You are on page 1of 12

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA - UNAES DE CAMPO GRANDE

ELETRICIDADE E ELETRONICA Atividade Pratica Supervisionada.

CAMPO GRANDE MS SETEMBRO DE 2011

ELETRICIDADE E ELETRONICA Atividade Pratica Supervisionada.

ATPS exigida como requisito parcial da avaliao da disciplina Eletricidade e Eletrnica ministrado pelo Professor do curso Cincia da computao Ademar Finger.

Campo Grande MS Outubro 2011

SUMARIO

1. Introduo................................................................... 2.2 Etapa 1............................................................... 2.3. Texto 1..................................................................... 2.3. Texto 2..................................................................... 3. etapa 2..................................................................... 3.1. Texto 1..................................................................... 3.2. texto 2................................................................. 3.2. texto 3................................................................. 3.2. concluso.................................................................

4 5 6 6 6 6 8 8 8

Introduo

Nos textos a seguir entraremos no entendimento do funcionamento da corrente eltrica e consequentemente em suas aes e reaes causadas por N fatores tanto naturais tanto por imposio. Expondo assim o entendimento para manipular e realizar efeitos e entende-los como a tenso eltrica a qual tambm estudaremos no texto 2.

Texto 1: Corrente eltrica A corrente eltrica chamada tambm de amperagem, embora seja vlida na linguagem coloquial no aceita pelos engenheiros eltricos por confundir a unidade de medio Ampere com a grandeza fsica, a movimentao ordenada de uma partcula subatmica de carga negativa (eltrons) por um condutor, quando h uma diferena de potencial entre as duas extremidades. Esta diferena de potencial recebe o nome de tenso. Porem para que esses movimentos (dos eltrons por um condutor) ocorram necessrio haver as partculas ons ou eltrons, livres no interior dos corpos. Os Raios e o vento solar so exemplos de corrente eltrica. A intensidade da corrente eltrica (I) definida como: Razo entre o mdulo da quantidade de carga (Q) que atravessa certa seo transversal (corte feito ao longo da menor dimenso de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo (t).

Corpos que tem partculas eletrizadas e livres em quantidades razoveis recebem o nome de condutores, uma vez que esta caracterstica permite estabelecer corrente eltrica em seu interior. Como Nos metais existe grande
quantidade de eltrons livres e em movimento desordenado. Ao se criar, de alguma

maneira, um certo campo eltrico (

) no interior de um corpo metlico, seus

movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo eltrico ( ), constituindo a corrente eltrica. Quando comeou o estudo da eletricidade definiu-se o sentido da corrente eltrica como sendo o sentido do fluxo de cargas positivas, ou seja, as cargas que se movimentam de um polo positivo para um polo negativo. Naquele tempo no havia conhecimento sobre a estrutura dos tomos. No se imaginava que em condutores slidos as cargas positivas esto ligadas com grande fora aos ncleos dos tomos e, assim sendo, no pode haver fluxo macroscpico de cargas positivas em condutores slidos. Porm , quando a fsica subatmica estabeleceu esse fato, o conceito anterior j era utilizado em clculos e representaes para anlise de

circuitos. Sendo utilizado at hoje como utilizado at os dias de hoje e chamado sentido convencional da corrente. O sentido real da corrente eltrica muda de acordo com a natureza do condutor, no caso dos condutores slidos so os eltrons livres que constituem a corrente real, no caso dos lquidos so os ons positivos e negativos, enquanto que nos gases so por sua vez ons positivos, negativos e eltrons livres.

Texto2: Diferena de potencial A diferena de potencial tambm conhecida como tenso eltrica, uma grandeza fsica que tem a funo de medir a energia que fornecida s cargas elctricas. Utiliza-se como smbolos: d.d.p. ou U ou V. sendo Volt a unidade do S.I. (V), dado em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Se um corpo se torna eletrizado porque recebeu ou cederam eltrons. Se, recebeu eltrons, ficou carregado negativamente e se, pelo contrrio, perdeu eltrons, ficou positivamente carregado. Podemos dizer ento, que cada um desses corpos se encontra a um dado potencial eltrico. Podemos assim dizer que tenso eltrica (diferena de potencial) seria a "fora" responsvel pela movimentao de eltrons, ou seja, tenso a tendncia que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tenso zero e mede-se a tenso do resto dos pontos relativos a este. A tenso eltrica existente entre dois pontos, + e - determinada matematicamente como a integral de linha do campo eltrico:

Quanto maior a corrente eltrica entre dois pontos, maior ser o fluxo, caso haja comunicao entre estes dois pontos. Este o fundamento da lei de Ohm, para a corrente contnua: Assim sendo R = Resistncia (ohms), I = Intensidade da corrente (ampres), U = Diferena de potencial ou tenso (volts). J Em corrente alternada, substitui-se a resistncia pela impedncia, ficando assim:

Sendo-> Z = Impedncia (ohms). Neste caso A impedncia representa alm da resistncia a passagem de corrente eltrica, tambm o deslocamento angular na forma de onda produzido pelo equipamento (ex: capacitores e bobinas ou indutores). O valor numrico da grandeza fsica, sendo medida em volts, seria o resultado da multiplicao entre, o valor da resistncia (em ohms) e o valor da corrente (em ampres).

Etapa 2: Texto 1: Resistncia O que e como funciona. um componente que oferece uma oposio passagem de corrente eltrica, atravs de seu material, esta oposio recebe o nome de resistncia eltrica, que utiliza a unidade ohm. A resistncia causa uma certa queda de tenso em alguma parte do circuito em que utilizada, porm nunca causa queda de corrente eltrica. Sendo a corrente que entra em um terminal de um resistor ser a mesma que sai pelo outro terminal, porm a uma queda de tenso. O resistor um dispositivo com vrias funcionalidades tanto de transformar energia eltrica em energia trmica por atravs do efeito joule, quanto para limitar a corrente eltrica em um circuito. Um resistor ideal aquele com uma resistncia eltrica que permanece constante independentemente da tenso ou corrente eltrica que circular por ele. Resistores podem ser fixos ou variveis. Neste caso recebem o nome de potencimetros ou reostatos, tendo seu valor nominal alterado ao girar um eixo ou desligar uma alavanca. A medio de um resistor a resistncia, que usa a relao entre tenso para corrente (medida em ohms na unidade SI). A relao entre tenso, corrente e resistncia, atravs de um objeto dada por uma simples equao, Lei de Ohm:

Texto 2: Capacitor O que e como funciona. O capacitor armazena uma energia num campo eltrico, acumulando desta forma um desequilbrio interno de carga eltrica, teve sua formulao com base na garrafa de Leiden (Acidentalmente inventada em 1746 por Pieter van Musschenbroek em leyden Holanda), sua forma mais utilizada consiste em dois eletrodos ( um terminal utilizado para conectar um circuito eltrico a uma parte metlica, no metlica ou ainda soluo aquosa.) ou placas que tem a funo de armazenar cargas opostas, essas duas placas so condutoras e tem seu meio separado por um isolante (material que tem caractersticas fsico qumico formam uma barreira ao calor, eletricidade ou som.) ou um dieltrico (substncia que possui alta resistncia ao fluxo da corrente eltrica.) que impede as duas cargas de se encontrarem at serem utilizadas. Desta forma a carga eltrica armazenada na superfcie das placas, no limite com o dieltrico. Sendo assim devido a placa armazenar cargas iguais, mais opostas, a carga total no dispositivo ser sempre zero. A capacidade deste dispositivo tem de armazenar energia eltrica como um campo eletrosttico recebe o nome de capacitncia ou capacidade ( c ) e medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada desta forma pela tenso (v) que existe entre placas.

Um capacitor tem a capacitncia dada em farad (f), quando um coulomb de carga causa uma diferena depotencial de um volt(v) entre as placas. Como o farad uma unidade de medida muito grande para circuitos onde a praticidade necessria, por isso utiliza-se menores valores do tipo microfarads (F), nanofarads (nF) ou picofarads (pF). Eltrons no podem passar diretamente atravs do dieltrico de uma placa para a outra, ao aplicar-se uma tenso a um capacitor atravs de um circuito externo, a corrente flui para uma das placas, carregando-a inversamente, ou seja, quando a tenso que flui de um capacitor muda, o capacitor descarregado ou carregado, sua frmula dada por :

Texto 3: Indutor O que e como funciona.

Concluso

Entendemos que a corrente eltrica a movimentao de eltrons livres e que se move de forma diferenciada quando se utiliza diferentes condutores (slidos, gasosos e lquidos.), e que necessrio haver uma diferena de potencial entre as duas extremidades. E que a tenso eltrica e a medio da energia de eltrons livres que se locomovem de uma rea com maior diferena de potencial para a menos e assim sucessivamente.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org http://cfq9.wikispaces.com/ http://www.efeitojoule.com/

You might also like