir os temas igualdade de remunerao e eliminao de discriminao na Poltica de Recursos Humanos Incluir compromisso com meio ambiente e mudanas climticas no desenvolvimento da Poltica de Sustentabilidade da Redecard Realizar mapeamento Emisses de GEE (escopo 1 e 2) Obter declarao em que a empresa recicladora das maquininhas divulgue o destino efetivo do material perigoso

As empresas devem adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais

Instituto Redecard (curso Empreendimento Sustentvel aborda desafios das mudanas climticas)

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental

Cdigo de tica item 1.8 (Comunidade e Meio Ambiente); destruio e reciclagem de maquininhas; Apimec com selo Carbon Free e Carona Solidria; Coleta Seletiva

Incentivar o desenvolvimento e a difuso de tecnologias ambientalmente sustentveis

Datacenter Redecard atende aos princpios de TI Verde (eficincia energtica)

Criar grupo de trabalho para anlise do modelo de mensurao do consumo de energia do datacenter Redecard

As empresas devem combater a corrupo sob todas as suas formas, inclusive extorso e propina

E-learning do Cdigo de tica e Conduta item 1.1 (Conflitos de Interesse) e item 1.6 (rgos Governamentais e Reguladores) do Cdigo de tica; e-learning de tica Concorrencial e e-learning de Preveno Lavagem de Dinheiro

Atualizar e aplicar: e-learning do Cdigo de tica e Conduta item 1.1 (Conflitos de Interesse) e item 1.6 (rgos Governamentais e Reguladores) do Cdigo de tica; e-learning de tica Concorrencial e e-learning de Preveno Lavagem de Dinheiro

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

58 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

O Instituto Redecard
Para reforar o compromisso com a sustentabilidade, a as atividades do Instituto fins lucrativos voltada Redecard iniciou, em 2010, Redecard, associao sem promoo da educao para o
Para iniciar seus trabalhos, o instituto envolveu em seu planejamento diversos atores da cadeia de valor da Redecard, a fim de identificar oportunidades e sinergias para atuar em conformidade com sua misso. Foram entrevistados clientes da Companhia, parceiros de negcios, fornecedores, instituies de ensino e representantes da sociedade civil. DMA-EC Em 2010, o instituto articulou e desenvolveu dois programas de capacitao: o Empreendedorismo Social e o Empreendimento Sustentvel. Tambm montou um grupo de trabalho, em parceria com a MasterCard e o Sebrae nacional, voltado ao estudo e apresentao de solues adequadas em meios de pagamento aos micro e pequenos empreendedores. Em 2011, todas as iniciativas do Instituto Redecard contaro com o suporte de um portal, que servir como ferramenta de disseminao de contedo, fortalecimento dos relacionamentos e divulgao dos programas do instituto. PG 8

empreendedorismo. Sua misso contribuir para uma crescente competitividade e eficincia dos empreendedores de

negcios do Brasil. GRI DMA-EC e EC9

Essa anlise indicou trs temas principais para o Instituto Redecard: PG 8 1) Apoio ao empreendedorismo social praticado por organizaes do terceiro setor; 2) Sustentabilidade aplicada a pequenas e mdias empresas; 3) Adequao de servios e produtos de meios de pagamento a micro e pequenas empresas e ao empreendedor individual.

Em parceria com o Instituto Gesc, a Artemisia e a GS1, o Instituto Redecard preparou duas turmas em 2010, formando 18 gestores sociais. O objetivo foi capacitar responsveis por ONGs e cooperativas em gesto de projetos, com enfoque na captao de recursos. Em sua metodologia, o programa mesclou conceitos tericos de negcios como

empreendedorismo social

/ 59

estratgia, gesto de projetos e marketing e prtica aplicada, criando um ambiente para o desenvolvimento de um plano de ao de forma orientada. Esse plano deve ser implementado formalmente pela organizao ao fim do curso, com o apoio de funcionrios voluntrios da Redecard, que atuam como consultores sociais durante todo o programa.

O programa contou com uma turma em 2010, com contedo e metodologia desenvolvidos pela SEI Consultoria e pela Artemisia. Essa iniciativa procurou capacitar pequenos e mdios empresrios, clientes ou no da Redecard, que buscavam um diferencial competitivo para seu negcio. O programa composto por um ciclo de quatro encontros, sendo dois conceituais e dois vivenciais, incluindo uma palestra com um empresrio que incorporou a sustentabilidade ao seu modelo de negcio e obteve vantagem competitiva.

empreendimento sustentvel

as dificuldades e as oportunidades do segmento. Como resultado dos levantamentos feitos com representantes de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs), identificou-se a oportunidade de oferecer maior mobilidade s transaes via equipamentos de telefonia celular, para melhorar as condies de fluxo de caixa dos empreendedores. Tambm foram constatadas oportunidades de realizao de cursos e capacitaes relacionados gesto e a um maior conhecimento sobre os papis e as responsabilidades dos atores envolvidos no segmento de meios de pagamento eletrnicos. Esses levantamentos foram realizados por meio de encontros de focus groups

em Belo Horizonte, Campo Grande e Salvador. O grupo de trabalho j est empenhado em apresentar as solues concretas em 2011. Para o segundo ano de atividades do instituto ser dada continuidade aos programas de Empreendedorismo Social, com duas novas turmas. Os programas do Empreendimento Sustentvel sero levados a outras capitais do Brasil, de acordo com as estratgias de relacionamento com clientes da Redecard. Ainda est previsto para 2011 o lanamento do Portal Instituto Redecard. Todas essas metas fazem parte do planejamento de sustentabilidade da Companhia.

A atuao focada na busca pela adequao de meios de pagamento s micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais evoluiu para a criao de um grupo de trabalho, em parceria com a MasterCard e o Sebrae nacional, com o objetivo especfico de estudar de forma colaborativa os problemas,

meios de pagamento adequados a micro e pequenas empresas

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

60 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

Show do projeto Conexo Redecard, patrocinado pela empresa.

A Redecard apoia projetos culturais, esportivos e voltados a crianas e adolescentes.

Incentivo cultura, ao esporte e ao social


A Redecard valoriza as manifestaes culturais. Em 2010, a Companhia investiu R$ 11,8 milhes, por meio de leis de incentivo ao desenvolvimento da cultura. Esses investimentos foram para projetos que valorizam a msica, com destaque ao projeto cultural Conexo Redecard, que promoveu uma grande gincana cultural. O esporte tambm recebeu investimentos da Redecard, atravs da lei de incentivo ao esporte (Lei do Desporto Amador), num total de R$ 2,2 milhes, com destaque aos projetos Lance Livre, da ex-jogadora de basquete Marta Sobral; Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro; e Jump Festival, realizado em So Paulo. A Companhia investiu R$ 2,9 milhes em projetos sociais incentivados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente. Entre as associaes que contaram com o apoio da Companhia, destacam-se a Associao de Assistncia Criana Deficiente (AACD) e o Grupo de Apoio ao Adolescente e Criana com Cncer (Graacc). GRI EC1

/ 61

Prticas ambientais
A Redecard busca reduzir os impactos de sua atuao e oferecer solues tecnolgicas consideradas limpas. GRI 3.9, EC2, EN3, EN16, EN17 e DMA-EN; PG 8 Inventrio de emisses
Ciente de que possui sua parcela de contribuio para as emisses de gases de efeito estufa (GEE) globais, a Redecard adotou o compromisso de monitorar suas emisses anuais de GEE, apesar de possuir uma baixa demanda energtica anual, como ferramenta de auxlio da mitigao de seus impactos nas mudanas climticas. A adeso da Companhia ao ndice de Carbono Eficiente (ICO2), em 2010, foi o primeiro passo para a concretizao dessa meta. O ndice foi criado pela BM&FBovespa em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e composto pelas aes de 42 companhias com maior liquidez na BM&FBovespa participantes do ndice IBrX-50. A carteira de aes do ICO2 est relacionada eficincia de emisses de GEE das empresas que o compem. Em 2010, a Redecard apresentou uma estimativa de suas emisses referentes a 2009 e estabeleceu como meta publicar neste relatrio o resultado de seu inventrio de emisses referentes ao perodo 2010. Com o objetivo de garantir a qualidade dos dados reportados, a Redecard contou com o auxlio da consultoria ICF International, especializada em mudanas climticas, desenvolvendo o Inventrio de Emisses de GEE com base no GHG Protocol e nas diretrizes do IPCC 2006. O GHG Protocol o documento mais utilizado mundialmente para quantificao de emisses corporativas, enquanto o IPCC fornece fatores de emisso e orientaes para a estimativa de diversos tipos de emisses de GEE. No ano de 2010, as emisses diretas (Escopo 1) da Redecard totalizaram 405,0 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e), enquanto as emisses indiretas de Escopo 2 (compra de eletricidade) e Escopo 3 totalizaram, respectivamente, 414,3 e 2.034,5 tCO2e. A tabela abaixo apresenta um detalhamento dos tipos de fontes contabilizadas e suas respectivas contribuies para o resultado final.

Escopo

Atividade
Fontes estacionrias Fontes mveis Gerenciamento de resduos Viagens de executivos Transporte areo de cargas Emisses fugitivas

Energia GJ
94,5 6.541,1 29.085,7 1.550,8 9.332,4 -

Emisses t CO2
6,8 372,8 0,4 414,3 100,8 650,2 621,7 443,7 -

t CH4
0,0003 0,2 0,003 0,1 0,007 0,001 -

t N 2O
0,0001 0,1 0,001 0,04 0,02 0,01 -

t CO2e
6,8 397,8 0,4 414,3 101,1 665,1 628,0 448,1 192,2

Escopo 1

Escopo 2

Fontes estacionrias Fontes estacionrias Fontes mveis Gerenciamento de resduos Viagens de executivos Transporte areo de cargas Emisses fugitivas

Escopo 3

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

62 / Desenvolvimento socioeconmico e AmbientAl

O inventrio de gases de efeito estufa o primeiro passo da empresa para gerenciar suas emisses no futuro.
GRI EN18

importante notar que, por se tratar da segunda quantificao de emisses de GEE da empresa, a Redecard vem ampliando a abrangncia de seu inventrio ao passo que a confiabilidade nos dados primrios aumenta. Todas as fontes de Escopo 1 (geradores prprios, frota prpria e gases refrigerantes sobre os quais a empresa possui controle operacional) foram includas no inventrio. No Escopo 2, foram includos consumos de eletricidade de datacenters e escritrios Redecard. J no Escopo 3, foram includas as etapas de logstica de distribuio de produtos e viagens areas de executivos (maiores fontes de emisso da empresa), alm de geradores de eletricidade e sistemas de refrigerao dos condomnios onde esto instaladas as unidades. A Redecard possui emisses absolutas relativamente baixas se comparadas a outras empresas, uma vez que suas atividades tm baixa demanda de energia e parte dessa demanda suprida pela eletricidade do Sistema Interligado Nacional Brasileiro. Como a participao da energia hidreltrica nesse sistema considervel, as emisses associadas gerao de cada MWh so consideradas

baixas, contribuindo para as baixas emisses de Escopo 2 da Redecard. Outra forma de avaliar as emisses anuais de GEE atravs de indicadores de desempenho. Esses indicadores so escolhidos pelas empresas e no so sensveis a oscilaes econmicas, dado que ponderam as emisses em relao s atividades efetivamente realizadas no ano em questo. No caso da Redecard, a tabela na parte inferior desta pgina resume alguns dos indicadores escolhidos. Outra realidade da empresa a maior participao do Escopo 3 em seu perfil de emisses. Por ter atividades operadas remotamente com o uso de eletricidade da rede ou de geradores, a maior parcela das emisses oriunda de servios terceirizados de transporte, seja de funcionrios ou de produtos. A maior participao do Escopo 3 pode ser notada em bancos e empresas de servios. Esse mapeamento de emisses ser o primeiro passo da empresa no gerenciamento estratgico de suas emisses, estabelecendo uma linha de base a partir da qual suas emisses

Intensidade bruta de emisses Intensidade bruta de emisses de GEE Escopo


Escopo 1 Escopo 2 Escopo 3

tCO2 e por m2
0,03 0,03 0,16

tCO2 e por funcionrio


0,28 0,28 1,40

tCO2 e por POS distribudo


0,35 0,36 1,78

/ 63

sero reduzidas no futuro. A Redecard no realizou, em 2010, uma avaliao das implicaes financeiras relacionadas s atividades para enfrentar as mudanas climticas. Porm, no incio de 2011, durante o projeto de mapeamento das emisses de 2010, foram realizados dois workshops de sensibilizao para os funcionrios e diretores de diversas reas da Companhia, em que foram abordados: os impactos das mudanas climticas; as razes para inventariar gases de efeito estufa; os motivos pelos quais os acionistas se importam com o tema; e como as mudanas climticas afetam os negcios da Companhia.

Standard). Para obter essa certificao, a Redecard reavaliou mais de 5 mil controles de segurana e atendeu a uma srie de exigncias e adaptaes em seus sistemas internos, tudo para assegurar que os dados transacionados em suas redes no sejam violados. GRI PR1, PR8, DMA-PR e DMA-EN A adequao a essas normas gerou importantes modificaes no datacenter, entre elas: configurao de racks, cabeamento areo, dissipao de calor atravs de corredor quente e corredor frio, melhor circulao de ar e disposio diferenciada de janelas (que refletem o calor para fora). Atendidos todos os aspectos de segurana e melhores prticas, buscou-se a eficincia energtica. O consumo de energia registrou forte reduo desde a implantao desse sistema em todo o datacenter.

Outro destaque no tema sustentabilidade o datacenter, que segue princpios de Tecnologia da Informao Verde. Nele ocorrem todos os registros eletrnicos de todas as transaes de compra e venda feitas com cartes nas maquininhas Redecard no Brasil. O Datacenter Verde foi projetado para garantir total segurana s transaes e, ao mesmo tempo, atender a uma srie de normas de eficincia energtica e boas prticas ambientais, como a baixa gerao de calor, que reduz a necessidade de refrigerao de equipamentos. Os ndices alcanados so mensurados pelo fornecedor responsvel pelo servio de datacenter contratado pela Redecard. GRI EN6 A aderncia a prticas de TI Verde foi decorrncia da certificao do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security

ti verde

Solues de sustentabilidade presentes no prdio em que est a sede da Redecard


GRI EN5 e EN26; PG 7, 8, 9 e 10

3 Utilizao de luminrias de alta performance e baixo consumo de energia; 4 Combate ao calor de fachada, evitando a contaminao do ambiente com esse calor e, portanto, reduzindo o consumo de energia;

1 Elevadores com pr-chamada, o que evita desperdcio de energia e prolonga a vida til do equipamento;

5 Carpete sustentvel com processo 2 Utilizao de gua de reso nas bacias de reciclagem e sistema cool carpet sanitrias e na manuteno dos jardins; (processo neutro ao clima).

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

64 / DeSenvolvimento Socioeconmico e ambiental

As peas das maquininhas fora de uso so encaminhadas para reciclagem e realimentam o ciclo produtivo.

Com um parque constantemente renovado, a Redecard estruturou-se adequadamente para o descarte de equipamentos obsoletos. GRI EN26 e EN27; PG 8 e 9 O processo segue protocolos de segurana e gesto de riscos contra fraudes. Comea na retirada dos terminais em meio aos estabelecimentos comerciais, seguida pela despersonalizao da mquina e pela retirada da logomarca e de qualquer identificao visual, alm da limpeza do software e da destruio de partes especficas do equipamento. A maquininha aberta, e todo o material restante reciclado. Os componentes mais pesados entre os quais circuitos impressos, baterias, fios, peas de metais, plsticos e cabos so destinados para reciclagem. Para os casos de circuitos impressos e baterias, so exportados para pases como Estados Unidos, em decorrncia da inexistncia de empresas que realizem a separao desses materiais pesados no Brasil. No exterior, feita toda a separao dos materiais mais nobres, como cobre, prata, estanho e ouro, e processada a reciclagem final dos componentes. GRI EN2; PG 8 e 9 A Redecard adota o processo de reciclagem de maquininhas desde 2008, garantindo que esses equipamentos no tenham outro destino. O servio realizado por uma empresa contratada, certificada pela ISO 9001/2008, e cujo contrato impe clusulas rigorosas quanto segurana da informao. GRI EN22 uma prestao de servios sem valor cobrado. A empresa contratada retira as maquininhas e vende a sucata proveniente dos equipamentos. Existe uma declarao formal da empresa, com uma lista de seus clientes que compram cada tipo especfico de sucata.

A Redecard realizou, em 2010, uma mdia de 1,8 mil visitas dirias aos estabelecimentos clientes para fazer a troca e a manuteno de suas maquininhas. Para isso, a Companhia define toda a logstica, que consiste na roteirizao, na forma com que o equipamento retirado ou substitudo por outro. As maquininhas de modelos obsoletos foram direcionadas para reciclagem.

reciclagem

Resduos no perigosos (t)


Papelo Ferro Plstico Fios Componentes eletrnicos Outros

2009
20,7 77,6 92,4 56,6 50,5 -

2010
3,8 0,5 6,9 7,5 1,5 0,8

Destinao

Reciclagem

Total

297,8

21,00
gri en22

/ 65

outras aes de reciclagem e sustentabilidade na redecard


Todo papel de escritrio utilizado pela Redecard possui o certificado SW-COC-1388, pela Forest Stewardship Council (FSC). O consumo mensal de aproximadamente 253 mil pginas, o que representa 506 resmas. Pode-se considerar, ento, um volume mdio anual de 3.036.000 pginas, ou 6.072 resmas.
GRI EN2; PG 8 e 9

Papel reciclado e seu uso corporativo

Desde 2006, todos os computadores esto programados para usar a frente e o verso do papel nas impresses. Os funcionrios so incentivados a imprimir documentos apenas quando necessrio. Os cestos de lixo so separados por tipo de resduo, para posterior reciclagem.

Com o objetivo de reduzir o impacto do dixido de carbono no meio ambiente e facilitar a locomoo, desde 2009 a Companhia incentiva a Carona Solidria em suas reunies pblicas com analistas e investidores. Participam desses encontros membros da Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), os acionistas e demais interessados. O evento recebeu o selo Carbon Free, por ter compensado, em 2009, a emisso de 1,33 tonelada de gases de efeito estufa decorrentes de sua realizao com o plantio de rvores nativas da Mata Atlntica. Em 2010, a Apimec compensou a emisso de 1,20 tonelada de gases de efeito estufa pela continuidade de suas aes de reflorestamento com rvores nativas da Mata Atlntica. EN7

Carona Solidria

Com relao energia consumida por meio de combustvel automotivo, de janeiro a novembro de 2010 o gasto com combustvel somou R$ 2.290.087,00. PG8 Consumo estimado de combustvel, relativo ao consumo da frota comercial executiva e despesas de funcionrios quando em deslocamento a trabalho utilizando veculo prprio:
Consumo de combustvel
Consumo em R$ Quilmetros rodados Litros por ano (mdia de autonomia veicular de 10 km/l)

Combustvel

A Companhia incentiva a substituio do uso de extratos impressos por eletrnicos, como forma de facilitar o acesso informao pelo cliente, contribuir para a preservao do meio ambiente e reduzir custos operacionais. Em 2010, a adoo da verso online do extrato eletrnico teve adeso de 83% dos clientes e representou uma economia de R$ 12,5 milhes.

Extratos eletrnicos

2008
2.395.210,00 3.992.016,67 399.201

2009
1.813.915,03 3.023.191,72 302.319

2010
2.290.087 3.816.811,67 381.681

No ano de 2010, a demanda mensal contratada de energia eltrica para a unidade da Redecard em So Paulo foi de 1,04 GJ por ms, ou 10,36 GJ por ano. Essa demanda seguiu o mesmo padro de 2009. GRI EN4; PG 8 e 9

Consumo de energia direta e indireta

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

66 / Foco no cliente

Preferncia e satisfao
a redecard tem a satisfao de seus clientes como um pilar estratgico. desde 1o de julho de 2010, com o fim da exclusividade de bandeiras, essa atuao ganhou uma dimenso muito maior, e hoje permeia toda a companhia.
A Redecard preparou-se para a abertura de mercado e o novo ambiente concorrencial promovendo uma srie de iniciativas orientadas melhoria da qualidade dos servios oferecidos a seus clientes. Para isso, a Companhia criou duas diretorias, a de Grandes e Mdios Clientes e a de Varejo. Tambm foram reforadas equipes nas reas comerciais e de suporte de negcios, que contaram com investimentos em pessoas. Outra ao importante para as boas prticas de satisfao do cliente foi a continuidade da atuao da Ouvidoria, que estruturada para sanar eventuais falhas que possam surgir na atuao da Companhia. Tambm se destaca a atuao do Centro de Monitoramento Redecard (CMR), responsvel pelo gerenciamento do nvel de servio entre a Redecard, as bandeiras, os emissores, as processadoras e os parceiros. GRI PR5 e DMA-PR

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

68 / Foco no cliente

Para profissionais autnomos, a redecard proporciona agilidade no recebimento de pagamentos.

Para que o cliente possa vender sempre mais, foram desenvolvidas novas estratgias, como a ampliao de produtos, servios e bandeiras, a criao de novas modalidades de preo, o Recebimento Antecipado de Vendas (RAV) e os canais de atendimento.

A Redecard acredita que, para nunca perder venda, o lojista precisa ter os melhores produtos e servios sua disposio, alm da possibilidade de aceitar o maior nmero de cartes. Por isso, a empresa oferece uma ampla gama de produtos, que vai dos tradicionais crdito e dbito at a consulta de cheques e a recarga de celular, por exemplo. Alm disso, em 2010 a Redecard fechou parceria com mais sete bandeiras, sendo quatro regionais, o que demonstra o quanto o cliente regional importante para a empresa, uma nacional e duas internacionais, antecipando-se aos dois grandes eventos esportivos que acontecero no Brasil nos prximos anos: Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Produtos, servios e bandeiras

Entre as principais aes de 2010, destacam-se a reestruturao da Diretoria de Atendimento a Clientes e a triplicao do nmero de profissionais da rea, proveniente do aumento de nmero de ligaes, que aconteceu a partir de 1o de julho. Essas ligaes solicitavam esclarecimentos a respeito da nova sistemtica de mercado, quando todas as maquininhas Redecard passaram a tambm capturar compras realizadas com cartes da bandeira Visa. Esses atendimentos foram prestados aos antigos e novos estabelecimentos clientes. GRI PR5 Apenas na primeira semana de captura da bandeira Visa, a Companhia realizou 2,35 milhes de transaes de crdito e dbito. Motivada pela sua estratgia de Foco no Cliente, a Redecard realizou investimentos para aprimorar seus processos e prticas de atendimento. A contratao de novos fornecedores da Central de Atendimento, para atender ao crescimento da demanda, foi aderente s exigncias do Cdigo de tica da Redecard. GRI HR2; PG 1, 2, 3 e 4

canais de atendimento

A adeso de novas bandeiras nacionais e regionais e o aperfeioamento das estruturas de atendimento beneficiaram clientes Redecard em todo o pas.

/ 69

substituio de maquininhas
gri Pr1 e Pr5; Pg 1

o conselho de clientes contribui com sugestes para aprimorar a gesto da empresa.

O Portal Redecard consiste em um importante canal de relacionamento com os clientes, pois disponibiliza mais de 40 servios online, oferecendo acesso em um clique. Por meio dele, os clientes da Redecard podem consultar os extratos de suas vendas com cartes, acompanhar a sua movimentao financeira, antecipar seus recebimentos, solicitar material de vendas e muito mais.

a redecard promoveu uma importante mudana na rea de logstica da companhia. a nova prtica, em vigor desde junho de 2010, instituiu a troca por equipamentos em perfeitas condies de uso, sem custos adicionais aos estabelecimentos. os itens substitudos so encaminhados para a unidade de reprocessamento da redecard, em barueri, e avaliados em meio aos fornecedores da empresa. os terminais desabilitados so encaminhados para reciclagem. em 2009, o ndice de substituies e manutenes atingido pela redecard era de 80% entre a data de reclamao e o pronto atendimento. com a nova metodologia de trabalho, a companhia elevou para 81% o seu ndice de desempenho de atendimento. outro desafio foi administrar a rpida expanso da rede, que elevou a distribuio mdia mensal de 30 mil para 50 mil maquininhas fixas e de 15 mil para 20 mil maquininhas sem fio.

A Redecard tambm criou, em 2010, novas opes de preos, dentro de uma estratgia que j existia antes da abertura de mercado estratgia essa em que, quanto maior o volume transacionado pelo cliente pelos meios de pagamento oferecidos pela Redecard, menor ser a sua taxa de desconto.

Prticas de preos

Em 2010, o Conselho de Clientes continuou suas atividades. O objetivo dessa iniciativa criar um canal interativo e presencial para ouvir as sugestes dos clientes, por meio de

conselho de clientes

reunies trimestrais. Esse conselho formado por 15 clientes, que possuem mandato de um ano e apenas podem ser destitudos em caso de renncia formal, impedimento legal ou ausncias contnuas ou injustificadas.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

70 / inovao

Novas tecnologias e novos horizontes


sempre na vanguarda tecnolgica, a redecard atua na busca contnua de inovaes para oferecer os melhores servios aos seus clientes. est no dna da companhia ser uma empresa com tecnologia de ponta e qualidade no atendimento. exemplo dessa atuao a soluo de pagamento eletrnico atravs do uso do aparelho celular.
Em 2010, dois produtos se destacaram dentro dessa estratgia: o Redecard Celular e o Redecard Mvel. O primeiro transforma o celular no carto de crdito, substituindo o dinheiro de plstico. Atualmente, 600 mil maquininhas da Companhia esto prontas para receber pagamentos via celular. Para pagar uma compra via Redecard Celular, o portador do carto de crdito precisa cadastrar o nmero do celular no banco e, na hora da compra, digitar duas senhas para confirmar a transao. Essa combinao garante a segurana do servio, baseado na simples troca de mensagens de texto (SMS). O Redecard Mvel outro servio oferecido dentro da plataforma mobile, que transforma o telefone celular em maquininha. O sistema est em funcionamento h um ano e meio e voltado a profissionais autnomos, como vendedores porta a porta e taxistas. O procedimento para realizar uma venda simples: basta digitar no celular os dados do carto do cliente, o valor da compra e a forma de pagamento. Com a aprovao da transao, comerciante e consumidor recebem em seus celulares uma mensagem de validao da venda. Para maior segurana do consumidor, os dados de seu carto no so armazenados no celular do vendedor. O sistema contabilizou uma base de cerca de 20 mil profissionais autnomos ao fim de 2010.

Tudo Pronto

Voc Faz
O comerciante efetua o download do aplicativo gratuitamente via SMS e o instala no prprio celular para habilit-lo a realizar transaes com carto de crdito.

Mediante uma taxa mensal, feita a locao de um aparelho celular com tecnologia 3G, cedido pela Redecard e habilitado para funcionar como maquininha.

Est disponvel em duas verses: Tudo Pronto e Voc Faz. Essas opes permitem que o profissional autnomo habilite o seu prprio telefone celular para funcionar como maquininha, ou ento que alugue da Redecard um aparelho j habilitado. O procedimento de venda no Redecard Mvel simples. Basta digitar no celular os dados do carto de crdito do cliente, a forma de pagamento ( vista ou parcelado em seis vezes sem juros) e o valor da compra. Ao ser aprovada a transao, o comerciante recebe uma mensagem validando a venda. O cliente tambm pode receber uma notificao da compra, via SMS, em seu celular. Esse sistema permite o pagamento das vendas com as bandeiras MasterCard, Visa e Diners, com a possibilidade de parcelamento sem juros. Uma parceria entre a MasterCard, a operadora de telefonia celular Vivo, o banco Ita Unibanco e a Redecard possibilitou o lanamento de uma terceira plataforma de pagamentos mveis, o MasterCard Mobile, um produto indito no mundo. O projeto piloto foi lanado em meio a uma base de 30 mil consumidores e mil estabelecimentos comerciais na cidade de So Jos dos Campos, interior do estado de So Paulo.

O Redecard Mvel transforma um telefone celular em uma maquininha da Redecard.

De produtos inovadores a solues tecnolgicas de ponta, a meta da Companhia servir aos clientes solues seguras, que agreguem valor aos negcios.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

72 / ativoS intangveiS

Gesto de pessoas
um dos compromissos da redecard valorizar no apenas o desempenho financeiro e de negcios, mas tambm a manuteno dos princpios ticos, da fora da marca, das pesquisas para inovaes e do conhecimento gerado por suas atividades de gesto de riscos e de gesto de pessoas que movem essa atuao.

Os ativos intangveis so importantes fontes de valorizao das empresas e vo alm do balano patrimonial, pois tm potencial para gerar benefcios futuros e agregar valor cultura e dinmica da relao da empresa com a comunidade. por isso que a gesto desses elementos foco da atuao da Companhia. O reconhecimento da superao de metas e a remunerao da competncia dos funcionrios so as bases da gesto de ativos intangveis na Redecard. A empresa busca reconhecer e recompensar os que se destacam em sua atuao. Os incentivos seguem trs formatos: de curto prazo comisso mensal aos funcionrios da rea comercial que possuem carteira de clientes; mdio prazo Plural anual (Programa de Participao nos Lucros e Resultados Alcanados), que bonifica todos os profissionais que atingiram

e superaram as metas atreladas aos objetivos de negcios; e de longo prazo na forma de Opo de Compra de Aes (Programa de Stock Options). Esta ltima prtica concedida anualmente e voltada aos diretores e membros do Comit Executivo. Ela consiste na opo de compra de aes da Redecard, concedido segundo regras estabelecidas pelo Conselho de Administrao. GRI 4.5,
DMA-LA; PG7

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

74 / ativoS intangveiS

os funcionrios so um dos principais ativos intangveis da redecard.

Nmero de funcionrios por nvel funcional e por regio


Diretoria Gerncia Chefia/coordenao Tcnica/superviso Administrativo Operacional Terceiros Aprendizes Trainees Estagirios

2009

2010

28 105 136 64 442 18 2.649 0 0 -

34 125 170 125 523 478 4.634 0 0 4

Em virtude de sua estratgia de equipe prpria de vendas, a Redecard obteve um aumento em seu nmero de funcionrios de 793 em 2009 para 1.455 em 2010. Entre maro e julho, foram contratados promotores de vendas para atuao em diversas localidades do Brasil no modelo de home office, em que o funcionrio desempenha as suas funes de forma remota, prtica j adotada desde 2009 pela Companhia. GRI LA1;PG 6 Em 2010, a Companhia instituiu a autodeclarao de raa, reforando o compromisso com a igualdade, a tica, o respeito e o profissionalismo com todos os pblicos.
funcionrios redecard

Quanto incluso de pessoas com deficincia (PCDs), em 2009 eram 29 profissionais, equivalentes a 3,66% do quadro de funcionrios. Em 2010, houve um aumento para 52 profissionais, que representam 3,5% do quadro de funcionrios. Essa queda percentual se deve ao crescimento de 84% no nmero total de funcionrios. Para 2011, a meta que a Redecard possua 5% da populao ocupada por PCDs. GRI LA13; PG 1 e 3
emPregados com deficincia Conselho Diretoria Gerncia Chefia/coordenao
0% 0% 0% 2,35% 1,60% 6,88% 2,09% 0% 0% 0%

Total
Regio Sul Regio Sudeste Regio Centro-Oeste Regio Nordeste Regio Norte

3.442
15 750 9 15 4

6.093
97 1.196 49 96 21

Total

1.455 844 789 793

Tcnica/superviso Administrativo Operacional Aprendizes Trainees Estagirios

793

1.455

gri 2.2 e la1 No h funcionrios com contrato de trabalho temporrio.

2007

2008

2009

2010

Total

3,5%

/ 75

Abaixo, a tabela mostra a diviso dos funcionrios diretos da empresa por gnero e faixa etria.

emPregados diretos diviso Por faixa etria

51-55 anos -20 anos 56-60 anos +60 anos 46-50 anos 41-45 anos 36-40 anos 31 a 35 anos
gri la1 emPregados diretos

A Redecard reconhece a importncia de gerenciar seus ativos intangveis e busca gerar valor aos diversos pblicos com os quais se relaciona.
emPregados diretos diviso Por gnero

20-25 anos 26-30 anos

Abaixo de 20 anos 20 a 25 anos 26 a 30 anos 31 a 35 anos 36 a 40 anos 41 a 45 anos 46 a 50 anos 51 a 55 anos 56 a 60 anos Acima de 60 anos

3 84 189 216 140 84 46 20 7 1

9 86 158 194 124 56 31 18 0 1

gri la1

Categoria funcional
Diretoria Gerncia Administrativo Produo Estagirios

mulheres
29 38 45 54 25

homens
71 62 55 46 75

abaixo dos 30 anos


0 5 25 66 100

entre 30 e 50 anos
76 88 71 34 0

acima dos 50 anos


24 7 3 0 0

gri la13; Pg 2 e 3

Ao analisar apenas os cargos de gestores, que incluem os diretores e gerentes, a composio a seguinte:

Faixa etria
At 30 anos Entre 30 e 50 anos Acima de 50 anos

Funcionrios
7 145 18

%
4 85 11

masculino
3 93 12

%
2 55 7

Feminino
4 52 6

%
2 31 4

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

76 / ativoS intangveiS

A Redecard possui dois programas de formao para jovens talentos: o de estgio e o de trainees. Em 2010, o programa de estgio recebeu 3.477 inscritos, que se candidataram a oito vagas. O programa de trainees, com incio em janeiro de cada ano, busca identificar jovens recm-formados com perfil e qualificaes diferenciados, alm de alto potencial de desenvolvimento. O objetivo estruturar o processo de aperfeioamento profissional desses jovens e prover novos lderes em mdio prazo. Em 2010, ano em que o programa foi lanado, o processo de recrutamento e seleo contabilizou 5.876 inscritos. GRI LA10; PG6
Carga horria total Diretoria Gerncia e Superviso Demais Funcionrios
1.135 7.485 10.787

Programas de estgio e de trainees

a redecard investiu r$ 2,2 milhes na capacitao de funcionrios em 2010.

2009
Total de funcionrios da categoria
37 245 511

2010
Total de Horas por Carga funcionrios funcionrios horria total da categoria
21,0 30,6 43,1 847 6.236 20.669 34 420 1.005

Horas por funcionrios


24,9 14,8 20,6

Para as categorias funcionais informadas, utilizamos a diviso: Diretoria: Trilha de Carreira GF Gestor Funcional e GG Gestor de Gestores Gerncia e Superviso: GP Gestor de Clientes, Servios e Processos Demais Funcionrios: CI Contribuidor Independente

Todos os funcionrios com mais de seis meses de empresa so elegveis ao subsdio para cursos de graduao e ps-graduao lato sensu, e as regras de participao e inscrio ficam disposio na intranet. Em 2010, foram contemplados 50 funcionrios, sendo 29 novas inscries e 21 renovaes. GRI LA11; PG 6

treinamento e desenvolvimento

2010 Programas
Cursos internos presenciais Cursos e-learning Apoio financeiro para capacitao ou formao externa Nmero de funcionrios beneficiados
1.068 1.126 167

Valor investido (R$ mil)


1.050 510 661

No de bolsas concedidas
1.068 1.126 178

la11

/ 77

Todos os funcionrios com mais de seis meses de empresa so elegveis, e as regras de participao e inscrio ficam disposio na intranet. Em 2010, foram contemplados 50 funcionrios, sendo 29 novas inscries e 21 renovaes. GRI LA11; PG 6

Programa de idiomas

nos lucros e resultados, com o intuito de realinhar os indicadores aos objetivos e s estratgias de negcios. Outro diferencial foi o processo de movimentao de pessoal, que contemplou 45% dos funcionrios com alguma ao salarial ou promoo. Proporo de salrio-base entre homens e mulheres, por categoria funcional:
Proporo de salrio-base entre mulheres e homens, por cargo (%)
Diretoria Gerncia Administrativo Produo Estagirios ND: dado no disponvel

Com o objetivo de formao de 500 promotores de vendas para a Diretoria Executiva Varejo e a preparao de mil colaboradores terceirizados, a Redecard realizou workshops para 43 turmas de promotores internos e 26 turmas de promotores terceiros em 2010. GRI 2.2 e LA10; PG 6

formao de Promotores (internos e terceiros)

2009
81 94 93 ND 100

2010
84 92 95 98 100

Anualmente, a Redecard realiza pesquisa salarial, cujo objetivo validar o seu pacote de remunerao, que inclui salrio fixo, varivel e benefcios. Em 2010, a Companhia adequou a tabela salarial e os multiplicadores de varivel, alm de estruturar o programa de participao

Polticas e prticas de remunerao

gri la14; Pg 1, 2 e 3

Todos os funcionrios da Redecard recebem salrio superior a um salrio-mnimo. A proporo entre o menor salrio pago e o salrio-mnimo nacional de 1,33. No ano anterior, essa proporo era de 2,32. GRI EC5; PG 1

o pacote de remunerao e benefcios composto por:


14 salrios anuais, pagos mensalmente na forma de 1/12 do salrio fixo; Incentivo de mdio prazo na forma de Plr (plural) anual, a todos os funcionrios; Incentivo de curto prazo na forma de comisso mensal aos funcionrios da rea comercial; Incentivo de longo prazo na forma de opo de compra de aes, outorga anual aos diretores e membros do comit executivo; Benefcios diferenciados: Plano de Previdncia Privada, Plano mdico livre escolha e rede credenciada, Plano odontolgico, seguro de vida em grupo, reembolso de nibus fretado, vale-refeio e vale-alimentao, complemento auxlio-doena e acidente de trabalho e um Programa de apoio Pessoal e orientao (Papo): canal direto de apoio pessoal, gratuito e totalmente confidencial. gri la3

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

78 / ativoS intangveiS

Em 2010, a Companhia obteve a aprovao do novo Plano de Previdncia Privada de Contribuio Definida, que tem como diferencial a possibilidade de aposentadoria a partir dos 50 anos e opo de contribuio por parte do funcionrio de 1% a 9% do seu salrio, com a contrapartida de 100% por parte da empresa, alm de opes de carteiras de investimentos para o funcionrio escolher a mais adequada ao seu perfil. GRI EC3 e LA1

Plano de previdncia complementar

Desde 2010, a empresa conta com uma equipe prpria na rea de Sade e Segurana, composta por mdico do trabalho, tcnico de enfermagem e tcnico de segurana do trabalho. Tal prtica tem como objetivo zelar pela segurana das pessoas no local de trabalho e por instalaes adequadas preveno de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais. GRI LA7 e LA8; PG 1, 2 e 3

sade e segurana

as aes diferenciadas so:


ginstica laboral nutricionista que atende nas instalaes da redecard disponibilizao de um personal trainer na formao de grupo de corridas e caminhadas servio de massagens rpidas disponvel nas instalaes da redecard Day-off (dia de folga) no dia do aniversrio organizao de torneios esportivos (vlei, futebol, tnis de mesa e queimada) Parceria com academias de ginstica Palestras diversas no decorrer do ano

Indicadores de sade e segurana no trabalho*


TL TDP

2008
0,76% 197 0

2009
1,26% 49 0

2010
0,40% 329 0

Total de bitos no perodo

TL Taxa de leses TDP Total de dias perdidos *O sistema de regras aplicado no registro e relato de estatsticas de acidentes segue as regras estipuladas pelos rgos governamentais, que aderiram ao pacto de condies de trabalho da OIT

GRI3.9

Dentro do seu projeto de responsabilidade social, a Redecard aderiu, em agosto de 2010, ao Programa Empresa Cidad, e ampliou de 120 para 180 dias o tempo de licena-maternidade de suas funcionrias. Com o novo programa, a me passar mais tempo com o beb, permitindo que ele se alimente do leite materno por um perodo maior e, com isso, tenha um desenvolvimento mais sadio. PG1

empresa cidad

Para promover a qualidade de vida entre os seus funcionrios, a Redecard oferece o Programa Equilbrio. O objetivo do programa promover a sade e o bem-estar, valorizando as prticas esportivas, a disseminao de informaes nutricionais e a manuteno do equilbrio entre vida pessoal e profissional de seus funcionrios. GRI LA8; PG 1, 2 e 3

Qualidade de vida

/ 79

A ginstica laboral contribui para a sade e o bem-estar dos funcionrios.

A Redecard realiza h trs anos uma pesquisa semestral para monitorar a satisfao dos funcionrios e avaliar as suas lideranas, em um trabalho que teve a adeso de 94% do corpo funcional. Essa avaliao segmentada por diretorias executivas e locais de trabalho. O resultado permite avaliar pontos-chave de motivao, de satisfao e de fidelidade e a criao de planos de melhoria para os pontos mais vulnerveis. Entre as principais medidas adotadas em 2010 esto: A realizao de dois processos de anlise de enquadramento, mrito e promoo, resultando em 45% da populao Redecard contemplada com alguma ao salarial entre 2009 e 2010; GRI LA12 A reviso da poltica de Formao Profissional e a mudana de regras para novas inscries de cursos de formao profissional, que incluiu em torno de 150 funcionrios aptos a se candidatarem, alm daqueles j includos no ano anterior; e a ampliao do percentual de reembolso de 50% para 70%. Nessa nova reviso tambm houve a ampliao do nmero de vagas, de 20 para 40.

Pesquisa de satisfao

Em 2010, iniciou-se o novo processo anual de Avaliao 360, programa que mede cinco das dez Competncias Redecard: Empreendedor de Mudanas, Comunicador, Gestor de Pessoas e Equipes, Orientao para Resultados e Orientao para o Cliente. Essa ferramenta possibilita obter uma viso completa do perfil dos funcionrios sobre a forma com a qual atingem os resultados para a empresa, alm de identificar pontos fortes e outros a desenvolver. GRI LA12

avaliao de competncias 360o

um censo inicial dos gestores dos contratos e, a partir dessa base, realiza-se a atualizao das informaes.

definio de cargos e pessoas-chave:


em 2010, foi dada a continuidade ao processo de mapeamento de cargos e pessoas-chave na organizao, alm de realizao de fruns para aprofundamento da anlise de desempenho de funcionrios. dentro do planejamento sucessrio que o planejamento estruturado de substitutos para as posies-chave e crticas , foram considerados trs aspectos para a definio de um sucessor: 1 o que o candidato sabe fazer com excelncia as habilidades 2 Quais so os interesses do candidato as preferncias pessoais em relao carreira 3 de que a organizao precisa as necessidades da redecard

A Redecard elevou de 2,5 mil para mais de 4,6 mil o nmero de profissionais terceirizados em 2010. A rea de Logstica foi um dos principais destaques, com incremento de tcnicos de instalao e manuteno das maquininhas. A rea de Atendimento tambm registrou crescimento do nmero de profissionais terceirizados, que reforaram o trabalho de credenciamento de estabelecimentos. A Companhia responsvel pelo adequado tratamento profissional e tico dos seus terceirizados e verifica periodicamente as empresas contratadas, para garantir que so corporaes slidas e alinhadas com o padro tico da Redecard. Foi realizado

Profissionais terceirizados

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

80 / ativoS intangveiS

Gesto do conhecimento
Em 2010, a Companhia desenvolveu o planejamento do projeto Escola de Negcios Redecard. O objetivo aumentar a competitividade comportamentais. Esses temas esto alinhados estratgia do longo de sua permanncia na empresa. GRI LA11; PG 6
A primeira etapa das atividades da Escola de Negcios foi o levantamento de conhecimentos necessrios e especficos da empresa para a realizao desse projeto e, juntamente com isso, a identificao das pessoas detentoras de tal conhecimento para, alm da utilizao desse recurso na construo do treinamento, iniciar a construo de um modelo de gesto do conhecimento relevante e importante para a Redecard. Em 2011, o trabalho da Redecard volta-se a multiplicar os contedos para que todos possam ser detentores do conhecimento, alm de registrar informaes importantes e perenes para que o conhecimento seja mantido dentro da empresa. Alm da Escola de Negcios, a Redecard investe em treinamentos e atualizao para todos os funcionrios. No ano passado, 1.068 funcionrios da empresa participaram de algum tipo de curso para ampliao de seu conhecimento, sejam contribuintes independentes, estagirios ou gestores.

da empresa atravs da disponibilizao de contedos tcnicos ou negcio, com foco em desenvolver e capacitar os funcionrios ao

Em 2010, a Redecard realizou diversos treinamentos internos, com destaque para Academia de Lderes, workshops de MBTI e Estilos de Comunicao, Treinamento para Novos Promotores, voltado para os promotores de vendas recm-admitidos, e Click Desenvolvimento. GRI LA10 e LA11

cursos internos

A Redecard incentiva e apoia os investimentos de seus funcionrios em programas formais de educao no ensino superior, em cursos de extenso e de ps-graduao lato sensu. Em 2010, foram 49 funcionrios contemplados, sendo 22 novas inscries e 27 renovaes. GRI LA11

apoio educao formal

Teve incio, no segundo semestre de 2010, o Projeto Meu 1o Ano na Redecard, programa que objetivou avaliar a adaptao dos novos funcionrios, assim como a eficincia do processo seletivo. O acompanhamento realizado atravs de pesquisas e entrevistas peridicas com funcionrios e gestores, durante os 12

Projeto meu 1o ano na redecard

/ 81

As iniciativas de capacitao de funcionrios esto alinhadas estratgia de crescimento da empresa.


na escola de negcios redecard, os funcionrios recebem capacitao tcnica e comportamental e compartilham conhecimento.

primeiros meses de admisso. A iniciativa assegura o alinhamento de expectativas e aprimora o processo de recrutamento. GRI LA12

Para ampliar a busca contnua por inovao, a Redecard tambm atua em parceria com diversas instituies de pesquisa. Os principais centros de pesquisa que atuam alinhados com o Centro de Pesquisa da Companhia so a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC/Rio).

Parcerias em pesquisas

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

82 / ativoS intangveiS

Gesto da marca
O lanamento do cachorrinho Transformer, nova mascote da Redecard, marcou o incio da campanha Amiga do lojista. Essa ao direcionou a comunicao institucional para o Foco no Cliente. GRI PR5 e DMA-PR
Uma das aes mais importantes de gesto da marca de 2010 foi a deciso de simplificar a linguagem da comunicao com os seus clientes. O objetivo da Redecard era transmitir aos lojistas, de forma clara e direta, todas as mudanas que o mercado enfrentou. O foco dessas campanhas foi apresentar a Redecard como uma empresa multibandeira e que estava preparada para as transaes com a bandeira Visa. Tambm foi o ano para lanar o slogan da Redecard, uma empresa Amiga do lojista. Essas aes foram construdas a partir de trs grandes campanhas de marketing. A primeira apresentou a transformao da maquininha de captura de transaes no cachorrinho, associando a Redecard a melhor amiga do lojista ao melhor amigo do homem. A segunda campanha veio para aproximar as relaes entre a Companhia e os seus clientes, e criou uma interao bem-humorada com a maquininha, que se transforma no cachorrinho danando o single Faturation. J a terceira campanha aproveitou o perodo de abertura de mercado e credenciamento das novas bandeiras, no incio do segundo semestre, para reforar a caracterstica multibandeira. Nessa campanha, a maquininha, alm de ser a amiga do lojista, a que aceita as maiores bandeiras do mercado, inclusive o carto Visa. Em todas as etapas das campanhas houve um planejamento consistente para fortalecimento da marca. As principais aes de veiculao da marca Redecard foram dirigidas a programas de grande audincia da televiso brasileira, como o Domingo do Fausto, e inseres no horrio comercial do Jornal Nacional, da Rede Globo; alm de outros programas segmentados da televiso aberta. A determinao da cor amarela na palheta de todos os materiais de divulgao foi outra novidade da rea. Essa alterao de layout foi pensada para dar um ar mais vibrante e positivo s campanhas, uma incluso que rompeu com um padro histrico no segmento. A entrada de novas bandeiras, como a Hipercard e a Sorocred, foi apresentada com uma ampla campanha de divulgao na mdia impressa, com anncios em revistas nacionais como Veja, poca e Isto e em jornais de grande circulao como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Valor Econmico. Outras iniciativas para o reforo da marca se deram no patrocnio da

A campanha Amiga do lojista se pautou em quatro tpicos: multibandeira Proximidade tecnologia segurana As mensagens veiculadas reforaram que a Redecard oferece: segurana para o lojista realizar as suas vendas. fluxo de caixa para quando o lojista precisar (rav). servios que geram mais fluxo de clientes, como consulta de cheques e recarga de celular. a maior variedade de cartes do mercado, incluindo visa, mastercard, hipercard e diners club.

/ 83

transmisso realizada pela TV Globo da Copa do Mundo que ocorreu na frica do Sul, em julho de 2010, com a veiculao do filme "Faturation". A Redecard tambm foi a patrocinadora de eventos como So Paulo Fashion Week, o que proporcionou empresa uma ampla veiculao da marca em revistas e jornais de circulao nacional.

reputao empresarial, pela marca e pelos produtos da Companhia. O contato com os meios de comunicao intermediado pela assessoria de imprensa e pela agncia de publicidade. Internamente, somente a rea de marketing est autorizada a fornecer informaes sobre a Companhia, bem como a autorizar porta-vozes para conceder entrevistas. GRI PR6 No atendimento imprensa, o direcionamento buscar que todas as solicitaes sejam atendidas em tempo hbil e que todos os profissionais da mdia recebam atendimento igualitrio, independentemente do veculo para o qual trabalhem. Em relao a suas campanhas publicitrias, a Companhia preza pelo respeito ao pblico e segue todas as leis, normas e regulamentos em vigor, como o Conselho Nacional de Autorregulamentao Publicitria (Conar). GRI PR6 A Redecard acredita que, diante do novo cenrio de aumento da concorrncia, prevalecer a marca que tiver de fato um diferencial de atendimento aos clientes. E esse foi o foco de todas as campanhas de marketing e da gesto da marca Redecard em 2010. DMA-PR

Comunicar a aceitao dos cartes Visa crdito e dbito nas maquininhas da Redecard, a partir de 1o de julho de 2010, foi um dos principais desafios da comunicao nesse ano. Com cerca de dois meses de antecedncia, iniciamos as comunicaes diretas com os clientes, para deixar tudo preparado para o incio da aceitao. Em junho, uma grande campanha de mdia impressa foi veiculada, destacando a aceitao dos cartes Visa e dos principais cartes do mercado na maquininha da Redecard. Tudo isso foi preparado para que o lojista tivesse na Redecard um verdadeiro parceiro para os seus negcios.

carto visa

"maquininha premiada"
Quanto mais Redecard voc usar, mais chance tem de ganhar entre junho e setembro de 2010, a redecard realizou a promoo "maquininha premiada", que distribuiu prmios aos lojistas e seus funcionrios (os caixas das lojas). a participao nos sorteios acontecia a cada transao aceita em uma maquininha da redecard, o que gerava automaticamente um cupom eletrnico. concorreram todas as vendas realizadas com os cartes de crdito, dbito e vouchers no perodo. foram 18 clientes premiados, com um carro fiat fiorino e motocicletas honda, prmios especialmente pensados para auxiliar o cliente em seu dia a dia. os vendedores tambm receberam prmios, como cmeras digitais, tvs de tela plana e kits com liquidificador, torradeiras, micro-ondas e dvd/karaok.

A Redecard faz a gesto ativa de sua relao com os meios de comunicao, zelando pela imagem institucional, pela

relao com a imprensa

Clientes Redecard na Copa do Mundo da frica do Sul (2010).

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

84 / ativoS intangveiS

Prmios e reconhecimentos
O trabalho da Redecard conquistou diversos prmios e reconhecimentos em 2010. GRI 2.10 as 150 melhores empresas para trabalhar do brasil Prmio apras 2010 top de categoria

Concedido pela revista Voc S/A Exame, o principal ranking do gnero publicado no pas. Entre os itens avaliados pela publicao, a Redecard teve como pontos positivos o programa de recrutamento interno, o pacote de benefcios e a preocupao constante com o bem-estar dos funcionrios.

O anurio As Melhores da Dinheiro, da revista Isto Dinheiro, est na stima edio e considerado um dos mais completos levantamentos sobre as prticas gerenciais das companhias instaladas no pas. Em 2010, a Redecard recebeu o prmio na categoria Servios Diversos.

Ranking 500 maiores empresas do brasil

O Prmio Top de Categoria 2010 foi promovido pela Apras (Associao Paranaense de Supermercados). A Redecard foi contemplada na categoria Servios Nota 10. O prmio prestigia as melhores empresas fornecedoras do segmento. O objetivo valorizar as empresas que se esforaram no aprimoramento de tcnicas, na qualificao profissional e na qualidade dos servios comercializados.

Promovida pela revista Information Week e pela Deloitte, a dcima edio do prmio As 100 Mais Inovadoras elegeu a Redecard como a empresa mais inovadora em TI, na categoria Inovao. A premiao faz parte de um estudo nico, reconhecido pelo mercado como o mais importante na rea de tecnologia em prol da inovao empresarial. A avaliao levou em conta quesitos como processo de inovao, processo de gesto de programas, papel da TI e oramento destinado inovao.

as 100 mais inovadoras em ti

A Redecard foi selecionada, pelo segundo ano consecutivo, em dezembro de 2010, para compor a carteira do ndice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability World Index DJSI). A carteira do DJSI 2010/2011 formada por um seleto grupo de 318 empresas, de 27 pases, da Amrica, Europa, sia e frica, sendo apenas sete delas brasileiras, contando com a Redecard, a nica do setor de meios eletrnicos de pagamento.

dow Jones sustainability index

Em novembro de 2010, a Redecard foi selecionada, tambm pelo segundo ano consecutivo, para compor a carteira do ndice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa. A nova carteira tem

ise ndice de sustentabilidade empresarial

/ 85

Presidente da redecard, roberto medeiros, na entrega do prmio as melhores da dinheiro.

vigncia de 03/01/2011 a 29/12/2011 e rene 47 aes, de 38 companhias. As empresas que fazem parte da carteira representam 18 setores e somam R$ 1,17 trilho em valor de mercado, sendo a Redecard a nica empresa da indstria de meios eletrnicos de pagamento.

Apenas 39 empresas do IBrX-50 (formado pelas 50 aes mais negociadas na Bolsa) fazem parte desse projeto, que incentiva melhores prticas de combate s mudanas climticas. Essas conquistas nos ndices de sustentabilidade reforam o compromisso da Companhia com a conduta transparente nos negcios, as boas prticas de governana corporativa e a responsabilidade socioambiental, passando a ser reconhecida internacionalmente pelo mercado de capitais. Tambm integram a carteira de investimento desses ndices a Itasa Investimentos e o Ita Unibanco Holding, este ltimo controlador da Redecard. GRI 2.10

A Companhia ingressou, em dezembro, na primeira carteira do ndice de Carbono Eficiente (IC02), da BM&FBovespa e do BNDES, para a edio de 2011. Recm-criado, o ndice composto pelas aes das companhias que adotam prticas transparentes com relao s suas emisses de gases efeito estufa (GEE).

ico2 ndice de carbono eficiente

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

86 / anexoS

Sobre o relatrio Nvel de aplicao GRI


introduo e processo de relato

Esta publicao tem como objetivo apresentar a evoluo da Redecard nas questes de sustentabilidade de forma objetiva, transparente e de fcil entendimento.

Para ler nosso relatrio

a dezembro de 2009 publicado em junho de 2010. GRI 3.1, 3.2 e 3.3

Diretrizes GRI Pelo segundo ano consecutivo, publicamos nosso relatrio de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), verso G3. Pacto Global Nossa atuao, reportada neste relatrio, est alinhada aos princpios do Pacto Global, iniciativa da Organizao das Naes Unidas (ONU) da qual somos signatrios desde 2009. O ndice remissivo, apresentado da pgina 89 95, orienta a localizao das informaes que respondem aos princpios desses compromissos. O Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 serve como instrumento da Comunicao de Progresso (COP) do Pacto Global. Perodo Esta edio cobre o perodo de janeiro a dezembro de 2010. Os processos de relato da Redecard contemplam ciclos anuais, sendo o relatrio referente ao perodo de janeiro

Estrutura A organizao dos captulos foi feita de acordo com os temas considerados mais relevantes pelos pblicos de interesse da Redecard, que tambm esto em linha com os trs pilares estratgicos da Redecard, que so: Foco no Cliente, Inovao e Excelncia Operacional.
Dessa forma, os resultados alcanados pela Redecard podem ser observados em quatro principais temas relevantes para a sustentabilidade dos seus negcios. So eles: foco no cliente, inovao, desenvolvimento socioeconmico e ambiental e governana corporativa. GRI 3.5

Indicadores De forma parcial ou completa, reportamos 32 indicadores GRI de desempenho essenciais e 12 adicionais. Forma de gesto A Redecard busca aprimorar cada vez mais as suas prticas de transparncia e governana corporativa. Os indicadores GRI de 2010 so resultado de um processo de dilogo com os pblicos de interesse da Companhia e foram submetidos Auditoria Interna, que, em conjunto com as reas responsveis,

/ 87

O relatriO anual da redecard atende aOs requisitOs para O nvel B+ de aplicaO Gri.
c c+ b b+ a a+

Responder aos itens: 1.1; Perfil da G3 2.1 a 2.10;

Responder a todos os critrios elencados para o Nvel C mais: 1.2; 3.9, 3.13;

Com Verificao Externa

Com Verificao Externa

4.1 a 4.4, 4.14 a 4.15 Forma de Gesto da G3 No Exigido

4.16 a 4.17 Informaes sobre a Forma de Gesto para cada Categoria de Indicador Responder a um mnimo de 20 Indicadores de Desempenho, incluindo pelo menos um de cada uma das seguintes reas de desempenho: econmico, ambiental, direitos humanos, prticas trabalhistas, sociedade e responsabilidade pelo produto.

Forma de Gesto divulgada para cada Categoria de Indicador Responder a cada Indicador essencial da G3 e do Suplemento Setorial com a devida considerao ao princpio da materialidade de uma das seguintes formas: (a) respondendo ao indicador ou (b) explicando o motivo da omisso.

Indicadores de Desempenho da G3 & Indicadores de Desempenho do Suplemento Setorial.

Responder a um mnimo de 10 Indicadores de Desempenho, incluindo pelo menos um de cada uma das seguintes reas de desempenho: social, econmico e ambiental.

estabeleceu planos de ao para melhorar o acompanhamento dos mesmos. O resultado da avaliao da Auditoria Interna foi apresentado ao Comit de Sustentabilidade. Durante 2010, foram realizadas reunies da Comisso de Sustentabilidade para avaliar o desempenho da Redecard nos ndices de sustentabilidade. Nessas reunies, foram apontados pontos fortes e oportunidades de melhoria; a partir disso, foram definidas metas de sustentabilidade para 2011, que esto publicadas neste relatrio. Entre essas metas est o acompanhamento peridico dos indicadores GRI. Alm disso, o escopo da verificao externa, conduzida pela PwC, contempla a avaliao da gesto da sustentabilidade na Redecard de acordo com as diretrizes da AA1000, alm da aderncia dos indicadores reportados ao protocolo GRI.

Initiative. O acrscimo de indicadores em nosso segundo relatrio demonstra a nossa evoluo no processo de melhoria contnua de nossa gesto em sustentabilidade.

Limite Esta publicao apresenta informaes relacionadas empresa Redecard S/A. GRI 3.6 e 3.7 Verificao interna Todas as informaes relacionadas a dados econmicos e indicadores GRI foram verificadas por uma auditoria interna da Companhia. GRI 3.13 Verificao externa As informaes do Relatrio de Sustentabilidade 2010 foram verificadas pela empresa de auditoria independente PricewaterhouseCoopers (PwC), de acordo com as diretrizes AA1000 de engajamento de stakeholders. O escopo da verificao incluiu a aderncia metodologia GRI, a assegurao das informaes sobre forma de gesto e desempenho e a declarao do nvel de aplicao. Contato Para mais informaes sobre sustentabilidade, acesse o endereo eletrnico www.redecard.com/ri ou escreva para sustentabilidade@redecard.com.br. GRI 3.4

Nvel de aplicao GRI O presente relatrio atinge o nvel de aplicao B+ do novo processo GRI Checked, que estabelece o relato de todos os itens de perfil, de informaes sobre a forma de gesto e de indicadores de desempenho essenciais, seguindo o princpio de materialidade, conforme estabelecido pela Global Reporting

Com Verificao Externa

Contedo do Relatrio

3.1 a 3.8, 3.10 a 3.12;

O mesmo exigido para o Nvel B

4.5 a 4.13;

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

88 / anexoS

Indicadores principais para a Redecard


A matriz de materialidade realizada pela consultoria Management & Excellence (M&E) identificou, durante o processo de dilogo com os stakeholders da Redecard e anlise setorial, os seguintes indicadores relevantes para o aprimoramento da gesto sustentvel dos negcios da Redecard:

Indicador GRI
Ec1 Ec9 En2 En4 En5 En6 En7 En8 En9 En10 la10 la11 la12 la13 Hr3 Hr4 Pr5 Pr8 So2 So3 So7

Descrio
Valor econmico direto gerado e distribudo. Identificao e descrio de impactos econmicos indiretos significativos. Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Consumo de energia direta discriminado por fonte primria. Energia economizada em virtude de melhorias em conservao e eficincia. Iniciativas para fornecer produtos e servios com baixo consumo de energia. Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as redues obtidas. Total de gua retirada por fonte. Fontes hdricas significativamente afetadas por retirada de gua. Percentual e volume total de gua reciclada e reutilizada. Mdia de horas de treinamento por ano. Programas para gesto de competncias e aprendizagem contnua. Percentual de empregados que recebem anlises de desempenho. Composio da governana e das categorias de empregados por gnero, faixa etria, minorias e outros indicadores de diversidade. Total de horas de treinamento sobre aspectos de direitos humanos. Nmero total de casos de discriminao e as medidas tomadas. Prticas relacionadas satisfao do cliente. Reclamaes comprovadas de violao de privacidade de clientes. Unidades submetidas a avaliaes de riscos relacionados corrupo. Percentual de empregados treinados nas polticas e nos procedimentos anticorrupo. Aes judiciais por concorrncia desleal, prticas de truste e monoplio.

/ 89

ndice remissivo GRI e correlao com o Pacto Global


indicadores gerais

Item 1. Estratgia e Anlise


1.1 1.2

Pgina

Situao

Comentrio

Mensagem do presidente. Descrio dos principais impactos, riscos e oportunidades.

16-19 16, 42 e 44

2. Perfil Organizacional
2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10

Nome da organizao. Principais marcas, produtos e/ou servios. Estrutura operacional da organizao. Localizao da sede da organizao. Pases em que a organizao opera e em que suas principais operaes esto localizadas. Tipo e natureza jurdica da propriedade. Mercados atendidos. Porte da organizao. Principais mudanas durante o perodo coberto pelo relatrio. Prmios recebidos no perodo coberto pelo relatrio.

8 8, 44, 52, 74 e 77 8 e 11 8 8 e 10 8 e 10 8, 18 e 46 8, 34 e 52 16, 20, 23 e 44 8, 84 e 85

3. Parmetros para o Relatrio


3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7

Perodo coberto pelo relatrio. Data do relatrio anterior mais recente (se houver). Ciclo de emisso de relatrios (anual, bienal etc.). Contato para perguntas relativas ao relatrio ou a seu contudo. Processo para definio do contedo do relatrio. Limite do relatrio. Declarao sobre quaisquer limitaes especficas quanto ao escopo ou ao limite do relatrio. Base para a elaborao do relatrio no que se refere a joint ventures, subsidirias, instalaes arrecadadas e operaes terceirizadas. Tcnicas de medio de dados e as bases de clculos. Explicao das consequncias de quaisquer reformulaes de informaes fornecidas em relatrios anteriores. Mudanas significativas de escopo, limite ou mtodos de medio aplicados no relatrio. Tabela que identifica a localizao das informaes no relatrio. Poltica e prtica atual relativa busca de verificao externa para o relatrio.

86 86 86 87 4, 26 e 86 8 e 87 87

A Redecard no possui subsidirias ou controladas ou entidades terceiras que possam afetar significativamente a comparabilidade das informaes.
-

3.8

4 e 89

3.9

61, 78 e 93 (LA11)

3.10

89

No houve nenhuma fuso, aquisio ou mudana na natureza do negcio nem em seus mtodos de mensurao.
-

3.11 3.12 3.13

4 e 18 89-95 87

Completo

Parcial

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

90 / anexoS

Item 4. Governana. Compromissos e Engajamento


4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 4.9

Pgina
Estrutura de governana da organizao. Presidncia do mais alto rgo de governana. Membros independentes ou no executivos do mais alto rgo de governana. Mecanismos para que acionistas e empregados faam recomendaes. Relao entre remunerao e desempenho da organizao (incluindo desempenho social e ambiental). Processos para evitar conflitos de interesse. Qualificaes dos membros do mais alto rgo de governana. Misso e valores, cdigos de conduta e princpios internos. Responsabilidades pela implementao das polticas econmicas, ambientais e sociais. Processos para a autoavaliao do desempenho do mais alto rgo de governana, especialmente com respeito ao desempenho econmico, ambiental e social. Explicao de se e como a organizao aplica o princpio da precauo. Cartas, princpios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente. Participao em associaes e/ou organismos nacionais/ internacionais de defesa. Relao de grupos de stakeholders engajados pela organizao. Base para a identificao e seleo de stakeholders com os quais se engajar. Abordagens para o engajamento dos stakeholders. Principais temas e preocupaes levantados por meio do engajamento dos stakeholders.
34-37 30 e 32 34-36, 90 28, 32 e 34 25 e 72 34, 37 e 38 37 20, 30 e 39 36, 37 e 55

Situao

Comentrio
Conselho de Administrao e Diretoria Executiva exercem papis distintos na Companhia. -

A Redecard ainda no possui prtica de autoavaliao do Conselho. Em 2011, as reas de Recursos Humanos e Jurdico analisaro o tema com mais profundidade para possvel implantao. O presidente da Redecard, Roberto Medeiros, foi vice-presidente da Abecs em 2010. -

4.10

90

4.11 4.12 4.13 4.14 4.15 4.16 4.17

40 e 41 56 39 e 90 28 e 29 28 26 e 28 29

indicadores de desemPenho

Indicador
indicadores econmicos
Forma de Gesto (DMA-EC)

Pgina
25, 36, 44, 54, 56 e 57

Situao Comentrio
Por aspecto: Desempenho econmico (45), Presena de Mercado (46), Impactos Econmicos Indiretos (58).

Pacto Global

Desempenho Econmico
Ec1

Valor econmico direto gerado e distribudo. Implicaes financeiras e outros riscos e oportunidades em decorrncia de mudanas climticas. Cobertura das obrigaes do plano de penso de benefcio definido.

52 e 60

Ec2

61-63

Ec3

78

Presena no Mercado
Variao da proporo do salrio mais baixo comparado ao salrio-mnimo local em unidades operacionais importantes.

Ec5

77

Completo

Parcial

/ 91

Indicador
Polticas, prticas e proporo de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes.

Pgina

Situao Comentrio
Apesar de no existir poltica especfica para contratao de fornecedores locais, a Redecard possui em sua base de fornecedores algumas empresas que operam em regies especficas onde possuem sede. No h um sistema de medio ou acompanhamento sobre o percentual de gastos com fornecedores com esse perfil.

Pacto Global

Ec6

39 e 91

Impactos Econmicos Indiretos


Em 2010, o Instituto Redecard desenvolveu uma parceria estratgica com a Redecard, a MasterCard e o Sebrae nacional para atuar no entendimento e desenvolvimento de solues aplicveis de meio de pagamento para as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais. O resultado do trabalho, que foi orientado dentro do conceito de Inteligncia Social, ser implantado atravs de produtos, servios e transferncia de conhecimento no ano de 2011. Foram realizadas seis reunies com o grupo de trabalho e trs focus groups, em diversas regies do Brasil MS, MG e BA. O grupo de trabalho conseguiu identificar o contexto e discutir a proposio de estratgias e plano de ao para atuao em 2011 de forma orientada a MEIs e MPEs.

Ec9

Identificao e descrio de impactos econmicos indiretos significativos, incluindo a extenso do impacto.

58

desempenho ambiental
Por aspecto: Materiais (64, 65 e 91), Energia (61, 62, 65 e 90), gua (90), Biodiversidade (considerado no material, porque a atividade da Redecard concentra-se em reas urbanas e no tem impacto significativo sobre a biodiversidade), Emisses, Efluentes e Resduos (61, 64 e 90), Produtos e Servios (64 e 90), Conformidade (no material), Transporte (no relatado).

Forma de Gesto (DMA-EN)

25, 36, 54, 61, 63 e 83

Materiais
En2

Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem.

65

Em 2009, o consumo mensal foi de aproximadamente 270 mil pginas, o que representa 540 resmas. Pode-se considerar, ento, um volume mdio anual de 3.240.000 pginas, ou 6.480 resmas.

8e9

Energia
En3

Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primria. Consumo de energia indireta. Energia economizada em virtude de melhorias em conservao e eficincia.

61

En4

65

8e9

En5

63

A sede da Redecard, em Barueri (SP), conta com diferenciais de ecoeficincia, detalhados na pgina 61 deste relatrio, mas, por fazer parte de um condomnio com outras empresas, a Companhia no monitora a economia de energia. A infraestrutura de facilities para o ambiente do datacenter atende aos requisitos Tier 3 do Uptime Institute, resultando em alto ndice de eficincia energtica, que pode ser exemplificado a partir de um PUE (Power Useful Efectiviness) apurado de 1,65 em 2010, em funo do uso de equipamentos mais eficientes nos sistemas eltricos e de refrigerao, e que representa uma significativa evoluo quando comparamos a um PUE de 2,14, h seis anos. As informaes so mensuradas pelo datacenter que a Redecard contrata como Servio e dizem respeito a toda estrutura de datacenter de responsabilidade do fornecedor do servio. Adicionalmente, ressaltamos que tivemos reduo de 0,02 em 2010 (1,65 PUE), em comparao com 2009 (1,67 PUE).

En6

Iniciativas para fornecer produtos e servios com baixo consumo de energia.

63

En7

Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as redues obtidas.

65

gua
O consumo de gua controlado pelo condomnio. No possumos informao at a data referente ao rateio do prdio e, por consequncia, da quantidade em m2 consumida pela Redecard. Para 2011, pretendemos obter a informao do condomnio do qual a Redecard faz parte.

En8

Total de gua retirada por fonte.

91

8e9

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

92 / anexoS

Indicador

Pgina

Situao Comentrio
Com a implantao da sede Redecard no Edifcio Castelo Branco, passamos a ter as seguintes condies nesse edifcio: utilizao de gua de reso nas bacias sanitrias e na manuteno dos jardins. Para 2011, a Redecard ir verificar com o condomnio do qual a faz parte, e que controla a gesto do consumo da gua, se essa informao pode ser disponibilizada.

Pacto Global

En10

Percentual e volume total de gua reciclada e reutilizada.

92

Emisses, Efluentes e Resduos


En16

Total de emisses diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. Outras emisses indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso. Iniciativas para reduzir as emisses de gases de efeito estufa e as redues obtidas. Peso total de resduos, por tipo e mtodos de disposio. Descrio de proteo e ndice de biodiversidade de corpos dgua e hbitats afetados por descartes de gua e drenagem.

61 e 62

En17

61 e 62

En18

62

A Redecard ainda no contabiliza esse indicador. As iniciativas para reduzir emisses sero definidas aps o resultado do primeiro mapeamento de emisses, pois a partir dele ser possvel analisar os principais processos alvo de redues. Este indicador considerado respondido parcialmente porque a Redecard no conta com sistemas de medio dos resduos considerados perigosos. A atividade da Redecard concentra-se em reas urbanas e no tem impacto significativo sobre a biodiversidade. Toda gua utilizada descartada em redes pblicas de coleta.

7, 8 e 9

En22

64

En25

Produtos e Servios
Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e servios e a extenso da reduo desses impactos. Percentual de produtos e suas embalagens recuperados, por categoria. Em 2010, houve uma reduo no volume absoluto de terminais reciclados, por conta de decises estratgicas de descontinuidade (ou no) de modelos de terminais. Houve 21 toneladas de materiais reciclveis provenientes de terminais. Porm, desde 2008, 100% dos terminais considerados obsoletos so reciclados.

En26

63 e 64

7, 8 e 9

En27

64

8e9

desempenho social prticas trabalhistas e trabalho decente


Forma de Gesto (DMA-LA)
25, 54 e 72

Por aspecto: Emprego (74, 75 e 78), Relaes entre Trabalhadores e a Governana (37, 39, 57, 92 e 98), Sade e Segurana no Trabalho (78 e 92), Treinamento e Educao (76, 77 e 79-81) e Diversidade e Igualdade de Oportunidades (74 e 75).

Emprego
la1

Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e regio. Comparao entre benefcios oferecidos a empregados de tempo integral e temporrios. Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociao coletiva.

74, 75 e 78

la3

77

No h diferenciao pela jornada de trabalho. No h funcionrio com contrato de trabalho temporrio.

Relaes entre os Trabalhadores e a Governana


la4 -

100% dos colaboradores esto cobertos por acordos de negociao coletiva, ou seja, 1.455 funcionrios. A Redecard no tem representantes eleitos para as negociaes. Assim, a empresa segue a conveno coletiva de trabalho estipulada pelo sindicato patronal dos empregadores e dos empregados, e as notificaes so divulgadas aps a liberao dos sindicatos da categoria. A Redecard divulga o resultado final das convenes pelos seus canais eletrnicos, e aplica na ntegra as clusulas e os benefcios institudos por essa conveno. A conveno divulgada para os empregados assim que liberada pelo sindicato da categoria. Todos os colaboradores foram representados em comits formais de sade e segurana (Cipa) em 2010: sendo 19,65 % na unidade JK e 80,35 % na unidade Barueri.

1, 2 e 3

la5

Prazo mnimo para notificao com antecedncia referente a mudanas operacionais.

Sade e Segurana no Trabalho


la6

Percentual dos empregados representados em comits formais de segurana e sade. Parcial

1, 2 e 3

Completo

/ 93

Indicador
Taxa de leses, doenas ocupacionais, dias perdidos, absentesmo e bitos relacionados ao trabalho, por regio.

Pgina

Situao Comentrio
H o controle do absentesmo para os afastados por doena ou acidente de trabalho, feito aps o afastamento formal para o INSS. O acompanhamento realizado pelo ambulatrio mdico e registrado no sistema de folha ADP. Em 2011, aps a implantao do controle do ponto eletrnico, a empresa vai implementar o controle de absentesmo por faltas e/ou atrasos para os funcionrios elegveis marcao do ponto eletrnico. Ainda no ser implantado o controle de absentesmo por faltas e/ou atrasos para os funcionrios dispensados do controle de jornada. Exemplo: gerentes, diretores, rea comercial, home office. Em 2010, a Redecard ofereceu programas de educao, treinamento, preveno e controle de riscos para seus trabalhadores como forma de combater as doenas graves. No houve trabalhadores envolvidos em atividades com incidncia ou risco de doenas em 2010.

Pacto Global

la7

78

la8

Programas de educao, treinamento, aconselhamento, preveno e controle de risco a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relao a doenas graves.

78

Treinamento e Educao
la10

Mdia de horas por treinamento, 76, 77 e 80 por ano. Programas para gesto de competncias e aprendizagem contnua. Percentual de empregados que recebem anlises de desempenho e desenvolvimento de carreira. Composio da governana e discriminao de empregados por grupos e gneros. Proporo do salrio-base entre homens e mulheres, por categoria funcional.
76, 77 e 80

Obs.: em 2011, a empresa ir produzir o indicador por funcionrio, e no apenas por categoria. O salrio dos diretores estatutrios no foi considerado para a anlise deste indicador. Em 2010, 94% do total de empregados recebeu anlise de desempenho e de desenvolvimento de carreira. Esse processo sistematizado e anual.

la11

la12

79, 81 e 93

Diversidade e Igualdade de Oportunidades


la13 74 e 75 1e3

la14

77

1, 2 e 3

desempenho social direitos humanos


Forma de Gesto (DMA-HR)
25

Por aspecto: Processo de Compra (40, 68 e 93), No Discriminao (93), Liberdade de Associao (no material), Trabalho Infantil (93), Trabalho Forado ou Escravo (39, 40 e 93), Prticas de Segurana (no material) e Direitos Indgenas (no material).

Processo de Compra
Hr2

Empresas e fornecedores submetidos a avaliaes referentes a direitos humanos. Total de horas de treinamento para empregados em polticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operaes, incluindo o percentual de empregados que receberam treinamento.

39, 40, 68 e 93

Os contratos da Redecard possuem clusulas sobre direitos humanos. Considerando os treinamentos em formato de e-learning sobre Cdigo de tica e Conduta, tica Concorrencial e Segurana e Preveno a Fraude, a Redecard ofereceu 8.300 horas de capacitao, para 74% de seus funcionrios. No temos e-learning especfico do tema direitos humanos. No entanto, o tema tratado no e-learning do Cdigo de tica e Conduta por aproximadamente 10 minutos e 30 segundos, com os seguintes tpicos: parceiros de negcio, sanes e penalidades, e conflito de interesses. Em 2010, ocorreu um caso de discriminao na Redecard.

1, 2, 3 e 4

Hr3

No Discriminao
Hr4

Nmero total de casos de discriminao e as medidas tomadas.

O Comit de tica foi acionado. A poltica de penalidades para quebra de regras contempla esse tipo de caso, e o infrator foi penalizado de acordo com essa poltica (advertncia formal). O caso est concludo.

1, 2 e 3

Trabalho Infantil
Operaes identificadas como de risco significativo de ocorrncia de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolio do trabalho infantil. No h possibilidade de risco de trabalho infantil nas operaes da Redecard. Poderia haver risco de trabalho perigoso nas empresas contratadas pela Redecard; porm, os contratos da Redecard possuem clusulas proibitivas referentes ao trabalho infantil.

Hr6

39, 40 e 93

1, 2 e 3

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

94 / anexoS

Indicador Trabalho Forado ou Escravo


Operaes identificadas como de risco significativo de ocorrncia de trabalho forado ou anlogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicao do trabalho forado ou anlogo ao escravo.

Pgina

Situao Comentrio

Pacto Global

Hr7

39, 40 e 94

No h possibilidade de risco de trabalho forado ou anlogo ao escravo nas operaes da Redecard. Poderia haver risco de ocorrer trabalho forado nas empresas contratadas pela Redecard; porm, os contratos com tais empresas possuem clusulas proibitivas referentes a esse tema.

1, 2 e 3

desempenho social responsabilidade pelo produto


Forma de Gesto (DMA-PR)
23, 25, 34, 54, 63, 66, 82, 83 e 94

Por aspecto: Sade e Segurana do Cliente (40, 41, 69 e 94), Rotulagem de Produtos e Servios (66, 68 e 69), Comunicaes de Marketing (38, 83 e 94), Privacidade do Cliente (no material) e Conformidade (no material).

Sade e Segurana do Cliente


Fases do ciclo de vida de produtos e servios em que os impactos na sade e segurana so avaliados visando a melhorias, e o percentual de produtos e servios sujeitos a esses procedimentos.

Pr1

40, 41, 63, 69 e 94

Comit de combate a fraude e certificao de segurana dos POS e do sistema de datacenter da Redecard.

Rotulagem de Produtos e Servios

Pr5

Prticas relacionadas satisfao do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfao.

66, 68 , 69 e 94

Semestralmente, a Redecard realiza uma pesquisa para diagnosticar a satisfao de seus clientes, de forma geral e por processos. Essa pesquisa de cunho quantitativo, com abordagem telefnica (Cati) e representatividade de todas as regies e segmentos em que a Redecard est presente. Sobre a organizao, 76% dos clientes esto satisfeitos ou muito satisfeitos com os servios da Redecard. Para mais informaes, consulte o Portal Redecard (www.redecard.com.br).

Comunicaes de Marketing

Pr6

Programas de adeso a leis, normas e cdigos voluntrios relacionados a comunicaes de marketing, incluindo publicidade, promoo e patrocnio.

83

Pr8

Reclamaes relativas a violao de privacidade e perda de dados de clientes.

40,63 e 94

No houve casos de reclamaes relativos a violao de privacidade e perda de dados de clientes.

Completo

Parcial

/ 95

Indicador
indicadores sociais sociedade
Forma de Gesto (DMA-SO)

Pgina
25, 40 e 95 (SO2)

Situao Comentrio
Por aspecto: Comunidade (no material), Corrupo (95), Polticas Pblicas (39 e 95), Concorrncia Desleal (36, 38 e 95) e Conformidade (95).

Pacto Global

Corrupo
A Redecard investe em aes preventivas relacionadas conscientizao e ao combate a prticas de corrupo. Seu Cdigo de tica e Conduta aborda esse tema, e todos os funcionrios tm conhecimento desse documento e o assinam anualmente. Para reforar a assimilao do contedo do cdigo, todos os funcionrios das unidades JK e Barueri realizaram o e-learning, que tambm contempla esse tema. Alm disso, a Redecard possui um canal de denncias que recebe comunicao de qualquer tipo de violao ao cdigo, incluindo casos de corrupo. A Auditoria Interna faz a gesto desse canal, e todas as denncias so informadas ao Comit de Auditoria. Entendemos que as aes adotadas pela Redecard representam uma avaliao de riscos relacionados corrupo. Prova de sua eficcia que no temos conhecimento de denncias relacionadas ao tema corrupo em 2010. No existe avaliao de riscos formais relacionados corrupo especificamente.
So3

So2

Unidades submetidas a avaliaes de riscos relacionados corrupo.

95

10

Percentual de empregados treinados nas polticas e nos procedimentos anticorrupo da organizao. Medidas tomadas em resposta a casos de corrupo.

39 e 95

Em 2010, todos os funcionrios da Redecard efetuaram o e-learning do Cdigo de tica, que contempla o assunto corrupo. Os novos funcionrios possuem o prazo de 30 dias aps a contratao para concluir o treinamento. Em 2010, no houve casos de empregados envolvidos em corrupo na Redecard. Caso ocorra algum caso desse tipo, o Comit de tica acionado e esse comit delibera sobre o assunto.

10

So4

36, 38 e 95

10

Concorrncia Desleal
A empresa no recebeu multas significativas por no conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e servios. No entanto, existe um processo administrativo instaurado pela Secretaria de Direito Econmico (SDE), em 2009, para apurar denncias de supostas infraes ordem econmica, aps representao da Associao Brasileira dos Provedores de Acesso, Servios e Informaes da Rede de Internet (Abranet). No processo, a Abranet aponta uma suposta incluso de clusulas e condies comerciais anticoncorrenciais em contrato de credenciamento proposto pela Redecard s empresas intermediadoras (associadas da Abranet). A Companhia apresentou sua defesa em agosto de 2009, refutando as alegaes. Durante 2010, o processo esteve em trmite na SDE.

So7

Nmero de aes judiciais por concorrncia desleal, prticas de truste e monoplio e seus resultados.

95

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

96 / anexoS

Balano social (Ibase e NBCT15)


1 Base de clculo
Receita lquida (RL) Resultado operacional (RO) Folha de pagamento bruta (FPB) Valor adicionado total (VAT)

2010 r$ mil
2.618.268 2.075.651 154.379 2.527.415 % sobre FPb 4,4% 26,2% 2,7% 4,9% 0,0% 0,4% 0,0% 1,7% 0,0% 0,0% 19,7% 0,5% 2,8% 63,2% % sobre ro 0,0% 0,6% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,8% % sobre rl 0,3% 1,5% 0,2% 0,3% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,2% 0,0% 0,2% 3,7% % sobre rl 0,0% 0,4% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,6% % sobre vaT 0,3% 1,6% 0,2% 0,3% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,2% 0,0% 0,2% 3,9% % sobre vaT 0,0% 0,5% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,7%

2009 r$ mil
2.423.344 2.069.189 106.212 2.450.755 % sobre FPb 3,8% 27,7% 3,5% 4,8% 0,0% 0,6% 0,0% 1,9% 0,1% 0,0% 25,0% 0,8% 3,7% 71,7% % sobre ro 0,0% 0,6% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,9% % sobre rl 0,2% 1,2% 0,2% 0,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,1% 0,0% 0,2% 3,1% % sobre rl 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% % sobre vaT 0,2% 1,2% 0,2% 0,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,1% 0,0% 0,2% 3,1% % sobre vaT 0,0% 0,5% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,8%

2008 r$ mil
2.059.509 1.695.590 105.957 2.157.382 % sobre FPb 3,6% 27,1% 1,3% 4,8% 0,0% 0,7% 0,0% 1,6% 0,1% 0,0% 24,8% 0,3% 2,1% 66,4% % sobre ro 0,0% 0,5% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 0,1% 0,7% % sobre rl 0,2% 1,4% 0,1% 0,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,3% 0,0% 0,1% 3,4% % sobre rl 0,0% 0,4% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,6% % sobre vaT 0,2% 1,3% 0,1% 0,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,0% 0,0% 1,2% 0,0% 0,1% 3,3% % sobre vaT 0,0% 0,4% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,5%

2 Indicadores sociais internos


Alimentao Encargos sociais compulsrios Previdncia privada Sade Segurana e sade Educao Cultura Capacitao Creches ou auxlio-creche Esporte Participao nos resultados Transporte Outros Total

r$ mil 6.762 40.373 4.200 7.578 0 541 0 2.592 27 0 30.391 789 4.349 97.602 r$ mil 0 11.777 0 2.223 0 0 2.941 16.941

r$ mil 4.013 29.385 3.712 5.146 0 604 0 1.983 66 0 26.555 798 3.926 76.188 r$ mil 0 13.105 0 2.530 0 0 2.863 18.498

r$ mil 3.790 28.740 1.393 5.105 0 750 0 1.701 81 0 26.260 286 2.277 70.383 r$ mil 0 8.212 0 1.000 0 0 2.250 11.462

3 Indicadores sociais externos


Educao Cultura Sade e saneamento Esporte Combate fome Indicador setorial Outros Total das contribuies para a sociedade Tributos (excludos encargos sociais) Total

903.963 920.904 r$ mil

43,6% 44,4% % sobre ro

34,5% 35,2% % sobre rl

35,8% 36,4% % sobre vaT

894.343 912.841 r$ mil

43,2% 44,1% % sobre ro

0,0% 0,0% % sobre rl

36,5% 37,2% % sobre vaT

805.628 817.090 r$ mil

47,5% 48,2% % sobre ro

39,1% 39,7% % sobre rl

37,3% 37,9% % sobre vaT

4 Indicadores ambientais
Desapropriao de terras Passivos e contingncias ambientais Programa de desenvolvimento tecnolgico e industrial Conservao de energia
N/A No se aplica ND No disponvel

4.1 investimentos relacionados com a produo/operao da empresa


N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A N/A

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

ND ND

/ 97

4 Indicadores ambientais (continuao)


Educao ambiental Indicador setorial Outros Total Educao ambiental Preservao ou recuperao ambiental Outros Total Total dos investimentos (4.1 + 4.2) Distribuio dos investimentos Total dos investimentos em preveno ambiental Total dos investimentos em manuteno ambiental Total dos investimentos em compensao ambiental Processos administrativos e judiciais Multas e indenizaes Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar resduos e o consumo na produo/operao e aumentar a eficcia na utilizao de recursos naturais, a empresa

r$ mil

% sobre ro

% sobre rl

% sobre vaT

r$ mil

% sobre ro

% sobre rl

% sobre vaT

r$ mil

% sobre ro

% sobre rl

% sobre vaT

4.1 investimentos relacionados com a produo/operao da empresa (continuao)


0,51 ND ND 0,51 ND ND ND nd ND ND ND nd ND ND ND nd 31 ND ND 31 0,0015% ND ND 0,0015% 0,0013% ND ND 0,0013% 0,00001% ND ND 0,00001% ND ND ND nd ND ND ND nd ND ND ND nd ND ND ND nd

4.2 investimentos em programas e/ou projetos externos


ND NA ND nd ND NA ND nd ND NA ND nd ND NA ND nd ND NA ND nd 31 ND NA ND nd 0,0015% ND NA ND nd 0,0013% ND NA ND nd 0,00001% ND ND ND nd nd ND ND ND nd nd ND ND ND nd nd ND ND ND nd nd

em mil R$
nd nd

% sobre total
nd nd

em mil R$
nd nd

% sobre total
nd nd

em mil R$
nd nd

% sobre total
nd nd

0,51

nd

31

100

nd

nd

0 0

0 0

0 0

(x) no possui metas ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre 76 a 100%

(x ) no possui metas ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre 76 a 100%

(x ) no possui metas ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre 76 a 100%

5 Indicadores do corpo funcional


No de empregados (as) N de admisses
o o

2010 em uniDaDeS
1.455 950 288 4.634 4 109

2009 em uniDaDeS
793 172 168 2.649 29 78

2008 em uniDaDeS
789 180 235 ND 44 78

N de desligamentos No de tercerizados (as) N de estagirios (as)


o

No de empregados (as) acima de 45 anos

n de empregados por faixa etria


menores de 18 anos de 18 a 35 anos de 36 a 45 anos de 46 a 60 anos acima de 60 anos
N/A No se aplica ND No disponvel
0 1.024 343 88 0 446 269 78 0 0 445 266 78 0

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

98 / anexoS

5 Indicadores do corpo funcional (continuao)


analfabetos com ensino fundamental com ensino mdio/tcnico com ensino superior ps-graduados N de mulheres
o

2010 em uniDaDeS

2009 em uniDaDeS

2008 em uniDaDeS

no de empregados por nvel de escolaridade


28 293 895 239 677 33,5% 778 66,5% ND ND 52 0 7 226 427 133 358 39% 435 61% ND ND 29 0 13 292 432 52 367 41% 422 59% ND ND 29

% de cargos de chefia ocupados por mulheres No de homens % de cargos de chefia ocupados por homens No de negros(as) % de cargos de chefia ocupados por negros(as) N de pessoas com deficincia
o

remunerao bruta segregada por


Empregados Administradores Diferena entre o menor salrio pago pela empresa e o salrio-mnimo Fonte
ND ND 1,33 ND ND 2,33 ND ND 2,26

Folha de pagamento de DEZ/2010

Folha de pagamento de DEZ/2009

Folha de pagamento de DEZ/2008

6 Informaes quanto ao exerccio da cidadania empresarial


Relao entre a maior e a menor remunerao Nmero total de acidentes de trabalho Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por Os padres de segurana e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por Quanto liberdade sindical, ao direito de negociao coletiva e representao interna a empresa GRI DMA-LA A previdncia privada contempla A participao nos lucros ou resultados contempla

2010
49,88 6

2009
ND 10

2008
ND 6

( ) direo (x) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as)

( ) direo (x ) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) direo (x ) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as)

( ) direo (X ) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) direo (X ) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as)

( ) direo e gerncias ( ) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) no se envolve (X) segue as normas da OIT ( ) incentiva e segue a OIT

( ) no se envolve (x ) segue as normas da OIT ( ) incentiva e segue a OIT ( ) direo ( ) direo e gerncias (X) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) direo ( ) direo e gerncias (X) todos(as) os(as) empregados(as)

( ) no se envolve ( x) segue as normas da OIT ( ) incentiva e segue a OIT ( ) direo ( ) direo e gerncias (X) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) direo ( ) direo e gerncias (X) todos(as) os(as) empregados(as)

( ) direo ( ) direo e gerncias (x) todos(as) os(as) empregados(as) ( ) direo ( ) direo e gerncias (x) todos(as) os(as) empregados(as)

N/A No se aplica ND No disponvel

/ 99

6 Informaes quanto ao exerccio da cidadania empresarial (continuao)


Na seleo dos fornecedores, os mesmos padres ticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa Quanto participao de empregados (as) em programas de trabalho voluntrio, a empresa % de reclamaes e crticas atendidas ou solucionadas Multas e indenizaes a clientes

2010

2009

2008

( ) no so considerados (x) so sugeridos ( ) so exigidos

( ) no so considerados (x) so sugeridos ( ) so exigidos

( ) no so considerados (x) so sugeridos ( ) so exigidos

( ) no se envolve ( ) apia (x) organiza e incentiva na empresa no Procon na Justia no Procon na Justia As principais aes so: Ouvidoria/central de atendimento
100% 100% 75,6 1.194,9

( ) no se envolve ( ) apia (x) organiza e incentiva na empresa no Procon na Justia no Procon na Justia As principais aes so: 1. Alterao do modelo de assistncia tcnica para reparar problemas de maquininhas; 2. Melhorias no processo de credenciamento da Redecard; 3. Implantao do Projeto Relacionamento 2.0 na Central de Atendimento.
141 14 41 472,9 2.450,7 100% 17% 12% 0 787,0

( ) no se envolve ( ) apia (x) organiza e incentiva na empresa no Procon na Justia no Procon na Justia As principais aes so: 1. Alterao do modelo de assistncia tcnica para reparar problemas de maquininhas; 2. Melhorias no processo de credenciamento da Redecard.
100% 0% 10% 0 574,6

Aes empreendidas pela entidade para sanar ou minimizar as causas das reclamaes

1. Criao de grupos de trabalho para qualidade (com foco em reduo de reclamaes); 2. Reestruturao da Central de Atendimento (novo modelo de atendimento).

nmero de processos trabalhistas


Movidos contra a entidade Julgados procedentes Julgados improcedentes Valor total de indenizaes e multas pagas Valor adicionado total a distribuir (em mil R$) Distribuio do valor adicionado Governo Colaboradores(as) Acionistas Terceiros Retido em mil R$
934.314 185.584 717.176 7.555 682.786 138 12 35 576,6 94 19 31 320,9 2.157,3

% sobre total
ND ND ND ND ND

em mil R$
913.886 135.822 686.466 6.487 708.094

% sobre total
37,3% 5,5% 28,0% 0,3% 28,9%

em mil R$
824.556 128.985 993.159 7.721 202.961

% sobre total
38,2% 6,0% 46,0% 0,4% 9,4%

7 Outras Infomaes
Em decorrncia de alterao nas normas de contabilidade (IFRS), alteramos as seguintes informaes: na linha (4), as informaes referentes a 2009 e 2008, e, nas linhas 123 e 125, as informaes de 2009.

N/A No se aplica ND No disponvel

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

100 / anexoS

Relatrio de assegurao limitada dos auditores independentes sobre o Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A.
Aos Administradores Redecard S.A. de Sustentabilidade, aprimorar sua capacidade de resposta s demandas das principais partes interessadas e, portanto, implementar de maneira mais adequada os critrios adotados, a Redecard S.A. submeteu-se a uma auditoria interna simultaneamente ao incio do processo de relato. Esse processo resultou em um relatrio contendo anlises de risco, recomendaes e planos de ao para que o relatrio da Redecard possa evoluir dentro dos padres GRI e melhor adequar-se aos princpios estabelecidos pela norma AA1000. Procedimentos aplicados Os trabalhos de assegurao limitada foram realizados de acordo com a norma brasileira para trabalho de assegurao diferentes de auditoria e reviso NBC TO 3000, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade. Esta norma exige o cumprimento com os padres ticos, o planejamento e a realizao dos servios de assegurao para obtermos assegurao limitada de que nenhuma questo tenha chegado ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que os objetos (Relatrio e Processo) no tenham sido elaborados ou realizados de acordo com os critrios descritos abaixo (Escopo e limitaes), em todos os seus aspectos relevantes. Em um servio de assegurao limitada, os procedimentos de obteno de evidncias so mais limitados do que em um servio de assegurao razovel; portanto, obtm-se um nvel de assegurao menor do que seria obtido em um servio de assegurao razovel. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor independente, incluindo a avaliao dos riscos dos objetos no cumprirem significativamente com os critrios descritos abaixo (Escopo e limitaes). Dentro do escopo do nosso trabalho, realizamos os seguintes procedimentos, entre outros: a) para assegurao limitada do Relatrio: (i) planejamento dos trabalhos considerando a relevncia e o volume das informaes apresentadas no Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A; (ii) obteno do entendimento dos controles internos; (iii) constatao, com base em testes, das evidncias que suportam os dados quantitativos e qualitativos do Relatrio de Sustentabilidade; e (iv) entrevistas com os gestores responsveis pelas informaes. b) para assegurao limitada do atendimento ao Processo: (i) obteno do entendimento dos controles e

processos do engajamento das partes interessadas atravs de entrevistas com gestores responsveis por tais informaes; (ii) constatao, com base em testes, das evidncias que suportam os dados quantitativos e qualitativos do Processo de engajamento. escopo e limitaes Nossos trabalhos tiveram como objetivo verificar se os dados includos no Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010, no que tange obteno de informaes qualitativas, medio e aos clculos de informaes quantitativas, se apresentam em conformidade com os critrios e as diretrizes para relatrios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI-G3) e se o Processo de engajamento das partes interessadas seguiu os Princpios da Accountability 1000 Assurance Standard 2008 (AA1000APS), de acordo com os critrios definidos no pargrafo acima Critrios adotados. As opinies, informaes histricas e informaes descritas e sujeitas a avaliaes subjetivas no esto no escopo dos trabalhos desenvolvidos. concluso Com base em nossos servios de assegurao limitada, no temos conhecimento: (i) de qualquer modificao relevante que deva ser procedida nas informaes contidas no Relatrio Anual de Sustentabilidade da Redecard S.A. do exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010, para que essas informaes estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em relao aos critrios utilizados, conforme descrito acima (Escopo e limitaes), e (ii) que o Processo de atendimento aos Princpios da Accountability 1000 Principles Standard 2008 (AA1000APS) tenha sido realizado em desacordo com os critrios divulgados no pargrafo Escopo e limitaes acima. consideraes adicionais Com relao definio de Contedo do Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010, de acordo com os princpios do GRI-G3, constatamos um aumento de indicadores reportados em relao ao exerccio social anterior, demonstrando um maior grau de transparncia na gesto socioambiental da empresa. No processo de engajamento com partes interessadas, a Redecard realizou dois painis para consulta, um interno e outro externo. Alm de definir os temas e indicadores mais relevantes para serem abordadas no relatrio, as partes interessadas puderam opinar sobre o Relatrio de Sustentabilidade do exerccio anterior.
So Paulo, 29 abril de 2011.

introduo Fomos contratados com objetivo de realizarmos um servio de assegurao limitada dos seguintes objetos: Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A. (Relatrio); Atendimento ao processo de engajamento das partes interessadas (Processo) com base nas informaes divulgadas no Relatrio de Sustentabilidade acima. Ambos os objetos foram preparados sob a responsabilidade da administrao da Redecard S.A. Esta responsabilidade inclui o desenho, a implementao e manuteno de controles internos para a adequada elaborao e apresentao do Relatrio de Sustentabilidade. A administrao da Redecard S.A. tambm responsvel pelo atendimento do Processo, de acordo com os critrios descritos abaixo. Nossa responsabilidade a de emitir um relatrio de assegurao limitada das informaes divulgadas no Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A. do exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010, e um relatrio de assegurao limitada sobre o processo de engajamento das partes interessadas (Processo). critrios adotados O Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 foi preparado de acordo com as diretrizes para relatrios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI-G3). O processo de engajamento das partes interessadas com base nas informaes divulgadas no Relatrio de Sustentabilidade foi realizado conforme a Accountability 1000 Assurance Standard 2008 (AA1000AS) tipo 1, que avalia o nvel de adeso aos Princpios da Accountability 1000 Principles Standard 2008 (AA1000APS). Essa norma estabelece os seguintes procedimentos: O Processo de engajamento deve considerar as principais partes interessadas; Deve existir um procedimento transparente em relao determinao da Relevncia dos assuntos materiais; O processo de Capacidade de Resposta deve apresentar uma estrutura bem definida no Relatrio de Sustentabilidade. Visando melhorar a estrutura de seu Relatrio

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes CRC 2SP000160/O-5 Manuel Luiz da Silva Arajo Contador CRC 1RJ039600/O-7 S SP

/ 101

Relatrio de assegurao limitada dos auditores independentes sobre o Nvel de Aplicao GRI-G3 do Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A.
Aos Administradores Redecard S.A. Em um servio de assegurao limitada, os procedimentos de obteno de evidncias so mais limitados do que em um servio de assegurao razovel; portanto, obtm-se um nvel de assegurao menor do que seria obtido em um servio de assegurao razovel. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor independente, incluindo a avaliao dos riscos do Relatrio de Sustentabilidade no cumprir significativamente com os critrios descritos abaixo (Escopo e limitaes). Dentro do escopo do nosso trabalho, realizamos os seguintes procedimentos, entre outros: (i) o planejamento dos trabalhos considerando a relevncia e o volume das informaes apresentadas no Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010; (ii) a obteno do entendimento dos controles internos; (iii) a constatao, com base em testes, das evidncias que suportam os dados quantitativos e qualitativos do Relatrio de Sustentabilidade; (iv) entrevistas com os gestores responsveis pelas informaes; e (v) confronto das informaes de natureza financeira com os registros contbeis. Dessa forma, os procedimentos aplicados foram considerados suficientes para permitir um nvel de segurana limitada e, por conseguinte, no contemplam aqueles requeridos para emisso de um relatrio de assegurao mais ampla, como conceituado na referida norma. escopo e limitaes Nosso trabalho teve como objetivo verificar o Nvel de Aplicao GRI do Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A., no que tange obteno de informaes qualitativas, medio e aos clculos de informaes quantitativas, se apresentam em conformidade com os critrios e as diretrizes para o Nvel de Aplicao GRI dos relatrios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI-G3). As opinies, informaes histricas e informaes descritivas e sujeitas a avaliaes subjetivas no esto no escopo dos trabalhos desenvolvidos concluso Com base em nosso servio de assegurao limitada, conjugado com o trabalho de assegurao limitada do Relatrio de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A., referente ao exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010, cujo relatrio de assegurao foi emitido em 29 de abril de 2011, no temos conhecimento de qualquer modificao relevante que deva ser procedida nas informaes contidas no Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A. para que essas informaes estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em relao aos critrios utilizados para o Nvel de Aplicao B+. So Paulo, 27 maio de 2011. PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes CRC 2SP000160/O-5 Manuel Luiz da Silva Arajo Contador CRC 1RJ039600/O-7 S SP

introduo Fomos contratados com objetivo de assegurarmos o Nvel de Aplicao GRI de acordo com as diretrizes para relatrios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI-G3) sobre o Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A. preparado sob a responsabilidade da administrao da Redecard S.A., sobre o qual emitimos nosso relatrio de assegurao limitada em 29 de abril de 2011, quanto elaborao desse relatrio de acordo com as diretrizes para relatrios de sustentabilidade do GRI-G3. A responsabilidade da administrao da Redecard inclui o desenho, a implementao e manuteno de controles internos para a adequada elaborao e apresentao do Relatrio de Sustentabilidade. Nossa responsabilidade a de emitir um relatrio de assegurao limitada do Nvel de Aplicao GRI desse relatrio do exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010. critrios adotados O Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 foi preparado de acordo com as diretrizes para relatrios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI-G3) para o Nvel de Aplicao B+. Seguindo essas diretrizes, a Redecard S.A. reportou 46 indicadores de desempenho entre essenciais e adicionais Procedimentos aplicados Nosso trabalho de assegurao limitada foi realizado de acordo com a norma brasileira para trabalhos de assegurao diferentes de auditoria e reviso NBC TO 3000, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade. Esta norma exige o cumprimento com os padres ticos, o planejamento e a realizao do servio para obtermos assegurao limitada de que nenhuma questo tenha chegado ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que o Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010 da Redecard S.A. no esteja de acordo com Nvel de Aplicao B+ conforme os critrios descritos abaixo (Escopo e limitaes), em todos os seus aspectos relevantes.

REDECARD Relatrio Anual de Sustentabilidade 2010

Informaes corporativas
Redecard S.A. Avenida Marcos Penteado de Ulha Rodrigues, 939 Loja I 12o, 13o e 14o andares 06460-040 Barueri SP Relaes com investidores e-mail: ri@redecard.com.br www.redecard.com.br/ri Atendimento ao acionista Em qualquer agncia do Banco Ita S.A., cuja sede est localizada na Praa Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 Torre Itasa, So Paulo SP Tel.: 55 11 50297780 e-mail: investfone.investimento@itau-unibanco.com.br Atendimento a clientes Redecard Central de Atendimento Tel.: 55 11 4001 4433 (Capitais) 0800 784433 (Demais localidades no Brasil) Ouvidoria: 11 3133-1880

Crditos

Coordenao geral Redecard Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade e Diretoria de Marketing Sustentabilidade e GRI Painis de Stakeholders e matriz de materialidade Management & Excellence Coleta dos indicadores Diretoria de Relaes com Investidores e Sustentabilidade Reviso dos indicadores Auditoria Interna Redecard Redao e edio Report Comunicao www.reportcomunicao.com.br Assegurao PwC Reviso Assertiva Produes Editoriais Projeto grfico, diagramao e produo grfica Report Comunicao www.reportcomunicacao.com.br Fotos Acervo Redecard Marcelo Min Rogrio Assis Pisco Del Gaiso Veer Impresso Leograf Grfica e Editora Ltda. Distribuio: entre os pblicos deste relatrio esto acionistas, investidores, funcionrios, clientes, fornecedores, entidades do terceiro setor, associaes de classe, imprensa, poder pblico e universidades. Caso tenha dvidas, crticas ou sugestes, envie e-mail para: sustentabilidade@redecard.com.br. Nosso agradecimento especial a todas as pessoas que autorizaram o uso de sua imagem e a todos os parceiros internos que colaboraram para a elaborao deste relatrio.
Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental desta publicao, a impresso foi feita com tintas a base de leos vegetais.

www.redecard.com.br

You might also like