You are on page 1of 8

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PERSPECTIVAS DE COMPREENSO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:


Organizao e seu funcionamento. Introduo
A administrao inicialmente compreendida como a realizao de empreendimentos sob as ordens de algum ou simplesmente como a prestao de um servio a outrem. Neste trabalho vemos a importncia da administrao e como ele est presente em todos os momentos de nossas vidas, que nos exige habilidades imprescindveis para administradores que constantemente convivem com situaes extremamente complexas. Na medida em que as organizaes crescem, os problemas e os desafios tambm se ampliam, exigido o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimento e atitudes dos administrativos. Assim o administrador especialista amplia suas competncias, e se transforma em um generalista com estafo para enfrentar os desafios do mundo globalizao.
1

Organizao Formal
conduzida pelas normas da instituio, pela lei, por uma poltica de gesto, e pelas especificaes e padro sugeridas para que seus objetivos possam ser alcanados. A organizao formal tem um carter essencialmente lgico e extremamente racional. Apesar da organizao formal possuir um grau de preparao e de compreenso mais elevado e imediato, pois esta que explica o que faz e por que faz, as relaes informais entre os membros da organizao assumir uma importncia fundamental, pois delas que em grande parte depende o ambiente de trabalho o qual por sua vez, constitui uma das mais importantes condicionantes da motivao e dos nveis de produtividade dos trabalhadores. 3 A prpria organizao formal tem uma forte influncia quer quantitativa, quer qualitativa sobre a organizao informal, da que a estrutura organizacional assim como as regras polticas e procedimentos devam ser definidos por uma forma de facilitar e incentivar as relaes informais e assim proporcionarem um melhor ambiente de trabalho e uma maior motivao dos trabalhadores.
2

Organizao Informal
A organizao informal por outro lado possui uma caracterstica a espontaneidade.
1.
1

Para compreendermos uma estrutura organizacional precisamos entender o ato de administrar. Portanto, o que vem a ser administrao?
2

2. 3.

Quais so as principais caractersticas de uma Organizao Formal?

O que quer dizer a organizao formal tem uma forte influncia, quer quantitativa, quer qualitativa sobre a organizao informal?

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A organizao informal caracteriza-se nos usos e costumes nas tradies, ideias e normas sociais que cada componente da organizao traz consigo. Traduz-se por meio de atitudes e disposies baseadas na opinio e no sentimento. 4 Segundo Chiavenato (2003, p. 131), a organizao informal apresenta as seguintes caractersticas: Relao de coeso ou de antagonismo - as pessoas em associao com outros, situadas em diferentes nveis de setores da empresa, criam relaes pessoais de simpatia (de identificao). Status - os indivduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente de sua posio na organizao formal, adquire certa posio social ou status em funo do seu papel participao e integrao na vida do grupo; Colaborao espontnea - a organizao informal um reflexo de colaborao espontnea que pode e deve ser aplicada a favor da empresa. A organizao informal transcende a organizao formal - a organizao informal feita por interaes e relaes espontneas, cuja durao e natureza superam as interaes e relaes formais.

CARACTERSTICAS ORGANIZACIONAIS: Objetivos


Este mais um mdulo de Sistemas Organizao e Mtodos (S.O.M). Neste mdulo voc conhecer os tipos de estrutura organizacional representada por organogramas, departamentalizao, algumas vantagens e desvantagens de cada tipo.

Pr-requisitos:
Ter interesse sobre o assunto e ter lido a lio do mdulo anterior. DEPARTAMENTALIZAO: o agrupamento, de acordo com um critrio especfico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Para quem visualizou o mdulo onde foi demonstrado os tipos de organograma ir entender como funciona cada tipo na estrutura organizacional, irei falar de cada um mostrando em figuras os exemplos para fcil entendimento. Nada mais que as divises da empresa, seus rgos que compem a estrutura base como departamento de compras, vendas e demais reparties, porm h critrios e consideraes para criar esses departamentos, h uma linha a ser seguida para evitar confuses na estrutura e assim ser visualizada e respeitada de maneira simples e exposta na sua estrutura formal. preciso decidir centralizao e a descentralizao das reas de base e constituir a amplitude de superviso.
4.
4

Quais so as caractersticas da organizao informal? Comente cada uma delas.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

No h departamentalizao ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. necessrio no processo de departamentalizao que na verdade o processo de agrupar as atividades em divises organizacionais buscar maneiras onde a eficincia e a eficcia sejam otimizadas. Outro fator a considerar o Humano no podendo esquec-lo, pois ser fundamental para o sucesso da organizao, portando importante contratao de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. Sempre falo nesse fator humano ele importante em quase todos os aspectos que constituem a organizao. 5 Segundo Fayol, "as estruturas organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posies da organizao e especifica quem se subordina a quem" veja exemplo na figura abaixo:
6

Cadeia de comando departamentalizado.

A estrutura organizacional representada graficamente no organograma.

S para lembrar o conceito de organograma a representao grfica de determinados aspectos da estrutura organizacional. Estabelece a estrutura formal de empresa (departamentos) num determinado momento. esttica. 7Fatores a considerar na tabela abaixo formal e informal.
5
6

7.)O que diz Fayol em relao cadeia de comando? 8. Desenhe o organograma demonstrando a teoria de Fayol (cadeia de comando). 7 9. Escreva os fatores que diferenciam a organizao formal e informal.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

FORMAIS Importncia das atividades Destaque na especializao Organizao entre as reas Forma de controle Custo da estrutura

INFORMAIS Mtodo poltico (competncia) dentro da empresa Preparao da equipe para possveis mudanas Qualificao e treinamento Diferenciao e integrao entre nveis Autoridade e autoritarismo

TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


A seguir so apresentados e discutidos os diversos critrios de departamentalizao.

Quantidade - Neste so agrupados um nmero apropriado de pessoas no individualizadas que, entretanto, tem obrigao de executar tarefas sob as ordens de um superior. Veja na figura em exemplo departamento comercial e em turnos com superviso de tarefas em 3 turnos de trabalho diferentes.
Diretoria Comercial

Gerncia de Vendas

Gerncia de Compras

Gerncia de Cobrana

Comercial

Super viso 01

Super viso 02

Super viso 03

Super viso 01

Super viso 02

Super viso 03

Super viso 01

Super viso 02

Super viso 03

Funcional - so agrupadas de acordo com as funes da empresa. o mais utilizado


pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem que apresenta especializao nas reas tcnicas, alm de melhorar os recursos nessas reas. A principal desvantagem que pode ocorrer um descumprimento de prazos e oramentos, este tipo de departamentalizao no tem condies para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Diretor Geral

Gerncia Financeira

Gerncia de Produo

Gerncia de Rec. Humanos

Gerncia de Marketing

Territorial (ou localizao geogrfica) - este tipo usado por empresas territorialmente espalhadas. Um bom exemplo para entender melhor o tipo que se usa nos bancos. As atividades so agrupadas e colocadas sob a ordem de um administrar apenas. H vrios exemplos.
Segue na figura abaixo outro de departamento de Trfico e Rodovias Estaduais

DEPTO. TRFICO RODOVIRIO

REGIO LESTE

REGIO CENTRAL

REGIO OESTE

Base 01

Base 02

Base 03

Base 04

Base 11

Base 12

Base 21

Base 22

Base 23

Produtos (ou servios) - Neste tipo, as atividades so agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou servios da empresa. muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante. A grande vantagem o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Mas h desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos e benefcios.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Diretoria Geral

Gerncia de Produtos Txteis

Gerncia de Produtos Farmacuti cos

Gerncia de Produtos Agropecu rios

Clientes: Neste tipo as atividades so agrupadas com base as necessidades diversas e exclusivas dos clientes da empresa. Um exemplo o grupo ALGAR do senhor Alexandrino Garcia, usa esse tipo de departamento, para que no conhece o grupo so umas das melhores empresas em destaque na revista exame e trabalha com vrios seguimentos como Agronegcios, Turismo, Telecomunicao entre outros. A vantagem que nesse modelo d condies para conhecer e dar melhor tratamento ao cliente. A grande desvantagem a troca de recursos, pois vrias vezes o atendimento ao cliente sazonal, ou seja, peridico.
Na figura que segue em exemplo por cliente mostra uma loja de departamentos.

Administrao Geral

SETOR MASCULINO

SETOR FEMININO

SETOR INFANTIL

Processo - Neste so agrupadas conforme as etapas de um processo. considerado


de maneira pelo qual so executados os servios ou processos para conseguir a meta ou objetivo especifico. muito usado em operaes industriais. A vantagem que pode observar a maior especializao e rapidez tcnica. A desvantagem que a viso que temos da mo de obra limitada porque especializada.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Administrao Geral

Seo de Estoques

Seo de Catalogao

Seo de Embalagem

Seo de Preo

Projeto - As atividades e as pessoas recebem atribuies temporrias. O gerente de


projeto responsvel pela realizao de todo o projeto ou de uma parte dele. Terminada a tarefa, o pessoal designado para outros departamentos ou outros projetos.

Administrao Geral

ADMIN. FINANCEIRA

ADMIN. COMERCIAL

ADMIN. DE PROJETOS

Proje to 01

Proje to 02

Proje to 03

Mista - Muitas empresas usam esse tipo de departamentalizao, principalmente as


grandes empresas. Pois apresenta vrias tcnicas. o tipo mais usado, pois adapta melhor a realidade organizacional.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PRESIDENTE

DIRETOR MARKETING

DIRETOR ADMINISTRATIVO

DIRETOR TCNICO

COMRCIO

INDSTRIA

REC.HUMA NOS

FINANCEIRA

PRODUTO A

PRODUTO B

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
Ribeiro, Antonio Lima. Teorias da administrao Editora Saraiva . Chiavenato, Idalberto. Introduo a teoria da administrao uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes. 7 ed. Rio de Janeiro; Elsivier, 2003. HTTP://portaldegestao.blogspot.com/2008/02/organizacao-formal-us-organizacao-informal. Chiavenato, Idalberto, So Paulo -Makron books, 1994, 2a Edio Hall, Robisson. Organizao e administrao de negcios. Ed Mc Graw - Hill do Brasil Ltda, 1971

You might also like