You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE GAMA FILHO. CURSO: EDUCAO FSICA - DISCIPLINA: EFI 184 -- FOLCLORE. PROFESSOR Ms Sergio Lima Trincho.

ANO 2011.1. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropolgico. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 1- Determinismo geogrfico: . As diferenas do ambiente fsico condicionam a diversidade cultural. . Meio ambiente x geografia. . Espcie humana rompe com as suas limitaes. 2- Determinismo biolgico. . Gentica, dismorfismo sexual os papis de homens e mulheres so determinados no pela biologia e sim pela cultura. .Comportamentos dos indivduos dependem de aprendizado em determinadas culturas. Socializao ENDOCULTURAO. . Qq criana pode ser educada em qq cultura. 3- Conceito de Cultura. Sentido etnogrfico. . todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, moral, leis, costumes e qq outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. . Pode ser: A) de ordem natural. Histria da natureza. Diversidade cultural. Liberdade de agir. Noo popular. Evoluo da espcie humana, desigualdade nos estgios de evoluo. B) de ordem sagrada. Metafsica e teolgica. Livre arbtrio. Igualdade existente na humanidade. 4- Antropologia: cincia que estuda a vida e comportamentos dos povos. Estudos etnogrficos permitiram entender o conceito de Cultura. . Pesquisa descobre-se dados culturais e a origem de determinados povos, ajudando a compreender e interpretar de como um dado lugar possui seus costumes, hbitos e maneiras de sentir e agir. . CORPO E ALMA FSICO E MENTAL VITAL E SOCIAL ORGNICO E CULTURAL.

5- Ser predominantemente cultural Comportamentos no so determinados biologicamente. A herana gentica nada tem a ver com aes e pensamentos, pois seus atos dependem de um processo de aprendizado. 6- O homem resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele herdeiro de um processo acumulativo que reflete conhecimentos e experincias adquiridas pelas numerosas geraes que o antecederam. A manipulao adequada desse patrimnio cultural permite as inovaes e invenes, resultado do esforo de toda uma comunidade. Pag. 46. Ex: Santos Dumont x Albert Einstein 7- KROEBER-- CONCEITO DE CULTURA. . Determina o comportamento do homem e justifica suas realizaes. . O homem age de acordo com seus padres de cultura. . A cultura o meio de adaptao dos diferentes ambientes ecolgicos. . O homem foi capaz de romper com as barreiras das diferenas ambientais e transformar toda a terra em seu habitat. . Adquirindo cultura o homem passou a depender do aprendizado do que da ao atravs de atitudes geneticamente determinadas. PROCESSO DE APRENDIZAGEM. . ENDOCULTURAO OU SOCIALIZAO O que determina o comportamento e sua capacidade artstica ou profissional. . A cultura um processo acumulativo, resultante de toda a experincia histrica das geraes anteriores - Este processo limita ou estimula a ao criativa do indivduo. 8- Gnios indivduos inteligentes que utilizam o conhecimento construdo pelo sistema cultural. Tudo o que o homem faz no determinado por instintos, mas sim pela imitao dos padres culturais da sociedade em que vive. 9- Cultural como processo acumulativo. Homem x macaco. . Comunicao oral Toda experincia de um indivduo transmitida aos demais criando assim um interminvel processo de acumulao. Comunicao um processo cultural. A linguagem humana um produto da cultura, mas no existiria cultura se o homem no tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicao oral.

10- Origem da cultura. A partir do momento que seu crebro foi modificado pelo processo evolutivo dos primatas. A partir do fato de poder pegar um objeto e examin-lo o homem atribui significado a este objeto. Manipulao de objetos/ inteligncia do homem. 11-Lvi-Strauss - Convencionou-se a primeira norma e regra. Leslie White Todo comportamento humano se origina no uso de smbolos. Toda cultura depende de smbolos. o exerccio de simbolizao que cria a cultura e o uso de smbolos que torna possvel a sua perpetuao. O comportamento humano o comportamento simblico. Todo smbolo deve ter uma forma fsica, pois sem ela no poder penetrar em nossa experincia e seu significado no pode ser percebido pelos sentidos. Ou seja, para perceber o significado de um smbolo necessrio conhecer a cultura que o criou. 12-Roger Keesing A) Cultura com sistema adaptativo . Cultura so sistemas (padres de comportamentos socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biolgicos tecnologias, modos de organizao econmica, padres de estabelecimentos, de agrupamento social e organizao poltica, crenas e prticas religiosas. . Mudana cultural primariamente um processo de adaptao equivalente seleo natural. Sobrevivncia. . A tecnologia, a economia de subsistncia e os elementos da organizao social diretamente ligada produo constituem o domnio mais adaptativo da cultura. Os componentes ideolgicos dos sistemas culturais podem ter conseqncias adaptativas no controle da populao, da subsistncia, da manuteno do ecossistema. B) Cultura como sistema cognitivo. . FOLK. Sistemas de classificao que so desenvolvidos pelos membros da comunidade a respeito do seu prprio universo. .Cultura um sistema de conhecimento, consiste em tudo aquilo que algum tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitvel dentro de sua sociedade. . Cultura fica no mesmo nvel da Linguagem e um fenmeno observvel.

C) Cultura com sistema estrutural. . Cultura um sistema simblico que uma criao acumulativa da mente humana. Mito, Arte, parentesco e linguagem. D) Cultura como sistema simblico. . A cultura deve ser considerada no como um complexo de comportamentos concretos mas um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instrues (programa) para governar o comportamento. . Todos os homens so geneticamente aptos para receber um programa, e este programa o chamamos de Cultura. . Cada um de ns sabe o que fazer em determinadas situaes, mas nem todos sabem prever o que faria nessas situaes. Estudar a cultura , portanto estudar um cdigo de smbolos partilhados pelos membros dessa cultura. .Cultura um sistema de smbolos e significados. Compreende categorias ou unidades e regras sobre relaes e modos de comportamentos.

A Cultura desenvolveu o sistema fisiolgico do homem. A maneira prtica de como a Cultura molda biologicamente preparado para viver mil vidas. O modo de ver o mundo, as apreciaes de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais so produtos de uma herana cultural, ou seja, resultado de operao de uma determinada cultura.

Indivduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma srie de caractersticas, como agir, vestir, caminhar, comer e as diferenas lingsticas. (Ex: Riso).

Marcel Mauss - 1872-1950 homens se serve dos seus corpos. Dentro de uma mesma cultura a utilizao dos corpos diferenciada em funo do sexo. Todos SOS homens so dotados do mesmo equipamento anatmico, mas a utilizao do mesmo, ao invs de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na cpia de padres que fazem parte da herana cultural do grupo. (pag. 73).

A alimentao dos homens. Diversidade nos hbitos e na utilizao dos utenslios da cozinha. O fato de que o homem v o mundo atravs da sua cultura tem como conseqncia a propenso em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendncia, denominada de ETNOCENTRISMO, responsvel em seus casos extremos pela ocorrncia de numerosos conflitos sociais. Pag. 75. Comportamentos etnocntricos resultam tambm em apreciaes negativas dos padres culturais de povos diferentes. Prticas de outros sistemas culturais so catalogadas como: absurdas, deprimente e imoral. Pag. 76. A cultura interfere na satisfao das necessidades fisiolgicas bsicas.

ETNOCENTRISMO X APATIA. (MEMBRO DE UMA MESMA CULTURA


ABANDONA A CRENA NAS MESMAS COISAS, PERDEM A MOTIVAO QUE OS MANTM UNIDOS) Doenas psicossomticas so influenciadas pelos padres culturais assim como as curas tambm, de doenas reais e imaginrias. A participao do indivduo em sua cultura sempre limitada; nenhuma pessoa capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Jovens e idosos, papis diferenciados por aspectos de ordem cronolgica e cultural. O importante que deve existir um mnimo de participao do indivduo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulao com os demais membros da sociedade. Todos necessitam saber como agir em determinadas situaes e como prever o comportamento dos outros. S assim possvel o controle de determinadas aes dos indivduos. A coerncia de um hbito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence. O sbio nunca dialoga com a natureza pura, seno com um determinado estado de relao entre a natureza e a cultura, definida por um perodo da histria em que vive a civilizao que a sua e os meios materiais que dispem. LevStrauss. Pag. 91

A cultura dinmica.
Sociedades simples nos do a impresso de serem estticas. Ritos religiosos so os que menos mudam nas sociedades. Mas os homens tm o poder de questionar os seus prprios hbitos e modific-los. Qualquer sistema cultural est num contnuo processo de modificao assim sendo a mudana no representa um salto de um estado esttico para um dinmico, mas, antes a passagem de uma espcie de mudana para outra. Dois tipos de mudanas culturais: 1- interna resultante da dinmica do prprio sistema cultural. Lento. O ritmo pode ser alterado por eventos histricos como as catstrofes. 2- o resultado do contato de um sistema cultural com um outro. Rpido. Troca de padres culturais. Mudanas de hbitos, modos de se vestir comportamentos. O tempo constitui um elemento importante na anlise de uma cultura. Mudanas de padres pela histria da humanidade. Tendncias conservadoras (mantm hbitos inalterados) e inovadoras (contestam a sua permanncia e pretendem substitu-las por novos procedimentos). Pag. 103. Entender as mudanas dos sistemas culturais importante para atenuar o choque entre as geraes e evitar comportamentos preconceituosos. Importante para a humanidade a compreenso das diferenas entre povos de culturas diferentes. necessrio saber entender as diferenas que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este o nico procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirvel mundo novo que esta por vir. Pag. 105.

Confcio: A natureza dos homens so as mesmas, so os


seus hbitos que os mantm separados.

You might also like