You are on page 1of 10

Manual Operacional Aplicativo Saque FGTS 19L verso: Prefeitura

Janeiro / 2010

Sumrio
Introduo............................................................................................................................ 3 1. Instalando o Aplicativo...................................................................................................... 5 2. Inserindo dados do Decreto............................................................................................. 6 3. Inserindo dados das reas afetadas................................................................................ 8 4. Visualizando e Imprimindo a Declarao das reas afetadas.......................................... 9 5. Gerando arquivo para entrega CAIXA........................................................................... 9

Introduo
O saque do FGTS por Necessidade Pessoal, cuja Urgncia e Gravidade decorram de Desastre Natural foi institudo pela Lei n 10.878 de 8 de junho de 2004, que acrescentou o inciso XVI ao artigo 20 da Lei n 8.036 de 11 de maio de 1990:
Art. 1o O caput do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso: "Art. 20. ............................................................................... ............................................................................... XVI necessidade pessoal, cuja urgncia e gravidade decorra de desastre natural, conforme disposto em regulamento, observadas as seguintes condies: a) o trabalhador dever ser residente em reas comprovadamente atingidas de Municpio ou do Distrito Federal em situao de emergncia ou em estado de calamidade pblica, formalmente reconhecidos pelo Governo Federal; b) a solicitao de movimentao da conta vinculada ser admitida at 90 (noventa) dias aps a publicao do ato de reconhecimento, pelo Governo Federal, da situao de emergncia ou de estado de calamidade pblica; e c) o valor mximo do saque da conta vinculada ser definido na forma do regulamento. ..............................................................................." (NR)

A regulamentao da Lei n 10.878/04 ocorreu por meio do Decreto n 5.113 de 22 de junho de 2004, que especificou: a) Prazos para movimentao da conta vinculada:
Art. 1o ............................................................................................................................................. 1o Para os fins da movimentao de que trata este artigo, o decreto municipal ou do Distrito Federal que declare a situao de emergncia ou o estado de calamidade pblica dever ser publicado no prazo mximo de trinta dias, contados do primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia do desastre natural. 2o A movimentao da conta vinculada de que trata o caput s poder ocorrer aps o reconhecimento da situao de emergncia ou do estado de calamidade pblica em portaria do Ministro de Estado da Integrao Nacional. 3o A solicitao de movimentao ser admitida at noventa dias da publicao do ato de reconhecimento de que trata o 2o. (grifo nosso)

b) Delimitao do conceito de desastre natural:


Art. 2o Para os fins do disposto neste Decreto, considera-se desastre natural: I - vendavais ou tempestades; II - vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais; III - vendavais extremamente intensos, furaces, tufes ou ciclones tropicais; IV - tornados e trombas dgua;

V - precipitaes de granizos; VI - enchentes ou inundaes graduais; VII - enxurradas ou inundaes bruscas; VIII - alagamentos; e IX - inundaes litorneas provocadas pela brusca invaso do mar.

c) Forma de comprovao da rea atingida pelo desastre:


Art. 3o A comprovao da rea atingida de que trata o caput do art. 1o ser realizada mediante fornecimento Caixa Econmica Federal, pelo Municpio ou pelo Distrito Federal, de declarao das reas atingidas por desastres naturais, que dever conter a descrio da rea no seguinte padro: I - nome do distrito, cidade e unidade da Federao, caso todas as unidades residenciais existentes no distrito tenham sido atingidas; II - nome do bairro, cidade e unidade da Federao, caso todas as unidades residenciais existentes no bairro tenham sido atingidas; III - nome do logradouro, bairro ou distrito, cidade e unidade da Federao, caso a rea atingida se restrinja s unidades residenciais existentes naquele logradouro; ou IV - identificao da unidade residencial, nome do logradouro, bairro ou distrito, cidade e unidade da Federao, caso a rea atingida se restrinja a determinada unidade residencial. 1o Para elaborao da declarao referida no caput, dever ser observada a avaliao realizada pelos rgos de defesa civil municipal e do Distrito Federal. (grifo nosso) 2o A declarao referida no caput dever conter a identificao do Municpio atingido pelo desastre natural, as informaes relativas ao decreto municipal ou do Distrito Federal e portaria do Ministro de Estado da Integrao Nacional que reconheceu a situao de emergncia ou o estado de calamidade pblica, e a Codificao de Desastre, Ameaas e Riscos - CODAR.

d) O valor a ser sacado e a forma de comprovao do direito ao saque pelo trabalhador (alterado pelo Decreto 6.885 de 26/06/2009:
Art. 4o O valor do saque ser equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitao, limitado quantia correspondente a R$ 4.650,00 (quatro mil seiscentos e cinqenta reais), por evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre uma movimentao e outra no seja inferior a doze meses. Art. 5o O titular da conta vinculada que no dispuser de meios para comprovao do endereo residencial poder faz-la com apresentao de declarao emitida pelo Governo municipal ou do Distrito Federal.

e) A responsabilidade sobre os procedimentos administrativos e operacionais:


Art. 6o A Caixa Econmica Federal expedir, no prazo de at dez dias contados da data de publicao deste Decreto, atos normativos referentes aos procedimentos administrativos e operacionais a serem observados para a movimentao de que trata o art. 1o.

Com base no artigo 6 do Decreto 5.113/04 a CAIXA estabeleceu por meio de Circular CAIXA, os procedimentos/documentos para saque por Necessidade Pessoal, cuja Urgncia e Gravidade decorram de Desastre Natural, cdigo de saque 19L, estando vigente a Circular CAIXA n 487 de 18/09/2009.

1. Instalando o Aplicativo
Para instalar o aplicativo, execute o arquivo FGTS19 Prefeitura.exe e siga os passos abaixo: a) Clique no boto Continuar:

b) Selecione onde o aplicativo ser instalado e clique no boto Ok:

c) Aps a mensagem de que todos os arquivos foram copiados com sucesso, clique no boto Ok para finalizar a instalao.

d) Para acessar e utilizar o aplicativo, acesse o Menu Iniciar Programas Saque FGTS 19L Prefeitura. Observao: O aplicativo s pode ser utilizado em computadores com o Microsoft Access instalado.

2. Inserindo dados do Decreto


Para incluir um decreto, insira todos os dados relativos ao decreto:

UF e Municpio: UF e municpio atingido pelo desastre; Decreto Municipal: n do ato municipal que decretou o estado de emergncia / calamidade pblica; Incio e Trmino da Vigncia: incio e trmino da vigncia do decreto municipal; Nome do Prefeito e CPF: nome e CPF do prefeito do municpio atingido, que ir assinar a declarao. CODAR: Codificao de Desastres, Ameaas e Riscos, sendo permitido apenas os cdigos:

NE.HIG-12.301: Enchentes ou inundaes graduais; NE.HEX-12.302: Enxurradas ou inundaes bruscas; NE.HAL-12.303: Alagamentos; NE.HIL-12.304: Inundaes litorneas provocadas pela brusca invaso do mar;

Portaria do Gov. Federal e Publicao no D.O.U.: nmero da portaria expedida pelo Ministrio da Integrao Nacional reconhecendo o decreto municipal e a respectiva data de publicao no Dirio Oficial da Unio;

b) Aps inserido os dados, clique no boto Confirmar:

Observao 1: Caso os campos no estejam habilitados para digitao, clique no boto Novo Decreto.

Observao 2: Caso deseje alterar algum dado do decreto, clique no boto Alterar dados.

3. Inserindo dados das reas afetadas


Aps cadastrados os dados do decreto, clique no boto Cadastrar / Visualizar reas Afetadas

Boto Cadastrar / Visualizar re as Afetadas

Na janela que ser aberta, insira os dados das reas afetadas:

Dados das reas URBANAS atingidas.

Dados das reas RURAIS atingidas.

4. Visualizando e Imprimindo a Declarao das reas afetadas


Aps cadastrados todos os dados necessrios, para visualizar e/ou imprimir a declarao a ser assinada pelo prefeito e entregue uma agncia da CAIXA, basta clicar nos botes Visualizar e /ou Imprimir.

5. Gerando arquivo para entrega CAIXA


Aps cadastrados todos os dados necessrios, para gerar o arquivo a ser entregue uma agncia da CAIXA, juntamente com a declarao, basta seguir os passos abaixos: a) clicar no boto Gerar arquivo para CAIXA.

b) Selecionar o local onde o arquivo ser salvo e informar um nome para o arquivo, clicando em seguida no boto Abrir.

c) Clicar no boto Gerar.

Boto Ge rar, para gerar arquivo a s er e ntregue e m um a ag ncia da CAIXA.

d) Ao ser concluda a operao ser exibida a mensagem Arquivo gerado com sucesso!

e) Grave o arquivo em um disquete ou CD para entrega em uma agncia da CAIXA.

10

You might also like