You are on page 1of 66

Sistemas Placostil

Manual de especicao e instalao

A Placo do Brasil uma empresa dos grupos Saint-Gobain, da Frana, e Matte, do Chile. A Saint-Gobain lder mundial nos diversos ramos de atividade em que atua, presente em mais de 64 pases.

Grupo Saint-Gobain

julho/2010

A Placo do Brasil est localizada no municpio de Mogi das Cruzes, a 70 km da capital de So Paulo. So 14 mil m2 de rea construda, com uma linha de produo que garante fornecimento contnuo de 12 milhes de m2 de placas de gesso para drywall por ano.

Fbrica

A Placo se reserva o direito de atualizar e modicar as especicaes dos sistemas sem aviso prvio, e no se responsabiliza por qualquer alterao efetuada por terceiros.

Nossos tcnicos esto preparados para desenvolver solues para qualquer projeto ou empreendimento. Em caso de dvidas, solicite catlogos tcnicos ou a visita de um especicador.

Projetos e Assistncia Tcnica

Treinamento

A Placo do Brasil mantm cursos regulares de formao e treinamento de mo-de-obra especializada. Informe-se tambm sobre o programa de palestras em empresas ou escolas e cursos especiais para arquitetos, engenheiros ou construtores.

A Placo do Brasil tem uma extensa Rede de Distribuidores e Instaladores em diversas regies do Brasil. Atravs deles voc pode encontrar toda a linha de produtos Placo, servios de projetos e instalao.

Distribuidores e Instaladores

Placo do Brasil Ltda. Av. Valentina Mello Freire Borenstein Dona Loloya, 333 Mogi das Cruzes SP CEP 08735-270 Tel.: 3186-8933 0800 019 25 40 www.placo.com.br

A forma inteligente de construir ou reformar em drywall.


Os Sistemas Placostil so tcnicas construtivas leves que proporcionam racionalizao e otimizao na montagem de paredes, forros e revestimentos em drywall para ambientes internos de residncias, escritrios, bancos, hotis, lojas, escolas, hospitais, indstrias, etc. Por meio de ensaios, normas e certicados, os Sistemas Placostil atendem a todas as exigncias dos cdigos de obras, quanto a resistncia mecnica e ao fogo, bem como ao desempenho termoacstico. Este manual apresenta de forma clara e objetiva todas as situaes para especicar com drywall Placo, alm do passo a passo da instalao de paredes, forros e revestimentos. Em caso de dvidas ou para mais informaes, fale com a Placo: 0800 019 25 40 ou acesse www.placo.com.br.

Sistemas Placostil

NDICE

5 ....... 1. SISTEMAS 7 ....... VANTAGENS

PLACOSTIL

6 ....... CARACTERSTICAS 8 ....... COMPONENTES 8 ....... PLACAS 9 ....... ELEMENTOS ESTRUTURAIS 10 ....... ACESSRIOS 10 ....... ELEMENTOS DE FIXAO 11....... ACABAMENTO 11....... MATERIAIS COMPLEMENTARES 12 ....... FERRAMENTAS 13 ....... 2. PAREDES

41 ....... QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL COLADO 42 ....... OBSERVAES GERAIS 43 ....... 5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL 44 ....... TRATAMENTO DE JUNTAS 44 ....... MASSAS PLACO 44 ....... FITAS PLACO 44 ....... VERIFICAES E RECOMENDAES INICIAIS 45 ....... SEQUNCIA DE APLICAO 46 ....... REFORO DE CANTOS 46 ....... LIXAMENTO 47 ....... INTERFACES 47 ....... CAIXAS DE ELTRICA 48 ....... INSTALAES HIDRULICAS 48 ....... REFOROS 50 ....... FIXAES 51....... MANUTENO E REPAROS 51....... PEQUENOS REPAROS 51....... REPAROS EM TRINCAS 51....... MANUTENO HIDRULICA E ELTRICA 52 ....... ESTOCAGEM 52 ....... PLACAS DE GESSO 52 ....... PERFIS METLICOS 53 ....... MASSA EM P (Placojoint PR2 e Massa MAP) 53 ....... MASSA PRONTA (Placomassa) 53 ....... MANUSEIO 53 ....... PLACAS DE GESSO 53 ....... PERFIS METLICOS 53 ....... MASSAS 53 ....... PARAFUSAMENTO 54 ....... DICAS SOBRE ACABAMENTOS EM

PLACOSTIL

14 ....... NOMENCLATURA DAS PAREDES PLACOSTIL 14 ....... TABELAS DE DESEMPENHO DE PAREDES

PLACOSTIL 17....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM


17....... MARCAO E FIXAO DE GUIAS 17....... COLOCAO DOS MONTANTES 18 ....... INSTALAES ELTRICAS, HIDRULICAS E REFOROS 18 ....... VOS DE PORTAS 18 ....... COLOCAO DAS PLACAS 19 ....... FIXAO DE BATENTES 20 ....... PRINCIPAIS ENCONTROS DE PAREDES 21 ....... LOCAIS MIDOS 21 ....... QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE PAREDE PLACOSTIL 22 ....... PAREDES ESPECIAIS PLACOSTIL 22 ....... PAREDES TCNICAS PLACOSTIL 22 ....... BANCADAS TCNICAS 23 ....... PAREDES PLACOSTIL DE ALTO DESEMPENHO 23 ....... OBSERVAES GERAIS 25 ....... 3. FORROS

SISTEMAS PLACOSTIL
54 ....... PINTURA LTEX OU ACRLICA DIRETAMENTE SOBRE O SISTEMA 54 ....... PINTURA COM UTILIZAO DE MASSA CORRIDA 54 ....... PINTURA TEXTURIZADA 54 ....... REVESTIMENTOS CERMICOS 54 ....... REVESTIMENTO LAMINADO MELAMNICO (FRMICA) 54 ....... OUTRO TIPOS DE ACABAMENTO 55 ....... 6. SISTEMAS

PLACOSTIL

26 ....... FORRO PLACOSTIL F530 26 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 28 ....... QUANTIDADE ESTIMADA DE MATERIAIS POR m2 DE FORRO 28 ....... OBSERVAES GERAIS 30 ....... FORRO PLACOSTIL STUD 31 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 33 ....... QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE FORRO 33 ....... OBSERVAES GERAIS 36 ....... FORRO CURVO 37 ....... 4. REVESTIMENTOS

CONSTRUTIVOS OPCIONAIS

PLACOSTIL

56 ....... FORRO PLACOSTIL FHP 56 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 58 ....... OBSERVAES GERAIS 59 ....... FORROS REMOVVEIS 59 ....... COMPONENTES DO SISTEMA 61 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 62 ....... OBSERVAES GERAIS 63 ....... PLACAS GYPREX 64 ....... PLACAS GYPTONE QUATTRO 20

38 ....... REVESTIMENTO PLACOSTIL F530 38 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 39 ....... QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL F530 COM MONTANTES E GUIAS 40 ....... REVESTIMENTO PLACOSTIL COM

MONTANTES E GUIAS
40 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM 40 ....... QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL COM MONTANTES E GUIAS 41 ....... REVESTIMENTO PLACOSTIL COLADO 41 ....... PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM

E BASE 31

65 ....... PLACAS ESPECIAIS PARA FORRO, PAREDE

OU REVESTIMENTO ESTRUTURADO
65 ....... PLACA RIGITONE 12-20/66 66 ....... PLACA GYPTONE BIG QUATTRO 41

1. SISTEMAS PLACOSTIL

Os Sistemas Placostil so constitudos por placas de gesso produzidas industrialmente a partir da gipsita natural e carto duplex, parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura metlica de ao zincado, os pers. Os parafusos so autoperfurantes e autoatarrachantes, zincados ou fosfatizados, aplicados com parafusadeira. Podem ser montados em conjunto com estruturas de concreto, metlicas ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas so absorvidos pelos sistemas de pers e juntas, no apresentando ssuras no conjunto. A forma de montagem e os materiais utilizados denem o nvel de desempenho, que pode variar conforme o nmero de placas, dimenses das estruturas e incorporao de elementos isolantes ou acsticos.

1. SISTEMAS PLACOSTIL Caractersticas

CARACTERSTICAS
RESISTNCIA AO FOGO
O fato de 20% do peso das placas de gesso ser composto por gua, garante excelente desempenho quanto resistncia ao fogo. Desempenho que pode ser melhorado com o uso da placa RF especca para esse m. As possveis composies podem atender s disposies legais e regulamentaes especcas, referentes segurana contra incndio para cada localidade de implantao do edifcio.

ISOLAMENTO TRMICO
O espao interno dos sistemas construtivos em drywall permite a colocao de l de vidro, reforando o isolamento trmico a m de evitar o desperdcio de calor. A resistncia trmica til das placas de gesso com espessura de 12,5mm de: R = 0,04 m2 k/w. Recomendaes: Preenchimento interno com Placoglass.

ISOLAMENTO ACSTICO
O desempenho acstico dos sistemas construtivos em drywall atende s mais exigentes especicaes, podendo ser melhorado, acrescentando mais placas ou l de vidro em seu interior. O desempenho acstico dado em decibis (dB). Recomendaes: Preenchimento interno com Placoglass.

AO DE ESFOROS MECNICOS
O comportamento das paredes em drywall atende aos critrios de impacto de corpo mole e corpo duro, alm das solicitaes transmitidas por portas. Elas so adaptveis a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou ao e podem atender a qualquer p direito. Aceitam xao de qualquer tipo de objeto.

ELEMENTOS DE ACABAMENTO
Os sistemas construtivos em drywall para uso interno podem ser caracterizados por planos lisos e sem juntas aparentes, em situaes retas ou curvas, horizontais ou inclinadas, no estruturais de edifcios e no expostas a intempries. Podem receber qualquer tipo de acabamento: pintura, azulejos, revestimento melamnico, mrmores, etc., que iro conferir a aparncia nal especicada.

CONTROLES DE QUALIDADE
Os Sistemas Placostil so garantidos por controles de qualidade internos, auditorias externas e ensaios realizados em laboratrios nacionais e internacionais. Os Sistemas Placostil em drywall apresentam vantagens expressivas quando comparados ao sistema tradicional de alvenaria.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

1. SISTEMAS PLACOSTIL Vantagens

Alvenaria X Drywall

VANTAGENS
CONSTRUTOR E EMPREENDEDOR
Reduo do volume de material transportado vertical e horizontalmente na obra.

Facilidade nas instalaes, evitando quebras em funo dos vazios.

Mnimo desperdcio e retrabalho.

Flexibilidade nos layouts.

Economia com mo de obra.

Menor espessura com ganho de rea til.

Reduo de peso, tornando a construo mais leve.

CONSUMIDOR FINAL
Possibilidade de reforma em poucas horas, sem a movimentao de grandes volumes de materiais e mo de obra. Flexibilidade na denio do layout.

Os Sistemas Placostil reduzem o cronograma e os custos nanceiros da obra.

Facilidade de manuteno em instalaes hidrulicas, eltricas e repintura. Melhor desempenho acstico quando comparado aos sistemas tradicionais. Solues para xao de qualquer tipo de objeto em paredes e forros.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

1. SISTEMAS PLACOSTIL Componentes

COMPONENTES
Os Sistemas Placostil so compostos por: Placas Elementos estruturais Acessrios Elementos de xao e acabamento

PLACAS
So constitudas de um ncleo de gesso natural (CaSO4 2H2O) e aditivos, revestidas com duas lminas de carto duplex, para uso exclusivamente interno.

RU RF ST

Denominao ST (1) ST
(1)

Tipo de borda BR (4) BR (4) BR (4) BR


(4)

Espessura (mm) 9,5 12,5 12,5 12,5 9,5 9,5 15,0 15,0 12,5 15,0 12,5 15,0

Dimenso padro (mm) Largura 1200 1200 1200 600 618 618 1200 1200 1200 1200 1200 1200 Comprimento* 2400 1800 2400 2000 1243 618 1800 2400 2400 2400 2400 2400

Peso (kg/m 2) 7,30 8,35 8,35 8,50 7,50 7,50 11,50 11,50 9,35 11,76 8,60 11,80

ST (1) ST
(1)

ST (1) ST
(1)

BQ (5) BQ
(5)

ST (1) ST (1) RF (2) RF


(2)

BR (4) BR (4) BR (4) BR


(4)

RU (3) RU
(3)

BR (4) BR
(4)

(1) ST Placas Placo Standard destinadas a reas secas. (2) RF Placas Placo resistentes ao fogo destinadas a reas com exigncias especiais de resistncia ao fogo. (3) RU Placas Placo resistentes umidade destinadas a ambientes sujeitos ao da umidade, por tempo limitado (de forma intermitente). (4) BR Borda rebaixada para tratamento de juntas. (5) BQ Borda quadrada para uso em forros removveis e divisrias. As placas Placo para drywall so produzidas em conformidade com as normas tcnicas da ABNT: NBR 14.715 chapas de gesso acartonado Requisitos NBR 14.716 chapas de gesso acartonado Vericao das caractersticas tcnicas NBR 14.717 chapas de gesso acartonado Determinao das caractersticas fsicas * Medidas diferenciadas podem ser produzidas por encomenda.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

1. SISTEMAS PLACOSTIL Componentes

ELEMENTOS ESTRUTURAIS
So constitudos de pers de ao galvanizado, protegidos com tratamento de zincagem mnimo Z275, em chapa de 0,50 mm de espessura, conformados a frio em perladeiras de rolete, garantindo preciso dimensional. Os pers para drywall devem ser produzidos em conformidade com a norma tcnica da ABNT NBR 15217 Pes de ao para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall Requisitos e mtodos de ensaio.

Desenho
D

Nome MONTANTE M48

46,5 0,5 68,5 0,5 88,5 0,5 37,0 1,0 35,0 1,0 7,0 2,0

B A

M70 M90 GUIA R48

48,0 0,5 70,0 0,5 90,0 0,5 30,0 2,0

B A

R70 R90

C B A

Perl F530

46,0 1,0

18,0 1,0

7,0 2,0

C A

Cantoneira 1430

13,0 + 1,0 - 0,0

30,0 2,0

90 2

B C A

Cantoneira CR2

25,0 2,0

30,0 2,0

90 2

C B A D

Tabica metlica CR3

21,0 2,0

28,0 2,0

19,5 2,0

19,5 2,0

13,0 + 1,0 - 0,0

H C B A D F

* Tabica metlica CR3 com furos retangulares

21,0 2,0

28,0 2,0

19,5 2,0

19,5 2,0

13,0 + 1,0 - 0,0

21,0

74,0

7,0

C A D

*Tabica metlica CR4 com furos arredondados

30,5 2,0

58,0 2,0

18,0 2,0

20,0 2,0

13,0 + 1,0 - 0,0

25

45,0

D B A

Rodap de impermeabilizao RI 10 ou RI 20

30,0 2,0

100,0 ou 200,0

12,5 0,5

120,0 ou 220,0

* As medidas F, G e H referem-se s medidas de furos dos pers metlicos. Medidas em milmetros.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

10

1. SISTEMAS PLACOSTIL Componentes

ACESSRIOS
Desenho
D C H E F B
C H E F A B
C H E F A B

Nome

Presilha F530

114

43

12

24

85

20

20

37

Suspenso MS

145

30

12

117

12

40

41

Suspenso MD

145

30

12

117

12

78

41

Apoio F530
A B

130

40

90

Unio F530
A B

90

40

15

Juno H
A B

50

35

Medidas em milmetros.

ELEMENTOS DE FIXAO
Desenho Nome A 25 35 45 55 Descrio Autoatarrachante com cabea trombeta para xao de placas estrutura de madeira ou metlica (com espessura mxima de 0,70 mm), fenda philips e ponta agulha. Acabamento fosfatizado preto.

Parafuso TTPC

Parafuso TTPF

25 35 45

Autoatarrachante com cabea trombeta para xao de placas estrutura de madeira ou metlica (com espessura entre 0,70 e 2,00 mm), fenda philips e ponta broca. Acabamento fosfatizado preto.

Parafuso TRPF 13
A

13

Autoatarrachante com cabea panela ou lentilha para xao de peas metlicas. Fenda philips, com ponta broca ou agulha. Acabamento zincado.

Medidas em milmetros.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

1. SISTEMAS PLACOSTIL Componentes

11

ACABAMENTO
Desenho Nome A B C Descrio

Placomassa

Massa para tratamento de juntas pronta para uso.

Placojoint PR2

Massa para tratamento de juntas com secagem rpida, em p para ser misturada com gua.

Massa Map

Massa para colagem e pequenos reparos.

Fita de papel microperfurado

46,6 57,2

0,30 (espessura)

Para tratamento de juntas.

Fita cantoneira

Fita de papel com feixes metlicos para reforos de cantos.

Cantoneira perfurada
C

23 0,5 28 0,5 32 0,5

23 0,5 28 0,5 32 0,5

88 0,5

Cantoneira metlica para proteo de cantos externos de 90, em ao galvanizado.

Medidas em milmetros.

MATERIAIS COMPLEMENTARES
Desenho Nome A 50 75 100 Descrio

Placoglass ou Placoglass Prtico

Rolo ou painel.

Banda acstica

48 70 90

Rolo com 10 m.

Tirante

3,40

Arame galvanizado n 10.

Medidas em milmetros.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

12

1. SISTEMAS PLACOSTIL Componentes

FERRAMENTAS
Nvel magntico Alicate de puno Estilete retrtil Parafusadeira (rotao 4.000 a 5.500 rpm) Folhas de lixa nos 120 e 180

Banjo para entamento (opcional)

Chave de fenda philips

Furadeira (tipo martelete)

Pedestal

Cinturo (p0rta-ferramentas opcional)

Haste misturadora de massa

Plaina (desbastador)

Cordo de marcao

Holofote

Rgua de alumnio com 2 m

Cordo de nilon

Levantador de placa (de p ou manual)

Serra copo

Cumbuca metlica para massa (em ao inox)

Lixadeira manual (cabo curto ou cabo longo)

Serrote comum

Esptula de 10 cm

Mangueira de nvel

Serrote de ponta (pequeno)

Esptulas de 20/25 e 30 cm

Martelo

Tesoura para drywall

Esquadro

Nvel laser (opcional)

Trena ou metro

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

13

2. PAREDES PLACOSTIL

As paredes Placostil so paredes internas, retas ou curvas, no estruturais de edifcios e no expostas a intempries. So constitudas por placas de gesso, pr-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas em estrutura metlica leve, em perlados de ao zincado. Os pers horizontais so denominados guias e os pers verticais montantes. As placas de gesso podem ser colocadas em uma ou mais camadas, gerando uma superfcie apta para receber o acabamento nal. Substituem os materiais convencionais com vantagens, como: Montagem rpida com obra limpa e seca. Ganho de rea til: em um apartamento de 100 m2, pode-se chegar a 4% de ganho de rea til em decorrncia da menor espessura das paredes. Diversas opes de acabamento: pinturas, azulejos, mmores, frmicas, etc. Menor peso por m2, otimizando o dimensionamento das estruturas e fundaes. Adaptvel a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou ao, podendo receber xao de quaisquer tipos de objetos. O comportamento das paredes atende aos critrios de impacto de corpo mole e corpo duro, alm das solicitaes transmitidas por portas. Facilidade na instalao e manuteno dos sistemas eltricos e hidrulicos. Isolamento termoacstico. Resistncia ao fogo. A forma de montagem e os materiais utilizados denem o nvel de desempenho, que pode variar conforme o nmero de placas, dimenso das estruturas e incorporao de elementos isolantes trmicos ou termoacsticos. So utilizados internamente como paredes de distribuio, separativas e tcnicas e devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR 15758-1 .

14

2. PAREDES PLACOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil

NOMENCLATURA DAS PAREDES PLACOSTIL


Para efeito de especicao das paredes dos Sistemas Placostil, segue-se exemplos para nomenclatura:
600 73 48

Parede Placostil 73 / 48 / 600 / ST12,5 + ST12,5 / BR 73 48 600 ST12,5+ST12,5 BR Tipo de borda da placa PG50 Placoglass e = 50 mm Espessura total da Espessura da Espaamento eixo a eixo Quantidade e tipo de placa em cada lado da estrutura parede em mm estrutura em mm dos montantes em mm Parede Placostil 140 / 48 / 400 / DEL / ST15 + RU15 / BR / PG50*
48 48

400

140

48

400

DEL

ST12,5+RU12,5

BR

140

Espessura total da Espessura da Espaamento eixo a eixo Dupla estrutura Quantidade e tipo de Tipo de borda parede em mm estrutura em mm dos montantes em mm ligada placa em cada lado da placa da estrutura Parede Placostil 120 / 70 / 400 / MD / 2ST12,5 + 2ST12,5 / BR 120 70 400 MD 2ST12,5+2ST12,5

400 120 70

BR Tipo de borda da placa BR

Espessura total da Espessura da Espaamento eixo a eixo Montante duplo Quantidade e tipo de placa em um dos parede em mm estrutura em mm dos montantes em mm lados da estrutura Parede Placostil 150 / 70 / 600 / MD / DES / 2RF12,5 + 2RF12,5 / BR 150 70 600 MD DES 2RF12,5+2RF12,5

600

150

100

Espessura total da Espessura da Espaamento eixo a eixo Montante duplo Dupla estrutura parede em mm estrutura em mm dos montantes em mm separada

Quantidade e tipo de Tipo de borda placa no outro lado da placa da estrutura

* PG = Placoglass (l de vidro) espessuras 50, 75 ou 100 mm (escolher de acordo com montante a ser utilizado)

TABELAS DE DESEMPENHO DE PAREDES PLACOSTIL


altura mx. (m) Peso (2) kg/m2 Resistncia ao fogo Isolamento acstico (min) (dB) Placa ST ou RU 30 (1) (6) 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 Placa RF 30 (1) (7) 60 30 60 30 60 30 60 30 60 30 60 Sem PG (4) 36 (1) (8) 35/37 36 35/37 36/40 39 36/40 39 39/42 40/43 39/42 40/43 Com PG (4) 43 (1) (9) 43/45 43 43/45 47 (1) (10) 46 47 46 45/47 46/48 45/47 46/48 Nomenclatura(3)

2,50 2,60 2,70 2,80 3,00 3,10 3,30 3,40 3,50 3,60 3,85 3,95

20 26 20 26 20 26 20 27 20 26 21 27

73/48/600/ST12,5+ST12,5/BR 78/48/600/ST15+ST15/BR 73/48/400/ST12,5+ST12,5/BR 78/48/400/ST15+ST15/BR 95/70/600/ST12,5+ST12,5/BR 100/70/600/ST15+ST15/BR 95/70/400/ST12,5+ST12,5/BR 100/70/400/ST15+ST15/BR 115/90/600/ST12,5+ST12,5/BR 120/90/600/ST15+ST15/BR 115/90/400/ST12,5+ST12,5/BR 120/90/400/ST15+ST15/BR

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 Placa RF 30 60 30 60 30 60 30 30 60 60 30 60

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 36 35/37 36 35/37 36/40 39/41 36/40 39/42 39/41 40/43 39/42 40/43 Com PG (4) 43 43/45 43 43/45 47 46 47 45/47 46 46/48 45/47 46/48

Nomenclatura(3)

2,90 3,00 3,25 3,30 3,60 3,70 4,05 4,15 4,25 4,60 4,70

21 27 21 27 21 28 22 21 28 27 22 28

73/48/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR 78/48/600/MD/ST15+ST15/BR 73/48/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 78/48/400/MD/ST15+ST15/BR 95/70/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR 100/70/400/MD/ST15+ST15/BR 95/70/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 115/90/600/MD/ST12,5+ST12,5/BR 100/70/400/MD/ST15+ST15/BR 120/90/600/MD/ST15+ST15/BR 115/90/400/MD/ST12,5+ST12,5/BR 120/90/400/MD/ST15+ST15/BR

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

2. PAREDES PLACOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil

15

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 60


(1) (11)

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 42


(1)

Nomenclatura(3)

Placa RF 90
(1)

Com PG 49/50

(4)

2,90 3,00 3,20 3,30 3,70 3,80 4,10 4,20 4,30 4,60 4,70

(1) (14)

36 49 37 49 36 49 37 37 50 49 37 50

98/48/600/2ST12,5+2ST12,5/BR 108/48/600/2ST15+2ST15/BR 98/48/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 108/48/400/2ST15+2ST15/BR 120/70/600/2ST12,5+2ST12,5/BR 130/70/600/2ST15+2ST15/BR 120/70/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 140/90/600/2ST12,5+2ST12,5/BR 130/70/400/2ST15+2ST15/BR 150/90/600/2ST15+2ST15/BR 140/90/400/2ST12,5+2ST12,5/BR 150/90/400/2ST15+2ST15/BR

90 60 90 60 90 60 60 90 90 60 90 90

120 90 120
(1) (5) (15)

43/45 42/44 43/45 44/46 45/47 44/46 45/47 45/47 46/48 45/47 46/48

50/51 49/50 50/51 54


(1) (16)

120 90 90 120 120 90 120

51/53 54 53/55 51/53 54/56 53/55 54/56

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 60 90 60 90 60 90 60 90 60 90 60 90 Placa RF 90 120 90 120 90 120 90 120 90 120 90 120

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 42/44 43/45 42/44 43/45 44/46 45/47 44/46 45/47 45/47 46/48 45/47 46/48 Com PG (4) 49/50 50/51 49/50 50/51 54 53/55 50/54 51/53 53/55 54/56 53/55 54/56

Nomenclatura(3)

3,50 3,60 3,80 4,00 4,40 4,50 4,80 4,90 5,00 5,10 5,50 5,60

37 50 38 50 43 50 38 51 38 50 39 28

98/48/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 108/48/600/MD/2ST15+2ST15/BR 98/48/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 108/48/400/MD/2ST15+2ST15/BR 120/70/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 130/70/600/MD/2ST15+2ST15/BR 120/70/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 130/70/400/MD/2ST15+2ST15/BR 140/90/600/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 150/90/600/MD/2ST15+2ST15/BR 140/90/400/MD/2ST12,5+2ST12,5/BR 150/90/400/MD/2ST15+2ST15/BR

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo Isolamento acstico (min) (dB) Placa ST ou RU 60 60 60 60 Placa RF 120 120 120 120 Sem PG (4) 48/50 49 55/57 55/57 Com PG (4) 55/57 56 60/62 60/62

Nomenclatura(3)

5,80 6,50 9,80 10,80

40 40 42 44

160/48/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 180/48/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 300/90/600/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 300/90/400/MD/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

16

2. PAREDES PLACOSTIL Nomenclatura e tabelas de desempenho de paredes Placostil

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 60 60 60 60 Placa RF 120 120 120 120

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 48/50 48/50 55/57 55/57 Com PG (4) 55/57 55/57 60/62 60/62

Nomenclatura(3)

4,90 5,50 8,20 9,10

39 23 40 41

160/48/600/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 160/48/400/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 300/90/600/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR 300/90/400/DEL/2ST12,5+2ST12,5/BR

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 90 90 Placa RF 180 180

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 60 60 Com PG (4) 67 67

Nomenclatura(3)

8,65 11,00

57 60

250/48/600/MD/DEL/3ST12,5+3ST12,5/BR 350/70/400/MD/DEL/3ST12,5+3ST12,5/BR

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 60 60 Placa RF 120 120

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 59/61 59/61 Com PG (4) 64/66 64/66

Nomenclatura(3)

3,30 3,65

42 43

200/70/600/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 200/70/400/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR

altura mx. (m)

Peso (2) kg/m2

Resistncia ao fogo (min) Placa ST ou RU 60 60 Placa RF 120 120

Isolamento acstico (dB) Sem PG (4) 53/55 53/55 Com PG (4) 60/62 60/62

Nomenclatura(3)

3,30 3,65

42 43

160/70/600/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 160/70/400/MD/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR

altura mx. (m)

Peso kg/m2

Resistncia ao fogo Isolamento acstico (min) (dB) Placa ST ou RU 60 60 Placa RF 120 120 Sem PG (4) 59/61 59/61 Com PG (4) 64/66 64/66

(2)

Nomenclatura(3)

2,75 3,05

40 41

200/70/600/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 200/70/400/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR

altura mx. (m)

Peso kg/m2

Resistncia ao fogo Isolamento acstico (min) (dB) Placa ST ou RU 60 60 Placa RF 120 120 Sem PG (4) 53/55 53/55 Com PG (4) 60/62 60/62

(2)

Nomenclatura(3)

2,75 3,05
DEL = Dupla Estrutura Ligada MD = Montante Duplo DES = Dupla Estrutura Separada Obs.: Os ndices de desempenho que no esto referenciados com o nmero de ensaio so estimados. (1) IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas) (2) Pesos estimados sem o Placoglass e considerando placa tipo ST

39 40

160/70/600/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR 160/70/400/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR
Normas de Referncia: ABNT NBR 15 578 ABNT NBR 15 217 ABNT NBR 14 715 ABNT NBR 14 716 ABNT NBR 14 717 ABNT NBR 15 575-4

(3) Em funo do desempenho desejado, as placas ST podem ser substitudas por RF ou RU (4) PG = Placoglass (l de vidro, com espessuras de 50, 75 ou 100 mm), que deve ser escolhida em funo da estrutura utilizada (5) PD 2,70 m (6) ensaio n 838 170 (7) ensaio n 842 847 (8) ensaio n 842 294

(9) ensaio n 837 482 (10) ensaio n 904 254 (11) ensaio n 848 496 (12) ensaio n 873 211 (13) ensaio n 837 483 (14) ensaio n 837 484 (15) ensaio n 988 277-203 (16) ensaio n 904 255

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

2. PAREDES PLACOSTIL Procedimentos de montagem

17

pontos de xa o mximo 600 mm 100 mm mximo

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
MARCAO E FIXAO DE GUIAS
Demarcar no piso a posio das guias, destacando a localizao dos vos de portas. Fixar as guias inferior e superior a cada 600 mm, no mximo, e no trmino da pea manter distncia mxima de 100 mm. Os elementos de xao podem ser pinos de ao, buchas, etc. Nos encontros em "L" ou "T" prever espao suciente para a passagem das placas. As guias no devem ser sobrepostas, o encontro deve ser sempre de topo.

espao para passagem da placa

Fixao das guias

Os montantes so encaixados nas guia s

IMPORTANTE
mnimo 300 mm

COLOCAO DOS MONTANTES


Fixar os montantes de partida nas paredes laterais ou pilares com espaamento mximo de 600 mm. Os montantes devem ter entre 8 e 10 mm a menos que o p direito medido (para absover eventuais movimentaes) e so encaixados nas guias e presos com alicate de puno.

Reforo/emenda de montant e

Montante

Com montantes M48, M70 e M90 , possvel reconstruir um tubo retangular com encaixe dos montantes e obter assim a resistncia de um montante duplo. Essa disposio permite reforar os montantes que recebero os batentes de esquadrias, pode servir para a ao telescpica ou ainda para emenda de montantes com tamanhos superiores ao comprimento normal. Para o caso de emenda de montantes, possvel tambm a utilizao de peas auxiliares (guias) abraadas a estes. O transpasse deve ser de, no mnimo, 300 mm para cada lado da emenda e xado com 4 parafusos TRPF13 de cada lado. Os montantes duplos (posicionados um contra o outro) devem ser solidarizados com parafusos TRPF13 espaados no mximo a cada 500 mm.

Guia

600 mm mnimo

parafuso TRPF13 300 mm mnimo 300 mm mnimo

Emenda de montant e

parafuso TRPF13

Emenda de montantes duplos

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

18

2. PAREDES PLACOSTIL Procedimentos de montagem

INSTALAES ELTRICAS, HIDRULICAS E REFOROS


Os montantes possuem aberturas para passagem de canalizaes e condutes. A m de eliminar os fenmenos de vibrao e corroso dos montantes, em funo do contato com as tubulaes de cobre e de bronze, devem ser aplicadas forraes nas tubulaes, ou anis nas aberturas dos montantes. As tubulaes devem ser instaladas antes do fechamento das paredes com as placas. Para reforos, ver captulo especco na pgina 48.
Anel de pr teo o
montante de reforo guia superio r

Utilizar montantes verticais, independentes das peas da modulao, com as almas voltadas para a abertura do vo. A base inferior da guia deve remontar aos montantes, sendo xada com parafusos TRPF13. A verga superior do vo de porta deve ser feita com guia encaixada aos montantes e xada com parafusos TRPF 13 . Para reforo da bandeira, utilizar uma pea extra de montante para cada lado do vo. Para a xao de batente ver captulo especco na pgina 19.

parafuso TRPF 13

guia - verg a

Estruturao da bandeira da port a

montant e

guia

parafuso TRPF 13

COLOCAO DAS PLACAS


Cortar as placas na altura do teto menos 10 mm. Fazer as aberturas necessrias (para instalaes). As placas so encostadas no teto e a folga de 10 mm deve ser deixada na parte inferior. As placas so dispostas de modo que as juntas de um lado sejam alternadas com as juntas do outro lado. No caso de paredes com placas duplas, a segunda camada defasada da primeira. A juno entre as placas feita sempre sobre um montante. Parafusar as placas nos montantes e nas guias superior e inferior, com espaamento mximo de 300 mm entre parafusos e dispostos no mnimo a 10 mm da borda da placa. Quando os montantes so duplos, parafusar alternadamente sobre cada montante.

Reforo no p do montante

montant e 300 mm mximo

200 mm mnimo
placa 10 mm

Disposio de parafusos

10 mm

Altura de xao da placa

Parede com placas duplas

Parede com placas simples

Disposio de emendas de placas

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

200 mm mnimo

VOS DE PORTAS

montante de reforo

2. PAREDES PLACOSTIL Procedimentos de montagem

19

FIXAO DE BATENTES
Recomenda-se a colocao de tacos de madeira (seca e tratada CCA) dentro dos montantes, com largura compatvel com o montante utilizado, podendo ser corrido ou com comprimento de 300 mm como reforo para a parafusagem dos batentes. No caso de xao de batente com espuma, utilizar montante duplo ou montante simples com chapa de ao mais espessa (0,95 mm).

300 mm

1/2

1/2

Posicionamento de tacos de madeira no corridos

300 mm

300 mm

taco de madeira (seca e tratada)

montant e

parafuso aut o atarrachant e

dupl o

batente

batent e

Fixao de batente de madeir a com utilizao de taco de madeir a

Fixao de batente de madeira com espuma expansiva utilizando montante dupl o

parafuso aut o atarrachante

taco de madeir a (seca e tratada)

batent e

Fixao de batente de madeir a sem utilizao de taco de madeira

Fixao de batente metlico com utilizao de taco de madeira

espuma expansiva

parafuso TRPF 13
batent e

Fixao de batente de madeira co m espuma expansiva utilizando montant e com # de 0,95 mm de espessura

Fixao de batente metlico sem utilizao de taco de madeir a

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

20

2. PAREDES PLACOSTIL Procedimentos de montagem

PRINCIPAIS ENCONTROS DE PAREDES

Enconto em 'T' com estr tura r u e uma placa por face

Encontr em 'L' com estr tura o u simples e duas placas por face

Enconto em 'T' com estr tura r u simples e duas placas por face

Encontr em 'L' com estr tura o u simples e duas placas por face

Encontr em 'T' com dupla estr o utura ligada e uma placa por face

Encontr em 'L' com dupla estr o utura ligada e uma placa por face

Encontr em 'T' com dupla estr o utura ligada duas placas por face

Encontr em 'L' com dupla estr o utura ligada e duas placas por face

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

2. PAREDES PLACOSTIL Procedimentos de montagem

21

LOCAIS MIDOS
Para reas midas, como banheiros, cozinhas e reas de servio, recomenda-se o uso de placas RU, resistentes a umidade, com tratamento de impermeabilizao na base da parede. Obs.: Sempre que utilizar placas do tipo RU, o espaamento dos montantes deve ser de no mximo 400 mm. Nas paredes de reas sujeitas ao de umidade, devem ser prontamente reparados eventuais vazamentos de gua nas instalaes, descolamentos ou falhas em revestimentos no piso e na impermeabilizao, de forma a no permitir contato prolongado da gua com a placa de gesso. Os pontos de utilizao e passagem de tubos devem ser vedados com selante (tipo silicone, antifungo) exvel e apropriado.
tubulao hidrulic a

revestimento cermico

selante antifungo

braadeira placa RU montant e

placa RU montant e

revestimento cermico argamassa exvel

placa RU

impermeabilizao em 2 camadas: 1 pintura impermeabilizante tela exve l 2 pintura impermeabilizante revestimento cermico

revest. cermico

rodap de impermeabilizao

rejunt e exvel proteo mecnica manta de impermeabilizao piso acabado

montant e argamassa exvel banda acstica mastique impermevel exvel piso acabado guia cordo de polietileno expandido

banda acstic a

guia

xao da guia no piso

xao da guia no piso

Tratamento com odap metlico e manta asfltica r

Tratamento semrodap metlico e com pintura de cristaliza o

QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE PAREDE PLACOSTIL


Espaamento de montantes Unidade Produtos Placa simples 400 mm Simples Placa Placo (largura 1.200 mm) Guia (R48 / R70 / R90) Montante (M48 / M70 / M90) Parafuso TTPC 25 ou TTPC 35 (1) Parafuso TTPC 45 Parafuso TRPF 13 Massa para tratamento de juntas Placomassa ou Placojoint PR2(3) Fita Placo de papel microperfurado Cantoneira perfurada
(2) (1)

Placa dupla 600 mm 400 mm Duplo 2,10 0,90 4,20 22 6 Simples 4,20 0,90 3,40 8 30 2 Duplo 4,20 0,90 5,60 8 30 10 1,88 2,80 varivel 600 mm Simples 4,20 0,90 2,50 6 22 2 Duplo 4,20 0,90 4,20 6 22 6

Duplo 2,10 0,90 5,60 30 10 0,94 2,80

Simples 2,10 0,90 2,50 22 2

m m m p p p kg m m

2,10 0,90 3,40 30 2

varivel

(1) O comprimento do parafuso deve ser no mnimo 10 mm maior que a espessura da placa utilizada. (2) Para proteo de canto externo. (3) No caso de placa dupla, considerar a aplicao de massa na camada interna das placas, cando facultativa a utilizao da ta de papel micorperfurado nessa camada. Para a camada de placa externa, o tratamento de juntas normal, ou seja, com utilizao de massa e ta de papel microperfurado. As quantidades acima so estimadas, podendo haver variaes em funo da disposio das paredes, quantidade de vos de porta, etc. Considera-se perda de 5 %.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

22

2. PAREDES PLACOSTIL Paredes especiais

PAREDES ESPECIAIS PLACOSTIL


PAREDES TCNICAS PLACOSTIL
1200 mm

Normalmente, so constitudas de dupla estrutura, para permitir a passagem de tubulaes, criando shafts.

Procedimentos de montagem
Os procedimentos de marcao e xao das guias so semelhantes aos das paredes normais, levando-se em considerao apenas o espaamento correto entre as guias, que variam de acordo com a necessidade do espao interno das paredes. Os montantes so encaixados nas guias de dois em dois, espaados no mximo a cada 600 mm, conforme exigncia de resistncia mecnica.

1200 mm

Parede tcnica com suporte de madeira para xao de peas.

Podem atingir grandes alturas, pois as estruturas so solidarizadas entre si com recortes de placas de 300 mm de comprimento, pela largura necessria, parafusadas com no mnimo 6 parafusos e espaados no mximo a cada 1.200 mm medida eixo. Devido dupla estrutura, essas paredes podem assumir larguras variadas, permitindo a passagem de tubulaes especiais. Seu desempenho acstico pode ser excepcional com a aplicao de Placoglass. Suportes especiais ou reforos na estrutura permitem a xao de peas sanitrias e bancadas pesadas.

BANCADAS TCNICAS
Geralmente associadas a uma parede existente ( de alvenaria ou Placostil), permitem a passagem de tubulaes especiais e xao de caixas de descarga de embutir. Constitudas de placas parafusadas sobre uma estrutura em ao galvanizado.

Bancada tcnica associada a uma parede de alvenaria.

Bancada tcnica associada a uma parede Placostil.

Bancada tcnica com instalaes sanitrias.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

2. PAREDES PLACOSTIL Paredes especiais

23

PAREDES PLACOSTIL DE ALTO DESEMPENHO


So paredes para grandes vos com necessidade de alto isolamento acstico e usadas principalmente na diviso de salas de cinema, teatros, etc.
3 camadas de placas com 12,5 mm de espessura cada dispositivo de interligao com amortecedor 400 mm 200 mm 3 camadas de placas com 12,5 mm de espessura cada 200 mm

mnimo 265 mm

guia estr utural 90 # 0,95

Placoglass (50 mm)

montante estr utural de 90 # 0,95 cantoneira 50 x 50 # 0,95

Placoglass (50 mm) montante estr utural de 200 # 0,95

Exemplo 1 - com estr turas interligadas u

Exemplo 2 - com estr turas alternadas e independentes u

Dados Tcnicos Altura mxima (m) 15,00 Estimativa de resistncia ao fogo Placa ST 90 min Placa RF 180 min Estimativa de isolamento acstico dB (A) 70 Altura mxima (m) 15,00

Dados Tcnicos Estimativa de resistncia ao fogo Placa ST 90 min Placa RF 180 min Estimativa de Isolamento acstico dB (A) 75

OBSERVAES GERAIS
1. Junta de dilatao: as paredes Placostil devem acompanhar as juntas de dilatao do edifcio e serem dispostas no mximo a cada 15m, podendo ou no serem preenchidas com material exvel. Veja abaixo detalhes tpicos de junta de dilatao:

placa e = 12,5 mm guia parafuso TTPC25 70 + 15 -

mximo 100 mm

Placoglass

montant e

placa e = 12,5 mm ( xar antes de colocar o montante) Cantoneira 1430

Exemplo 1 - com uma placa em cada face


dupla placa e = 12,5 mm (cada) parafuso TTPC25 parafuso TTPC45 + 15 -

mximo 100 mm

guia montant e

Placoglass placa e = 12,5 mm ( xar antes de colocar o montante)

Exemplo 2 - com duas placas em cada face

Cantoneira 1430

2. Para tratamento de juntas (entre placas), ver captulo especco na pgina 44. 3. Para se obter melhor desempenho de isolamento acstico, utilizar mantas ou painis de Placoglass e banda acstica nas guias superior e inferior, e nos montantes de sada (junto a pilares paredes, etc.). 4. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento tcnico da Placo para a especicao mais adequada. 5. A espessura mnima de placa para paredes com uma nica camada por face de 12,5mm.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

mnimo 325 mm

24

2. PAREDES PLACOSTIL Paredes especiais

6. No caso de paredes no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias, executar a colagem da placa sobre o elemento estrutural ou executar um desnvel de no mnimo 25 mm, ou ainda criar um friso. Essas medidas tornam-se necessrias para se evitar o surgimento de trincas ou ssuras no encontro de diferentes materiais (ver desenho abaixo).
25 mnimo

cantoneira 1430
guia

banda acstic a

massa de colagem MA P guia

montante
montant e parafuso TTPC 25 ta de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2 ) montant e parafuso TTPC 25 ta de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2 )

ta de papel microperfurado e massa de acabamento (Placomassa ou Placojoint PR2)

7. Para revestimento nal das paredes (pintura, frmica, azulejo, etc.), ver captulo especco na pgina 54. 8. No encontro de paredes com vigas ou pilares metlicos, deve-se criar juntas de dilatao e, no encontro dos montantes com esses elementos, utilizar banda acstica.
banda acstica cantoneira 1430

montant e

9. Nunca cortar a placa no alinhamento do batente, chegar sempre at um dos montantes intermedirios, evitando possveis ssuras no canto do vo.

10. Paredes curvas podem ser realizadas, respeitando o tipo de placa (ST, RU ou RF) e em funo do ambiente. Usar as placas na posio horizontal. Os pers horizontais (guias ou cantoneiras) podem ser cortados ou calandrados. Para facilitar sua aplicao, as placas podem ser pulverizadas com gua.

Raio da curvatura Distncia entre motantes

1m

1,5 m

2 m ou mais 200 mm

1/10 do raio da curvatura

12,5 mm

pulverizar no com gua e recomendvel usar gabarito

o rai

Espessura da placa 9,5 mm pulverizar pulverizar com gua e com gua e usar gabarito usar gabarito

pulverizar com gua (acima de 3 m curvar seco)

Obs.: Para raios menores de 1 m, consultar departamento tcnico da Placo do Brasil.

11. Limites de aceitao em paredes prontas para receber o acabamento nal: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relao a uma rgua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relao a uma rgua de 0,20 m de comprimento. - Desvio de prumo inferior a h/600 , onde h a altura. 12. Para paredes com dupla placa, na primeira camada no h necessidade de utilizao de ta de papel microperfurada, apenas o preenchimento com Placomassa ou Placojoint PR2. 13. Sempre que utilizar placas do tipo RU, o espaamento mximo entre montantes de 400 mm. 14. Quando utilizar Placoglass, optar por espessuras compatveis com os montantes escolhidos, como os exemplos abaixo: - Montante M48 Placoglass de 50 mm - Montante M70 Placoglass de 75 mm - Montante M90 Placoglass de 100 mm
Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

25

3. FORROS PLACOSTIL

Forros internos, no estruturais de edifcios e no expostos a intempries. So constitudos por placas de gesso, pr-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas em uma estrutura metlica leve com uma ou mais camadas de placas, gerando uma superfcie apta a receber acabamento nal. Os forros so suspensos por tirantes rgidos regulveis e xados sob laje, estrutura metlica ou de madeira. Os movimentos normais da edicao so absorvidos pelo sistema, no apresentando trincas ou ssuras no conjunto. Apresentam: Montagem rpida com obra limpa e seca. Sem juntas aparentes, formam uma superfcie monoltica. Resistncia ao fogo. Isolamento termoacstico. Adaptveis tanto para pequenos quanto para grandes vos. A forma de montagem e os materiais utilizados denem o nvel de desempenho que pode variar conforme o nmero de placas, dimenso da estrutura e incorporao de elementos isolantes termoacsticos. A montagem dos forros deve estar de acordo com a norma da ABNT NBR 15 758-2 .

26

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil F530

FORRO PLACOSTIL F530


O sistema de Forro Placostil F530 foi especialmente desenvolvido para utilizao em todos os tipos de construes. constitudo de placas de gesso parafusadas sob perlados de ao galvanizado longitudinais (perl F530), suspenso por presilhas regulveis (presilha F530) e interligadas por tirantes at o elemento de suporte (laje, estrutura metlica ou de madeira).

tirante B per l F530

per l perimetral

Vista geral superior do Forro Placostil F530 A = mximo 600 mm


presilha F530 com regulador A placa

B = mximo 1.200 mm Obs.: para utilizao com 1 camada de placa

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Permetro do forro
ponto de xao

parede

cantoneira CR2

esp

o m xim 0m t m 60 eno m a a

Marcar o nvel do forro nas paredes de contorno do ambiente a ser forrado. No encontro do forro com as paredes, aplica-se a cantoneira CR2 (para outras opes, ver detalhes tpicos na pgina 29) xada com bucha e parafuso, prego de ao ou pino de ao, espaados no mximo a cada 600 mm.

Encontro do perl F530 com cantoneira CR2


cantoneira CR2 per l F530

parafuso TRPF 13

Utilizar parafuso TRPF13 (metal/metal) para unir a cantoneira CR2 (perl perimetral) e o perl F530.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil F530

27

Emenda de pers F530


per l F530

unio F530 per l F530

unio F530 per l F530

Para emenda de pers F530, utilizar a unio F530.

Encaixe da presilha F530 com o perl F530

Presilha F530

A carga mxima permitida por ponto de xao de 20 kg.

Encontro tirante/elemento de suporte


Pino de ao com rosca e porca de 1/4

Arame galvanizado n 10

Pino de ao

Arame galvanizado n 10

Fixao do tirante em estrutura metlica ou de madeira.

Parafuso e bucha

Fixao do tirante em laje.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

28

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil F530

Parafusamento das placas


As placas so colocadas perpendicularmente aos pers, com juntas de topo desencontradas. O incio do parafusamento deve ser feito pelo canto da placa encostada na parede ou nas placas j instaladas, evitando comprimir as placas no momento do parafusamento nal. O espaamento mximo entre parafusos de 300 mm, e 10 mm da borda da placa.

300 mm mximo

10 mm

QUANTIDADE ESTIMADA DE MATERIAIS POR m2 DE FORRO


Produtos Placa STBR 12,5 Perl F530 Cantoneira CR2 ou tabica metlica Presilha F530 Unio F530 Tirante Parafuso TTPC 25 Parafuso TRPF 13 Placomassa (ou Placojoint PR2) Fita de papel microperfurado Unidade m2 m m p p p p p kg m Quantidade 1,05 1,80 0,90 1,80 0,30 1,80 13 2 0,47 1,40

Observaes: 1. As quantidades acima so estimadas, podendo haver variaes em funo do tamanho dos ambientes. 2. Considera-se perda de 5 %.

OBSERVAES GERAIS
1. Para tratamento de juntas (entre placas), ver captulo especco na pgina 44. 2. Para revestimento nal (pintura), ver captulo especco na pgina 54. 3. Para utilizao de mais de uma camada de placa, consultar departamento tcnico da Placo. 4. Considerar carga mxima (por ponto de xao) = 20 kg. 5. Para montagem de forro sob telhado, recomenda-se a utilizao de proteo trmica. 6. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento tcnico da Placo para vericar a especicao mais adequada.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil F530

29

7. Juntas de dilatao detalhes tpicos: Juntas de dilatao perimetrais para reas acima de 50 m2, utilizar tabica:

300 mm (mximo)

tirante

300 mm (mximo)

tirante

presilha F530 parede


parede

presilha F530 tabica metlic a

tabica metlic a

perfil F530

per l F530

Corte T ransversal - tabica metlica

Corte L ongitudinal - tabica metlica

100 mm (mximo)

tirante

100 mm (mximo)

tirante

cantoneira CR2 parede

presilha F530

presilha F530 cantoneira CR2 parede perfil F530

per l F530

cantoneira 1430

cantoneira 1430

Corte T ransversal - tabica de gesso

Corte L ongitudinal - tabica de gesso

Juntas de dilatao no pano de forro acompanhar as juntas de dilatao do edifcio, ou considerar uma junta no mximo a cada 15m:
placa tirant e
perfil F530 placa tirante

100 mm (mximo)

presilha F530

100 mm (mximo)

presilha F530

per l F530

- 20 mm

cantoneira 1430

- 20 mm

cantoneira 1430

Corte T ransversal - junta de dilatao

Corte L ongitudinal - junta de dilatao

8. Forros em reas sujeitas a ao de vento, utilizar estrutura de Forro Placostil Stud, com distanciamento mximo entre pers de 400 mm, atirantado com guia e tabica no permetro. 9. No utilizar o Forro Placostil F530 em reas de sauna, piscina ou similares. 10. Limites de aceitao em forro pronto para receber o acabamento nal: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relao a uma rgua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relao a uma rgua de 0,20 m de comprimento.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

30

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil Stud

11. Para a instalao de luminrias, atentar para os seguintes pontos: - Toda luminria deve ter estruturao prpria, nunca xar no forro. - Se houver necessidade de se interromper algum perl F530 para a colocao de luminria, reforar com pontos extras de xao, atirantado ao elemento de suporte. 12. O atirantamento deve estar sempre aprumado. 13. No deixar emendas de pers alinhadas. 14. Para forro em curva, ver captulo prprio na pgina 36. 15. Nunca se deve andar sobre os forros. 16. Nunca utilizar arames ou elementos de cobre em qualquer tipo de forro.

FORRO PLACOSTIL STUD


B

O Forro Placostil Stud utiliza como estrutura metlica a linha de montantes (M48, M70 ou M90) , em substituio ao perl F530, possibilitando maior espaamento entre os tirantes que sustentam o forro. Vista geral superior do Forro Placostil Stud A = mximo 600 mm B = eixo entre tirantes Obs.: 1- ver tabela de desempenhos na pgina 32. 2- para 1 camada de placa.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil Stud

31

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Permetro do forro
ponto de xao

parede

cantoneira CR2

esp

m x 0m m 60 ento am a

im

ponto de xao

guia

esp

m x 0 m o m 60 ent m a a

im

Marcar o nvel do forro nas paredes de contorno do ambiente a ser forrado. No encontro do forro com as paredes, aplica-se a cantoneira CR2 ou guia (para outras opes, ver detalhes tpicos na pgina 33) xada com bucha e parafuso, prego de ao ou pino de ao, espaados no mximo a cada 600 mm.

Encontro dos montantes com perl perimetral


cantoneira CR2 montante
guia montant e

parafuso TRPF 13
parafuso TRPF 13

Utilizar parafuso TRPF 13 (metal/metal) para unir os montantes com perl perimetral.

Emenda de montantes

mnimo 500 mm
parafuso TRPF13

Emenda de montante s

Emenda de montantes duplos

A emenda de montantes pode ser realizada com encaixe entre peas, formando um tubo.

Montantes duplos (posicionados um contra o outro) devem ser solidarizados com parafusos TRPF 13, espaados no mximo a cada 500 mm.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

32

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil Stud

Encaixe da Suspenso MS com o montante

Encaixe da Suspenso MD com o montante

A carga mxima permitida por ponto de xao de 20 kg.

A carga mxima permitida por ponto de xao de 20 kg.

Denio do montante a ser utilizado


1. Deve estar de acordo com a estrutura existente no local e com as possibilidades de xao dos tirantes. 2. O tipo de montante e forma de utilizao so denidos pelo espaamento mximo entre as suspenses. 3. Pode-se utilizar um montante simples, com suspenso MS ou duplo com suspenso MD, aumentando ainda mais o espaamento entre tirantes. 4. Suspenso MS: presa ao perl por um parafuso TRPF13.
Forro Placostil Stud com uma camada de placa de 12,5 mm de espessura e espaamento entre pers de 600 mm Perl Montante M48 Simples Duplo Simples Montante M70 Duplo Simples Montante M90 Duplo

Composio

Espaamento mximo entre suspenses (em metros)

2,00

2,20

2,30

2,70

2,70

3,10

Parafusamento das placas


Vide Forro Placostil F530 na pgina 28.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil Stud

33

QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE FORRO


Produtos Placa STBR 12,5 Montante Cantoneira CR2 (ou guia ou tabica metlica) Suspenso MS Suspenso MD Tirante Parafuso TTPC 25 Parafuso TRPF 13 Placomassa (ou Placojoint PR2) Fita de papel microperfurado Unid. m2 m m p p p p p kg m Montante M48 Simples 1,05 2,00 0,90 1,20 1,20 13 3 0,47 1,40 Duplo 1,05 3,60 0,90 1,05 1,05 13 10 0,47 1,40 Montante M70 Simples 1,05 2,00 0,90 0,95 0,95 13 3 0,47 1,40 Duplo 1,05 3,60 0,90 0,90 0,90 13 10 0,47 1,40 Montante M90 Simples 1,05 2,00 0,90 0,90 0,90 13 3 0,47 1,40 Duplo 1,05 3,60 0,90 0,80 0,80 13 10 0,47 1,40

Observaes: 1. As quantidades acima so estimadas, podendo haver variaes em funo do tamanho dos ambientes. 2. Considera-se perda de 5%.

OBSERVAES GERAIS
1. Para tratamento de juntas (entre placas), ver captulo especco na pgina 44. 2. Para revestimento nal (pintura), ver captulo especco na pgina 54. 3. Para utilizao de mais de uma camada de placa, consultar departamento tcnico da Placo. 4. Para montagem de forro sob telhado, recomenda-se a utilizao de proteo trmica. 5. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar o departamento tcnico da Placo para vericar a especicao mais adequada. 6. Juntas de dilatao detalhes tpicos: Juntas de dilatao perimetrais para reas acima de 50 m2 utilizar tabica.
300 mm (mximo)

tirante

300 mm (mximo)

tirante

Suspenso MS parede tabica metlic a

suspenso MS parede tabica metlic a montant e

montant e simples parafuso TRPF 13

Corte T ransversal - tabica metlica


Montante Simples

Corte L ongitudinal - tabica metlica


Montante Simples

300 mm (mximo)

tirante

300 mm (mximo)

tirante

Suspenso MD parede tabica metlic a montante duplo parafuso TRPF 13


parede

suspenso MD tabica metlic a montant e dupl o

Corte T ransversal - tabica metlica


Montante Dupl o

Corte L ongitudinal - tabica metlica


Montante Dupl o

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

34

3. FORROS PLACOSTIL Forro Placostil Stud

100 mm (mximo)

tirante

100 mm (mximo)

tirante

cantoneira CR2

suspenso MS

cantoneira CR2

suspenso MS montant e

parede

cantoneira 1430

parede

montant e

cantoneira 1430

Corte T ransversal - tabica de gesso


Montante Simples

Montante Simples

Corte L ongitudinal - tabica de gesso

100 mm (mximo)

tirante

100 mm (mximo)

tirante

cantoneira CR2 parede

suspenso MD

cantoneira CR2

suspenso MD montant e dupl o

cantoneira 1430

parede

montant e dupl o

cantoneira 1430

Corte T ransversal - tabica de gesso


Montante Dupl o

Corte L ongitudinal - tabica de gesso


Montante Dupl o

300 mm (mximo)

tirante

300 mm (mximo)

tirante

guia parede

suspenso MS
parede

guia

suspenso MS montant e

montant e

cantoneira 1430

cantoneira 1430

Corte T ransversal
Montante Simples

Corte L ongitudinal
Montante Simples

300 mm (mximo)

tirante

300 mm (mximo)

tirant e

guia parede

suspenso MD

guia

suspenso MD montante duplo

montante duplo

cantoneira 1430

parede

cantoneira 1430

Corte T ransversal
Montante Dupl o

Montante Dupl o

Corte L ongitudinal

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

3. FORROS PLACOSTIL Forro Curvo

35

Juntas de dilatao no pano de forro acompanhar as juntas de dilatao do edifcio, ou considerar uma junta no mximo a cada 15m.
tirant e 100 mm (mximo) 100 mm (mximo) suspenso MS

tirant e 300 mm 300 mm (mximo) (mximo) 100 mm 100 mm parafuso (mximo) (mximo) guia TRPF 13

suspenso MS montant e

montant e

parafuso TRPF 13

parafuso TRPF 13

cantoneira 1430

cantoneira 1430

Corte T ransversal - junta de dilatao


Montante Simples

Corte L ongitudinal - junta de dilatao


Montante Simples

tirant e 100 mm (mximo) 100 mm (mximo) suspenso MD

tirant e 300 mm 300 mm (mximo) (mximo) 100 mm 100 mm parafuso (mximo) (mximo) guia TRPF 13

suspenso MS montant e

montant e dupl o parafuso TRPF 13

parafuso TRPF 13

cantoneira 1430

cantoneira 1430

Corte T ransversal - junta de dilatao


Montante Dupl o

Corte L ongitudinal - junta de dilatao


Montante Dupl o

8. Forros em reas sujeitas ao de vento, utilizar estrutura de Forro Placostil Stud, com distanciamento mximo entre pers de 400 mm, atirantada com guia e tabica no permetro. 9. No utilizar o Forro Placostil Stud em reas de sauna, piscina ou similares. 10. Limites de aceitao em forro pronto para receber o acabamento nal: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relao a uma rgua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relao a uma rgua de 0,2 m de comprimento. 11. Para instalao de luminrias, atentar para seguintes pontos: - Toda luminria deve ter estruturao prpria, nunca xar no forro. - Se houver necessidade de se interromper algum montante para colocao de luminria, reforar com pontos extras de xao, atirantados ao elemento de suporte. 12. O atirantamento deve estar sempre aprumado. 13. No deixar emendas de pers alinhadas. 14. Nunca se deve andar sobre os forros. 15. Nunca utilizar arames ou elementos de cobre em qualquer tipo de forro.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

36

3. FORROS PLACOSTIL Forro Curvo

FORRO CURVO
Utilizar uma estrutura primria, com pers calandrados e xados no elemento de suporte. Uma estrutura secundria com pers tipo mega, xados na estrutura primria por meio de parafusos autoatarrachantes. A escolha dos pers, tanto primrios quanto secundrios, variam em funo do elemento de suporte (laje, estrutura de madeira ou metlica, estrutura auxiliar, etc.). Para facilitar sua aplicao, as placas podem ser pulverizadas com gua.
Raio da curvatura Distncia entre motantes 1m 1,5 m 2 m ou mais 200 mm

1/10 do raio da curvatura

12,5 mm Espessura da placa 9,5 mm

no recomendvel

pulverizar com gua e usar gabarito pulverizar com gua (acima de 3 m curvar a seco)

rai

pulverizar com gua e pulverizar com gua e usar gabarito usar gabarito

Obs.: Para raios menores de 1 m, consultar departamento tcnico da Placo do Brasil.

tirante

per l calandrado

per l meg a

suspenso MS

sempr ao trmino da colocao das placas deve haver um per de espera e l

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

37

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL

So acabamentos de paredes internas, retas ou curvas, horizontais ou inclinadas, no expostos a intempries, constitudos por placas de gesso, pr-fabricadas a partir da gipsita natural, substituindo os processos artesanais em argamassa. Apresentam: Montagem rpida com obra limpa e seca. Sem juntas aparentes, formando uma superfcie monoltica. Resistentes ao fogo. Isolamento termoacstico. Podem receber acabamentos de pintura, azulejos, mrmores, frmicas, etc. Adaptabilidade a qualquer tipo de estrutura: madeira, concreto ou ao, podendo receber xao de objetos. Os revestimentos podem ser: Estruturado Placostil F530 parafusando as placas em uma estrutura constituda por pers F530 verticais e cantoneiras CR2 horizontais. Placostil com montantes e guias parafusando as placas em uma estrutura constituda por montantes verticais e guias horizontais. Esse tipo de revestimento montado paralelamente ao elemento de suporte (paredes), possibilitando a passagem de instalaes hidrulicas, eltricas, Placoglass, etc. Colado As placas so coladas diretamente sobre o elemento de suporte (paredes em alvenaria, concreto, etc.), com massa adesiva MAP. A montagem dos revestimentos deve estar de acordo com a norma da ABNT NBR 15758-3

38

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL Revestimento Placostil F530

REVESTIMENTO PLACOSTIL F530

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Marcao e xao das cantoneiras CR2
Marcar em piso e teto o alinhamento do revestimento para aplicao da cantoneira CR2, deixando o espao previsto em projeto para passagem de tubulaes ou aplicao de Placoglass. Vericar a concordncia com as esquadrias existentes. Fixar as cantoneiras CR2 em piso e teto com bucha e parafuso, pino de ao ou prego de prego de ao, com espaamento mximo de 600 mm entre pontos.
Corte do apoio F530. Fixao das cantoneiras CR2.

Perfil F530

Parafuso TRPF13

Colocao dos pers.


Perfil F530

ngulo interno.

Corte e encaixe das peas


Conferir a altura piso/teto e cortar os pers F530 com 10 mm a menos. Cortar o apoio F530 em funo do espao pedido em projeto e encaixar no perl F530. Chumbar com massa MAP (adesiva) o apoio F530 sobre a parede, com espaamento mximo de 1.200 mm.

Parafuso TRPF13 Cantoneira CR 2 Parafuso TRPF13

ngulo externo.

As esquadrias externas so contornadas com cantoneiras CR2.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL Revestimento Placostil F530

39

Colocao dos pers


Dispor os pers F530 com espaamento mximo de 600 mm, xando-os com parafuso TRPF13 nas abas das cantoneiras superiores e inferiores. Observar ngulos internos e externos.
Chumbamento do apoio F530 com MAP.

Colocao de Placoglass (l de vidro)


Assim que a massa MAP estiver seca, instalar o Placoglass encaixado entre os pers F530.

Mx. 1200 mm

Aprumar os pers F530.

Colocao das placas


So instaladas da mesma forma que nas paredes Placostil, ver pgina 18.
Colocao das placas.

Colocao de Placoglass.

QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL F530 COM MONTANTES E GUIAS
Espaamento de Pers F530 Produtos Unid. Placa simples Estrutura 400 mm Placa Placo (largura 1.200 mm) Cantoneira CR2 Perl F530 Parafuso TTPC 25 ou TTPC 35 (1) Parafuso TTPC 45 Parafuso TRPF 13 Apoio F530 Massa MAP (adesiva) Massa para tratamento de juntas (Placomassa ou Placojoint PR2) Fita Placo de papel microperfurado Cantoneira perfurada
(2) (1)

Placa dupla Estrutura 400 mm 2,10 1,10 2,70 4 15 3 1,25 0,25 0,94 1,40 varivel Estrutura 600 mm 2,10 1,10 2 3 11 2 1 0,20

Estrutura 600 mm 1,05 1,10 2 11 2 1 0,20 0,47 1,40 varivel

1,05 1,10 2,70 15 3 1,25 0,25

m m p p p p kg kg m m

(1) O comprimento do parafuso deve ser, no mnimo, 10 mm maior que a espessura da placa utilizada. (2) Para proteo de canto externo. Considera-se perda de 5%.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

40

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL Revestimento Placostil com montantes e guias

REVESTIMENTO PLACOSTIL COM MONTANTES E GUIAS


PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Marcao e xao das guias
Marcar em pisos e tetos o alinhamento do revestimento para aplicao das guias, deixando o espao previsto em projeto para passagem de tubulaes ou aplicao de Placoglass. Vericar a concordncia com as esquadrias existentes. Fixar as guias em pisos e tetos com bucha e parafuso, pino de ao ou prego de ao, com espaamento mximo de 600 mm entre pontos.

Marcao e xao das guias.

Colocao dos montantes.

Colocao dos montantes


Os montantes so cortados com 8 a 10 mm a menos que o p direito e so encaixados nas guias. O espaamento mximo entre montantes de 600 mm. Os montantes devem ser xados na parede por meio de guias dobradas com espaamento mximo de 1.500 mm entre esses pontos de xao.

1500 mm

Colocao de Placoglass (l de vidro)


Para melhor desempenho termoacstico, aplicar a manta de Placoglass encaixando-a entre montantes.

0, 6

0m

Fixao com guia dobrada.

Detalhe da xao.

Colocao das placas


Usar o mesmo procedimento que em Paredes Placostil, ver pgina 18.

QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL COM MONTANTES E GUIAS


Espaamento entre montantes Produtos Placa Placo (largura 1.200 mm) Guia Montante Parafuso TTPC 25 ou TTPC 35(1) Parafuso TTPC 45 Parafuso TRPF 13 Massa para tratamento de juntas (Placomassa ou Placojoint PR2) Fita Placo de papel microperfurado Cantoneira perfurada
(2) (1)

Unid. m2 m m p p p kg m m 1,05 1,10 2,70 15 3

Placa simples Estrutura 400 mm Estrutura 600 mm 1,05 1,10 2 11 2 0,47 1,40 varivel 2,10 1,10 2,70 4 15 3

Placa dupla Estrutura 400 mm Estrutura 600 mm 2,10 1,10 2 3 11 2 0,94 1,40 varivel

(1) O comprimento do parafuso deve ser no mnimo 10 mm maior que a espessura da placa utilizada. (2) Para proteo de canto externo. Considera-se perda de 5%.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL Revestimento Placostil colado

41

REVESTIMENTO PLACOSTIL COLADO


PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
O elemento de suporte (alvenaria, pilar de concreto, etc.) que vai receber o revestimento deve estar seco, sem p e sem traos de gordura. As salincias ou irregularidades no devem ultrapassar 20 mm.

Marcao
Marcar no piso e teto o alinhamento do revestimento acabado, a m de obter uma boa verticalidade e bom alinhamento.
cm

10

cm

40

cm

10

40

cm

Distribuio dos pelotes de massa.

Colocao da placa.

Preparao da placa e da massa MAP


Cortar as placas com a altura de piso/teto menos 10 mm. Preparar massa adesiva MAP conforme indicado na embalagem. Aplicar pelotes de massa MAP com cerca de 100 mm de dimetro no verso da placa. Aplicar pelotes de massa MAP deixando 100 mm livres nas bordas. Distribuir as leiras de pelotes a cada 400 mm por toda a placa.

Nivelamento da placa.

Placa instalada.

Colocao da placa
Colocar a placa contra a parede e encostada no teto. Com a ajuda de uma rgua de alumnio, arrumar e nivelar a placa, calando a base. Aps a secagem, retirar os calos.

QUANTIDADES ESTIMADAS DE MATERIAIS POR m2 DE REVESTIMENTO PLACOSTIL COLADO


Produtos Placa Placo (largura 1.200 mm) Massa para tratamento de juntas (Placomassa ou Placojoint PR2) Massa MAP Fita Placo de papel microperfurado
(1) Cantoneira perfurada

Unidade m
2

Quantidade 1,05 0,47 1,80 1,40 varivel

kg kg m m

(1) Para proteo de canto externo. Considera-se perda de 5%.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

42

4. REVESTIMENTOS PLACOSTIL Observaes gerais

OBSERVAES GERAIS
1. Para tratamento de juntas (entre placas), ver captulo especco na pgina 44. 2. Para localidades com umidade relativa do ar acima de 85% em mais de 50% dos dias do ano, consultar departamento tcnico da Placo para a especicao mais adequada. 3. Para acabamento nal dos revestimentos (pintura, frmica, azulejo, etc.), ver captulo especco na pgina 54. 4. A espessura mnima de placa para revestimentos com uma nica camada de 12,5mm. 5. Para se obter melhor desempenho de isolamento acstico, utilizar mantas ou painis de Placoglass e banda acstica nas guias superior e inferior, e nos montantes de sada, ou cantoneiras CR2 ( junto a paredes, pilalares, etc.). No possvel utilizar Placoglass em revestimento colado. 6. No encontro de revestimentos estruturados com vigas ou pilares metlicos, criar juntas de dilatao com aplicao de banda acstica. 7. Nunca cortar a placa no alinhamento do batente, chegar sempre at um dos pers intermedirios evitando possveis ssuras no canto da abertura. A mesma recomendao serve tambm para o revestimento colado. Ver item 9 pgina 24. 8. Limites de aceitao do revestimento pronto para receber o acabamento nal: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relao a uma rgua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relao a uma rgua de 0,20 m de comprimento. - Desvio de prumo inferior a h/600 , onde h a altura. 9. Para revestimento estruturado com dupla placa, na primeira camada, no h necessidade de utilizao de ta de papel microperfurado, apenas o preenchimento com Placomassa ou Placojoint PR2. 10. Revestimentos curvos podem ser realizados, respeitando o tipo de placa e no servem para placas coladas. Ver item 10 da pgina 24. 11. Juntas de dilatao: os revestimentos Placostil devem acompanhar as juntas de dilatao do edifcio e serem dispostas, no mximo, a cada 15m

Detalhes tpicos de junta de dilatao:


placa e = 12,5 mm (mnimo) cantoneira 1430 apoio F530 mximo 100 mm 70 + 15 per l F530

massa MAP

Placoglass

Revestimento Estr uturado F530 - junta de dilata o

placa e = 12,5 mm (mnimo) guia parafuso TTPC25

cantoneira 1430 70
+ 15

mximo 100 mm
-

guia

montant e

Placoglass

Revestimento Estr uturado com montantes e guias de junta de dilata o

placa e = 12,5 mm (mnimo)

massa MAP
+ 15

mximo 100 mm

cantoneira 1430

Revestimento Colado - junta de dilatao

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

43

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL

O objetivo deste captulo ilustrar de forma simplicada algumas regras bsicas a serem seguidas, fundamentais para o atendimento dos nveis de desempenho, do resultado nal das instalaes e da garantia da qualidade dos Sistemas Placostil de paredes, forros e revestimentos ao longo da vida til de uma edicao. As orientaes para especicao e instalao do sistema construtivo em drywall, detalhadas nos captulos anteriores, so agora complementadas com: Tratamento de juntas Fixaes e reforos Manuteno Estocagem e manuseio

44

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Tratamento de juntas

TRATAMENTO DE JUNTAS
As juntas entre placas so partes integrantes dos sistemas que utilizam placas de gesso para drywall. O tratamento feito utilizando-se ta de papel microperfurado, massas e cantoneiras especiais. Devem ser realizadas de forma consistente para assegurar a resistncia mecnica entre as placas, a proteo ao fogo e o isolamento acstico, garantindo uma superfcie nica e sem ssuras.

MASSAS PLACO
As massas Placo servem para a colagem das tas de papel microperfurado e para o tratamento das juntas. So apresentadas na forma de p para serem misturadas com gua ou pr-misturada, pronta para uso. Obs.: Seguir sempre as recomendaes constantes na embalagem.
Nome da Massa Tempo de emprego Repasse aps Placojoint PR2 rpida 2 horas Placomassa pronta para uso 12/48 horas excelente

Qualidade de acabamento excelente

FITAS PLACO
Fita de papel microperfurado
Para tratamento de juntas resistentes e que no deformam na montagem. Uma ranhura central facilita a dobra para a junta de canto interno e a microperfurao evita a formao de bolhas, melhorando a aderncia da massa. Suas caractersticas a tornam o melhor produto para execuo do tratamento de juntas entre placas.

Fita cantoneira
Para reforo de cantos externos em forro ou cantos externos diferentes de 90 em paredes e revestimentos.

VERIFICAES E RECOMENDAES INICIAIS


Vericao da planicidade do sistema. Vericar se as cabeas dos parafusos esto corretamente niveladas. Ver pgina 53. Vericao de rebarbas nos vos de portas ou janelas. Vericao de cantos em ngulos externo e interno. Vericao de frestas at 2 mm no mximo. Vericao de bordas quebradas. Em caso positivo, repar-las com massa MAP. No realizar o tratamento de juntas com temperatura inferior a 13 C. Vericar na embalagem o prazo de validade da massa e recomendaes especcas. A superfcie deve estar seca e livre de p ou outras impurezas. Durante todo o processo de tratamento de juntas, trabalhar com o auxlio de um holofote com incidncia de luz lateral (rasante).

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Tratamento de juntas

45

SEQUNCIA DE APLICAO
Colagem da ta de papel microperfurado
Com a esptula de 10 cm, emasse generosamente o encontro das placas.

Em ngulos internos: Aplicar a massa sobre cada lado do ngulo, utilizando esptula de 10 cm.

Dobre a ta antes de aplicar, com a ajuda da esptula.

Aplique a ta de papel microperfurado com a marca de dobra em contato com a massa, procurando o encontro das placas.

Comprima e recubra a ta em cada lado do ngulo, retirando o excesso de massa das laterais.

Comprima a ta sem exagero, a m de evitar a sada total da massa. Ateno na colagem da ta, pois falhas neste momento podem gerar futuras bolhas. Retire o excesso de massa das laterais. Com a mesma massa recubra a cabea dos parafusos.

Repasse de massa
S iniciar o recobrimento das tas aps a secagem total da massa, que pode variar em funo do tipo de massa escolhido, bem como de condies de temperatura e ventilao. Com o auxlio da esptula de 20 cm, aplicar suavemente uma camada de massa. Retire as rebarbas. Aguarde o tempo de secagem da massa e aplique uma nova camada, porm agora com a esptula de 25 cm. Normalmente, duas aplicaes so sucientes. Executar uma avaliao visual com o auxlio da luz rasante, se precisar aplicar outras camadas, usar esptulas mais largas para cada demo.

Coloque primeiramente as tas de borda. Depois de seca a massa, aplique as tas de topo, sem sobreposio das mesmas.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

46

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Tratamento de juntas

As juntas de topo devem ser iniciadas com a esptula de 20 cm, aplicada suavemente para os dois lados do eixo da ta e com a retirada das rebarbas. Aps a secagem, repetir o processo anterior com a esptula de 25 cm. Isso gera uma faixa de aproximadamente 50 cm de aparncia nal. Normalmente, essa aplicao j o suciente para um bom resultado, fazer a avaliao visual com a luz rasante e se houver necessidade, aplicar uma nova camada com a esptula de 30 cm. Aplicar nova camada de massa sobre a cabea dos parafusos.

REFORO DE CANTOS
Cantoneira furada
A cantoneira furada para proteo de cantos externos de 90 podem ser apenas parafusadas ou xadas com o auxlio do xador de cantoneiras e depois parafusados.

Fita cantoneira
A ta cantoneira tem a nalidade de reforar cantos externos em forros ou cantos em ngulos irregulares (diferentes de 90 ) em paredes ou revestimentos. A xao da ta cantoneira com a prpria massa de acabamento, mesmo processo de colagem da ta de papel microperfurado. O repasse de massa segue o mesmo procedimento de cantos externos.

Cantos internos: Utilizando a esptula de 10 cm, aplicar a primeira camada de massa em um dos lados. Aps a secagem, aplicar a primeira camada de massa no lado adjacente. importante o tempo de secagem entre um lado e outro para no prejudicar a qualidade da aplicao. Cantos externos: Utilizando a esptula de 20 cm, aplicar a primeira camada de massa em cada um dos lados. Utilizando a esptula de 25 cm, aplicar a segunda camada de massa em cada um dos lados.

LIXAMENTO
Certicar-se de que a massa de tratamento de juntas est totalmente seca. Durante todo o processo de lixamento, utilizar a incidncia de luz rasante.

Utilizar lixadeira manual com cabo curto ou longo. Nunca utilizar somente as mos para o lixamento, pois provoca falta de uniformidade no processo. Utilizar lixas nos 120 e 180 respectivamente.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Interfaces

47

INTERFACES
CAIXAS DE ELTRICA
Com caixas prprias para drywall
Utilizar o verso da caixinha para a marcao dos pontos a serem furados. Com uma serra copo de 60 mm, executar dois furos para caixinhas de 4 x 2 ou quatro furos para caixinha de 4 x 4. Retirar as rebarbas da placa. Posicionar a caixinha e prend-la com presilha apropriada. Colocar o interruptor ou tomada. Parafusar o interruptor ou tomada na presilha. Colocar o espelho. 1. Caixa eltrica para drywall 2. Presilha 3. Interruptor ou tomada 4. Parafusos dos interruptores ou tomadas 5. Espelho 6. Parafusos do espelho
2 1 6 4 3 5

Com caixa convencional e xao na placa


Marcar o local onde ser aberto o furo. Abrir o local onde ser instalada a caixinha. Fixar a cantoneira CR2 em cada lado da caixinha, com parafuso TRPF13. Colocar a caixinha e xar a cantoneira CR2 na placa com parafuso TTPC25. Parafusar o interruptor ou tomada na presilha. Colocar o espelho.
5 2 1 3 6 4

1. Caixa eltrica convencional 2. Cantoneira CR2 3. Interruptor ou tomada 4. Espelho

5. Parafusos Placo TTPC25 6. Parafusos dos interruptores ou tomadas 7. Parafusos do espelho

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

48

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Interfaces

Com caixa convencional e xao na estrutura


Durante a instalao dos montantes, as guias j devem ser instaladas e xadas com parafuso TRPF13. As placas devem ser recortadas antes da aplicao.

INSTALAES HIDRULICAS
Tubulaes hidrulicas devem ser presas aos montantes, guias ou reforos de madeira ou metlico, por meio de braadeiras. Outra alternativa so os reforos especcos.

REFOROS
Reforo horizontal com madeira
Utilizar madeira seca e tratada em autoclave com, no mnimo, 140 mm de largura e 22 mm de espessura, o comprimento deve ser compatvel com a modulao dos montantes.

parafuso autoatarrachant e madeira seca e tratada em autoclav e parafuso autoatarrachant e montant e

madeira seca e tratada em autoclav e mnimo 140 x 22 mm

montant e

friso na madeira para encaixe no montant e

guia

guia Madeira parareforo

Vista fr ontal da estr tura u

Corte

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Interfaces

49

Reforo horizontal com chapa metlica


Utilizar chapa de ao galvanizado (mnimo Z275) com espessura 0,95 mm.

parafuso autoatarrachant e chapa metlica espessura 0,95 mm galvanizao mnimo Z275

montant e

chapa metlica espessura 0,95 mm galvanizao mnimo Z275

montant e

guia Chapa metlic a

guia

Vista fr ontal da estr tura u

Cort e

Reforo vertical
guia intermediria

madeira seca e tratada (mnimo 70 x 38mm)

Utilizar madeira seca e tratada em autoclave com, no mnimo, 70 mm de largura, 38 mm de espessura, e altura compatvel com o especicado em projeto. Instalar uma guia intermediria entre montantes, xada com parafuso TRPF13. Encaixar a pea de madeira na guia inferior e na guia intermediria com parafuso autoatarrachante.

montant e

guia

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

50

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Interfaces

FIXAES
Para assegurar uma xao slida nos Sistemas Placostil, necessrio utilizar buchas apropriadas que distribuam as cargas, melhorando o seu desempenho.

Forro
Cargas at 3 kg podem ser xadas diretamente na placa. Cargas de 3 a 10 kg devem ser xadas nos pers da estrutura do forro. Acima de 10 kg, a xao dever ser feita no elemento de suporte (laje, estrutura auxiliar ou estrutura do telhado).
Obs.: Carga referente a cada ponto de xao. Manter uma distncia mnima de 400 mm entre pontos de xao. As luminrias nunca devem ser xadas diretamente no forro. Utilizar o elemento de suporte ou estruturao prpria.

3 kg

3 kg

k 10

k 10

+ kg 10

de

k 10

Parede
At 10 kg, os pontos de xao podem ser aplicados diretamente nas placas, com buchas plsticas ou metlicas, de expanso ou basculantes. Acima de 10 kg e at 18 kg, os pontos de xao devem ser nos montantes da parede, com buchas metlicas basculantes. Acima de 18 kg e at 30 kg, a xao deve ser feita com reforo estrutural de madeira ou metlico, de preferncia instalado durante a montagem da estrutura da parede (ver reforos verticais e horizontais pgina 48). Acima de 30 kg, consultar departamento tcnico da Placo.

10 kg 10

kg

18

kg

k 18 kg 18

Obs.: Carga referente a cada ponto de xao. Manter uma distncia mnima de 400 mm entre pontos de xao.

kg 30

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

0 kg 3 kg 30

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Manuteno e reparos

51

Deixar secar e aplicar uma nova camada de massa.

MANUTENO E REPAROS
PEQUENOS REPAROS
Limpar a rea a ser reparada. Lixar a rea aps estar completamente seca. Recompor o acabamento nal.

Preencher o furo ou abertura com massa adesiva MAP, utilizando uma esptula de 10 cm. Deixar secar e, se preciso, aplicar uma nova camada de massa adesiva MAP.

MANUTENO HIDRULICA E ELTRICA


Cortar a rea a ser reparada com um serrote.

Aps a secagem, lixar e recompor o acabamento nal (pintura, textura, etc.). Reparar o que for necessrio (tubos, conexes, etc.).

REPAROS EM TRINCAS
Limpar a rea a ser reparada. Parafusar por dentro da placa pedaos de pers metlicos (perl F530, montantes ou guias) ou tacos de madeira (seca e tratada).

Aplicar uma camada de Placomassa ou Placojoint PR2 sobre a trinca. Colocar a ta de papel microperfurado sobre a massa e pressionar com uma esptula.

Fixar os pers em, pelo menos, quatro pontos ao redor da abertura para o apoio da placa de fechamento.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

52

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Estocagem

Cortar um pedao de placa na medida do vo aberto.

ESTOCAGEM
PLACAS DE GESSO
Vericar a integridade das placas antes da descarga. As placas devem ser empilhadas em piso plano, sobre apoios de, no mnimo, 75 mm e espaados, no mximo, a cada 400 mm, garantindo as extremidades. O comprimento dos apoios deve ser igual largura das placas.

Parafusar em todos os pontos de apoio (nos pers ou tacos).

Aplicar uma camada de Placomassa ou Placojoint PR2 no fechamento do vo.

Manter o alinhamento dos apoios ao empilhar vrios pallets. No empilhar placas de tamanhos diferentes ou fora de alinhamento. Deixar, sempre que possvel, as placas prximas ao local de aplicao.

Colocar a ta de papel microperfurado em toda a extenso da linha de abertura e pressionar com uma esptula.

A ta lateral que une as placas duas a duas deve ser retirada somente no momento de aplicao das placas. Em locais potencialmente sujeitos a umidade, as placas devero ser protegidas com lona plstica, se possvel transparente para facilitar a identicao e monitoramento do produto. No utilizar a pilha de placas como apoio ou plataforma para qualquer atividade.

Deixar secar e aplicar uma nova camada de massa (Placomassa ou Placojoint PR2).

Deixar secar, lixar e refazer o acabamento nal.

PERFIS METLICOS
Os pers devem ser mantidos amarrados e alinhados. Evitar balanos que possam causar amassamento ou tores nos pers. Pers menores devem ser apoiados sobre pers maiores.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Manuseio

53

MASSA EM P (Placojoint PR2 e Massa MAP)


No recebimento do produto, vericar sua integridade e prazo de validade. Estocar os sacos afastados do piso, preferencialmente sobre estrados, e em pilhas com, no mximo, 20 sacos, intercalados para assegurar estabilidade das pilhas.

D um golpe seco sobre a placa. Vire a placa e corte o outro lado do carto.

MASSA PRONTA (Placomassa)


Evitar danos embalagem e exposio a intempries, no exceder o limite de empilhamento descrito na embalagem. Vericar prazo de validade do produto.
2 Com serrote:

Marcar a linha de corte com um lpis ou cordo de marcao. Usar o serrote sobre uma mesa ou ponto de apoio rme. Usar o serra copo para cortes redondos e de pequeno dimetro.

MANUSEIO
PLACAS DE GESSO
No caso de transporte manual, as placas devem ser levadas na posio vertical. Pode ser utilizado o levantador de placas.

PERFIS METLICOS
Os cortes podem ser realizados com policorte ou com tesoura.

MASSAS
Quando estiverem cintadas, ou seja, presas duas a duas, transport-las em duas pessoas. Vericar recomendaes na embalagem e captulo sobre tratamento de juntas na pgina 44 deste manual.

PARAFUSAMENTO
Utilizar parafusadeira eltrica com regulagem de penetrao de parafuso, para que a cabea no que reentrante ou saliente. O comprimento do parafuso deve ser: Em estrutura metlica = espessura da placa mais 10 mm. Em estrutura de madeira = espessura da placa mais 20 mm.

Carto estourado

CORTE DE PLACA:
1 Com estilete:

Saliente

Corte o carto na face acabada com um estilete e a ajuda de uma rgua, sobre uma mesa ou ponto de apoio rme.

Faceando

Correto

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

54

5. REGRAS GERAIS SISTEMAS PLACOSTIL Dicas sobre acabamentos em Sistemas Placostil

DICAS SOBRE ACABAMENTOS EM SISTEMAS PLACOSTIL


PINTURA LTEX OU ACRLICA DIRETAMENTE SOBRE O SISTEMA
Vericar se a massa aplicada para o tratamento de juntas est completamente seca. Colocar holofote provocando luz rasante. Efetuar o lixamento das juntas de topo e de borda, bem como as cabeas de parafusos, com lixas nos 180 e 120 respectivamente. Com a superfcie lisa, aplicar uma demo de selador acrlico pigmentado branco. Vericar com auxlio da luz rasante se existe alguma irregularidade e, em caso positivo, corrigir com massa acrlica, lixar e aplicar nova demo de selador. Aplicar a tinta sobre a superfcie com o nmero de demos sucientes para o recobrimento, que pode variar em funo da tinta utilizada. Consultar sempre o fabricante da tinta escolhida para vericar as recomendaes especiais.

PINTURA COM UTILIZAO DE MASSA CORRIDA


Vericar se a massa aplicada para o tratamento de juntas est completamente seca. Colocar holofote provocando luz rasante. Efetuar o lixamento das juntas de topo e de borda, bem como as cabeas de parafusos, com lixas nos 180 e 120 respectivamente. Aplicar o selador acrlico pigmentado branco em duas demos. Aplicar a massa corrida de maneira regular, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos (placa e massa de tratamento de juntas). Aps a secagem, lixar a superfcie com lixadeira manual, sempre com auxlio de luz rasante, e fazer a correo de eventuais defeitos. Se houver necessidade, aplicar nova camada de massa corrida e lixar aps a secagem. Aplicar a tinta sobre a superfcie com o nmero de demos sucientes para o recobrimento, que pode variar em funo da tinta utilizada. Consultar sempre o fabricante da tinta e massa escolhida para vericar as recomendaes especiais.

PINTURA TEXTURIZADA
Tintas e massa texturizadas podem ser aplicadas diretamente sobre os sistemas aps o tratamento de juntas e aplicao do selador. Consultar sempre o fabricante da tinta e massa escolhida para vericar as recomendaes especiais.

REVESTIMENTOS CERMICOS
Os revestimentos cermicos podem ser aplicados diretamente sobre as paredes ou revestimentos, logo aps a secagem do tratamento de juntas e do recobrimento das cabeas de parafusos. Utilizar argamassa de assentamento exvel (tipo AC II ou AC III), com desempenadeira dentada e de acordo com instrues do fabricante. Utilizar rejunte exvel.

REVESTIMENTO LAMINADO MELAMNICO (FRMICA)


Utilizar, no mnimo, 1 placa de 15mm de espessura ou duas de 12,5mm de espessura. Aplicar as placas no sentido horizontal, ou seja, transversal em relao estrutura. Espaamento mximo de 200 mm entre os parafusos de xao das placas. O espaamento mximo entre montantes de 400 mm.

OUTRO TIPOS DE ACABAMENTO


Consultar departamento tcnico da Placo do Brasil.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

55

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS

Alm das solues padronizadas em paredes, forros e revestimentos, com os Sistemas Placostil, possvel tambm obter diversas solues arquitetnicas e decorativas, com elementos retos, curvos, horizontais, inclinados ou removveis, por meio de placas especiais lisas ou perfuradas. Innitas possibilidades que atendem s necessidades tcnicas do projeto e ao talento e bom gosto de arquitetos e decoradores. Veja nas pginas seguintes os sistemas construtivos opcionais Placostil.

56

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forro Placostil FHP

FORRO PLACOSTIL FHP


Forros internos horizontais ou inclinados, no estruturais de edifcios e no expostos a intempries. So constitudos por placas de gesso, pr-fabricadas a partir da gipsita natural, interligadas por uma juno metlica tipo H. As placas so travadas na parte superior por nervuras de gesso chumbadas. Os forros so suspensos por arame galvanizado no 18 ( 1,25mm) com perna dupla. Apresentam: Montagem rpida. Sem juntas aparentes, formam uma superfcie monoltica. Resistncia ao fogo. Isolamento termoacstico.

im

o5

00

600 mm

Vista geral superior do forrFHP o

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Marcao
Marcar o nvel do forro. Marcar os pontos de xao com espaamento de 600 x 500 mm, exceto a primeira ada que deve estar a 570 mm da parede. Pendurar as junes H com arame galvanizado no 18 ( 1,25mm) com perna dupla e sempre aprumados.
00 mm
50 0m m

1.2

57

arame galvanizado perna dupla

juno H nvel do foro r

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

pontos de xao

0m

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forro Placostil FHP

57

Colocao da primeira ada de placas


Chumbar a placa com massa para colagem, com espaamento mximo entre pontos de 500 mm. Encaixar a juno H na borda rebaixada da placa. Fazer o ajuste no nvel da placa.
500 m 500 m m
500 mm

m
500 mm

Somente no caso da primeira placa, o arame dever estar fora de prumo, caso o forro seja estanque. Outras formas de encontro do Forro Placostil FHP com paredes, ver pgina 58.

570 mm (primeira placa)

arame galvanizado 1,24 mm perna dupl a

nervura de gesso placa STBR 12,5 mm

chumbament o

tratametno de juntas com ta de papel mic roperfurado e Placomassa (ou Placojoint PR2 )

Corte transversal emelao s placas r

Colocao das demais adas de placas


A colocao das placas deve ser de forma que as juntas de topo quem desencontradas (amarrao tipo tijolinho). As nervuras (placas STBR 12,5de 50 x 600 mm) devem ser chumbadas verticalmente, a cada 500 mm, sempre ao lado da juno H.
Obs.: A emenda das nervuras devem ser desencontradas das emendas das placas.

Tratamento de juntas
Ver captulo Tratamento de juntas na pgina 44.

50 mm 600 mm

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

58

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forro Placostil FHP

OBSERVAES GERAIS
1. Para montagem de forro sob telhado, recomenda-se a utilizao de proteo trmica. 2. Junta de dilatao: Perimetrais para reas acima de 50 m2, utilizar tabica. No pano de forro acompanhar as juntas de dilatao do edifcio, ou considerar uma junta, no mximo, a cada 15m. Detalhes tpicos de junta de dilatao perimetral:

tabica metlic a

arame galvanizado ( 1,25 mm) perna dupla chumbament o


300 mm (mximo)

arame galvanizado ( 1,25 mm) perna dupla nervura

300 mm (mximo)
juno H chumbament o

nervura
tabica metlic a

Tabica metlica

Corte transversal em relao s placas.

Tabica metlica

Corte longitudinal em relao s placas.

100 mm (mximo) arame galvanizado ( 1,25 mm) perna dupla chumbament o nervura

100 mm (mximo) arame galvanizado ( 1,25 mm) perna dupla

nervura chumbament o

cantoneira 1430

cantoneira 1430

Tabica de gesso

Corte transversal em relao s placas.

Tabica de gesso

Corte longitudinal em relao s placas.

3. Forros em reas sujeitas a ao de vento, no utilizar o Forro Placostil FHP. 4. No utilizar o Forro Placostil FHP em reas de sauna, piscina ou similares. 5. Limites de aceitao em forro pronto para receber o acabamento nal: - Irregularidade geral inferior a 5 mm em relao a uma rgua de 2 m de comprimento. - Irregularidade localizada inferior a 1 mm em relao a uma rgua de 0,20 m de comprimento. 6. Para instalao de luminrias, atentar aos seguintes pontos: - Toda luminria deve ter estruturao prpria, nunca xar no forro. - Se houver necessidade de se interromper algum ponto de xao do forro para a colocao de luminria, reforar com pontos de xao extra, atirantado ao elemento de suporte. 7. O atirantamento deve estar sempre aprumado. 8. Nunca se deve andar sobre os forros. 9. Nunca utilizar arames ou elementos de cobre em qualquer tipo de forro.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forros removveis

59

FORROS REMOVVEIS
So forros compostos por placas de gesso com diversas caractersticas e performances, instaladas com pers aparentes. As placas possuem acabamento em pintura ou PVC, no lado aparente, variando textura, perfurao e tipo de borda. Uma soluo para cada necessidade de projeto com: Esttica e exibilidade. Qualidade, segurana e durabilidade. Elevado desempenho acstico e trmico. Resistncia mecnica e ao fogo. Limpeza e rapidez na instalao. Acessibilidade s instalaes em processo de manuteno. Integrao com sistemas de iluminao, ar condicionado e contra incndio.
Obs.: Sempre utilizar proteo trmica quando for instalar forros removveis sob telhado.
tirante (arame galvanizado 3,40 mm) placa (618 x 1243 mm) (mdulo 625 x 1250 mm)

placa (618 x 618mm) (mdulo 625 x 625mm)

presilha PLPR 535

placa removve l

travessa PLT

per l principal PLPP

Vista geral do forr o

COMPONENTES DO SISTEMA
Placas Pers Acessrios Elementos de xao

Placas Placa Gyprex linho Gyprex liso Gyptone Quattro 20 Gyptone Base 31 tegular reta Tipo de borda Espessura da placa 9,5 mm 9,5 mm 12,5 mm 12,5 mm Peso (kg/m 2) 7,51 7,51 8,00 9,00 Largura (mm) 618 618 618 618 Comprimento (mm) 618 ou 1243 618 ou 1243 618 618

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

60

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forros removveis

Pers Desenho Nome A (mm) B (mm) Comprimento (mm)

Perl principal PLPP 2432

24

32

3.750

Perl principal PLPP 1532

15

32

3.750

Perl travessa PLT 2429

24

29

625

Perl travessa PLT 1529

15

29

625

Perl cantoneira PLCS 2222

22

22

3.000

Obs.: Todos os pers so entrgues na cor branca. Designao do revestimento deve ser no mnimo pertencente classe Z275. Acessrios Desenho
A B A

Nome

A (mm) 25

B (mm) 15

C (mm) 105

D (mm) -

Presilha PLPR 535


C corte vista

19

120

25

PL I (click)
D B C C B

22

36

PL II (interligao)

36

PLPF 535 A11 ou PLPF 535 A5


A
A

11 5

40 40

15 15

Pl Z (exausto)
C

22

22

21

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forros removveis

61

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM
Permetro do forro
No permetro do forro, pode-se utilizar a cantoneira PLCS 2222 ou o perl PLPP 2432, para as placas de borda reta e perl PLPP 1532para as placas de borda tegular.

Fixao de pers perimetrais


PLPF 535 A11 ou A5
m 5m ) 62 ximo (m

m 5 m o) 62 xim (m

pontos de xao

per l PLPP

cantoneira PLCS2222

Encontro parede/cantoneira PLCS 2222.

Encontro parede/perl PLPP 2432 ou PLPP 1532 .

Estrutura do forro
A estrutura do forro composta pelo perl principal (PLPP 2432 ou PLPP 1532 do tipo T clicado e as travessas ), (PLT 2429 ou PLT 1529). O perl principal disposto a cada 625 mm, medida eixo. As travessas podem ser dipostas a cada 625 mm, quando utilizada placas de 618 x 618 mm ou a cada 1250 mm, quando utilizada placas de 618 x 1243 mm.
Obs.: As peas se autoencaixam, no necessitando de acessrio complementar.
per l principa l (PLPP)

travessa (PLT)

Encontro perl principal (PLPP) com travessa (PLT).

Atirantamento do forro
O atirantamento do forro realizado com um tirante rgido (arame galvanizado 3,40 mm), xado ao elemento de suporte (laje, estrutura do telhado ou estrutura auxiliar). Na parte inferior do tirante, utilizar o regulador (PLPR 535), que serve para nivelar o forro.
tirante

1000 mm - mximo

per l principal - PLPP regulador - PLPR 535

travessa PLT

Encontro parede/perl PLPP 2432 ou PLPP 1532 .

Colocao das placas


As placas so apoiadas nos pers e travessas, no necessitando de nenhum acessrio para travamento.
Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

62

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Forros removveis

OBSERVAES GERAIS
Casos especiais de arremates laterais
Caso seja necessrio o corte de perss principais ou de travessas, em mdulos fora de padro, utilizar o PL I (click).

Encontro de forro removvel com fechamento horizontal ou forro monoltico.

tirant e

presilha PLPR 53 5

PLPP 2432 ou PLPP 153 2 PLT 2429 ou PLT 152 9

fechamento horizontal monoltic o

Encontro de forro removvel com fechamento vertical monoltico.


bucha e parafuso

100 mm (mximo)

per l PLPP 2432 (ou 1532)

per l PLT 2429 (ou 1529)

100 mm (mximo) fechamento horizontal monoltic o placa removve l

PLPF 535 A11 (ou A5)

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Placas Gyprex

63

Conceitos importantes:
Coeciente de reduo sonora NRC: a medida do som absorvido por um determinado material. A designao numrica representa a mdia dos coecientes de absoro dos materiais em 250 Hz, 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz, arredondando a 0,05 decimais quando testado de acordo com ASTM C 423. Performance acstica classicada pelo UL Underwriters Laboratories Inc. Coeciente de atenuao acstica CAC: a medida de reduo de transmisso do som entre um ambiente e outro atravs do plenum (rea entre o forro e a cobertura) de acordo com a ASTM E 1414 , alm da reduo de decibis (perda na transmisso) obtida nas 16 frequncias em relao a uma curva de referncia e em acordo com ASTM E 413. A performance acstica classicada pelo UL, Underwriters Laboratories Inc. Coeciente de condutividade trmica (K): o coeciente K quantica a capacidade de o material ser atravessado por um uxo de calor induzido por uma diferena de temperatura entre dois ambientes. Dene-se como sendo o uxo de calor que atravessa, a unidade de tempo, a unidade de rea do elemento constitudo do material, quando se estabelece uma diferena unitria de temperatura entre o ar connante e sua face exposta. Unidade de medida: W/m.k. Resistncia umidade RH: a medida obtida no ponto de contato direto ou na presena de gua parada. Painis com alta resistncia umidade so menos sujeitos deformao no ponto. Reectncia luminosa LR: o percentual de luz reetida pela superfcie do forro, de acordo com ASTM E 1477 . Propagao de chamas/gerao de fumaa: ndice de capacidade do material de propagar fogo em condies de teste, denido pela norma ASTM E 84. Os procedimentos do teste so frequentemente conhecidos como mtodo de teste do tnel. Referncias ASTM: - ASTM E 1264 classicao para forros acsticos. - ASTM C 423 absoro do som reverberante entre dois ambientes. - ASTM E 1414 atenuao do som em forros. - ASTM E 84 (UL723, UBC 8-1, NFPA 255) caractersticas de abraso da superfcie. - ASTM E 1477 reectncia luminosa.

PLACAS GYPREX
Especicaes tcnicas Dimenso da placa Mdulo do forro Cor Acabamento liso Acabamento linho Espessura Peso Coeciente de atenuao acstica CAC Resistncia umidade RH Reectncia luminosa LR Sistema de perl recomendado Teste de resistncia ao fogo (classe II A) Teste de Lavabilidade abraso* Teste de lavabilidade produtos* 618 x 618 mm ou 618 x 1243 mm 625 x 625 mm ou 625 x 1250 mm branca pelcula de PVC na face aparente das placas pelcula de PVC na face aparente das placas 9,5 mm 7,51 kg/m 2 35/36 dB (isolamento lateral) RH 90% LR 80% Perl T clicado 24 mm propagao de chamas: classe A IP =10 densidade tica de fumaa: classe II DM =52 IPT/ ensaio n 835 239 Instituto Mau/ relatrionQT 0221/96

*Teste de lavabilidade. Abraso: a pelcula submetida ao efeito de abraso por meio de uma escova de nilon com pasta abrasiva. O resultado uma resistncia lavabilidade maior que 10.000 ciclos (aps este perodo, o equipamento desligado). Lavabilidade de produtos: os teste realizados para avaliao do aspecto das placas aps a utilizao de produtos qumicos para a remoo de manchas apresentam os resultados demonstrados na tabela seguinte.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

64

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Placas Gyptone Quattro 20 e base 31

Materiais utilizados na remoo escova detergente gua lcool etlico

Produtos graxa mineral gratada leo de soja leo mineral terra mida grate de lpis azul tinta azul de esferogrca

Aspectos aps teste liso/linho inalterado inalterado inalterado inalterado inalterado inalterado

PLACAS GYPTONE QUATTRO 20 E BASE 31


Especicaes tcnicas Tipo Quattro 20 Base 31 Acabamento pintura ltex branco pintura ltex branco Padro de acabamento perfurado quadrado liso rea perfurada (%) 18 Peso (kg/m 2) 8,00 9,00 espessura (mm) 12,5 12,5 Dimenso da placa (mm) 618 x 618 618 x 618 Mdulo do forro (mm) 625 x 625 625 x 625 NRC (1) .75 CAC (2) (dB) 32 37 RH (3) (%) 90 90 LR (4) (%) 73 82

(1) NRC Coeciente de absoro acstica plenum de 300 mm com isolamento de Placoglass de 75 mm de espessura. (2) CAC Coeciente de atenuao acstica. (3) RH Resistncia umidade. (4) LR Reectncia luminosa. Absoro acstica: pode ser alterada em funo da altura do plenum ou composio com Placoglass.

Absoro acstica
Plenum 300 mm com isolamento L de vidro 75 mm espessura

Perfurao (mm)
32,25 10, 5 9

Corte da placa
Felt o Acstic r o

1.00
Coe ciente de Absoro (%)

0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 125 250 500 1000 2000 4000
Borda tegular

12,5 mm

Gesso Perfuraes 18%

Frequncia Hz

Coe ciente de Absoro Prtico (% )


125 0.55 250 0.85 500 0.85 1000 0.75 2000 4000 0.70 0.75 0.75
(mdio)

NRC

Propagao de chamas/gerao de fumaa


Reao ao fogo classe M1 (PV. CSTB no 9437351extenso no 99/1) no inamvel.

Tratamento acstico
As placas de Quattro 20 recebem a proteo de um feltro na face no aparente, o que aumenta o coeciente de absoro acstica (NRC). recomendado o uso do Placoglass nas instalaes.

Manuteno
J vem pintado com tinta base de gua, podendo receber outros tipos de pintura, e a limpeza vai depender do tratamento da superfcie.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Placas especiais para forro, parede ou revestimento estruturado

65

PLACAS ESPECIAIS PARA FORRO, PAREDE OU REVESTIMENTO ESTRUTURADO


PLACA RIGITONE 12-20/66
Especicaes Tcnicas Tipo Rigitone rea Padro de Dimetro dos Centro entre Acabamento perfurada acabamento furos (mm) os furos (%) pronto para pintura perfurado redondo 20,2 12 e 20 66 Tipo de borda quadrada Peso (kg/m 2) 9,50 Espessura (mm) 12,5 Dimenso da NRC (1) placa (mm) 1188 x1980 .90 CAC(2) (dB) 72 RH (3) (%) 70 LR (4) (%) 73

(1) NRC Coeciente de absoro acstica. (2) CAC Coeciente de atenuao acstica. (3) RH Resistncia umidade. (4) LR Reectncia luminosa.

Perfurao

Tratamento acstico
As placas de Rigitone 12-20/66 recebem a proteo de um feltro na face no aparente, o que aumenta o coeciente de absoro acstica (NRC). recomendado o uso do Placoglass nas instalaes.
66

Manuteno
20 12 66

Precisa ser pintado e a limpeza vai depender do tratamento da superfcie.

Absoro acstica

Recomendaes para montagem


Pode ser utilizada para forro, parede ou revestimento estruturado. No caso de forros, a estrutura deve ser disposta, no mximo, a cada 500 mm. Em parede ou revestimento estruturado, se a disposio da placa for vertical, a estrutura deve ser disposta no mximo a cada 600 mm. No caso de placas dispostas na horizontal, a estrutura deve ser de, no mximo, 500 mm. Aplicao do Produto Massa e gabarito Para a aplicao adequada deste produto, necessrio o uso de massa especial Rigitone, mais exvel e que elimina o uso de tas no rejunte. O gabarito uma ferramenta que simplica a colocao das placas, mantendo o alinhamento dos furos. Seguir sequncia de montagem: A, B, C e D.

Observaes: Para pintura, utilizar rolo de l ou espuma e nunca spray. As perfuraes no podem ser preenchidas com tinta para no alterar as caractersticas acsticas do produto.
Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

66

6. SISTEMAS CONSTRUTIVOS OPCIONAIS Placas especiais para forro, parede ou revestimento estruturado

PLACA GYPTONE BIG QUATTRO 41


Especicaes Tcnicas Tipo Gyptone Acabamento pronto para pintura Padro de acabamento perfurado quadrado rea perfurada (%) 16 Tipo de borda rebaixada Peso (kg/m 2) 8 Espessura (mm) 12,5 Dimenso da placa (mm) 1200 x 2400 (ou 1800) NRC (1) .60 CAC(2) (dB) 32 RH (3) (%) 90 LR (4) (%) 73

(1) NRC Coeciente de absoro acstica Plenum 58 mm sem isolamento de Placoglass. (2) CAC Coeciente de atenuao acstica. (3) RH Resistncia umidade. (4) LR Reectncia luminosa.

Manuteno
Precisa ser pintado e a limpeza vai depender do tratamento da superfcie.

Absoro acstica
Plenum 100 mm com isolamento l de vidro 75 mm de espessura:
1.00
Coe ciente de Absoro (% ) Coe ciente de Absoro (% )

Plenum 58 mm sem isolamento l de vidro 75 mm de espessura:


1.00 0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 125 250 500 1000 2000 4000
Coe ciente de Absoro (% )

Plenum 200 mm sem isolamento l de vidro 75 mm de espessura:


1.00 0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 125 250 500 1000 2000 4000

0.80 0.60 0.40 0.20 0.00 125 250 500 1000 2000 4000

Frequncia Hz

Frequncia Hz

Frequncia Hz

Coe ciente de Absoro Prtico (% )


125 0.51 250 0.89 500 0.85 1000 0.67 2000 4000 0.61 0.56 0.70
(mdio )

Coe ciente de Absoro Prtico (% )


N RC 125 0.20 250 0.35 500 0.65 1000 2000 4000 0.80 0.66 0.55 0.60
(mdio)

Coe ciente de Absoro Prtico (% )


N RC 125 0.50 250 0.70 500 0.90 1000 2000 4000 0.70 0.60 0.56 0.60
(mdio)

N RC

Dimenses (mm)
57 487 113

Perfurao (mm)
57 12 25

1.200

2.400

Tipo de borda rebaixada

Recomendaes para montagem


Pode ser utilizada para forro, parede ou revestimento estruturado, dentro dos Sistemas Placostil.

2,5 mm

618 mm

O tratamento de juntas segue o mesmo procedimento dos Sistemas Placostil. Observaes: Para pintura, utilizar rolo de l ou espuma e nunca spray. As perfuraes no podem ser preenchidas com tinta para no alterar as caractersticas acsticas do produto.

Sistemas Placostil Manual de especicao e instalao

You might also like