You are on page 1of 4

ANLISE CRTICA DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA Lucas Ramos Loureno INTRODUO No seguinte texto

farei uma sntese crtica das Diretrizes Nacionais apresentadas pelo Governo Federal para o curso de Licenciatura em Matemtica. Para tal objetivo farei um breve resumo de tais Diretrizes. SNTESE DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA LICENCIATURA EM MATEMTICA Segundo o documento aprovado em Novembro de 2011, o principal objetivo do curso de Licenciatura em Matemtica o de preparar seus alunos tarefa de ensinar matemtica, mais especificamente no ensino formal bsico. (BRASIL, 2001) Levando, tambm, em valimento a constante relao da matemtica com outras reas do saber e, ainda, devido a esse fato a possibilidade de inmeras motivaes por parte do graduando, este mesmo documento apresenta dois objetivos norteadores das diretrizes:
- servir como orientao para melhorias e transformaes na formao do Bacharel e do Licenciado em Matemtica; (BRASIL, 2001) - assegurar que os egressos dos cursos credenciados de Bacharelado e Licenciatura em Matemtica tenham sido adequadamente preparados para uma carreira na qual a Matemtica seja utilizada de modo essencial, assim como para um processo contnuo de aprendizagem. (BRASIL, 2001)

Para o cumprimento de tais objetivos considera necessrio que o Licenciado em Matemtica possua uma prtica reflexiva, de forma a estar apto a agir em variados contextos, levando em considerao o seu papel social como educador, a individualidade de seus alunos e as competncias e habilidades necessrias,

relacionadas matemtica, para que eles exeram efetivamente sua cidadania. (BRASIL, 2001) Seguindo tais princpios, especifica as competncias e habilidades que o Licenciado deve possuir:
a) elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemtica para a educao bsica; b) analisar, selecionar e produzir materiais didticos; c) analisar criticamente propostas

curriculares de Matemtica para a educao bsica; d) desenvolver estratgias de ensino que favoream a

criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemtico dos educandos, buscando trabalhar com mais nfase nos conceitos do que nas tcnicas, frmulas e algoritmos; e) perceber a prtica docente de Matemtica como um processo dinmico, carregado de incertezas e conflitos, um espao de criao e reflexo, onde novos conhecimentos so gerados e modificados continuamente; f) contribuir para a realizao de projetos coletivos dentro da escola bsica. (BRASIL, 2001)

Referente estrutura do curso, enfatiza o fato do aluno chegar graduao com uma bagagem significativa de conhecimentos e ideias formadas, devendo, assim, serem valorizados em sua formao. De maneira geral, a estrutura do curso deve partir das representaes ou concepes dos alunos sobre a matemtica e o seu ensino, procurando construir uma aprendizagem significativa. (BRASIL, 2001) Ainda busca um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas pelo Licenciando, e com isto:
almeja-se ampliar a diversidade da organizao dos cursos, podendo a IES definir adequadamente a oferta de cursos seqenciais, previsto no inciso I do artigo 44 da LDB, que possibilitariam tanto o aproveitamento de estudos, como uma integrao mais flexvel entre os cursos de graduao. (BRASIL, 2001)

Seguindo tal raciocnio e todas as outras observaes feitas anteriormente, estabelece um conjunto de contedos comuns a todas as Licenciaturas em Matemtica, as quais devem ser distribudas conforme a proposta curricular das IES. (BRASIL, 2001)

Ento, a lista a seguir de contedos apresentada em (BRASIL, 2001, p.6):


Clculo Diferencial e Integral lgebra Linear Fundamentos de Anlise Fundamentos de lgebra Fundamentos de Geometria Geometria Analtica Alm dessa lista, ainda inclui na parte comum, como por exemplo,

contedos afins da matemtica, contedos da Cincia da Educao, entre outros. Tambm so adicionados os contedos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formao de professores em nvel superior, bem como nas Diretrizes Nacionais para a Educao Bsica e para o Ensino Mdio. Por fim, dispe sobre as atividades, como iniciao cientfica e a docncia, e estgios obrigatrios que tambm devem fazer parte do currculo de forma complementar. (BRASIL, 2001) Terminados todos os apontamentos so estabelecidas as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura em Matemtica em quatro artigos. Estes artigos seguem o que foi proposto no texto anteriormente e acrescentam pontos a serem seguidos na elaborao do projeto pedaggico. (BRASIL, 2001)

ANLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES

A Partir das experincias como aluno do curso de Licenciatura em Matemtica, noto uma problemtica em dois pontos principais:

O primeiro consiste no fato das experincias prvias dos alunos serem pouqussimo relevadas no processo de formao, principalmente nos contedos especficos da matemtica e seus afins.

O segundo trata-se dos contedos comuns, mais especificamente os de Fundamentos, serem montados como contedos especficos do curso de Bacharelado em Matemtica.

A partir desses pontos concluo que as Diretrizes Nacionais deveriam aprofundar-se mais em tais pontos, no deixando lacunas tais que permitam o contorno e consequetemente o no cumprimento de seus objetivos bsicos. Para tal, sugiro um direcionamento bsico para tais disciplinas, para que os responsveis pela elaborao de tais ementas, que muitas das vezes no so da rea de Educao Matemtica, tenho no que se basear. BIBLIOGRAFIA BRASIL, Parecer CNE/CES n 1.302. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemtica, Bacharelado e Licenciatura. de 6 de Novembro de 2001. Acessvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991. Acesso: 02 de Fev. de 2012.

You might also like