You are on page 1of 3

TRABALHO CIENTFICO:

Todo trabalho cientfico deve ter uma problematizao ou tema problema que consiste numa indagao, num questionamento.

Tendo o tema, vamos fazer um questionamento. eX: o aborto nos casos de anencefalia constitucional chegando concluso h que se justificar a resposta que pode ser afirmativa ou negativa. Da h que se trazer os argumentos jurdicos. No s se trazer os conceitos jurdicos, mas sim, traar um caminho para responder a esta pergunta, que estar disposta na Introduo. Na introduo o que mais fundamental trazer o tema-problema, aqui que vai se levantar uma dvida, trazer uma pergunta. Esta perguntab importante porque os trabalhos cientficos visam aprimorar a cincia. Por isso que a crtica no sentido da reflexo, do questionamento do ordenamento colocada. No trabalho cientfico importante que o aluno se posicione, deixe a sua opinio. A monografia no exige inovao, porm, quanto mais reflexivos forem, maior a possibilidade de estarem inovando. No desenvolvimento esto os captulos. Quantos captulos devero exisitir uma questo de estilo. Nos captulos devero ser desenvolvidos o tema central. No trabalho cientfico h um nico tema central. -Tema central: O Status jurdico do embrio in vitro e sua implicaes jurdico-penais. Indagao: Qual o status jurdico do embrio pr-implantatrio fundamental que o tema seja muito delimitado porque h que se trazer uma resposta provada atravs de argumentos jurdicos. 1)Fazer um esboo da introduo (falar sobre a importncia do tema, o presente trabalho visa..., depois vamos falar dos captulos, depois falar-se das reas que vo utilizar para o deslinde do tema central, finalizando que o tema central importante para a pesquisa cientfica 2)Pesquisar o tema escolhido e a partir desta pesquisa haver a seleo de 20 a 30 livros. E a partir da escolher os mais renomados para fazer o trabalho. 3)Fazer o sumrio 4)Iremos dividir o desenvolvimento em quantos captulos for necessrio. 5)H que se esgotar o primeiro captulo e assim por diante... 6)Depois de se fazerem todos os captulos, volta-se ao esboo da introduo para refaz-la. A volta-se a todos os captulos um a um sanando as lacunas.

Livro: Antnio Joaquim Severino Metodologia do trabalho cientfico Editora Cortez ler o captulo V. Este captulo trata da problematizao.

E-mail: souzalimacarolina@terra.com.br

Existem duas formas de se trazer conhecimento ao trabalho cientfico que so a referencia e a citao. Citao: Segundo Jos Afonso da Silva ....1 Nota de rodap: 1. Curso de Direito Constitucional (sempre em intalco). 15 ed. So Paulo: Malhieros, 2011, Vol. 1, p.200.

Referncia: A dignidade da pessoa humana consiste... 1 Nota de rodap: 1. Jos Afonso da Silva. Curso de Direito Constitucional. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 2011, Vol. 1, p. 200. OBS: Na bibliografia final a pgina no vem demarcada.

2 ORIENTAO: Citar a mesma obra pela segunda vez 1)Iden e ibidem quando o mesmo autor e a mesma obra com pagina diferente. 2)Mesmo autor, mesma obra, cit. Pag tal. 3)Quando um autor citando outro autor: Segundo Jorge Miranda... nota de rodap: apud + a obra do Canotillo Em regra no se usa apud j que melhor ir direto fonte. O apud s utilizado em caso de livros de difcil acesso. Necessrio: Citao Referncia Na introduo deve ter necessariamente o tema que se est enfrentando e a partir da vai-se chegar ao tema problema, a problematizao, que a indagao que vocs pretendem discutir. Na introduo estar apenas a pergunta, j que a resposta estar nos captulos. Depois deve se chegar concluso que deve ser direta e objetiva. imprescindvel algum que analise o portugus da monografia. A bibliografia o ideal, ao invs de referncia bibliogrfica.

You might also like