You are on page 1of 4

ARTE CONCRETA

ARTE FIGURATIVA, ARTE ABSTRATA E ARTE CONCRETA A arte apenas um substituto enquanto a beleza da vida for deficiente. Desaparecer proporcionalmente, medida que a vida adquirir equilbrio. Piet Mondrian

Em pocas passadas, quando o homem vivia em contato com a natureza, e quando ele mesmo era mais natural que hoje, exprimia seu pensamento com traos, combinaes repetitivas e desenhos geomtricos, que para ele simbolizava algo. Em geral, assim foi no inicio das civilizaes, como podemos comprovar se observarmos os desenhos na arte cermica e nos outros utenslios de nossos ndios. Gradativamente, o homem foi desenvolvendo o interesse por representar o mundo visvel, imitando a natureza, e durante sculos este sistema foi sendo aperfeioado e adotado, principalmente na Arte Ocidental. Esculturas, pinturas e gravuras, deviam ser imagens da realidade. Entretanto, por uma srie de razes histricas e estticas, alguns artistas europeus no inicio do sculo 20, procuraram romper com todo um passado de arte figurativa, propondo uma nova maneira de representao. Para melhor entendimento da arte abstrata h duas tendncias principais: uma mais lrica, subjetiva e espiritual e outra mais intelectual, da regra, da geometria, embora as duas tenham em comum uma raiz idealista e mstica. Da primeira, preciso lembrar do pintor russo Wassily Kandinsky (1886-1944), que j em 1910 fazia aquarelas abstratas. Para ele, toda forma tem um contedo, nela mesma, o artista se serve das formas como teclas de um piano, ao toc-las pe vibrao a alma humana. Um quadro pode emocionar como a msica apenas pelas linhas, formas e cores, mas com autonomia do mundo visvel, proporcionando liberdade de interpretao e estmulo para a imaginao. Da outra tendncia, cujas idias inspiram-se na perfeio das leis cientificas e matemticas, podemos citar o artista, tambm russo, Malevitch (1878-1935), que em 1913 declara que: Para libertar a arte do peso da subjetividade, me refugiei na forma do quadrado negro sobre um fundo branco, os crticos e o pblico se queixaram. O expoente mais seguro do abstracionismo geomtrico Piet Mondrian, holands (1872-1944), que expe a mais pura representao do Universo, restringindo-se a linhas verticais e horizontais, limitando as cores para as primrias (azul, vermelho e amarelo) e no as cores como o branco e o preto. Por volta de 1930, com o desenvolvimento do abstracionismo dizer arte abstrata era imprprio, pois ela no abrangia representaes to diversas. Assim, nesse mesmo ano, o artista holands Theo Van Doesburg, declara que:

Pintura concreta e no abstrata, pois nada mais concreto, mais real que uma linha, uma cor, uma superfcie... Uma mulher, uma rvore, uma vaca, so concretos no estado natural, mas no estado de pintura so abstratos, ilusrios, vagos, especulativos, ao passo que um plano um plano, uma linha uma linha, nem mais nem menos. O movimento concretista encontra precedentes imediatos nos holandeses Mondrian e Theo Van Doesburg, que rejeitam a subjetividade e criam um idioma plstico universal. No movimento russo, o construtivismo, que alm de uma arte visual e abstrata, propem um arte integrada cincia, tcnica, transformao social. Na Bauhaus (Alemanha, 1919-1933), Escola Superior de Criao Industrial que leva a arte para o design. Seguidor das idias de Theo Van Doesburg, Max Bill, nascido na Sua, em 1908, d continuidade ao concretismo a partir de 1936. Sediado na Sua, o movimento espalha-se pela Amrica Latina, Argentina e, posteriormente, Brasil e Alemanha. Em 1950, o MASP (Museu de Arte de So Paulo) organiza uma exposio do conjunto das obras de Max Bill arquitetura, escultura e pintura , que foi fundamental para o conhecimento da arte concreta no Brasil. ARTE CONCRETA NO BRASIL A poca da penetrao e desenvolvimento da arte geomtrica no Brasil coincide com a euforia de desenvolvimento do ps-2 Guerra Mundial, com a implantao de indstrias nacionais como a automobilstica, a criao da Petrobras, siderrgicas, o crescimento das cidades e novos meios de comunicao, como a televiso. Importante lembrar que, no mesmo perodo, houve a criao do Museu de Arte de So Paulo (MASP), em 1947, e do Museu de Arte Moderna (MAM), em 1948, que se empenharam em formar acervos e promover exposies. Fundamental citar tambm a criao da I Bienal Internacional de So Paulo, em 1951, que divulgou artistas nacionais e internacionais, proporcionando contato com diversas tendncias internacionais. Na mesma data, j se esboava o movimento concreto, em So Paulo e no Rio de Janeiro. O marco histrico na Arte Concreta no Brasil o Grupo Ruptura, paulista, que apresenta um manifesto em 1952, Manifesto Ruptura, lanado na exposio do MAM de So Paulo, e assinado por: Waldemar Cordeiro, artista e portavoz do grupo, Sacilotto, Lothar Charoux, Anatol Wladyslaw, Kazmer Fjer, Leopold Haar e Geraldo de Barros. Este grupo queria criar formas novas de princpios novos, baseavam-se numa teoria rigorosa. Em 1956 realizada no MAM, So Paulo, a I Exposio Nacional de Arte Concreta, ocasio que lanado o Manifesto da Poesia Concreta (interao de conceber o poema como um todo matematicamente planejado). Neste momento, as divergncias entre os grupos concretistas Frente (Rio) e Ruptura (So Paulo) vm tona. Os artistas cariocas, sem abrir mo do vocabulrio abstrato, querem liberdade de criao, sem o rigor dos paulistas. o neoconcretismo, cujo manifesto aparece no catlogo da I Expo Neoconcreta (1959) com trabalhos de Amlcar de Castro, Ferreira Gular, Franz Weissmann, Lygia Clark, Lygia Pape, Reinaldo Jardim e Thon Spanudis.

Os elementos principais do concretismo so: Aspirao a uma linguagem de comunicao universal, com autonomia da arte com o mundo exterior. Integrao do trabalho de arte na produo industrial, crena na tecnologia. Funo social, informao a todos, aplicao em todas as reas de comunicao visual, ao artista cabe contribuir de modo abrangente para a socializao da boa forma, no design, na tipografia, etc. Utilizao tanto no suporte como na matriaprima de materiais industrializados, produzidos em srie, como ferro, alumnio, tinta esmalte, etc. Baseiam-se no rigor geomtrico, na matemtica, que estrutura ritmos e relaes. Eliminam o gesto, o sinal da mo. O desenho preciso, feito com rgua e compasso. O concretismo conhece seu perodo mais ativo nos anos 50. LUIZ SACILOTTO (1924-2003) Nasceu em Santo Andr, no ABC Paulista, em 1924, filho de imigrantes italianos. Formou-se no Instituto Profissional Masculino, no Brs, onde estudou tcnicas diversas relacionadas s artes e ofcios, como desenho e pintura. Seu primeiro emprego, aos 17 anos, foi como desenhista de letras de alta preciso. Durante muito tempo atuou como desenhista tcnico, trabalhou em escritrios de arquitetura e projetou esquadrias de alumnio para produo em srie. Desenhava nas horas vagas, e seu aprendizado veio principalmente pelo seu profundo interesse em artes plsticas e pelas conversas com os amigos, tambm artistas. No incio, seus trabalhos so figurativos. Paisagens e retratos de tendncia expressionista, mas a partir de 1947 realiza suas primeiras experincias no domnio da abstrao geomtrica, sendo um dos pioneiros da arte concreta no Pas. Participa de exposies em So Paulo e no Rio de Janeiro, e em 1951, com apenas 27 anos, participa da I Bienal Internacional de So Paulo, estar presente ainda na II, III, IV, VI e VII Bienais Internacionais de So Paulo. Em 1952, participa da XXVI Bienal de Veneza e, em dezembro do mesmo ano, um dos signatrios do Manifesto do Grupo Ruptura, em So Paulo, e expe com eles no MAM, SP. Em 1956, participa da I Exposio Nacional e Arte Concreta em So Paulo e no ano seguinte no Rio de Janeiro. Em 1960 est presente na Exposio Internacional de Arte Concreta, organizada por Max Bill Zurique, na Sua, que projeta nossos artistas internacionalmente. homenageado em 1968 com Sala Especial no I Salo de Arte Contempornea de Santo Andr. Interrompe temporariamente seu trabalho criativo, e dedica-se sua prpria empresa de esquadrias metlicas. Recomea com alguns estudos em guache e experimenta na dcada de 70 novas linguagens, como a serigrafia. A serigrafia uma tcnica plana em gravura, utilizada na indstria e feita com tinta grfica, como silk em camisetas.

Como figura central do concretismo continuou a participar de exposies nacionais e internacionais, ganhou vrios prmios, retrospectivas e teve suas obras expostas nos principais museus e colees particulares. Sacilloto foi pintor, desenhista e precursor da escultura de vanguarda. Desde a dcada de 50 conquistava e pensava o espao tridimensional a partir de desdobramentos do plano, revelando a complexidade do simples. Usava materiais industriais, como chapas de alumnio, de lato, de ferro, que ele cortava e dobrava, em constantes variaes. Sua obra reflete seu pensamento claro e ordenado. Faleceu no dia 9 de fevereiro de 2003 no ABC paulista. Saiba mais em: www.sacilotto.com.br

You might also like