You are on page 1of 5

Encontros de Sustentabilidade Gro Harlem Brundtland 22/10/2007

NOSSO FUTURO COMUM, 20 ANOS


O documento Nosso Futuro Comum (Relatrio Brundtland) chamava a ateno para os riscos do modo como o mundo vinha se desenvolvendo. O ano era 1987. Os efeitos das mudanas climticas ainda no estavam to evidentes. Mesmo assim, o relatrio trazia um apelo para que fosse formada uma aliana global para planejar um futuro em que o crescimento econmico no representasse o esgotamento dos recursos naturais, o comprometimento do meio ambiente e um fosso ainda maior entre ricos e pobres. Vinte anos depois, a mdica norueguesa Gro Harlem Brundtland, que frente da Comisso Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Naes Unidas coordenou a elaborao do documento, diz que a humanidade est avanando. Mas ainda est longe de fazer o que necessrio e a realidade impe, de maneira contundente, a cooperao internacional. "Em um mundo globalizado, estamos todos interconectados. Os ricos esto vulnerveis s ameaas contra os pobres e os fortes, vulnerveis aos perigos que atingem os fracos". Nesse cenrio, ela preconiza o estabelecimento de um novo consenso de segurana. "No haver paz global sem direitos humanos, desenvolvimento sustentvel e reduo das distncias entre os ricos e os pobres. Nosso Futuro Comum depende do entendimento e do senso de responsabilidade em relao ao direito de oportunidade para todos".

O reconhecimento do estreito vnculo entre a segurana mundial e as questes da sustentabilidade fez com que o Prmio Nobel da Paz tenha sido entregue, nos ltimos anos, a pessoas que se destacaram na luta contra a pobreza e em prol do meio ambiente. Em 2007, foram premiados o ativista ecolgico Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, e o Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC). Em 2006, o Nobel da Paz foi dado a Mohammad Yunus, economista que se dedicou a criar oportunidades para os pobres de Bangladesh. Em 2004, queniana Wangari Mattai, que mobilizou as mulheres para promover o desenvolvimento sustentvel na frica. Em 2003, advogada Shirin Ebadi, ativista que luta pelos direitos humanos de mulheres e crianas no Ir. Cooperao para enfrentar as ameaas Para Gro, a velocidade das mudanas climticas e suas conseqncias reforam a urgncia de um novo modelo de cooperao internacional. Sua experincia como diretora-geral da Organizao Mundial da Sade mostra que, alm de necessrio, isso possvel. Entre 1998 e 2003, Gro liderou uma campanha contra o tabaco, que deu origem ao primeiro tratado sobre sade global. Em 2003, frente ameaa da SARS, uma doena infecciosa que poderia devastar a populao do planeta, cientistas, governos e autoridades pblicas da sade colocaram de lado suas diferenas, compartilharam informaes e trabalharam juntos para enfrentar o desafio. A resposta foi idntica quando a gripe aviria tornou-se uma questo de sade mundial.

Gro fez parte do Painel de Alto Nvel sobre Ameaas, Desafios e Mudanas, convocado pelo secretrio-geral da Organizao das Naes Unidas, Kofi Annan. O painel, formado pelos maiores especialistas no tema, divulgou em 2004 o relatrio "Um mundo mais seguro: nossa responsabilidade compartilhada", em que foram propostas aes para combater os principais problemas das diferentes regies do mundo. "A verdade que no podemos nos permitir escolher. Precisamos responder Aids, pobreza e s ameaas ambientais to robustamente quanto fazemos com o terrorismo e a proliferao nuclear". Aliana entre ricos e pobres Isso poder ser alcanado, segundo Gro, a partir de uma maior colaborao entre pases ricos e pobres. Os industrializados, principais responsveis pelo agravamento do efeito estufa, precisam assumir suas responsabilidades na reduo das emisses. E ir alm, oferecendo assistncia tecnolgica e financeira para ajudar as naes pobres a se adaptarem s mudanas climticas e caminharem na direo do desenvolvimento sustentvel. A preocupao com as conseqncias econmicas faz com que alguns pases relutem em assumir tais compromissos, o que tem retardado a adoo de polticas para o clima e a energia. "Este ano, finalmente, as mudanas climticas foram colocadas na ordem do dia no Frum Econmico Mundial de Davos", afirma Gro. Ela critica diretamente a postura do presidente dos Estados Unidos, George Bush, que, em vez de defender um acordo mundial para a reduo das emisses de C02, prope o voluntarismo. "Sinto muito, mas isso no suficiente", refora.

claro que um pacto global envolve, tambm, compromissos a serem assumidos pelas naes pobres. O que Gro faz questo de frisar que ningum pode pedir que elas reduzam seu avano rumo prosperidade. "O direito ao desenvolvimento to crucial quanto o direito a um ambiente limpo", diz. Cabe s naes ricas darem o suporte para que esse desenvolvimento acontea sem que a sade do planeta seja ainda mais comprometida. Esse um dos temas a serem debatidos na Conveno de Clima, que acontece em Bali, na Indonsia, em dezembro. Economia verde Apesar dos percalos e das dificuldades, Gro acredita que possvel estabelecer uma economia "verde", eficiente em energia e controle das emisses, que possa livrar o mundo da pobreza e salvar o planeta. "Precisamos ser sensveis s preocupaes atuais e tentar solucion-las enquanto avanamos rumo a um consenso maior. Mas no devemos perder a confiana. Com a fora das decises polticas, a engenhosidade humana e a inovao tecnolgica, resolvemos muitos problemas ambientais criados pela industrializao", destaca. Para ilustrar como isso pode ocorrer, Gro cita o exemplo da indstria de petrleo de seu pas. Em 1999, apesar da gritaria geral, o governo da Noruega taxou o petrleo para reduzir as emisses de gases de efeito estufa. A medida obrigou o setor a realizar pesados investimentos em projetos de captura e estocagem de carbono. A conseqncia foi uma dramtica diminuio da pegada ambiental que, de quebra, trouxe um ganho de eficincia. "Hoje, nosso custo de produo de petrleo de um tero da mdia mundial", conta Gro. No se trata, portanto, de abandonar o uso do petrleo, carvo e gs, mas de fazer isso da melhor maneira. E, ao mesmo tempo,

desenvolver outras fontes energticas renovveis e menos poluentes. Gro lembra que, historicamente, a luta pelo acesso e controle de recursos naturais tem resultado em conflitos armados. "O risco de proliferao desses conflitos se permitirmos que a deteriorao ambiental continue. Claramente, precisamos de mudanas fundamentais na maneira como usamos a crosta terrestre e como distribumos os benefcios do crescimento. Nossa segurana tambm depende do bem-estar econmico e da estabilidade ecolgica", alerta. Para isso, a sada que todos - governos, setor privado, comunidade cientfica, ricos e pobres - trabalhem juntos na busca de solues. "Antes se dizia: deixe que o estado e os polticos cuidem de seus negcios que cuidamos dos nossos. Com o avano da globalizao, a necessidade de criar parcerias se torna mais e mais bvia. Faremos o melhor para a sociedade se ouvirmos e aprendermos uns com os outros", resume.

You might also like