You are on page 1of 6

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS-UNIPAC BOM DESPACHO

CURSO FARMCIA

LAS DA CUNHA SANTOS NATACHE CRISTINA DE OLIVEIRA

FARMACOTCNICA II: FARMCIA MAGISTRAL NO SETOR VETERINRIO.

BOM DESPACHO SETEMBRO/2011

LAS DA CUNHA SANTOS NATACHE CRISTINA DE OLIVEIRA

FARMACOTCNICA II: FARMCIA MAGISTRAL NO SETOR VETERINRIO.

Trabalho apresentado ao curso de Farmcia da Faculdade Presidente Antnio Carlos UNIPAC, como requisito parcial para avaliao em Farmacotcnica II.

BOM DESPACHO SETEMBRO/2011

Quanto a Legislao: Segundo Pinheiro (2006), a manipulao de medicamentos para uso veterinrio nas farmcias magistrais enfrenta o problema do desconhecimento das leis pelos profissionais, que regulamentada pelo Ministrio de Agricultura, Pecuria e Abastecimento o (MAPA), mesmo com a regulamentao a manipulao de medicamentos veterinrios segue as mesmas regras estipuladas para farmcia magistral de produtos para consumo humano, porm a Instruo normativa n: 11 (2005) estabelece que a farmcia possua uma rea isolada para a manipulao de medicamentos veterinrios e probe a manipulao de medicamentos para animais que so usados para consumo humano. Pontos positivos: uma rea em crescimento, pois como relata Silva (2009), cada vez mais as pessoas tm tratado seus animais de estimao como pessoas, como membros da famlia e, portanto esto sempre buscando o melhor para sade deles. Segundo Pinheiro (2006), essa atividade acaba sendo uma alternativa para complementao das vendas na farmcia magistral, pois os produtos de uso veterinrio no so s os de uso interno, o avano das tcnicas proporciona tambm formulaes tpicas, como xampus, condicionadores, loes antiparasitrias e produtos para alergia, o que se torna excelente diante da grande concorrncia em relao aos produtos para uso humano. Barbosa (2010) enfatiza a possibilidade de na manipulao adequar as frmulas veterinrias pela diferena em relao absoro, distribuio, metabolismo e excreo de cada animal, devido espcie e tamanhos. - A farmcia magistral que apresente um mdico veterinrio passa a ter permisso para venda de medicamentos veterinrios industrializados, permitindo uma maior ampliao de servios prestados pelo estabelecimento Pontos negativos: - um comrcio destinado um pblico alvo novo, e muitos medicamentos de venda livre destinados a humanos no so os mesmos oferecidos para tratamento em uso animal;

- Nem todas as farmcias magistrais conhecem as leis que regulamentam a prtica na manipulao de medicamentos veterinrios; -Desconhecimento dos mdicos veterinrios pelos medicamentos manipulados; -A proibio da manipulao de medicamentos para animais criados para consumo humano, - A adequao de uma farmcia magistral, para iniciar suas atividades na rea de veterinria gera certa confuso aos profissionais, pois precisa de uma adequao estrutural da farmcia, como rea exclusiva para manipulao de medicamentos veterinrios.

Oportunidades e Atuao do farmacutico: As oportunidades na rea ainda so poucas, o mercado farmacutico veterinrio se restringe muito as indstrias, mas um mercado em expanso, que com a humanizao dos pets acaba por ser uma boa aposta para o futuro, alm de a concorrncia ser pequena, gerando uma possibilidade maior de lucros. Os interessados na rea devem fazer uma pesquisa de mercado para saber se a necessidade do local condizente com o inicio da atividade em questo e se as oportunidades de crescimento so boas. Deve ser um trabalho juntamente com os veterinrios locais, para uma apresentao desse mercado a eles, afim de que as formulas magistrais sejam mais indicadas pelos veterinrios. A atuao do farmacutico a mesma de uma farmcia magistral de medicamentos para humanos, mas ele precisa de um conhecimento sobre a fisiologia dos animais, para proporcionar uma melhor segurana na orientao aos donos dos animais, quanto a posologia, a forma de administrao e a dosagem, que acabam por ser diferente em diferentes espcies de animais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Instruo Normativa n: 11, de 08 de junho de 2005, Aprova o Regulamento


Tcnico para Registro e Fiscalizao de Estabelecimentos que Manipulam Produtos de Uso Veterinrio e o Regulamento de Boas Prticas de Manipulao de Produtos Veterinrios, Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento-MAPA; Site: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=visualizarAtoPortalvi su&chave=989875967, acessado em 10/09/2011.

SILVA, Naira Tain Rodrigues; Proposta de um modelo para gerao e anlise das oportunidades de mercado e tecnologica para o desenvolvimento de produtos farmacuticos veterinrios, 2009; 246 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Farmacuticas) Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas da Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto, 2009.

BARBOSA, Catarina Ins Oliveira Gama Nunes; Novas Formas Farmacuticas Para Uso Veterinrio, 2010; 62 f .Monografia (licenciatura em Cincias Farmacuticas) Faculdade de Cincias da Sade da Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2010.

PINHEIRO, Vanessa Alves; Manipulao em Veterinria - Aspectos Tcnicos e Legais, 2006; Site: http://pingado.terra.com.br/noticias/mostraNoticia.asp?idNoticia=2370; acessado em 11/09/2011

You might also like