You are on page 1of 4

A IGREJA UMA DAS MAIORES OBRAS-PRIMAS DE DEUS I Corntios 12.

.12-27 FICHA DO LIVRO Para quem foi escrito este livro? Para os cristos de Corinto, capital da Acaia. Em qual momento foi escrito? Por volta do ano 55. Por qu foi escrito? Porque a igreja de Corinto dividiu-se em dois grupos: um que defendia que a associao do cristo com os pecadores era permissvel e necessria (despencando para uma extrema frouxido moral) e o outro que defendia que um certo isolamento era essencial para preservar a santidade (despencando para um ascetismo doentio), julgando-se um mais inteligente ou espiritual que o outro, ameaando o futuro daquela congregao. Para qu foi escrito? Paulo escreveu para tratar dos problemas daquela igreja (desafio sua autoridade apostlica, orgulho sobre a espiritualidade pessoal e falta de amor); para repreend-los por deixar a situao chegar ao ponto em que chegou; e, para instru-los doutrinariamente. Tempo do relato bblico: Assunto principal do texto em questo: Tempo dos Apstolos. A unidade orgnica da Igreja.

FICHA DO SERMO Propsito Geral: Doutrinrio. Propsito Especfico: Ao final deste sermo o ouvinte dever saber citar os traos distintivos da Igreja, bem como apreciar e desejar preservar a unidade orgnica de sua igreja local. Quebra-gelo: Gancho: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________
(Aps o Quebra-Gelo faa a leitura do texto)

Afirmao Teolgica: Este texto bblico contm diversas verdades; hoje vamos destacar apenas esta: A Igreja uma das maiores obras-primas de Deus.
Cada cristo genuno parte desta obra-prima:

Frase de Efeito:

VS SOIS O CORPO DE CRISTO!

- Por que a Igreja pode ser classificada como uma das maiores obras-primas de Deus? - Porque Ele mesmo, com mos de mestre, desenhou a Igreja com traos perfeitos e maravilhosos: 1. Um dos principais Traos com que Deus desenhou a Igreja este: A IGREJA CRIST GENUINAMENTE UMA UNIDADE NA DIVERSIDADE vs 12, 14, 17, 19, 20. Nota: Em qualquer outro lugar, a DIVERSIDADE motivo de ADVERSIDADE. Na Igreja, no entanto, a diversidade (em unidade) uma beno celestial, pois, tal como num corpo fsico, os membros acabam se especializando em suas funes. Fundamentao: Joo 17.20-23. Ilustrao: ___________________________________________________________ Ponto-Cruz: Aplicao: Foi na cruz que a unidade na diversidade foi estabelecida - Ef 2.16. nosso dever tanto apreciar quanto defender a diversidade na igreja. Devemos rechaar qualquer tentativa de quebrar este seu trao. Irmo, no queira padronizar ou uniformizar os membros de sua igreja. Respeite suas diferenas. Longe de ser um problema, esta diversidade a sua riqueza. Foi Deus quem a fez assim. Aceite,

Frase de Efeito: VS SOIS O CORPO DE CRISTO! Apelo:

respeite e defenda de todo o seu corao este maravilhoso Trao da igreja!

2. Um outro Trao maravilhoso com que Deus desenhou a Igreja o seguinte: A IGREJA TODA BATIZADA EM E BEBE DE UM S ESPRITO vs 13.
a) O batismo em um s Esprito Santo - No se trata aqui do batismo que infunde poder, aludido em Atos 2.4, nem do batismo espiritual aludido em Romanos 6.3, o qual fala da identificao espiritual com Cristo em sua morte e ressurreio. Nem do batismo em gua. Antes, o poder do Esprito Santo, o qual une todos os homens, sem importar sua raa, escolaridade, extrato social ou estado anterior. Este poder os transforma e une, fazendo deles uma s entidade espiritual pela imerso, que neste contexto sinnimo de saturao. b) O beber de um s Esprito Santo - trata de estarmos cheios de algo que satisfaz a nossa sede espiritual (interior), trata de apropriao e nutrio, trata da Ceia do Senhor e, finalmente, trata da comunho dos crentes.

Fundamentao: Ponto-Cruz:

Esprito Santo: Joo 14.26; 16.13 Plenitude: Sl 23.5b; Joo 3.34.

Ilustrao: ___________________________________________________________ Jesus concedeu seu perdo aos homens na cruz Lucas 23.34. Aplicao: Bebamos e deixemos seu poder nos transformar! Somente cristos encharcados e bbados do Esprito esto no centro da vontade de Deus. Frase de Efeito: VS SOIS O CORPO DE CRISTO! Apelo: Entenda esta maravilha e abra seu corao. Deixe o poder do Esprito Santo inundar seu interior e transform-lo, e beba somente dEle.

3. E, um outro Trao igualmente maravilhoso com que Deus desenhou a Igreja este: A IGREJA CRIST UM ORGANISMO VIVO vs 15, 16, 18, 21.
OPOSIO: DEFESA: Algum pode dizer: Uma empresa tambm um organismo vivo. No! As demais instituies (com exceo da famlia) so uma espcie de mquina fria, sem afeto, sem amor: se uma das suas partes desgasta, quebra ou apresenta defeito, logo descartada (e esquecida) e substituda por outra. No so assim os organismos vivos, que preservam seus membros a todo custo. Atos 12.5; Joo 13.35; Romanos 12.10.

BOA SEMENTE:

a) A igreja tem sentido e conscincia de corpo vs 21 a 27. b) Os membros de uma igreja esto fortemente ligados (como num corpo fsico) vs 15, 16, 18 e 21.

Fundamentao:

Joo, 6.63; I Pedro 2.5.

Ilustrao: ___________________________________________________________ Aplicao: Devemos ser membros saudveis e ativos e cuidar uns dos outros (De nada adianta a uma igreja ter um pastor srio, competente, ativo, se os demais membros no cumprem a sua funo. Torna-se semelhante quele corpo que est doente porque a vescula ou o intestino preguioso). Frase de Efeito: VS SOIS O CORPO DE CRISTO! Apelo: Irmos, faamos nossa parte e cuidemos uns dos outros, para que todos se sintam bem e felizes num corpo sadio, em honra quele que assim nos fez.

CONCLUSO Devido a estes Traos nicos e maravilhosos, Ser uma unidade na diversidade, Ser batizada EM e beber DE um s Esprito e Ser um organismo vivo, a Igreja, sem dvida alguma, uma das maiores obras-primas de Deus. APELO FINAL: Vamos honrar o nosso Deus, amando e respeitando uma das suas maiores obras-primas, a igreja; respeitando sua diversidade, deixando o poder do Esprito Santo nos transformar e preservando a unidade orgnica da nossa igreja local.
(Voc pode baixar, copiar ou imprimir este sermo, porm somente seu uso atravs da palavra falada est previamente autorizado. Os Direitos Autorais so mantidos. Qualquer outra forma de utilizao depender de autorizao por escrito. O Site do Pastor dispensa os pregadores que usam suas mensagens da obrigao moral e tica de citar a fonte.) Autor: Pr Ronaldo Alves Franco. 13.02.2007.

www.sitedopastor.com.br

You might also like