You are on page 1of 32

NDG - 5.

Companhia de Gs de Minas Gerais

CRITRIOS PARA O DIMENSIONAMENTO DE REDE INTERNA DE GS NATURAL

Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

NDG - 5.2

Companhia de Gs de Minas Gerais

NORMA DE DISTRIBUIO DE GS NATURAL

CRITRIOS PARA O DIMENSIONAMENTO DE REDE INTERNA DE GS NATURAL

PREPARADO
Luiz Cludio C. Santos42923-3 Miguel ngelo P. Andrade27013-2

RECOMENDADO
Miguel ngelo P. Andrade27013-2

APROVADO
Antnio Otvio C. Ferraz 38998-1

NDG - 5.2 Maio/1997

REVISO A B C

DATA 04/02/2002 09/2002 08/03/2004

PGINA SUBSTITUDA 03/22; 06/22; 09/22; 11/22; 17/22; 19/22; anexo IV. Geral 09/23

RESPONSVEL Bruno Rehwagen Antonio Welerson de Oliveira Passos Bruno Rehwagen

NDG - 5.2

NDICE

CAPTULO 1 2 3 4 5 6 INTRODUO DEFINIES

TTULO

PGINA 2 3 4 14 16

PROJETOS DA REDE INTERNA MATERIAL PARA A TUBULAO TESTE DE ESTANQUIDADE PURGA E COLOCAO DA REDE DE DISTRIBUIO INTERNA EM CARGA PINTURA REFERNCIAS

19 22 23

7 8

ANEXOS I II III IV V VI VII FIGURAS 1 E 2 FIGURAS 3 E 4 FIGURA 5 FIGURA 6 FIGURA 7 FIGURA 8 FIGURA 9

1/23

NDG - 5.2

1.

INTRODUO Este trabalho tem por objetivo indicar diretrizes, requisitos mnimos e procedimentos a serem observados pelos clientes de gs natural quando do projeto e instalao das suas redes internas de distribuio de gs natural (RIDG). Este trabalho se restringe a redes em tubo de ao carbono e presses e distribuio internas at 4,0 kgf/cm2. No havendo determinao explcita sobre procedimentos tcnicos a adotar, prevalecem as normas brasileiras existentes sobre a matria e, na sua falta, as normas internacionais que regulamentem o assunto. A qualidade do projeto e das instalaes, bem como os riscos inerentes, so de exclusiva responsabilidade do cliente.

2/23

NDG - 5.2

2. 2.1.

DEFINIES CMRP - CONJUNTO DE MEDIO E REGULAGEM DE PRESSO uma montagem composta de equipamentos instalados entre a rede de distribuio de gs natural e a rede interna de distribuio de gs natural do consumidor, que tem a funo de manter a presso do gs natural dentro de limites pr-estabelecidos, visando medio dos volumes do gs natural consumido, manuteno da estabilidade da presso de fornecimento e proteo contra sobrepresso jusante. GN - GS NATURAL um combustvel de origem fssil, encontrado no subsolo, tanto no mar quanto na terra, associado ou no ao petrleo, oriundo da degradao de matria orgnica por bactrias anaerbicas. uma mistura variada de hidrocarbonetos na qual predomina o metano. RIDG - REDE INTERNA DE DISTRIBUIO DE GS Instalao interna do consumidor compreendida entre o flange jusante do CMRP, at a vlvula de bloqueio de gs natural, inclusive, montante dos equipamentos destinados combusto do gs natural. VLVULA DE BLOQUEIO Vlvulas que so instaladas ao longo da RDGN, que tm a finalidade de bloquear totalmente o fluxo do gs natural em determinado trecho, localizada em caixa enterrada. PONTOS DE CONSUMO So os equipamentos destinados a queimar combustvel.

2.2.

2.3.

2.4.

2.5.

3/23

NDG - 5.2

3.

PROJETO DA REDE INTERNA Para o projeto da rede interna as seguintes etapas devero ser realizadas: Identificar os pontos de consumo e o CMRP em planta de situao; Levantar os consumos provveis dos pontos de consumo; Definir o traado mais provvel da rede; Calcular os dimetros da rede; Definir o traado definitivo da rede; Fazer o isomtrico completo da rede; Fazer a especificao e lista dos materiais. A seguir esto descritas as orientaes necessrias para a execuo das etapas acima.

3.1 3.1.1

ESCOLHER O LOCAL DO CMRP E IDENTIFICAR OS PONTOS DE CONSUMO. O CMRP deve ser locado atendendo interesses tanto da Gasmig quanto do cliente. Os aspectos mais importantes na sua localizao so: O local deve ser bem ventilado; O local deve ser de fcil acesso para veculos mdios (camionete, saveiro, parati); O local deve sempre que possvel, ser prximo de uma portaria para facilitar a entrada de pessoal credenciado da Gasmig para leitura, inspees e manutenes; O local deve estar distante pelo menos 5,0m de edificaes industriais com janelas e 3,0m de edificaes industriais sem janela; O local deve estar distante pelo menos 5,0m de depsitos de combustveis slidos, lquidos e gasosos, alm de subestao, centro de controle de motores (CCM) ou outros painis eltricos; O local deve estar distante no mnimo 5,0 m da projeo vertical de redes primrias, secundrias e barramentos de distribuio de energia eltrica, incluindo-se, inclusive, bandejas de cabos isolados;

4/23

NDG - 5.2

O local deve estar (ou vir a estar) protegido de possvel ao predatria de terceiros; O local deve estar (ou vir a estar) protegido contra coliso de veculos e/ou cargas em movimento; O local deve ser de fcil acesso para o pessoal de operao do cliente, para as leituras de rotina no CMRP e para as intervenes de emergncia previstas em norma especfica; O local deve ser suficientemente grande para o tamanho atual do CMRP e possveis aumentos futuros; O local escolhido deve ser definitivo; O local deve estar (ou vir a estar) protegido da ao nefasta de atmosferas corrosivas; O CMRP deve se localizar o mais prximo possvel dos pontos de maior consumo de gs natural. Uma vez escolhido o melhor local para a instalao, indic-lo numa planta de situao da empresa em questo. Indicar na mesma planta de situao os pontos de consumo de gs natural atuais e futuros.

3.2.

LEVANTAMENTO DO CONSUMO MXIMO HORRIO DE GS NATURAL DOS EQUIPAMENTOS Quanto melhor o cliente conhecer o seu perfil de consumo de energticos, tanto melhor e confiveis sero o dimensionamento da sua rede interna. Neste particular, no menos importante considerar tambm a poltica de crescimento da empresa, com vistas a levar em considerao a aquisio futura de novos equipamentos de combusto e tambm utilizao de capacidade ociosa de equipamentos existentes. Para efeito de estabelecimento de equivalncia de consumos os seguintes poderes calorficos inferiores, mdios (PCI) sero utilizados: Gs natural = 8674 kcal/m3 a 1,0 atm. e 20C; GLP = 11230 kcal/Kg; leo combustvel 1A = 9600 kcal/Kg ou 9900 kcal/l a 20C; leo combustvel 7A = 9300 kcal/Kg ou 9600 kcal/l a 20C; leo diesel = 10230 kcal/Kg.

5/23

NDG - 5.2

Para equipamentos eltricos a serem convertidos para gs natural ou substitudos por equipamentos a gs natural de mesma potncia, a equivalncia de consumo ser feita considerando-se que 1 kwh igual a 860 kcal, devendo tambm ser considerada a eficincia dos equipamentos eltricos, bem como a dos equipamentos a gs natural que iro substitu-los. Quando se conhece perfeitamente o consumo horrio histricos dos equipamentos, seleciona-se o maior valor observado para ser utilizado no dimensionamento da rede, mantendo sempre em mente a possibilidade de aumento futuro de consumo. Quando no se conhece o perfil de consumo horrio, divide-se o consumo pelo nmero de horas efetivamente trabalhadas no perodo e multiplica-se por 1,2 para levar em conta variaes de consumo no perodo em questo. Como ltima alternativa, a mais conservadora delas, o consumo horrio pode ser retirado da placa do equipamento, dividindo-se a potncia do equipamento, em kcal/h, pelo poder calorfico superior, mdio do gs natural a ser utilizado, quais seja 9400 kcal/m3 e 11865 kcal/kg para o gs natural e GLP, respectivamente, a 20 C e 1 atm.

3.3.

DEFINIO DO TRAADO MAIS PROVVEL DA REDE / RECOMENDAES TCNICAS. De posse da planta de situao com a posio do CMRP e dos pontos de consumo, os traados possveis da rede interna de gs natural tornam-se bastante claros. Para facilitar a escolha daquele que poderia ser o melhor traado, os seguintes artifcios e consideraes devem ser feitos:

3.3.1

Agrupar os pontos de consumo que ficam numa mesma rea/regio da planta industrial e consider-los como um nico ponto de consumo, com consumo igual soma dos consumos dos seus componentes. A linha tronco da RIDG deve, partindo do CMRP, se dirigir para o grupamento de pontos de maior consumo e ter o menor comprimento possvel, e tambm, sair da mesma as derivaes para atender aos demais grupos de pontos de consumo. Pode ser conveniente optar-se por duas ou mais linhas tronco para a RIDG, caso as distncias entre os grupos de pontos de consumo seja grande e a posio relativa entre eles assim o requeira. A RIDG deve preferencialmente, percorrer locais adequadamente ventilados, para evitar o acmulo de gases em caso de vazamento, e com distncia mnima de 3,0m em relao a qualquer tipo de fonte de ignio ou de fonte de calor que possa comprometer a integridade fsica da tubulao. Flanges, vlvulas, drenos, etc., devero ter afastamento mnimo de 6,0m em relao a equipamentos com chama aberta. 6/23

3.3.2

3.3.3

3.3.4

3.3.5

NDG - 5.2

3.3.6

Devero ser previstos locais adequados para a instalao das vlvulas de bloqueio de emergncia manual, seguros e de fcil acesso, a no menos que 10m de distncia dos fornos, caldeiras ou outros equipamentos a que se destinam. Onde o gs natural o nico produto inflamvel passvel de classificao de rea, so consideradas classificadas as seguintes reas: 3,0m ao redor e abaixo dos equipamentos, assim como 4,5m acima de estaes de reduo de presso e medio; 3,0m ao redor de vlvula de bloqueio de emergncia manual em todas as direes; 3,0m em t das as direes ao redor de flanges, conexes, vlvulas, drenos, o respiros e outras fontes de risco de vazamento de tubulao areas.

3.3.7

3.3.8

Os equipamentos eltricos, sempre que possvel, devem se situar fora dos limites da rea classificada. Quando impossvel, eles devero atender s Normas Brasileiras NBR 9518, Projeto 3:031.10-002, NBR 5363, NBR 8447, NBR 9883. Deve ser evitada a passagem da tubulao de gs natural em locais confinados e minimizado o percurso em reas internas a prdios onde esto instalados os equipamentos consumidores.

3.3.9

7/23

NDG - 5.2

3.3.10

Deve ser evitada a proximidade entre a tubulao de gs natural e a rede eltrica, principalmente o traado paralelo entre os dois elementos. Quando no for possvel evitar o traado paralelo recomenda-se que a tubulao fique mesma cota. Caso a tubulao de distribuio interna de gs natural fique abaixo da rede eltrica, dever ser instalado anteparo de material no combustvel entre ambos com o objetivo de evitar que haja acidentalmente contato simultneo de materiais condutores com a tubulao de gs natural e com a rede eltrica, conforme sugerido no croquis abaixo. As distncias mnimas recomendadas so: Para Rede Eltrica No Protegida ----> 50 cm. Para Rede Eltrica Protegida --------> 30 cm.

3.3.11

Para as tubulaes areas o afastamento mnimo entre a linha de centro da tubulao e a margem mais prxima das ruas e avenidas internas dever ser de 2,0 m. Caso no seja possvel manter este afastamento mnimo, devero ser utilizadas defensas (vigas, cercas ou colunas) ou outros dispositivos para proteger a tubulao.

3.3.12

As distncias mximas recomendadas entre suportes para trechos retos e sem acidentes, em funo do dimetro do tubo, so:
Dimetro Espessura Vo mximo 3/4 Sch 80 3m 1 Sch 80 3m 1 1/2 Sch 80 4m 2 Sch 40 4m 3 Sch 40 5m 4 6 8 10 12

Sch 40 Sch 40 Sch 40 Sch 40 0,375 6m 7m 8m 9m 10m

8/23

NDG - 5.2

3.3.13

Deve evitar contato direto Tubo/Suporte, devido a uma possvel corroso localizada. Recomenda-se ento, que a referida rea seja revestida com fita adesiva plstica anti-corrosiva, ou mesmo com uma pelcula de borracha ou utilizao de sela de ao (meia-cana) colada sob o tubo.

3.3.14

Travessia de parede ou laje, dever ser feita segundo a figura 1 anexa, evitandose sempre o contato entre o tubo e o tubo luva. O dimetro do tubo luva deve ser de acordo com a tabela abaixo:
TUBULAO TUBO LUVA 3/4 1 /2
1

1 2

2 4

4 8

6 10

8 12

3.3.15

No caso de travessia de piso, a tubulao dever manter o revestimento exigido para tubulaes enterradas, at uma altura de 15cm do nvel do piso, conforme figura 2 anexa. Travessia de tubulaes, por forro falso, poo ou local no ventilado deve ser evitada. Para as tubulaes enterradas, dever ser observada a distncia mnima de 3,0 m em relao s reas internamente edificadas e normalmente ocupadas, tais como escritrios, refeitrios, prdios administrativos, etc. e 50,0cm em relao a tubulaes de gua e esgoto. Tais tubulaes no devero utilizar a mesma vala de redes eltricas e ou telefnicas. As tubulaes internas enterradas devem receber sinalizao visvel indicando a existncia de duto de gs natural. Sugere-se a colocao de tachas de resina ou de alumnio a cada 5,0 m e quando possvel balizadores de madeira a cada 20,0m. As tubulaes enterradas devero ser protegidas externamente contra corroso, revestindo os tubos com coaltar-Enamel, Polietileno Extrudado ou fita adesiva plstica anticorrosiva. Deve-se proceder tambm proteo catdica. As profundidades das tubulaes enterradas so de 80cm e 50cm a partir da geratriz superior do tubo em ruas sujeitas a trfego pesado e trfego leve/jardins, respectivamente. No caso de tubos de polietileno, que suporta presses de at 7,0 Kgf/cm, deve-se utilizar uma profundidade mnima de 70,0cm. Vale salientar que tubulaes deste material so obrigatoriamente enterradas. As tubulaes enterradas no devem ficar sujeitas a possveis esforos provenientes de construes.

3.3.16

3.3.17

3.3.18

3.3.19

3.3.20

3.3.21

9/23

NDG - 5.2

3.3.22

As valas para colocao dos tubos devem ter seo retangular, a menos que a consistncia do terreno no o permita. A largura da vala deve ser a mnima possvel, bastando acrescentar 30cm ao dimetro externo dos tubos. Quando os tubos forem assentados diretamente no solo, o fundo da vala dever receber uma camada de no mnimo 10cm de terra limpa, bem compactada para servir de base tubulao (figura 3 anexa). O reaterro da vala, at 20cm acima da geratriz superior do tubo, deve ser efetuado com material selecionado, isento de pedras ou outros materiais estranhos, e bem compactado ao lado e acima dos tubos. O reaterro da vala deve ser completado com material de densidade aproximadamente igual do terreno original (figura 4 anexa). As instalaes em canaletas, devero ser efetuadas segundo a figura 5 anexa, observando-se ainda os seguintes pontos: Devem ser previsto para a cobertura da canaleta, grades com pelo menos 50% da seo vazada a fim de que haja boa ventilao e no cause o aprisionamento do gs natural em caso de vazamento. O dimensionamento da espessura das paredes e do tampo da canaleta dever ser feito pelo cliente, de modo a suportar o trfego local. vetada a passagem de eletrodutos ou tubulao de conduo de fludos corrosivos pela canaleta que comporta a tubulao de gs natural. As canaletas para a tubulao de gs natural devem ter uma inclinao de no mnimo 1% longitudinal e transversalmente para efeito da drenagem da gua. As distncias entre suportes ou bases de concreto devero seguir s mesmas informadas anteriormente para tubulaes areas. Admite-se ligao de tubos por meio de roscas at o dimetro mximo de 50 mm. A ligao de tubos de dimetro superior dever ser feita por meio de soldagem. Recomenda-se a instalao de 01(uma) vlvula de reteno na linha de gs natural, prxima ao CMRP, de modo a impedir, em caso de testes na RIDG, a entrada de outros gases no CMRP, devendo ser montada na posio horizontal. (Figura 08 - anexa) Recomenda-se a instalao de 01(uma) vlvula de bloqueio manual, prxima ao CMRP, de modo a permitir trabalhos na RIDG. (Figura 08 - anexa) necessria a instalao de placas de advertncia quanto a no fumar, nem usar chama aberta, numa distncia mnima de 06 m, nas reas classificadas (reas que contenham algum ponto sujeito a vazamento de gs natural, como flanges, conexes, vents, vlvulas, etc.). Tambm dever ser instalada placa de identificao da vlvula de bloqueio de emergncia manual de cada equipamento ou grupo de equipamentos de combusto.

3.3.23

3.3.23.1

3.3.23.2

3.3.23.3

3.3.23.4

3.3.23.5

3.3.23.6

3.3.24

3.3.25

3.3.26

3.3.27

10/23

NDG - 5.2

3.3.28

Para as empresas que vislumbram a possibilidade de um aumento futuro e significativo do consumo do gs natural recomenda-se a instalao de um carretel flangeado de 1,0m de comprimento de mesma bitola da sua RIDG, imediatamente aps o CMRP, para permitir futura adequao de um CMRP de maiores dimenses.

3.4

CLCULO DO DIMETRO DA REDE Para o clculo da rede, dois parmetros devem ser levados em considerao. A velocidade mxima do gs natural no deve ser superior a 40m/s para o gs natural filtrado at 50 e 20m/s para o gs natural sem tal filtragem em qualquer trecho da tubulao, e a perda de carga desde a sada do CMRP at os pontos de consumo no pode exceder a 20% da presso manomtrica de sada do CMRP. OBS: A perda de carga de 20% poder ser reavaliada em funo de equipamentos a serem instalados, que requeiram variao de presso menor.

Para o clculo das perdas de carga a Gasmig utiliza a frmula de energia mostrada abaixo:

P12 P22 Q = 0,2146 xEx ffxSxLxTxZ


ONDE: Q= E= ff = P1 = P2 = S= L= T= Z= fluxo. D=

0,5 xd 2,5

Vazo de gs natural em m3/h a 20 c e 1,0 atm. Fator de eficincia da tubulao Obs.: utilizar E = 0,9. Fator de atrito Fanning Obs.: ff = 0,25 x fm, onde fm o fator de atrito de Moody. Presso absoluta na entrada de tubulao (kgf/cm2). Presso absoluta na sada da tubulao (kgf/cm2). Densidade relativa do gs natural S= 0,62 Comprimento total equivalente da tubulao (m). Temperatura mdia absoluta do Gs Natural (K). Fator de compressibilidade do gs natural na presso e temperatura do Dimetro da tubulao (mm).

As seguintes informaes so necessrias para aplicao da frmula acima: Presso atmosfrica = 1,0332 kgf/cm2; A viscosidade absoluta a 27oC do GN 109 P.

11/23

NDG - 5.2

A viscosidade cinemtica obtm-se dividindo-se o valor acima pela massa especfica do gs natural: Para o GN = 0,74 Kg/Nm3 Obs.: A viscosidade cinemtica utilizada para o clculo do nmero de Reinolds que em conjunto com a rugosidade relativa da tubulao a ser utilizada, permite a obteno do fator de atrito em um baco de Moody, e por conseguinte o fator de Fanning.

3.4.1

Para o clculo do N. de Reinolds devero ser consideradas as condies do fludo no fluxo. No valor de L devem ser includos as curvas e demais acidentes em termos de comprimento equivalente.

3.4.2

3.5

DEFINIO DO TRAADO DEFINITIVO DA REDE Aps definidos os dimetros da RIDG, tem que se verificar-se o trajeto estabelecido primeiramente no item 3.3. Desta trabalho pode ser executado ou se existiro empecilhos para a sua consolidao. Fazer as correes necessrias na planta de situao. Se houver alteraes significativas no traado da rede de gs natural, dever ser verificado se os dimetros continuam prevalecendo. Caso no atendam, realizar novos clculos para definio dos mesmos.

3.6

FAZER O ISOMTRICO COMPLETO DA REDE De posse dos dimetros da RIDG e de todos os detalhes do seu percurso dentro da planta industrial, fazer o isomtrico da rede. No isomtrico dever constar: Os dimetros dos vrios trechos; Vlvulas, Vents, etc.; Os comprimentos dos vrios trechos; Os pontos de suportao da rede.

3.7 3.7.1

FAZER A ESPECFICAO E LISTA DE MATERIAL Especificao A especificao dever preferencialmente conter: dados tcnicos para o clculo da RIDG como: Composio do gs natural; 12/23

NDG - 5.2

Densidade; Poder calorfico inferior e superior; Presso manomtrica de trabalho; Vazo mdia; Capacidade trmica; Descrio da instalao; Descrio da pintura das tubulaes, suportes e acessrios; Descrio das placas de sinalizao; Descrio do processo de limpeza interna das tubulaes; Descrio do teste de estanqueidade; Descrio do processo de purga e colocao da rede em carga. 3.7.2 Lista de material A lista de material dever conter denominao, dimenses, quantidade e caractersticas dos materiais.

13/23

NDG - 5.2

4.

MATERIAL PARA TUBULAO O material para tubulao dever atender especificao abaixo.
DESCRIO DIMETRO DE AT 1/2 Vlvulas de reteno 2 12 150 2 CLASSE EXTREMIDADE DESCRIO Tipo Portinhola, estanqueidade plena, prpria para gs natural. Wafer tipo Portinhola, estanqueidade plena, Ao Carbono, Corpo ao carbono, Obturador alumnio, Sede PTFE similar: ICEGS mod. 581 Ao carbono, API 5L GN B, Open Heart ou Eletric Furnace c/ costura ou sem costura.

150

Roscada

Extremidade p/ montagem entre flanges

Tubos

2 12

1 10 24

1/2

Sch - 80 Sch - 40 0,375 150 face c/ ressalto 150 face c/ ressalto 3000 2000 3000

Pontas lisas Pontas chanfradas Pontas chanfradas solda soquete solda soquete Sobreposto Sobreposto solda soquete

1 . 24 1" 1 .

Flanges 2 . Unies 2 .

Ao forjado ASTM A.105, ANSI B.16.5 Ao forjado ASTM A.150 Sede Integral, ANSI B.16.11 Ao forjado - ASTM A234, Gr WPB (ASTM A105), ANSI - B 16.11 Ao forjado - ASTM A234 Gr WPB, ANSI B.16.9 Ao forjado - ASTM A234 Gr WPB, ANSI B.16.9 Vlvula de Esfera, tipo passagem plena, de Ao forjado ASTM A 216 Gr. WCB, Interno AISI 304 Teflon. Similar: Worcester Vlvula de Esfera, tipo passagem plena, de Ao fundido ASTM A 216 Gr. WCB, interno AISI 304 Tefln, ANSI B.16.10, ANSI B.16.5 Similar: Niagara Worcester Vlvula esfera, tipo passagem plena, Ao fundido ASTM A 216 Gr. WCB, interno AISI 304 Tefln, ANSI B.16.5. Similar: Niagara

Conexes

10

Sch - 40

Pontas chanfradas

12

24

0,375

Pontas chanfradas

150

Roscado

Vlvulas 2 de 6 150 Flangeado

Bloqueio

16

150

Flangeado

14/23

NDG - 5.2

DESCRIO

DIMETRO DE AT

CLASSE

EXTREMIDADE

DESCRIO Vlvula de esfera, tipo passagem plena, tipo Fire Safe, de Ao forjado ASTM A 216Gr. WCB, Interno AISI 304 Teflon, BS 5351. Similar: Worcester Vlvula de esfera, tipo passagem plena, tipo Fire Safe, de Ao fundido ASTM A 216 Gr. WCB, Interno AISI 304 Teflon, BS5351, ANSI B.16.5 Similar: Niagara Vlvula de esfera, tipo passagem plena, tipo Fire Safe, de Ao fundido ASTM A 216 Gr. WCB, Interno AISI 304 Teflon, BS 5351, ANSI B.16.5 Similar: Niagara Papelo hidrulico, ASTM B.16.21 ABNT EB-212 Tipo estojo, ao liga. ASTM A 193 Gr. B7 ANSI B 16.5, Porcas. ASTM A194 CL 2H hex, srie pesada. ANSI B 18.2.2

800

Solda de Soquete

Vlvulas

Fire

150

Flangeado

Safe

16

150

Flangeado

Juntas 12

10 24

1,6 mm 3,2 mm

Parafusos

NOTAS: a) Como alternativa os tubos podero ser ASTM A 106 Gr. A ou ASTM A 53 Gr. A para dimetros menores ou igual a 6" e ASTM A 106 Gr. B ou ASTM A 53 Gr. B para dimetro maiores ou igual a 8". b) Acabamento de faces de flanges: ranhuras concntricas para junta conforme EB-212. c) O uso de vlvulas "Fire-Safe" opcional.

15/23

NDG - 5.2

5.

TESTE DE ESTANQUEIDADE Toda tubulao antes de ser abastecida com o gs natural, deve obrigatoriamente ser testada para constatar sua perfeita estanqueidade. Ampliao de tubulaes em uso tambm devem ser testadas antes de ser interligada existente. O teste de estanqueidade dever ser efetuado pelo responsvel pela execuo da obra, que emitir documento especfico constatando a aprovao do mesmo.

5.1

IMPORTANTE Para a execuo do teste de estanqueidade, as vlvulas instaladas em todos os pontos extremos devero ser fechadas e ter suas extremidades livres descarregando para a atmosfera. Aps a execuo e aprovao do teste de estanqueidade, as mesmas devero ser imediatamente plugadas (ou ter instalado flanges cego) que s podero ser retiradas quando da sua interligao ao equipamento consumidor. Caso na Rede Interna de Distribuio de Gs Natural estejam instalados Reguladores de presso, vlvulas de no retorno e/ou Vlvulas Automticas de Bloqueio, essas devem ser substitudas por trecho de tubo. No caso de interruptores de presso, se os mesmos suportarem a presso de teste, podem permanecer instaladas, caso contrrio, devem ser retirados e seus pontos de acoplamento tubulao plugados.

5.2 5.2.1

PROCEDIMENTOS Verificaes Preliminares Se a instalao interna foi executada de acordo com projeto e se foi aprovada pela Gasmig. Se a instalao interna foi adequadamente suportada; Se os trechos enterrados esto revestidos de acordo com estas instrues; Se os pontos de ligao dos trechos enterrados esto sem o revestimento; Se todos os pontos extremos possuem vlvula e estas esto em condies operacionais; Se o conjunto de medio ou conjunto de regulagem e medio e os equipamentos consumidores de gs natural esto desconectados da tubulao; Se os reguladores de presso, vlvulas de no retorno e/ou vlvulas automticas de bloqueio localizadas na rede de distribuio interna de gs natural, se existentes, esto substitudas por trechos de tubo;

16/23

NDG - 5.2

Se os interruptores de presso instalados na rede de distribuio interna de gs natural, se existentes, suportam a presso de teste ou se foram retirados e seus pontos de acoplamento tubulao esto plugados; Se o ramal interno, quando executado pelo cliente, possui unio plugada e bujes instalados; Se, quando existentes, as vlvulas que atendem setores esto abertas; Se as vlvulas de todos os pontos extremos esto fechadas e sem bujo ("plug") ou flange cego. 5.2.2 Pressurizao da Rede Interna Acoplar a fonte de suprimento de ar comprimido rede interna, segundo figura 6 anexa; Abrir as vlvulas (itens 3 e 10 do referido desenho) e pressurizar a tubulao at o valor exigido no item 5.2.3; Fechar a vlvula 10 e aguardar que a presso se estabilize. Caso necessrio, reabrir a vlvula 10 at que a presso exigida seja atendida; Desconectar o ar comprimido; Deixar a tubulao pressurizada pelo tempo exigido no item 5.2.4; Despressurizar a tubulao; Recolocar os reguladores de presso, vlvulas de no retorno, vlvulas automticas de bloqueio e/ou interruptores de presso se for o caso. Pressurizar a tubulao com ar at a presso de trabalho prevista e testar com espuma os pontos de ligao dos componentes recm instalados; Despressurizar a tubulao. 5.2.3 Presso de Teste Mnima Exigidas Em instalaes que trabalharo a uma presso de at 0,68 Kgf/cm2 a presso de teste dever ser 1,70 Kgf/cm2; Em instalaes que trabalharo a presso maior que 0,68 Kgf/cm2 a presso de teste dever ser 2,5 vezes a presso de trabalho, at o limite de 10,20 Kgf/cm2.

17/23

NDG - 5.2

5.2.4

Tempo de Manuteno da Presso de Teste O tempo mnimo de manuteno da tubulao na presso de teste deve ser de 30 minutos para cada 0,5 m3 de volume hidrulico da tubulao a ser testada, at um tempo mximo de 24 horas. No caso de existir perceptvel influncia devido alterao da temperatura, o perodo de teste poder estender-se at 24 horas.

5.2.5

Observaes O manmetro a ser usado no teste deve possuir sensibilidade suficiente para acusar uma variao de presso de no mnimo 700mmca e escala adequada; Quando existentes, os vazamentos devero ser localizados por meio de teste com espuma; Vazamentos provenientes de roscas ou conexes com defeito devero ser eliminados pela execuo de nova rosca ou substituio da conexo; Vazamentos provenientes de defeitos de solda devero ser eliminados cortando-se e ressoldando-se. Aps efetuados os reparos, novo teste de estanqueidade deve ser realizado.

18/23

NDG - 5.2

6.

PURGA E COLOCAO DA REDE DE DISTRIBUIO INTERNA EM CARGA Caber ao cliente ou ao responsvel pela obra providenciar seguintes itens: Nitrognio para execuo da purga sendo necessrio um cilindro de 6,6 Nm3 de nitrognio para cada 5,0 m3, ou frao, do volume hidrulico da tubulao. Para tubulaes com volume hidrulico superior a 20 m3, consultar a Gasmig; Reguladores de presso e mangueira adequada conexo do (s) cilindro (s) de nitrognio tubulao de gs natural; Mangueira flexvel de dimetro mnimo de 3/4" com conexes adaptveis as vlvulas dos pontos extremos da tubulao e comprimento suficiente para atingir local externo e ventilado.

6.1

PROCEDIMENTOS PARA COLOCAO DE TUBULAO EM SERVIO E RETIRADA DE SERVIO Objetivo Estes procedimentos tm por objetivo estabelecer parte dos requisitos de segurana, para colocao e retirada da tubulao em servio.

6.1.1

6.1.2 6.1.2.1

Terminologia Tubulao a ser purgada: - todo conduto de gs natural sem ramificaes ou com as ramificaes bloqueadas. Purgao: - a substituio do ar existente numa tubulao por gs combustvel ou vice-versa pelo uso de uma quantidade de gs inerte, para evitar o contato direto entre o gs combustvel e o ar, afim de evitar a formao de mistura explosiva. Procedimento para purgao Encher por completo a tubulao a ser purgada com gs inerte, 10 a 50% maior que o volume desta tubulao. Iniciar o enchimento em uma extremidade da tubulao enquanto o gs inerte ou ar presente na tubulao descarregado na outra extremidade atravs do tubo de descarga atmosfrico (Vent). A operao de introduo do gs inerte e sua descarga devem permanecer at que amostras na extremidade de descarga indiquem a presena de 95 a 100% de gs inerte. Quando mais de um ponto de descarga atmosfrica usado, cada ponto de descarga dever ser fechado quando detectada a presena de gs inerte na concentrao especificada, exceto o ltimo ponto de descarga que dever permanecer aberto, enquanto o gs inerte introduzido, para evitar uma excessiva presso na tubulao.

6.1.2.2

6.1.3

19/23

NDG - 5.2

6.1.5

Tipos de gs inerte Podero ser usados como gs inerte:

6.1.5.1

Dixido de Carbono (CO2) Tipos de embalagem comercial e suas caractersticas.

Cilindros de CO2 Presso no cilindro Volume em CNTP Densidade relativa (AR = 1) Volume especfico (m3 / kg) 6.1.5.2 Nitrognio (N2)

22 e 25 Kg 50 a 70 Kg/cm2 (varivel) 22 Kg - 11,0 m3 25 Kg - 12,7 m3 1,53 0,505 m3/ kg

Tipos de embalagem comercial e suas caractersticas. Cilindros de N2 (CNTP) Presso no cilindro (kg / cm2) Volume em CNTP Densidade relativa (AR = 1) Volume especfico (m3 / kg) 6.1.7 Admisso de gs inerte Antes de iniciar a purga com gs inerte dos cilindros, um condutor eltrico ser ligado entre o niple do cilindro e o niple da tubulao para evitar fascas eltricas. Dever ser usada instalao conforme figura 7 anexa, quando mais de um cilindro usado, os cilindros devero ser conectados a um coletor para garantir a alimentao constante do gs inerte atravs da tubulao. As tomadas para manmetro podero ser utilizadas para a introduo do gs inerte. 6.1.7.1 Teste de amostra de gs natural para colocao de tubulao em servio: Quando da colocao da tubulao em servio, usa-se no ponto de descarga (Vent.), um detector de gs natural, que dever indicar 100% de gs natural para que a tubulao seja considerada purgada. Poder ser usado um teste complementar aps a verificao de 100% de gs natural pelo detector, que consiste na retirada de amostra para uma bexiga e em local seguro, queim-lo sem ar primrio. Se o gs natural estiver em condies timas, dever queimar com chama amarela. 3-5,5-6,6-7,0-7,5-10 m3 125 - 150 e 200 0,96 1,53 0,81

20/23

NDG - 5.2

6.1.7.2

Testes de amostra de gs natural para retirada de tubulao de servio: O mtodo para determinar o ponto seguro obter na escala do detector uma leitura inferior a 2% de gs combustvel.

6.1.7.3

Tubo de descarga Atmosfrica: - (Vent) O tubo de descarga atmosfrica (Vent.), instalado na extremidade a jusante da tubulao a ser purgada (Vide fig. 7 anexa), constituindo de tubulao com uma vlvula de esfera de passagem plena, tendo em sua extremidade um cap roscado, de modo a no permitir a entrada de agentes externos. O tubo de descarga dever descarregar os produtos a no menos que 3m (trs) de qualquer possvel fonte de ignio, em reas arejadas, para evitar o acmulo de gs natural.

21/23

NDG - 5.2

7. 7.1

PINTURA Aps efetuado e aprovado o teste de estanqueidade, a tubulao deve ser protegida contra corroso proveniente do ambiente. Para tanto, necessria a aplicao de um primer especificado de acordo com a agressividade deste ambiente, e uma pintura de acabamento na cor amarela CATERPILAR, segundo o exigido pela norma NB-54 da ABNT. Para o preparo da superfcie e execuo de revestimento anticorrosivo (tubulao enterradas), podero ser utilizadas as normas internas da Gasmig NDG-3.20 e NDG-3.21 respectivamente.

22/23

NDG - 5.2

8.

REFERNCIAS a) Curso de Combustveis e Combusto -Klockner b) Norma N 0002-MA-COM-1178-REV 1-JUN/88-DAG/P da Companhia de Gs de So Paulo (Comgs) "Instrues para instalao de Rede de Distribuio interna de Gs". c) Especificao Tcnica N ET-8000-9000-940-PET-001 da PETROBRS" Requisitos Gerais de Segurana para Instalaes nas Indstrias Consumidoras de Gs Natural." d) Gs Processors Suppliers Association (1987).

23/23

NDG - 5.2

ANEXO I FIGURA 1

FIGURA 2

NDG - 5.2

ANEXO II FIGURA 3

FIGURA 4

NDG - 5.2

ANEXO III FIGURA 5

Canaleta de Concreto
(Dimenses mnimas) Tubo pol. 2 3 4 6 8 10 A mm 60,5 89,0 115,0 168,5 220,0 273,0 B mm 90 120 145 200 250 310 C mm 190 220 245 300 350 420 D mm 20 20 25 30 40 50 E mm 25 25 30 35 50 70 F mm 140 200 250 360 480 590

NDG - 5.2

ANEXO IV FIGURA 6

ITEM
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

DENOMINAO Tubo Preto Tubulao interna Vlvula de Esfera Cotovelo 90 TE Unio ass. Bronze. Aclop. P/ fonte de ar comprimido Manmetro Colar Vlvula de Esfera

DIMENSES 1/2 1/2 1/2NPT 1/2NPT 1/2 NPT

QUANTIDADE m M 1 pea 1 pea 1 pea 1 pea 1 pea

MATERIAL ASTM A 53 Gr. A SCH-80

OBSERVAES

Worcester Fe Mol. Cl. 20 Fe Mol. Cl. 20 Fe Mol. Cl. 20 Tupy Tupy Tupy

(conexo 1/2 NPT mostrador 4) x 1/2 1/2

1 pea 1 pea 1 pea ASTM A 234 Gr. WPB CONFORJA Worcester

NDG - 5.2

ANEXO V FIGURA 7

NDG - 5.2

ANEXO VI FIGURA 8 FLUXOGRAMA DE COMPONENTES PARA RDG

NDG - 5.2

ANEXO VII FIGURA 9 INTERLIGAO DE TUBULAES PARA GS NATURAL

You might also like