You are on page 1of 4

Joo Batista Vilanova Artigas

J. B. Vilanova Artigas nasceu em Curitiba, Paran, em 1915, onde concluiu sua formao bsica, transferindo-se para So Paulo para cursar a Escola Politcnica, onde se formou em 1937. Cursou, ento, dois anos na Escola de Belas-Artes de So Paulo e em 1940 iniciou a carreira de professor na Politcnica. Ainda como estudante trabalhou no escritrio de Osvalde Bratke e formado tornou-se construtor, realizando um grande nmero de obras pela firma Marone e Artigas. Vilanova Artigas considerado de grande importncia na arquitetura brasileira porque alm de ter sido professor, foi um dos criadores da FAU. Em razo da sua formao da Escola Politcnica, aprofundou suas pesquisas na tcnica de processos de projetao e construo no ramo da arquitetura. Influenciou na rea da educao atravs de uma reforma curricular da FAU USP em que colocou no curso de arquitetura o desenho industrial e programao visual, a partir da crena de que profissionais deveriam participar ativamente no desenvolvimento de todos os processos industriais requeridos pelo projeto nacional-desenvolvimentista, atual ento, no pas. Sua arquitetura foi baseada em formas geomtricas preliminares e o uso do concreto reforado como estrutura. De embora suas idias mudassem consideravelmente de seu primeiro perodo, manteve a continuidade do espao e a mudana dos nveis, atravs da criao de grandes vcuos e o uso dos mezaninos ligados por inclinaes, que criam um efeito dramtico em seus edifcios. Em 1969, foi afastado da FAU e exilado por conta do regime militar vigente no pas devido sua ligao o com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1979, pelo processo de anistia instaurado no pas, volta a lecionar na FAU USP onde foi professor da disciplina imposta pela ditadura militar: Estudos de Problemas Brasileiros. Porm, subvertia tal programa escolar levando faculdade diversas personalidades do mundo artstico, poltico e cultural. Observamos ento que as tendncias de Artigas so presentes atualemente e portanto conclumos que o arquiteto ficava frente de seu tempo idealizando a arquitetura moderna.

Como obras importantes temos, principalmente: Em So Paulo: - A sede da Faculdade de Arquitetura da USP - FAUUSP Este prdio acrisola os santos ideais de ento: pensei-o como a espacializao da democracia, em espaos dignos, sem portas de entrada, porque os queria como um templo, onde todas as atividades so lcitas. Vilanova Artigas SP, 28 de junho de 1984.

- O Estdio do Morumbi O Morumbi foi o primeiro estdio brasileiro a adotar traves arrendondadas, atualmente padro oficial no mundo todo. O volume de concreto usado para construir o Estdio Ccero Pompeu de Toledo foi de 50 mil metros cbicos. Daria para construir 90 prdios de 10 andares cada, com dois apartamentos de 150 metros por andar. O consumo de sacos de cimento (400 mil unidades) corresponde a 3200 caminhes de seis toneladas carregados. Ou, se colocados um ao lado do outro, estaria coberta a distncia entre So Paulo e Belo Horizonte. A quantidade de ferro usada chegou a 6 mil toneladas. Se toda essa quantidade fosse soldada de ponta a ponta, na bitola 318, uma ponta ficaria em So Paulo e a outra em Lisboa, Portugal.

Em Londrina: - A antiga estao rodoviria (hoje transformada em museu)

- A Casa da Criana

A interseco entre volumes puros, o pano de vidro, os pilotis e as formas curvas do terrao fazem parte dos exerccios corbusianos desta fase de sua carreira.

- O Cine Ouro Verde

Em Curitiba: - Hospital So Lucas

- Casa Vilanova Artigas

Um exemplar da influncia dos traos modernistas de Le Corbusier.Para alguns, apenas "um caixote de vidro e concreto", com a frente marcada em cor vibrante, um vermelho queimado. Porm, na tica dos especialistas, atualizada e modernizada pela viso de "um mestre" que soube "mixar em seus projetos arquitetnicos as convices polticas e estticas". Em sntese, a casa projetada pelo arquiteto, filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), para muitos, era quase uma subverso. - Residncia Niclievicz

Bibliografia consultada: - Vilanova Artigas de Joo Masao Kamita - Tendncias Atuais da Arquitetura Brasileira Vilanova Artigas 1915/1985 - http://www.pinheiros.com.br/city/morumbi/estadio.htm - www.wikipdia.com.br - http://www.g-arquitetura.com.br/historicoartigas.html

Acesso: 29/03/2011

CURSO DE ARQUITETURA BIANCA ATALLA DE SOUSA TURMA: 1AAQ

You might also like