You are on page 1of 2

Amor: Uma reao qumica | Preliminares - Yahoo!

Mulher Brasil

Page 1 of 2

YAHOO! BRASIL MULHER

Amor: Uma reao qumica


Por Carol Patrocnio | Preliminares 15 horas atrs

Se os professores de qumica e biologia resolvessem explicar as matrias falando sobre o que seu corpo sente quando est apaixonado ou amando, com certeza seria muito mais fcil aprender. O amor, apesar de ser tratado como sentimento, uma reao qumica do corpo. Sentir frio na barriga, a mo suando, as pernas bambas e no conseguir se concentrar so efeitos de vrias substncias agindo enloquecidamento no seu corpo. O site How Stuff Works analisou algumas dessas reaes fsicas sensao mais desejada do mundo: o amor. Norepinefrina Quando voc v o gato seu corao dispara? A culpada ela! como se seu corao ficasse estressado e batesse mais rpido. Voc sente que sua temperatura aumenta e borboletas voam sem parar no seu estmago. Boca seca, mos suadas e dificuldade para falar o que se est pensando tambm vm da. Dopamina Sabe quando voc faz esportes e, apesar de cansado, se sente eufrico? A responsvel a dopamina, que deixa a gente com uma sensao de felicidade extrema e bem estar. Quando a gente se apaixona o crebro libera essa mesma substncia e faz com que voc sinta que a outra pessoa faz bem a voc. Ah, essa substncia a mesma que as drogas fazem seu crebro liberar. Tem gente que realmente se vicia no amor, no? Feromnios O cheiro da pessoa amada sempre delicioso, mas tambm acontece de voc adorar o papo com algum, mas quando se aproxima, o cheiro no bate e a a gente diz que no tem qumica com o gato. Essa qumica so os tais dos feromnios, que mandam mensagens qumicas ao crebro dizendo que voc fez uma boa escolha. Sabe aquela coisa de sentir um cheiro e lembrar daquele ex de mil anos atrs? Culpa deles! Testosterona Sim, o hormnio masculino responsvel por nos deixar com vontade de fazer sexo. Os homens tm esse hormnio na saliva e quando chegam no nosso corpinho atravs do beijo nos deixam queimando por dentro. Ocitocina Ela chamada de hormnio do amor e liberada em partos, deixando a mulher mais tranquila e relaxada. Dizem ainda que essa substncia fortalece os laos de me e beb. Com os casais no diferente. A ocitocina faz com que voc se sinta em paz ao lado da pessoa amada. Sabe aquela sensao de que o mundo podia acabar que voc ainda estaria feliz? Ela a culpada! Genes rivais Nosso suor e saliva liberam uma substncia chamada MHC, que um conjunto de genes que controla a superfcie celular de molculas. Quanto mais diferente essa substncia for daquela liberada pela outra pessoa, maior ser a atrao. J ouviu dizer que os opostos se atraem? Nesse caso funciona!

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/preliminares/amor-uma-rea%C3%A7...

12/3/2012

Amor: Uma reao qumica | Preliminares - Yahoo! Mulher Brasil

Page 2 of 2

Sendo uma coisa qumica ou um sentimento, a verdade uma s: amar uma delcia! Voc tem alguma dvida sobre sexo? Manda pra mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).
PUBLICIDADE

Netflix - Experimente grtis por um ms!


Filmes e sries online ilimitados.
Assista hoje a "Rainha do Sul" e outros grandes sucessos no seu computador ou TV. S com Netflix voc assiste a tudo que mais gosta sempre que quiser. No necessrio fazer download. Saiba mais>>

Copyright 2012 Preliminares Copyright 2012 Yahoo! Todos os direitos reservados. | Yahoo! Lifestyles Network | /

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/preliminares/amor-uma-rea%C3%A7...

12/3/2012

You might also like