You are on page 1of 13

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDAFUNESO UNIO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESOUNESF CENTRO DE CINCIAS DA SADE- CCS BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PSICOFARMACOLOGIA ELETROCONVULSOTERAPIA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Seminrio, apresentada a Coordenao de Enfermagem, como obteno de crdito na disciplina de Sade Mental da Criana, Adolescente/Adulto, sob orientao da professora Ana Carvalho.

Olinda 2012

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDAFUNESO UNIO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESOUNESF CENTRO DE CINCIAS DA SADE- CCS BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PSICOFARMACOLOGIA ELETROCONVULSOTERAPIA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

AUTORAS Cludia Patrcia Lima de Carvalho Greyce Henrique de Barros Silva Ionete Passos de Souza Jssica Amanda Correia Alfino Jorizete da Silva Melo Layana Carolina de Souza Falconi Simone Lima da Silva Suzany Maria Ferreira

Olinda 2012

PSICOFARMACOLOGIA Psicofarmacologia a cincia que trata da relao entre o uso de drogas (substncias psicoativas) e as alteraes psquicas diversas da ordem do humor, cognio, comportamento, psicomotricidade e personalidade. Drogas psicoativas podem ser originrias de fontes naturais como plantas e animais, ou artificiais como sintetizadores qumicos em laboratrios. Estas drogas interagem com alvos especficos ou receptores encontrados no sistema nervoso para induzir diferentes mudanas nas funes fisiolgicas ou psicolgicas. A interao especfica entre as drogas e seus alvos chamada de Ao da Droga e as mudanas observadas so conhecidas como Efeito da Droga. A psicofarmacologia moderna estuda um grande nmero de substncias com vrios tipos de propriedades psicoativas, mas a maioria dos estudos conduzida em drogas com propriedades mdicas, com foco nas interaes qumicas entre estas e o crebro humano. O cogumelo Amanita muscaria, geralmente citado como uma das primeiras drogas psicoativas utilizadas e provavelmente era ingrediente na sagrada droga psicodlica da antiga ndia conhecida como Soma. A histria da psicofarmacologia moderna inicia-se no final da dcada de 40, quando foram introduzidos os primeiros frmacos com a finalidade especfica de tratar os transtornos psiquitricos. Data de 1949 o primeiro relato de tratamento da mania com ltio, realizado por Cade, seguido pela descrio dos efeitos antipsicticos da clorpromazina em 1952, por Delay e Deniker. Os primeiros ansiolticos foram o meprobamato (1954) e o clordiazepxido (1957), seguido por uma ampla gama de benzodiazepnicos. A origem dos antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO) foi a partir da observao de que a iproniazida, usada no tratamento da tuberculose, era capaz de produzir elevao de humor e euforia. A iproniazida foi introduzida no tratamento de pacientes hospitalizados com depresso aps os estudos iniciais de Crane e Kline, de 1956 e 1958, respectivamente. Quase simultaneamente introduo dos IMAO, a pesquisa de novos compostos anti-histamnicos conduziu ao aparecimento da imipramina (1958), que foi o primeiro de uma srie de antidepressivos tricclicos.

Assim, at o final da dcada de 50 j haviam sido descobertos cinco grupos de drogas capazes de promover efeitos clnicos em transtornos psiquitricos: Antipsicticos (clorpromazina, haloperidol) Antidepressivos tricclicos (imipramina) Antidepressivos IMAO (iproniazida) Ansiolticos (meprobamato e clordiazepxido) Antimania (ltio) Aps mais de 40 anos da introduo desses agentes teraputicos originais, como poderiam ser medidos os avanos na psicofarmacologia? Em termos de impacto, pode-se dizer que a introduo dos psicofrmacos foi marcante e seu uso disseminou-se amplamente. Uma consequncia quantificvel e bastante impressionante foi a inverso da tendncia de crescimento das curvas de frequncia de admisso hospitalar e ocupao de leitos, reduzindo a internao e o tempo de permanncia de pacientes psiquitricos.

DROGAS QUE DIMINUEM A ATIVIDADE MENTAL Hipnticos: So drogas que atuam sobre o sono. Barbitricos: Usados em caso de sedao e disritmia cerebral. Ex: Fenobarbital (Gardenal). No Barbitricos: Indicados para o tratamento de insnia. Desprovidos de efeitos colaterais. Ex: Nitrazepan (Mogadon) e Fluordiazepan (Dalmadorm).

ANTIPSICTICOS (NEUROLPTICOS) So drogas que atuam sobre o SNC que agem reduzindo sintomas de alucinaes, ideias delirantes, delrios, entre outros. So, portanto, drogas redutoras de quadros psicticos. Clorpromazina (Amplictil) Levopromazina (Neozine) Haloperidol (Haldol) Flufenazina (Anatensol) Pipotiazina (Piportil)

Clozapina (Leponex) Risperidona (Risperdal)

Efeitos Colaterais: Alteraes de SSVV Ansiedade Aumento de peso Distrbios visuais Hipotenso ortosttica Ictercia, prurido Lentido de pensamento Nuseas, vmitos Obstipao intestinal Reaes alrgicas Reduo da mmica facial Sonolncia Alguns desses sintomas podem levar Sndrome Neurolptica Maligna.

TRANQUILIZANTES (ANSIOLTICOS) So drogas que provocam reduo da tenso emocional e ansiedade: Diazepan (Dienpax) Lorazepan (Lorax) Bromazepan (Lexotan)

EFEITOS COLATERAIS: Hipotenso ortosttica por via parenteral Sinais de dependncia

Nuseas, vmitos, obstipao Irregularidade menstrual

DROGAS QUE AUMENTAM A ATIVIDADE MENTAL ANTIDEPRESSIVOS TRICCLICOS (TIMOLPTICOS) Imipramina (Tofranil) e Clomipramina (Anafranil)

EFEITOS COLATERAIS Hipotenso ortosttica e Hipertenso arterial Obstipao, oligria Sonolncia no inicio do tratamento Secura de mucosas Dificuldade de acomodao visual Tremores de extremidades Insnia (superdosagem) Alteraes menstruais e no desempenho sexual Sinais de intoxicao que podem levar a convulses, coma e morte.

INIBIDORES DA MONOAMINOXIDASE (IMAO) (TIMERTICOS) So tambm drogas que agem sobre o humor. So antidepressivos, utilizados geralmente quando os timolpticos no surtem efeitos. Tramilcipromina (Parnate) e Moclobemida (Aurorix). Efeitos Colaterais: os mesmos dos antidepressivos tricclicos. Estas drogas podem aumentar a potencia de outras como: analgsicos, anestsicos, timolpticos, entre outros. Tambm provocam um aumento da TIRAMINA no organismo, o que pode causar crise hipertensiva.

A partir da dcada de 80, surgiram novas classes de drogas conhecidas como antidepressivos de nova ou de segunda gerao. Fluoxetina (Prozac)/ Citalopran (Cipramil) e Sertralina (Zoloft). EFEITOS COLATERAIS: Nuseas, vmitos, irritao gstrica. Tremores de extremidades. Tontura, fraqueza muscular. Viso borrada. Sede, boca seca. Hipertenso arterial. Aumento de peso Cefaleia Sinais de intoxicao- se no for tratado: convulso, coma e morte.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Conhecer o medicamento que esta administrando, sua ao desejada e efeitos colaterais. Observar dose, dosagem, horrio, via de administrao, anotar o comportamento do paciente e as reaes a medicaes. Em caso de efeitos colaterais, fazer pelo paciente o que ele no consegue fazer por si s. Ex: ajud-lo no banho. Controle dirio de SSVV e peso semanal. Oferecer lquidos ao paciente quando necessrio, orienta-lo a fazer higiene bucal e usar chiclete diettico para estimular a salivao. Orienta-lo a se levantar lentamente, pois os psicofarmacos causam hipotenso ortosttica. Observar se o paciente apresenta reao de fotossensibilidade, evitando exposio luz e sol. Na suspeita de gravidez, suspender a medicao e procurar o mdico. Vigilncia com pacientes idosos.

Orientar os familiares quanto ao medicamento, efeitos colaterais e duvidas que venham a ter.

ELETROCONVULSOTERAPIA um tratamento psiquitrico no qual so provocadas alteraes na atividade eltrica do crebro induzidas por meio de passagem de corrente eltrica, sob condio de anestesia geral. Desenvolvida por volta de 1930, hoje em dia um mtodo utilizado mais frequentemente no tratamento da depresso grave, sendo tambm usada para tratar a esquizofrenia, a mania, a catatonia, a epilepsia e a doena bipolar. A literatura mdica atual confirma que a ECT um procedimento seguro, eficaz e indolor, para o qual continuam a existir indicaes precisas.

HISTRIA DA ECT Este mtodo teraputico provavelmente o mais controverso dos mtodos usados em Psiquiatria, tendo em conta a sua natureza, a histria de abusos e a falta de informao. A aplicao de choques de pequena voltagem nas tmporas polmica e o mtodo ainda hoje associado negativamente a algum tipo de tortura, sendo por diversas razes contestado por muitos profissionais na rea da sade mental. Apesar disso, a ECT uma tcnica que pode ser usada com eficcia e est consagrada em muitos pases. A ECT foi introduzida na Psiquiatria numa poca pr-farmacolgica, e era usada frequentemente em patologias como a depresso ou esquizofrenia, especialmente do tipo catatnico. A ECT empregada mediante o uso de anestsicos e relaxantes musculares. A ECT consiste na aplicao de eletrodos na regio fronto-temporal com passagem de corrente eltrica de baixa amperagem (70 e 120 volts), provocando uma convulso tnico-clnica generalizada.

PRINCIPAIS INDICAES Est reservada para aquelas situaes em que a medicao no apresenta resultados, podendo ser a primeira escolha em pacientes debilitados ou idosos, nos quais a medicao pode ser mais um problema. Se o paciente respondeu bem ECT, no passado, pode ser a sua primeira escolha. A ECT pode ser o mtodo mais seguro (por exemplo, em grvidas e idosos) e o mtodo mais rpido (melhoria em duas semanas do humor ou delrio).

RISCO DE SUICDIO / SNDROME NEUROLPTICA MALIGNA EPISDIOS DEPRESSIVOS PSICTICOS/ EM IDOSOS RESISTENTES/ GRAVES COM SINTOMAS

EPISDIOS MANACOS EM PSICTICOS E RESISTENTES

GESTANTES/

GRAVES

COM

SINTOMAS

DEPRESSO DA DOENA DE PARKINSON

TIPOS DE APARELHOS Alguns no so to modernos, que constam de caixa retangular, relativamente leve e muitas vezes porttil, que contm: Botes de alta voltagem, de tempo e de aplicao. Tomada de liga e desliga. Boto de recarga. Dois eletrodos de madeira com as extremidades em metal, onde se coloca o gel. Com a evoluo, na instituio em que haja um centro especializado para esse tipo de tratamento, o aparelho consta de: Boto com frequncia de joules. Boto para monitorar a EEG e ECG. Boto para self-teste. Traado de eletrocrdio e Eletroencefalograma.

MONTAGEM DA SALA Em instituies que no exista sala prpria para o procedimento: Torpedo de O2 Aspirador Medicao de urgncia Seringas e scalpes de vrios tamanhos Aparelho de ECG Tensimetro

Cnula de Guedel Sondas de vrios tamanhos Biombos Material para assistncia em PCR.

Em instituies especializadas para a ECT: Secretaria, Sanitrios Sala de espera Sala de tratamento, contendo: Camas suficientes Camas com rodas ou macas Carrinho completo de PCR. Biombos Torpedo de O2 ou O2 canalizado Aparelho de ECT Aparelho de presso no invasiva Tensimetro, oxmetro, suporte de soro, aspirador, aparelho de ECG. Carrinho de anestesia. Sala de recuperao

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL MDICO PSIQUIATRA RESPONSVEL PELO TRATAMENTO MEDICO ANESTESISTA ENFERMEIRO (A) TCNICOS OU AUXILIARES DE ENFERMAGEM

EFEITOS COLATERAIS 1. Rigidez Muscular: causada pela medicao para relaxamento muscular. Aliviada atravs de um banho quente, realizando exerccios moderados (por exemplo, caminhada) e deve informar o mdico ou a enfermeira, caso necessite medicao analgsica. 2. Confuso: devida aos efeitos da anestesia ou tratamento. Pode no saber dizer a data ou a hora, mas este efeito temporrio. 3. Perda de memria: comumente causada pela ECT, pelo que quaisquer decises importantes devem ser adiadas. Deve manter um dirio, escrever datas e horas importantes (antes e depois do tratamento), ter um calendrio (anotando os dias) e procurar auxlio na sua reorientao. 4. Dores de cabea: podem ser causadas pelo tratamento, pela anestesia ou pelo jejum. Pode aliviar estas dores: atravs da comida, com medicao analgsica, exerccios de relaxamento, tcnicas de distrao, descanso em quarto escuro e/ou pano mido sobre a fonte. 5. Enjos: tm origem na anestesia ou jejum de slidos ou lquidos, e melhoram aps alimentao e/ou medicao.

CONTRA-INDICAES Apesar dos poucos estudos no se recomenda ser usado em pacientes com algum tumor, histrico de infarto ou arritmia cardaca, marca-passo cardaco, aneurisma, deslocamento de retina, feocromocitoma (tumor benigno formado por celular produtoras da adrenalina) e doenas pulmonares pelos provveis riscos dessa combinao.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Deve verificar e testar todo o material e funcionamento dos aparelhos antes de cada tratamento. Arrumar os leitos de acordo com a necessidade, deixando com gel os eletrodos do aparelho que devem estar posicionado em ambos os lados da cabeceira do paciente, juntamente com os eletrodos para EEG. O protetor de boca e a cnula de Guedel tambm devero estar prximos da cabeceira do leito. Boa abordagem teraputica, visando ao apoio psicolgico, esclarecendo todas as duvidas que o paciente venha a manifestar, ajudando-o a expressar seus sentimentos para diminuir sua ansiedade e estresse.

Evitar comentrios e uso de termos tcnicos, pois o paciente pode ouvir, no entender e aumentar sua ansiedade.

ANTES DO TRATAMENTO No dia da ECT manter o paciente em jejum a fim de evitar vmitos e refluxo no ato do tratamento. Levar o paciente ao sanitrio para estimul-lo a urinar e evacuar, pois o tratamento pode causar relaxamento dos esfncteres anal e uretral. No caso do paciente do sexo feminino, retirar batom e esmalte, para que problemas decorrentes de m oxigenao sejam identificados. Ex: cianose. No molhar os cabelos antes do tratamento, evitando assim risco ao paciente, pois a gua um condutor de corrente eltrica. Vestir roupa apropriada. Alm do conforto, facilita a colocao dos eletrodos. Retirar prteses, culos,lentes de contato, grampos e enfeites de modo geral. Controlar os SSVV. Orientar o paciente para aguardar chamada na sala de espera. Algum deve ficar ao seu lado, dando apoio.

DURANTE O TRATAMENTO Colocar o paciente em decbito dorsal. Auxiliar na colocao dos eletrodos para a ECT e na monitorizao dos eletrodos do ECG. Instalar o oximetro no dedo indicador do paciente. Auxiliar o anestesista quando necessrio. Colocar o protetor bucal para prevenir possveis ferimentos como: mordedura de lbios, lngua e fraturas de dentes. Se for necessrio proteger o paciente, este deve ser seguro levemente nos membros superiores e inferiores, durante a crise, para evitar possveis luxaes. Cronometrar a crise, observando o tipo e algumas reaes.

DEPOIS DO TRATAMENTO Encaminhar para sala de recuperao. Manter o paciente em decbito lateral direito, apoiado com travesseiros nas costas, a fim de no comprimir a regio torcica, evitando assim vmitos e refluxo. Retirar scalpe, se necessrio. Manter o paciente monitorizado at a reavaliao do anestesista. Verificar SSVV. No deixar o paciente sozinho aps o tratamento, pois o mesmo pode apresentar um perodo de confuso, agitao ou sonolncia, podendo sofrer quedas e referir queixas de qualquer natureza, como: cefaleia. Oferecer o desjejum quando bem acordado e se desejar. Realizar anotaes na papeleta do paciente quanto s condies clinicas e psquicas: apneia, arritmia, hipotenso, ansiedade, inquietao e agitao psicomotora. Deve ser observado o numero de aplicaes da ECT, o tempo de crise, resultados e intercorrncias.

ORIENTAES GERAIS O paciente que vem de casa deve estar sempre acompanhado de algum familiar. Deve-se perguntar como passou o dia anterior. Ficar atento ao tipo de crise que o paciente apresenta. Lembrar que os avanos tecnolgicos e medicamentosos, a crise nem sempre visvel. Recomenda-se que estejam atentos s extremidades. A maior ou menor intensidade da crise depende da medicao utilizada; s vezes, a crise s pode ser evidenciada por meio do traado eletroencefalogrfico e atravs de pupilas midriticas. Quando o paciente estiver bem acordado, orient-lo e ao seu acompanhante sobre o seu retorno, e a quem procurar caso tenha alguma queixa ou problemas.

You might also like