You are on page 1of 2

Outro conceito muito importante na teoria de Piaget o de egocentrismo.

. Criticado por muitos estudiosos, inclusive por Vygotsky, Piaget retoma a questo do egocentrismo e da fala egocntrica em Comments on Vygotskys critical remarks concerning The Language and Thought of the Child, and Judgement and Reasoning in the Child (The M.I.T. Press, 1962) na edio americana do livro de Vygotsky Pensamento e Linguagem. Na 5 edio brasileira de seu livro A Linguagem e o Pensamento da Criana (Martins Fontes, 1989) Piaget escreve: ... o carter especfico do egocentrismo infantil no deve ser pesquisado nem no domnio do social ou moral, nem, mesmo, no domnio da conscincia do eu, mas num terreno puramente intelectual: o egocentrismo infantil um fato de conhecimento. (...) O que ento, o egocentrismo intelectual da criana? , de qualquer modo, o conjunto das atitudes pr-crticas, e, por conseguinte, pr-objetivas, do conhecimento, (...) O egocentrismo no , pois, em sua origem, nem um fenmeno de conscincia, nem um fenmeno de comportamento social, mas uma espcie de iluso sistemtica, inconsciente e de perspectiva (p. 59). Acrescenta ainda: ... o egocentrismo constitui uma espcie de centralizao do pensamento, uma inocncia do esprito no sentido de uma ausncia de toda relatividade intelectual e de todo sistema racional de referncia (p. 60). Em seus Comments Piaget afirma que o desenvolvimento cognitivo no a mera soma de itens, mas exige uma reformulao de pontos de vista prvios, num processo contnuo de correo. Portanto, sair do egocentrismo quer dizer descentralizar e o termo egocentrismo designa a inabilidade inicial para descentralizar (p. 3). Muitas crticas podem ter tido origem na prpria palavra egocentrismo, em sua conotao social, mas para Piaget, significava a centralizao do indivduo em si mesmo.

Pr-operatrio
nesta fase que surge, na criana, a capacidade de substituir um objecto ou acontecimento por uma representao, esta substituio possvel, conforme Piaget, graas funo simblica. Neste estagio a criana j no depende unicamente de suas sensaes, de seus movimentos, mas j distingue um significador (imagem, palavra ou smbolo) daquilo que ele significa (o objecto ausente), o significado, importante ressaltar o carcter ldico do pensamento simblico.

Assim este estgio tambm muito conhecido como o estgio da Inteligncia Simblica. Contudo, lembra que a actividade Sensrio-motor no est esquecida ou abandonada, mas refinada e mais sofisticada, pois verificase que ocorre uma crescente melhoria na sua aprendizagem, permitindo que a mesma explore melhor o ambiente, fazendo uso de mais e mais sofisticados movimentos e percepes intuitivas. A criana deste estgio: egocntrica, centrada em si mesma, e no consegue se colocar, abstractamente, no lugar do outro, no aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicao, j pode agir por simulao, "como se", possui percepo global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparncia sem relacionar fatos. Podemos dizer que a criana e egocentrista da suya maneira ou seja, implica a ausncia da necessidade, por parte da criana, de explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida. Da mesma forma, o egocentrismo responsvel por um pensamento pr-lgico, pr-causal, mgico, animista e artificialista. O raciocnio infantil no nem dedutivo nem indutivo, mas transdutivo, indo do particular ao particular; o juzo no lgico por ser centrado no sujeito, em suas experincias passadas e nas relaes subjetivas que ele estabelece em funo das mesmas. Os desejos, as motivaes e todas as caractersticas conscientes, morais e afetivas so atribudas s coisas (animismo). A criana pensa, por exemplo, que o co ladre porque est com saudades da me. Por outro lado, para as crianas at os sete ou cinco anos de idade, os processos psicolgicos internos tm realidade fsica: ela acha que os pensamentos esto na boca ou os sonhos esto no quarto. Dessa confuso entre o real e o irreal surge a explicao artificialista, segundo a qual, se as coisas existem porque algum as criou. Do ponto de vista do juzo moral observa-se que, a princpio, a moral totalmente heternoma, passando a autnoma na medida em que a criana comea a sair do seu egocentrismo e compreender a necessidade da justia equnime e da responsabilidade individual e coletiva, independentes da autoridade ou da sano imposta.

http://lilianacunha.wordpress.com/periodo-pre-operatorio-desenvolvimento-intelectual-eprocessos-cognitivos/

You might also like