You are on page 1of 22

Educao infantil, educao fsica e atividades circenses

Lara Costa Dias

RESUMO
Atualmente no Brasil e no mundo detectamos o aumento da procura, por parte dos pais, das mes e das crianas, da possvel incluso das aulas de circo em escolas de Educao Formal e Informal. Diante disso, percebemos a necessidade de analisar e aprofundar nossas reflexes acadmicas sobre a situao do binmio: circo-escola. Almejamos, portanto, localizar os pontos mais relevantes (experincias de xitos e de fracasso) da relao simbitica do circo inserido nas aulas de Educao Fsica, no contexto da escola de Ensino Formal da Fundao Douglas Andreani. Dessa maneira, acreditamos que trabalhos que venham ampliar os conhecimentos sobre este tema tm relevante importncia no mbito acadmico da Educao da Fsica. Deste modo o presente artigo tem como finalidade aguar essa discusso terico-prtica de aulas de circo na Educao Formal, apresentando e analisando uma proposta real desenvolvida no ano de 2007 e 2008 na periferia da cidade de Campinas (Brasil). Nessa pesquisa esto expostas as atividades voltadas para as crianas de cinco e seis anos de idade nas modalidades manipulao e acrobacias. apresentada, dessa maneira, uma reflexo com contedos tanto prticos como tericos sobre a importncia da utilizao dos jogos circenses e seus imprescindveis cuidados e recomendaes para serem inseridos no currculo da Educao Fsica no Ensino Infantil.

Palavras chave: Educao Infantil, Circo, Educao Fsica escolar.

A procura pela Educao Infantil tem aumentado muito, tendo em vista a crescente urbanizao, a maior participao das mulheres no mercado de trabalho e a transformao na estrutura familiar, alm da maior conscincia da sociedade sobre a importncia das experincias na primeira infncia (LIMA, 2002). Apesar de no estatuto da LDB, ttulo VI, art.62, constar a exigncia de que a formao do profissional para atuar na Educao Infantil deva ser uma formao em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na Educao Infantil [...] (BRASIL, 1998, p. 39), a situao da Educao Infantil ainda precria, e os professores muitas vezes no possuem formao acadmica adequada e, portanto, no esto formalmente preparados para trabalhar com essa faixa etria.

preciso na Educao Infantil tomar a criana como ponto de partida isto significa pensar num currculo que contemple diferentes linguagens em suas mltiplas formas de expresso, as quais se manifestam por meio da oralidade, gestualidade, leitura, escrita, musicalidade Estas formas de expresso, vividas e percebidas pelo brincar, representam a totalidade do ser criana e precisariam estar garantidas na organizao curricular da sua educao [...] e no enquadradas em reas do conhecimento e alocadas em disciplinas (SAYO, 1999, p. 234) Afirma-se cada vez mais a idia de que importante na Educao Infantil, um professor completo, que trabalhe com todas as reas do conhecimento, mas muitas vezes, nas universidades, vemos que os profissionais de licenciatura, saem especializados e, portanto, com bagagem insuficiente para atuarem em todas aquelas reas, surgindo ento, a necessidade de dividir o tempo entre alguns profissionais, o que acaba acarretando uma disciplinarizao desse nvel de ensino. KISHIMOTO (1999, p. 73) completa este raciocnio quando nos trs que:
As mltiplas relaes que podem ser estabelecidas em ambientes educativos nos quais convivem crianas de faixas etrias diversas, juntamente com profissionais de vrias reas, alm de pais e membros da comunidade, constituem portas de entrada para a construo do conhecimento que se processa quando se respeita a diversidade social e cultural, a multiplicidade de manifestaes da inteligncia e a riqueza dos contatos com personagens e situaes.

Se por um lado, essa diviso pode tornar-se prejudicial porque a troca de um professor por vrios professores faz com que as crianas se sintam deslocadas e os professores se sintam fora de contexto, por outro lado, se houver um entendimento entre os diferentes contedos das diferentes disciplinas, entre o professor que acompanha o grupo durante todo dia e os professores especialistas, ou seja, se for feito um trabalho realmente interdisciplinar, acredita-se que haver uma melhoria na Educao Infantil, tendo esta, uma ao mais completa na vida das crianas. O profissional de Educao Fsica tem algumas responsabilidades com essa faixa etria. Lopes (1997, p.12-13) escreve em sua dissertao de mestrado sobre a Educao Fsica na Educao Infantil:
Pode-se afirmar, ento, que a Educao Fsica na idade pr-escolar pretende educar o domnio motor ou psicomotor (tambm assim chamado), permitindo a criana, segundo Machado (1994), um comando inteligente de suas aes fsicas. Isto significa que o corpo na criana, o elemento bsico de contato com a realidade exterior (criana ambiente), portanto, para que possa chegar s capacidades de anlise e sntese de representao mental, faz-se necessrio que estas funes tenham sido realizadas previamente, e de forma concreta, atravs da ao corporal, executando tarefas motoras que visem desenvolver e refinar uma ampla variedade de habilidades fundamentais progredindo de

um estgio inicial, passando por um estgio elementar, para finalmente atingir o estgio maduro.

Alm de educar a ao corporal da criana, o profissional de Educao Fsica tambm deve fazer com que a criana entenda a sua realidade, integrando assim a sua prpria cultura ao seu movimento corporal. Lima (2002, p. 27) diz que a Educao Fsica, tem um valor precioso, uma vez que proporciona a criana a chance de vivenciar [...] diferentes formas de organizao, da criao de normas e formas de realizar tarefas e atividades, de descobrir maneiras variadas de cooperao e participao nas mais diversas situaes [...] permitindo a modificao da criana e do seu meio social. O jogo uma ferramenta da Educao Fsica importantssima para a introduo da atividade fsica na escola de Educao Infantil, devido ao seu carter ldico. Piaget (1932) expe que por meio dos jogos podemos perceber o desenvolvimento da inteligncia e do pensamento das crianas. Para isso, ele prope uma classificao dos jogos em jogos de exerccio, jogos simblicos e jogos com regras. Especificamente neste trabalho estamos falando do segundo estgio, que o jogo simblico, em que a criana cria aquilo que deseja no momento em que ela assim o queira, somente com pensamentos e imaginaes.
Enfim, quando inteligncia motora se juntam a linguagem e a representao, o smbolo torna-se objeto de pensamento. A criana que empurra uma caixa dizendo ram-ram assimila, em sua imaginao, esse movimento quele do automvel: O smbolo ldico est definitivamente construdo. (PIAGET, 1932, p. 28)

O circo entra no mbito escolar justamente no que diz respeito ao jogo, e na Educao Infantil especificamente, ao jogo simblico/ dramtico/ jogos teatrais e jogos historiados. Bortoleto (2006) apresenta em seu artigo Circo y educacin fsica: los juegos circenses como recurso pedaggico que o jogo um tema muito abordado por muitas disciplinas como a matemtica, a histria, a filosofia entre outras e que, portanto, a importncia do jogo para o ser humano e para a cultura mais que um consenso universal, afinal, ele supre a necessidade ldica e de socializao que possuem todos os animais incluindo os seres humanos, assim, o autor conclui afirmando que as atividades ldicas em geral e o jogo motor em particular, constituem um contedo fundamental para o mbito educativo, e que, alm disso, transmitir todo esse conhecimento a seus alunos responsabilidade do educador fsico. Bortoleto (2006. p. 15-16) ainda completa:

En medio de este inmenso universo ldico que abarcan los juegos, se encuentran los denominados juegos circenses, es decir, situaciones ludomotrices adaptadas y/o creadas en base a la motricidad tpicamente circense. La puesta em prctica de estos juegos pretende, en primer lugar, aprovechar el potencial ldico y motivacional que poseen estas situaciones para aproximar a los estudiantes al mundo del Circo, a menudo marginado en el mbito educativo, tal y como sealan Gaquiere (1992) y Pitarch (2001, p. 56)

Ao contrrio de algumas proposies tericas que apresentam e justificam o jogo como importado em si mesmo, neste trabalho atribuimos ao jogo a situao ldica para introduzir, acessar, discutir e vivenciar as atividades circenses na Educao Fsica. A prtica da atividade circense possui um grande valor scio-cultural e est vivendo um aumento expressivo do interesse da populao nos ltimos tempos. Esta prtica trs consigo valores cvicos, morais e educacionais de fundamental importncia para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, respondendo, dessa forma, a estas grandes necessidades da sociedade moderna. Alm disso, trs consigo aquilo que as outras prticas trazem com menor nfase: possibilidade de uma educao artstica, corporal, esttica e de criao, fruto da liberdade, autonomia e crtica artstica. Enfim uma possibilidade expressiva e comunicativa. A sugesto desse trabalho descrever e analisar uma proposta de atividades circenses que foram ser levadas para uma escola de Educao Infantil, onde o circo tornou-se uma realidade na vida das crianas, proporcionando assim uma experimentao de uma parte daquilo que visto nos espetculos circenses, levando-se sempre em conta as capacidades de cada criana. Dessa maneira, esta proposta pedaggica teve como objetivo permitir que os alunos conhecessem as modalidades circenses e as vivenciassem, conhecessem os potenciais do seu corpo, do corpo do seu colega e dos materiais utilizados, aprendessem a fazer materiais alternativos, vivenciassem a experincia da alegria do circo e participassem da produo de um pequeno espetculo finalizando as atividades da escola, exibido para todas as crianas da escola e respectivos familiares. A experincia de trabalhar em uma creche da periferia de Campinas, aliada forma como propusemos as atividades e as constantes consultas aos autores estudiosos do circo e das pedagogias circenses, formaram um rico material para este trabalho.

SOBRE AS MODALIDADES CIRCENSES NA ESCOLA

Claro (2007) apresenta em sua monografia de concluso de curso que o circo tem certa importncia no patrimnio cultural e na manifestao da cultura corporal e que assim, devemos apropriar-nos destes saberes em nossas aulas, pois o circo propiciar aos alunos condies de compreender a arte circense em suas vidas da forma como lhes for adequado,
[...] seja desfrutando dos conhecimentos adquiridos como prtica de lazer, desejando aprofundar tais conhecimentos em busca da profissionalizao nesta rea, ou simplesmente podendo assistir a espetculos circenses de maneira mais crtica. (CLARO, 2007, p. 21).

Assim ele considera relevante a sua abordagem na Educao Fsica escolar. No se fala em colocar a arte circense como nico tema das aulas de Educao Fsica, mas da importncia de inclu-la no planejamento escolar. Bortoleto (2006) traz, em seu trabalho, que a utilizao dos jogos circenses, desperta sensaes e produz uma motricidade que ajuda no desenvolvimento de vrios aspectos da conduta humana, o que contribui de forma especial na formao humana de nossos alunos. Durante o processo de ensino aprendizagem das atividades circenses, os alunos desenvolvem diferentes aspectos pessoais como a sensibilidade na expresso corporal, a cooperao, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto-superao e a melhora da auto-estima. Assim torna-se um excelente veculo condutor para uma Educao Fsica mais artstica, mais dedicada s atividades de expresso corporal (DUPRAT, 2007). Os estudos sobre o circo podem ter uma variao muito grande, uma vez que este tema relativamente novo no meio acadmico. Alguns deles fornecem-nos uma base consistente para a fundamentao deste trabalho, orientando-nos teoricamente sobre a importncia das aulas de circo no currculo escolar. Encontramos nesses estudos trs diferentes classificaes das modalidades circenses. So elas: a classificao adotada por Invern em 2003, que a classificao proposta pela escola nacional de circo da Frana (QUADRO 1), a classificao das modalidades circenses baseadas no tamanho do material, proposta por Bortoleto e Machado em 2003 (QUADRO 2) e a proposta de uma classificao das modalidades circenses por unidades didtico-pedaggicas, proposta por Duprat em 2007 (QUADRO 3), a qual optamos por utilizar neste trabalho.

A Classificao adotada pela escola de circo da Frana, proposta por Invern (2003, p.5) traduzida por Duprat (2007, p.56), baseia-se na classificao realizada pelo CNAC da Frana. A Classificao das modalidades circenses baseada no tamanho do material, proposta por Bortoleto e Machado (2003), objetiva a adequao de cada modalidade nas aulas de Educao Fsica. Desse modo, as modalidades que precisam de pouca infra-estrutura, utilizam materiais de tamanho pequeno, e as que no utilizam nenhum tipo de material, so as de mais fcil aplicabilidade na escola. Duprat (2008, p. 57) acrescenta em sua dissertao que:
[...] o papel fundamental da Educao Fsica escolar proporcionar o contato das crianas com as manifestaes culturais existente no circo, em um nvel de exigncia elementar, destacando as potencialidades expressivas e criativas, alm dos aspectos ldicos dessa prtica [...].

A Classificao das modalidades circenses por unidades didtico- pedaggicas, proposta por Duprat (2007), busca uma maior adequao do circo ao mbito educativo, principalmente, para o espao das aulas curriculares de Educao Fsica. O autor prope esta classificao baseando-se nas outras duas classificaes citadas acima. O foco dessa classificao so as aes motoras gerais envolvidas. Optamos pela classificao proposta por Duprat, pois esta classificao a que mais facilita o desenvolvimento terico-prtico dos contedos circenses pelo professor. Duprat (2008, p. 58) acrescenta ainda: Para tanto, as unidades didtico pedaggicas funcionam como temas organizadores que englobam determinadas capacidades fsicas, habilidades motoras, conhecimentos e expresso corporal. Isto significa que a escolha das modalidades a serem trabalhadas pelo professor com seus alunos depende tanto da infra-estrutura da escola como dos materiais disponveis e do nmero de crianas que iro participar das atividades, alm dos saberes dos professores e do tempo disponvel para este tipo de aula.

Quadro1: Classificao das modalidades circenses por unidades didtico- pedaggicas Unidades didticopedaggicas Areas Trapzio Fixo; tecido; Lira; Corda Blocos temticos Modalidades circenses

Solo/Equilbrios Acrobacias Acrobticos

De cho (solo); Paradismo (cho e mojotas); Poses Acrobticas em duplas trios e grupo

Trampolinismo

Trampolim acrobtico; Mini-tramp; Maca Russa

Manipulaes

De objetos

Malabarismo; Predigitao e pequenas mgicas

Equilbrios

Funambulescos

Perna de Pau; Monociclo; Arame; Corda Bamba; Rolo Americano (rola-rola)

Encenao

Expresso corporal

Elementos das artes cnicas; Dana; Mmica; Msica.

Palhao
Fonte: DUPRAT (2007, p. 58)

Diferentes tcnicas e estilos

COMPARTILHANDO UMA EXPERINCIA

A Fundao Douglas Andreani juntamente com a Secretaria Municipal de Educao montou a Creche Monte Cristo localizada no bairro Monte Cristo em Campinas, SP, onde o trabalho educacional baseado na filosofia dos valores humanos. A creche inicialmente foi montada para atender aproximadamente 300 crianas e hoje conta com aproximadamente 700 crianas de trs a seis anos de idade e alguns grupos de ncleo (crianas maiores que seis anos, que estudaram na creche, e atualmente estudam na escola de ensino fundamental por um perodo e no outro perodo passam o tempo na creche desenvolvendo algumas atividades extracurriculares).

O trabalho com circo na creche inicialmente era feito somente pela tia Gelia (Carolina Silveira Serra) que era contratada pela Fundao para desenvolver atividades fsicas com as crianas, o trabalho da Carolina teve incio em agosto de 2005. Mais tarde a creche foi procurada pela UNICIRCO que uma empresa do ator e empresrio Marcos Frota, responsvel por desenvolver espetculos circenses e desenvolver atividades circenses com crianas em ncleos espalhados pela regio de So Paulo, tudo isso era financiado pela Petrobrs por meio da lei Rouanet no Ministrio da Cultura. Entretanto, em julho de 2008 o projeto no conseguiu a renovao no ministrio devido a irregularidades dentro na empresa. Desta forma, quando contvamos com a UNICIRCO o projeto cresceu. Inicialmente contvamos com nove professores mais a coordenadora, divididos entre o perodo da manh e da tarde. Com o passar do tempo, quando o projeto no conseguiu renovao no Ministrio da Cultura, e a escola no tinha condies financeiras de sustentar o trabalho de dez funcionrios, fomos em busca de novos financiamentos e descobrimos um edital da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Campinas que financiava projetos esportivos para escolas e comunidades. Dessa forma, escrevemos um projeto de Ginstica Geral (j que o circo no encarado como modalidade esportiva), mas continuaramos utilizando o circo como elemento do nosso trabalho. Para a nossa surpresa o projeto foi aprovado, e assim conseguimos dar continuidade aos trabalhos feitos na creche, no segundo semestre de 2008, porm a verba destinada foi reduzida, e tivemos que diminuir a quantidade de funcionrios de dez para quatro. As aulas no se modificaram em sua estrutura, porm, foram reduzidas algumas aulas das crianas de maternal a infantil (elas tinham duas aulas na semana e passaram a ter somente uma aula por semana). As aulas de circo so propostas para todas as faixas etrias, desde o maternal at o pr, porm neste artigo procuramos direcionar o estudo somente s aulas das crianas de pr (crianas de 5 e 6 anos), que compem cinco turmas, havendo em cada turma cerca de vinte e cinco crianas. A equipe inicialmente contava com uma coordenadora, e nove professores. Mais tarde quando a equipe se modificou, permaneceram somente quatro dos dez funcionrios iniciais. Os materiais utilizados so alguns materiais que a creche j possua inicialmente com o trabalho da Carolina Serra e outros materiais foram comprados pela UNICIRCO quando o projeto foi iniciado na creche e deixados pela mesma ao trmino do projeto.

Contamos assim com trs tecidos acrobticos, um trapzio, oito colches sarneiges finos, dois colches gordos, um trampolim acrobtico, dois mini-trampolins acrobticos, bolinhas de malabares, tules, cordas individuais, cordas grandes, fantasias, pernas de pau, ps de lata, maquiagem para rosto, televiso, som e DVD. Contvamos tambm com os materiais de papelaria que a creche disponibilizava (cartolinas, papel crepon, fita crepe, tesouras, papel sulfite etc.). As aulas para as turmas que so apresentadas neste trabalho (crianas de 5 e 6 anos), eram ministradas por dois professores para aproximadamente vinte e cinco crianas e tinham durao de trinta minutos, por duas vezes na semana. Algumas vezes dividamos a turma em dois grupos, e cada grupo ficava com um professor por quinze minutos; em seguida os professores trocavam as turmas, e outras vezes trabalhvamos os dois professores juntos com todas as vinte e cinco crianas, dependendo das atividades propostas para a aula. A diviso dos contedos das nossas aulas era baseada na proposta de classificao das modalidades circenses por unidades didtico-pedaggicas, proposta por Duprat em 2007 e j apresentada (vide QUADRO 3). Selecionamos assim, os contedos com quais seria possvel trabalhar na creche, alm disso, o bloco temtico de equilbrio acrobtico foi inserido na unidade equilbrio (QUADRO 4). Como dividimos o trabalho por modalidades, preferimos trabalhar os equilbrios acrobticos juntamente com equilbrio, pois as acrobacias j estavam com muito contedo.

Quadro 2: As modalidades circenses e as unidades didtico-pedaggicas possveis de serem trabalhadas na creche. Unidades didticopedaggicas Areas Solo Acrobacias Trampolinismo Trapzio Fixo e tecido De cho (solo); Paradismo (cho) Trampolim acrobtico e Mini-tramp Blocos temticos Modalidades circenses

Manipulaes Equilbrios

De objetos Funambulescos Equilbrios Acrobticos

Malabarismo Perna de Pau e Corda Bamba; Poses Acrobticas em duplas, trios e grupo Elementos das artes cnicas; Dana; Mmica; Msica.

Encenao

Expresso corporal

Palhao

Diferentes tcnicas e estilos

No inicio do ano letivo fizemos um planejamento anual, com o qual nos orientamos para fazer a programao da semana. Geralmente trabalhvamos com dois contedos por aula, fornecendo s crianas, por exemplo, 15 minutos de atividades de manipulao e outros 15 minutos de equilbrio, porm algumas vezes utilizvamos uma aula inteira para abordar somente um contedo, dependendo do grau de necessidade de tempo de aula para cada modalidade da unidade temtica. As atividades foram registradas por meio de relatrios elaborados pelos professores, preenchidos antes e depois das atividades e algumas fotografias tiradas pelos prprios professores. Neste trabalho, nos atentamos apenas para as atividades voltadas para as acrobacias e os jogos de manipulao, visto que o trabalho ficaria muito extenso com todas as atividades propostas.

Acrobacias Acrobacias areas:


Em busca da vertigem, da realizao daquilo que parece impossvel, encontramos os acrobatas areos. Bortoleto (2008) diz que as modalidades areas so aquelas que permitem espetculos no ar, sem contato direto ou duradouro com o solo. As acrobacias areas so divididas em cinco modalidades por Duprat (2007). So elas: tecido, trapzio, lira, corda indiana e acrobacias em duplas ou doble.

Escolhemos para trabalhar com nossas crianas somente o tecido e o trapzio, levando em considerao os materiais e espaos que tnhamos disponveis. Discorreremos agora sobre a especificidade de cada um dos elementos das acrobacias areas que foram utilizados nas aulas de circo da creche. O tecido acrobtico, de acordo com Duprat (2007 p. 65), possui cerca de 25 a 30 metros, dobrado ao meio e preso a uma estrutura de altura varivel deixando duas pontas soltas ao solo, pelas quais [...] o acrobata sobe e realiza a sua performance amarrando-se, enrolando-se, girando, por meio de travas e ns. Essas travas e ns so ao mesmo tempo os truques e a segurana presente na atividade. Bortoleto (2008, p.138) esclarece em sua obra que,
Dos aparelhos areos mais tradicionais das artes circenses (trapzio e suas variaes, lira, bambu, corda indiana, argola olmpica etc), o tecido um dos aparelhos de mais fcil aprendizagem, sobretudo porque o material se molda ao corpo e se adapta de acordo com as caractersticas do praticante. J os outros aparelhos, como trapzio e a lira, por exemplo, exigem que o corpo do praticante se molde ao aparelho, beneficiando, portanto, os que tm mais flexibilidade e fora.

O trapzio, para Bortoleto (2008), constitudo por uma barra e duas cordas amarradas a sua extremidade, essas cordas so fixadas a uma estrutura, com uma abertura entre as cordas um pouco maior na extremidade de cima que na de baixo, desenhando a figura geomtrica de um trapzio, para dar maior estabilidade durante a realizao dos truques. No trapzio fixo so realizadas algumas poses (figuras), quedas individuais e truques, e o trapzio permanece esttico, ou melhor, sem balano (Bortoleto 2008). Ensinar acrobacias areas para as crianas de Educao Infantil no tarefa fcil, uma vez que as crianas nessa faixa etria esto conhecendo o seu corpo e ainda no adquiriram uma bagagem mais consistente de movimentos. Apresentar uma conscincia corporal para as crianas algo muito importante neste momento. Alm disso, importante que os professores atentem as crianas para os perigos das acrobacias areas todas algumas vezes antes de iniciar qualquer atividade dessa modalidade. Apesar de realizarmos as atividades com a trana baixa no tecido, e com o trapzio pendurado bem prximo ao solo, a ateno do professor no movimento das crianas e na segurana deve ser redobrada. Uma falta de ateno pode acarretar uma queda, uma toro e problemas graves para a sade da criana.

De acordo com Bortoleto, algumas medidas devem ser tomadas todas as vezes que formos iniciar as atividades no trapzio e no tecido, so elas: - Verificao do aparelho e a vida til das faixas, manilhas (suporte para prender o tecido e trapzio) e das cordas que sustentam o tecido. - Utilizao de assessrios que garantam a proteo em caso de quedas. Em nossas aulas, utilizamos somente colches, pois tanto o tecido como o trapzio ficavam como j dissemos anteriormente, prximos ao solo. - Jamais permitir que a criana pule ou salte ao descer, mesmo que a altura seja de poucos metros,pois as vezes a noo de profundidade e altura pode ser confundida e gerar um acidente a partir desta falha na percepo espacial (BORTOLETO, 2008, p.173). Geralmente, quando a criana vai fazer um movimento no tecido sem a trana, o professor dever segurar o punho da criana junto ao tecido evitando que a criana caia se ela eventualmente perder a fora durante o movimento. Tambm no trapzio, o professor dever apoiar as crianas, por tratar-se de uma acrobacia area que exige muita fora. Ao subir no trapzio, quando as crianas esto segurando a barra, devemos segurar as suas mos juntamente com a barra, evitando que elas soltem as mos ou se machuquem se eventualmente perderem a fora. Todas as atividades so pensadas de maneira a atrair a vontade da criana em pratic-la. Algumas vezes contamos historinhas, outras vezes mostramos vdeos, levamos desenhos, sempre variando e retomando algumas atividades e histrias para que as crianas se interessem pela atividade que ser proposta. Sempre temos no grupo todos os tipos de criana, e principalmente quando tratamos das acrobacias areas, existem muitas crianas com medo de altura. importante assim, brincar com o material, e fazer com que elas tenham certa liberdade com ele. Muitas vezes s com o professor do lado, segurando as suas costas, ou apenas dando as mos, as crianas j se sentem mais seguras. Sabemos que as acrobacias areas so atividades individuais, entretanto elas tambm auxiliam no desenvolvimento motor da criana, ajudando no equilbrio, coordenao de movimentos e fora, alm de ajudar na superao do medo e na elevao da auto-estima. Dessa maneira, uma forma que encontramos de sanar o problema da individualidade no tecido foi proporcionar outras atividades concomitantemente a esta que no precisassem ser direcionada pelos professores.

Embora reconheamos o risco que as atividades no trapzio e tecido possam oferecer, nossa experincia nos mostra que a criana tem suas capacidades fsicas e psquicas estimuladas com este tipo de atividade, melhorando o equilbrio motor, fora, superando seus medos, e aumentando cada vez mais a confiana e o respeito por si prprios e a conscincia da sua prpria dignidade (capacidades estas que vm sendo superficialmente resumidas e pronunciadas diuturnamente como auto-estima) nico caminho capaz de conduzir o indivduo para que ele adquira a verdadeira qualidade de cidado e venha a ser um indivduo pleno de direitos e obrigaes contribuindo para a transformao de um mundo melhor.

Acrobacias de Trampolinismo
As acrobacias de trampolinismo englobam algumas modalidades como: cama elstica, bscula russa, maca russa, mini-trampolim entre outras. Neste trabalho em especfico utilizamos somente a cama elstica e o minitrampolim, devido a escassez dos outro materiais. As acrobacias de trampolinismo, de acordo com Duprat (2007. p. 69), so acrobacias que possuem uma fase de vo superior as fases de vo da acrobacia de solo, devido a um implemento que impulsiona os artistas a altura superiores, de trs a oito metros. Duprat (2007) ainda acrescenta em sua dissertao de mestrado que a execuo das acrobacias nos aparelhos deve ter certa harmonia. Os artistas no salto podem executar saltos mortais, duplos, at qudruplos mortais e piruetas das mais variadas. Segundo o mesmo autor as aterrissagens podem acontecer na volta da acrobacia para o prprio aparelho, como o caso da cama elstica, ou para um colcho de aterrissagem, ou ainda para as mos de um port. As acrobacias de trampolinismo so muito esperadas pelas crianas. Acreditamos que esta espera esteja relacionada com a ludicidade do trampolim acrobtico (cama elstica), uma vez que encontramos nos dias de hoje cama elstica at em festas infantis. Justamente por ser um aparelho to divertido aos olhos das crianas, devemos tomar muito cuidado para que as nossas aulas no virem somente diverso sem contedos a serem tratados.

importante que as crianas tenham a conscincia de que algumas atividades sero desenvolvidas naquele aparelho, e que existe hora certa de brincar livremente e de brincar de forma dirigida. importante, tambm, a presena do professor prximo s crianas quando esto executando o movimento. importante que no trampolim acrobtico, as crianas executem os saltos no centro do trampolim, pois, ao pularem prximo s laterais, as crianas acabam sendo jogadas para fora do trampolim, acarretando acidentes graves. Alm disso, importante que o material seja observado antes de iniciarmos a aula, evitando molas soltas (o que j aconteceu conosco diversas vezes) ou qualquer outro imprevisto. No mini-trampolim, a presena do professor tambm muito importante, evitando que as crianas empurrem umas as outras na fila, atrapalhando quem est iniciando a corrida para o salto. Tentar perceber e executar um movimento no plano areo uma experincia nova a qual poucos tm possibilidades de conhecer. Essa experincia exige da criana um controle corporal intenso, contribuindo assim para uma nova percepo de seu corpo. Alm disso, o aprendizado psicolgico de superao de medo e a satisfao ao conseguirem executar tal movimento surpreendentemente interessante.

Acrobacias de solo
Duprat (2007) nos esclarece que as acrobacias de solo so semelhantes aos exerccios ginsticos realizados no solo da Ginstica Artstica, e que dependendo da regio onde so praticados recebem nomes diferentes. Fazem parte das acrobacias de solo: rolamentos, estrelas, mortais, flic-flacs entre outros. Segundo Bortoleto (2008) as acrobacias so uma combinao de saltos, rotaes e momentos de equilbrio, e que o domnio desses elementos ajudaria na melhoria da performance circense dos gestos acrobticos. O Acrobata deve aprender a saltar no solo, fazer parada de mo, flic-flac, rodantes, falsetas, aprender a cair de maneira correta, saber o que pode ou no fazer. A acrobacia a base para o mundo do circo. (MATTOS citado por BORTOLETO, 2008, p. 20)

Em especial, nesta escola, trabalhamos com rolamento frente, rolamento costas, estrelinha, parada de mo, ponte e iniciao ao mortal. Falaremos agora um pouquinho sobre cada um desses movimentos. Popularmente conhecido como cambalhota, o rolamento frente definido por Bortoleto como ... uma acrobacia elementar de baixo impacto por manter o corpo prximo ao corpo e ser executada sem grandes necessidades energticas ou condies corporais [...] (BORTOLETO, 2008, p. 20) Popularmente conhecido como rolamento costas o rolamento para trs, pode tambm ser considerado como uma acrobacia fundamental, pois inicia os praticantes para o espao desconhecido (sem viso). Trata-se de uma rotao completa (360 graus) ao redor do eixo transversal do corpo, com contato permanente no solo (sem vo) cujo momento mais importante a passagem do corpo sobre a regio cervical. (BORTOLETO, 2008. p. 22). A parada de mos desenvolve principalmente o equilbrio esttico, reconhecimento da posio invertida do corpo e uma excelente atividade para ganho de conscincia e tonicidade corporal (tnus contrado). A estrela denominada como apoio invertido lateral passageiro. A concentrao do indivduo nessa acrobacia, mais que as acrobacias citadas acima, faz-se necessria, pois, por estar executando o movimento lateralmente, geralmente h um dficit na viso e no equilbrio do acrobata. A ponte para trs exige flexibilidade de ombro e de coluna, geralmente esse exerccio no exige impulso algum. Bortoleto (2008) fala que as exigncias desse movimento aliado lentido do mesmo, auxiliam no melhoramento do domnio corporal e ajudam no alongamento das articulaes envolvidas. O mortal um dos elementos mais complexos e perigosos da ginstica, dessa maneira trabalhamos na creche somente com atividades de giro no ar, sem entrar especificamente no mortal. Em geral, as aulas de acrobacias de solo so aulas em que todas as crianas participam juntas em todas as etapas. Por isso a aula acaba sendo muito dinmica e sem que as crianas fiquem esperando. Alm disso, as modalidades da acrobacia de solo so atividades que algumas crianas j fazem em casa, na capoeira, ou at mesmo na ginstica. Dessa maneira, dentro de um mesmo grupo, temos crianas que j sabem executar alguns movimentos (mesmo que no saibam as tcnicas) e crianas que no sabem como funciona.

O professor deve estar atento para proteger todas as crianas. Aquelas que tm mais dificuldade s vezes necessitam de maior ateno em alguns momentos, assim o professor deve auxili-las, para que no se machuquem. complicado para a criana colocar em prtica tudo aquilo que ela esta vendo o professor fazer, dessa maneira preciso que tomemos cuidado ao passar uma explicao, pois esta se no for totalmente detalhada pode gerar dvidas nos movimentos das crianas e causar, assim, um desconforto que poderia ser evitado atravs de um simples comando diferenciado. No rolamento para frente, quando a criana vai comear a executar o movimento, ela se esquece de manter o queixo no peito, podendo assim machucar o pescoo. importante ento que o profissional, antes de comear a dar o rolamento, converse com as crianas para saber quem j fez e quem nunca fez o movimento. Assim aqueles que nunca fizeram devero ser auxiliados pelos professores e estes devem fazer a segurana na nuca e nos quadris das crianas. O rolamento costas um pouco mais complicado para o entendimento das crianas. Assim, elas se esquecem de empurrar o cho quando o peso do corpo est passando sobre a cabea, podendo machucar dessa maneira o pescoo. O professor assim como no rolamento frente deve estar atento a isso, e fazer a proteo na nuca, e ajudar no movimento impulsionando os quadris da criana quando necessrio. A parada de mo algo bem tranqilo de lidar com as crianas. Principalmente depois que fazemos todos os educativos as crianas sentem mais facilidade para executar o movimento. Mesmo assim, devemos atentar para a perda na fora dos braos da criana quando ela est executando o movimento, pois, muitas vezes elas relaxam o brao, e colocam a cabea no cho. A estrelinha uma das modalidades que tivemos maior dificuldade de explicar para as crianas, por ser um movimento lateral, alm de as crianas perderem um pouco a noo do equilbrio. Dessa maneira, trabalhamos mais os educativos do que executamos a estrelinha propriamente dita. As crianas que sabiam executar o movimento tambm ajudavam as outras que ainda no conseguiam. A ponte foi uma atividade transmitida com tranqilidade para as crianas, embora exija de ns muito cuidado quando as colocamos na parede, pois elas podem machucar o rosto. importante colocarmos um colcho na parede para que elas possam descer at o cho.

Queremos deixar claro que o objetivo do trabalho na creche no formar especialistas em artes circenses, e sim levar um pouquinho do circo para a cultura corporal das crianas, sem exigir muito da capacidade fsica de cada um, e respeitando todos os limites do corpo.

Manipulao de objetos
O malabarismo a arte de manipular objetos com agilidade, ou executar um gesto complexo, lidando com situaes difceis e instveis sem perder o domnio e o controle, usando um ou mais objetos, em que os mtodos de manipulao no so misteriosos como no ilusionismo. uma das mais tpicas artes do circo, apesar de no ser necessariamente relacionada a ele em sua histria. A origem do malabarismo incerta, mas h registros que indicam ser uma arte praticada desde a antiguidade. Em geral malabaristas dividem suas tcnicas em categorias, agrupando o que realizam em funo dos materiais que manejam, sejam estes: claves, bolas, aros, diabols, tules, swing, cigarbox, etc. Tratamos em nossas aulas a manipulao dos tules, bolinhas, swing, cigarbox, e tambm a manipulao da corda. Buscamos levar para as crianas apenas uma vivncia com os materiais. No exigimos que elas conseguissem finalizar todos os movimentos. Levamos, tambm, bastante material de audiovisual para que as crianas conhecessem os materiais que iramos trabalhar e tambm que vissem como so executados alguns movimentos. A confeco do balangandan e da bolinha de paino foi um sucesso. Todas as crianas adoraram saber que poderiam fazer as bolinhas e lev-las para brincar em casa. preciso ter ateno contnua com os materiais para que no joguem nos colegas. Tambm preciso ressaltar a importncia de cuidarmos do material para que ele possa estar disponvel para toda a escola e que, todos somos responsveis por ele.

CONSIDERAES FINAIS
Acreditamos que o trabalho desenvolvido trouxe para as crianas muita alegria e diverso que exatamente o que eles buscam nesta etapa de suas vidas. Alm disso, nos

mostrou que possvel respeitando os interesses delas, o desenvolvimento da educao motora e da cultura corporal da criana. A fantasia do circo exige uma dedicao imensa do professor, uma vez que este tem que estar sempre preparado para todas as possibilidades. A atividade no acontece se o professor no se fantasiar e no entrar na histria junto com as crianas. necessrio, portanto muito esforo por parte do professor para fugir da realidade e entrar no mundo do jogo. Se o professor no tiver essa disposio, seu trabalho pode satisfazer seus interesses, mas no o interesse das crianas. As crianas que freqentam a Creche Monte Cristo da FDA precisavam do carinho e dedicao no s das pessoas que moravam no bairro, mas tambm das pessoas de fora da realidade deles que pudessem apresentar algo novo e mgico. No estamos querendo dizer que as pessoas do bairro no tm capacidade de desenvolver um trabalho como o nosso na creche, mas sim que este trabalho de sair de Baro Geraldo de dentro da UNICAMP e levar um pouco do nosso conhecimento para aquelas pessoas que no os tem, algo com extrema importncia. Acreditamos que a relao entre a creche e os professores das atividades circenses foi uma relao de troca muito boa, no sentido em que acrescentou conhecimentos dos dois lados. Se por um lado ensinamos o que sabemos das atividades circenses e levamos o divertimento to esperado pelas crianas, por outro conhecemos outra realidade a qual nos fez valorizar um pouco mais as nossas vidas. Com o trabalho desenvolvido na creche aprendemos como lidar com as crianas, o que fazer para que a aula se torne interessante, como agir em certas situaes de desordem, como entrar no mundo da criana sem deixar de ser a professora, entender o tempo do aprendizado delas respeitando o seu tempo individual e entendemos principalmente que no adianta gritar mais alto do que elas, que quando decidimos falar baixo elas se esforam para ficar quietas e desenvolvem mais ateno. Enfim, as crianas nos educaram para que ns pudssemos educ-las. Durante o processo de ensino aprendizagem das atividades circenses, os alunos desenvolvem diferentes aspectos pessoais como a sensibilidade na expresso corporal, a cooperao, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto-superao e a melhora da auto-estima. Assim torna-se um excelente veculo condutor para uma Educao Fsica mais artstica, mais dedicada s atividades de expresso corporal (DUPRAT, 2007).

Cada atividade dentro das modalidades circenses possui a sua especificidade, assim, pode parecer que as atividades de acrobacias areas, por serem atividades individuais, no deveriam ser desenvolvidas na escola, entretanto, elas so atividades que auxiliam no processo da educao motora da criana, dando-lhe equilbrio, fora, coordenao, alm de superao de capacidades e conseqente aumento da sua autoestima. Dessa maneira se estas atividades forem colocadas juntamente a outras e as crianas no ficarem muito tempo esperando na fila, acreditamos que o trabalho um trabalho possvel e divertido para as crianas. Alguns materiais como o trampolim acrobtico fazem com que as crianas fiquem muito eufricas, dessa maneira importante que antes iniciar as atividades haja uma conversa com as crianas sobre o que realmente faremos com/no material e tambm precisamos deixar claro que existe o tempo de fazer as atividades dirigidas e o tempo de fazer as atividades livres. Uma vez no ms as crianas tm a oportunidade de utilizarem o material da forma como quiserem respeitando a integridade do material, ns chamamos esse dia de circo aberto. s vezes importante que as crianas tenham momentos livres para a criao do movimento, isso tambm faz parte de seus processos de aprendizagem. Muitas vezes as deixamos criarem coreografias e atividades com os materiais, e aceitamos as suas opinies, pois isto importante para o seu desenvolvimento social, sendo interessante para a criana que suas idias tambm sejam aceitas pelo grupo. A opo de desenvolver a confeco de materiais alternativos uma opo muito legal para a realidade daquelas crianas em especial. Apesar de muitas delas no terem condies nem de comprar o material alternativo, eles ficam muito contentes de poderem levar o material que eles mesmos produziram para suas casas. Estamos cientes que aulas de 30 minutos com um grupo de aproximadamente 25 crianas, no a realidade de qualquer escola. Sabemos do sucateamento da educao e da superlotao das salas de aulas, entretanto, esta disposio da creche Monte Cristo em especial facilita o nosso trabalho. Claro (2007) apresenta em sua monografia de concluso de curso que o circo tem certa importncia no patrimnio cultural e na manifestao da cultura corporal e que assim, devemos apropriar-nos do conhecimento dele em nossas aulas, pois o circo propiciar aos alunos condies de compreender a arte circense em suas vidas da forma como lhes for adequado

[...] seja desfrutando dos conhecimentos adquiridos como prtica de lazer, desejando aprofundar tais conhecimentos em busca da profissionalizao nesta rea, ou simplesmente podendo assistir a espetculos circenses de maneira mais crtica. (CLARO, 2007, p. 21).

Assim ele considera relevante a sua abordagem na Educao Fsica escolar. No se fala em colocar a arte circense como nico tema das aulas de Educao Fsica, mas da importncia de inclu-la no planejamento escolar. O objetivo do nosso trabalho, no foi fazer uma receita de aulas de circo das modalidades acrobticas e de manipulao e sim apresentar possibilidades da utilizao do circo como uma rea a ser tratada na Educao Fsica no ensino infantil. Acreditamos que trabalhar com o circo em uma escola de ensino formal de educao infantil que tenha certa quantidade de materiais disponveis para a realizao de determinadas atividades pedaggicas por ns propostas, realmente um privilgio. Justamente por isso, julgamos ser possvel que estas atividades possam acontecer naquelas escolas que se dispuserem a oferecer materiais adequados para o desenvolvimento de algumas atividades circenses que muito podem contribuir para a formao da criana em sua totalidade, colaborando assim com o objetivo maior da educao que a construo do homem como indivduo capaz de assumir responsabilidades e lutar pelos seus direitos. Esperamos assim que este trabalho possa chamar a ateno dos profissionais de Educao Fsica e das escolas de Educao Infantil, para a riqueza das aulas de circo na cultura corporal das crianas. Esperamos que os profissionais sintam-se motivados para englobar as atividades circenses como contedo das aulas de educao fsica.

REFERNCIAS
ANTUALPA, K. F. Ginstica rtmica e contorcionismo: primeiras aproximaes. 2005. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) Faculdade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BORTOLETO, M. A. C. A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva. Motriz, Rio Claro, v. 9, n.3, p.125-133, set./dez. 2003.

______. Rola-bola: iniciao. Movimento & Percepo, Esprito Santo de Pinhal, SP, v.4, n.4/5, jan./dez. 2004.

______. Circo y educacin fsica: los juegos circenses como recurso pedaggico. In: Revista Stadium, Buenos Aires, ano 35, n.195, p.1526, mar. 2006.

______. Introduo a pedagogia das atividades circenses, Jundia: Editora Fontoura, 2008.

______.; MACHADO, G. A. Reflexes sobre o circo e a Educao Fsica. Corpoconscincia, Santo Andr, n.12, p.39-69, jul/dez.2003.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Braslia: MEC: SEF, 1998. v.1.

CLARO, T. S. Arte circense e Educao Fsica: Compartilhando uma experincia Pedaggica. 2007. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) Faculdade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas, 2007.

DUPRAT, R. M. Circo e ginstica artstica: Estudo das pedagogias de ensino e treinamento no trapzio e na barra fixa. 2003. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

______. A arte circense como contedo da Educao Fsica. 2004. Relatrio final de atividades de Iniciao Cientfica. Campinas: Faculdade de Educao Fsica: Universidade Estadual de Campinas, 2004.

______. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a Educao Fsica escolar. 2007. 122f. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

INVERN, J. Circo y educacin fsica: outra forma de aprender. Barcelona: INDE publicaciones,2003.

KISHIMOTO, T. M. Poltica de formao profissional para a educao infantil: pedagogia e normal superior. Educao & Sociedade: formao de profissionais da educao: polticas e tendncias, n. 68, p. 61-79, 1999.

LIMA, F. C. A Educao Fsica na educao infantil: um estudo de caso na cidade de Casa Branca/SP. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) - Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

LPES, M. P. M. A Educao Fsica na educao infantil do municpio de So Paulo: necessria formao e capacitao da criana. 1997. Dissertao (Mestrado em Educao) - Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1997.

MAEKAWA. M. R. Arte, circo e Educao Fsica. 2006. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) Faculdade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. MARTINELLI, M. Aulas de transformao: programa de educao em valores humanos. So Paulo: Ed. Peirpolis, 2000.

PARMA, M. Palhao Tachinha: do picadeiro para as aulas de Educao Fsica. 2007. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) Faculdade Estadual de Campinas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SABATINO, A. Circo e palhao: relaes com a Educao Fsica. 2005. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso Graduao) Faculdade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SAYO, D. T. Educao Fsica na educao infantil: riscos, conflitos e controvrsias. Motrivivncia, v.11, n.13, p.221-38, 1999.

You might also like