You are on page 1of 3

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAO

RESOLUO N. 1.241, DE 20 DE MAIO DE 2008


Cria normas de gesto acadmica a serem adotadas em mbito institucional e d outras providncias.

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR, no uso das atribuies que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral, em cumprimento deciso do egrgio Conselho Superior de Administrao, em sesso ordinria realizada no dia 20.05.2008, e em conformidade com os autos do Processo n. 019297/2007 UFPA, procedentes do DERCA, promulga a seguinte

RESOLUO:

Art. 1 O Calendrio Acadmico (CA), previsto no Regimento Geral da UFPA e aprovado anualmente pelo CONSEPE, o instrumento institucional de referncia para o cumprimento dos objetivos e prazos de que trata esta Resoluo. Art. 2 Os prazos previstos no CA, no que diz respeito a pedidos de vagas, oferta de atividades curriculares, efetivao de matrculas, trancamentos, perodos letivos, lanamento de conceitos, encaminhamentos de integralizaes curriculares, procedimentos para colaes de grau e outros devero ser rigorosamente observados para garantir a normalidade dos trmites institucionais. Pargrafo nico - Na impossibilidade de dar incio s atividades acadmicas do perodo letivo data prevista no CA, o dirigente da unidade ou da subunidade acadmica programar a sua reposio, respeitada a data final do respectivo perodo, sob orientao da PROEG e do rgo central de registro acadmico. Art. 3 Compete aos dirigentes das unidades e subunidades acadmicas a superviso das atividades dos seus docentes. Pargrafo nico - O docente que exercer atividades em unidade acadmica diversa daquela em que estiver lotado, ter essas atividades supervisionadas pelo dirigente da unidade e da subunidade de exerccio.

Resoluo n. 1.241 / CONSAD, de 20.05.2008

Art. 4 At 15 (quinze) dias aps o incio do perodo letivo, os dirigentes das unidades encaminharo ao rgo central de registro acadmico a relao das turmas que devem ser canceladas, por no terem sido efetivamente constitudas. Pargrafo nico - Passados os 15 dias e no havendo manifestao das unidades acadmicas, o rgo central de registro acadmico dever, ento, cancelar automaticamente as referidas turmas. Art. 5 Caber aos dirigentes das subunidades acadmicas: I - proceder e controlar as matrculas dos discentes nos seus cursos; II - recadastrar os discentes a cada perodo letivo e manter atualizadas as respectivas informaes; III - manter atualizadas as informaes curriculares de seus cursos perante ao rgo central de registro acadmico; IV - proceder a inscrio de alunos s avaliaes promovidas pelo INEP/MEC, dentro do prazo previsto na legislao pertinente. Art. 6 Caber ao rgo central de registro acadmico a emisso semestral de relatrio sobre as atividades docentes, unidades e subunidades com pendncias acadmicas, avaliadas as devidas particularidades, quando for o caso. 1 Os relatrios a que se refere o caput deste artigo devem ser encaminhados pelo rgo central de registro acadmico a cada uma das unidades acadmicas e s PrReitorias vinculadas s aes respectivas. 2 A omisso do rgo central de registro acadmico na execuo de atividades de apoio ao registro das informaes a que se refere esta Resoluo implicar em abertura de sindicncia para apurao de responsabilidades. Art. 7 No prazo de 5 (cinco) dias teis, contados a partir da data de recebimento dos relatrios de que trata o artigo anterior, as unidades acadmicas devero se manifestar PROEG sobre inadimplncias nos lanamentos de conceitos, apresentando justificativas e, se for o caso, proceder a novo cronograma, sob orientao do rgo central de registro acadmico. Pargrafo nico - Compete ao docente responsvel pela atividade curricular proceder ao lanamento dos conceitos, observado o prazo estabelecido no CA. Art. 8 A participao dos docentes em programas de fomento, como PARD, PIBIC/UFPA, PIBEXT, PROINT, PET e outros de mbito institucional, bem como em contratos e convnios firmados pela UFPA e concesso de dirias e passagens, fica condicionada ao cumprimento dos prazos e obrigaes definidos no CA e nesta Resoluo, a ser apurado pela PROEG, PROPESP E PROEX, respeitados os princpios da ampla defesa e do contraditrio, independentemente do estabelecido na Lei n. 8.112/1990, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais.

Resoluo n. 1.241 / CONSAD, de 20.05.2008

Art. 9 Caber s unidades e subunidades acadmicas a superviso do cumprimento do art. 8 pelos docentes, devendo-se abrir processo de sindicncia com concluso no prazo de 30 (trinta) dias, admitida a prorrogao por igual perodo. Pargrafo nico - Sero consideradas inadimplentes as unidades e subunidades acadmicas que no cumprirem o disposto no caput deste artigo, aplicando-se, no caso, a suspenso temporria de recursos da matriz oramentria enquanto perdurar a pendncia. Art. 10 Os casos omissos sero decididos pelo Reitor, ouvidos os rgos da Administrao Superior correspondentes. Art. 11 Esta Resoluo entra em vigor a partir desta data. Art. 12 Ficam revogadas as disposies em contrrio.

Reitoria da Universidade Federal do Par, em 20 de maio de 2008.

Prof. Dr. ALEX BOLONHA FIZA DE MELLO Reitor Presidente do Conselho Superior de Administrao

You might also like