You are on page 1of 12

SEMANA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

METODOLOGIA UTILIZADA PARA MINIMIZAR O DESEQUILBRIO DE CORRENTES ENTRE FASES NOS CIRCUITOS ALIMENTADORES DE DISTRIBUIO
Sadi Roberto Schiavon1; Gilnei Almeida de Souza2; Felipe Rautter Neto3

Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Ponta Grossa, Brasil. srschiavon@gmail.com 2 Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Ponta Grossa, Brasil. gilneisouza@hotmail.com 3 Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Ponta Grossa, Brasil. frautter@gmail.com

Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia de balanceamento (equilbrio) de cargas/correntes em alimentadores de distribuio de energia eltrica, os quais so responsveis por abastecer uma ou mais regies, bem como atender os diversos clientes a eles ligados, clientes estes que podero ser classificados como Industriais, Comerciais ou Residenciais. O sistema pode ser considerado equilibrado quando a corrente de neutro, percebida pelo equipamento de proteo e comando, no excede o valor adotado em seu ajuste de proteo. Palavras-chave: proteo, desequilbrio, distribuio, balanceamento.

1. Circuitos Alimentadores - Distribuio As redes de distribuio de energia, conhecidas tambm por circuitos alimentadores, so disponibilizadas em tenses de 13,8kV ou 34,5kV (padro adotado pela Companhia de Energia XIS) e compostas por trechos nominados de tronco e ramais, ou seja, so principais e secundrios. Normalmente os troncos dos alimentadores so trifsicos (trs fases). J os ramais podem ser tanto trifsicos como monofsicos (em redes atendidas na tenso de 13,8kV duas fases; em redes atendidas na tenso de 34,5kV uma fase). Os alimentadores possuem dispositivos de proteo que so responsveis por desligar momentnea ou definitivamente, parte ou todo o circuito, quando de ocorrncias indesejadas que interferem no fornecimento continuado de energia

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

eltrica aos diversos clientes atendidos por estes. Os dispositivos de proteo contra curto-circuito (fase-fase ou fase-terra) podem ser automticos (Disjuntores ou Religadores Automticos) e manuais (chaves-fusveis ou chaves-fusveis repetidoras).
Religadores automticos so equipamentos de interrupo da corrente eltrica dotados de uma determinada capacidade de repetio em operaes de abertura e fechamento de um circuito, durante a ocorrncia de um defeito (JOO MAMEDE FILHO, 2005, P. 702).

Todos eles sensibilizados pela intensidade da corrente eltrica a que esto ou so submetidos. Com a expanso do sistema eltrico de distribuio, cargas

desequilibradas (ramais bifsicos e monofsicos) so continuamente ligadas rede, provocando problemas como o aumento das perdas tcnicas de energia, nveis indesejados de tenso, sobrecargas em condutores e equipamentos, atuaes indevidas de sistemas de proteo, etc. O controle natural destes desequilbrios consiste em se ligar tais cargas alternadamente nas fases ao longo do alimentador, porm a sua operacionalizao se mostra difcil, pois o volume de obras a serem interligadas rede de distribuio muito elevado e no se dispe de indicativos de quais fases so mais adequadas para a ligao de cada uma das novas cargas (ramais bifsicos e monofsicos). Com as obras de reforo e ampliao do sistema de distribuio, exigidas pela implantao do programa federal de eletrificao rural Luz para Todos, um nmero muito elevado de ramais bifsicos e monofsicos esto sendo construdos pela Companhia XIS, sendo que as ligaes destes ramais tm provocado uma elevao considervel no grau de desequilbrio das correntes nas sadas dos alimentadores (subestao - SE) e ao longo destes (trecho). Dispositivos de proteo so ajustados conforme as correntes que circulam por eles, medidas ou calculadas de acordo com a carga instalada. A atuao da proteo poder ser associada ao desequilbrio das correntes em um alimentador. Por isso, aes para minimizar tais impactos so requeridas e as mais comuns so as alteraes dos ajustes da proteo. Neste momento se faz necessria a reduo do grau de desequilbrio das correntes (entre fases) para se preservar a segurana e atuao adequada da proteo quanto aos nveis mnimos de curto-circuito estudados para o alimentador.

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

Na figura 1 podemos observar um alimentador representado num diagrama unifilar, composto por uma fonte (barramento da SE), um religador automtico (R dispositivo de proteo e comando), uma linha mais espessa (tronco) e linhas mais finas (derivaes ou ramais). Ainda compem este diagrama unifilar os transformadores e as chaves-fusveis (dispositivos de proteo e controle).
Figura 1 Esquema unifilar bsico de uma rede de distribuio

Fonte: Autoria prpria (2011)

A figura 2 representa um diagrama trifilar contendo os mesmos equipamentos da figura 1, porm com a possibilidade de identificar os trechos do circuito atendido por sistemas monofsicos e trifsicos (dois e trs fios). Lembrando que o sistema monofsico a dois fios caracterstica do atendimento em tenso de 13,8kV.
Figura 2 - Rede de distribuio (13,8kV) - diagrama trifilar

Fonte: Autoria Prpria (2011)

Em um alimentador de distribuio atendido na tenso de 34,5kV, alm

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

da voltagem mais elevada, a outra caracterstica que difere do sistema 13,8kV o circuito monofsico. Neste caso o atendimento realizado com apenas um fio (figura 3).
Figura 3 - Rede de distribuio (34,5kV) - diagrama trifilar

Fonte: Autoria Prpria (2011)

Diante do exposto at aqui, temos, agora, a condio de analisar o comportamento das correntes em alimentadores constitudos por sistemas trifsicos e monofsicos (sejam eles atendidos por um ou dois fios). Tais correntes, como j descrito anteriormente, so conseqncia da forma como as cargas so ligadas e da intensidade da potncia demandada por elas. Doravante, iremos expor a metodologia utilizada na Companhia XIS, mais precisamente no mbito de atuao da Regio Sul do estado, quando detectados problemas dessa natureza (desequilbrio de cargas/correntes).

2. Softwares de apoio

Primeiramente iremos relacionar alguns aplicativos (programas) que nos permitem monitorar grandezas eltricas dos alimentadores de distribuio: Sistema SASE_VISU (R1.4) Visualizador de Unifilares de SEs O sistema SASE_VISU nos permite visualizar o unifilar dos barramentos que compem a subestao. Nestes barramentos esto distribudos os equipamentos de potncia, regulao, operao e proteo (transformadores,

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

reguladores de tenso, bancos de capacitores, religadores automticos, chaves, entre outros) e a monitorao de grandezas eltricas (tenso, corrente, potncia, entre outros). Na figura 4 podemos observar a tela inicial do sistema, com os dados da subestao Beta.
Figura 4 Barramento SE/Beta 34,5/13,8kV

Fonte: Companhia XIS Sistema SASE_VISU (2011)

Sistema GASA (Verso 5.2.4P) Gerncia dos Alimentadores das Subestaes Automatizadas

Trata-se de um software que disponibiliza grficos de tenso (V) e/ou corrente (A) a partir de informaes enviadas pela automao (sistema de monitoramento e operao de equipamentos em SEs) ao Centro de Operao do Sistema COD. Este sistema permite o monitoramento das grandezas eltricas (tenso, corrente e potncia), em um perodo estabelecido pelo usurio, dos circuitos alimentadores de distribuio de uma determinada subestao. Neste caso, o alimentador escolhido foi o psilon (13,8kV), conforme mostra a figura 5, o qual objeto desse artigo.

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

Figura 5 Sistema GASA - Aplicativo

Fonte: Companhia XIS Sistema GASA (2011)

Uma vez selecionados os parmetros desejados (Regional, Subestao, Grandeza Eltrica, Alimentador e o perodo do registro) o resultado um grfico (figura 6) que, neste caso, trata-se de um grfico da grandeza corrente.

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

Figura 6 Grfico de Correntes - Alimentador psilon (13,8kV)

Fonte: Companhia XIS Sistema GASA (2011)

O grfico da figura 6 reflete a situao atual (MAI/2011) de equilbrio de cargas/correntes do alimentador psilon (13,8kV), da subestao Ipiranga. Mas no foi sempre assim. O municpio, que atendido em parte pelo alimentador psilon, possui uma agricultura fumageira extensiva e este tipo de cultura sazonal. Aps a colheita (geralmente no ms de novembro) o fumo passa por um processo de secagem das folhas e, para tal, so utilizados fornos (estufas) eltricos. Com o aumento da demanda de energia, aparecem tambm os problemas de desequilbrio de correntes, ocasionando a atuao (abertura) indesejada do dispositivo de proteo/manobra do alimentador (religador automtico na SE). Por tratar-se de desequilbrio de correntes entre fases, aparece um valor de corrente de neutro e o equipamento de proteo, que possui um ajuste (curva) estabelecido para tal, promove a abertura do circuito.

3. Medies de correntes e equilbrio de cargas

Uma vez constatado o desequilbrio de correntes entre fases, num circuito alimentador, devero ser realizadas medies (correntes) no tronco e em ramais (trifsicos ou monofsicos).

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

De acordo com o grau do desequilbrio de correntes existente, adotamos o mtodo de indicao dos ramais que sero medidos, tendo como auxlio um mapa que contm o circuito unifilar do alimentador e as medies so efetuadas com um ampermetro (tipo garfo) que, acoplado a uma vara telescpica (figura 7), nos permite medir os valores, em cada fase, simultaneamente (demonstrao de como efetuar a medio poder ser visualizada atravs do link: http://www.sensorlink.com/product?id=20#).
Figura 7 Ampermetro AmpstikPlus

Fonte www.sensorlink.com (2011)

As medies so anotadas em planilha 1 confeccionada em Excel, contendo dados suficientes que identifiquem o local (chave ou ponto de referncia ao longo do alimentador) e o horrio de cada medio efetuada. conveniente salientar a importncia da realizao das medies em horrios distintos daqueles considerados como horrio de pico.
Horrio de ponta (P) Horrio de ponta, ou horrio de pico, o perodo definido pela COPEL e composto por trs horas dirias consecutivas, durante o qual o consumo de energia eltrica tende a ser maior. No caso da Copel, de 2 a 6 feira das 18h s 21h (das 19h s 22h no Horrio de Vero). So considerados excees os sbados, domingos, terafeira de carnaval, sexta-feira da Paixo, "Corpus Christi" e demais feriados definidos por lei federal, considerando as caractersticas do seu sistema eltrico (COPEL, disponvel em http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel %2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2F0%2FC8C0FB31C7B9BD93032573F7 00549161).

A planilha utilizada para anotaes dos dados coletados em campo est no Anexo I (figura 9).

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

Neste caso, por tratar-se de alimentador rural, a caracterstica da carga basicamente residencial, porm, no se pode desprezar a contribuio das estufas de fumo que, no perodo, esto em plena atividade de secagem do produto. De posse das medies efetuadas e dos dados extrados dos softwares de apoio analisam-se as possibilidades de inverso das fases que podero contribuir com o equilbrio das correntes que convergem at o equipamento de proteo (religador automtico) instalado na subestao e, em alguns casos, ao longo do alimentador. A figura 8 exemplifica as aes corretivas aplicadas ao alimentador psilon, evidenciando a mudana do comportamento das correntes com conseqente melhora (reduo) no desequilbrio entre as trs fases do alimentador.
Figura 8 Alimentador psilon (13,8kV)

Antes

Depois

Fonte: Companhia XIS Sistema GASA (2007)

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

Anexo I
Figura 8 Material de Apoio Planilha de acompanhamento das medies

psilon

Fonte: Autoria Prpria (2007)

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

10

4. Concluso

notria a necessidade de equilbrio entre as correntes por fase, num sistema composto por circuitos trifsicos e monofsicos, para que os equipamentos de proteo operem de acordo com o estudo de proteo realizado para cada alimentador. Isto se faz necessrio, pois as

concessionrias de energia eltrica devem atender as metas dos Indicadores de Continuidade do Fornecimento (DEC Durao Equivalente por Consumidor e FEC Freqncia Equivalente por Consumidor), propostos pelo rgo regulador do setor (ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica), mas, sobretudo, devem se preocupar com a segurana dos seus clientes e funcionrios, referente ao risco oferecido pelo produto (energia eltrica).
A ANEEL estabelece limites para os indicadores de continuidade individuais. Eles so definidos para perodos mensais, trimestrais e anuais. Quando h violao desses limites, a distribuidora deve compensar financeiramente a unidade consumidora. A compensao automtica, e deve ser paga em at 2 meses aps o ms de apurao do indicador (ms em que houve a interrupo). As informaes referentes aos indicadores de continuidade esto disponveis na fatura de energia eltrica (ANEEL, disponvel em http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=79&idPerfil=2).

Contudo, a atividade de balanceamento de cargas poder ser minimizada caso exista um rigoroso processo de planejamento, envolvendo as reas competentes, que defina em quais fases devero ser ligadas as novas cargas (monofsicas a um ou dois fios), pois, dependendo da quantidade de cargas e extenso da ampliao do circuito, podero ser prejudiciais ao correto desempenho dos equipamentos de proteo e comando instalados em subestaes e ao longo da malha do alimentador.

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

11

Referncias
ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica, Distribuio de Energia Eltrica, Qualidade do Servio. Disponvel em: <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=79&idPerfil=2>. Acesso em 15 de maio de 2011. ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica, Distribuio de Energia Eltrica, Glossrio. Disponvel em: <http://www.aneel.gov.br/biblioteca/glossario.cfm?att=H>. Acesso em 16 de maio de 2011. COPEL - Companhia Paranaense de Energia, Sustentabilidade, Programas de Acesso Universal a Energia. Disponvel em: <http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.n sf%2Fdocs%2FD671C8F7C43F477B032573FB006A6C47?OpenDocument&secao=Sustentabil idade%3AProgramas%2520de%2520Acesso%2520Universal%2520a%2520Energia>. Acesso em 11 de maio de 2011. COPEL - Companhia Paranaense de Energia, Comercial, Glossrio, Glossrio - Industrial e Comercial. Disponvel em: <http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.n sf%2F0%2FC8C0FB31C7B9BD93032573F700549161>. Acesso em 11 de maio de 2011. MAMEDE FILHO, J. Manual de equipamentos eltricos. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. SOUZA CRUZ, Tabaco e seus produtos, Cadeia produtiva, Plantio. Disponvel em: <http://www.souzacruz.com.br/group/sites/SOU_7UVF24.nsf/vwPagesWebLive/DO7V9KLC>. Acesso em 15 de maio de 2011.

Nome completo: Sadi Roberto Schiavon Filiao institucional: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Departamento: Engenharia Eltrica Funo ou cargo ocupado: Acadmico do curso de Engenharia Eltrica Endereo completo para correspondncia: Rua Des. Lauro Lopes, 59 84015-710 Jardim Carvalho, Ponta Grossa/PR Brasil. Telefones para contato: (42) 3238-4131, (42) 9905-1766 e-mail: srschiavon@gmail.com Nome completo: Gilnei Almeida de Souza Filiao institucional: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Departamento: Engenharia Eltrica Funo ou cargo ocupado: Acadmico do curso de Engenharia Eltrica Endereo completo para correspondncia: Rua Joo Varassim, 44 84016-200 Jardim Carvalho, Ponta Grossa/PR Brasil. Telefones para contato: (42) 3025-4653, (42) 8812-3453 e-mail: gilneisouza@hotmail.com Nome completo: Felipe Rautter Neto Filiao institucional: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE Departamento: Engenharia Eltrica Funo ou cargo ocupado: Acadmico do curso de Engenharia Eltrica Endereo completo para correspondncia: Rua Dr. Leopoldo Guimares da Cunha, 1000 Casa 31 84035-310 Oficinas, Ponta Grossa/PR Brasil. Telefones para contato: (42) 3222-8929, (42) 8401-7007 e-mail: frautter@gmail.com

Semana de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia 2011

12

You might also like