You are on page 1of 25

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5) RELATOR R.P/ACRDO AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO EMENTA

AGRAVO REGIMENTAL. PROVIMENTO PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO RECURSO ESPECIAL. CDULA DE CRDITO BANCRIO. TTULO COM EFICCIA EXECUTIVA. SMULA N. 233/STJ. INAPLICABILIDADE. 1. As cdulas de crdito bancrio, institudas pela MP n. 1.925 e vigentes em nosso sistema por meio da Lei n. 10.931/2004, so ttulos que, se emitidos em conformidade com os requisitos na lei exigidos, expressam obrigao lquida e certa. 2. O fato de ter-se de apurar o quantum debeatur por meio de clculos aritmticos no retira a liquidez do ttulo, desde que ele contenha os elementos imprescindveis para que se encontre a quantia a ser cobrada mediante execuo. Portanto, no cabe extinguir a execuo aparelhada por cdula de crdito bancrio, fazendo-se aplicar o enunciado n. 233 da Smula do STJ ao fundamento de que a apurao do saldo devedor, mediante clculos efetuados credor, torna o ttulo ilquido. A liquidez decorre da emisso da cdula, com a promessa de pagamento nela constante, que aperfeioada com a planilha de dbitos. 3. Os artigos 586 e 618, I, do Cdigo de Processo Civil estabelecem normas de carter geral em relao s aes executivas, inibindo o ajuizamento nas hipteses em que o ttulo seja destitudo de obrigao lquida, certa ou que no seja exigvel. Esses dispositivos no encerram normas sobre ttulos de crdito e muito menos sobre a cdula de crdito bancrio. 4. Agravo de instrumento provido para dar prosseguimento ao recurso especial. 5 . Recurso especial provido. ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUARTA TURMA do Superior Tribunal de Justia. Prosseguindo no julgamento, aps o voto-vista antecipado do Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha dando provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento no que foi acompanhado pelos Srs. Ministros Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Fernando Gonalves e Aldir Passarinho Junior, divergindo do voto do Sr. Ministro Luis Felipe Salomo, Relator, que negava provimento ao agravo regimental, por
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 de 25

Superior Tribunal de Justia


maioria, dar provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento. Lavrar o acrdo o Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha.Vencido o Sr. Ministro Luis Felipe Salomo. Votaram com o Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha os Srs. Ministros Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Fernando Gonalves e Aldir Passarinho Junior. Braslia, 15 de dezembro de 2009(data de julgamento)

MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA Relator

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 2 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5) AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): Cuida-se de agravo regimental interposto por Banco Ita S/A contra deciso singular de fls. 239/240, que negou provimento ao recurso especial sob o seguinte fundamento:
2. No assiste razo ao recorrente. Em linha de princpio, h de se ter sob mira que o Tribunal a quo consignou que o contrato em apreo "configura modalidade de contrato de abertura de crdito em conta corrente, o que, inclusive, consta de sua denominao ('Cdula de Crdito Bancrio - Abertura de Crdito em Conta Corrente')", de modo que rever tais concluses para caracteriz-lo apenas como cdula de crdito bancrio ensejaria o reexame ftico-probatrio, o que vedado em sede de recurso especial, nos termos dos verbetes n. 5 e 7, da Smula do Superior Tribunal de Justia. Por conseguinte, o entendimento da Corte de origem est em conformidade com a jurisprudncia desse Tribunal Superior, j que, nos termos do seu enunciado sumular n. 233, "o contrato de abertura de crdito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, no ttulo executivo," de sorte que correto o acolhimento da exceo de pr-executividade na espcie, a fim de extinguir a execuo. Nesse sentido: AG 873.941, Rel. min. Aldir Passarinho Junior, DJ 01.06.07; AG 734.360, Rel. Min. Massami Uyeda, DJ 28.03.07; AG 832.488, Rel. Min. Castro Filho, DJ 30.03.07; REsp 921.058, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, DJ 27.03.07. 3. Diante do exposto, com fundamento no artigo 557, caput, do CPC, nego provimento ao recurso especial.

Sustenta a agravante, em sntese, a ausncia dos requisitos autorizadores do julgamento monocrtico, tendo em vista a inaplicabilidade dos enunciados das smulas 5 e 7 do STJ ao presente caso. Afirma que se trata de discusso essencialmente de direito, qual seja a resistncia do Tribunal de origem em aplicar o art. 3 caput, 2, I e II, da MP 2.160-25/2001, o qual prev a eficcia executiva das cdulas de crdito bancrias. o relatrio.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 3 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO VOTO VENCIDO O EXMO. SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): O Tribunal de origem, ao apreciar o ttulo que embasa a execuo assim asseverou:
O contrato que embasa a execuo em tela, conforme foi dito corretamente pelos agravante, configura modalidade de contrato de abertura de crdito em conta corrente, o que, inclusive, consta de sua denominao (Cdula de Crdito Bancrio Abertura de Crdito em Conta Corrente(LIS Limite Ita para Saque Empresa PJ Pr). Isto, de resto, confirma-se pelo teor de suas clusulas, porquanto prevem, dentre outras coisas, a concesso de crdito, at o limite nele apontado, denominado como 'limite LIS', 'para que os valores a descoberto da conta corrente, at esse limite, no sejam considerados adiantamentos a depositante'. Prevem, ainda, que os encargos financeiros pactuados, inclusive com a incidncia de capitalizao de juros, sero debitados mensalmente na conta corrente e que esta dever ter saldo disponvel suficiente para ensejar estes dbitos. certo, ainda, que a dvida cobrada com base nesse contrato origina-se de saldo devedor da conta corrente nele mencionado, o que e confirmado pelos extratos de referida conta que o agravante trouxe, tambm, para instruir a execuo. Deve ser aplicado em relao ao mencionado contrato, por isso, o mesmo entendimento da jurisprudncia que restou consolidado pela Smula n. 233 do E. Superior Tribunal de Justia, vale dizer, o de que 'O contrato de abertura de crdito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, no ttulo executivo', em razo da mencionada avenca no consubstanciar obrigao de pagar e de o ttulo no ser completado com extratos unilateralmente fornecidos pelo credor. A clusula constante do ttulo em questo que estabelece que os devedores reconhecem que os extratos da conta corrente e a planilha de clculo que fazem parte da cdula, bem como os valores apurados de acordo com a mesma, so lquidos, certos e determinados, carece, tambm por isso, de validade, mesmo porque sequer existem tais extratos, planilha de clculo e valores, quando firmam o contrato. No poderiam, assim, reconhecer a liquidez e certeza de algo que no conheciam e que no poderiam saber de antemo.

A pretenso da agravante de rever a deciso do Tribunal de origem


Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 4 de 25

Superior Tribunal de Justia


encontra, portanto, bice na Smula 5 e 7 do STJ, uma vez que importaria no reexame do conjunto probatrio. Isso porque, ao determinar que o ttulo em que se embasava a execuo extrajudicial tratava-se, em realidade, de contrato de abertura de crdito em conta corrente, a instncia ordinria leva em considerao as peculiaridades dos documentos apresentados. Sobre o tema ensina Barbosa Moreira:
"Nem o recurso extraordinrio, nem o especial investe o Supremo Tribunal Federal ou o Superior Tribunal de Justia de cognio quanto matria de fato, no sentido de que - conforme rezam os ns 279 e 7 da Smula de Jurisprudncia Predominante daquele e deste, respectivamente - nenhum dos dois abre ensejo ao reexame de provas (e menos ainda colheita de outras), para apurar-se a exatido daquilo que, em tal plano, assentou a deciso impugnada. (...) Permitem, pois o recurso extraordinrio e o especial to-somente a reviso in iure, ou seja, a reapreciao de questes de direito enfrentadas pelo rgo a quo." (BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Rio de janeiro: Forense, 2003, p. 592-593)

No caso ora em anlise, no h como concluir de modo diverso do que concluiu o Tribunal de origem sem analisar as clusulas do contrato e os demais elementos probatrios presentes nos autos. Ao entender que o ttulo que embasa a execuo configura contrato de abertura de crdito em conta corrente, a Corte revisora delimita o objeto que ser analisado juridicamente, utilizando-se para tanto do conjunto ftico probatrio disponvel. Corrobora tal entendimento deciso do Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, a qual se transcreve:
"(...) No seria o caso, ademais, da incidncia do enunciado n. 7 da smula/STJ. O Juiz de primeiro grau, ao interpretar o contrato firmado, assentou que seria ele de adeso, uma vez presente 'a disparidade econmica - de foras entre as partes e a exclusividade para venda de produtos determinados pela excipiente'. Dessa forma, sendo certo que essa Corte recebe os fatos tais como postos nas instncia ordinrias, sendo vedado o seu reexame, assim como de clusula contratuais, a controvrsia foi decidida com base nessa premissa fixada nos autos. Se tal questo foi erroneamente fixada, como sustenta a recorrente, no esta Corte competente para reexamin-la, nos termos do citado verbete sumular conjugado com o de nmero 5, tambm smula deste Tribunal. (...)" (AgRg no REsp 280820 / MG, Ministro SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, T4 - QUARTA TURMA, Data do julgamento 22/05/2001, DJ 13.08.2001 p. 165)

Sobre o tema seguem os seguintes julgados:


Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 5 de 25

Superior Tribunal de Justia


"PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAO. RECEBIMENTO COMO AGRAVO REGIMENTAL. FUNDAMENTOS MANTIDOS. MATRIA FTICA. SMULAS 5 E 7 DO STJ. 1. "Os embargos de declarao podem ser recebidos como agravo regimental tendo em vista os princpios da fungibilidade recursal e da instrumentalidade do processo. Precedentes: EDcl no REsp n. 715.445/AL, 1 Turma, Min. Jos Delgado, DJ de 13.06.2005 e EDcl no Resp n. 724.154/CE, 2 Turma, Min. Castro Meira, DJ de 20.06.2005" (EDcl no Ag 760.718/RJ, 1 Turma, Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 16.10.2006). 2. A deciso proferida na origem, a fim de aferir determinadas peculiaridades que permeiam a controvrsia, demandaria necessariamente o reexame de provas e dos elementos probatrios contidos nos autos, bem como a exegese das clusulas contratuais, o que defeso em sede de recurso especial, a teor do disposto nosverbetes sumulares ns. 5 e 7/STJ. 3. Agravo regimental a que se nega provimento." (EDcl no Ag 581478 / RS, Ministro CARLOS FERNANDO MATHIAS (JUIZ CONVOCADO DO TRF 1 REGIO), T4 - QUARTA TURMA, Data do Julgamento 24/06/2008, DJe 04.08.2008) PROCESSO CIVIL - RECURSO ESPECIAL - OMISSO NO JULGADO RECORRIDO - INEXISTNCIA - EMBARGOS EXECUO DESCONSTITUIO DO TTULO EXECUTIVO - IMPOSSIBILIDADE LIQUIDEZ, CERTEZA E EXIGIBILIDADE QUANTO AO VALOR PREVISTO NO CONTRATO A TTULO DE PATROCNIO - ENTENDER DE MANEIRA DIVERSA ENCONTRA BICE NAS SMULAS 5 E 7 DESTA CORTE SUPERIOR. 1 - Inexiste afronta ao art. 535 do CPC quando o acrdo impugnado no incorreu em omisso, contradio ou obscuridade. Os embargos declaratrios tm natureza, via de regra, meramente integrativa, sendo raros os casos em que a doutrina e a jurisprudncia aceitam o carter infringente. 2 - Consoante o Tribunal Estadual, 'o convnio formulado pelas partes visava alm do patrocnio, a venda de cotas diretamente aos associados", constituindo o contrato de convnio para venda de cotas de consrcio celebrado entre as partes ttulo lquido, certo e exigvel quanto ao "valor devido a ttulo de patrocnio", a saber, R$ 6.000,00, que "no depende do nmero de cotas vendidas, ou seja, possuem formas de pagamento distintas e independentes' e, por si s, capaz de embasar a execuo. Entender de maneira diversa, interpretando clusulas contratuais, encontra bice na Smula 5 deste Tribunal, segundo a qual 'a simples interpretao de clusula contratual no enseja recurso especial'. Impossvel, tambm, o revolvimento do material ftico-probatrio apresentado nos autos, a fim de constatar a inobservncia com relao ao pactuado, nos termos da Smula 7 desta Corte: 'a pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial'. 3 - Precedentes (AgRg no Ag n 623.671/MG; REsp n 604.164/DF). 4 - Recurso no conhecido." (REsp 769742 / SC, Relator Ministro JORRE SCARTEZZINI, T4 - QUARTA TURMA, Data do Julgamento 11/10/2005,DJ 07.11.2005 p. 307)

Ante o exposto, mantendo a deciso agravada pelos seus prprios fundamentos, nego provimento ao agravo regimental.
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 6 de 25

Superior Tribunal de Justia


como voto.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 7 de 25

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUARTA TURMA AgRg no REsp 599609 / SP

Nmero Registro: 2003/0187757-5


Nmero Origem: 11483300 EM MESA

JULGADO: 07/10/2008

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro FERNANDO GONALVES Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO CARLOS FONSECA DA SILVA Secretria Bela. TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

CERTIDO Certifico que a egrgia QUARTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: Aps o voto do Sr. Ministro Relator, negando provimento ao agravo regimental, PEDIU VISTA dos autos antecipadamente o Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha. Aguardam os Srs. Ministros Carlos Fernando Mathias (Juiz Federal convocado do TRF 1 Regio) e Fernando Gonalves. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Aldir Passarinho Junior. Braslia, 07 de outubro de 2008

TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI Secretria


Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 8 de 25

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUARTA TURMA AgRg no REsp 599609 / SP

Nmero Registro: 2003/0187757-5


Nmero Origem: 11483300 EM MESA

JULGADO: 03/12/2009

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro FERNANDO GONALVES Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO CARLOS FONSECA DA SILVA Secretria Bela. TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

CERTIDO Certifico que a egrgia QUARTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: Adiado por indicao do Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha. Braslia, 03 de dezembro de 2009

TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI Secretria

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 9 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO EMENTA

AGRAVO REGIMENTAL. PROVIMENTO PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO RECURSO ESPECIAL. CDULA DE CRDITO BANCRIO. TTULO COM EFICCIA EXECUTIVA. SMULA N. 233/STJ. INAPLICABILIDADE. 1. As cdulas de crdito bancrio, institudas pela MP n. 1.925 e vigentes em nosso sistema por meio da Lei n. 10.931/2004, so ttulos que, se emitidos em conformidade com os requisitos na lei exigidos, expressam obrigao lquida e certa. 2. O fato de ter-se de apurar o quantum debeatur por meio de clculos aritmticos no retira a liquidez do ttulo, desde que ele contenha os elementos imprescindveis para que se encontre a quantia a ser cobrada mediante execuo. Portanto, no cabe extinguir a execuo aparelhada por cdula de crdito bancrio, fazendo-se aplicar o enunciado n. 233 da Smula do STJ ao fundamento de que a apurao do saldo devedor, mediante clculos efetuados credor, torna o ttulo ilquido. A liquidez decorre da emisso da cdula, com a promessa de pagamento nela constante, que aperfeioada com a planilha de dbitos. 3. Os artigos 586 e 618, I, do Cdigo de Processo Civil estabelecem normas de carter geral em relao s aes executivas, inibindo o ajuizamento nas hipteses em que o ttulo seja destitudo de obrigao lquida, certa ou que no seja exigvel. Esses dispositivos no encerram normas sobre ttulos de crdito e muito menos sobre a cdula de crdito bancrio. 4. Agravo de instrumento provido para dar prosseguimento ao recurso especial. 5 . Recurso especial provido. VOTO-VISTA O EXMO. SR. MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA: Tratam os autos de agravo regimental interposto contra deciso do Ministro Relator que no admitiu recurso especial ao entendimento de que seu conhecimento esbarrava nos bices das Smulas ns. 5 e 7/STJ. Em que pesem os argumentos expendidos pelo agravante, Sua Excelncia manteve a
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 0 de 25

Superior Tribunal de Justia


deciso, negando provimento ao agravo. Ento, pedi vista dos autos para melhor analisar as questes propostas e opto, data venia , por dar provimento ao agravo ante os motivos abaixo alinhados. a) Do agravo regimental A controvrsia surgiu nos autos de ao de execuo que o Banco Ita promoveu em desfavor do ora recorrido, Antnio Carlos Martins. Essa execuo tem por objeto o recebimento de dvida representada por uma cdula de crdito bancrio. Todavia, restou consignado, nas decises das instncias ordinrias, com base em interpretao da MP n. 2.160-25, que o ttulo em questo no se prestava para instruir uma ao executiva porque encerrava dbito de contrato de abertura de crdito em conta corrente, que, segundo reiterados entendimentos deste Superior Tribunal de Justia, no possui fora executiva. O Tribunal a quo asseverou que:
Deve ser aplicado em relao ao mencionado contrato, pois isso, o mesmo entendimento da jurisprudncia que restou consolidado pela Smula n. 233 do E. Superior Tribunal de Justia...

E concluiu:
Tambm por estes motivos no importa que a Medida Provisria n. 2.160-25, de 23.08.2001, que criou a referida cdula lhe tenha conferido a qualidade de ttulo executivo extrajudicial, uma vez que a lei somente pode prever a criao de um ttulo e rotula-lo como ttulo executivo extrajudicial se ele tiver, efetivamente, tais caractersticas, consoante estabelecido na legislao processual, a qual prevalece como norma de carter geral e que estabelece os princpios que devem reger o direito processual civil, princpios estes que so inderrogveis, porquanto dizentes com as condies da ao e o devido processo legal. E, em se tratando de execuo por ttulo extrajudicial, determina o artigo 586 do Cdigo de Processo Civil que 'fundar-se- sempre em ttulo liquido, certo e exegvel', acrescentando o art. 618, inc. I, desse mesmo Cdigo que nula a execuo: I se o ttulo no for lquido, certo e exegvel. (fl. 155).

Com base no exposto, peo vnia ao ilustre Relator, pois entendo que o recurso especial deve ter trnsito, uma vez que a matria nele encerrada jurdica. O acrdo objurgado, como depreende-se da citao acima, fixou que a cdula de crdito bancrio, apesar de criada por lei, no tem eficcia executiva nas hipteses em que o valor nela corporificado seja oriundo de saldo devedor em contrato de abertura de crdito em
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 1 de 25

Superior Tribunal de Justia


conta corrente. E mais: concluiu-se tambm que a Medida Provisria n. 2.160-25 confrontante com os artigos 586 e 618, I, do Cdigo de Processo Civil, o qual deve prevalecer por conter normas de carter geral, inderrogveis frente MP mencionada. Como se constata, a questo ventilada no recurso especial eminentemente de direito, nada tendo com relao aos fatos que informam a causa. Por isso, entendo no incidir, na espcie, os enunciados n. 5 e 7 da Smula deste Tribunal, visto que o debate diz respeito ao seguinte: a cdula de crdito bancrio, prevista na Medida Provisria n. 2.160-MP, subsume-se, ou no, categoria de ttulo de crdito certo, lquido e exigvel. b) Do recurso especial Como visto, o Tribunal a quo entendeu que a cdula de crdito bancrio no tem eficcia executiva porque representa dbitos oriundos de contrato de abertura de crdito em conta corrente. Fez prevalecer, ento, a jurisprudncia uniforme dos Tribunais ptrios, corporificada no enunciado n. 233 da Smula deste Tribunal. Todavia, esse entendimento nada mais representa que uma resistncia em face da mencionada cdula, ttulo executivo institudo por lei, resultado de uma opo poltica do Legislativo em resposta jurisprudncia que se consolidou ante contrato de abertura de crdito e afetao que esse entendimento representou no mercado de crdito. Melhor elucido. Segundo a artigo 17 da Lei n. 4.595/95, os intermedirios financeiros so:
"As pessoas jurdicas pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros."

Por palavras bem resumidas - pois no se tem a inteno de formular um estudo sobre economia, mas apenas alinhar melhor o pensamento sobre o que ser desenvolvido -, pode-se dizer que tais instituies fazem a captao de dinheiro no mercado/poupana, distribuindo esses recursos em forma de crdito.
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 2 de 25

Superior Tribunal de Justia


Nada obstante essa atividade conter riscos, como si acontecer com quaisquer atividades econmicas, h interferncia direta na economia e no modo de funcionamento do Sistema Financeiro da forma como est estruturado atualmente; ento, busca-se minimizar os riscos, visando a circulao segura do dinheiro, ou seja, que haja maiores garantias de retorno, de forma a no comprometer a liquidez do mercado. Os riscos so vrios, e, entre eles, o risco de crdito vinculado inadimplncia costuma comprometer um percentual considervel dessa liquidez. Isso afeta o sistema de forma geral, pois, quanto maiores os riscos de retorno, maiores so os custos para o tomador de recursos e maiores as exigncias dele requeridas. Da a interferncia dos Poderes Executivo e Legislativo e as leis que afetam o sistema, reflexo da opo poltica de uma sociedade para manuteno de um sistema econmico que, se no o melhor, o que se entende mais adequado. No se busca afetar ou beneficiar nenhuma das partes desse sistema em particular, mas apenas manter seu funcionamento. O Professor Humberto Theodoro Jnior afirmou, em estudo que realizou, o seguinte:
" preciso que o dinheiro circule com segurana de retorno. A poltica monetria e as regras jurdicas sobre o crdito tm, pois, fins sociais, pblicos, macroeconmicos. No tm as regras jurdicas, nesse campo, propsitos de tutelar e favorecer nenhuma das partes, credor ou devedor. Isso se faz, ora ou outra, apenas como meio de alcanar um fim pblico."

O contrato de abertura de crdito em conta corrente representa um volume grande dos negcios bancrios. Isso associado ao alto ndice de inadimplncia observado nos ltimos quinze anos (cujos motivos no cabem aqui ser mensurados) e necessidade de as instituies terem o retorno do capital emprestado, pois no poderiam encontrar na ao de cobrana um meio eficaz de regresso desse capital. Da a criao da cdula em questo, sendo o resultado de uma opo de poltica monetria, como afirmei anteriomente. Com base nisso, nem sequer haveria necessidade de se discutir no Judicirio a "qualidade de ttulo executivo extrajudicial" (acrdo fl. 155), uma vez que a cdula ttulo criado por lei com essa natureza. Idealizada por uma comisso de juristas que representavam o mercado financeiro, surgiu no mundo jurdico ptrio com a edio da MP n. 1.925, de 14 de
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 3 de 25

Superior Tribunal de Justia


outubro de 1999. A MP n. 2.160 deu-lhe vigncia por algum tempo at que a Lei n. 10.931/2004 legou, em definitivo, o ttulo ao sistema jurdico ptrio. A Medida Provisria n. 2.160-25, sob a qual o recurso especial veio a este Tribunal, define a cdula como sendo ttulo executivo extrajudicial certo, lquido e exigvel. Observe-se:
Art. 3o A Cdula de Crdito Bancrio ttulo executivo extrajudicial e representa dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel, seja pela soma nela indicada, seja pelo saldo devedor demonstrado em planilha de clculo, ou nos extratos da conta-corrente, elaborados conforme previsto no 2o.

Portanto, o requisito de que os ttulos de crdito s so assim considerados se criados por lei, ou seja, aqueles que observam o rigor formal estipulados pela lei, est atendido. Tambm os demais requisitos inerentes aos ttulos de crdito esto atendidos, conforme se dessume do artigo 4 da MP em questo. Confira-se:
Art. 4o A Cdula de Crdito Bancrio deve conter os seguintes requisitos essenciais: I - a denominao "Cdula de Crdito Bancrio"; II - a promessa do emitente de pagar a dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel no seu vencimento ou, no caso de dvida oriunda de contrato de abertura de crdito bancrio, a promessa do emitente de pagar a dvida em dinheiro, certa, lquida e exigvel correspondente ao crdito utilizado; III - a data e o lugar do pagamento da dvida e, no caso de pagamento parcelado, as datas e os valores de cada prestao, ou os critrios para essa determinao; IV - o nome da instituio credora, podendo conter clusula ordem; V - a data e o lugar de sua emisso; e VI - a assinatura do emitente e, se for o caso, do terceiro garantidor da obrigao, ou de seus respectivos mandatrios.

Portanto, a cdula de crdito bancrio ttulo de crdito com fora executiva ,assim considerado pela lei que a instituiu, sendo hbil a aparelhar uma ao executiva. c) Da certeza, liquidez e exigibilidade da obrigao contida na cdula de crdito bancrio e da Smula n. 233 deste Tribunal O Tribunal a quo, afirmando que a dvida representada pela cdula de crdito bancrio, in casu, oriunda de saldo devedor em contrato de abertura de crdito em conta corrente, afastou a eficcia executiva da cdula, ao fundamento de que o ttulo no encerra
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 4 de 25

Superior Tribunal de Justia


obrigao de pagar e que no poderia "ser completado com extratos unilateralmente fornecidos pelo credor ". Aplicou, ento, a Smula n. 233 deste Tribunal. Contudo, a cdula foi criada com esse objetivo, pois ttulo que se constitui no s pela simples emisso (atendo s formalidades exigidas), mas pela utilizao de crdito aberto. A obrigao do muturio ser cobrada com base no saldo devedor do crdito que tiver utilizado. O pargrafo segundo da MP n. 2.160-25 deixa estabelecido que o valor da obrigao ser apurado pelo credor em planilha de clculos ou por meio dos extratos de conta-corrente. Veja-se:
Art. 3. omissis 2o Sempre que necessrio, a apurao do valor exato da obrigao, ou de seu saldo devedor, representado pela Cdula de Crdito Bancrio, ser feita pelo credor por meio de planilha de clculo ou dos extratos da conta-corrente, ou de ambos, documentos esses que integraro a Cdula, observado que: I - omissis II - a Cdula de Crdito Bancrio representativa de dvida oriunda de contrato de abertura de crdito bancrio em conta-corrente ser emitida pelo valor total do crdito posto disposio do emitente, competindo ao credor, nos termos deste pargrafo, discriminar nos extratos da conta-corrente ou nas planilhas de clculo, que sero anexados Cdula, as parcelas utilizadas do crdito aberto, os aumentos do limite do crdito inicialmente concedido, as eventuais amortizaes da dvida e a incidncia dos encargos nos vrios perodos de utilizao do crdito aberto.

Trata-se de utilizao de crdito aberto. A instituio financeira deixa disposio do seu cliente um determinado crdito, que utilizado conforme sua convenincia e na quantidade que entender necessria, respeitado apenas o limite do crdito. V-se, portanto, que a lei deixou estipulado, de forma ntida, que esse um ttulo que se integra posteriormente, com as planilhas de clculos, apurados pelo credor, que - bom ressalvar - s pode nelas incluir o saldo utilizado, abatido de eventuais depsitos, acrescidos dos encargos que na cdula houverem sido ajustados. Amador Paes de Almeida conceitua a cdula, com base no artigo 1 da MP n. 1.925, como sendo uma promessa de pagamento em dinheiro, que deve ser restitudo instituio financeira, conforme for utilizado, sendo que pode ser decorrente de operao de crdito de qualquer modalidade (in Teoria e Prtica dos Ttulos de Crdito, 25 edio, pg. 375). Elucida
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 5 de 25

Superior Tribunal de Justia


o autor:
"A Cdula de Crdito Bancrio tem, pois, vasta amplitude, j que pode ser utilizada em toda e qualquer operao de crdito bancrio, no estando, portanto, vinculada a determinadas aplicaes, como ocorre, por exemplo, com os ttulos de crdito rural e industrial. Assim, pode ser, igualmente, utilizada pelas instituies financeiras como garantia resultante do fornecimento de cartes de crdito, em substituies aos usuais contratos, j que admite utilizao parcelada do crdito colocado disposio do emitente. (...) O crdito colocado disposio do emitente pode ser utilizado imediatamente, integralmente, como pode ser levantado de forma parcelada. Na segunda hiptese, deve a cdula fazer expressa meno obrigao de o devedor pagar, em data predeterminada, a parcela utilizada do crdito colocado sua disposio - 'a data e o lugar do pagamento da dvida, e, no caso de pagamento parcelado, as datas e os valores de cada prestao, ou o critrio para essa determinao.'"

Essa possibilidade de utilizao do crdito ao alvedrio do muturio (respeitado o limite) no torna o ttulo ilquido. Ocorre que, tendo o devedor feito uso do crdito, e no o restituindo no prazo avenado, os lanamentos a serem efetuados na conta grfica apenas completam o ttulo. Entenda-se: a liquidez advm da emisso da cdula, com a promessa de pagamento nela constante, que aperfeioado com a planilha de dbitos. Isso no constitui ato unilateral do credor, como exposto no acrdo recorrido, pois os extratos ou planilhas nada mais so que a apurao do saldo utilizado, com os encargos previstos na cdula. Cndido R.Dinamarco, in Execuo Civil, 2 edio, pg. 281, esclarece o que constitui a liquidez de um ttulo. Verbis :
"Constitui judicioso entendimento dominante o de que a liquidez do crdito se contenta com a determinabilidade do quantum debeatur , no sendo necessrio que o ttulo se refira, desde logo, a um montante determinado. O que importa que o ttulo executivo fornea todos os elementos imprescindveis para que, mediante simples operao aritmtica, possa ser encontrado o nmero de unidades de moeda pelo qual a execuo se far: sendo necessrio buscar elementos aluinde , faltar o requisito da liquidez. Com esses dados, v-se que no padece de falta desse predicado indispensvel o ttulo referido a uma importncia qual se devem acrescer juros ou 'comisso de permanncia'; ou quando h correo monetria a fazer sobre o valor indicado; ou mesmo quando o valor vem expresso em certas medidas de valor diferentes da moeda de pagamento, como o caso das ORTNs que durante muito tempo tiveram vigor entre ns; ou ainda quando agora, na vigncia do dec-lei n. 2.284, de 10 de maro de 1986, for o caso de converter cruzeiros em cruzados mediante aplicao dos coeficientes legais. Firmou-se a jurisprudncia, tambm, no sentido de no ficar eliminada a liquidez do crdito, quando so feitos adiantamentos
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 6 de 25

Superior Tribunal de Justia


por conta dele e lanados na crtula (mera conta dir qual o valor da obrigao."

Em nota de rodap, completa o autor:


"Bem expressiva a seguinte manifestao: 'a liquidez de um ttulo no se enevoa to-somente porque o quantum deva sofrer uma subtrao aritmtica, de importncia tambm lquida, certa e induvidosa. O ttulo sujeito a incidncia de uma elementar operao de diminuio de parcela determinada mostra de imediato o quantum debeatur resultante.' (Cfr. TAMG, ap. n. 23.888, j. 16.12.83, rel. Slvio de Figueiredo, v.u., ADV em 14.705.)

Assentando-se a execuo em "contrato de abertura de crdito", instrumentalizada por meio de cdula de crdito bancrio, instituda pela MP n. 2.160-25, que a elege como ttulo executivo extrajudicial (CPC, art. 580 c/c o art. 585-VII), h de se afastar, na espcie, a incidncia do enunciado n. 233 da smula deste Tribunal, visto que, sendo a lei a nica fonte instituidora de ttulos executivos, no caso, encontra-se satisfeito o princpio da legalidade. Reporto-me, novamente, ao estudo do Professor Humberto Theodoro Jnior, pois traz interessante insero sobre a resistncia de alguns julgadores com relao a conferir executividade ao ttulo em questo:
"De qualquer maneira, o caso, de fato, de opo poltica do Estado. A lei quis criar, e efetivamente criou, um ttulo de crdito dotado de fora executiva, no deixando qualquer margem ao arbtrio ou juzo subjetivo do aplicador do Direito. Nessa escolha, balizou dois valores consagrados na Constituio: a efetividade da Justia (especialmente importante, no caso concreto, para o Sistema Financeiro Nacional e a Ordem Econmica e a Ordem Econmica regulados na Carta Constitucional) e a segurana jurdica (que no caso envolve a ampla defesa e o devido processual legal). (...) No Estado Democrtico de Direito no o legislador que tem de se curvar perante a jurisprudncia, mas esta que deve amoldar-se aos preceitos estatudos por aquele. (...) A propsito, o comando do art. 126 do CPC muito claro ao dispor que ao juiz, no julgamento da lide, caber, em primeiro lugar, 'aplicar as normas legais'. Portanto, somente 'no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito'. No mesmo sentido dispe tambm o art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Decreto-lei n. 4.657, de 04.09.1942). Quer dizer que a jurisprudncia no vincula o Poder Legislativo e, havendo norma legal em vigor, esta que vincula o Poder Judicirio." (In www.abdpc.org.br/artigos/artigo48.)
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 7 de 25

Superior Tribunal de Justia


c) Da ao de execuo O acrdo recorrido extinguiu a ao ao fundamento de que a MP n. 2.160/25 no fez frente s disposies dos artigos 586 e 618, I, do Cdigo de Processo Civil, com a redao anterior Lei n. 11.382/2006. Sustentou que a lei especial deve ceder quando em confronto com a lei de carter geral. Existe a alguma confuso, que merece ser elucidada. Em primeiro lugar, a MP n. 2.160-25 e o Cdigo de Processo Civil no so confrontantes, porquanto aquela instituiu um ttulo de crdito novo, atribuindo-lhe a caracterstica de certeza, liquidez e exigibilidade hbeis a instruir um processo executivo; e este estabelece normas de carter geral em relao s aes executivas, nada disciplinando sobre ttulos de crdito e muito menos sobre a cdula de crdito bancrio ou outros ttulos. Em segundo lugar, os dispositivos do CPC indicados no acrdo - artigos 586 e 618, I - inibem a cobrana de crdito caso a execuo venha a ser aparelhada por ttulo sem os requisitos de liquidez, certeza ou exigibilidade. Assim, a cdula de crdito bancrio s no pode aparelhar uma ao executiva em hipteses especficas a serem mensuradas no caso concreto, quando a sim, ser verificada, por uma razo ou outra, a falta daqueles requisitos. Todavia, de forma nenhuma tais dispositivos dizem sobre a cdula considerada em gnero. H crticas na doutrina sobre esses dispositivos (mormente o artigo 586), que teria confundido atributos que seriam inerentes ao crdito, computando-os como sendo do ttulo. Na verdade, tais normas visam a restringir a ao executiva, limitando-a apenas s hipteses em que o direito da parte esteja corporificado por meio de um ttulo, seja judicial ou no. Isso porque entendeu o legislador que essa espcie de ao tem a caracterstica de invadir a esfera patrimonial, portanto, jurdica, do devedor. Assim, sua utilizao deve pressupor (e da as crticas) que tenha havido um descumprimento de um preceito material. Portanto, se h um ttulo de crdito com fora executiva criado por lei, representando direito lquido, certo e exigvel, nada obsta a que venha aparelhar uma ao executiva, caso descumprida a obrigao dele constante.
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 1 8 de 25

Superior Tribunal de Justia


d) Concluso Com base em todo o exposto, e tratando a cdula de crdito bancrio de ttulo de crdito com fora executiva, sendo tpico (porque criado por lei), representando direito lquido, certo e sendo exigvel, h de ser refutado o incidente de exceo de pr-executividade ajuizado pelo devedor. Portanto, expresso meu voto, com a venia do i. Relator, no seguinte sentido: conheo do recurso especial e dou-lhe provimento para cassar a sentena e o acrdo recorrido e, consequentemente, determinar o prosseguimento da execuo. como voto.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 1 9 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5) VOTO O EXMO. SR. MINISTRO HONILDO AMARAL DE MELLO CASTRO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/AP) (Relator): Sr. Presidente, ouvi com ateno os debates entre dois eminentes Ministros. Estamos aqui julgando um agravo regimental em que a cdula de crdito bancrio, segundo o voto do eminente Ministro Joo Otvio de Noronha, foi criada pela Medida Provisria n 1.925 de 14 de outubro de 1999. Portanto, anterior contratao do dbito. A Medida Provisria n 2.160 deu-lhe vigncia um tempo maior at que a Lei n 10.931 de 2004 deu em definitivo o ttulo ao sistema jurdico ptrio. A Medida Provisria n 2.160 foi reeditada vinte e cinco vezes, sobre a qual o recurso especial veio a este Tribunal e define a cdula como sendo ttulo executivo extrajudicial, certo e exigvel. E o art. 3 define, com propriedade, a cdula de crdito bancrio como ttulo executivo. Interpretar o texto legal como bice das Smulas ns 5 e 7 no me parece mais consentneo com a realidade. Com esses modestos entendimentos, acompanho o voto do eminente Ministro Joo Otvio de Noronha, dando provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 2 0 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5)

VOTO

O SR. MINISTRO FERNANDO GONALVES (PRESIDENTE): Srs.

Ministros, acompanho o voto do Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha, dando provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e lhe dar provimento.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 2 1 de 25

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 599.609 - SP (2003/0187757-5)

VOTO

EXMO. SR. MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR: Sr. Presidente, a questo preliminar que no existe, realmente, obstculo em se julgar o recurso especial no agravo regimental. No digo que teria sido adequado. Parece-me que no porque tese nova; e tese nova sempre interessante que se traga a julgamento em recurso especial para proporcionar s partes um amplo debate. Essa, realmente, uma tese nova.

Parece-me, rogando vnia, e entrando no mrito, j que assim fomos, que a questo est enquadrada no art. 585, inciso VIII, do Cdigo de Processo Civil, que diz: "So ttulos executivos extrajudiciais todos os demais ttulos a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva." Que o caso. A cdula veio com esse propsito.

No caso dos autos, realmente o Sr. Ministro Hlio Quaglia Barbosa aplicou as Smulas 5 e 7, e, primeira vista, pareceu-me que poderia ser essa a hiptese. Porm, examinando os termos do acrdo, vi que era uma execuo de cdula. No se est discutindo exatamente os termos do contrato. O banco props uma execuo da cdula em si.

O eminente Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha afirma que a legislao j estava em vigor, como de fato, pois isso uma repetio da medida provisria desde antes, mas mesmo que fosse depois, como a lei processual aplica-se de imediato, a execuo foi promovida dessa segunda medida provisria. Por isso, muito embora a cdula seja anterior, a medida provisria posterior, mas anterior
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 2 2 de 25

Superior Tribunal de Justia


execuo. Quando promovida a execuo ela era considerada ttulo executivo extrajudicial, no meu entender.

Desse modo, o que o Tribunal a quo fez, na verdade, foi desconstituir um ttulo extrajudicial, usando a argumentao antiga que, aqui, inclusive, foi prestigiada pela Smula 233, mas que no prevalece em relao cdula de crdito bancrio, em funo da legislao especfica.

Com essas consideraes, ambos os argumentos, ambos os pontos de vista so judiciosos, mas fico com a divergncia, com a mxima vnia.

Dou provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento.

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 2 3 de 25

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUARTA TURMA AgRg no REsp 599609 / SP

Nmero Registro: 2003/0187757-5

Nmero Origem: 11483300 EM MESA JULGADO: 15/12/2009

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Relator para Acrdo Exmo. Sr. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro FERNANDO GONALVES Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO CARLOS PESSOA LINS Secretrio Bel. Romildo Luiz Langamer AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : BANCO ITA S/A LUIZ RODRIGUES WAMBIER E OUTRO(S) ANTNIO CARLOS MARTINS E OUTRO ANTNIO PAULO G TREMENTOCIO E OUTRO

CERTIDO Certifico que a egrgia QUARTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: Prosseguindo no julgamento, aps o voto-vista antecipado do Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha dando provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento, no que foi acompanhado pelos Srs. Ministros Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Fernando Gonalves e Aldir Passarinho Junior, divergindo do voto do Sr. Ministro Luis Felipe Salomo, Relator, que negava provimento ao agravo regimental, a Turma, por maioria, deu provimento ao agravo regimental para conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento. Lavrar o acrdo o Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha. Vencido o Sr. Ministro Luis Felipe Salomo. Votaram com o Sr. Ministro Joo Otvio de Noronha os Srs. Ministros Honildo Amaral
Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010 Pgina 2 4 de 25

Superior Tribunal de Justia


de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Fernando Gonalves e Aldir Passarinho Junior. Braslia, 15 de dezembro de 2009

Romildo Luiz Langamer Secretrio

Documento: 824819 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 08/03/2010

Pgina 2 5 de 25

You might also like