You are on page 1of 46

1 PSICOPATOLOGIA GERAL

20 de Outubro de 2000 Doena mental Numa primeira fase, a doena mental era explicada atravs do sobrenatural, a loucura era algo a que transformava o sujeito num ser quase no humano. A loucura era lidada com rituais e oraes com o objectivo de fazer desaparecer o sintoma. Hipocrates Tenta pela primeira vez explicar a doena mental sem ser atravs do sobrenatural, mas atravs da teoria dos humores (460 AC). A perturbao mental o resultado de um desequilbrio. Com a influncia islmica, aprofunda-se a explicao da doena mental. Sculo XIII (Idade mdia) - Assistimos a um retrocesso do pensamento cientfico retomando-se o sobrenatural, a tortura assume ento um papel importante no tratamento. Sculo XV O louco ocupa o lugar do leproso, tem uma doena contagioso que pode provocar um desequilbrio social, eram colocados ento em locais isolados como asilos e prises. Com o Renascimento a loucura comea a ser retratada em livros e pinturas, comea a divulgar-se muito o termo da loucura. Pinel (1793) Liberta os doentes mentais dos asilos e prises e coloca-os em sanatrios que eram locais privilegiados para a observao das doenas mentais. Pinel deu um impulso muito grande para a humanizao destes sujeitos. Na transio para o sculo XX, faz-se a recolha das observaes e comea a classificar-se as doenas. Kraeplin (1883) Classifica as doenas mentais, nomeadamente em 3 quadros: Demncia precoce Mais tarde designada de Esquizofrenia Psicose Maniaco Depressiva - Agora designada perturbao Parania Agora includa nas Psicoses delirantes bipolar

Os critrios que utilizou fora importantes, pois Kraeplin, identificava os sintomas, o curso e prognsticos da doena e era assim que eram distinguidas as doenas.

2 Bleuer (1971) O quadro de demncia foi revisto e aparece o termos Esquizofrenia Esquizofrenia Diviso Mente Diviso da Mente

A psicopatologia aparece com Karl Jaspers, na primeira metade do sculo XX, que reintroduz a pessoa no estudo da doena mental, utilizando neste estudo dois mtodos:

Mtodo explicativo: Estabelece relaes causais entre o fenmeno

Mtodo compreensivo: Captao intuitiva das experincias do sujeito que


tem a doena mental, ou seja, o investigador tem que observar o fenmeno tal qual ele aparece no sujeito, sendo este muito importante porque a doena aparece de forma diferente para cada sujeito. Sinal Comportamentos directamente observveis, sinais de alerta para uma possvel perturbao e surgem antes de uma queixa explicita do sujeito. O sinal nem sempre percebido pelo sujeito. Sndrome Conjunto de sinais e sintomas que se organizam de uma forma nica e particular. A especificidade da organizao do sintoma que confere a singularidade do fenmeno. Perturbao mental Envolve um comportamento que clinicamente significativo, tendo em conta a persistncia e a intensidade do sintoma. Para haver uma perturbao mental tem que existir um sndrome (padro) e o risco aumentado pode levar dor, morte ou perda significativa da liberdade, para considerarmos doena mental o fenmeno no pode ser resposta esperada a um acontecimento particular. Vivncia Experincias que so vividas de forma nica pelo sujeito que tornam casos clnicos.

Duas Dimenses associadas perturbao mental: 1. Limitao da liberdade e autonomia Traduz-se ao nvel da capacidade de auto realizao, capacidade do sujeito investir em si prprio, limita a conscincia de si prprio. Ao nvel da limitao da percepo da realidade, um sujeito deprimido d nfase aos factores negativos.

3 2. Vivncia de sofrimento psquico As classificaes podem ser organizadas com base nos sintomas e com base na etiologia. 1.1 Organizao com base nos sintomas:

Sistema de Kraeplin Descrio pormenorizada dos sintomas, curso e prognstico da doena Sistema de Bleuer Organizao com base nos sintomas, mas introduz 3 nveis de sintomas: a) Sintomas primrios: derivam directamente da doena. b) Sintomas secundrios: resultam dos sintomas primrios. c) Sintomas fundamentais: Sintomas especficos que so mais ou menos permanentes na doena. d) Sintomas acessrios: Sintomas que podero ou no aparecer na doena. Sistema de Jaspers Introduz o mtodo explicativo e compreensivo, prope uma descrio rigorosa do fenmeno vivenciado pelo doente. 1.2 Organizao com base na Etiologia:

Etiologia somtica: Factores orgnicos/biolgicos Stress Psicossocial: Eventos desencadeadores do aparecimento do quadro, Ex. Perca do emprego, divrcio etc. Aproximao Psicodinmica: Ex. Alguns quadros de depresso aparecem pelo desaparecimento da figura materna antes dos 11 anos Classificao Internacional das Doenas (CID 10) Sistema Europeu

Assenta numa classificao categorial Para


cada perturbao apresentada uma descrio dos principais aspectos clnicos e outros que possam estar associados igualmente importantes embora menos especficos. a critrios de diagnstico: Lista de sintomas especficos necessrios para identificar a perturbao

Recorre

Patognomnicos

4 Sintomas Exclusivos

Contempla aspectos etiolgicos nomeadamente orgnicos Deixa


de utilizar como princpio organizador, a diviso tradicional de Neurose/psicose

Manual de diagnstico e estatstico das Perturbaes Mentais (DSM IV) Sistema Americano

Apresenta uma classificao categorial. Permite


o acesso a critrios operacionais critrios/regras de incluso e excluso. precisos atravs de

Recorre a dados epidemiolgicos nomeadamente noo de prevalncia


e incidncia das perturbaes.

Sistema de classificao que tem como orientao o pragmatismo, tentando ser o mais aterico possvel.

Encontra-se especialmente subjacente ao modelo sindromtico. Recorre


a uma abordagem Multiaxial dividida em 5 eixos (grande diferena entre o sistema europeu).

5
Classificao das Perturbaes Abordagem multiaxial 5 eixos

Eixo I Perturbao Clnica Outras situaes clnicas que podem ser foco de ateno mdica Eixo II Perturbao de Personalidade Deficincia Mental Eixo III Estado fsico geral Eixo IV Problemas Psicossociais e Ambientais Eixo V Avaliao global do funcionamento rvores de deciso para diagnstico diferencial So fluxos de SIM e NO. Quando difcil estabelecer um diagnstico, as rvores de deciso pode ser um processo que vai ajudar a identificao. Metodologia utilizada em Psicopatologia:

Mtodo Fenomenolgico: Mtodo emprico e como objectivo tentar apreender os


estados psquicos que o sujeito descreve tal e qual, este mtodo no recorre a teorias, existe uma grande imparcialidade. H uma descrio exaustiva do comportamento, postura do sujeito e das suas descries. No existe interpretao. Para alm das manifestaes, tenta-se tambm avaliar o sujeito a nvel cognitivo. Compreenso Explicao

Relao causal entre os fenmenos

Mtodo de estudo de comportamentos: Este mtodo utiliza sobretudo a observao do comportamento.

Dois Tipos de Observao:

Observao Livre: uma observao clnica ocasional (livre), tem a vantagem de


observar todo o tipo de comportamento o que pode comprometer o nosso objecto de estudo.

6 Observao sistemtica: Possibilidade de questionar (hipteses), o que vamos observar


e depois verificar se o fenmeno ocorre ou no. Mtodo Experimental: Ex. Colocar o sujeito numa situao laboratorial e podemos observar diferentes pessoas com a mesma perturbao e as suas reaces. O efeito de determinado tratamento (medicao) a diferentes sujeitos com a mesma perturbao. Entrevista: Tcnica utilizada por excelncia, que permite fazer uma aplicao directa no sujeito. Estrutura da entrevista: trs tipos

Estruturada: O papel do entrevistador mais directo. A organizao das questes so


previamente estruturadas no que diz respeito sua sequncia. Esta entrevista possibilita objectivar mais os dados que se pretende.

No estruturada: o oposto, a objectividade menor, o entrevistado o mais directivo,


os conceitos surgem de uma forma espontnea e as questes so mais abertas.

Semi - estruturada: H uma flexibilidade entre os papeis do entrevistado e do


entrevistador.

Ao nvel do funcionamento da entrevista, eis alguns aspectos importantes:

1. Abertura da entrevista: Implica uma postura cuidada, ter em conta que o sujeito vem
com alguma dificuldade, desorganizado e confuso. A situao de ir ao Psiclogo no fcil. importante saber como que o sujeito veio entrevista, de livre vontade, obrigado etc. , quais so as suas expectativas face entrevista. Poder facilitar a aproximao com sujeito o facto do Psicoterapeuta ir de encontro ao individuo e no esperar que ele entre, por outro lado, pode-se observar o paciente for a do ambiente de consultrio, se est ansioso, se veio sozinho ou no, etc. Sempre que temos informaes prvias sobre o sujeito, devemos comunicar-lhe na entrevista, caso contrrio a confiana que o sujeito tem no psicoterapeuta pode ficar abalada.

2. Papel do tcnico em termos deontolgicos: O tipo de relacionamento dever ser


apenas um relacionamento clnico e profissional. No se dever permitir que o que se trabalha na entrevista seja abordado for a do consultrio.

3. Agressividade do Sujeito: toda a agressividade que o sujeito pode demonstrar na

primeira entrevista pode ter a ver com a ideia do sujeito sobre a Psicologia, a obrigatoriedade de ir entrevista etc. O tcnico no dever interiorizar a agresso.

4. Silncio: importante perceber o que est por detrs do silncio, o sujeito pode ter receio
e exprimir-se ou ento necessita de organizar-se antes de comear a falar.

5. Tempo de entrevista: No existe um tempo estabelecido, mas h um tempo limite que o


sujeito informado pois o limite de tempo faz com que o sujeito organize as suas ideias. Uma entrevista no dever ter menos de 30 minutos e no dever ultrapassar 1:30 horas. Dever ter-se cuidado com a durao da entrevista, pois esta dever ser uniforme durante as sesses.

6. Interpretao: No devemos devolver interpretaes nossas ao sujeito, pelo menos no


incio de carreira, pois podemos criar situaes complicadas, por outro lado o sujeito pode no estar preparado para aceitar a interpretao.

27 de Outubro de 2000 Estudo de caso Permite sistematizar e organizar toda a informao recolhida sobre o sujeito. H uma observao inicial e termina com uma proposta de interveno no sujeito que pode ser feita pelo tcnico ou no. O objectivo principal do estudo de caso, fazer uma reconstruo histrica do individuo (Anamnese). Tem que se investigar todos os aspectos relativos ao desenvolvimento do sujeito at ao momento em que este adoece, por Ex. Que tipo de gravidez teve a sua me, se foi programada ou no, como foi amamentado, como foi a sua entrada na escola, que tipo de brincadeiras tinha, enfim todos os detalhes possveis at ao memento em que o sujeito procura o tcnico. O objectivo perceber como que o sujeito era antes de adoecer. O tcnico tem que perceber a personalidade pr-mrbida do individuo, isto , como era a personalidade deste antes de adoecer. Na anamnese biogrfica conta-se tambm com a histria mdica do sujeito (Anamnese da histria clnica) e como este vivenciou as doenas. Exame Psicopatolgico - Pesquisa-se toda a capacidade do sujeito. Estabelecer diagnstico Com os dados recolhidos poder fazer-se um prognstico. A proposta de interveno encerra o estudo de caso.

8 PERTURBAES DA SEMIOLOGIA
Conscincia: Segundo Fish, um estado do conhecimento do prprio e do ambiente que o rodeia. Quando nos deparamos com uma Conscincia alterada, encontramos um sujeito com dificuldades de reconhecer o meio ou a si prprio.

A Conscincia tem 3 Dimenses:

I.

Vigilidade (estado vigil): Permite ao sujeito estar alerta, estar pronto para a aco. Este estado no uniforme, ele est sujeito a vrios factores: a) O tipo de estimulo com que o sujeito se confronta provocam alteraes na vigilidade b) A monotonia, o tdio, diminuem a vigilidade, a motivao, o interesse provocam um aumento

Claridade da Conscincia (Lucidez): S pode existir se a vigilidade

estiver intacta. Permite-nos apreender os estmulos internos e externos e saber identificar os mesmos.

Conscincia do Eu: Permite reconhecer o sujeito como pessoa, olhar-se no espelho e reconhecer-se, que quando est alegre ou triste e continuar a perceber que a mesma pessoa. A conscincia do Eu, s est intacta se as outras duas dimenses estiverem tambm intactas, mas se a Conscincia do Eu estiver perturbada no significa que as outras duas estejam alteradas. As alteraes da Conscincia podem ir da extrema agitao at completa imobilidade dependendo da alterao.

A) Alteraes Quantitativas

Diminuio da Vigilidade

Obnubilao:

Falta de espontaneidade, pode haver uma pequena desorientao espacial (estados de quando estamos a adormecer ou a acordar)

Sonolncia: O sujeito est mais aptico, mais lentificado que na obnubilao. A pessoa
tambm pode ser facilmente despertada tal como na obnubilao. Existe falta de espontaneidade, o tnus muscular est descontrado, matem os estmulos de defesa e reflexos.

Estado Estupor: Ausncia de resposta aos estmulos exteriores, o sujeito apresenta-se


imvel, pode-se despertar o sujeito atravs de estmulos mais violentos e dolorosos, o tnus muscular encontra-se muito diminudo e a respirao lenta e profunda, face aos estmulos dolorosos, o sujeito no reage gritando, podendo apenas mover os braos ou pernas.

Estado

de coma: O sujeito no reage aos estmulos, tem as pupilas dilatadas, a respirao com intervalos de apneia, o tnus muscular est intensamente diminudo.

As causas destas alteraes podem ir do simples cansao at ao AVC ou casos de epilepsia. Aumento do grau de Vigilncia

Hiper vigilncia (Expanso da Conscincia): H um aumento na captao do estmulo


quer do nvel quantitativo quer do nvel qualitativo, esta alterao no implica um aumento cognitivo. Verifica-se um aumento na motricidade passando-se o mesmo ao nvel da linguagem.

B) Alteraes Qualitativas

Turvao ou dissoluo da Conscincia: Perca da equidade da apreenso do meio


externo e interno, passando tambm por uma degradao ao nvel da Conscincia. H uma lentificao de todos os processos mentais, verifica-se uma dificuldade em distinguir as imagens mentais das reais, as imagens mentais adquirem o estatuto de percepes reais, surgem ento as alucinaes. O sujeito apresenta-se receoso e agitado, frequentemente interpreta o meio ambiente como algo ameaador, tem a ideia de perseguio. Acontece em quadros de esquizofrenia ou ingesto de determinadas substancias tais como haxixe ou LSD.

Estreitamento
Ex.

do campo da Conscincia: H uma diminuio dos estmulos apreendidos devido ao facto do sujeito polarizar uma vivncia interna.

a) Estados Crepusculares: O sujeito tem a conscincia restringida a algumas


ideias, alucina, est agarrado a imagens internas apresentando uma amnsia face a estas imagens internas

10 b) Fuga: Tem a mesma caracterstica dos Estados Crepusculares, mas o sujeito


tem uma conduta automtica face imagem interna, h um comportamento divergente, o sujeito desloca-se sem se aperceber, tambm se regista uma amnsia.

C) Alteraes da Conscincia do EU

Eu Corporal
a) Anosognsia: Incapacidade de reconhecer uma perturbao evidente numa parte
do corpo, estas alteraes remetem para uma alterao a nvel neurolgico

b) Membro fantasma: O sujeito tem uma experincia perceptiva de um membro

amputado. A forma como a amputao acontece provoca diferenas nesta perturbao, est muito ligado ao esquema corporal do corpo do individuo.

c) Anosomatognosia: Incapacidade para reconhecer partes do corpo, em casos mais


graves h uma negao total do corpo.

11
Orientao Capacidade de orientao do corpo relativamente ao meio. 1-Orientao Temporal

Saber-se orientar relativamente ao momento do tempo.


2-Orientao Espacial Saber-se orientar relativamente ao local onde o individuo se encontra ao espao. Quer na orientao espacial quer na temporal, temos parmetros que so estveis e outros instveis ( os que necessitam de ser constantemente actualizados) 3-Orientao Alopsiquica Permite-nos estabelecer uma relao entre ns e o local onde nos encontramos. 4-Orientao Autopsiquica Permite o individuo orientar-se a si enquanto individuo ( nome, papel social, objectivos, etc Alteraes da orientao verificam-se a estes nveis: -Espacial ( no sabe onde se encontra) -Temporal ( no sabe o ms ou o ano) -Alopsiquica ( no sabe o que faz aqui ) -Autopsiquica ( no sabe quem ou o que faz) As mais graves so efectivamente a orientaes espacial e temporal. A desorientao alopsiquica, pode acontecer, sem ser de forma patolgica, quando a pessoa dorme em local diferente, ao acordar, no sabe porque est naquele local, relativamente autopsiquica, pode verificar por ingesto excessiva de lcool, ou de substncia psicotrpica. Ateno e concentrao Ateno: Funo psicolgica que consiste em focar a actividade consciente num determinado estimulo ou experincia. Concentrao: capacidade de manter um esforo de ateno ao longo do tempo. A ateno permite-nos organizar os estmulos focalizando uns e inibindo outros. Distratibilidade fcil. Perturbao ao nvel da capacidade de seleco e valorizao dos estmulos.

12
A ateno pode ser: -Activa: depende da inteno, da motivao das pessoas. -Involuntria: depende de um estimulo e independente da vontade do agente. O estado fisco e emocional do individuo podem interferir no estado da ateno da pessoa. Alteraes da Ateno A-Disprosexia Relacionado com a ateno voluntria e verifica-se uma diminuio e lentificao na capacidade de concentrao da ateno. Consegue concentrar-se mas leva mais tempo, normalmente deve-se a estados emocionais e internos da pessoa.

B- Hipoprosexia Relacionada com a ateno espontanea ou involuntria e apresentando as caractersticas da disprosexia. Deve-se essencialmente com o tipo e qualidade dos estmulos que provm do meio externo. C-Aprosexia Ocorre em situaes em que o nvel de distratibilidade muito elevado e a pessoa no consegue manter qualquer nvel de ateno.ex. situaes de pnico, ansiedade, tenso emocional ou carcter orgnico.

D-Hiperprosexia Verifica-se um aumento dos nveis de focalizao da ateno quer na captao da quantidade ou na qualidade dos estmulos. Pode dever-se a factores emocionais ou de forma voluntria. E- Paraprosexia Aumento da ateno e simultaneamente um estreitamento da mesma. Aumenta , mas focalizada para um determinado estimulo ou determinada vivncia. Geralmente a pessoa est num estado de alerta constante.

Alteraes da Memria Delimitao do conceito: Capacidade de reter, fixar e evocar experincias da pessoa. Estdios da Memria (Fish, 1974) 1. Percepo adequada, compreenso e resposta ao material a apreender. 2. Mecanismo de curta durao de armazenagem (conservao)

13
3. Formao de um trao (mnsico/vestgio) durvel. 4. Consolidao: Traos so aprendizagem subsequente. frequentemente modificados ou simplificados por

5. Reconhecimento de que certo material necessita de ser anulado ou recordado. 6. Isolamento da memria relevante 7. Material recordado usado em situaes novas Tipos de Memria: Fixao: Trata-se de um tipo de memria que permite a reteno imediata de pequenas quantidades de informao e a sua reteno a curto prazo e est ligado ao estado emocional do sujeito. Evocao: Trata-se de um tipo de memria com durao a longo prazo e a quantidade armazenada ilimitada. Alteraes da Memria podem ser: Quantitativas

a) Amnsias: Perturbao ao nvel do sujeito fixar ou evocar informao.


As Amnsias podem dividir-se em: Amnsias orgnicas: Acompanham traumatismos orgnicos ou quadros de Epilepsia, existe um acompanhamento orgnico. Amnsias Psicogneas: Surgem em situaes afectivas excepcionais, os factores emocionais impossibilitam que o sujeito se recorde dos factos, esto associadas ao estreitamento da Conscincia. Hipermnsias: Hiper actividade da memria, h uma maior facilidade em evocar os factos. Amnsia Antergrada ou acontecimentos aps um acidente. de fixao: dificuldade em fixar novos

Amnsia Retroantergrada ou global: Dificuldade em fixar e evocar novas situaes. Acontece nos quadros demenciais terminais e acompanham situaes orgnicas graves. Amnsia Lacunar: O sujeito no consegue recordar-se de um acontecimento em concreto. Acontece nos casos de Fuga, estados crepusculares e coma. Hipermnsia prodigiosa: Muito frequentemente est associada a uma debilidade mental, h uma capacidade enorme de reter informao, mas o sujeito no sabe utiliza-la. Ecmnsia: Envolve uma perturbao cronolgica dos eventos. O passado vivenciado novamente como se fosse o presente. Geralmente ocorre sem que haja uma vontade prpria do sujeito.

14

Vises panormicas de existncia: Situao que ocorre quando o sujeito est numa situao de perigo conseguindo recordar nesse momento fases importantes da sua vida de uma forma intensa num curto espao de tempo. Amnsias Qualitativas ou Paramnsias: Enquanto as quantitativas tm a ver com a dificuldade em fixar ou evocar os acontecimentos, estes casos tm a ver com o facto de o sujeito recordar os eventos de falseada ou distorcida. Fabulao delirante (delrio de memria): Envolve acontecimentos delirantes, o sujeito recorda eventos que no correspondem realidade, o que este recorda bizarro. Podem ocorrer associados a alucinaes, verifica-se a um falso reconhecimento de pessoas e locais. O sujeito no tem reaco face critica do evento que relatou, este mantm a convico do que viu. Mitomania ou Fabulao no delirante: H uma produo imaginria de falsos acontecimentos, geralmente os acontecimentos relatados so plausveis de mas no so verdadeiros, podem ter um fundo de verdade mas o sujeito acaba por exagerar os factos. Quando confrontado face aos acontecimentos, o sujeito cede. O plano afectivo est presente nesta situao, h uma necessidade do sujeito sobressair sobre o grupo. Confabulao: Existe tambm uma produo imaginria de acontecimentos mas com o objectivo de preencher uma amnsia, o sujeito no se recorda de uma situao, ento conta outra coisa para preencher a parte que no se recorda. H um preenchimento da amnsia. Os acontecimentos so pouco consistentes pois questionando novamente o sujeito, este preenche a amnsia com outra histria. Falsos reconhecimentos Dej-vu: Sensao de uma situao que nova e o sujeito identifica-la como familiar Jamais-vu: o oposto do anterior, a situaes familiares, o sujeito identifica-as como novas. No to usual.

15

Percepo a funo psquica que permite apreender o meio interno e externo. Fazemo-lo atravs dos sentidos. A seguir percepo de um estmulo, segue-se a representao do mesmo e depois associamo-lo a uma conduta ou comportamento correspondente. A percepo propriamente dita e a representao que fazemos muito importante. As alteraes vo-se encontrar mais ao nvel da representao que da percepo. A percepo tambm influenciada por outras funes nomeadamente pela afectividade. Esquirol (1883): Fez a primeira grande distino nas reas das Percepes, Alucinaes Vs Iluses. Relacionadas com o Funcionamento dos rgos sensoriais (viso, audio) Associadas s alteraes Ao nvel do pensamento (delrio) representao Psicose Percepo Neurose

Hoje; Percepo

Vivncia das percepes: Carcter de objectividade Espao objectivo externo Vivncia das representaes: Carcter de subjectividade Espao subjectivo interno

Algumas alteraes partem de um estimulo real-iluso, outras partem da percepo de um objecto que no est l Alucinao Alteraes da Percepo

Distores Perceptivas (Sensoriais): Envolvem sempre um estimulo perceptivo real


que deformado ao nvel do tamanho, qualidade e intensidade. Alteraes quanto Quantidade Alteraes face ao aumento da intensidade (hipertsias): Os elementos perceptivos tornam-se mais ricos do que o habitual, cores mais intensas, cheiros mais fortes etc.

16
Hiperacrisia: Aumento da intensidade ao nvel dos sons, normalmente so sons habituais com que o sujeito se depara no dia a dia. Algesias: Aumento da sensibilidade dor (quadros oncolgicos) Alteraes face diminuio da intensidade (hipotsias):Os elementos perceptivos tornam-se menos intensos do que habitual. Analgsias: Diminuio da sensibilidade dor normalmente verifica-se em Tumores cerebrais Anestesias: Adormecimento a nvel do tacto Alteraes Quanto qualidade Alteraes visuais ao nvel cromtico. LSD e Cocana so substncias que podem provocar este tipo de alteraes. Xantpsia: distoro ao nvel da cor amarela Clorpsia: distoro ao nvel da cor verde Eritropsia: distoro ao nvel da cor vermelha Alterao da forma espacial (Dismegalpsia) Atribui-se a uma forma diferente ao que o estmulo tem na realidade. Leses no lobo ocular e no lobo temporal. Macrpsia: Percepciona o estmulo com um tamanho maior e/ou mais perto Micrpsia: Percepciona o estmulo com tamanho menor e/ou mais longe. Erros Perceptivos (sensoriais) Podem ocorrer na presena de um estmulo real ou no. Experincias prximas das alucinaes:

Pseudo

Alucinaes/Alucinaes Endopsiquicas/Alucinaes intrapsiquicas: Traduz-se a nvel visvel ou mais geralmente ao nvel auditivo. Envolve uma falsa percepo mas que ocorre no espao interno do sujeito. Ouve vozes mas dentro da cabea, so pouco claros e geralmente o sujeito no tem sentido crtico podendo tambm haver perplexidade.

Iluses: H um estmulo real percepcionado com alterao. corrigido atravs doutros


sentidos ou pelo raciocnio lgico. sempre acessvel crtica, verifica-se ansiedade e medo.

Alucinose: No existe estmulo perceptivo real. Percepo sem objecto. Pode tambm
corrigir esta falsa percepo. sempre acessvel crtica.

Pareidolias: O objecto real percepcionado, mas o sujeito distorce-o de forma voluntria. Imagens
Eidticas: So quase sempre visuais, traduzem-se na viso de um acontecimento passado. H uma viso ntida de um objecto ausente. Ocorre espontaneamente sem que haja vontade do sujeito para que o fenmeno acontea.

17

Alucinaes: Ausncia de um objecto ou estmulo perceptivo real. As caractersticas ao nvel sensorial so muito prximas do real. Ausncia de crtica e existe uma convico absoluta da realidade por parte do sujeito. As alucinaes ocorrem sempre no espao externo. O comportamento do sujeito congruente com a actividade alucinatria, ou seja este reage de acordo com o estmulo. 1.Alucinaes auditivas elementares (Acuasmas) 2.Alucinaes acsticas verbais 3.Alucinaes visuais Estados confusionais, epilepsia, aps LSD, privao do sono 3.1 Alucinaes visuais elementares Ver luzes, cores, estrelas, linhas, o fundo percepcionado 3.2 Alucinaes visuais de figuras O sujeito v figuras humanas, objectos, o fundo percepcionado 3.3 Alucinaes visuais cnicas Tudo o que o sujeito v so alucinaes. 3.4 Zopias O sujeito v insectos, rpteis Alcoolismo

3.5 Alucinaes visuais liliputianas O sujeito v figuras humanas de pequenas dimenses Cocana, estados confusionais. 3.6 Alucinaes visuais Guliverianas O sujeito v humanos de grandes dimenses. 3.7 Autoscopia O sujeito v-se a ele prprio por inteiro ou apenas partes do seu corpo. 4.Alucinaes Olfactivas Ao sujeito cheira-lhe odores mais desagradveis do que agradveis, quando esto ligadas a ideias delirantes, estas organizam-se e reforam o delrio frequente na esquizofrenia. 5. Alucinaes Gustativas Tal como o nome indica o sujeito tem o gosto de algumas coisas 6. Alucinaes Tcteis duas formas: Activa: Sensao de que tocou em algo Passiva: Sensao de ter sido tocado 7. Alucinaes vestibulares Sensao de voar ou rodopiar

18
8.Alucinaes extracampinas Alucinaes que ocorrem fora dos limites do campo perceptivo, Ex. Sentir na escola o cheiro do rio Tejo. 9. Alucinaes Hipnaggica Ocorrem ao adormecer, as mais frequentes so as visuais. 10. Alucinaes Hipnopmpica Ocorrem ao acordar 11. Alucinaes Cinestsicas Sensao de movimento, por exemplo, o sujeito sente os rgos do corpo, leva a comportamentos de isolamento.

19
Alteraes do Pensamento -alteraes do curso -alteraes do contedo -alteraes da forma Alteraes do curso do Pensamento -remetem todas para a velocidade de progresso do pensamento e com inflexes/mudanas de direco do pensamento. Pode ocorrer com ou sem perda da meta do pensamento. Fisch ( 1974) .alteraes do ritmo .alteraes da continuidade A- Alteraes do Ritmo A1) Pensamento inibido: a progresso do pensamento lenta, hesitante e de certa forma irregular; discurso lento e arrastado. Esta diferena vivenciada / sentida pela pessoa e tenta lutar contra esta dificuldade mas no consegue ultrapassar. Verifica-se pelo tempo de latncia entre pergunta e resposta (aumento). muito frequente nos estados progressivos. A2) Pensamento lentificado: tem algumas caractersticas do 1, lentido ao nvel do discurso, aumento de latncia das respostas. O individuo no sente esta dificuldade. A3) Rapidez anormal na sucesso de ideias ; discurso muito rpido, verbaliza muitas coisas num espao curto de tempo. O tempo de latncia diminui. A meta do pensamento atingida. ex. situaes de grande tenso, grande ansiedade, euforia. A4) Fuga de ideias: a associao rpida mas superficial; acelerao dos processos do pensamento; a criana muda frequentemente de discurso, perde a meta do pensamento.ex: muito frequente nos estados manacos ( grande exaltao dos estados de humor, grande euforia).Existe sempre o pensamento acelerado ( mas o pensamento acelerado pode ocorrer sem fuga de ideias ). A5) Pensamento automtico (mentismo):A sucesso de ideias faz-se duma forma precipitada . um pensamento que no pode ser reprimido nem contido, incoercvel. Muitas vezes a pessoa sente os pensamentos desadequados, mas a pessoa no os consegue evitar. Como se determinadas imagens se impusessem ao pensamento das pessoas. Ex.: nalguns casos de esquizofrenia ajuda ( que surgem um espao curto de tempo) A6) Pensamento Digressivo: grau ligeiro de fuga de ideias, aparece nos hipomaniacos ( quadros manacos mas menos acentuados). A7) Pensamento Circunstanciado ( circunstancia, trivial, banal): pensamento que se desgasta em detalhes, a pessoa no capaz de distinguir o que necessrio. Atinge uma meta mas perde muito tempo, so pormenores banais, triviais, circunstancial, Ex.: traos de personalidade obsessivos. A8) Pensamento Prolixo ( prolixidade); pensamento circunstanciado , muitas vezes surge a redundncia, falta de sentido de algumas ideias, o tipo de detalhes so geralmente detalhes arabescos, usa palavras que soam melhor do que fazem sentido, esta relacionado com a progresso do pensamento, vai repetindo as mesmas ideias. A9) Pensamento em Torpel: a pessoa faz associao de ideias atravs de saltos aleatrios, diferentes linhas de pensamento, no h nada que justifique esses saltos. B-Alteraes de continuidade B1) Pensamento empobrecido: reduo ao nvel dos contedos ideativos, a pessoa queixase de diminuio de interesse pelas coisas. ex: depresso.

20
B2) Pensamento Perseverante: preservao , insistncia em determinados contedos, ideias, a pessoa repete sistematicamente a mesma ideia e o mesmo assunto, no entanto no implica que repita frases ou palavras. Para alguns autores diz-se que um pensamento empobrecido com grau mais intenso. B3) Perseverao verbal: falta de fluidez ao nvel da associao de ideias e por vezes perdem o sentido, raro em esquizofrenia, Ex.: ligado perturbao mental. B4) Estereotipia Verbal: repetio de palavras de frases mas que nunca tiveram sentido , independentes da situao em que so produzidas. B5) Pensamento bloqueado: suspenso sbita / brusca do pensamento, pode ser vivenciada pela pessoa , a pessoa fala, para e quando comea o assunto no tem nenhuma associao lgica, quando esta alterao claramente diagnosticada pode ser indicativo dum quadro de esquizofrenia ( para alguns autores), Ex.: estados ansiosos.

Alteraes do curso do Pensamento Pensamento Incoerente

As ideias associam-se sem qualquer relao entre si, mas a estrutura gramatical das frases est correcta, em termos globais, o discurso no faz sentido. Pode surgir na Esquizofrenia, em estados confusionais e alteraes da Conscincia. Pensamento desagregado

Verifica-se a perda da estrutura gramatical das frases, uma salada de palavras. No existe lgica entre as frases no existindo tambm uma estrutura gramatical nas mesmas. Aparece nos quadros de esquizofrenia com evoluo crnica.

Alteraes do contedo do Pensamento Tipo de ideias que aparecem, so convices que no correspondem realidade. Ideias e Crenas irracionais: O sujeito apresenta ideias e pensamentos que em termos de contedo compreensvel ao observador, no entanto, correspondem a falsas convices, ou seja, no correspondem realidade. Surgem no contexto de Perturbao do Humor. O sujeito por um perodo de tempo vai ter dvidas se as ideias que tem so verdadeiras ou falsas, So ideias irracionais, pois o sujeito no vivenciou nenhuma experincia que leva ideia que est a ter. So ideias acessveis crtica, reconhecendo o sujeito que as ideias so desadequadas. Ideias Sobrevalorizadas: So ideias que geralmente e em virtude da sua carga afectiva, sobressaem sobre outras. Podem ser ideias verdadeiras ou falsas e quando so falsas podem-se confundir com ideias delirantes.

21
Nos casos de Anorexia nervosas, podem haver ideias sobrevalorizadas face comida e corpo.

Ideias Fbicas: Envolvem um medo claro, irracional face s situaes que o cria, persistente. Levam a um comportamento de evitamento ou de fuga. Podem ocorrer duas situaes quando o sujeito est perante este medo: ou Foge ou Evita A imposio com que as ideias aparecem, bem como a tomada de conscincia da desadequao do medo que difere de outras fobias. Ideias Obsessivas: So ideias persistentes que se impem ao pensamento e o sujeito considera-as desadequadas mas no consegue deixar de pensar nelas. So muito frequentes nas Perturbaes obsessivas e nas depresses.

Ideia Delirante: As ideias delirantes so compostas por 3 dimenses (Jaspers):

a) Certeza Subjectiva: Uma convico extrema de que a ideia verdadeira e esta


convico que permite manter o delrio.

b) Incorrigibilidade: Estas convices no so acessveis contra argumentao


lgica

c) Contedo impossvel: Os delrios evocam representaes irreais

Segundo Kurt Schneider, existe uma distino entre delrio primrio e delrio secundrio, ento

Delrio Primrio: No tem origem identificvel e incongruente com o Humor. Delrio Secundrio: Tem origem numa perturbao do humor ou da personalidade e congruente com o Humor. Conrad Debrua-se sobre os delrios na Esquizofrenia Identifica duas formas de Esquizofrenia:

Paranoide Catatnica
Ideia delirante:

Trema: Conjunto de vivncias relacionadas com a tenso e inquietao, desespero, o


sujeito sente-se isolado, incapaz de comunicar com os outros mas no consegue explicar este sentimento. H uma desorganizao do pensamento.

22
Apofonia: O sujeito vivncia como estando num mundo alterado que o observa e
avalia, que o submete prova. O sujeito no consegue explicar este sentimento.

Anstrofe: O sujeito sente-se como se fosse o centro do Universo, tudo o que se passa
sua volta tem a ver consigo (no se trata de egocentrismo).

Principais Caractersticas das Ideias delirantes

Qualquer ideia delirante envolve um juzo falso que se baseia numa inferncia
incorrecta de realidade. certeza.

Todas as ideias delirantes so sustentadas por uma convico extraordinria de Tm um contedo inaceitvel para os outros Esta falsa convico no cede a qualquer argumentao nem experincia.
Segundo Fish, (1974) h uma diviso entre o delrio primrio e o delrio secundrio

1. Vivncias delirantes Primrias

Humor delirante (Pressentimento delirante): uma espcie de trema, h uma


desorganizao do pensamento normal. O sujeito sente uma mudana mas no consegue explicar. Algo est para acontecer, este fenmeno serve de pano de fundo para outros delrios.

Percepo delirante: Existe um estmulo perceptivo adequado mas dado um


significado incorrecto no sentido da auto relacionao. O significado que o sujeito atribui tem um carcter revelador. A percepo delirante vai de certa forma organizar o pensamento.

Intuio ou ocorrncia delirante: Surge uma convico imediata na ausncia


de qualquer dado perceptivo. Surge uma revelao ao sujeito intuda. frequente na Esquizofrenia e perturbao bipolar.

2. Vivncias delirantes secundrias: Ao contrrio das primrias, aqui as ideias


aparecem organizadas e associadas com uma lgica interna, o sujeito constri o delrio com base na vivncia nas vrias situaes e experincias. As ideias catatnicas so ideias delirantes acompanhadas de um tipo de humor depressivo.

Ideias delirantes de auto relacionao ou de auto-referncia:


Tipo Anstrofe Podem ser pano de fundo para outros delrios do tipo de perseguio ou de grandeza

Ideias delirantes de prejuzo ou perseguio: O sujeito tem a ideia que algum o


quer prejudicar, sente-se alvo de ameaa, injria etc. O individuo sente-se observado por um grupo de pessoas ou organizaes que este no sabe muito bem identificar, tambm pode haver a identificao clara de quem o persegue ou prejudica. frequente na esquizofrenia tipo paranoide ou quadros depressivos.

23

Ideias

delirantes de cime (delrio celotpico): Existe a convico de traio pelo parceiro, por vezes resulta para a passagem ao acto. Aparece nos quadros de alcoolismo; o sujeito interpreta de forma tendenciosa os indcios que aparecem. Muitos crimes passionais tm a ver com estes delrios. Alteraes do Contedo do Pensamento

Ideias Delirantes de Culpa: Aparecem frequentemente nos quadros depressivos graves,


o sujeito tem a ideia de que cometeu uma falha grave e irrecupervel, sente-se culpado de algo que aconteceu mas sobrevalorizado. Tem a ideia de que deve ser castigado.

Ideias Delirantes de Runa: O sujeito tem a convico de estar num estado de desespero
que est associado situao de no ter dinheiro, famlia, amigos, h uma sensao de perca social e econmico.

Ideias Delirantes Hipocondracas: O sujeito tem a certeza de que portador de uma


doena grave e nada que o mdico lhe possa dizer vai alterar o seu sentimento. No raro aparecerem doenas que no existem nas situaes mais graves, verifica-se uma grande vivncia de morte. Aparecem nos quadros depressivos graves.

Ideias Delirantes de Grandeza: Existe uma sobrevalorizao do sujeito, que pode ser
a nvel social ou a nvel econmico. Aparecem associados Perturbao Bipolar na fase manaca. Existem Duas temticas nas Ideias Delirantes de Grandeza:

1. Delrio Mstico: O sujeito pensa que representa Deus na Terra, este delrio remete para as
questes religiosas.

2. Delrio de Filiao: Tem a ver com o sujeito ter a ideia de que tem laos de sangue com
figuras pblicas.

Ideias Delirantes Somticas: Tm a ver com o funcionamento e aparncia do corpo,


aparecem associadas s ideias delirantes hipocondracas. Alteraes da forma do Pensamento Esto relacionadas com a capacidade de conceptualizao e abstraco. Estas alteraes ocorrem na ausncia de leso orgnica Para se identificar esta alterao, o sujeito j teve antes a capacidade de conceptualizao e abstraco. Bleuer: Estudou estas alteraes em doentes com Esquizofrenia. A caracterstica essencial nestas alteraes so as perturbaes das associaes que remetiam numa dificuldade na organizao do pensamento de uma forma lgica e sequencial, este fenmeno acontecia devido a 3 processos:

Condensao: O sujeito conjugava duas imagens ou ideias diferentes numa s, formando


um falso conceito

24
Deslocao: Uma determinada ideia ou conceito normal substitudo por outro, por
exemplo: O retroprojector serve para secar o cabelo,

Utilizao imperfeita da simbologia: O sujeito atribui ao smbolo o seu significado


concreto, por exemplo: Est a chover canivetes, por isso se saio espeto-me todo

Segundo Cameron, h um dissociao das ideias nesta alterao

Pensamento assindtico: H uma perda de conexes adequadas de diferentes


pensamentos. O sujeito tem o surgimento na sua mente de vrios pensamentos que podem estar mais ou menos relacionados, mas que o sujeito no os consegue organizar de forma lgica, dando origem condensao de vrias ideias.

Pensamento Metonmico: A sua principal caracterstica a utilizao de metonimias, isto , trata-se da substituio de conceitos comuns por conceitos subjectivos e imprecisos, por exemplo: O branco que para ns uma cor, para o sujeito pode estar associado a um carro ou um leno etc. Tens um branco para eu me assoar?

Hiperinclusividade do Pensamento: H dificuldade em restringir as operaes do seu pensamento face a algo que lhe colocado. (Fora dos conceitos de Cameron)

Neologismos: Criao de palavras novas que s tm significado para o sujeito, tambm


pode tratar-se de frases, muito frequente na Esquizofrenia.

Alteraes da Vivncia do EU Remetem para duas situaes:

Perturbaes de identidade e de unidade do Eu


em tempos atrs quando apareciam estas alteraes, Desrealizao e Despersonalizao, colocava-se a hiptese de uma Esquizofrenia Estas alteraes tambm se chamavam Fenmenos Dissociativos.

Desrealizao: H um sentimento de estranheza face ao ambiente envolvente, este tem uma aparncia irreal e fantstico. O sujeito no reconhece o meio, esta perturbao aparece associado ao Humor Delirante. Despersonalizao: O sujeito tem uma sensao de mudana face a si prprio, por vezes este pode ter a ideia que mudou de identidade. Aparece com alguma frequncia na Esquizofrenia.

Perturbaes ao nvel das fronteiras que delimitam o Eu ao Mundo externo

25 1. Transitivismo: O sujeito projecta no exterior algo que ocorre nele prprio, por exemplo: O
sujeito v a sua sombra, assusta-se e grita e depois admira-se como que a sua sombra grita.

2. Apropriao: O sujeito interioriza nele algo que ocorre no exterior, por exemplo: O sujeito
est a bater num tapete e depois relata que lhe bateram.

3. Sndrome de influenciamento (Delrio de influncia): O sujeito tem a sensao que os


seus sentimentos/ pensamentos so controlados por uma entidade externa. Os seus gestos e aces so para este controlados por um entidade que o sujeito no consegue controlar e identificar.

Alteraes da Vivncia do Eu

Difuso do Pensamento: Invaso dos pensamentos do sujeito

a) b) c)

Leitura do pensamento: O sujeito julga que vai na rua e as pessoas conseguem ler os seus pensamentos. Divulgao do segredo do Pensamento: O sujeito tem a ideia de que toda a gente sabe os seus pensamentos. Eco do Pensamento: O sujeito tem a ideia de que os seus pensamentos conseguem ser ouvidos em voz alta. Aparece muito em quadros de Esquizofrenia paranoide Roubo, subtraco ou expropriao do Pensamento: O sujeito refere que algum no reconhecido lhe rouba e se apodera das suas ideias, o individuo queixa-se que os seus pensamentos desaparecem porque algum os roubou. Por vezes aparece no bloqueio do pensamento, por exemplo: Eu no sei o que ia agora dizer porque algum me roubou o pensamento. uma alterao frequente em quadros de Esquizofrenia.

Imposio ou intromisso do Pensamento: O sujeito queixa-se que h algum que


lhe coloca ideias na cabea que no so suas, tambm frequente verificar-se nos quadros de Esquizofrenia. Perturbaes do Sono

26
Anorexia nervosa Existem trs factores importantes desta Patologia: Comportamento persistente para se controlar o que se come Medo de engordar que se traduz pela dificuldade em sentir o corpo Ciclo menstrual alterado Causas: No se sabe exactamente a causa, h dificuldades no sistema endcrino e a influncia social contribui para o desenvolvimento desta Patologia. Existem dois tipos de Anorexia:

Anorexia restritiva: Verifica-se um grande controlo na ingesto de alimentos

Anorexia bulimica: Ingesto convulsiva, h um controlo muito grande na ingesto de alimentos durante o dia e depois verifica-se uma ingesto enorme de alimentos que incontrolvel, este fenmeno d origem ao vmito auto provocado. O sujeito ingere medicamentos laxantes ou diurticos, h um excesso de exerccio fsico na tentativa de perder peso. H um terror por parte do sujeito em ganhar peso, este apresenta uma baixa auto estima pois acha sempre que est gordo. Existe um desagrado na mudana do corpo na adolescncia, na passagem de criana para adolescente, o sujeito tem dificuldade na insero no grupo de jovens e no contacto com os rapazes. Por vezes verificamos uma auto agresso, o sujeito tem dificuldade em aceitar o seu corpo tendo assim necessidade de o agredir. A nvel de comportamento, assistimos ao isolamento dos amigos e da famlia. A famlia sente um grande sofrimento, h um receio em insistir muito com o sujeito no que diz respeito s refeies, pois est sempre presente o medo que este deixe mesmo de comer, o importante ser compreender a situao e manter o dilogo, numa fase inicial complicado levar o sujeito ao mdico, mas a negociao com este face s refeies muito importante. No que diz respeito cura eis os dados estatsticos em Portugal : 45% Recuperam completamente 35% Melhoram 20% Tm um curso crnico

Sinais de Alarme: Problema da dieta: quando h uma excessiva preocupao sobre o peso Preocupao excessiva com a necessidade de prtica desportiva Alteraes menstruais Preocupao com a obesidade em determinadas partes do corpo, tais como seios e ancas Isolamento com a preocupao excessiva nas questes da alimentao, reunies de amigas que falam sobre este tema, afastamento dos rapazes Sbito interesse pela culinria

27

O acompanhamento deve ser feito: Tratamento mdico Tratamento psiquitrico

Psicoterapia individual: Resolve as questes da auto estima e gosto pelo corpo. Psicoterapia familiar: Ajuda a famlia a lidar com a situao.

28
Perturbaes do Humor Alteraes associadas s emoes: A diferena entre emoo e humor que na primeira uma questo mais interna e oscila mais que o humor e menos intenso que este. Indiferena emocional: caracterizada pela perca de capacidade de reagir emocionalmente aos estmulos, o sujeito no sente culpa, remorso, por exemplo: os toxicodependentes so capazes de provocar sofrimento s pessoas mais prximas e existe uma grande indiferena emocional, tambm pode aparecer nalguns quadros de Esquizofrenia. Monotonia ou rigidez afectiva: Tambm aparece nalguns quadros depressivos, o sujeito apresenta a mesma resposta emocional perante diferentes estmulos. Nalguns quadros demenciais esta perturbao pode estar presente. Hiperemotividade ou incontinncia afectiva: O sujeito apresenta uma desproporo entre a intensidade dos estmulos e a resposta emocional, h uma perca de controle ao nvel da resposta afectiva, pode surgir na Histeria, Depresso e nalguns quadros orgnicos. Labilidade emocional ou afectiva: Aparece muito frequentemente na Histeria. H uma oscilao subtil e muito rpida de estados afectivos opostos. Ambivalncia afectiva: Ao contrrio da anterior, h a coexistncia de dois afectos ao mesmo tempo, por exemplo: tristeza e alegria em simultneo Discordncia afectiva ou paratmica: O sujeito apresenta uma reaco desadequada face ao contexto.

Alteraes associadas ao Humor: Humor depressivo: a alterao nuclear a tristeza , mas dentro do humor depressivo esta tristeza pode variar na sua intensidade, associado aparece o desanimo, a falta de iniciativa, o desinteresse, etc. Anedonia: Incapacidade de sentir prazer com algo que anteriormente dava prazer. Humor Ansioso: Aparece associado a um medo difuso, no tem um objecto concreto, o sujeito apresenta-se inquieto, pode aparecer em quadros de Esquizofrenia e estados confusionais. Humor eufrico ou elao do Humor: H uma alegria patolgica, o sujeito tem um excessivo bem estar, uma energia excessiva. Esta alegria desadequada e interfere na relao com os outros, com esta alegria est associado uma certa desinibio. Com a reaco negativa dos outros, pode aparecer a agressividade, aparece associado ao consumo de drogas, lcool etc. Humor disfrico: caracteriza-se por sentimentos de irritabilidade, susceptibilidade e uma certa tenso.

29
Quadros Clnicos

SNDROME CONFUSIONAL OU DELIRIUM Caractersticas Clnicas:

A A

caracterstica principal a presena de um delirium, uma Perturbao da Conscincia, que no pode ser atribuda a uma demncia persistente ou em evoluo. perturbao da conscincia desenvolve-se num curto perodo de tempo (horas ou dias) e tende a flutuar ao longo do dia, isto , no se manifesta por uma reduo de claridade da conscincia e de percepo do meio ambiente.

Verifica-se uma diminuio da ateno e concentrao. Diminuio da memria:


a) De fixao ( a mais perturbada) b) De evocao

a) b) c) d)

Alteraes ao nvel da Orientao: Temporal Espacial Auto-psquica Alopsquica

Perturbaes da Percepo: Interpretaes incorrectas (erros perceptivos), iluses, pseudo alucinaes, alucinaes (mais as visuais) Perturbaes do Humor: Ansiedade, depresso, labilidade, agitao e/ou perplexidade Perturbaes do Pensamento: Curso (incoerncias): Nem sempre mito

evidente.

Caractersticas e Perturbaes Associadas:

O Delirium pode estar associado a uma Perturbao do Sono (sonolncia diurna), agitao nocturna e insnia inicial. Psicomotricidade: Inquietao psicomotora, lentificao, estado estupor. Actividade Delirante com contedos ameaadores ou Estados delirantes transitrios.

30

Dados Etiolgicos:

a) Delirium devido a um Estado Fsico Geral

Presena de uma associao temporal entre o incio, a exacerbao ou remisso


de um estado fsico geral e o Delirium.

Perturbaes Metablicas Doena heptica ou Renal Estados ps operatrios


Estados Fsicos Gerais

Sequelas de traumatismos cranianos


b) Delirium Induzido por substncias

Intoxicao

com substncias: Cannabis, cocana, alucingeneos, geralmente o Delirum desaparece aps a desintoxicao.

Abstinncia da Substncia: Delirium Tremens Efeitos adversos de medicao ou exposio a txicos, anestsicos, relaxantes
musculares, monxido de carbono, insecticidas

Causas do Delirium

Doenas Cardio Vasculares Doenas Gastro intestinais Intoxicaes Doenas neurolgicas

Prevalncia e Evoluo

A idade de incio depende da etiologia mas surge sobretudo nas idades superiores a 65 anos (quando hospitalizados devido a estados fsicos gerais). O Delirium desenvolve-se geralmente em horas ou dias Incio abrupto

31
- Os sintomas progridem para um quadro de Delirum durante um perodo de 3 dias (mais frequentemente).

Diagnstico diferencial:

Uma das maiores dificuldades est relacionada com a distino entre Delirum e Demncia. Caractersticas Incio Curso Durao Pensamento Memria Conscincia/Vigilidade Ciclo Sono/Viglia Delirium Agudo ou Sub agudo Flutuante Limitada Incoerente Alterao da memria recente Diminuda com flutuaes dirias Alterado Demncia Insidioso Persistente Crnica Empobrecimento Alterao da memria recente e de evocao Geralmente intacta Normal tendo em conta a idade

32 SNDROME DEMENCIAL
A Demncia pode ser progressiva, esttica ou remitente. A reversibilidade da demncia est relacionada com a Patologia subjacente e da acessibilidade e aplicao oportuna de tratamento eficaz.

Caractersticas Clnicas:

A caracterstica essencial da Demncia o desenvolvimento de deficits cognitivos humanos que incluem: a) Diminuio de memria e pelo menos uma das seguintes perturbaes cognitivas: Afasia Apraxia Agnsia Perturbao da capacidade de execuo

Diminuio da Memria: H uma diminuio da capacidade para aprender material novo (memria recente ou de fixao) ou para recordar material previamente aprendido (memria de evocao), este fenmeno aconte medida que o quadro vai evoluindo. Afasia: Pode estar presente devido ao tipo de leso Deteriorizao da linguagem Ex. Dificuldade em nomear pessoas ou objectos. Discurso vago ou vazio: Uso excessivo de referncias indefinidas por exemplo a coisa aquilo Dificuldade ao nvel da compreenso da linguagem escrita e falada. Nos quadros mais graves pode haver mudez ou ecollia. Apraxia: Envolve dificuldade na execuo da actividade motora sem ter nenhum Deficit motor, a funo sensorial e compreenso esto intactas, por exemplo, escovar o cabelo, dentes, vestir-se etc. Agnsia: Deteriorizao da capacidade para reconhecer ou identificar objectos apesar da funo sensorial estar intacta. Perturbaes da capacidade de Execuo: Dificuldades ao nvel da capacidade de abstraco, planear, sequenciar um comportamento complexo Dificuldade em lidar com novas tarefas, evitando situaes que requerem o processamento de informao nova e complexa.

Caractersticas e Perturbaes associadas:

Desorientao: Temporal, Espacial, Alopsquica e autopsquica


Insight (conscincia mrbida) diminuda ou mesmo ausente, o sujeito no se apercebe dos seus sintomas.

Perturbaes psicomotoras: Marcha (podendo originar quedas)

33

Negligncia de higiene pessoal Desinibio excessiva por exemplo excessiva familiaridade com estranhos Alteraes da Percepo (alucinaes), sendo as mais frequentes as visuais Ideias Delirantes: Temas de perseguio Ansiedade, Perturbao do Humor, Perturbao do sono, nomeadamente as insnias Pensamento empobrecido e lentificado

Dados Etiolgicos: Doenas Generativas do Sistema Nervoso Central Alzheimer Piek Huntington Parkison Doenas Vasculares Demncia de multienfartes

Doenas metablicas, endcrinas e nutricionais Hipotiroidismo Demncia de dilise Leses expansivas cerebrais Aneurisma Linfoma e Leucemia

Infeces Sfilis HIV Meningites

Intoxicaes
lcool Barbitricos

Epilepsia

Traumatismo craniano

34 Prevalncia e Evoluo

Idade de incio depende da etiologia, mas geralmente tardia, com o aumento da


prevalncia, a idade superior a 85 anos.

forma de incio e evoluo subsequente depende tambm da etiologia subjacente.

Nvel de incapacidade:
Gravidade dos deficits Cognitivos Suportes sociais disponveis

Demncia avanada, o sujeito requer cuidados cosntantes, sendo susceptvel a acidentes e doenas infecciosas que muitas vezes se revelam fatais. Classificao Clnica e distino entre Demncia Cortical e Subcortical Demncia Cortical: Caracteriza-se por deficits ao nvel de: Capacidade de abstraco Orientao Memria Perturbao nas reas de associao cortical Linguagem (Afasias) Psicomotricidade (Apraxia) Reconhecimento sensorial (Agnsias) Apatia pouco evidente Apatia pouco evidente Incapacidade de executar operaes mentais complexas Labilidade e hiper emotividade emocionais, por exemplo, doena de Alzheimer Demncia Subcortical: Caracteriza-se pela ausncia de: Afasia Apraxia Agnosia

Dificuldades ao nvel da: Memria Abstraco Orientao Ocorre sobretudo uma diminuio em vez de uma perda total das das funes como na Demncia Cortical

Lentificao motora Descuido com a aparncia Apatia elevada Isolamento, diminuio das relaes interpessoais

35
Dificuldades de concentrao, distratibilidade elevada Desmotivao Hipofonia (diminuio do volume do tom de voz), Disartria (dificuldade de articulao) por exemplo Doena de Parkinson Demncia Cortical Normal Alterada (Pseudo afasia) Alterada Marco temporal presente Depresso rara Ausente Pouco comum Normal at fases avanadas Normal at fases avanadas Normal at fases avanadas Normal at fases avanadas Acalculalia (Dificuldade em fazer clculos) Grave Demncia Subcortical Diminuda Mantida Alterada Marco temporal ausente Depresso frequente Presente Muito Comum Disartia inicial Lentificao Alterada Alterada Relativamente mantida Ligeira

Funo Velocidade de processamento da informao Linguagem Memria de fixao Memria de Evocao Humor Conscincia Mrbida (Insight) Apatia Articulao da linguagem Funo psicomotora Postura Marcha Clculo Alteraes da percepo visual

36 SNDROME ANSIOSO

Spielberg (1972) Ansiedade Estado: Tem a ver com uma resposta a uma situao actual Situao actual afectiva Valorizao do contedo mental no momento presente, Ex. Perturbao de pnico Ansiedade Trao: Tendncia habitual de o sujeito para reagir de forma ansiosa. Varivel associada personalidade, Ex. Perturbao de ansiedade generalizada Shuhan (1982) Ansiedade Exgena: Surge em relao a conflitos externos de natureza pessoas e psicossocial Responde Psicoterapia, Ex. Perturbao de ansiedade generalizada Ansiedade Endgena: Autnoma e independente de estmulos ambientais, surge por alteraes metablicas em sujeitos geneticamente predispostos com antecedentes familiares Responde farmacoterapia Ex. Perturbaes de Pnico. Lewis (1993) Estado Emocional subjectivamente vivido com uma ansiedade de medo. Emoo desagradvel que pode ser vivenciada como uma sensao de morte eminente. Antecipao de uma ameaa futura Ruiloba Vallejo (1997) Ansiedade normal Existencial e reactiva Medo Ansiedade Patolgica a) Primria: Reactiva: Perturbao de adaptao com humor ansioso Nuclear: Perturbao de ansiedade generalizada, Perturbao de Pnico b) Secundria: Sndromes depressivos, sndromes esquizomorfos, sndrome obsessivos, sndromes orgnicos. Falamos de Ansiedade Patolgica, quando a frequncia durao e intensidade interfere com o bem estar do sujeito. 12 de Janeiro de 2001 SNDROME ANSIOSO (Continuao)

37
Classificaes Clnicas: Perturbaes da Ansiedade generalizada Perturbaes de Pnico Agorafobia, Fobia simples, Fobia social ou Perturbao da ansiedade social Perturbao obsessivo-compulsiva

38 Perturbao de Ansiedade Generalizada


Caractersticas Clnicas: Preocupao excessiva e incontrolvel com a quase totalidade dos aspectos do quotidiano, e so estes: Tenso motora: Tremores, inquietao, dores musculares, fadiga Hiperactividade autonmica: Palpitaes, sudorese, diarreia e dores abdominais Expectativa e apreenso: Tenso interna, sensao de ameaa, medos difusos e insegurana Vigilncia e alerta: Impacincia, irritabilidade, diminuio da tenso e concentrao, hipervigilidade, insnia inicial etc. Dados Epidemiolgicos: Maioria dos doentes so do sexo feminino (55%/60%) Faixa etria: 16-20 anos Curso/Evoluo: Instalao progressiva com evoluo crnica e flutuante

39
Perturbao de Pnico
Caracteriza-se pela presena de um ataque de Pnico. H um perodo discreto de medo ou de desconforto intenso e durante o qual 4 ou mais dos seguintes sintomas se desenvolvem abruptamente e atingem o seu pico em 10 minutos:

Palpitaes, batimento cardaco acelerado Suores Dificuldade em respirar Sensao de sufoco Desconforto ou dor no peito Nuseas ou mal estar abdominal Sensao de tontura, desequilbrio, cabea oca Desrealizao ou despersonalizao Medo de morrer Parestesias (formigueiros) Sensao de frio ou de calor

Caractersticas Clnicas: Presena de ataques inesperados de pnico e recorrentes.

No esto associados a nenhum estmulo (desencadeador situacional) Preocupao constante acerca de ter novos ataques de pnico Preocupao acerca das implicaes dos ataques ou das suas consequncias(Ex. Perder o controlo, enlouquecer, ter um ataque cardaco) Alterao significativa no comportamento em virtude dos ataques de pnico

Subtipos de Ataques de Pnico

Independentemente da situao (inesperado/situacional) Situacional: ocorre imediatamente aps a exposio a um estmulo situacional Predisposto pela situao: Pode decorrer perante a exposio a determinados
estmulos.

Dados Epidemiolgicos: Maior incidncia no sexo feminino Distribuio bimodal (18-20 anos e 30 anos) Curso/Evoluo Curso crnico e flutuante: Perodo de remisso Perodo de sintomatologia intensa

40
12% de remisso ou seja recuperam totalmente

AGORAFOBIA

O sujeito tem medo dos espaos abertos e de no haver ningum que o ajude em caso de perigo. Caractersticas Clnicas: Trade fbica: objecto/estmulo definido/ansiedade antecipatria e evitamento. A ansiedade em relao a lugares ou situaes nos quais a fuga possa ser difcil (ou embaraosa) ou nos quais possa no ter ajuda disponvel no caso de ter um ataque de pnico ou sintomas semelhantes ao pnico por exemplo: atravessar uma ponte, viajar de comboio) As situaes so evitadas ou enfrentadas com intenso mal estar ou ansiedade de vir a ter um ataque de pnico. Comportamento de evitamento ocupacional do sujeito. Fobia Simples/especfica Caractersticas Clnicas: Medo acentuado e persistente que excessivo ou irracional, desencadeado pela presena ou antecipao de um objecto ou situao especfica. Exposio ao estmulo resposta ansiosa imediata Sujeito reconhece que o medo excessivo e irracional. Situaes fbicas: Evitadas Enfrentadas com intensa ansiedade ou mal estar Evitamento, antecipao ansiosa ou mal estar na situao temida pode comprometer o funcionamento social e/ou

Interfere significativamente com as rotinas normais do sujeito Dados Epidemiolgicos Maior percentagem no sexo feminino Distribuio bimodal (Infncia e 25 anos)

41

Fobia social ou perturbao de Ansiedade Social Caractersticas Clnicas: Caracteriza-se por um medo acentuado e persistente

Situaes sociais e de desempenho. Est exposto a desconhecidas Comporta-se de medo humilhante ou embaraador Exposio situao temida Ansiedade (pode levar a um ataque de pnico) Sujeito reconhece que o medo excessivo e irracional Comportamento de evitamento ou intensa ansiedade e mal estar Ansiedade e evitamento

pessoas

Interferem significativamente com as rotinas normais do funcionamento ocupacional do sujeito. Curso/Evoluo: Incio: Infncia (5 anos) Histria infantil de inibio social e timidez Evoluo contnua, pode flutuar com as exigncias ou acontecimentos de vida stressantes.

42 Perturbao Obsessiva Compulsiva (POC)


1)Antecedentes histricos * Luys (1833) e Falret (1889) que falou da -Loucura da dvida * Karl Westphall (1877) , foi o 1 a falar em neurose obsessiva * Janet (1903), falou em Obsesses e Psicastenia , traos de personalidade pr-mrbida nos indviduos com POC, dvida, insegurana, indeciso, meticulosidade, perfeccionismo. * Freud (1917), recupera o termo neurose obsessiva. Verifica-se uma mente ocupada com pensamentos que no interessam ao individuo; sentimento de impulsos que parecem alheios a si prprio, o individuo sente-se impotente para resistir , como se fosse impelido a executar determinados actos, pensamentos desprovidos de sentido e sem qualquer interesse para o individuo. 1) Caractersticas clnicas A) Manifestaes psquicas . pensamentos obsessivos . compulso Pensamentos Obsessivos: .Ideias, pensamentos ou imagem que interferem e so experimentados como uma forma particular de preocupao de modo insistente e repetido, com um carcter intrusivo. .Os pensamentos podem ser simultaneamente incmodos e atraentes, odiados, desejados, fascinam e aterrorizam, pelo que surge a luta, a ansiedade e a tenso. .Ideias obsessivas: Egodistnicas ( contedo estranho e fora do controlo que o individuo preferia no ter) .Surgem frequentemente duvidas relacionadas : ou no pecado, devo fazer ou no, ou no obrigatrio, quando no ponderadas repetidamente, estas ideias ou preocupaes do origem a ruminaes. Compulses .Impulsivos irracionais para uma determinada aco que no se chega a realizar. .Apesar de uma tenso elevada, o desejo e o receio neutralizam-se, pelo que o individuo continua a sua luta, esgotando a sua energia em tentativas simultneas de sim ou no. ( indivduos ruminativos) B) Manifestaes de conduta

Traduzem-se por actos impulsivos ( aqueles que do expresso ao impulso) O obsessivo no passa ao acto, a no ser de modo simblico uma vez que esta tendncia
para a aco est geralmente carregada de agressividade.

Surgem assim, actos organizados ( comportamentos impulsivos/rituais) cujo objectivo


diminuir a ansiedade. So actos repetitivos, constantes e portadores de sofrimento

Tipos de rituais: verificao e lavagem Classificao sintomatologia obsessiva por Costa ( 1971)
-Fenmenos obsessivoides normais -Neurose Obsessiva -Doena Obsessiva -Sintomas Obsessivos *ver: acetato-Costa ( 1971, in Valleijo 1991, p. 389, 390

43

2) Perturbaes e caractersticas associadas

Evitamento de situaes que implicam contedo das obsesses ( Ex. Sujidade ou


contaminao, evitar casas de banho publicas, evitar apertar a mo a pessoas que desconhece) Preocupaes hipocondracas: visitas repetidas ao mdico Utilizao excessiva de lcool, hipnticos, ansioliticos Limitaes ao nvel conjugal, ocupacional, social 3) Dados Etiolgicos

Participao gentica sujeita a influencias ambientais

o -alterao processamento da informao o -alterao mecanismos de excitao inibio centrais o -possibilidade de patologia frontal o -alteraes bioqumicas centradas especialmente na serotonina. Meio familiar o -valores educacionais exagerados ( limpeza, religio, moral, perfeccionismo) Personalidade Pr-mrbida -Janet- traos de personalidade subjacentes ao aparecimento da POC 5) Dados Epidemiolgicos -

culpa,

% igual nos homens e mulheres inicio: nos homens aparece por volta dos 6-15 anos e nas mulheres por volta dos 20-29 anos

6) Curso / Evoluo

Inicio geralmente gradual Evoluo crnica com flutuaes: aumento e diminuio dos sintomas. O aumento est
relacionado com perodos de stress. 70% dos casos so moderados-ambulatrios 30% dos casos so graves e obrigam a internamento Indicadores de bom prognstico -Ausncia de personalidade pr-mrbida obsessiva -Atipicidade ( quadro sem sintomatologia caracterstica e bem definida) -Ausncia de sinais motores ( tiques, estereotipias) -Inicio por factores desencadeantes -Durao curta dos sintomas -Intensa carga afectiva associativa Indicadores de mau prognstico -Presena de personalidade pr-mrbida obsessiva -Alteraes neurticas infantis -Antecedentes familiares -Educao rgida -Gravidade clnica ( tipicidade) -Sintomas motores

44
-Inicio precoce, sem factores desencadeadores -Pouco suporte social

Sndromes Depressivos

Na antiguidade, era considerada a doena do Rei Saul ( antigo testamento) No sc. IV a.c. (Hipcrates) - Melancolia, Teoria dos humores
Classificaes : Sndrome Depressivo *Binrias -Endgena / Exgena -Psicticos/ Neurticos -Vitalizadas/Personalizadas -Primrias / Secundrias *Mltiplas -Endgena / Exgena / Mista -Autnoma/ Reactiva /Evolutiva -Somatgenea / Endgena / Psicgena -Endgena / Neurtica / Situacional / Sintomtica Episdio depressivo maior ( caractersticas melanclicas e / ou psicticas) *Actuais: ICD-10/DSM IV -Perturbao depressiva recorrente -Perturbao persistente do humor ( distimia ) -Perturbao adaptao com humor depressivo -Perturbao humor secundria ( estado fsico geral ou substancias) Sintomas psicolgicos -Humor depressivo: tristeza, abatimento , angstia -Anedonia: desinteresse, perca de prazer -Abragmatismo: perda de iniciativa -Dfice Cognitivo , menor ateno e concentrao -Reduo da Auto-estima -Culpabilidade e auto- desvalorizao ( mais graves, ideias delirantes de culpa -Diminuio da memria de fixao -Ansiedade, irritabilidade, agressividade -Apatia/ Indiferena emocional -Pensamento lentificado -Contedo do pensamento: Trade Cognitiva de Beck: .ideias de desespero (hopelessness) .ideias de abandono (helplessness) .ideias de auto-desvalorizao ( worthlessness) -Ideao suicida ( intencionalidade, letalidades) -Lentificao psicomotora

Sintomas Somticos -Anorexia/ Bulimia ( secundrias) -Emagrecimento

45
-Amenorreia -Obstipao -Insnia/Hipersonolncia -Algias generalizadas ( Ex.: cefaleias) -Reduo da libido ( Anafrodisia) -Fadiga ( falta de energia) -Alteraes gastro- intestinais

Tipos Depressivos Estupor Depressivo -predomina a acinsia -ausncia de resposta comportamental -interferncia de hiperactividade Depresso Mascarada -semiologia somtica -factores culturais Perturbao Afectiva Sazonal (SAD) -inicio Outono/Inverno ( resoluo na primavera) -avidez de hidratos de carbono -hipersnica Depresso agitada -inicio tardio (6dcada) -hipercinsia -delrio -Depresso neurtica ( distmia) -perturbao persistente -problemtica vivencial conflitual

Co-morbilidade- 2 sintomas Ango-Depresso-Sindromes mistos de ansiedade e depresso

Depresso Bipolar / Depresso Unipolar Bipolar: apresenta um quadro clnico no qual esto presentes episdios de melancolia que alternam com episdios manacos ou hipomanacos. Unipolar: apresenta um quadro depressivo endgeno, no qual esto presentes vrias fases melanclicas consecutivas sem episdio manaco ou hipo-manaco intercorrente.

46

You might also like