You are on page 1of 24

SINAES

Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

25
Novembro / 2011

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

2011

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.
1 - Verifique se, alm deste caderno, voc recebeu o Caderno de Respostas, destinado transcrio das respostas das questes de mltipla escolha (objetivas), das questes discursivas e do questionrio de percepo da prova. 2 - Confira se este caderno contm as questes de mltipla escolha (objetivas) e discursivas de formao geral e do componente especfico da rea, e as questes relativas sua percepo da prova, assim distribudas:

Partes Formao Geral/Objetivas Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Objetivas Componente Especfico/Discursivas Questionrio de percepo da Prova

Nmero das questes 1a8 Discursiva 1 e Discursiva 2 9 a 35 Discursiva 3 a Discursiva 5 1a9

Peso das questes 60% 40% 85% 15% -

Peso dos componentes 25%

75% -

3 - Verifique se a prova est completa e se o seu nome est correto no Caderno de Respostas. Caso contrrio, avise imediatamente um dos responsveis pela aplicao da prova. Voc deve assinar o Caderno de Respostas no espao prprio, com caneta esferogrfica de tinta preta. 4 - Observe as instrues expressas no Caderno de Respostas sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). 5 - Use caneta esferogrfica de tinta preta tanto para marcar as respostas das questes objetivas quanto para escrever as respostas das questes discursivas. 6 - No use calculadora; no se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; no consulte material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 7 - Voc ter quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e discursivas e ao questionrio de percepo da prova. 8 - Quando terminar, entregue ao Aplicador ou Fiscal o seu Caderno de Respostas. 9 - Ateno! Voc s poder levar este Caderno de Prova aps decorridas trs horas do incio do Exame.

Ministrio da Educao

*A2520111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

FORMAO GERAL
Retrato de uma princesa desconhecida Para que ela tivesse um pescoo to fino Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule Para que os seus olhos fossem to frontais e limpos Para que a sua espinha fosse to direita E ela usasse a cabea to erguida Com uma to simples claridade sobre a testa Foram necessrias sucessivas geraes de escravos De corpo dobrado e grossas mos pacientes Servindo sucessivas geraes de prncipes Ainda um pouco toscos e grosseiros vidos cruis e fraudulentos Foi um imenso desperdiar de gente Para que ela fosse aquela perfeio Solitria exilada sem destino

QUESTO 1

No poema, a autora sugere que A B C D E

ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.

os prncipes e as princesas so naturalmente belos. os prncipes generosos cultivavam a beleza da princesa. a beleza da princesa desperdiada pela miscigenao racial. o trabalho compulsrio de escravos proporcionou privilgios aos prncipes. o exlio e a solido so os responsveis pela manuteno do corpo esbelto da princesa.

QUESTO 2 Excluso digital um conceito que diz respeito s extensas camadas sociais que ficaram margem do fenmeno da sociedade da informao e da extenso das redes digitais. O problema da excluso digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicaes diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contempornea. Nessa nova sociedade, o conhecimento essencial para aumentar a produtividade e a competio global. fundamental para a inveno, para a inovao e para a gerao de riqueza. As tecnologias de informao e comunicao (TICs) proveem uma fundao para a construo e aplicao do conhecimento nos setores pblicos e privados. nesse contexto que se aplica o termo excluso digital, referente falta de acesso s vantagens e aos benefcios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econmicos, polticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmaes a seguir. I. Um mapeamento da excluso digital no Brasil permite aos gestores de polticas pblicas escolherem o pblicoalvo de possveis aes de incluso digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informaes queles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econmica. III. O direito informao diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses esto focados nas relaes entre os indivduos e, aqueles, na relao entre o indivduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil est na deficitria tecnologia existente em territrio nacional, muito aqum da disponvel na maior parte dos pases do primeiro mundo. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
2 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A2520112*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 3 A cibercultura pode ser vista como herdeira legtima (embora distante) do projeto progressista dos filsofos do sculo XVII. De fato, ela valoriza a participao das pessoas em comunidades de debate e argumentao. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relaes humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prtica assdua de trocas de informaes e conhecimentos, coisa que os filsofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura no seria ps-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionrios e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferena apenas que, na cibercultura, esses valores se encarnam em dispositivos tcnicos concretos. Na era das mdias eletrnicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificao e no acesso a mltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexo mundial.
LEVY, P. Revoluo virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

QUESTO 4 Com o advento da Repblica, a discusso sobre a questo educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no mbito Federal quanto no Estadual. J na Primeira Repblica, a expanso da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no perodo getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crtica e balano do ps-1946, ocorre a promulgao da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em 1961. somente com a Constituio de 1988, no entanto, que os brasileiros tm assegurada a educao de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparao para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prev como dever do Estado a oferta da educao tanto a crianas como queles que no tiveram acesso ao ensino em idade prpria escolarizao cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asseres e a relao proposta entre elas. A relao entre educao e cidadania se estabelece na busca da universalizao da educao como uma das condies necessrias para a consolidao da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuao de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do sculo XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso educao, inclusive aos jovens e adultos que j estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira uma proposio verdadeira, e a segunda, falsa. D A primeira uma proposio falsa, e a segunda, verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
3 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expanso da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicao e a educao. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura A representa uma modalidade de cultura ps-moderna de liberdade de comunicao e ao. B constituiu negao dos valores progressistas

defendidos pelos filsofos do Iluminismo. C banalizou a cincia ao disseminar o conhecimento nas redes sociais. D valorizou o isolamento dos indivduos pela produo de softwares de codificao. E incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informaes e conhecimentos.

*A2520113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 5

Desmatamento na Amaznia Legal. Disponvel em: <www.imazon.org.br/mapas/desmatamento-mensal-2011>. Acesso em: 20 ago. 2011.

O ritmo de desmatamento na Amaznia Legal diminuiu no ms de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organizao ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia). O relatrio elaborado pela ONG, a partir de imagens de satlite, apontou desmatamento de 99 km no bioma em junho de 2011, uma reduo de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km, aumento de 15% em relao a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsvel por derrubar 38% desse total e lder no ranking do desmatamento, seguido do Par (25%) e de Rondnia (21%).
Disponvel em: <http://www.imazon.org.br/imprensa/imazon-na-midia>. Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptaes).

De acordo com as informaes do mapa e do texto, A B C D E foram desmatados 1 534 km na Amaznia Legal nos ltimos dois anos. no houve aumento do desmatamento no ltimo ano na Amaznia Legal. trs estados brasileiros responderam por 84% do desmatamento na Amaznia Legal entre agosto de 2010 e junho de 2011. o estado do Amap apresenta alta taxa de desmatamento em comparao aos demais estados da Amaznia Legal. o desmatamento na Amaznia Legal, em junho de 2010, foi de 140 km2, comparando-se o ndice de junho de 2011 ao ndice de junho de 2010.
4 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A2520114*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 6 A educao o Xis da questo


Desemprego
Aqui se v que a taxa de desemprego menor para quem fica mais tempo na escola

QUESTO 7 A definio de desenvolvimento usualmente


Salrio
Aqui se v que os salrios aumentam conforme os anos de estudo (em reais)

sustentvel

mais

utilizada

a que procura atender s

necessidades atuais sem comprometer a capacidade das geraes futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e tambm na cultura poltica. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudana climtica, uma ameaa real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos pases. O Brasil est em uma posio privilegiada para enfrentar

13,05%

At 10 anos de estudo

18 500
Salrio de quem tem doutorado ou MBA

7,91%
12 a 14 anos de estudo

8 600
Salrio de quem tem curso superior e fala uma lngua estrangeira

3,83%
15 a 17 anos de estudo

os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da gua doce existentes no planeta; grande extenso de terras cultivveis; diversidade tnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econmica e sustentabilidade sociopoltica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentvel pressupe A a preservao do equilbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que no poltico de uma sociedade. B a redefinio de critrios e instrumentos de avaliao de custo-benefcio que reflitam os efeitos socioeconmicos e os valores reais do consumo e da preservao. C o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traado um novo modelo de desenvolvimento econmico para a humanidade. D a reduo do consumo das reservas naturais com a consequente estagnao do desenvolvimento econmico e tecnolgico. E a distribuio homognea das reservas naturais entre as naes e as regies em nvel global e regional.
5

2,66%
Mais de 17 anos de estudo

1 800
Salrio de quem conclui o ensino mdio

Fontes: Manager Assessoria em Recursos Humanos e IBGE

Disponvel em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011.

A expresso o Xis da questo usada no ttulo do infogrfico diz respeito A quantidade de anos de estudos necessrios para garantir um emprego estvel com salrio digno. B s oportunidades de melhoria salarial que surgem medida que aumenta o nvel de escolaridade dos indivduos. C influncia que o ensino de lngua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivduos. D aos questionamentos que so feitos acerca da quantidade mnima de anos de estudo que os indivduos precisam para ter boa educao. E reduo da taxa de desemprego em razo da poltica atual de controle da evaso escolar e de aprovao automtica de ano de acordo com a idade. REA LIVRE

justifica a

desacelerao do desenvolvimento econmico e

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A2520115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 8 Em reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamao da classe trabalhadora, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestaes de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar ateno para as camadas sociais mais desfavorecidas do pas, que desde o incio dos distrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britnicos para escarnecer dos hbitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemtico abandono governamental dessa parcela da populao: Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade, diz. (...) voc no vai ver algum assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo no o preconceito e, sim, a cortina de fumaa que ele oferece. Os distrbios esto servindo como o argumento ideal para que se faa valer a ideologia de que os problemas sociais so resultados de defeitos individuais, no de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britnica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: voc culpado pela falta de oportunidades. (...) Os polticos insistem em culpar os indivduos pela desigualdade.
Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).

Considerando as ideias do texto, avalie as afirmaes a seguir. I. Chavs um apelido que exalta hbitos de consumo de parcela da populao britnica.

II. Os distrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais. III. Indivduos da classe trabalhadora britnica so responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausncia de polticas pblicas. IV. As manifestaes de rua na Inglaterra reivindicavam formas de incluso nos padres de consumo vigente. correto apenas o que se afirma em A I e II. B I e IV. C II e III. D I, III e IV. E II, III e IV. REA LIVRE

*A2520116*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 1 A Educao a Distncia (EaD) a modalidade de ensino que permite que a comunicao e a construo do conhecimento entre os usurios envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. So necessrias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino no presencial, com vistas crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relaes de ensino-aprendizagem. O Censo da Educao Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do nmero de matrculas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participao da EaD na Educao Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrculas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD esto na ps-graduao e que 42% esto fora do seu estado de origem.

Considerando as informaes acima, enumere trs vantagens de um curso a distncia, justificando brevemente cada uma delas. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

7 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A2520117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 2 A Sntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) para apresentar sucinta anlise das condies de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores ndices se concentram na populao idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na regio Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em nmeros absolutos, o contingente era de 14,1 milhes de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com salrio-mnimo de renda familiar per capita. Os maiores decrscimos no analfabetismo por grupos etrios entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a populao masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos ndices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas so mes mais tarde e tm menos filhos. Disponvel em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias>. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). Fonte: IBGE

Populao analfabeta com idade superior a 15 anos ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 porcentagem 13,6 12,4 11,8 11,6 11,2 10,7 10,2 9,9 10,0 9,7

Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importncia de polticas e programas educacionais para a erradicao do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obteno de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superao do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade. (valor: 10,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

*A2520118*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 9 O levantamento de requisitos uma etapa fundamental do projeto de sistemas. Dependendo da situao encontrada, uma ou mais tcnicas podem ser utilizadas para a elicitao dos requisitos. A respeito dessas tcnicas, analise as afirmaes a seguir. Workshop de requisitos consiste na realizao de reunies estruturadas e delimitadas entre os analistas de requisitos do projeto e representantes do cliente. II. Cenrio consiste na observao das aes do funcionrio na realizao de uma determinada tarefa, para verificar os passos necessrios para sua concluso. III. As entrevistas so realizadas com os stakeholders e podem ser abertas ou fechadas. IV. A prototipagem uma verso inicial do sistema, baseado em requisitos levantados em outros sistemas da organizao. correto apenas o que se afirma em A B C D E I e II. I e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV. I. QUESTO 11

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

O conjunto de casos de uso representa as possveis interaes que sero representadas nos requisitos do sistema. A figura a seguir desenvolve um exemplo de biblioteca e mostra outros casos de uso (use-cases) nesse ambiente.

Servios de Emprestimo Usurio da biblioteca

Administrao de usurio Pessoal da biblioteca

Servios do catlogo Fornecedor


SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 6. ed. So Paulo:

Use-cases de Biblioteca - Fonte Sommerville (2003, p113).

Makron Books, 2003, p. 113.

Com relao ao tema, analise as asseres a seguir. A figura tambm ilustra os pontos essenciais da notao de casos de uso. Os agentes no processo so representados por bonecos e cada tipo de interao representada por uma elipse com um nome PORQUE a UML um padro para a modelagem orientada a objetos e, assim, os casos de uso e a obteno de requisitos com base em casos de uso so cada vez mais utilizados para obter requisitos. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
9 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

QUESTO 10 Vrias tcnicas relacionadas programao extrema (XP) so diretamente ligadas ao cdigo, incluindo a refatorao, programao em pares e integrao contnua. A programao em pares a prtica preferida dos desenvolvedores XP trabalhando em pares em um computador.
SCOTT, K. O Processo Unificado Explicado. Porto Alegre: Artmed, 2002. BECK, K. Programao Extrema (XP) Explicada. Porto Alegre: Artmed, 2000.

A programao em pares auxilia no desenvolvimento de cdigo de melhor qualidade quando os pares A elaboram e utilizam padres de codificao conjuntamente, os quais, quando utilizados corretamente e apropriadamente, reduzem problemas individuais. B esto acostumados ao desenvolvimento e propriedade coletiva, limitando-se a fazer pequenas mudanas na ocorrncia de erros em tempo de execuo. C minimizam os riscos de insucesso no projeto atravs da utilizao de ferramentas para a gerao automtica de testes funcionais e prottipos de interface. D escrevem testes em separado e discutem os resultados posteriormente, o que d a eles a chance de se sintonizarem antes de comearem a implementao. E trabalham em projetos complexos onde a codificao seja desenvolvida de forma conjunta, minimizando erros e agregando valor onde quer que o sistema necessite.

*A2520119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 12 Analise as seguintes afirmaes sobre a UML (Linguagem de Modelagem Unificada). I. A UML uma metodologia para o desenvolvimento de software orientado a objetos, uma vez que fornece um conjunto de representaes grficas e sua semntica para a modelagem de software.

QUESTO 14 O diagrama de atividades um dos diagramas disponveis na UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para a modelagem de aspectos dinmicos de sistemas.

II. O diagrama de casos de uso procura, por meio de uma linguagem simples, demonstrar o comportamento externo do sistema. Esse diagrama apresenta o sistema sob a perspectiva do usurio, e dentre todos da UML, o mais abstrato, flexvel e informal. III. Um relacionamento de extenso de um caso de uso A para um caso de uso B significa que toda vez que A for executado ele incorporar o comportamento definido em B. IV. Os diagramas de comportamento da UML demonstram como ocorrem as trocas de mensagens entre os objetos do sistema para se atingir um determinado objetivo. correto apenas o que se afirma em A I e II. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E II, III e IV. QUESTO 13 A linguagem grfica EPC/ARIS utilizada para modelar processos de negcios. Para isso, utiliza diversos recursos para descrever, representar ou indicar, por exemplo, atividades, funes, processos e fluxos. Nesse contexto, avalie as afirmaes a seguir. I. A ligao entre dois processos indicada por um conector.

Atividade 01 Atividade 02

[no] [sim]

Atividade 03

Atividade 04

Atividade 05

Com relao ao diagrama de atividades apresentado, avalie as afirmaes a seguir. A atividade 05 ser executada se a atividade 03 ou a atividade 04 for concluda. II. A ramificao sequencial existente aps a atividade 02 significa que, caso o fluxo seja [no], necessrio que sejam executadas novamente as atividades 01 e 02. III. As atividades 03 e 04 vo ter incio ao mesmo tempo, entretanto, no significa que terminaro ao mesmo tempo. IV. Caso o fluxo da ramificao sequencial existente aps a atividade 02 tenha o fluxo [sim], a atividade 02 no ser mais executada. correto apenas o que afirma em A B C D E
10

I.

II. A descrio de um processo deve iniciar e terminar em um evento. III. As funes, ou atividades, so representadas por um retngulo com bordas arredondadas. correto apenas o que se afirma em A I. B II. C III. D I e II. E II e III.

I e II. II e III. III e IV. I, II e IV. I, III e IV.

*A25201110*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 15 Os mapas de navegao enfocam como as pessoas se movimentam por um site ou aplicao. Cada pgina do site ou local da aplicao representado com uma caixa ou cabealho e todas as pginas que puderem ser acessadas a partir dela devem us-la como referncia. Uma tcnica bastante utilizada colocar todos os fluxos possveis no mapa de navegao, j que isso destacar sees onde h necessidade de uma reviso no projeto da interface.
BENYON, D. Interao humano-computador. 2.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

QUESTO 16 Eclipse, Netbeans, Jdeveloper so exemplos de ambientes integrados de desenvolvimento, chamados de IDE, que tm por objetivo facilitar o desenvolvimento de softwares, provendo maior produtividade e gerenciamento de projetos. A especificao JavaBeans foi criada para ser um padro de desenvolvimento de componentes que possam ser facilmente usados por outros desenvolvedores em diferentes IDE. Com relao ao tema, analise as asseres a seguir. Seja para o Netbeans ou para o Eclipse, possvel adquirir componentes de terceiros que facilitem a implementao do seu projeto PORQUE como o cdigo desses componentes est em linguagem intermediria, ou seja, independente da arquitetura de um computador real, s necessrio que a mquina virtual esteja instalada no computador onde o aplicativo ser executado e a mquina virtual ser a responsvel pela interpretao do cdigo para a linguagem de mquina do computador em execuo. Acerca dessas asseres, assinale a alternativa correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas. QUESTO 17 Os processos de negcio aumentam o entendimento do o que precisa ser feito e do como precisa ser feito dentro de uma organizao.
(BALDAM, R. 2009, ed.2 , p. 25)

Com relao ao tema, analise as asseres a seguir. Os mapas de navegao so redesenhados muitas vezes no decorrer do ciclo de vida do projeto PORQUE a interface deve ser projetada para atender pessoas (capacidades e limitaes motoras, neurolgicas, cognitivas, etc.), atividades que as pessoas querem realizar (questes temporais, com ou sem cooperao, se so crticas em termos de segurana ,etc.), contextos nos quais a interao acontece (ambiente fsico, contexto social ou organizacional ,etc.), e ater-se s tecnologias empregadas (hardware, plataformas, normas, linguagens de programao, polticas de acesso em ambientes de trabalho e residencial, etc.). As combinaes desses elementos so muito diferentes, por exemplo, em um quiosque pblico, em um sistema de agenda compartilhada, em uma cabine de avio ou em um telefone celular. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
11

Sabendo disso, a fase da gesto de processos de negcio que evita a estagnao dos processos organizacionais A a fase de gerenciamento. B a fase de planejamento . C a fase de monitorao. D a fase de modelagem. E a fase de otimizao.

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201111*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 18 A Norma ISO/IEC FDIS 14764 (2006) estabelece definies de vrios tipos de manuteno e fornece um guia para gerenciar o processo de manuteno, que pode ser aplicado no planejamento, execuo e controle, reviso e avaliao, e fechamento do processo de manuteno. Segundo essa Norma, solicitaes de modificao so classificadas como corretiva, preventiva, adaptativa ou perfectiva. Os detalhes de como implementar ou realizar as atividades e tarefas de manuteno no so especificadas pela Norma, sendo de responsabilidade do mantenedor.
ISO/IEC FDIS 14764. Software Engineering Software Life Cycle Processes Maintenance. 2006.

QUESTO 20 Padres de criao (creational patterns) abstraem a forma como objetos so criados, tornando o sistema independente de como os objetos so criados, compostos e representados. Um padro de criao de classe usa a herana para variar a classe que instanciada, enquanto que um padro de criao de objeto delegar a instanciao para outro objeto. H dois temas recorrentes nesses padres. Primeiro, todos encapsulam conhecimento sobre quais classes concretas so usadas pelo sistema. Segundo, ocultam o modo como essas classes so criadas e montadas. Tudo que o sistema sabe no geral sobre os objetos que suas classes so definidas por classes abstratas. Os padres de criao so classificados em Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton.
GAMMA, E. et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Reading, MA: Addison-Wesley, 1994.(adaptado)

Considerando os tipos de manuteno e as atividades de implementao do processo, avalie as afirmaes a seguir. O mantenedor deve desenvolver, documentar e executar planos e procedimentos para realizar as atividades e tarefas do processo de manuteno. II. O mantenedor deve alterar a configurao do sistema para corrigir erros identificados pelos usurios usando a manuteno perfectiva. III. O mantenedor deve estabelecer procedimentos para receber, registrar e rastrear solicitaes de modificao/registro de problemas dos usurios, e tambm prover realimentao para os usurios. IV. O mantenedor deve documentar a estratgia a ser usada para melhorar a manutebilidade futura do sistema, usando a manuteno corretiva. correto apenas o que se afirma em A B C D E I. II. I e III. II e IV. III e IV. I.

O padro Abstract Factory usado quando A o sistema deve ser independente da maneira como seus produtos so criados, relacionados e representados. B o algoritmo de criao de um objeto deve ser independente das suas partes e da maneira como ele montado. C houver uma nica instncia de uma classe e esta for acessada a partir de um ponto de acesso conhecido. D classes delegam responsabilidade a alguma das subclasses, e deseja-se localizar qual a subclasse acessada. E as classes utilizadas para instanciao so especificadas em tempo de execuo ou carregadas dinamicamente. QUESTO 21 O paradigma de programao orientado a objetos tem sido largamente utilizado no desenvolvimento de sistemas. Considerando o conceito de herana, avalie as afirmaes abaixo. Herana uma propriedade que facilita a implementao de reuso. II. Quando uma subclasse criada, essa herda todas as caractersticas da superclasse, no podendo possuir propriedades e mtodos prprios. III. Herana mltipla uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses. IV. Extenso uma das formas de se implementar herana. correto apenas o que se afirma em A B C D E
12

QUESTO 19 Com relao ao valor lgico, avalie as afirmaes a seguir. I. (p^q) II. p(qp) III. (pvq)p IV. (p^q)v(p^q) tautologia apenas o que se afirma em A B C D E I. II. I e III. II e IV. III e IV.

I.

I. III. I e IV. II e III. II e IV.

*A25201112*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 22 Pedro foi contratado como desenvolvedor de software de uma empresa. Em seu primeiro dia de trabalho ele se deparou com o DER (Diagrama Entidade-Relacionamento), que representa os dados de um sistema de controle de malotes. Foi solicitado a Pedro relatrio para o sistema contendo os seguintes dados: o nome de todos os funcionrios que enviaram os malotes, o cdigo dos malotes enviados, a descrio de seus contedos e a situao dos malotes. Para a gerao do relatrio, Pedro tem que fazer uma consulta utilizando o comando SELECT da linguagem SQL.

FUNCIONARIOS Matricula: INTEGER [ PK ] Nome: VARCHAR(50) Data_Nascimento: DATE

MALOTES Codigo_Malote: INTEGER [ PK ] Codigo_Conteudo: INTEGER [ PFK ] Matricula: INTEGER [ FK ] Origem: INTEGER Destino: INTEGER Data_Envio: DATE Data_Conferencia: DATE Situacao_Malote: CHAR(1)

CONTEUDOS Codigo_Conteudo: INTEGER [ PK ] Descricao: VARCHR(50)

Conhecidos o modelo conceitual de dados e os dados necessrios para a tarefa de Pedro, o comando SELECT que ele deve executar para realizar a consulta e produzir o relatrio corretamente A SELECT NOME,CODIGO_MALOTE,DESCRICAO,SITUACAO_MALOTE FROM MALOTES INNER JOIN CONTEUDOS ON (CODIGO_CONTEUDO = CODIGO_CONTEUDO) INNER JOIN FUNCIONARIOS ON (MATRICULA = MATRICULA); B SELECT NOME, CODIGO_MALOTE, DESCRICAO, SITUACAO_MALOTE FROM MALOTES, CONTEUDOS, FUNCIONARIOS WHERE (CODIGO_CONTEUDO = CODIGO_CONTEUDO) AND (MATRICULA = MATRICULA); C SELECT NOME,CODIGO_MALOTE,DESCRICAO,SITUACAO_MALOTE FROM MALOTES INNER JOIN CONTEUDOS INNER JOIN FUNCIONARIOS ON(MALOTES.CODIGO_CONTEUDO = CONTEUDOS.CODIGO_CONTEUDO) ON(MALOTES.MATRICULA = FUNCIONARIOS.MATRICULA); D SELECT NOME, CODIGO_MALOTE, DESCRICAO,SITUACAO_MALOTE FROM MALOTES INNER JOIN CONTEUDOS ON (MALOTES.CODIGO_CONTEUDO = CONTEUDOS.CODIGO_CONTEUDO)INNER JOIN FUNCIONARIOS ON(MALOTES.MATRICULA = FUNCIONARIOS.MATRICULA); E SELECT NOME, CODIGO_MALOTE, DESCRICAO, SITUACAO_MALOTE FROM MALOTES, CONTEUDOS, FUNCIONARIOS INNER JOIN WHERE (MALOTES.CODIGO_CONTEUDO = CONTEUDOS.CODIGO_CONTEUDO) AND (MALOTES.MATRICULA = FUNCIONARIOS.MATRICULA);
13 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201113*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 23 Considere o diagrama de entidades e relacionamentos a seguir, onde as chaves primrias de cada entidade se encontram na parte superior dos retngulos. As entidades fortes so representadas por retngulos e as entidades fracas so representadas por retngulos com cantos arredondados. O diagrama atende as seguintes restries: (i) entre Ent1 e Ent2, tem-se um relacionamento muitos para muitos; (ii) entre as Entidades Ent2 e Ent3, tem-se um relacionamento de um para nenhum, um ou muitos; (iii) entre Ent1 e Ent5, tem-se um relacionamento de zero ou um para zero, um ou muitos; e (iv) entre Ent3 e Ent4, tem-se um relacionamento de muitos para muitos.

QUESTO 24 No que diz respeito aos baselines (linhas base) da gerncia de configurao, avalie as seguintes afirmaes. I. As baselines representam conjuntos de itens de configurao formalmente aprovados que servem de base para as etapas seguintes de desenvolvimento.

II. As baselines so definidas e podem ocorrer ao final de cada uma das fases do processo de desenvolvimento de software, ou de algum outro modo definido pela gerncia. III. Um item de configurao de software baselined pode ser alterado a qualquer momento durante o desenvolvimento de software independentemente de um procedimento formal. IV. Ao trmino de uma etapa do desenvolvimento, e aps sua aceitao formal, a baseline na qual a etapa se baseou pode ser descartada pois j se encontra representada nos artefatos gerados. V. Uma das funes da tarefa Identificao da Configurao, envolve a definio de uma nomenclatura que possibilite a identificao inequvoca dos itens de configurao, baselines e releases. correto apenas o que se afirma em A III e V. B III e IV. C I, II e III. D I, II e IV. E I, II e V. QUESTO 25 Em projetos de desenvolvimento de software, vrios tipos de testes podem ser empregados para garantia da qualidade do produto. Um dos tipos comumente empregados o teste de regresso, o qual tem como objetivo A identificar defeitos atravs da verificao do cdigo-fonte. B identificar defeitos atravs da execuo do sistema ou parte dele. C identificar defeitos no sistema em situao de sobrecarga. D verificar a existncia de defeitos aps alteraes em um sistema (ou parte dele) j testado. E verificar a existncia de defeitos em um sistema ou parte dele.
14

Ent1 cent11 cent12 aent11 aent12

Ent2 cent21 aent21 aent22 aent23

Ent3 Ent5
cent31 cent51 aent51 aent31 aent32

Ent4
cent41 aent41 aent42 aent43

Aplicando a terceira forma normal ao modelo, qual ser o total de colunas que deve ser criado para representar as chaves estrangeiras? A 3. B 5. C 7. D 8. E 9.

*A25201114*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 26 Um engenheiro de software planejou o desenvolvimento de um novo projeto, com prazo mximo de 220 dias, em seis fases: comunicao, planejamento, modelagem, construo, documentao e implantao. As fases seriam realizadas na sequncia em que foram listadas. Exceo foi feita para as fases de construo e a documentao, que poderiam ocorrer em paralelo. Entretanto, a fase de implantao s poderia ocorrer se tanto construo quanto documentao estivessem encerradas. A tabela a seguir apresenta a durao de cada fase do plano de desenvolvimento proposto. Tabela - Fases e respectivas dependncias e duraes # 1 2 3 4 5 6 Fase Comunicao Planejamento Modelagem Construo Documentao Implantao Dependncia 1 2 3 3 4,5 Durao (dias) 15 30 45 100 40 30

QUESTO 27 Modelos de ciclo de vida de processo de software so descries abstratas do processo de desenvolvimento, mostrando as principais atividades e informaes usadas na produo e manuteno de software, bem como a ordem em que as atividades devem ser executadas. Com relao aos modelos de ciclo de vida de processo de software, analise as seguintes asseres. O modelo de desenvolvimento em cascata acrescenta aspectos gerenciais (planejamento, controle e tomada de deciso) ao processo de desenvolvimento de software PORQUE considera que o processo composto por vrias etapas que so executadas de forma sistemtica e sequencial. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas. QUESTO 28 ITEM 2489

A virtualizao permite que um nico computador hospede mltiplas mquinas virtuais, cada uma com seu prprio sistema operacional. Essa tcnica tem ganhado importncia nos dias atuais e vem sendo utilizada para resolver diversos tipos de problemas. Considerando os diversos aspectos a serem considerados na utilizao da virtualizao, avalie as afirmaes abaixo. I. Um sistema operacional sendo executado em uma mquina virtual utiliza um subconjunto da memria disponvel na mquina real. II. Uma das aplicaes da virtualizao a disponibilizao de mltiplos sistemas operacionais para teste de software. III. A virtualizao s pode ser utilizada em sistemas operacionais Linux. IV. Um sistema operacional executado em uma mquina virtual apresenta um desempenho superior ao que alcanaria quando executado diretamente na mesma mquina real. correto apenas o que se afirma em A B C D E
15

Considerando o uso do Mtodo do Caminho Crtico, e que o projeto tem prazo mximo de 220 dias, com incio no dia 1, avalie as seguintes afirmaes. I. A data mnima para o incio da fase de implantao o dia 191. II. O projeto possui um caminho crtico, que 1-2-3-5-6. III. A folga livre da atividade documentao de 60 dias. correto apenas o que se afirma em: A I. B I e II. C I e III. D II e III. E I, II e III.

I. III. I e II. II e IV. III e IV.

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201115*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 29 A pilha uma estrutura de dados que permite a insero/ remoo de itens dinamicamente seguindo a norma de ltimo a entrar, primeiro a sair. Suponha que para uma estrutura de dados, tipo pilha, so definidos os comandos: PUSH (p, n): Empilha um nmero n em uma estrutura de dados do tipo pilha p; POP (p): Desempilha o elemento no topo da pilha.

QUESTO 31 Em um determinado momento, uma rede recebe uma quantidade de requisies de operaes, vindas de nmeros IPs distintos, muito acima das condies operacionais previstas para os seus recursos e trava, isto , os seus servios so interrompidos. Muitas empresas e entidades governamentais sofrem esse tipo de ataque hacker. Para realiz-lo, um atacante precisa distribuir um cdigo, em vrios computadores, normalmente sem o consentimento dos destinatrios, que se tornam seus zumbis. Em um momento, o atacante ativa os zumbis que fazem muitos acessos a um determinado alvo, acabando por esgotar seus recursos e derrubando o sistema de informaes. A respeito desse afirmaes abaixo. I. tipo de ataque, analise as

Considere que, em uma estrutura de dados tipo pilha p, inicialmente vazia, sejam executados os seguintes comandos: PUSH (p, 10) PUSH (p, 5) PUSH (p, 3) PUSH (p, 40) POP (p) PUSH (p, 11) PUSH (p, 4) PUSH (p, 7) POP (p) POP (p) Aps a execuo dos comandos, o elemento no topo da pilha p e a soma dos elementos armazenados na pilha p so, respectivamente, A B C D E 11 e 29. 11 e 80. 4 e 80. 7 e 29. 7 e 40.

um ataque de negao de servio distribudo (Distributed Denial Of Service).

II. um ataque que ameaa o atributo da disponibilidade do sistema. III. um ataque em que os zumbis roubam as senhas dos usurios, para poder enviar requisies. IV. um ataque no detectvel por sistemas de antivrus. Est correto apenas o que se afirma em A I. B III. C I e II. D II e IV. E III e IV. QUESTO 32 O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) , ao mesmo tempo, um movimento para melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo.
Guia MPS.BR (SOFTEX)

QUESTO 30 As revises tcnicas formais so um meio efetivo de melhorar a qualidade do software. Com relao a esse tipo de reviso, analise as seguintes asseres. Nas revises, os produtos de trabalho de um indivduo ou equipe so revisados por tcnicos ou gerentes PORQUE as revises fornecem informaes sobre defeitos, aumentando e permitindo o controle da qualidade do produto final. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
16

Com relao s suas caractersticas, o MPS.BR A possui 5 nveis de maturidade. B possui representao contnua e por estgios. C est em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504. D considera 3 dimenses: pessoas, ferramentas e procedimentos. E divide-se em 3 modelos: desenvolvimento, aquisio e servios.

*A25201116*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 33 Mtricas de confiabilidade de software dizem respeito probabilidade de um componente de software produzir uma sada incorreta. Originalmente as mtricas de confiabilidade foram criadas para componentes de hardware, consistindo em desgaste mecnico, aquecimento eltrico e fatores fsicos relacionados aos componentes. No h desgaste em componentes de software, que podem, inclusive, continuar operando mesmo aps a produo de um resultado incorreto. Observe os quadros a seguir, a fim de identificar algumas mtricas de confiabilidade e disponibilidade de um dado sistema SIST. Quadro 1

Inst1 SIST S

Inst2 S

Inst3 N

Inst4 N

Inst5 N

Inst6 N

Inst7 N

Inst8 N

Inst9 S

Inst 10 S

Em que S indica que SIST estava disponvel no instante de tempo (InstX) de nmero X e N indica que o SIST no estava disponvel no instante de tempo (InstX) de nmero X.

Quadro 2

Soli1 SIST F

Soli2 N

Soli3 F

Soli4 N

Soli5 F

Soli6 N

Soli7 N

Soli8 N

Soli9 N

Soli10 N

Em que F indica que SIST falhou quando se fez a ele a solicitao (SoliX) de nmero X e N indica que o SIST no falhou quando se fez a ele a solicitao (SoliX) de nmero X.

Quadro 3

Fal1 SIST 09

Fal2 16

Fal3 20

Fal4 23

Fal5 25

Fal6 29

Fal7 33

Fal8 36

Fal9 41

Fal 10 45

O valor indica o instante, em uma dada unidade de tempo, em que ocorreu a falha (FalX) de nmero X. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores das mtricas disponibilidade (em porcentagem), taxa de ocorrncia de falha (em porcentagem) e tempo mdio entre falhas (em unidade de tempo). A 40; 30; 27,7. B 60; 30; 27,7. C 60; 70; 4. D 40; 30; 4. E 40; 70; 4.
17 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201117*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO 34 O plano de negcios um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negcios que sustentam a empresa. Sua elaborao envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negcios.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negcios. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 97

QUESTO 35 A programao orientada a objeto no apenas uma forma de programar, tambm um jeito de pensar em um problema utilizando conceitos do mundo real e, no somente conceitos computacionais. Considerando os conceitos da programao orientada a objetos, analise as afirmaes abaixo. O objeto tem determinadas propriedades que o caracterizam e que so armazenadas no prprio objeto. As propriedades de um objeto so chamadas de instncias. II. As mensagens so informaes enviadas ao objeto para que ele se comporte de uma determinada maneira. Um programa orientado a objetos em execuo consiste em envios, interpretaes e respostas s mensagens. So os mtodos, os procedimentos residentes nos objetos, que determinam como eles iro atuar ao receber as mensagens. III. A herana um mecanismo para o compartilhamento de mtodos e atributos entre classes e subclasses, permitindo a criao de novas classes atravs da programao das diferenas entre a nova classe e a classe-pai. IV. O encapsulamento um mecanismo que permite o acesso aos dados de um objeto somente atravs dos mtodos desse. Nenhuma outra parte do programa pode operar sobre os dados do objeto. A comunicao entre os objetos feita apenas atravs de troca de mensagens. correto apenas o que afirma em A B C D E I e II. I e III. III e IV. I, II e IV. II, III e IV. I.

A respeito do plano de negcios, avalie as seguintes asseres. O plano de negcios importante para gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decises acertadas e identificar oportunidades e transform-las em diferencial competitivo para a empresa PORQUE permite estabelecer comunicao interna eficaz na empresa e convencer o pblico-alvo externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc. sobre os benefcios e os custos do negcio. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas. REA LIVRE

REA LIVRE

18

*A25201118*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 3 Um jogo consiste de dois dados, cada um deles com 6 faces. As faces dos dados so numeradas de 1 at 6. Para ganhar uma partida, o jogador dever fazer 3 lanamentos de dados, vencendo ao menos 2 deles. O jogador vence um lanamento se a soma dos dados for igual a 7 ou 11. Para iniciar um novo jogo, deve-se pressionar o boto JOGAR. Quando pressionado, ele imediatamente fica desabilitado e os dois dados aparecem girando na frente do jogador. Ao se pressionar o boto LANAR, os dados comeam a girar mais lentamente at parar, mostrando os valores das suas faces em um sistema tridimensional. Nesse momento, encerra-se o lanamento e aparece VENCEU ou PERDEU na tela da aplicao, juntamente com um sinal sonoro de alerta e a quantidade de lanamentos restantes. Somente quando o jogador pressiona novamente o boto LANAR que se inicia novo lanamento de dados. A qualquer momento, o jogador poder encerrar o jogo: pressionando o boto PARAR. Tal ao reabilita o boto JOGAR.
(LARMAN, C. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development. Prentice Hall, 3.ed, 2004. (com adaptaes)

Considerando a caracterizao do jogo de dados, elabore os seguintes artefatos da anlise de requisitos. a) Desenhe um diagrama de classes de domnio (UML) para o problema apresentado. (valor: 6,0 pontos) b) Liste trs requisitos funcionais referentes ao comportamento funcional essencial do jogo. (valor: 4,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

19 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201119*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 4 Considerando a execuo do algoritmo abaixo, responda ao que se pede nos itens a e b. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 algoritmo Vetores variaveis vetA[1..10], vetB[1..10], i: inteiro inicio para i <- 1 ate 10 passo 1 faca vetB[i] <- 0 se resto(i,2) = 0 entao vetA[i] <- i seno vetA[i] <- 2 * i fimse fimpara para i <- 1 ate 10 passo 1 faca enquanto(vetA[i] > i) vetB[i] <- vetA[i] vetA[i] <- vetA[i] 1 fimenquanto fimpara fimalgoritmo

a) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao trmino da execuo da linha 12. (valor: 5,0 pontos) b) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao trmino da execuo da linha 19. (valor: 5,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

20

*A25201120*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTO DISCURSIVA 5 Jogos de tabuleiro so atividades comuns de entretenimento na vida cotidiana das pessoas. Uma de suas caractersticas a necessidade do uso de um tabuleiro com localizaes bem definidas para o posicionamento de peas, podendo indicar tambm as fases do jogo. No livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan (So Paulo: Record, 2002, p. 120), h uma histria na qual um rei deveria efetuar o pagamento pelos servios de um de seus conselheiros, dando-lhe uma certa quantidade de gros de trigo a ser calculada da seguinte forma: coloca-se 1 gro de trigo na primeira casa do tabuleiro, 2 na segunda casa, 4 na terceira casa, 8 na quarta casa e assim dobrando-se sucessivamente at a ltima casa.

1 5 9 13

2 6 10 14

3 7 11 15

4 8 12 16

Considerando o tabuleiro 4 x 4 ilustrado acima, contendo a indicao da ordem das casas, construa um nico algoritmo que: a) calcule, armazene em uma estrutura e escreva em ordem a quantidade de gros de trigo em cada casa do tabuleiro; (valor: 8,0 pontos) b) calcule, armazene em uma varivel e escreva a quantidade total de gros de trigo presentes no tabuleiro. (valor: 2,0 pontos) RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

21 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201121*

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA QUESTIONRIO DE PERCEPO DA PROVA As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a a qualidade e a adequao da prova As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio nos espaos apropriados do Caderno de Respostas. espaos apropriados do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao. Agradecemos sua colaborao. QUESTO 1 Qual o ograu de dificuldade desta prova na parte de Qual grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? Formao Geral? A Muito fcil. A Muito fcil. B Fcil. B Fcil. C Mdio. C Mdio. D Difcil. D Difcil. E Muito difcil. E Muito difcil. QUESTO 2 Qual o ograu de dificuldade desta prova na parte de Qual grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? Componente Especfico? A Muito fcil. A Muito fcil. B Fcil. B Fcil. C Mdio. C Mdio. D Difcil. D Difcil. E Muito difcil. E Muito difcil. QUESTO 3 Considerando a aextenso da prova, em relao ao Considerando extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a a prova foi tempo total, voc considera que prova foi A muito longa. A muito longa. B longa. B longa. C adequada. C adequada. D curta. D curta. E muito curta. E muito curta. QUESTO 4 Os enunciados das questes da prova na parte de Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e e objetivos? Formao Geral estavam claros objetivos? A Sim, todos. A Sim, todos. B Sim, a a maioria. B Sim, maioria. C Apenas cerca da metade. C Apenas cerca da metade. D Poucos. D Poucos. E No, nenhum. E No, nenhum. QUESTO 5 Os enunciados das questes da prova na parte de Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e e objetivos? Componente Especfico estavam claros objetivos? A Sim, todos. A Sim, todos. B Sim, a a maioria. B Sim, maioria. C Apenas cerca da metade. C Apenas cerca da metade. D Poucos. D Poucos. E No, nenhum. E No, nenhum.
22

QUESTO 6 As informaes/instrues fornecidas para a a resoluo As informaes/instrues fornecidas para resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? das questes foram suficientes para resolv-las? A Sim, at excessivas. A Sim, at excessivas. B Sim, em todas elas. B Sim, em todas elas. C Sim, na maioria delas. C Sim, na maioria delas. D Sim, somente em algumas. D Sim, somente em algumas. E No, em nenhuma delas. E No, em nenhuma delas. QUESTO 7 Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? prova. Qual? A Desconhecimento do contedo. A Desconhecimento do contedo. B Forma diferente de abordagem do contedo. B Forma diferente de abordagem do contedo. C Espao insuficiente para responder s questes. C Espao insuficiente para responder s questes. D Falta de motivao para fazer a a prova. D Falta de motivao para fazer prova. E No tive qualquer tipo de dificuldade para responder E No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova. prova. QUESTO 8 Considerando apenas as questes objetivas da prova, Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que voc percebeu que A no estudou ainda a a maioria desses contedos. A no estudou ainda maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. aprendeu. C estudou a a maioria desses contedos, mas no os C estudou maioria desses contedos, mas no os aprendeu. aprendeu. D estudou e e aprendeu muitos desses contedos. D estudou aprendeu muitos desses contedos. E estudou e e aprendeu todos esses contedos. E estudou aprendeu todos esses contedos. QUESTO 9 Qual foi o o tempo gasto por voc para concluir a prova? Qual foi tempo gasto por voc para concluir a prova? A Menos de uma hora. A Menos de uma hora. B Entre uma e e duas horas. B Entre uma duas horas. C Entre duas e e trs horas. C Entre duas trs horas. D Entre trs e e quatro horas. D Entre trs quatro horas. E Quatro horas, e e no consegui terminar. E Quatro horas, no consegui terminar.

*A25201122*

TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

2011
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

REA LIVRE

23 TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

*A25201123*

SINAES
Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

Ministrio da Educao

*A25201124*

You might also like