You are on page 1of 6

CG Jung Page

Depresso e Coagulatio Alquimica o Sofrimento Como Propicador da Solidifio


Contributed by Juliano Maluf Amui Saturday, 22 November 2003

Depression, with its symbolical aspects connected with Saturn, favors in human psyche the return of the interior and the imprisonment of fantasy. Depression causes the suffering, the cold, and the social distance, as well as weight and darkness. Juliano Maluf Amui 1 Todos os direitos autorais esto reservados ao autor. Resumo

A depresso, com seus aspectos simblicos relacionados Saturno, propicia na psique humana o retorno interioridade e o aprisionamento de suas fantasias e devaneios na realidade limitada do mundo. Sente-se com isto, o sofrimento, o frio, o distanciamento social, assim como peso e escurido, caractersticas evidentes do processo depressivo. Esta dimenso depressiva tem como principal finalidade proporcionar psique um desenvolvimento criativo, promovendo o processo de individuao. A depresso pode ser associada subjetivamente ao metal Chumbo, que propicia o processo da Coagulatio alqumica, onde a solidificao, ou seja, a transformao do Mercrio alqumico em terra, em slido, o principal objetivo, rumo ao encontro da pedra filosofal. Abstract

Depression, with its symbolical aspects connected with Saturn, favors in human psyche the return of the interior and the imprisonment of fantasy. Depression causes the suffering, the cold, and the social distance, as well as weight and darkness. However, this depression dimension has the greatest goal to offer to psyche a creative development, promoting the individuation process. The depression can be subjectively associated to the metal, lead, that favors the Coagulatio Alchemist, where the solidification, or the transformation of Alchemist Mercury in earth, in soil, is the main goal, directed to meet the Philosopher's Stone.

A depresso, como qualquer outra realidade analisada sob o enfoque psicolgico, revela uma instncia paradoxal, formada por seus aspectos positivos e negativos (bipolaridade). Isto tambm uma caracterstica facilmente detectvel na alquimia, onde basta folhear algumas pginas de seus tratados para se encontrar referncias satisfatrias para tal afirmao. O presente artigo tem a pretenso de evidenciar estes aspectos paradoxais da depresso como propiciadores do processo Coagulatio, da Opus Alqumica. Para isto, ser utilizada uma citao de Jacob Boehme, apresentada no livro Anatomia da Psique de EDINGER (1985, p.109), para que atravs de suas formaes imagticas e articulaes, possamos compreender esta realidade. {viewonly=registered,special}

"Saturno, esse frio, spero, austero e adstritivo regente, no tem seu incio e matriz no sol; porque Saturno tem em seu poder a cmara da morte, servindo para secar todas as foras, da vindo a corporeidade. Pois assim como o sol o corao da vida, e matriz de todos os espritos do corpo deste mundo, assim tambm Saturno iniciador de toda a corporeidade, compreensibilidade ou palpabilidade".

A alquimia, uma antiga tradio de origem incerta, foi foco dos estudos de Carl Gustav Jung a partir de 1928, aps os conceitos bsicos da Psicologia Analtica j haverem sido formulados, tornando-se assim, o seu principal estudo at o fim da sua vida. Com freqncia ele se deparava com sonhos de seus pacientes que no conseguia compreender nem com o estudo da mitologia, dos contos de fadas e estudos das religies. Um dia, no entanto, consultando alguns livros sobre alquimia, percebeu que haviam muitas relaes significantes entre as imagens onricas de seus pacientes e as imagens contidas nestes livros.

Com o passar de seus estudos, Jung percebeu ento que o simbolismo alqumico , em grande parte, um produto da psique inconsciente do alquimista sobre a matria a que se propunha estudar e manipular. Isto se deve a um mecanismo denominado projeo, considerada por Jung como uma manifestao psquica natural em que o sujeito, sem ter conscincia ou controle, projeta seu inconsciente sobre objetos, pessoas ou realidades. JUNG (1990, p. 256), em sua obra Psicologia e Alquimia afirma que: ...A real natureza da matria era desconhecida do alquimista; ele tinha meros indcios a respeito. Ao tentar explor-la, projetou o inconsciente sobre as trevas da matria, a fim de ilumin-la... Enquanto fazia suas experincias qumicas, o
http://www.cgjungpage.org Powered by Joomla! Generated: 10 May, 2011, 17:40

CG Jung Page

operador passava por determinadas experincias psquicas que lhe pareciam ser o comportamento particular do processo qumico. Como se tratava de uma questo de projeo, ele naturalmente desconhecia o fato de a experincia nada ter a ver com a prpria matria; mas sua experincia, na realidade, era do seu inconsciente.

Isto demonstra a fragilidade e o paradoxo entre o que material e o que psquico, assim como a realidade de que no h como se relacionar com algo, sem colocar nossa interioridade como intermdio. Por isto que PASSOS (1999, p.91) diz que "...E dessa integrao entre esprito e matria que surge o mistrio da alquimia e o mistrio da anlise, porque remetem ao mistrio da alma, pela eterna ligao do inconsciente a "Anima Mundi"".

O trabalho dos alquimistas chamado de Opus, onde, em termos gerais, tem como finalidade transformaes e aperfeioamentos da prima matria, buscando obter a sua transmutao em ouro ou pedra filosofal. Segundo SANTOS (1998), o conceito de prima matria nasce a partir da crena de que existe uma substncia primria, nica e bsica, de onde originou todo o universo. Este elemento se subdividiu ento nos quatro elementos (gua, terra, fogo e ar) e, frente a diferentes recomposies, formou os diferentes objetos fsicos existentes no universo. Segundo BURCKHARDT2, a pedra filosofal pode ser definida da seguinte forma: A pedra filosofal - com a qual se podem converter em ouro os metais vulgares - proporciona quele que possui uma longa vida, livre de todas as enfermidades, depositando nas suas mos mais ouro e prata do que os prncipes mais poderosos desse mundo possam possuir. Contudo, acima de todos os outros bens da vida, este tesouro possui a peculiar vantagem de tornar plenamente feliz aquele que possui, pois s o simples fato de olhar basta para o tornar feliz, alm de que o temor de o perder algo que nunca sente.

Em termos psicolgicos, a pedra filosofal poderia ser comparada ao que se busca no processo de individuao, ou seja, a completude do ser, o tornar-se consciente e uno, o self. Tendo isto como realidade, a processo alqumico seria ento o prprio processo de individuao, ou seja, o que gera o desenvolvimento e a transformao.

A Opus Alqumica subdividida em inmeros processos, normalmente denominados de Calcinatio, Solutio, Coagulatio, Sublimatio, Mortificatio, Separatio, Coniuctio entre outros, onde cada processo faz referncia a um determinado elemento da prima matria. Ento, por exemplo, a Calcinatio tem relaes com o fogo, o Solutio tem relaes com o elemento gua, e assim por diante. Em outros textos alqumicos, a Opus tambm pode ser encontrada como subdividida pelos seguintes processos: nigredo, albedo e rubedo.

JUNG (1977, p. 228), resume a Opus Alqumica da seguinte forma:

A alquimia representa a projeo de um drama ao mesmo tempo csmico e espiritual em termos de laboratrio. A opus magnum tinha duas finalidades: o resgate da alma e a salvao do cosmos... Esse trabalho difcil e repleto de obstculos; a opus alqumica perigosa. Logo no comeo, encontramos o "drago", o esprito ctnico, o "diabo" ou, como os alquimistas o chamavam, o "negrume", a nigredo, e esse encontro produz sofrimento... Na linguagem dos alquimistas, a matria sofre at a nigredo desaparecer, quando a aurora ser anunciada pela cauda do pavo (cauda pavonis) e um novo dia nascer, a leukosis ou albedo. Mas

neste estado de "brancura", no se vive, na verdadeira acepo da palavra; uma espcie de estado ideal, abstrato. Para insuflar-lhe vida, deve ter "sangue", deve possuir aquilo a que os alquimistas denominam a rubedo, a "vermelhido" da vida. S a experincia total da vida pode transformar esse estado ideal de albedo num modo de existncia plenamente humano. S o sangue pode reanimar o glorioso estado de conscincia em que o derradeiro vestgio de negrume dissolvido, em que o diabo deixa de Ter existncia autnoma e se junta profunda unidade da psique. Ento, a opus magnum est concluda: a alma humana est completamente integrada.

O processo da Coagulatio relacionado ao elemento terra, pois a realidade da alquimia que solidifica, que corporifica, que transforma as coisas em terra, criando para elas formas e posies fixas. Esta seria a corporeidade, a compreensibilidade e a palpabilidade citada por Jacob Boehme. A Coagulatio tambm associada ao processo da rubedo, ou seja, o sangue, "a vermelhido" da vida. Neste processo, Mercrio, tambm conhecido como Hermes, a substncia que deve ser coagulada. Este metal tem caractersticas prprias que retratam uma realidade fugidia e autnoma, sem forma ou padro fixo. Suas imagens so tambm associadas ao esprito, em oposio realidade corporal, matria. Ele representa a autonomia da psique e as relaes paradoxais do Self, tambm encontradas constantemente nos textos alqumicos. Sua coagulao seria ento concretizar, ou seja, promover a ligao Ego/Self. JUNG (1937, par. 101), comenta a relao esprito/Mercrio dizendo que "O anjo, como um ser espiritual alado, representa como Mercrio, a substncia
http://www.cgjungpage.org Powered by Joomla! Generated: 10 May, 2011, 17:40

CG Jung Page

voltil, o pneuma, o desencorporado. Na alquimia o esprito tem quase que invariavelmente uma relao com a gua ou com a umidade radical".

Segundo a alquimia, o processo da Coagulatio Alqumica sobre o Mercrio se d sob as influncias do metal Chumbo, que representa o lado pesado, denso, incmodo e sombrio. Ele associado ao planeta Saturno, tambm conhecido como o deus grego Cronos (tempo), onde segundo COMMELIN (1986), filho segundo de Urano (cu) e da antiga Vesta (terra). Ele e seu irmo Oceano se revoltaram contra o pai, o impossibilitando de ter filhos. Urano, magoado e ferido morre, sendo ento destronado por Saturno no lugar de seu irmo primognito Tit, mas tendo como condio fazer morrer todos os seus filhos homens, a fim de que a sucesso do trono seja reservada para um filho de Tit. Casou-se com Ria ( a Grande Me), de quem teve muitos filhos. Saturno porm, herdara de seu pai o egosmo e a crueldade para com os seus filhos, devorando-os avidamente, conforme combinara com seu irmo. Ria consegue ento salvar trs filhos, Jpiter, Netuno e Pluto e uma filha, Juno. Jpiter ento o destrona e o transforma num simples mortal. Saturno foge e se esconde em Lcio, na Itlia. L, se torna o rei da idade de ouro, onde seus pacficos sditos so governados com doura.

O lado maligno de Saturno percebido perfeitamente na citao de Chaucer, no livro de EDINGER (1985, p. 109).

"Minha rbita, que tem de percorrer trilha to longa,

Tem mais poder do que qualquer homem pode imaginar.

Meu o que se afoga l embaixo do mar;

Minha a masmorra na parte mais baixa do fosso;

Meu o enforcado e quem se estrangula pela garganta; Meus a rebelio e os murmrios abjetos da multido,

Os gemidos, os envenenamentos secretos,

E a vingana e as sanes arbitrrias - tudo meu,

Embora eu ainda esteja sob o domnio do Leo,

Minha a runa de todos os altos sales,

E a queda de torres e paredes

Sobre o carpinteiro e o minerador.

Derribei Sano, o destruidor de colunas;

E minhas mos so todas as molstias to desalentadoras,

As negras traies e velhas patifarias;

Meu olhar o pai de toda pestilncia."


http://www.cgjungpage.org Powered by Joomla! Generated: 10 May, 2011, 17:40

CG Jung Page

Segundo Thomas Moore (1984), Saturno , desde a antigidade (anos de 500 a 600 d.C.), associado depresso, melancolia e tristeza Esta realidade, na alquimia, associada ao processo da nigredo, pois imageticamente representam o sofrimento, a escurido, o peso e a frieza. Por esta razo, a sociedade atual, que busca incessantemente a felicidade eterna, o brilhante, o colorido e o esttico observam a depresso como repugnante e como um mal que deve ser combatido com todas as foras. A depresso ento uma instncia sombria e reprimida da psique humana.

H neste caso, uma total inconscincia da real natureza da psique, que se funda na relao dos opostos, no paradoxo entre o positivo e o negativo, o consciente e o inconsciente, o brilhante e o sombrio, o claro e o escuro. O processo de individuao trs ao indivduo esta realidade da psique, pois seu objetivo tornar consciente estas oposies paradoxais da alma, buscando o assim o desenvolvimento da alma do indivduo. Para isto, porm, a pessoa deve se deparar com o sombrio, com o negativo, com a depresso, que a primeira instncia alqumica, a nigredo alqumica. Como fundamento arquetpico, Saturno tem sua parcela neste processo, pois teleologicamente promove a percepo dos opostos, aproxima os indivduos s suas partes mais escuras e rejeitadas. Este o lado positivo da depresso, unir opostos, transformar criativamente a psique, promover Coagulatio.

Por dominar a idade de ouro, o Saturno mitolgico influencia arquetipicamente a psique humana, remetendo-a ao passado, reflexo e memria, sendo considerado como o patrono do passado, por preferir os dias que se foram. Este processo de voltar ao que passou promove na psique o sentimento de envelhecer, de morte e temporalidade. A pessoa sob seu domnio, sente-se mais velha e ao mesmo tempo mais sbia. Tem a percepo de que a vida est passando, seguindo seu caminho. por esta razo que na depresso formam-se imagens explcitas de morte, de que o fim est prximo, assim como sentimentos de que no vale a pena continuar vivendo. O processo promove o deparar e consequentemente a aceitao da morte e o luto pela juventude. Nestas caractersticas que reside o que Jacob Boehme explicitou afirmando ter Saturno o poder sobre a cmara da morte. A pessoa em depresso est inconscientemente vivendo o arqutipo da morte e do renascimento. Saturno nesta influncia, retrata a oposio eternidade/temporalidade, imortalidade/mortalidade, self/ego.

Para JAFFE (1995, p.36): "O deprimido tenta com freqncia desviar sua ateno ou arrancar-se desse estado. Se conseguem, a morte no experimentada na sua totalidade e pode no ocorrer o renascimento, que faz parte do processo. Deve-se reconhecer a existncia de alguma boa razo para a depresso, e tentar compreender esta ajuda a si mesmo (...) Em Jonas no Ventre da Baleia, manter-se consciente na depresso, trs transformaes fundamentais e positivas para o indivduo.

Segundo Steinberg (1992), a viso de Jung de que o alheamento percebido no processo depressivo frente ao meio externo, pode ser explicado aliando a depresso introverso como uma forma de compensar uma orientao muito extrovertida, pois observando simbolicamente a depresso, ela indica a necessidade de se atender a vida interior. A pessoa extrovertida se caracteriza por uma extrema sensibilidade frente s necessidades do mundo externo, sendo concebida, quando exacerbada, como uma defesa contra a ameaa da perda que leva desorganizao e consequentemente depresso profunda. Temem ento a introverso pelo medo de descobrir alguma coisa no inconsciente que desencadear um ciclo depressivo e porque o prprio processo de dar ateno a suas vidas interiores pode ter conseqncias assustadoras. Tanto olhar para dentro como o subsequente reconhecimento de sua natureza nica, so atos de separao e independncia, o que vem como conflito para algum que vive para os outros, num ato de extrema simbiose e dependncia. Por isto, exacerbam na extroverso e evitam a introverso, protegendo-se frente ameaa da perda de amor.

No entanto, quando h uma depresso, a energia psquica que antes era utilizada pelo ego para atos extrovertidos, retorna na forma de uma introverso forada para o inconsciente, a fim de promover novas mudanas e desenvolvimentos na psique, ou seja, satisfazer as exigncias do processo de individuao. Na vida prtica do indivduo, percebe-se com isto uma volta para seu mundo interior e consequentemente o retraimento social, a tristeza e a "falta de energia" tanto falada pelos depressivos, denominada por Jung de abaissement du niveal mental.

Saturno, como um planeta distante, frio e seco, o regente arquetpico deste processo, pois quem est sob seu domnio, sente suas caractersticas tipicamente introvertidas, como compensao da umidade do calor e da proximidade, que representam a atitude extrovertida. Por isto, Jacob Boehme em sua citao, to bem coloca que Saturno seca todas as foras. Thomas Moore (1994, p.134) descreve este processo associando ainda as atitudes introvertidas e extrovertidas com as caractersticas da anima e do animus, conforme citao abaixo: Na linguagem junguiana, Saturno pode ser considerado como representante do animus. O animus a parte profunda da psique que enraza as idias e abstraes da alma. Muitas pessoas tm forte anima - so cheias de imaginao, vivem
http://www.cgjungpage.org Powered by Joomla! Generated: 10 May, 2011, 17:40

CG Jung Page

prximas vida, so empticas e ligadas s pessoas ao seu redor. No entanto, essas mesmas pessoas podem ter dificuldade para se afastarem o suficiente do envolvimento emocional e conseguirem ver o que est acontecendo, e para relacionarem suas experincias de vida com suas idias e valores. Sua experincia "mida", para usar outra metfora antiga para a alma, pois esto por demais envolvidas emocionalmente com a vida, e assim podem se beneficiar de uma excurso para as distantes regies do frio e seco Saturno.

Como j mencionado anteriormente, o metal chumbo, utilizado no processo alqumico, relacionado a Saturno. Esta associao promove o aprisionamento das fantasias, devaneios e inflaes da alma na densa e pesada realidade, com suas limitaes corporais e pessoais. Este processo nitidamente colocado por Thomas Moore (1994, p.131), quando diz que este um processo que permite a "(...)aglutinao dos elementos leves e areos. Neste sentido, a depresso o processo que gera uma valiosa aglutinao de pensamentos e emoes(...)nossas idias antes leves, divagadoras e desligadas umas das outras, renem-se mais densamente e formam valores e uma filosofia, dando s nossas vidas substncia e firmeza". O chumbo ento, completa o processo que retrata a realidade depressiva sob os domnios de Saturno.

A realidade depressiva contribui no Processo de Individuao, pois proporciona um movimento de compensao inconsciente, desenvolvendo com isto a psique. Considerando novamente a citao inicial de Jacob Boehme, com seus smbolos e imagens, percebemos que Saturno, tanto mitolgico como planetrio, com seus aspectos considerados frios, speros, austeros, adstritivos, nocivos, perigosos e negativos, associados ao chumbo alqumico, podem, numa realidade mais positiva, promover o desenvolvimento e o movimento psquico atravs do sofrimento e da depresso, passando assim numa postura mais criativa do inconsciente, para o processo alqumico rubedo, Coagulatio, ou seja, a corporificao do esprito/Hermes/psique, a unio do ego com o si-mesmo.

_________________________________________

1 - Filiao cientfica: Estagirio de 5 ano do Curso de Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, Curitiba PR, sob a superviso da professora Maria Cristina Carvalho. E-mail: julianoboi@yahoo.com.br

2 - O texto de Burckhardt foi retirado da apostila Solve et Coagula, cedida pela supervisora Maria Cristina Carvalho, porm no consta origem, data nem pgina.

_________________________________________ Referncias Bibliogrficas

BURCKHARDT, Titus, Triunfo da Hermtica. Apostila Solve et Coagula.

COMMELIN, P. Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro. Editora Tecnoprint, 1986.

EDINGER, Edward F. Anatomia da Psique - O simbolismo alqumico na psicoterapia. 10. Ed. So Paulo: Editora Cultrix, 1990.

JAFFE, Lawrence W. Libertando o Corao: Espiritualidade e Psicologia Junguiana. 9 Ed. So Paulo. Editora Cultrix, 1995.

JUNG, C.G.. The Visions os Zozimos. In: _____, Alchemical Studies. 1937.

JUNG, C.G.. Psicologia e Alquimia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1990.

_____. Carl Gustav Jung Speaking. Organizado por William McGuire e R.F.C. Hull. Princeton, Nove Jersey: Princeton University Press, 1977.

http://www.cgjungpage.org

Powered by Joomla!

Generated: 10 May, 2011, 17:40

CG Jung Page

MOORE, Thomas. Cuide de sua alma. So Paulo: Editora Siciliano, 1994.

PASSOS, Maria Cristina Carvalho. A metfora Alqumica. Psicologia Argumento, Curitiba, ano 17, N 24, p.81-88, abril 1999.

SANTOS, Vitor P. Calixto dos. Jung e a Metfora Alqumica. Disponvel na Internet. http://www.symbolon.com.br/metaforaalquimica.htm. 27 ago. 2000.

STEINBERG, Warren. Aspectos Clnicos da Terapia Junguiana. So Paulo. Cultrix, 1992.

{/viewonly}

http://www.cgjungpage.org

Powered by Joomla!

Generated: 10 May, 2011, 17:40

You might also like