You are on page 1of 9

FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUIBA

CARGA HORRIA ATIVIDADE EXTERNA:

ANLISE CRTICA DA CIBERCULTURA

Aluno: Adriana Valeria do Rosrio Souza, Almir Rogrio Gobato, Erika Wada Koguchi, Lucimara Balero, Shirley Janini Zanforlim. Prof.: Ms. Fernando de Souza Costa Curso: Ps-Graduao em Gesto Escolar Disciplina: Gesto das Tecnologias da Informao e da Comunicao/Sistemas Educacionais Integrado.

POLO DE FERNANDPOLIS
2012

"Educar crescer. E crescer viver. Educao , assim, vida no sentido mais autntico da palavra". (Ansio Teixeira)

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................................04

1. ANISIO TEIXEIRA, UMA VISO EDUCACIONAL ATUAL CIBERCULTURA ....................................................................................................................................05

CONCLUSO.............................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................09

Introduo

Neste trabalho relataremos um pouco da histria de Ansio Teixeira (1900- 1971) e seus pensamentos e filosofias em relao educao e qual a ligao destes com a nova forma de aprender com advento das novas tecnologias. Definiremos analiticamente a Cibercultura como instrumento na busca pela dominao, mas o dominar no sentido de manipular para conhecer e transformar, idias hoje to presente na forma de adquirir conhecimento. A Cibercultura a sociabilidade no mundo virtual em grande escala e esta troca est sendo explorada no campo da educao, alcanando democraticamente um maior nmero de alunos, sem desrespeitar a grande diversidade presente, portanto como forma de democratizar a educao como defendia Ansio Teixeira.

ANISIO

TEIXEIRA,

UMA

VISO

EDUCACIONAL

ATUAL

CIBERCULTURA

Ansio Teixeira advogado, Intelectual, educador e escritor, constituiu um verdadeiro exemplo para a humanidade, principalmente para os educadores, seu devotamento era para uma educao democrtica. A reflexo pela ao, construindo, na prtica, toda uma filosofia que deixou profundas marcas e grandes contribuies para a civilizao, em todos os seguimentos educacionais, o do direito social e da democratizao do ensino com qualidade, o da pesquisa qualificada e comprometida com os problemas sociais, o da organizao de homens e instituies a servio da reinveno da cincia, da cultura, da poltica e da prpria sociedade brasileira. Defendia uma escola em que a nfase era no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em detrimento da memorizao. Preocupava-se com as necessidades de profissionais, capazes de desempenhar este novo papel como educador, enfatizando que era preciso capacit-los como professores de seu tempo e do amanh. Sendo capazes de lidar com as mudanas sociais vigentes e com os novos meios de comunicao que estavam surgindo, e que hoje fazem parte da nossa realidade. Uma de suas afirmaes era a de que Ainda no fizemos em educao o que deveria ser feito para preparar o homem para poca em que ele criou e para o qual foi arrastado (Teixeira citado em Costa). Romper com o tradicional e estar aberto as mudanas, apropriando-se do pensamento cientfico e dos meios de comunicao atravs de uma educao capaz de enriquecer a vida no planeta. A Cibercultura a cultura contempornea fortemente marcada pelas tecnologias digitais, e como ela est presente no nosso dia a dia, no poderia ficar de fora da educao, ou a educao fora dela. Da a necessidade de formar professores capazes de

lidar com a complexidade e a amplitude de seu tempo, utilizando os recursos tecnolgicos, a seu favor, proporcionando a interao professor-aluno, aluno-aluno, sociedade-professor, aluno-sociedade, etc. O professor tem que ser capaz de alm de ensinar, ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e tica, reflexo e ao, a ter uma viso da totalidade (Moran). Isto tudo s ser possvel se os professores estiverem bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente. Bem remunerados, motivados e com boas condies profissionais, desempenhando uma prtica inovadora, aberta, dinmica, com Projetos Pedaggicos participativos e com uma relao efetiva e afetiva com os alunos, conhecendo-os, acompanhando-os, orientando-os, motivando-os e os preparando intelectual e emocionalmente, para seu auto gerenciamento pessoal e grupal. Alem destes fatores humanos, temos tambm o de infra estrutura com ambiente adequado, atualizado, confortvel e com tecnologias acessveis, rpidas e renovadas. Lvy menciona que a Cibercultura um movimento que oferece novas formas de comunicao, o que chama a ateno de milhares de jovens pelo mundo. Precisamos ver nela as potencialidades mais positivas, sejam nos planos econmicos, polticos, culturais, humanos e tambm educacionais. Mas sabemos que muitos educadores no se preparou para lidar com a televiso e a mdia de massa e agora tem um cenrio de maior complexidade (Marco Silva citado em Costa). Segundo Marco Silva Cibercultura o conjunto de tcnicas, de prticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem com o crescimento da internet como novo meio de comunicao, o que possibilita ao indivduo afetar e ser afetado por outro em uma comunicao que se desenvolve num sistema de mo dupla. .

A preocupao do educador Teixeira est sendo comprovada na atualidade, com a grande dificuldade da insero dos novos meios de comunicao na sociedade e principalmente na escola, juntamente com a falta de aceitao por parte de muitos professores.

CONCLUSO

Conclumos que as mudanas ocorrem atualmente de forma muito rpida e que ns professores como qualquer profissional na atualidade temos que estar preparados e capacitados para sabermos utilizar estas mudanas a nosso favor no processo de ensino e aprendizagem. Mas que para isso temos que estar aberto a novos conhecimentos. A diversidade cultural de nossos alunos grande, seus conhecimentos prvios tambm, e temos que democratizar a nossa prtica docente, alcanando a todos como defendia Ansio Teixeira, atravs da interao com seus pares. Com o ambiente e a tecnologia o aluno tambm aprende, precisamos saber usar estes recursos educacionais para propiciar momentos de trabalho em grupo, explorao de ambientes e o uso da tecnologia como forma de adquirir novos conhecimentos de forma organizada e direcionada. No entanto, para que tudo se efetive temos que saber como usar os recursos tecnolgicos respeitando a Cibercultura, como uma nova forma de conhecimento, expresso e relao social. O professor deve ter o perfil de operador de recursos tecnolgicos, de estimular e assessorar o aluno, de promover a participao desse aluno, atravs de dilogos, questionamentos, e de disponibilizar ferramentas e caminhos para que o aluno busque seu conhecimento. O aluno precisa ter um perfil ativo, produtivo, modificador, partilhador e interferidor no processo de aprendizagem. O professor no mais o detentor do conhecimento "Alunos e professores transitam entre os papis de ensinar e aprender, principalmente quando trabalhamos com as novas tecnologias" (Adriana Martinelli citada em Gomes). "A educao tem que ser cada vez mais trabalhada no sentido de partilhar", diz Marc Prensk (citado em Gomes). Ns como educadores temos que deixar de ser imigrantes digitais e nos tornarmos nativos digitais.
8

BIBLIOGRAFIA
CIBERCULTURA. Wikipdia disponvel em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura> Acesso em 20-02-2012

MORAN. Jos Manuel. Ensino e Educao de qualidade.Disponvel em< http://www.eca.usp.br/prof/moran/qual.htm> acesso em 20-02-2012.

LVY, Pierre. Introduao: Dilvios. In: CIBERCULTURA. So Paulo: Editora 34 Ltda, 1999. Resenha disponvel em< http://books.google.com.br/books/about/Cibercultura.html?hl=ptBR&id=7L29Np0d2YcC> acesso em 21-02-2012

GOMES,Patrcia.Professores sabem mexer menos no computador do que alunos artigo publicado na Folha de So Paulo em 3/10/2011. Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/saber/984584-professores-sabem-mexer-menos-nocomputador-do-que-alunos.shtml> acesso em 20-02-2012.

COSTA, Prof. Me. Fernando de Souza.As mudanas da educao na Cibercultura: novas competncias aula disponibilizada no curso Ps em Gesto da Faculdade Aldeia De Carapicuba, na disciplina de Gesto das Tecnologias da Informao e da Comunicao/Sistemas Educacionais Integrado.

You might also like