You are on page 1of 2

Baslica

o Origem
Existe quem defenda que a origem da Baslica aparece pela primeira vez associada a alguns templos indianos, mais pela sua semelhana. Pensa-se ter existido em algumas cidades Gregas embora nenhuma prova fsica da sua composio estrutural tenha sido encontrada. na poca Romana que atinge o seu esplendor.

o Uso
um dos edifcios pblicos mais notveis erigidos neste perodo. Para alm de ficar conhecido como Baslica ou uma forma de palcio de justia, fervilhava tambm na esfera pblica como entreposto comercial. Veio, posteriormente, a ser adoptado como local de culto cristo primitivo.

o Composio Arquitectnica
Em geral, embora nem sempre, eram constitudos por grandes sales cobertos, corredores com forma alongada , mais comprida que larga. Divide-se em trs ou cinco naves com duas ou mais filas de colunas em que o corredor central mais amplo que os laterais, onde tambm, por vezes, eram construdas galerias. Numa das extremidades existe um recesso semicircular (conhecido por abside) onde o cho era muito mais elevado em relao ao resto do edifcio, este lugar era destinado ao "magistrado" para ouvir em audincia as queixas dos comuns e deliberar sobre esses problemas.

o Exemplos
Baslica de Trajano Tambm conhecida por Baslica de Ulpia, estrutura integrada no Frum de Trajano e construda por Apollodorus de Damasco tinha cerca de 110 metros de comprimento por 55 de largura, quatro fileiras de colunas e, supostamente, coberto por um telhado semicircular de madeira. Baslica de Maxncio ou Constantino Embora mais conhecida por Baslica de Constantino tem o nome de Maxncio pois foi este que inicio a sua construo mas foi Constantino I que a concluiu aps ter derrubado Maxncio na batalha que ficou conhecida por "Batalha da Ponte Mlvio" no ano 312 d.C.. um dos mais belos exemplos e tambm um dos ltimos construdos. Com uma estrutura em pedra e tecto abobadado onde as paredes distam entre si cerca de 60 metros, divide-se em trs naves atravs do uso de pilares com grandes colunas em frente deles. Baslica de Trves Ainda de p, este considerado um dos melhores exemplos deste tipo de edifcios, apesar de ter sofrido algumas alteraes ao longo dos tempos. O peculiar desta baslica est na sua composio,
Uma baslica provincial, que, em Trves, ainda est de p; e, apesar de que deve ter sido consideravelmente alterado, ele de longe o melhor exemplo actual deste tipo de edifcio. As colunas internas no existem aqui, e simplesmente um salo retangular de 175 ps por 85 ps, com ele abside semicircular usual. "

/ O principal interesse inerentes a essas baslicas encontra-se em o fato de que eles formaram os primeiros lugares de Christian montagem, e que serviu de modelo sobre o qual primeiras igrejas crists foram construdas.

o Exemplos

You might also like