You are on page 1of 16

PBLICO FUNDAO MUNICIPAL DE SADE - FMS - 2011

CONCURSO PBLICO

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

Fundao Municipal de Sade - FMS

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Universidade Estadual do Piau

PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: CONTADOR DATA: 11/09/2011 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES:
1. Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTORESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4. 5.

6. 7. 8.

9. 10. 11. 12. 13.

14. 15.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA

TEXTO I (Para as questes de 01 a 07).

Decifr ando cdigos


01 Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa 02 experincia: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se 03 rachaduras; e vidros se estilhaam; armrios se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das 04 prateleiras. Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, porque nosso 05 crebro evoluiu para fazer isto: extrair informao de eventos relevantes e tal conhecimento para 06 guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. A capacidade de aprender com 07 experincias anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que complexo e est 08 em constante mutao. 09 Por dcadas, neurocientistas tentaram descobrir como o crebro produz lembranas. 10 Agora, combinando um conjunto de novos experimentos a anlises matemticas poderosas e 11 capacidade de gravar simultaneamente a atividade de 200 neurnios em camundongos despertos, 12 meus colegas e eu descobrimos o que acreditamos ser o mecanismo bsico usado pelo crebro 13 para extrair informao vital das experincias e transform-las em lembranas. 14 As concluses s quais chegamos se somam a trabalhos cada vez mais numerosos e 15 indicam que o fluxo linear de sinais de neurnio a neurnio no suficiente para explicar como o 16 crebro representa percepes e reminiscncias. Essas representaes demandam atividade 17 coordenada de grandes populaes de neurnios. (...)
(Revista Mente Crebro Duetto Editorial - Nmero 27 Por Joe Z. Tsien, p. 30)

01. Considerando-se as informaes apresentadas no texto, CORRETO afirmar que: a) as ligaes existentes entre os neurnios, por si s, tornam as lembranas possveis no crebro humano; b) os estudiosos, finalmente, acreditam ter desvendado os mecanismos cerebrais responsveis pela formao das lembranas na mente humana; c) a dificuldade encontrada pelos cientistas em relao a descobertas relacionadas s lembranas deve-se constante mutao do mundo; d) em suas pesquisas, os cientistas realizaram clculos matemticos que, por si ss, lhes permitiram extrair as informaes necessrias para que fosse revelada a maneira como se formam as lembranas no crebro humano; e) em suas pesquisas, os cientistas descobriram, somente por meio da observao da atividade de 200 neurnios em camundongos despertos, a maneira como se formam as lembranas na mente humana.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

02.

As ideias apresentadas no texto nos permitem afirmar, CORRETAMENTE, que: a) o interesse dos cientistas em descobrir a maneira como o crebro produz lembranas uma preocupao muito recente; b) os animais adaptam-se ao mundo somente em virtude das experincias vividas anteriormente; c) os cientistas descobriram os mecanismos de formao das lembranas, na mente humana, em virtude da constante evoluo por que passa o nosso crebro; d) as descobertas relativas produo das lembranas no crebro humano s se tornaram possveis em virtude de um conjunto de experimentos conjugados; e) para os cientistas, as experincias vividas pelo homem no contam na formao das lembranas.

03.

Assinale a opo em que, no trecho apresentado, o destaque NO verifica qualquer referncia ideia de tempo. a) b) c) d) e) Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, (l. 04). ... para guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. (l. 05-06). Por dcadas, neurocientistas tentaram descobrir como o crebro produz lembranas. (l. 09). Agora, combinando um conjunto de novos experimentos ... (l. 10). ... para explicar como o crebro representa percepes e reminiscncias. (l. 15-16).

Considere o trecho a seguir, para responder s questes 04, 05 e 06. Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa experincia: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaam; armrios se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras (l. 01 - 04). 04. Analise as opes abaixo e assinale aquela que contm uma informao INCORRETA, quanto ao emprego de palavras, expresses e estruturas lingusticas. a) b) c) d) Subentende-se a existncia da palavra solo, antes de treme, fica abaulado e se desloca. O sujeito gramatical de estilhaam o mesmo de caem. No segmento abrem-se rachaduras, a forma verbal encontra-se na voz passiva sinttica. Os dois pontos utilizados logo aps a palavra experincia indicam a explicao dos itens que so apresentados a seguir. e) abrem-se (primeira ocorrncia) e caem possuem sujeitos gramaticais distintos.

05.

Quanto ao sentido, textualmente, a palavra bugigangas equivale a: a) b) c) d) e) ornamentos; objetos de estimao; quinquilharias; objetos de decorao; objetos de valor sentimental.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

06.

Assinale a opo em que o termo destacado desempenha a mesma funo sinttica da palavra que, no trecho: Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa experincia: .... a) ... nosso crebro evoluiu para fazer isto: (l. 04-05). b) A capacidade de aprender com experincias anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que complexo ... (l. 06-07). c) ... como o crebro produz lembranas. (l. 09). d) ... e transform-las em lembranas. (l. 13). e) Essas representaes demandam atividade coordenada de grandes populaes de neurnios. (l. 16-17). Considere o trecho abaixo para responder questo 07. Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, porque nosso crebro evoluiu para fazer isto: extrair informao de eventos relevantes e tal conhecimento para guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. (l. 04-07).

07.

Assinale a opo na qual a orao porque nosso crebro evoluiu est reescrita sem que tenha havido alterao de sentido. a) b) c) d) e) embora o nosso crebro tenha evoludo. ainda que o nosso crebro tenha evoludo. conforme o nosso crebro tenha evoludo. se o nosso crebro evoluiu. j que nosso crebro evoluiu.

TEXTO II (Para as questes de 08 a 10).

O lado mais tr iste da solido


01 Quem pensa que a falta de vnculos sociais e afetivos um drama com repercusses 02 restritas s emoes se engana. A cincia alerta, agora, que a solido pode at mesmo nos 03 provocar doenas e no apenas psquicas. Uma leva de pesquisas recentes mostra que os 04 avessos famlia e aos amigos tm tanta tendncia a ficar enfermos quanto os fumantes ou 05 sedentrios convictos. H indcios tambm de que os solitrios estariam na linha de frente dos 06 problemas de fundo inflamatrio, caso de artrite e doenas cardiovasculares. 07 Segundo um estudo recm-concludo na Universidade da Califrnia, nos Estados 08 Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo 09 contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses porque esto em 10 maior contato com outros indivduos, raciocina o psiclogo Steve Cole, que liderou o trabalho. 11 J a turma que vive afastada do mundo, menos exposta a esse tipo de micrbio, acaba 12 apresentando um sistema imune que no tem tanta necessidade de enfrent-lo. Em tudo na vida, 13 porm, h uma compensao. Nessa gente, as defesas passam a se concentrar nas bactrias, o que 14 gera uma reao inflamatria recorrente e nem sempre bem-vinda, j que inflamao demais 15 abre alas a descompassos em diversas reas do corpo. (...)
(Revista Sade Vital Editora Abril - Maio/2011 Nmero 337 Por Mariana Agunzi p. 69)

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

08.

CORRETO afirmar em relao s ideias apresentadas no texto. a) As pessoas mais sociveis dificilmente contraem doenas. b) Todo solitrio contrai doenas mais graves do que as pessoas que vivem rodeadas de gente. c) Os cientistas descobriram que os solitrios esto muito propensos a contrair doenas de fundo emocional, apenas. d) Os cientistas descobriram que os solitrios esto menos propensos a contrair vrus e mais sujeitos s reaes inflamatrias. e) A vida reclusa sempre uma escolha e, por isso, prejudicial sade de qualquer pessoa. Observe o trecho abaixo, para responder s questes 09 e 10. Segundo um estudo recm-concludo na Universidade da Califrnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses porque esto em maior contato com outros indivduos, raciocina o psiclogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).

09.

Comparando-se o comportamento dos grupos pesquisados: pessoas que se queixam de uma vida reclusa... e Os sociveis..., CORRETO afirmar que entre eles constata-se uma relao de: a) oposio; b) excluso; c) incluso; d) causa e efeito; e) condio.

10.

Observe o trecho: ... pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses .... Alterando-se a forma verbal queixam para queixassem, a correo gramatical estar mantida se alterarmos, tambm, as formas verbais possuem e esto. Assinale a alternativa em que a alterao dessas formas verbais garante essa correo. a) possuam estavam; b) possuiriam estavam; c) possuiriam estariam; d) possuram estiveram; e) possuram estariam.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

QUESTES DE NOES DE INFORMTICA


11. Analise os seguintes itens referentes a conceitos bsicos sobre computadores: I. USB a sigla para Universal Serial Bus. um tipo de conexo que permite conectar de forma prtica e rpida diversos tipos de perifricos, sem a necessidade de desligar ou reiniciar o computador. II. Os monitores que recebem comandos do usurio atravs de uma tela sensvel ao toque constituem dispositivos de entrada e sada, e so chamados de Touch Pad. III. A caracterstica mais importante da memria RAM ser uma memria virtual. IV. Dial-up o tipo de conexo mais comum Internet, utiliza a linha telefnica e considerada banda larga, podendo chegar velocidade de 8Mbps. V. A Internet baseada em uma arquitetura cliente-servidor e utiliza o protocolo HTTP para o acesso a pginas web. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) 12. I, II, III. I, III, IV. III, V. I, V II, III, IV.

Sobre o Windows XP, configurao padro, assinale a alternativa INCORRETA: a) O recurso Troca Rpida de Usurio uma maneira de trocar de usurio em um computador sem ter que fechar os programas e arquivos do usurio que estava usando o computador. b) O recurso de Restaurao do Sistema usado para fazer o computador voltar a um estado anterior, se houver uma falha no sistema ou outros problemas mais srios, excluindo todas as alteraes e documentos. c) O recurso Mapear Unidade de Rede conecta o computador a uma pasta ou drive da rede, atribuindo-lhe uma nova letra, facilitando assim seu acesso. d) A Barra de Inicializao Rpida torna mais fcil acessar programas usados frequentemente com apenas um clique do mouse. e) A Lente de Aumento uma das ferramentas de acessibilidade presentes no Windows XP.

13.

Observe a figura, referente ao Windows 7:

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

Nova categoria de mini-aplicativos criada para proporcionar informaes e dados teis, ou para melhorar uma aplicao ou um servio. Introduz informao e diverso rea de trabalho do Windows 7. Recebe o nome de: a) b) c) d) e) 14. Barra de tarefas; Wallpapers; cones; Gadgets; RSS.

Analise as informaes sobre o MS-Word 2007, em sua configurao padro.

I. Se clicarmos no cone, , da guia Inserir, estaremos inserindo uma quebra de pgina. II. Existem dois tipos de senhas no Word 2007. A senha de proteo e a senha de gravao.
Elas possuem funcionalidades diferentes, sendo possvel inserir os dois tipos no mesmo documento do Word. III. Para selecionar um texto completo, podemos utilizar as teclas de atalho CTRL+A.

IV. O cone utilizado para revises ortogrficas. V. possvel selecionar vrias palavras ao mesmo tempo, em posies diversas, dentro de um
texto do Word. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) 15. I, II, V. I, III, IV. III, IV, V. I, II II, III, IV.

Observe a figura referente ao MS-Word 2007.

SITUAO I

SITUAO II

Na SITUAO I, temos uma tabela que ficou "quebrada" devido mudana de pgina. Para que os ttulos das colunas apaream tambm na pgina seguinte (SITUAO II), qual recurso do Word 2007 devemos utilizar? a) No existe recurso para isso no Word 2007. Devemos apenas digitar os ttulos das colunas novamente. b) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Linha, marcar a opo que indica a repetio do cabealho no incio de cada pgina. c) Inserir uma Quebra de Pgina. d) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Coluna, marcar a opo que indica a repetio do cabealho no incio de cada pgina e) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Tabela, marcar a opo de Quebra automtica do texto.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

16.

Podemos afirmar sobre os tipos de grficos disponveis no MS-Excel 2007, EXCETO: a) Os grficos de colunas so usados para comparar valores em diversas categorias. b) Os grficos de disperso mostram as relaes entre os valores numricos em vrias sequncias de dados ou plotam dois grupos de nmeros como uma sequncia de coordenadas XY. c) Os grficos de pizza enfatizam as diferenas entre vrios conjuntos de dados ao longo de um perodo de tempo. d) Um grfico de aes usado mais frequentemente para ilustrar a flutuao de preos de aes. No entanto, esse grfico tambm pode ser usado para fins cientficos, como, por exemplo, para indicar a flutuao de temperaturas dirias ou anuais. e) Os grficos de linhas so usados para exibir tendncias ao longo do tempo.

17.

Observe a seguinte planilha do MS-Excel 2007 e analise os itens, abaixo.

I.

Para que os nmeros fiquem com uma casa decimal, basta selecion-los e clicar uma vez no

boto , na guia Incio. II. Uma das maneiras de se obter o resultado da clula E2 utilizando a frmula =Mdia(B2:D2). III. Para colocar o nome dos alunos em ordem alfabtica, basta selecionar a tabela e clicar no boto , na guia Dados.

IV. Para a coluna F ser preenchida automaticamente, de acordo com o resultado da coluna E
(supondo mdia 7,0 ou maior como aprovativa), basta digitar, na clula E2, a frmula =CONT.SE(E2>=7;"Aprovado";"Reprovado"). Aps isso, usar a ala de preenchimento para o restante da coluna F. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) 18. I, II, III, IV. I, II, III. II, III, IV. I, IV. II, III.

Sobre o MS - Power Point 2007, assinale a alternativa INCORRETA: a) O boto b) O boto , na guia Incio, adiciona um novo slide apresentao. , na guia Reviso, traduz o texto selecionado para outro idioma.

c) Um slide pode conter textos, imagens, grficos, vdeos e sons. d) O boto , na guia Exibio, abre o modo de exibio de slide mestre, para alterar o layout e

o design do slide mestre. e) Caso o slide mestre tenha sido definido, no possvel modificar o design de um nico slide.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

19.

Analise a imagem a seguir, referente ao Internet Explorer 8 (IE8), e assinale a opo CORRETA.

a) O boto serve para indicar se o IE8 localizou alguma rede sem fio ao alcance, ficando colorido caso obtenha acesso. b) No IE8, para aumentar a visualizao da pgina, sem utilizar a barra de ferramentas, basta utilizar as teclas Ctrl e >. c) O boto mostra sites criados para navegadores mais antigos, da maneira que foram projetados para exibio, corrigindo a aparncia do site, como menus e textos fora do lugar. d) A opo de Navegao InPrivate do IE8 uma das ferramentas de segurana deste navegador. Ela apaga o histrico, arquivos temporrios e qualquer informao armazenada de sites visitados anteriormente. e) O boto oferece acesso pgina inicial do site que est sendo visitado, tambm conhecida como homepage. 20. De acordo com os conceitos de Segurana da Informao, assinale a alternativa INCORRETA: a) A diferena entre os tipos de backup realizados est, principalmente, no tipo de mdia utilizado. b) Devemos verificar se o endereo de alguns sites comeam com https, indicando uma conexo segura. Instituies bancrias e de comrcio eletrnico so exemplos de uso. c) Criptografia um mtodo de codificao de dados que visa garantir o sigilo de informaes. d) Cavalo de tria um tipo de software que vem embutido em um arquivo recebido por e-mail ou baixado da rede. Ao executar o arquivo, o usurio permite a abertura de portas, possibilitando a obteno de informaes no autorizadas. e) Um dos princpios de Segurana da Informao a Disponibilidade, propriedade que garante que a informao esteja sempre disponvel, no momento em que a mesma seja necessria.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

10

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


21. As afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: a) As receitas derivadas so provenientes do exerccio da competncia ou do poder de tributar os rendimentos ou patrimnio da coletividade; b) Entende-se como recolhimento o estgio da receita constitudo pela entrega do numerrio, arrecadado as reparties ou banco oficial; c) O montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constante do projeto de lei oramentria; d) Tributo a receita derivada, instituda pelas entidades de direito pblico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies; e) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, operaes de crdito, de transferncias correntes e outras. 22. NO caber Lei de Diretrizes Oramentrias dispor sobre: a) Os critrios e formas de limitao de empenho; b) A autorizao para a abertura de crditos suplementares; c) As normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; d) As condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; e) As alteraes na legislao tributria. 23. Em relao aos registros contbeis, segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, assinale a alternativa INCORRETA. a) As transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem. b) Os registros da entidade, desde que estimveis tecnicamente, devem ser efetuados, mesmo na hiptese de existir razovel certeza de sua ocorrncia. c) Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, e sempre no momento da execuo oramentria. d) A entidade do setor pblico deve aplicar mtodos de mensurao ou avaliao dos ativos e dos passivos que possibilitem o reconhecimento dos ganhos e das perdas patrimoniais. e) Os registros contbeis das transaes das entidades do setor pblico devem ser efetuados, considerando as relaes jurdicas, econmicas e patrimoniais, prevalecendo nos conflitos entre elas essncia sobre a forma. 24. As entidades abrangidas, integralmente, pelas normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo seu campo de aplicao so: a) b) c) d) e) 25. todas as entidades do setor pblico; as entidades governamentais, os servios sociais, e os conselhos profissionais; as entidades governamentais, as Empresas pblicas e autarquias; as entidades governamentais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista; as empresas pblicas, os servios sociais e as autarquias.

NO integraro as receitas e as despesas constantes na Lei Oramentria: a) b) c) d) e) as despesas relativas dvida pblica; as operaes de crdito por antecipao da receita; as receitas provenientes da venda de bens imveis; as operaes de refinanciamento da dvida pblica; as amortizaes de emprstimos.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

11

26.

A estrutura de informaes sobre identificao, mensurao, avaliao, registro, controle e evidenciao dos atos e dos fatos da gesto do patrimnio pblico, com o objetivo de orientar e suprir o processo de deciso, a prestao de contas e a instrumentalizao do controle social, segundo as NBC aplicadas ao setor pblico chamado de: a) b) c) d) e) Unidade Contbil Plano de contas Elenco de Contas Sistema Contbil Sistema Patrimonial

27.

As receitas imobilirias e de valores imobilirios sero classificadas como receitas: a) b) c) d) e) Correntes. Extra-oramentrias. Intra-oramentrias. De Capital. Extraordinrias

28.

Dentre as despesas de transferncias correntes, esto as de subvenes. Entende-se por subvenes sociais: a) As transferncias destinadas a empresas pblicas ou privadas de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril; b) As transferncias que se destinam apenas a instituies pblicas que prestam servios essenciais de assistncia social, mdica e educacional; c) As transferncias que se destinam a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial, ou cultural sem fins lucrativos; d) As transferncias entre subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias; e) As transferncias destinadas cobertura de dficits de manuteno das empresas pblicas de natureza autrquica.

29.

Segundo as NBC aplicadas ao setor pblico, o Controle Interno est classificado nas seguintes categorias: a) b) c) d) e) Oramentrio, contbil e patrimonial Contbil, patrimonial e operacional Operacional, contbil e normativo Oramentrio, financeiro e patrimonial Contbil, oramentrio e normativo

30.

So todos exemplos de Passivo Circulante, EXCETO: a) b) c) d) e) Depsitos, Obrigaes em circulao, Restos a pagar; Depsitos a pagar, Dvida Ativa, Obrigaes trabalhistas; Fornecedores, Contas a pagar, Dvida flutuante; Valores restituveis, Depsitos, Consignaes; Caues, Restos a pagar, Obrigaes Fiscais.

31.

A despesa oramentria deve passar por estgios. Com relao aos estgios da despesa, identifique a nica opo FALSA. a) O empenho o ato emanado de autoridade competente que cria ao Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de qualquer condio. b) A liquidao tem por fim apurar a origem e o objeto do que se deve pagar. c) O pagamento representa o estgio final da despesa e dever ser feito aps o empenho ser confirmado. d) A fixao refere-se aos limites de gastos, includos na lei oramentria com base nas receitas previstas. e) Em casos especiais pode ser dispensada a emisso do documento nota de empenho.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

12

32.

O princpio oramentrio que determina que o oramento dever conter todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei, e todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, o princpio da: a) b) c) d) e) Universalidade Especificao Totalidade Exclusividade Unidade

33. A programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso devero ser estabelecidos pelo poder executivo: a) b) c) d) e) 34. no mesmo dia da publicao da lei oramentria; at sessenta dias aps a publicao da lei oramentria; at trinta dias aps a publicao dos oramentos; at trinta dias aps a publicao da Lei de Diretrizes Oramentrias; trimestralmente, para controle e limitao dos empenhos.

Pelo Regime Oramentrio pertencem ao exerccio financeiro: a) b) c) d) e) as receitas oramentrias nele arrecadadas e as despesas oramentrias nele liquidadas; as receitas oramentrias nele lanadas e as despesas oramentrias nele empenhadas; as despesas oramentrias empenhadas e as receitas oramentrias nele previstas; as despesas oramentrias nele empenhadas e as receitas oramentrias nele arrecadadas; as receitas oramentrias nele recolhidas e as despesas legalmente liquidadas.

35.

Indique o registro contbil CORRETO, considerando as informaes disponveis, para registrar o reconhecimento de um crdito tributrio pelo lanamento. a) D: Crdito Tributrio a Receber C: Variao Patrimonial Aumentativa b) D: Previso Inicial da Receita Oramentria C: Receita Oramentria a realizar c) D: Crdito Tributrio a receber C: Receita Tributria a realizar d) D: Previso Inicial da receita C: Variao Patrimonial Ativa e) No h registro contbil

36.

Fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Segundo as NBC aplicadas ao setor pblico, representa: a) b) c) d) e) O objetivo da contabilidade O Objetivo do Controle Interno A Funo Social da contabilidade A finalidade do controle externo O campo de Aplicao da Contabilidade

37.

Para a Cincia Contbil, NO caracterstica de receita, sob o enfoque patrimonial. a) b) c) d) e) Ser reconhecida no momento do fato gerador. Gerar uma variao patrimonial ativa, aumentativa ou positiva. Gerar a entrada de um ativo ou a reduo de um passivo. Altera quantitativamente o patrimnio. Ser dependente da arrecadao.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

13

38. Assinale a alternativa em que todas as opes so subsistemas de informaes, segundo as NBCASP. a) b) c) d) e) 39. Oramentrio, financeiro, patrimonial e compensao. Oramentrio, patrimonial, custo e compensao. Patrimonial, financeiro, Controle e oramentrio. Patrimonial, oramentrio, custos e Controle. Oramentrio, financeiro, patrimonial e custos.

Com relao s Variaes Patrimoniais, assinale a alternativa INCORRETA. a) As variaes patrimoniais so transaes que promovem alteraes nos elementos patrimoniais da entidade do setor pblico, mesmo em carter compensatrio, afetando, ou no, o seu resultado. b) As variaes patrimoniais que afetem o patrimnio lquido devem manter correlao com as respectivas contas patrimoniais. c) Para fins de apresentao na demonstrao das variaes patrimoniais, as variaes devem ser segregadas em quantitativas e qualitativas. d) Entende-se como variaes quantitativas aquelas decorrentes de transaes que aumentam ou diminuem o patrimnio lquido. e) Entende-se como variaes qualitativas aquelas decorrentes de transaes que alteram a composio dos elementos patrimoniais afetando o patrimnio lquido.

40.

O reconhecimento de ajustes decorrentes de omisses e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanas de critrios contbeis deve ser realizado: a) b) c) d) e) conta de despesa de exerccios anteriores e evidenciado em notas explicativas; conta do Patrimnio Lquido e evidenciado em notas explicativas; na conta correspondente ao erro/omisso e evidenciado em notas explicativas; na conta de resultado do exerccio e evidenciado em contas de controles; conta correspondente ao erro/omisso e evidenciado em contas de controle.

41.

O procedimento contbil para elaborao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa, que evidencia as principais classes de recebimentos e pagamentos a partir de ajustes ao resultado patrimonial, conhecido como: a) b) c) d) e) Mtodo direto Mtodo indireto Mtodo dedutivo Controle financeiro Fluxo Financeiro

42.

O Subsistema de informaes que Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e no financeiros relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas do patrimnio pblico : a) b) c) d) e) Oramentrio Financeiro Patrimonial Controle Custos
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

14

43.

Com base nos dados abaixo, extrados do Balano Oramentrio, calcule o resultado Oramentrio do perodo. Ttulo Receitas Correntes - Tributrias - Contribuio Receitas de Capital - Operaes de crdito a) b) c) d) e) Previso Execuo Ttulo Despesas Correntes 700 -Pessoal 150 -Outras despesas Despesas de Capital 200 -Investimento Fixao Execuo

600 100

350 150

300 150

200

400

400

Dficit de R$ 50 Supervit de R$ 200 Excesso de arrecadao de R$ 100 Equilbrio Oramentrio Supervit de R$ 150

44.

De acordo com as NBC aplicadas ao setor pblico, uma Unidade Contbil pode ser classificada em: a) b) c) d) e) Unificada e Consolidada Descentralizada e Originria Sistema e Sub-sistema Originria, Descentralizada, Unificada e Consolidada Sistema, Sub-sistema, Funo e Sub-Funo

45.

O Objetivo da aplicao da Regra de Ouro do oramento : a) Permitir que cada unidade mantenha o seu endividamento vinculado realizao de investimentos e no manuteno da mquina administrativa e demais servios; b) Impedir o aumento nos gastos com pessoal, includos os servios prestados, e evitando gastos capazes de afetar o equilbrio entre receitas e despesas; c) Garantir o cumprimento dos programas, projetos e atividades institudos no plano plurianual e Lei de Diretrizes oramentrias; d) Permitir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no tocante a ao planejada e transparente dos gastos pblicos; e) Propor a concesso de garantias ao cumprimento de obrigaes financeiras ou contratuais assumidas por ente da federao ou entidade a ela vinculada.

46.

Em relao aos Resto a Pagar, INCORRETO afirmar que: a) toda despesa empenhada e liquidada passvel de inscrio em Restos a Pagar Processados; b) ao final do exerccio, as despesas oramentrias empenhadas e no pagas sero inscritas em restos a pagar; c) os restos a pagar constituiro a dvida flutuante; d) as despesas extra-oramentrias tambm so passivas de inscrio em restos a pagar, se no pagas at o final do exerccio; e) apenas os restos a pagar processados no podero ser cancelados.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

15

47.

Marque a alternativa INCORRETA. a) O regime de adiantamento consiste em um processo onde um numerrio colocado disposio de um funcionrio pblico, para realizar despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. b) Os crditos adicionais especiais so destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. c) Os Crditos adicionais consistem na autorizao de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Oramentria. d) A entrega do numerrio ao servidor, relativa ao regime de adiantamento, ser sempre precedida do empenho. e) Os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do poder executivo, dependendo de prvia autorizao legislativa.

48.

Segundo a Lei 4.320/64, o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas classificao prprias, constitui em: a) b) c) d) e) Unidade Contbil rgo Funo Unidade Oramentria Dotao oramentria

49.

Segundo a Lei 4.320/64, em relao ao registro da dvida pblica, CORRETO afirmar que: a) apenas as operaes que resultem dbitos e crditos de natureza oramentria e financeira, sero objeto de registro, individuao e controle contbil; b) apenas a dvida fundada ser objeto de registro, individualizao e controle contbil; c) a dvida flutuante, no compreendida na execuo oramentria, no ser objeto de registro, individuao e controle contbil; d) as operaes que resultem em dbitos e crditos de natureza oramentria, no compreendidas na execuo financeira, sero objeto de registro, individuao e controle contbil; e) todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individuao e controle contbil.

50.

Utilizando as informaes do demonstrativo da execuo oramentria abaixo, indique qual foi o resultado nominal do exerccio. RECEITA Tributria De aplicao Financeira De operaes de Crdito 1.500.000,00 200.000,00 300.000,00 DESPESA Pessoal e Encargos Juros da Dvida pblica Investimentos Amortizao da Dvida a) b) c) d) e) R$ 100.000,00 R$ 900.000,00 R$ 250.000,00 R$ 550.000,00 R$ 700.000,00 600.000,00 200.000,00 800.000,00 150.000,00

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade FMS CARGO: CONTADOR

16

You might also like