You are on page 1of 11

Novembro/2010

T. ZAMBELLI

COMENTRIO POPULAR EM ATOS

Atos 18.18-28

T. Zambelli 2 Comentrio Popular em Atos

Atos 18.18-28
18 Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmos e navegou para a Sria, acompanhado de Priscila e qila. Antes de embarcar, rapou a cabea em Cencria, devido a um voto que havia feito. Paulo permaneceu em Corinto por um ano e meio, durante sua segunda viagem missionria (18.11). Despediu-se dos irmos e partiu para Cencria, porto no istmo1 de Corinto, junto de Priscila e quila. Em Cencria, onde tambm havia uma igreja (Rm 16.1), Paulo rapou a cabea devido um voto que fizera. Seu destino final era a Sria, onde estava a igreja de Antioquia, ponto de partida de suas trs primeiras viagens.

Sobre o voto: apesar de ser gramaticalmente possvel que tenha sido quila quem fez o voto, o contexto no o permite. A Bblia nos fala sobre vrios votos. Jac fez um voto (barganha), Absalo, Jeft, Ana e outros fizeram. Moiss escreveu vrias leis relativas a votos. O voto de
1

Terra que liga uma pennsula ao continente.

T. Zambelli 3 Comentrio Popular em Atos nazireu (Nm 6), por exemplo, possivelmente o mais conhecido deles, levava o israelita a se abster de vrios lquidos e alguns alimentos. Impedia-o de estar na presena de cadveres e o obrigava a deixar o cabelo crescer, para depois ser raspado e queimado no devido local, na entrada da Tenda do Encontro (Nm 6.18). Alguns comentaristas como John Gill, Matthew Henry, Joo Calvino e at mesmo o escritor de um comentrio catlico2 creem que Paulo fez o voto de Nazireu, mas como algum ciente que era livre da Lei. Por outro lado, em outros comentrios encontramos outro ponto de vista: Vincents Word Studies, New Peoples Testament, Robertson Word Pictures, Jamieson, Fausset and Brown Commentary,3 que dizem ser improvvel (ou pouco provvel) que fosse o voto de nazireu em funo do requerimento da Lei dele ter de ser feito em Jerusalm. Ademais, alegam que este voto, de rapar a cabea, era comum entre os judeus e gentios como sinal de agradecimento por livramentos. 4 Para no deixar minha opinio em branco, fao minhas as palavras do autor de New Peoples Testament: O porqu de ele ter feito o voto, por quanto tempo, e o que rapar a cabea tem a ver com isso so questes de conjectura. O voto de nazireu requeria o rapar da cabea em Jerusalm e o cabelo cortado oferecido no templo. Este no podia ser o voto de nazireu. Contra este argumento, todavia, John Stott, favor do ponto de vista que Paulo fez um voto de nazireu, diz que ele poderia cortar o cabelo e ser depois oferecido em Jerusalm e por isso o motivo da aparente pressa de Paulo nos vv.20-21.5 Ademais, tanto Stott como alguns outros a favor deste ponto de vista, dizem que ele fez isso para alcan-los com o Evangelho (cf. 1Co 9.20). Pessoalmente, no acredito que, luz do texto de Nmeros 6, este pudesse ser um voto de Nazireu, como j dito supra. Ainda assim, numa coisa parece que os comentaristas concordam: Paulo no fez o voto por legalismo.

John Gills Exposition of the Entire Bible, Matthew Henrys Commentay on the Whole Bible, Calvins Complete Commentary, A Catholic Commentary on Holy Scripture. Todos livros no software livre ESword, verso 9.5.1, 2009. 3 Livros tambm encontrados no E-Sword. 4 Veja Josephus 1. 2, 15 e Juvenal, Sat., 12, 81. 5 STOTT, John. A Mensagem de Atos, At os Confins da Terra. ABU, p.338.

T. Zambelli 4 Comentrio Popular em Atos 19 Chegaram a feso, onde Paulo deixou Priscila e quila. Ele, porm, entrando na sinagoga, comeou a debater com os judeus. Antes de chegarem a Sria, pararam em feso, que era uma grande cidade comercial, mas no como fora antes do perodo do NT. L ficava o templo de Artemis (Diana em latim), uma das sete maravilhas da poca. A cidade era multicultural e bastante imoral. Paulo foi at uma sinagoga, onde comeou a arguir (dialegomai) com os judeus. Foi em feso que Priscila e quila ficaram.

20 Pedindo eles que ficasse mais tempo, no cedeu. O texto no revela a razo de Paulo no ter ficado mais. Em feso Paulo teve uma recepo muito mais agradvel que em Corinto, mas ainda assim ele tinha ou quis deixar os judeus que encontrara por l.

21 Mas, ao partir, prometeu: "Voltarei, se for da vontade de Deus". Ento, embarcando, partiu de feso. Mesmo Paulo partindo com certa pressa, ele ainda assim disse que se fosse da vontade de Deus retornaria. Segundo Robertson, a frase se for da vontade de Deus era comum entre judeus, gregos e romanos. Ela simplesmente indica um reconhecimento que ns estamos merc de Deus (cf.Tg 4.13-15). A histria nos mostra que Deus deu a Paulo a oportunidade de retorno (At 19.1). Paulo ento segue sua viagem, deixando feso.

22 Ao chegar a Cesaria, subiu at a igreja para saud-la, e depois desceu para Antioquia. Cesaria era o porto principal da Palestina. Paulo de l subiu para Jerusalm com o intuito de saud-la (aspazomai), palavra que implica que Paulo expressou seu afeto e considerao. A NVI, verso utilizada aqui, a nica verso portuguesa que no traz a palavra Jerusalm no v.22. De fato o texto grego tambm no a traz. Todavia, a insero do nome da cidade no deixa o texto incorreto, pois a expresso subir e descer era usada para indicar a ida e sada de Jerusalm.

T. Zambelli 5 Comentrio Popular em Atos 23 Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo partiu dali e viajou por toda a regio da Galcia e da Frgia, fortalecendo todos os discpulos. Depois de Paulo ter passado na igreja que o enviou, Antioquia (At 13), possivelmente para relatar sobre sua segunda viagem missionria e ter suporte para iniciar sua terceira viagem, revisitou seus discpulos em cidades como Pisdia, Icnio, Listra e Derbe, localizadas na Galcia e Frgia. Era parte do ministrio paulino confirmar os discpulos (episterizo), ou seja, fortaleclos.

24 Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a feso. Ele era homem culto6 e tinha grande conhecimento das Escrituras. O texto informa algumas caractersticas sobre Apolo: Era judeu, apesar de seu nome ser referncia a um deus grego; Natural de Alexandria, que era uma cidade egpcia, fundada por Alexandre, o grande, e construda por Dincrates, o mesmo arquiteto do templo de Diana. O texto do AT em grego, a verso dos setenta (LXX), foi produzido em Alexandria. Apolo possivelmente usufruiu do potencial educativo de Alexandria. Era um homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Devemos entender que Escrituras significava o Antigo Testamento. O texto bblico afirma que ele era culto (ou eloquente - logios) e poderoso (dunatos) nas Escrituras. Em outras palavras, tinha muita habilidade com o Antigo Testamento (um conhecimento profundo NTLH).

25 Fora instrudo no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatido acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de Joo. Mais caractersticas sobre Apolo: Instrudo no caminho do Senhor. Em primeiro lugar faz-se necessrio entender que Senhor (kurios) deve ser entendido como Deus. Se voc confessar com a sua boca que Jesus Senhor e crer em seu corao que Deus o ressuscitou dentre os

Ou eloquente.

T. Zambelli 6 Comentrio Popular em Atos mortos, ser salvo (Rm 10.9). Isso no uma indicao que para a salvao precisamos identificar Jesus como rei, porm, mais do que isso, como Deus, o que de fato Ele !7 Apolo havia sido catequizado (literalmente) no caminho do Senhor, possivelmente por um mestre ou seus pais. Seu aprendizado ocorreu de acordo com as Escrituras, ou seja, o Antigo Testamento. Ele falava e ensinava com grande fervor isso uma expresso para dizer que ele falava e ensinava com entusiasmo. Veja Rm 12.11: Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no esprito, sirvam ao Senhor. (Falava e ensinava) com exatido (akribos) exatamente, acuradamente e diligentemente so sinnimos para esta palavra. A NTLH diz: seu ensinamento a respeito de Jesus era correto. De fato era correto, entretanto, incompleto, pois... Ele conhecia apenas o batismo de Joo Isso significa que ele conhecia a mensagem de Joo Batista: Arrependam-se, pois o Reino de Deus est prximo! (Mt 3.2; 4.17) Como era possvel Apolo falar com exatido sobre Jesus e ao mesmo tempo somente conhecer o batismo de Joo? Conhecer somente o batismo de Joo sugere que Apolo reconhecia que o Messias (Cristo em grego) estava vindo terra. Sugere tambm que ele sabia que o Reino de Deus seria brevemente instaurado. Apolo reconhecia que era necessrio se arrepender dos pecados, pois esta era a mensagem de Joo Batista. Mas ser que ele sabia que o Messias havia morrido pelos pecados da humanidade? (1Jo 2.2) Ser que ele sabia que Jesus havia ressuscitado? (Rm 4.25) Possivelmente no. Veja o que Paulo diz sobre a importncia disso: Irmos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocs receberam e no qual esto firmes. Por meio deste evangelho vocs so salvos, desde que se apeguem firmemente palavra que lhes preguei; caso contrrio, vocs tm crido em vo. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras (1Co 15.1-4).E, se Cristo no ressuscitou, intil a f que vocs tm, e ainda esto em seus pecados (1Co 15.17). Conhecer o ensino de Joo no era suficiente para que as pessoas compreendessem a mensagem do Evangelho, que claramente mostra a graa de Deus alcanando o homem. Ainda assim, naquilo que Apolo sabia sobre Jesus, ele falava com preciso.

Veja o seguinte artigo para mais detalhes: http://todahelohim.blogspot.com/2010/10/jesus-echamado-de-deus-nas-escrituras.html

T. Zambelli 7 Comentrio Popular em Atos O batismo de Joo, de arrependimento, havia sido propagado alm das fronteiras da Judia (At 19.1-3) e muito possvel que Apolo tivesse sido fruto do ensino joanino.

26 Logo comeou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e quila o ouviram, convidaram-no para ir sua casa e lhe explicaram com mais exatido o caminho de Deus. O evangelho de Joo relata sobre um cego que foi arguido por judeus que investigavam as curas que Jesus realizava. Mesmo com pouco conhecimento, ele respondeu: No sei se ele pecador ou no. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! (Jo 9.25) Semelhantemente, Apolo, com o conhecimento exato, mas limitado sobre Jesus, falava, possivelmente, sobre o caminho de Deus, assunto que foi mais bem explicado a ele por Priscila e quila em sua casa. Ao lermos Tiago 5.20, entendemos que existem pelo menos dois caminhos; o do homem e o de Deus: quem converte um pecador do erro do seu caminho (hodos), salvar a vida dessa pessoa e far que muitssimos pecados sejam perdoados. O texto tambm ressalta a forma como Apolo falava: corajosamente (parrhesiazomai). Ele era, sem dvida, conhecedor de seu propsito de vida: Vocs, porm, so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).8 muito provvel que tal ousadia (coragem) de Apolo era proveniente da convico que tinha na esperana divina revelada nas Escrituras (cf. 2Co 3.12). tambm notrio que quila e Priscila, conhecedores do Evangelho, no expuseram as limitaes de Apolo enquanto na sinagoga. Foi em sua casa que eles lhe explicaram com mais exatido o caminho de Deus. John Gill escreveu: eles no eram permitidos ensinar em pblico, ainda assim, eles podem e devem comunicar privadamente o que eles sabem das coisas divinas, para o uso de outros. Sobre o contedo da conversa, Adam Clarke resumiu: quila e Priscila estavam familiarizados com toda a doutrina do Evangelho; a doutrina de Cristo morrendo por nossos pecados e ressurgindo para nossa justificao. Nisto eles instruram Apolo. Esta informao era mais exata do que ele havia antes recebido, por meio do ministrio de Joo Batista.

Conhea a histria de Frank Jenner, algum que sabia seu propsito de vida e anunciava a mensagem da salvao com criatividade e ousadia, apesar da aparente simplicidade: http://www.wordsoflife.co.uk/FrankJenner/FrankJenner.htm

T. Zambelli 8 Comentrio Popular em Atos O texto mostra que Apolo (1) tinha grande conhecimento nas Escrituras, (2) fora instrudo no caminho do Senhor e (3) falava com exatido a respeito de Jesus. Ainda assim, o texto tambm mostra que era possvel ele ser mais exato. John Wesley disse: Apolo falava com exatido sobre Jesus, mas no com perfeio.

27 Querendo ele ir para a Acaia,9 os irmos o encorajaram e escreveram aos discpulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graa haviam crido, A partida de Apolo foi possivelmente incentivada por quila e Priscila, que julgavam que o treinamento que ele tivera atrairia a ateno de um auditrio Corntio.10 O texto indica, ento, duas possibilidade: ou os irmos de feso encorajaram a Apolo, ou encorajaram os discpulos a receberem ele. Ambas so possveis interpretaes. A verdadeira dificuldade interpretativa do versculo se encontra depois. Para melhor compreenso do texto, a expresso pela graa deve ser entendida corretamente: ela se relaciona aos que haviam crido ou palavra ajuda? Ambas as posies so gramaticalmente corretas, o que gera uma natural divergncia entre expositores. Alguns creem que a expresso se refere a Apolo: Vincet, citando Meyer, diz que o propsito do texto caracterizar Apolo e seu trabalho e no aqueles que acreditaram. John Wesley diz que a graa foi o dom peculiar que ele tinha recebido; ele era mais capaz de convencer os judeus do que converter os gentios. Calvino disse que a graa se referia a Apolo e lhe dava condies de ajudar aos gentios, apesar de reconhecer como possvel a outra opo. Howard Marshall, comentarista mais atual, refora que o texto original aceita as duas propostas, mas que prefervel entender o texto como mediante o (seu dom) da graa, ajudou os crentes. Por outro lado, o comentrio de Jamiesson, Fausset e Brown diz que tal posio contrria a ordem natural das palavras e por isso tambm, o texto deve ser entendido como a graa produzida por Deus naqueles que haviam crido (depositaram f). Albert Barnes tambm parece ser favorvel a esta posio, argumentando ser a forma mais natural e bvia. Matthew Henry argumenta neste ponto de vista: (1) graa dom de Deus; (2) aqueles que pela graa creram ainda precisam de ajuda enquanto na terra; (3) ministros fiis so capazes de ajudar aqueles que pela graa creem. seu trabalho fazer isso. Para Horatio Hackett, a expresso pela graa deriva do particpio haviam crido, no do verbo auxiliou. O sentido natural, segundo ele,

10

Provncia romana que, juntamente com a Macednia, formava a Grcia. WILLIAMS, David J. Atos, Novo Comentrio Bblico Contemporneo. Ed. Vida, p.358.

T. Zambelli 9 Comentrio Popular em Atos o que resulta da ordem das palavras. Os autores do Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento tambm entenderam que neste versculo a graa o fato que capacita os homens a crerem.11 As tradues portuguesas parecem entender que pela graa refere-se aos que haviam crido: Chegando l, ele ajudou muito aqueles que, pela graa de Deus, haviam crido (Nova Traduo Linguagem de Hoje); O qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graa criam (Corrigida); Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graa, haviam crido (Atualizada); Tendo ele chegado, auxiliou muito aqueles que pela graa haviam crido (Traduo Brasileira). John Gill falou das duas possibilidades: a frase, pela graa, omitida na Vulgata (verso latina), mas est em todas as cpias gregas e pode estar conectada tanto com a palavra auxiliou, como na verso siraca: ele auxiliou pela graa o sentido que Apolo, atravs dos dons da graa outorgados sobre ele, ou pela assistncia da graa de Deus, ou ambos, grandemente auxiliou e contribuiu ao benefcio dos crentes naquela parte (...) ou pode estar conectado com a palavra crido, como na verso Arbica e nossa o significado que ele grandemente assistiu aqueles que j eram crentes e os que se tornaram, todavia pela graa de Deus. Pois f no natural, nem a produo do livre arbtrio humano, mas dom da graa de Deus. Reconheo que ambas as posies so possveis e que nenhuma delas conclusiva. Todavia, preferencialmente opto pela posio que segue naturalmente as palavras do texto, tendo Apolo como auxiliador daqueles que j haviam sido alcanados pela graa de Deus. Pois vocs so salvos pela graa (Ef 2.8). Concordo com Meyer sobre o texto caracterizar Apolo e seu trabalho, mas depositar este argumento na especfica concedida graa de Deus , na verdade, caracterizar o trabalho de Deus, visto que Ele quem d livremente: isto no vem de vocs, dom (doron) de Deus (Ef 2.8; cf. 1Co 12.11). Acredito aperfeioar o argumento de Meyer ao dizer que o texto genuinamente caracteriza Apolo, mas pelo seu incentivo em auxiliar aqueles que graciosamente foram alcanados.

11

COEHEN, Lothar e BROWN, Colin, Vol.1, p.911.

T. Zambelli 10 Comentrio Popular em Atos O ministrio de Apolo foi auxiliar (sumballo), possivelmente fortalecendo-os nas controversas com os judeus, segundo o contexto.

28 pois refutava vigorosamente os judeus em debate pblico, provando pelas Escrituras que Jesus o Cristo. O auxlio de Apolo era praticado atravs de sua habilidade apologtica: refutar (diakatelegchomai) com veemncia o ensino judeu. Ele desenvolveu sua capacidade com quila e Priscila e sem temor aos homens, fazia isso de forma pblica, possivelmente em sinagogas e praas. Isso provavelmente levava os judeus confuso e trazia luz f dos cristos. O fundamento das argumentaes de Apolo era o Antigo Testamento (as Escrituras), que testemunha sobre o Messias Jesus: so as Escrituras que testemunham a meu respeito (Jo 5.39). Obviamente, todo seu conhecimento adquirido em Alexandria nunca o deixou. Ele agora unia sua educao extra-bblica e bblica para uma grande causa: louvor ao Criador atravs do respeito Sua Palavra.

Bibliografia:

Adam Clarkes commentary on the Bible. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. Albert Barnes Notes on the Bible. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. Calvins Complete Commentary. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. COENEN, Lothar e BROWN Colin. Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. Vida Nova, Vol. 1, 2000. Dicionrio da Bblia Almeida. Bblia Online 3.0, 2002. CD-ROM. Eastons Bible Dicitionary. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. HACKETT, Horatio B. A Commentary on the Originals Text of the Acts of the Apostles. http://www.archive.org/stream/commentaryonacts0401hack#page/218/mode/1up . Acessado s 12:24hs em 03/11/2010.

T. Zambelli 11 Comentrio Popular em Atos International Standard Bible Encyclopedia. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. Jamieson, Fausset and Brown Commentary. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. John Gills Exposition of the Entire Bible. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. John Wesleys Explanatory Notes. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. MARSHALL, I. Howard. Atos, Introduo e Comentrio. Srie Cultura Bblica, Editoras Vida Nova e Mundo Cristo, 1991. Matthew Henrys Concise Commentary. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. Robertsons Word Picture. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. STOTT, John W.. A Mensagem de Atos, At os Confins da Terra. Editora ABU, 2003. The Peoples New Testament. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. Utley, R. J. D. (2003). Vol. Volume 3B: Luke the Historian: The Book of Acts. Study Guide Commentary Series (211219). Marshall, Texas: Bible Lessons International. Vincents Word Studies. E-sword Version 9.5.1, 2009. CD-ROM. WILLIAMS, David J. Atos, Novo Comentrio Bblico Contemporneo. Ed. Vida, 1996.

You might also like