You are on page 1of 10

Regras de Uniformizao dos Artigos

Para facilitar a etapa de preparao da editorao e anlise do artigo pelos avaliadores, o corpo editorial da Revista Eletrnica Produo & Engenharia estabeleceu determinados critrios de uniformizao para serem seguidos pelos autores na elaborao dos trabalhos a serem submetidos. Este texto j se encontra no formato solicitado pela Revista. Para isso, observe as instrues e formate seu texto de acordo com o padro definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cpia deste documento. Certifique-se, ainda, de que este documento no tenha nenhuma identificao de autor(es). Para tanto, recomenda-se limpar o contedo no arquivo-modelo no menu arquivo, propriedades, paleta resumo.

Resumo O resumo elemento obrigatrio constitudo de sequncia de frases objetivas, sem quebra de linhas (pargrafos) e escrito no mesmo idioma do trabalho, no ultrapassando 200 (duzentas) palavras. Devem ser apresentdosr o problema estudado, os objetivos, os mtodos utilizados, os resultados mais importantes e as concluses. Recomenda-se, como palavras-chave, um pargrafo nico com 3 (trs) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto-evrgula, com a primeira letra de cada palavra em maisculo e finalizadas por ponto. Palavras-chave: Modelo. Formatao. Revista. 1. Introduo Primeiramente, atente-se para o fato de que o formato e a escrita de um artigo cientfico requerem, no mnimo, pacincia, dedicao e leitura. A melhor forma de aprender a escrever um artigo lendo artigos cientficos; no aqueles hospedados em stios da Web. Uma boa investigao de artigos enseja sabedoria e erudio. Num artigo cientfico no h lista de quadros, tabelas e figuras como ocorre em trabalhos de final de curso, dissertaes e teses. Lembre-se de que o texto deve ser sequencial e possuir incio, meio e fim. Os problemas e justificativas devem ser direcionados para o assunto que est sendo investigado, logo na Introduo. Logicamente, textos como disciplinas correlacionadas, elementos que no fazem parte da investigao e organogramas em geral (na maioria das vezes) so irrelevantes. A padronizao do formato a ser utilizado nos artigos essencial para as avaliaes do

corpo editorial da Revista. Os avaliadores, geralmente, analisam o formato do trabalho (figuras, tabelas, quadro, linguagem etc.), e essa percepo, embora tnue, servir de base para a quantificao do parecer final. Lembre-se de que tais cuidados representam o portal de entrada para uma boa leitura.

2. Formatao a ser utilizada 2.1 Consideraes gerais O artigo deve conter entre 20 e 25 pginas (sem espaos em branco). Caso uma figura ultrapasse as dimenses da pgina, reduza-a ou monte o texto antes ou depois dela, de forma que figure em uma pgina sem grandes espaos vazios. Os tpicos tambm devem ser apresentados de forma sequenciada, ou seja, sem a necessidade de iniciar no topo da pgina. O arquivo correspondente dever ser apresentado no formato Word 6.0. Para configurao da pgina, devem-se utilizar o tamanho A4 (210 x 297 mm), bem como as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) de 2,5 cm, tal qual apresentado neste arquivo. Espera-se uma escrita em linguagem formal, preferencialmente com os verbos na terceira pessoa do singular. desejvel que os pargrafos no ultrapassem mais de cinco linhas. Evite apresentar tabelas, quadros e figuras que no sejam do prprio autor; caso contrrio, citar devidamente a fonte. Algumas sugestes: a) Use as " " (aspas) apenas para metforas, transcries e citaes. b) Utilize o negrito somente para ttulos de captulos, tpicos, tabelas, quadros, figuras e grficos. c) Sublinhado jamais deve ser utilizado. d) Use itlico em palavras estrangeiras, ttulos de livros, jornais, artigos e teses. Excepcionalmente, o itlico deve ser usado para ressaltar palavras e expresses.

2.2. Detalhes da formatao A formatao do artigo dever ser de acordo com os tpicos descritos a seguir: a) Ttulo: Assim como neste modelo, o ttulo deve ser centralizado, com fonte Times New

Roman, tamanho 15 (quinze), em negrito, com a primeira letra em maisculo e as demais em minsculo. O ttulo deve representar o artigo e conter aproximadamente 10 palavras. b) Resumo: Verifique no resumo deste modelo a descrio e a formatao a ser seguida. O artigo tambm deve apresentar o mesmo resumo em ingls, assim como as respectivas palavras-chave. c) Palavras-chave: Devem ser informadas imediatamente aps o resumo. Veja em Palavraschave deste modelo a descrio e a formatao a serem seguidas. d) Ttulos das sees: Os ttulos das sees devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. No coloque ponto final aps os ttulos. O ttulo da primeira seo deve ser posicionado aps as palavras-chave e com espaamento de 24 (vinte e quatro) pontos antes e 6 (seis) depois. As demais sees devem possuir espaamento de 6 (seis) pontos depois. e) Corpo do texto: O corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos ttulos das sees, no espaamento de 6 (seis) pontos depois. Utilizar fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado direita e esquerda, com espaamento simples entre as linhas.

2.3. Citao de referncias no texto Sugere-se que seja observado o sistema alfabtico (autor, data). Tipos de citaes: Regra Geral Direta: quando a transcrio for literal. Se houver mais de trs linhas, a citao vir no mesmo pargrafo. Se houver mais de trs linhas, haver um recuo de 4 cm no prximo pargrafo, em espao simples e com fonte dois pontos menor que a do texto, como a seguir:
A primeira vem entre aspas. Deve ser usada geralmente para mostrar uma ideia nobre, um conceito/definio. Geralmente se usa um autor de peso. Seu uso excessivo torna-se prejudicial leitura.

Indireta: parfrase. Seu uso ideal em trabalhos acadmicos. Aqui a sua vez de mostrar o potencial de discusso e, ao mesmo tempo, a sntese sobre determinado assunto. A dica ler o(s) texto(s) original(is) e fazer o seu! Veja a regra geral para citaes no texto:

No incio da orao, use o(s) nome(s) do(s) autor(es) seguido(s) do ano. Exemplo: Gomes

(2008). Se o texto possuir numerao de pgina, coloque o nmero dessa pgina aps o ano. Ex.: Gomes (2008, p. 3). No final da orao, coloque o nome do autor, o ano e a numerao da pgina dentro do

parntese e em maisculo. Ex.: (GOMES, 2008, p. 3). Se o texto for citao direta, tem-se: Eu estou seguindo este formato (VIEIRA; SILVA, 2008). No caso de at trs autores, todos devem ser citados. Acima de trs, deve-se colocar o primeiro nome seguido da expresso latina et al. Ex.: Gomes et al. (2007, p. 45) ou (GOMES et al., 2007, p. 45), respectivamente no incio e final da orao.

Citao de citao Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original: (ABNT, 2002, p. 1): Para Correa (2006, p. 45 apud SILVA, 2008, p. 210), escrever artigo cientfico requer muita ateno. Ou, se for no final da orao, este assunto uma cincia (CORREA, 2006, p. 212 apud SILVA, 2008, p. 22-23). Nos dois casos, a referncia Silva (2008) deve ser registrada na lista de autores (Referncias). Citao de texto traduzido: deve-se escrever aps a chamada da citao a expresso traduo do prprio autor, entre parnteses. Exemplo: logstica o assunto do momento [] (LAMBERT, 2008, traduo do prprio autor). Em geral se apresenta o texto na lngua original, a no ser quando se tratar de um idioma no muito usual. Coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentar as iniciais de seus prenomes: "RODRIGUES, M. (1989)"; "(RODRIGUES, R., 1989)".

3. Metodologia A metodologia o corao do artigo. Nela deve conter o mtodo de pesquisa (estudo de caso, levantamento de dados por meio de questionrios, pesquisa participativa etc.), os procedimentos para coleta e anlise dos dados, onde e em que circunstncia a pesquisa foi realizada (por exemplo, qual foi o critrio para escolha do local), descrever os

mtodos (quando utilizados) na coleta e anlise dos dados (como ferramentas para medio, desenho etc.), descrever as variveis analisadas no caso (quando existir). A metodologia deve ser escrita de forma que mostre, de maneira criteriosa, como a pesquisa foi realizada. Deve-se at, se for o caso, escrever sobre as limitaes da pesquisa.

4. Resultados (ou Resultados e Discusses ou Estudo de Caso etc.) Todas as figuras e tabelas devem possuir legendas e seguir a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT, 2001). Assim, no caso de figuras (grficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, a exemplo dos quadros, as legendas, centralizadas e escritas com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), devem ser posicionadas na sua parte superior. As chamadas para tabelas, quadros, figuras e grficos devem vir referenciadas no texto (Quadro 1, Tabela 1, Figura 1). Um comentrio relevante bem vindo aps essas representaes grficas. Evite colocar cores, como figuras e grficos coloridos, pois um artigo geralmente impresso em preto e branco. Essas formas de linguagem devem ser limpas, claras e de fcil entendimento. O leitor deve entender, sem grande esforo, o que o autor quer dizer. Deve ser mantido o espaamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as figuras ou tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto, tambm deve haver um espaamento de 6 (seis) pontos. Lembre-se de que quadro diferente de tabela. Enquanto aquele privilegia o preenchimento com textos, esta apresenta preferencialmente nmeros, dados estatsticos, devendo o autor fazer bem essa distino. Se houver fonte bibliogrfica, esta dever ser descrita na sequncia do ttulo da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodap, aps o fio de fechamento, tambm com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 ilustram essas exigncias. Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e nmeros das tabelas.

Mix da indstria

20 15 10 5

16 12 6 0

0 Medicamento menor 25% No medicamento maior 25%

Figura 1 Quantidade de itens vendidos pela distribuidora em relao ao mix total da indstria. Fonte: VIEIRA; COUTINHO, 2008.

Um comentrio relevante aps a chamada desejvel para valorizar a figura e para o seu melhor entendimento.
Tabela 1 Dados de conhecimento da indstria com a distribuidora
Ocorrncia de Reunio Logstica Setor de atuao J teve (%) Medicamento No medicamento Total geral Nunca teve (%) Intervalo de Visitas Mensal No mensal (%) (%)

11,76 11,76 23,53

5,88 70,59 76,47

11,76 38,24 50,00

5,88 44,12 50,00

Fonte: VIEIRA; COUTINHO, 2008.

5. Consideraes Finais Nas consideraes finais devem ser apresentados os seguintes pontos: responder aos objetivos propostos, ressaltar a contribuio do artigo (ou da pesquisa), quais foram as limitaes e propor sugestes para trabalhos futuros. 6. Referncias Para a elaborao das referncias, recomenda-se utilizar a norma ABNT/NBR 6023. As regras gerais so as seguintes: Livros Sobrenome do autor em letras maisculas, seguido das iniciais do nome do autor, ttulo da obra em negrito, nmero da edio (a partir da segunda) (observar a abreviatura de "2" = "2. ed."), local: editora, ano da publicao. Nmero de pginas. Se houver mais de um autor, separ-los por ponto-e-vrgula. Recomenda-se registrar todos os autores ou colocar a expresso et al. aps o terceiro.

Exemplo: SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administrao da produo. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 273 p.

QUANDO HOUVER ORGANIZADOR (ORG.), COORDENADOR (COORD.) OU EDITOR (ED.) FERREIRA, L. P. (Org.). O fonoaudilogo e a escola. So Paulo: Summus, 1991. 59 p. Quando o autor for uma entidade ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao - Referncias - Elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 90 p.

LIVRO DE SRIE OU COLEO SILVA, F. Como estabelecer os parmetros da globalizao. 2. ed. So Paulo: Macuco, 1999. 157 p. (Srie Princpios 29).

LIVRO EM MEIO ELETRNICO ALVES, C. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/port/lport/navionegreiro.htm>. Acesso em: 5 mar. 2004. SIMPSIOS E CONGRESSOS Nome do evento em letras maisculas, nmero do evento (se houver), ano de realizao e local. A palavra anais em negrito mais reticncias. Local: Editora, Ano. Nmero de pginas. Exemplo: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO A Engenharia de Produo e o Desenvolvimento Sustentvel: Integrando tecnologia e gesto, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ENEGEP, 2009. 350 p.

SIMPSIOS E CONGRESSOS EM MEIO ELETRNICO Acrescentam-se os seguintes itens: Endereo eletrnico antecedido da expresso "Disponvel em: Data do acesso antecedida da expresso Acesso em:. Exemplo: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 20., 1996, Rio de Janeiro. Anais eletrnicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 1996. Disponvel em: <http://www.anpad.com.br/xxcongresso.anais.htm>. Acesso em: 5 mar. 2004. DISSERTAES E TESES Sobrenome do autor em letras maisculas, Nome do autor. Ttulo da obra em negrito. Ano e nmero de folhas (f). Tese, dissertao ou trabalho de final de curso (abre parnteses e coloque o grau e a rea) Unidade de Ensino, local, estado e ano da publicao. Exemplo: MARTINS, G. de A. As atividades de marketing nas instituies de ensino superior. 1986. 90 f. Tese (Doutorado em Administrao) Departamento de Administrao da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1986. PERIDICOS Sobrenome do autor do artigo em letras maisculas, nome do autor do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico em negrito, nmero do volume e, ou, ano (ex.: "v. 1", ano 4), nmero do fascculo (ex.: "n. 6"), pgina inicial-final do artigo (ex.: "p. 15-23"), ms, data. Exemplos: POPP, R. Swamped in information, but starved of data: information and intermediaries in clothing supply chains. Supply Chain Management Review, v. 5, n. 3, p. 28-36, sep. 2000. VIEIRA, J. G. V.; YOSHIZAKI, H. T. Y.; LUSTOSA, L. J. Um estudo exploratrio sobre colaborao logstica num grande varejo supermercadista. Revista Produo. 2010. [aceito para publicao no prelo]. ARTIGOS EM REVISTAS EM MEIO ELETRNICO Sobrenome do autor do artigo em letras maisculas, nome do autor do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo da publicao em negrito, nmero do volume e, ou, ano (ex.: "v. 1", ano 4), nmero

do fascculo (ex.: "n. 6"), pgina inicial-final do artigo (ex.: "p. 15-23"). Endereo eletrnico antecedido da expresso "Disponvel em:". Data do acesso antecedida da expresso Acesso em:. Exemplo: VIEIRA, J. G. V.; COUTINHO, D. P. Avaliao da colaborao logstica entre uma distribuidora e seus fornecedores. Revista Eletrnica Produo & Engenharia, Viosa, v. 1, n. 1, p. 53-68, 10 nov. 2008. Disponvel em:

<http://www.revistaproducaoengenharia.org/artigos/109_53.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2008. IMPORTANTE! a) Quando no for possvel determinar o local de publicao, adota-se a abreviatura S.l., entre colchetes, do latim sine loco, que significa sem local. Exemplo MORAIS, L. Aventura no deserto. 2. ed. [S.l]: Pioneira, 1994. 59 p. b) Quando no for possvel determinar a casa publicadora, adota-se a abreviatura s.n., entre colchetes, do latim sine nomine, que significa sem nome, sem editora. Exemplo MORAIS, L. Estudo de caso. Rio de Janeiro: [s.n.], 1994. e) Quando o local e o editor no aparecem na publicao, indica-se entre colchetes [S.l. : s.n.]. Exemplo MORAIS, L. Aventura no deserto. [S.l.: s.n.], 1994.

REFERNCIAS BORBA, F. Caderno de pesquisas em administrao PPGA/FEA/USP ltima atualizao 5/3/2004.


ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023 Informao e documentao Referncias Elaborao. Ago. 2002. 24 p. ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520 Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao. Ago. 2002. 7 p. ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724 Informao e documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao. 2. ed. 30.12.2005. 9 p.

ATENO! Nota 1. Os apndices e, principalmente, os anexos (textos, tabelas, esquemas etc. apresentados por outros autores) geralmente devem ser evitados num artigo cientfico. Nota 2. Por fim, espera-se que cada autor releia o artigo e o veja sob o olhar de um avaliador. Ele ver que escrever uma arte que poucos dominam e que, quanto mais aprendemos, menos sabemos, tanto do que est dizendo (contedo) quanto da prpria linguagem (maneira de explicitar os seus erros de semntica e de sintaxe).

You might also like