You are on page 1of 17

Composies Lricas Mgicas e Religiosas: Oraes e Responsos

Da manh Subi ao calvrio visitar uma cruz, Pano e cama de Cristo Jesus. Pus-me a olhar para ela e a considerar Que me faria pra mou salvar.
Ftima Martins Ladeira, 70 anos, cassete 1 A

Anjo do cu desce terra, valei-me e respondei por mim, Para que o inimigo mau no se possa vingar de mim.
Ftima Martins Ladeira, 70 anos, cassete 1 A

L vem a alminha do dia, L vem quem a cria, Encomendo-me a Deus E Virgem Maria. O Monte Calvrio e a Santa Bela Cruz Cristo minha luz Que me livre de ces danados e por danar, De homens vivos e inimigos de fogo ardente E da boca de m gente. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

Senhor do conforto, Foste morto e ests vivo,

Perdoaste a vossa morte, Tal cruel e to forte. Perdoai os meus pecados, Os esquecidos e os lembrados, Que aos ps do confessor Nunca foram confessados. Confesso-os a ti por seres o rei da verdade, Na hora da minha morte, tende de mim piedade.
Catarina do Couto, 64 anos, cassete 2 B

Orao em forma narrativa Deus todo-poderoso, criador de tudo quanto h no cu e na terra, Tua palavra desaparece o dia e bem a noite e a Tua bondade continua sempre. Graas te dou, Senhor, por me teres guardado durante este dia e pela sade que agora gozo. Guarda-me, Senhor, de todo o mal, ajuda-nos a amar-Te e a servir-Te para sempre, por amor de Jesus Cristo teu filho. men.
Delmira Carvalho Queiroga, 84 anos, cassete 2 A

Orao em forma narrativa Muito alto vai a lua, como o sol ao meio-dia, mais alto ia a Senhora quando para Belm corria. Madalena ia atrs dela pra alcanar e no podia. Quando a chegou a alcanar, j a Virgem estava parida, era tanta a pobreza que nem um panal trazia. Desceu um anjo do cu terra dois panais de ouro trouxe, tornou a subir ao cu a contar a aleluia, o Senhor le perguntou: - Como ficou a parida? - A parida ficou boa, a parida ficou bela, entre duas cancelinhas, a parida era douro, a porta de prata fina.

Quem esta orao disser todos os meses do ano, tira tantas almas do purgatrio como flores tem no campo, como areias tem no mar. Quem na sabe no na diz, quem na ouve no na aprende, l haver um dia de juzo, l ver quem se arrependa.
Delmira Carvalho Queiroga, 84 anos, cassete 2 A

Ao deitar Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Encomendo-me a Deus E ao divino Esprito Santo E bela Santa Cruz, Que Deus me acompanhe, Santo nome de Jesus.
Ftima Martins Ladeira, 70 anos, cassete 1 A

Nesta cama me vou deitar Pra dormir e descansar, Se a morte vier e no acordar, Entrego-me a Deus, Agarro-me cruz E entrego a minha alma Ao Menino Jesus.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

Nesta cama me deito, Com esta roupa me cubro, Se me der alguma aflio,

Os anjinhos do cu me acudam.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

A Santa Brbara Brbara Virgem pela barca passou. - Para onde vais, Brbara Virgem? - Vou ao alto do cu buscar aquele trovo, Bot-lo ao marinho, Onde no haja po, nem vinho, Nem festinhas do menino. Quem esta orao disser e consigo a trouxer, Ser dita e escrita pelo anjo So Cristvo So Gabriel.
Glria Martins Ladeira, 72 anos, cassete 1 A

Santa Brbara fugiu pr monte, Onde ela se sentou, nasceu uma fonte, Vieram os anjinhos do cu, boberam nela. Que auguinha to doce, que senhora to bela. Santa Brbara fugiu pr monte com um rosrio douro na mo, Pedir a Nossa Senhora que abrande o trovo.
Ftima Martins Ladeira, 70 anos, cassete 1 A

Santa Brbara virgem, Que tendes la torre na mo, Pedi ao Senhor Que nos libre do raio do trobo. Quem esta orao disser e nela tiber deboo,

No h lume, nem inferno, nem neste mundo raio ou trobo.


Luiza Rodrigues Carvalho, 84 anos, cassete 2 A

O Forno do povo ou Forno Comunitrio Este forno, pelo tipo de construo e pela sua localizao, deve ter sido construdo h bastantes anos. Ainda que mantenha a sua estrutura primitiva, ao longo dos tempos sofreu algumas alteraes de pormenor, como a substituio da cobertura de colmo por telha, a fim de terminar com os incndios frequentes.

Forno do povo O forno propriamente dito tem uma construo abobadada com uma porta lateral, onde se coze o po, os folares, etc., sendo apoiado por um tendal, destinado a preparar a massa acabada de chegar de casa em cestos de vime, sendo esta trabalhada e dividida em pequenas pores que, conforme o tamanho, sero apelidadas de po ou de bolas. 6

Como estes fornos no contm nenhum termstato, tem de se contar com a habilidade do forneiro e com a ajuda de Deus.

Depois de observar determinados sinais na pedra, indicadora da temperatura, com uma p feita de madeira, coloca-se a massa dos pes, um a um, dentro do forno, de uma forma sucessiva e prximos, sem os deixar tocar nas brasas que se encontram entrada da pequena porta do forno. Mas isto no basta e a interveno divina essencial; por isso, as mulheres que preparam a massa, invocam os santos da sua devoo para que a empreitada seja bem sucedida. Assim, proclamam as seguintes oraes. Quando o po est na masseira Nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. men. So Vicente te acrescente, So Joo te faa po. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete 3 A

Quando se acaba de colocar todos os pes dentro do forno diz-se: Cresa o po no forno e fora do forno E a graa de Deus pelo mundo todo. Pai-Nosso e Ave-Maria.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete 3 A

Responso a Santo Antnio Santo Antnio de Lisboa se vestiu e se calou, Suas mos bentas lavou, O Senhor encontrou E lhe perguntou: - Onde vais, beato Antnio? - Senhor, convosco vou. - Tu comigo no irs, Na terra ficars A guardar as coisinhas todas, Que no tenham perigo nenhum, Livr-las de lobo, de raposa, de ladra e de ladro, E de quantas imundices no mundo so. Assim como guardaste teu pai, teu padrinho e tua madrinha de sete sentenas falsas, Guardai a (pessoa que a gente indicar) de todos os prigos. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

Responso a Santo Antnio

Glorioso padre Santo Antnio, foste padre, foste bispo, Ajudai-me pela minha vida, pelas cinco chagas de Cristo. Glorioso padre Santo Antnio, foste padre, foste bispo, Ajudai-me pela minha vida, pelas cinco chagas de Cristo. Glorioso padre Santo Antnio, foste padre, foste bispo, Ajudai-me pela minha vida, pelas cinco chagas de Cristo.
Manuel Romo Carvalho Gonalves, 56 anos, cassete 3 A

Responso a Santo Antnio Santo Antnio de Lisboa, Benza-me este cordo Que mo deu Nossa Senhora Sexta-feira da Paixo, Sbado da Aleluia E Domingo da Ressurreio. Dava doze voltas em rodor do corao E as pontinhas que sobejavam, Chegavam do cu ao cho.
Luiza Rodrigues Carvalho, 84 anos, cassete 2 A

Responso das almas (em forma narrativa) almas, ou trs ou seis ou nove. Trs degoladas, trs enforcadas, trs mortas a ferros frios. almas, vs nas vossas almas brancas vos incorporastes, num monte de olivete passastes, uma vergastinha cortastes para no corao de Nossa Senhora tocares, para eu fazer boa viagem, pela graa de Deus e da Virgem Maria. almas, ou trs ou seis ou nove. Trs degoladas, trs enforcadas, trs mortas a ferros frios. almas, vs nas vossas almas brancas vos incorporastes, num monte de olivete

passastes, uma vergastinha cortastes para no corao de Nossa Senhora tocares, para eu fazer boa viagem, pela graa de Deus e da Virgem Maria. almas, ou trs ou seis ou nove. Trs degoladas, trs enforcadas, trs mortas a ferros frios. almas, vs nas vossas almas brancas vos incorporastes, num monte de olivete passastes, uma vergastinha cortastes para no corao de Nossa Senhora tocares, para eu fazer boa viagem, pela graa de Deus e da Virgem Maria.
Manuel Romo Carvalho Gonalves, 56 anos, cassete 3 A

Responsar a pessoa (em forma narrativa) (Diz-se o nome da pessoa, tanto pode ser um filho) Filho do meu corao, Nosso Senhor teu pai e Nossa Senhora tua me, os apstolos teus irmos, Deus te leve e traga nas suas benditas mos. Com as armas de So Jorge no sejas preso, nem arrematado, nem teu sangue derramado, nem teu corpo corrompido, to guardado sejas tu como foi o omnipotente no ventre da Virgem Maria.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

Composies Lricas Mgicas e Religiosas: Ensalmos Orao da inveja Jesus e Jesus E trs vezes Jesus, Eu te corto ar das estrelas, Ar do luar, Ar da inveja, Ar excomungado, Ar espinhado, Ar das encruzilhadas, Ar de defunto, Todos os ares que andam pelo mundo. (animal ou nome da criatura) Deus te deu, Deus te criou, Deus te desencalhe Se algum te encalhou. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria Este ar aqui no pararia nem lavraria. Tudo venha bem amor, Como vieram as cinco chagas do Senhor. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Repete-se esta orao trs vezes.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete 3A

Para defumar

Ar mau e invejidade, vai-te daqui, Que o fumo sagrado vai atrs de ti. Assim como a Virgem Maria defumou o seu filho pra o salvar, Assim eu te defumo pra te curar. Repete-se esta orao trs vezes.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete 3A

Coxo Com a faca que cortas o po, Cortas zona, Coxo e coxo de sapo e de sapo, De cobra, de cobro, De salagamenta, de salagamento, De lagarto, lagarto E de rato e rato E de aranha e de aranho E de bichos de toda a nao. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Este coxo nunca mais aqui lavraria. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Este coxo secaria. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Um pai-nosso e uma ave-maria.
Ana Parauta, 62 anos, cassete 1 A

Orao da Citica Ora, Jesus e nome de Jesus, o nome da virtude.

Eu te corto, citica, folato e reumatismo, Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Que esta citica e este folato nunca mais aqui lavraria. Apstolo So Pedro e So Paulo e So Tiago, Faam mezinha at ao cabo, Citica corto em nome do Pai, Citica corto em nome do Filho, Citica corto em nome do Esprito Santo, men. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um pai-nosso com trs ave-marias.
Ana Parauta, 62 anos, cassete 1 A

Orao do Sol Santa Anastcia ao mato entrou E Jesus Cristo encontrou E Jesus Cristo lhe procurou: - Como se tira a constipao do Sol? - Com um guardanapo dobrado E com um copo de gua fria, Eu te tiro sol e calmaria. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Ana Parauta, 62 anos, cassete 1 A

Orao das lombrigas Jesus e Jesus e trs vezes Jesus. Jesus quando nasceu No altar se revolveu,

Virou-se para So Joo, Que chamasse pelo padrinho e pela madrinha, Que as lombrigas (tem de ser de criana ou de gente) engolidas e denegridas Por baixo e por cima. As mes a morrer E as filhas a padecer. Tudo vem do seu amor, Pelas cinco chagas de Cristo, F em Deus Nosso Senhor. E agora em louvor de S. Cipreste, Tudo que fizer que preste. Em louvor da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Ana Parauta, 62 anos, cassete 1 A

Orao da Gipela Pedro e Paulo foram a Roma, Jesus Cristo encontraram: - Donde vens, Pedro? - Vimos de Roma. - Quem vistes l? - Ningum. - Volta atrs, Pedro e Paulo, Buscar trs espigas de gro E eu te corto, gipela e gipilo E pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Ana Parauta, 62 anos, cassete 1 A

Orao da Dada Eu te corto dada, cobrante, ar, inveja, mau-olhado. Como as pessoas da Santssima Trindade querem e podem, esta dada, cobranto, ar, inveja e mau-olhado para l tornem.
Ana Parauta 62 anos, cassete 1 A

Eu te corto dada e cobranto pelo gargalo da gua, assim como a Santssima Trindade quer e pode, este mal de onde veio para l torne. E em louvor de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Diz-se trs vezes e vai-se despejando a gua do copo durante as trs vezes.
Maria da Conceio Fortuoso Alves, 54 anos, cassete 1 A

Unheiro Perguntar ao doente: - Eu te corto o qu? - Unheiro. - Borbulhas e borbulhes Sejam delidas como carves, Quando os sapos tiverem rabo e as bichas pernas para andar, Assim vs aqui haveis de navegar. Pelo poder do Apstolo So Pedro, So Paulo e So Tiago e So Silvestre, Tudo que eu fizer aqui preste E que Jesus Cristo seja o verdadeiro Mestre. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete 3A

Espinhela Benzer Santa Iria pelo mar ia, Trs novelinhos de oiro tinha: Com um urdia, Com outro tecia E com outro bao, espinhela erguia. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Ergueu-ta Nossa Senhora que eu no sabia. Pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Repete-se esta orao trs vezes.
Alice Barros do Couto, 55 anos, cassete

You might also like