You are on page 1of 7

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR

MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

Anos decisivos 1940-1960: a possibilidade da Democracia Racial

Democracia racial - a soluo terica e os desafios da prtica: como integrar negros/as e mestios/as nova sociedade de classes? Como a diversidade cultural e tnico-racial se acomodaria realidade nacional? Em que medida planejava-se e esperava-se a assimilao da cultura mestia pelos/as brasileiros/as? Sem um projeto de incluso social e econmica dos/as negros/as, como se poderia deixar para trs o passado de escravizao? Qual o impacto desta ausncia para negros/as e para o pas? Preconceito racial ou de classe? A questo racial vivida de forma diferente por negros e negras de distintas classes econmicas?

Com a vigncia do Estado Novo (nas dcadas de 1930 e 1940), questes de identidade sobre a constituio do povo e cultura brasileiros, isto , o que definia o Brasil e o diferenciava de outras naes, foram resolvidas com a implementao, pela ditadura de Getlio Vargas, do projeto modernista, da dcada de 1920, presente entre as vanguardas artsticas e intelectuais nacionais. Nesse perodo, surgiram movimentos modernistas em diferentes partes do pas, mas aquele que viria a ter mais repercusso seria o movimento modernista paulista. Jovens artistas e intelectuais, na maioria oriunda das elites paulistas, como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Mrio de Andrade, entre outros/as, promoveram, de 11 a 18 de fevereiro de 1922, a I Semana de Arte Moderna, que consistiu numa srie de atividades (recitais, saraus, exibies de pinturas e apresentaes musicais) realizadas no Teatro Municipal de So Paulo. Em linhas gerais, o modernismo propunha, a partir da influncia do movimento modernista europeu, que artistas olhassem para elementos nacionais e populares, como base para a produo artstica em suas diversas vertentes (plsticas, literrias e musicais), deixando de lado elementos estranhos a culturas locais em suas representaes estticas. Nessa perspectiva, entre os anos 1930 e 1940, elementos culturais negros foram interpretados como smbolos da nao brasileira numa espcie de negociao cultural entre elites e povo. a partir desse momento que a feijoada, a capoeira e o samba, antes vistos como manifestaes culturais inferiores devido a sua origem negro-mestia, passam a representar o que haveria de mais brasileiro. Um exemplo de tal processo dado pelo antroplogo Hermano Vianna, que, em seu livro O Mistrio do Samba (1995), descreve as negociaes que envolveram a formao do samba e a sua elevao categoria de ritmo nacional por excelncia. De acordo com o autor, esse foi um processo que envolveu os mais diversos atores e atrizes sociais: msicos/as, intelectuais, polticos/as, a mdia da poca (jornais e o nascente rdio) e o Estado.
elementos culturais negros foram interpretados como smbolos da nao brasileira numa espcie de negociao cultural entre elites e povo.

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

Olhando esse quadro se poderia supor que os problemas raciais, finalmente, haviam se resolvido. Raa no condenava mais a nao, uma vez substituda pela categoria cultura; a democracia racial afirmava a convivncia pacfica e igualitria entre grupos raciais diferentes; manifestaes e elementos culturais de origem negra/africana, antes repudiados, haviam sido elevados categoria de expresso da nao brasileira, constituda por um povo mestio. Os termos que mais se ouviam poca eram integrao e assimilao, ou seja, integrao da populao de origem negra e mestia sociedade de classes que se constitua, e assimilao dos padres culturais mestios. A histria, porm, no to simples como parece. Como se ver na Unidade 4, sobre os movimentos negros e movimentos de mulheres negras, desde os anos 1910 j existiam organizaes polticas e sociais que questionavam o status quo das relaes entre negros/as e brancos/as. A mais importante delas, a Frente Negra Brasileira (FNB), mencionada em outros momentos deste Curso, surgiu em So Paulo nos 1930 e teve filiais por todo o interior do estado paulista e em outras capitais, como Salvador, Porto Alegre e Recife. Em linhas gerais, os/as ativistas/as negros/as denunciavam a situao vivenciada pela populao negra que, por um lado, no havia recebido qualquer tipo de auxlio do Estado brasileiro no ps-abolio e, de outro, era preterida no mercado de trabalho, j que os/as empregadores/as privilegiavam imigrantes europeus/eias para os postos de trabalho disponveis. O resultado era uma massa de pobres, majoritariamente negra, vivendo de subempregos nas cidades, uma vez que, aps a Abolio, ocorreu a migrao em massa de boa parte da populao das fazendas para cidades de interior e capitais.
negros/as se viam Se verdade que no Brasil no existiu o modelo de segregao injustiados/as ao serem racial vivido em pases como Estados Unidos ou frica do Sul, preteridos por imigrantes tambm verdadeiro que as noes de raa e racialismo ditaram no mercado de trabalho, as discusses intelectuais e polticas sobre o futuro do pas no uma vez que, de acordo final do sculo XIX e, desse modo, tiveram um impacto direto na com a sua interpretao, dinmica social dos indivduos comuns, criando-se uma segregaseriam os verdadeiros o racial brasileira. O resultado mais visvel foi o surgimento de mestios nacionais. uma espcie de etiqueta racial em que a segregao e a discriminao eram exercidas de forma velada. O resultado era a existncia de clubes que no aceitavam a presena de negros/as, utilizao de espaos pblicos como praas e parques a partir de lgicas que distinguiam reas de circulao para negros/as e para brancos/as e, como j foi dito, o impedimento deliberado de acesso ao mercado de trabalho a negros/as e mestios/as.

Os termos que mais se ouviam poca eram integrao e assimilao, ou seja, integrao da populao de origem negra e mestia sociedade de classes que se constitua, e assimilao dos padres culturais mestios

Em So Paulo, onde havia um nmero equilibrado de negros/as e de imigrantes europeus/eias, as tenses raciais aumentaram por conta de conflitos pelos postos de trabalho. Ao mesmo tempo, via-

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

-se uma exacerbao do orgulho racial que tinha como epicentro a Europa, que assistia ascenso dos regimes nazi-fascistas de extrema direita de Adolf Hitler (1889-1945), na Alemanha, e Benito Mussolini (1883-1945), na Itlia. A valorizao de um pensamento racial na Alemanha Nazista e Itlia Fascista informava, indiretamente, a dinmica das relaes entre brancos/as imigrantes e negros/as no Brasil, sendo interpretadas de forma distinta pelos dois grupos. Refletindo a influncia do pensamento de Freyre movimento integralista e posies polticas de organizaes como o movimento integralista, negros/as se viam injus- Movimento de classe mdia que fundou, em 1932, um tiados/as ao serem preteridos por imigrantes no partido poltico chamado Ao Integralista Brasileira, a mercado de trabalho, uma vez que, de acordo com partir de um grupo de estudos da Sociedade de Estudos a sua interpretao, seriam os/as verdadeiros/as Paulista, que estudava os problemas gerais da nao. Seu mestios/as nacionais. Muitas vezes, compactu- fundador, Plnio Salgado era um jornalista e escritor moando com os slogans racistas vigentes na Europa, dernista. O partido que era nacionalista e constitucioativistas da Frente Negra afirmavam que Hitler agia nalista foi influenciado pelo fascismo italiano. O partido corretamente ao defender os interesses da raa foi extinto como os demais pelo Estado Novo. Seus/suas germnica e que o Estado brasileiro deveria fazer integrantes eram conhecidos/as como camisas-verdes ou o mesmo defendendo a raa mestia cujos/as re- galinhas-verdes, por causa do uniforme que usavam. presentantes legtimos eram os/as negros/as (ver Bastide, 1955 e 1983). Empregadores/as, por sua vez, vinculavam-se perspectiva do embranquecimento justificando a contratao de imigrantes, j que estes/as seriam mais aptos/as para os trabalhos urbanos e assalariados1. De certa forma, a insuflao de orgulho racial foi cortada bruscamente pelo regime do Estado Novo, ao colocar todas as organizaes polticas na ilegalidade, em 1937, e a posterior represso de demonstraes de apoio aos regimes nazi-fascistas devido ao alinhamento do Brasil ao grupo de pases Aliados (EUA, Frana, Inglaterra e, posteriormente, Rssia). No caso do mercado de trabalho, a disputa entre nacionais (negros/as e mestios/as) e imigrantes foi amenizada por meio do estabelecimento da Lei de 2/3 (Lei da Nacionalizao do Trabalho 1930), pela qual dois teros dos postos de trabalho deveriam ser obrigatoriamente ocupados por brasileiros/as, o que, indiretamente, beneficiou negros/as e mestios/as. Por outro lado, o imaginrio de democracia racial tomava cada vez mais fora e comeava a significar sinnimo de Brasil. Alguns passaram a se perguntar: se no Brasil impera a igualdade racial, por que negros/as e mestios/as afirmam ser vtimas de preconceito e discriminao? Existiria, de
_ 1. O segundo captulo do livro de Flvio Francisco, Laos Atlnticos (2008), oferece uma rpida e didtica discusso das relaes entre negros e imigrantes no contexto de So Paulo das dcadas de 1920 e 1930.

a disputa entre nacionais (negros/as e mestios/as) e imigrantes foi amenizada por meio do estabelecimento da Lei de 2/3 (Lei da Nacionalizao do Trabalho 1930)

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

fato, preconceito racial no Brasil? A procura de respostas para essas questes orientou a formao de um campo de investigaes sociolgicas sobre as relaes entre negros/as e brancos/as entre os anos 1940 e 1960, como pode ser observado nas obras de autores como Donald Pierson, E. Franklin Frazier, Luiz Aguiar de Costa Pinto, Oracy Nogueira, Florestan Fernandes, Roger Bastide, Charles Wagley, Marvin Harris, entre vrios/as outros/as que, de uma forma ou de outra, estabeleceram dilogo com a obra de Freyre. Neste espao, nos limitaremos anlise de alguns/as deles/as2. O primeiro trabalho classificado dentro do que se convencionou chamar relaes raciais no Brasil foi, de acordo com Antonio Srgio Guimares (1999), o do socilogo norte-americano Donald Pierson (1900-1995), com o livro Brancos e Pretos na Bahia (PIERSON, 1942). A pesquisa que deu origem ao livro foi realizada na capital baiana entre 1935 e 1937. Nesse perodo, o pesquisador conviveu e analisou as atitudes raciais dos/as soteropolitanos/as por meio de tcnicas como observao participante, entrevistas e leitura de obras brasileiras que tratavam das relaes entre negros/as e brancos/as. A concluso do socilogo, que se mostrava bastante influenciado pela leitura de Casa Grande & Senzala, era a de que o Brasil seria uma sociedade multirracial de classes, ou seja, uma sociedade de classes na qual se podia verificar a presena de indivduos em todos os nveis da pirmide social. As classes mais elevadas tendiam a ser mais claras do que as baixas, o contato entre elas era amistoso e, na maioria das vezes, ausente de conflitos. Pierson tambm afirmava que o apego noo de raa era pequeno e seria errneo falar em preconceito de raa, o qual era extremamente difcil de ser visto e, quando ocorria, se dava de maneira isolada a partir de crenas e atitudes individuais estranhas s tradies autctones. Por outro lado, era evidente ao autor a existncia de preconceito de classe nos contatos entre indivduos de classes distintas, de modo que unies matrimoniais entre pobres e ricos/as tambm no eram estimuladas. Para o autor, verificava-se sociologicamente a existncia de uma democracia racial no pas, uma vez que o que muitos/as ativistas negros/as classificavam como preconceito racial era na verdade preconceito de classe. E. Franklin Frazier (1894-1962) foi socilogo e professor da Howard University, a mais clebre universidade negra dos Estados Unidos, localizada em Washington DC. No incio dos anos 1940, antes do livro de Pierson ser publicado, o intelectual recebeu uma bolsa para viajar ao Brasil e pesquisar as relaes entre negros/as e brancos/as no pas da Amrica do Sul. As observaes e concluses do pesquisador, registradas em seu pequeno ensaio intitulado Comparisons of Negro-White Relations in Brazil and in the United States (Frazier, 1944), divergiam um pouco das do colega de Chicago.
Para o autor, verificava-se sociologicamente a existncia de uma democracia racial no pas, uma vez que o que muitos ativistas negros/as classificavam como preconceito racial era na verdade preconceito de classe.

_ 2. Para uma discusso pormenorizada e lista completa de autores ver Guimares, 1999.

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

Frazier, que viajou e conheceu o sudeste do Brasil, observa que a discriminao e preconceito de brancos/as contra negros/as e mestios/as que ocorriam no pas diferiam em grau e gnero das experimentadas nos EUA pela populao afro-americana. A populao soteropolitana, mais homognea do ponto de vista racial, tendia a expressar suas discriminaes em termos de classe, enquanto que no sudeste e sul, devido grande presena de imigrantes, sentiam-se muito mais as tenses raciais e muitas vezes isso era dito abertamente pelas pessoas, ocorrendo situaes que poderiam, de certa forma, extrapolar o preconceito de classe, se aproximando do de raa. Isso o que pode ser notado na passagem abaixo: Os comcios de todas as noites na praa do Patriarca e as concentraes tambm noite de negros agressivos ou embriagados na rua Direita e na praa da S, os botequins do centro onde os grupos se embriagam, j esto provocando protestos, justssimos protestos, at pela imprensa, pois no possvel uma cidade como So Paulo ficar a merc de hordas grosseiras e malcriadas, prontas a se desencadearem contra qualquer branco, homem ou mulher, desde que um gesto involuntrio, um olhar mesmo, possa ser mal interpretado por esses grupos brutais e violentos (DUARTE,16 de Abril de 1947:5). Nesse artigo, o jornalista Paulo Duarte (1899-1984) evidencia a preocupao das elites paulistanas em relao ocupao da regio central da cidade pelos/as negros/as nos anos 1940, associando-os/as ao perigo e violncia. Duarte no atacava somente os/as negros/as agressivos/as e embriagados/as da Rua Direita e da Praa do Patriarca, mas tambm o que ele chamava de sociologia nigro-romntica do Nordeste e a literatura dos socilogos romancistas ou dos romancistas socilogos tidos como alunos do Sr. Gilberto Freire (sic); rapazes de algum talento, sem possuir, no entanto, do mestre nem a cultura nem a anlise aguda deformada apenas pela sua irreprimvel imaginao tropical cheia de brilho (DUARTE, 16 de Abril de 1947:5) De acordo com o literato paulista, esses intelectuais insistiriam em pintar um tipo brasileiro definitivo tendendo para o/a negro/a, mas Duarte afirmava categoricamente: Uma coisa, porm, existe e existir com absoluta nitidez, a deliberao marcada pelo consenso unnime dos brasileiros lcidos: o Brasil quer ser um pas branco e no um pas negro. (DUARTE, 17 de Abril de 1947:6) A Rua Direita, regio central e elitizada na So Paulo dos anos 1940 e 1950, foi motivo de vrias polmicas entre a populao negra e os/as comerciantes ali estabelecidos nessa poca. Certa feita tentou-se proibir a circulao desse contingente da populao no local e num artigo de jornal, os/as lojistas alertavam que os/as negros/as estavam dando a So Paulo um aspecto de Havana (ANDREWS, 1998 e KSSLING, 2004).

no sudeste e sul, devido grande presena de imigrantes, sentiam-se muito mais as tenses raciais

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

Fica explcito o paradoxo existente poca. De um lado, representaes e pesquisas que confirmavam o imaginrio de democracia racial, reconhecendo as desigualdades de classe, porm negando a existncia de preconceitos raciais. De outro, a relutncia em aceitar a representao do Brasil como um pas no branco e o desconforto com a presena de negros/as e mestios/as, dando margem proposio de medidas segregacionistas como soluo para aqueles/ as que viam nessa diversidade um problema.

leis de Jim Crow foram leis estaduais e locais decretadas nos estados sulistas e limtrofes nos EUA, em vigor entre 1876 e 1965 e que afetaram afroamericanos/as, asiticos/as e outros grupos tnico-raciais. Entre as vrias leis, destacam-se as que exigiam que as escolas pblicas e a maioria dos locais pblicos, incluindo trens e nibus, tivessem instalaes separadas para brancos/as e negros/as. A segregao escolar foi declarada inconstitucional pela Suprema Corte em 1954, e todas as outras leis foram revogadas em 1964 pelo Civil Rights Act.

O racismo cientfico que pairava sobre o mundo no sculo XIX e tivera seu pice com o genocdio de judeus/ judias pela Alemanha Nazista, com o fim da guerra, ganhava outras verses e estruturao mundo afora.

Vista de fora, a suposta experincia brasileira de tolerncia racial ganhava ainda mais fora com o fim da Segunda Guerra Mundial (1938-1945). O racismo cientfico que pairava sobre o mundo no sculo XIX e tivera seu pice com o genocdio de judeus/judias pela Alemanha Nazista, com o fim da guerra, ganhava outras verses e estruturao mundo afora. So exemplos o Apartheid na frica do Sul, em 1948, e o sistema de leis Jim Crow, vigente no sul dos Estados Unidos desde 1876, que estabelecia a segregao racial separando negros/as e brancos/as.

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 3 | Polticas pblicas e raa UNIDADE 2 | O percurso do conceito de raa no campo de relaes raciais no Brasil

GlOSSRIO

Benito Mussolini (1883-1945) Foi um dos criadores e lder do Partido Nacional Fascista. Em 1922 tornou-se Primeiro Ministro da Itlia e em 1925 comeou a utilizar o ttulo Il Duce, que significa o lder. Foi o lder da Repblica Social Italiana e teve o controle supremo sobre as foras armadas da Itlia. Permaneceu no poder at 1943. Foi um dos fundadores do Fascismo Italiano, que era nacionalista, corporativista, expansionista, anti-comunista, ligado ao sindicalismo nacional e pelo progresso social. Entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do Adolf Hitler. Com a invaso dos aliados foi preso e executado por guerrilheiros italianos, que exibiram seu corpo em rea pblica, pendurado de cabea para baixo. Movimento modernista brasileiro teve como marco simblico a Semana de Arte Moderna, realizada em So Paulo, no ano de 1922. O evento comemorativo do Centenrio da Independncia do Brasil foi organizado por um grupo de intelectuais e artistas. O movimento declarava o rompimento com as correntes literrias e artsticas anteriores e o compromisso com a independncia cultural do pas e de um estilo novo, associado s questes nacionais, urbanizao, industrializao e migrao de estrangeiros/as. O Movimento aconteceu em vrios estados do pas com forte presena at 1930. Nele se destacaram Heitor Villa-Lobos na msica, Mario e Oswald de Andrade na literatura, Victor Brecheret na escultura, Anita Malfatti e Di Cavalcanti na pintura, entre outros/as. O mistrio do samba na obra, o autor, Hermano Vianna, destaca o encontro entre representantes da elite e intelectuais do Brasil e os/as msicos/as negros/as e mestios/as das periferias do Rio de Janeiro. Para VIANNA, o registro e anlise destes encontros foram essenciais para descobrir o processo de transformao do samba - ritmo renegado pela elite e discriminado pela polcia- em um smbolo nacional. O encontro de nomes como Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda e Prudente de Moraes Neto entre outros, com os msicos Pixinguinha, Patrcio Teixeira e Donga, so relacionados pelo autor, com as questes de identidade nacional, da busca de uma definio sobre o que ser brasileiro/a, no contexto sociocultural do Rio de Janeiro nas dcadas de 1920 e 1930 (Crf. a http://camelomarinho.blogspot.com/2009/05/o-misterio-do-samba-hermano-vianna.

You might also like