You are on page 1of 4

LEI COMPLEMENTAR

Conceito de lei complementar: Lei complementar: so leis criadas apenas para complementar determinados itens da Constituio. A lei complementar tem seu surgimento vinculado ao aparecimento das constituies escritas, que em seu texto prev a lei complementadora. Desse modo podemos conceituar lei complementar como aquela prevista pela constituio federal com a finalidade de regrar matria especifica, conforme a previso constitucional. Na nossa Constituio vamos encontrar os artigos que expressamente remetem os determinados temas eleitos pelos Constituintes para que sejam tratados por lei complementar, que por disposio do art.69 da Constituio devem ser aprovadas por maioria absoluta. Desse modo podemos afirmar que lei complementar aquela assim prevista pela Constituio Federal, que tem matria prpria e exige quorum qualificado, de maioria absoluta para que seja aprovada. Questo da hierarquia das normas Uma concluso afoita e desavisada do texto do art. 59 da Constituio Federal d idia que as leis complementares esto em grau de superioridade em relao lei ordinria e as demais normas primrias indicadas; no entanto juridicamente isto no ocorre. Com exceo das emendas constitucionais todas as demais espcies normativas previstas pelo art. 59 esto no mesmo patamar; isto , uma no superior a outra. O que fundamentalmente diferencia uma espcie da outra a matria que tratam. Assim as leis complementares no so superiores a lei ordinria e nem superiores as demais espcies normativas, diferenciando-se delas pela matria que trata e pelo quorum de votao

Temos ento que uma lei complementar s pode sofrer alterao e revogao por meio de outra lei complementar. Tambm, que uma lei ordinria, cujo contedo seja de lei complementar por nova disposio constitucional, s pode sofrer alterao e revogao por lei complementar, porque a partir do novo texto aquela matria est reservada para esta espcie normativa. Concluso Na viso constitucional as leis complementares so aquelas que tem matria prpria e exigem maioria absoluta para aprovao. Em decorrncia s podem ser alteradas e revogadas por outra lei complementar, sendo uma espcie normativa singular que no confunde com qualquer outra, diante da matria reservada e do quorum, mas mantendo-se na mesma posio hierrquica das demais espcies normativas primrias, com exceo das emendas constitucionais

Exemplo de Lei Complementar


LEI COMPLEMENTAR N 123, DE 14.12.2006 (DOU DE 31.01.2009 REPUBLICADA. DOU DE 31.01.2012 E 06.03.2012) Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis ns 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, da Lei n 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar n 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis ns 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999. O Presidente da Repblica Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei Complementar estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado s microempresas e empresas de pequeno porte no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, especialmente no que se refere:

I - apurao e recolhimento dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, mediante regime nico de arrecadao, inclusive obrigaes acessrias; II - ao cumprimento de obrigaes trabalhistas e previdencirias, inclusive obrigaes acessrias; III - ao acesso a crdito e ao mercado, inclusive quanto preferncia nas aquisies de bens e servios pelos Poderes Pblicos, tecnologia, ao associativismo e s regras de incluso. 1 - Cabe ao Comit Gestor do Simples Nacional (CGSN) apreciar a necessidade de reviso, a partir de 1 de janeiro de 2015, dos valores expressos em moeda nesta Lei Complementar. 2 - (VETADO) Art. 2 - O tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado s microempresas e empresas de pequeno porte de que trata o art. 1 desta Lei Complementar ser gerido pelas instncias a seguir especificadas: I - Comit Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministrio da Fazenda, composto por 4 (quatro) representantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil, como representantes da Unio, 2 (dois) dos Estados e do Distrito Federal e 2 (dois) dos Municpios, para tratar dos aspectos tributrios; e II - Frum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com a participao dos rgos federais competentes e das entidades vinculadas ao setor, para tratar dos demais aspectos, ressalvado o disposto no inciso III do caput deste artigo; III - Comit para Gesto da Rede Nacional para a Simplificao do Registro e da Legalizao de Empresas e Negcios, vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, composto por representantes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, dos Municpios e demais rgos de apoio e de registro empresarial, na forma definida pelo Poder Executivo, para tratar do processo de registro e de legalizao de empresrios e de pessoas jurdicas. 1 - Os Comits de que tratam os incisos I e III do caput deste artigo sero presididos e coordenados por representantes da Unio. 2 - Os representantes dos Estados e do Distrito Federal nos Comits referidos nos incisos I e III do caput deste artigo sero indicados pelo Conselho Nacional de Poltica Fazendria - CONFAZ e os dos Municpios sero indicados, um pela entidade representativa das Secretarias de Finanas das Capitais e outro pelas entidades de representao nacional dos Municpios brasileiros. 3 - As entidades de representao referidas no inciso III do caput e no 2 deste artigo sero aquelas regularmente constitudas h pelo menos 1 (um) ano antes da publicao desta Lei Complementar.

4 - Os Comits de que tratam os incisos I e III do caput deste artigo elaboraro seus regimentos internos mediante resoluo. 5 - O Frum referido no inciso II do caput deste artigo, que tem por finalidade orientar e assessorar a formulao e coordenao da poltica nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como acompanhar e avaliar a sua implantao, ser presidido e coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. 6 - Ao Comit de que trata o inciso I do caput deste artigo compete regulamentar a opo, excluso, tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana, dvida ativa, recolhimento e demais itens relativos ao regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, observadas as demais disposies desta Lei Complementar. 7 - Ao Comit de que trata o inciso III do caput deste artigo compete, na forma da lei, regulamentar a inscrio, cadastro, abertura, alvar, arquivamento, licenas, permisso, autorizao, registros e demais itens relativos abertura, legalizao e funcionamento de empresrios e de pessoas jurdicas de qualquer porte, atividade econmica ou composio societria. 8 - Os membros dos Comits de que tratam os incisos I e III do caput deste artigo sero designados, respectivamente, pelos Ministros de Estado da Fazenda e do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, mediante indicao dos rgos e entidades vinculados.

You might also like