You are on page 1of 5

VARIEDADES LINGUISTICAS - Norma Culta - Escrita e falada: No devemos escrever da maneira que falamos, no sempre; As situaes so diferenciadas.

- Regional: A maneira de falar se altera de regio regio (Cultura regionalista Sotaque) - Social (Norma culta ou popular): Norma popular comunicao social *(amigos, famlia, etc.); Norma culta Norma gramaticalmente correta - poca: Variedades que acontecem de acordo com o tempo. - Estilo (Formal e informal): Formal quando se utiliza a forma padro da lngua e informal em situaes corriqueiras. FONOLOGIA - Estuda os sons da lngua, ou seja, fonemas. Letras Smbolos Fonemas Sonoridade -Letras que representam mais de um fonema e fonemas que so representados por mais de uma letra. - Casos DGRAFO: (Duas letras um fonema) - RR, SS, NH, LH, CH, GU, QU, SC, XC, XS -SLABA Expulso de ar uma slaba. VOGAL Centro da slaba - Vogal nasal: 7 vogais nasais e 5 vogais. Semivogal - Temos a vogal central da silaba e a semivogal por sequencia. (u,i) Ditongo encontro entre vogal e semivogal Crescente SV V Decrescente V SV Tritongo Encontro de Semivogal Vogal Semivogal Hiato Encontro voclico em silabas diferentes. PADRES DE TONICIDADE - Oxtona: Silaba tnica a ltima. - Paroxtona: Silaba tnica a penltima.

- Proparoxtona: Silaba tnica a antepenltima. (Monosslabo Tonico Substantivo, adjetivo, verbo, advrbio e numerais) (Monosslabo tono Artigos, preposies (exceto trs) e conjunes) COESO - Elementos do texto colocados de maneira clara e objetiva, ordem das ideias exposta de maneira coesa. Elementos - Ordem das palavras: Fator indispensvel para mostrar o fato real. A ordem altera o produto. Se as palavras forem mal ordenadas haver o problema de ambiguidade. - Palavras referenciais: Mencionam algo que j foi citado evitando repetio. - Elipse: Quando se omite algo que j fica subentendido, assim evitando repeties redundantes. - Concordncia Organizao da ideia, com estrutura lgica. - Conectivos : vocbulos que ligam oraes, com ideias de soma, alternncia dentre outras. - Escolha de palavras : Apropriar as palavras ao texto - Pontuao: Pontuar o texto adequadamente. COERNCIA - Ideias bem organizadas e estruturadas, um texto coerente no apresenta contradio - Coerncia interna Compatibilidade de ideias ao tema Riscos para coerncia : Dupla negao (no, nem, nada, nunca, nenhum, ningum, deixar de desistir de, impedir que, sem que, a menos que, parar de... etc) (Eu no fiz nada Dupla negao, se no fez nada, fez alguma coisa) - Coerncia externa Conhecimento de mundo anexado ao texto TIPOS DE TEXTO -Narrao: Desenrolar de uma histria em ordem cronolgica, assim, contando os fatos. - Dissertao: No se priva a contar o fato, mas sim a coment-lo, deixando clara a opinio do autor. (Nunca use a 1 pessoa) - Descrio: Quando descreve espao, personagem ou situao. considerado em base narrativo, mas congela o decorrer da histria para descrever algo.

-Prosa e poesia Prosa texto em linhas e margeado (Texto normal) Poesia- Texto em versos, com sonoridade, ritmo e no margeados GENRO LITERRIO Conjunto de elementos utilizados pelo autor em sua obra. - Lrico (Poesia) Mtrica, ritmo e rima. Caractersticas subjetivas e intimas do autor, um gnero emocional. Verso e estrofe: Verso a unidade rtmica da frase (Linha); Estrofe o conjunto de versos. ESTROFES Dstico- 2 versos Terceto - 3 versos Quarteto 4 versos Oitava 8 versos Dcimas 10 versos RIMA = Coincidncia de sons Semelhana de sons Consoantes ou puras Quando riam o som voclico e consonantal (silaba tnica) Toantes Rimam as vogais tnicas. Qualidade ou categoria gramatical Pobres- Quando as palavras que rimam pertencem a mesma classe gramatical. Ricas Quando as mesmas pertencem a classes gramaticais diferentes. Disposio do poema Alternada ou cruzada ABAB (Primeiro com terceiro, segundo com quarto) Paralela ou emparelhada AABB (Primeiro com segundo e terceiro com quarto) Interpolada ou oposta A A (extremos da estrofe)

- Narrativo e dramtico Narrativo Epopeia: Escrita com regularidade mtrica (A divina comdia, Os Lusiadas, Caramuru, dentre outros) Romance: bom desenvolvimento de tempo, espao e personagem; Pode ultrapassar geraes; Amplo nmero de personagens; Vrias aes que acontecem em torno de um ncleo principal; Pode haver interseco com outros gneros. Romance histrico Em torno de um fato histrico; Romance picaresco Jovem pobre e ardiloso em busca de aventura; Romance policial Gira em torno de um crime que vem a ser desvendado; Romance regionalista Foge do centro urbano para um mundo interior e regional; Romance de formao Formao curricular do personagem (Ensino fundamental mdio ou universitrio) Conto: Curta narrativa, todas caractersticas do romance em menor escala. Novela: Mais longa que um conto e mais breve que um romance; Vrias narrativas entrelaadas; Linearidade (escrito de forma linear) Crnica: Narrativa que casa literatura e jornalismo. Relatos simples, feito em primeira pessoa e abordagem de fatos COTIDIANOS. Elementos da Narrativa Enredo: O desenrolar da trama (Exposio, complicao, clmax e desfecho) Personagens: Quem participa do enredo. (Protagonista, antagonista e secundrio) ( Plano e redondo) Tempo: O quando da histria (poca do enredo, durao, tempo cronolgico, tempo psicolgico) Espao: Local onde se desenvolve a histria Foco narrativo: depende do narrador Foco em 1 pessoa: o narrador narra e participa da histria; Foco em 3 pessoa: o narrador apenas narra; (Restritivo narra o que v, Onisciente estar a par da histria) Dramtico Tragdia, comedia, drama, farsa e auto ...

INTERPRETAO DE TEXTO E LITERATURA... ACREDITO QUE O QUE ELA MAIS COBRAR!

You might also like