You are on page 1of 5

I-Introduo

II-A psicologia ou as psicologias

Cincia e senso comum

Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, denominada de psicologia do senso comum.Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. (pag:15) a psicologia cientfica que pretendemos apresentar a voc. Mas,antes de iniciarmos o seu estudo, faremos uma xposio da relao cincia/senso comum; depois falaremos mais detalhadamente sobre a cincia ,assim,esperamos que voc compreenda melhor a psicologia cientfica.(pag:15)

O senso comum:conhecimento da realidade

Existe um domnio da vida que pode ser entendido como vida por excelncia: a vida do cotidiano. no cotidiano que tudo lui,que as coisas acontecem , que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. (pag:16) J a cincia uma atividade eminentemente reflexiva.Ela procura compreender, elucidadar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemtico. (pag:16) O cotidiano e o conhecimento cintifico que temos da realidade aproximan-se e se afastam:aproxima-se prque a cincia se refere ao real;afasta-se porque a cincia abstrai a realidade para compreend-la melhor, ou seja, a cincia afasta-se da realidade, transformandu-a em objeto de investigao o que permite a costruo do conhecimento cintifico sobre o real. (pag:16) Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo,espontneo,de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicado. (pag:17) O senso comum, na produo desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hbito tradio,a qual, quando esrabelecida, passa de gerao para gerao. (pag:17)

Senso comum:uma viso-de-mundo

O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada,produzindo uma determinada viso-de-mundo. (pag:18) Leva um certo tempo para que o conhecimento mais sofisticado e especializado seja absorvido pelo senso comum, e nunca o totalmente. (pag:18)

reas do conhecimento

Somente esse tipo de conhecimento,porm,no seria suficiente para a exigncias de desenvolvimento da humanidade.O homem,desde os tempos primitivos,foi ocupando cada vez mais espao neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a natureza em seu proprio proveito.(pag:18) Era uma questo de sobrevivncia.Com tempo,esse tipo de conhecimento foi-se especialializando cada vez mais, at atingir o nvel de sofisticao que permitiu ao homem atingir a lua. A esse tipo de conhencimento, que definiremos com mais cuidado logo adiant,chamarmos de cincia. (pag:18) Os gregos preocuparam-se com a origem e com o significado da existencia humana. As especulaes em torno desse tema formaram um corpo de conhecimento denominado filosofia. (pags:18 e 19) Por fim, o homem, j desde a sua pr-historia, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua prpria figura e a figura da caa, criando uma expresso do conhecimento que traduz a emoo e a sensibilidade. Denomiamos arte esse tipo de conhecimento. (pag:19)

O que cincia

A cincia compe-se de um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. (pag:19)

Dessa forma, o saber pode ser transmitida, verificada, ultilizada e desenvolvido. (pag:19) A cincia tem ainda uma caracteristicafundamental: ela aspira objetividade. Suas concluses devem ser passveis de verificao e isentas de emoo,para, assim, tornarem-se vlidas para todos. (pag:20) Objetivo especfico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas especficas, processo cumulativo do conhecimento,objetividade fazem da cincia uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontneo do senso comum. (pag:20)

Objeto de estudo da psicologia

Um conhecimento, para serconsiderado cientfico, requerum objeto especfico de estudo.O objeto da Astronomia so osastros, e o objeto da Biologiaso os seres vivos. (pag:20) O mesmo no ocorre com a Psicologia, que, como a Antropologia,a Economia, a Sociologia e todas as cincias humanas, estuda o homem. (pag:21)

Diversidade de objetos da psicologia Um outro motivo que contribui paradificultar uma clara definio de objeto daPsicologia o fato de o cientista opesquisador confundir-se com o objeto aser pesquisado. No sentido mais amplo, oobjeto de estudo da Psicologia o homem, e neste caso o pesquisadorest inserido na categoria a ser estudada. (pag:21) Psicologia, esta cincia estuda os diversos homens concebidos peloconjunto social. Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por umadiversidade de objetos de estudo. (pag:22)

A subjetividade como objeto da psicologia Considerando toda essa dificuldade na conceituao nica doobjeto de estudo da Psicologia, optamos por apresentar uma definioque lhe sirva como referncia para os prximos captulos, uma vez quevoc ir se deparar com diversos enfoques que trazem definiesespecficas desse objeto, (o comportamento, o inconsciente, aconscincia etc.).A identidade da Psicologia o que a diferencia dos demais ramosdas cincias humanas, e pode ser obtida considerando-se que cada umdesses ramos enfoca o homem de maneira particular. Assim, cadaespecialidade a Economia, a Poltica, a Histria etc.

trabalha essamatria-prima de maneira particular, construindo conhecimentos [pg. 22] distintos e especficos a respeito dela. A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: essa a sua forma particular, especfica decontribuio para a compreenso da totalidade da vida humana.Nossa matria-prima, portanto, o homem em todas as suasexpresses, as visveis (nosso comportamento) e as invisveis (nossossentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genricas(porque somos todos assim) o homem-corpo, homempensamento,homem-afeto, homem-ao e tudo isso est sintetizado no termosubjetividade.A subjetividade a sntese singular e individual que cada um dens vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciandoas experincias da vida social e cultural; uma sntese que nosidentifica, de um lado, por ser nica, e nos iguala, de outro lado, namedida em que os elementos que a constituem so experienciados nocampo comum da objetividade social. Esta sntese a subjetividade o mundo de idias, significados e emoes construdo internamentepelo sujeito a partir de suas relaes sociais, de suas vivncias e de suaconstituio biolgica; , tambm, fonte de suas manifestaes afetivas ecomportamentais.O mundo social e cultural, conforme vai sendo experienciado porns, possibilita-nos a construo de um mundo interior. So diversosfatores que se combinam e nos levam a uma vivncia muito particular.Ns atribumos sentido a essas experincias e vamos nos constituindo acada dia.A subjetividade a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar,amar e fazer de cada um. o que constitui o nosso modo de ser: soufilho de japoneses e militante de um grupo ecolgico, detestoMatemtica, adoro samba e black music, pratico ioga, tenho vontade masno consigo ter uma namorada. Meu melhor amigo filho dedescendentes de italianos, primeiro aluno da classe em Matemtica,trabalha e estuda, corinthiano fantico, adora comer sushi e navegarpela Internet. Ou seja, cada qual o que : sua singularidade.Entretanto, a sntese que a subjetividade representa no inata ao

You might also like