You are on page 1of 5

Bombas Pneumticas LIBLULA-P

Empresas coligadas

BOMBAS PNEUMTICAS LIBLULA-P MANUAL DE INSTALAO, OPERAO E MANUTENO

PROCEDIMENTOS DE INSTALAO DAS BOMBAS LIBLULA-P


Posicionar a bomba to prxima quanto possvel do local onde o produto ser bombeado. Evitar linhas extensas ou de dimetro super-dimensionado, bem como utilizar a menor quantidade possvel de conexes e acessrios de interligao. Em instalaes permanentes contendo linha com tubulao rgida, instalar mangueiras flexveis e curtas entre a bomba e a tubulao (mangotes - comprimento mnimo 300 mm) para reduzir as tenses/vibraes e facilitar a remoo da mesma quando necessrio. Ao se instalar o equipamento verificar se todas as juntas e guarnies esto corretas e firmemente presas a fim de evitar perdas do produto bombeado. recomendvel o reaperto dos parafusos dos coletores e dos corpos laterais da bomba.

Recomendao de instalao
Sada de ar Entrada de ar

Conexo da tubulao (opcional) Manmetro Vlvula Shut-off Descarga Dreno Secador Conexo de ar Filtro flexvel Vlvula de ar regulador Shut-off Entrada de ar Conexo flexvel

Amortecedor de pulsao (presso limitada 125 psi)

Ateno! Para que o fluido no vaze em rea indesejada, em caso de ruptura do diafragma, o escape da bomba deve ser previamente planejado.

Conexo flexvel Exausto do ar

Manmetro

Suco Conexo da tubulao (opcional) Dreno

Configurao de instalao
Instalao submersa Instalao permanente
Confirmar se h conexes flexveis
Sada de ar fora do fluido bombeado

Ateno na seleo de componentes da bomba imersa (consulte a fbrica).


1

Bombas Pneumticas LIBLULA-P


Instalao com kit de adaptao para tambor

Instalao com suco afogada

Instalao auto-escorvante

Disponvel

Condio de afogamento

Ateno para no exceder a altura mxima de afogamento (3,5 mca)

Ateno para no exceder a altura mxima de suco (5 mca)

Ar de alimentao
No acoplar unidades que forneam ar para alimentao maior que 125 psi (8,61 bar). Instalar uma vlvula de bloqueio de ar na linha para permitir a remoo da unidade de alimentao para manuteno. Em tubulaes de ar rgidas, utilizar conexes flexveis para eliminar tenses. Em instalaes permanentes e sempre que possvel, recomendada a utilizao de filtros de ar na linha para manter a qualidade do ar comprimido, sem impurezas e umidade para proteger a bomba e aumentar seu rendimento. Obs: A linha de ar e o filtro devero ter sustentao prpria e independente da bomba. Nota: As bombas Liblula - P no necessitam de lubrificao para o ar de operao.

PROCEDIMENTOS DE OPERAO DAS BOMBAS LIBLULA P


A bomba testada antes da entrega e pronta para ser utilizada assim que recebida. totalmente auto-escorvante no sendo necessrio escorvar a linha com algum fluido antes do incio de operao. Se o conjunto for totalmente submergido, prever uma tubulao com exausto de ar acima do nvel do lquido para evitar que o mesmo ou materiais estranhos entrem no mecanismo da vlvula de distribuio de ar. Abrir a vlvula de entrada de ar pelo menos uma volta a fim de permitir uma variao de velocidade suficiente para alimentar a bomba (30 a 60 ciclos por minuto). Aps o incio de operao, ajustar a vlvula de entrada de ar para a capacidade de bombeamento desejada. Ao se aumentar a presso no filtro regulador de ar da bomba, a velocidade e a vazo devero aumentar proporcionalmente. No caso da vazo no aumentar quando se pressuriza o filtro regulador h indcios que a perda de carga est acima do calculado para a aplicao bem como a suco do equipamento pode estar apresentando estrangulamento na linha de suco ou NPSHR abaixo do necessrio.

Congelamento ou formao de gelo do ar exausto


A formao de gelo proveniente do ar exausto poder ocorrer sob certas condies de temperatura, presso e umidade em equipamentos que utilizam ar comprimido. Quando o desempenho da bomba sofre problemas devido a formao de gelo, um secador de ar dever ser acoplado na sada do compressor de ar para eliminar ao mximo a umidade do ar. Outra possibilidade utilizar-se lubrificante de ar com etilenoglicol. mais provvel que ocorra a formao de gelo em aplicaes com presses de descarga elevadas e em ambientes midos.

Exaustor de ar
As bombas podem trabalhar submersas desde que os materiais de construo sejam compatveis com o produto bombeado e que na parte de exausto do ar seja utilizada uma tubulao com sada acima do nvel do lquido. A tubulao utilizada para a exausto de ar no dever ser menor do que 1". Tubulaes menores podem restringir o ar na exausto e prejudicar o desempenho da bomba. Ateno: Se o diafragma romper, o produto bombeado ou os gases podem entrar em contato com a parte pneumtica da bomba. O lquido bombeado poder entrar em contato com o ar comprimido e ser liberado pelo escape da bomba (silenciador). Quando o produto for perigoso ou possuir substncias txicas em sua composio, a emisso dever ser canalizada para uma rea apropriada para melhor segurana. Recomenda-se tambm a troca dos diafragmas antes do rompimento atravs de estimativa de vida til para a aplicao (consultar a fbrica). Estando o produto armazenado em um nvel acima da bomba (suco afogada), o escape dever ser canalizado para um nvel acima do tanque de armazenagem para prevenir vazamentos ocasionados por sifonamento.
2

Bombas Pneumticas LIBLULA-P PROCEDIMENTOS DE MANUTENO


Ateno: Antes de fazer a manuteno ou reparos, desligar a linha de ar comprimido, eliminar a presso e desconectar a bomba da linha de ar. A linha de descarga de fluido poder ainda estar pressurizada e toda a presso existente dever ser totalmente eliminada ou devero ser empregadas vlvulas de bloqueio na linha de recalque. As mesmas devero estar totalmente fechadas durante o processo de retirada do equipamento da linha. Quando a bomba for utilizada para produtos txicos ou agressivos, a bomba dever ser limpa e drenada antes da desmontagem. Quando a bomba utilizada para produtos que tendem a decantar ou secar, deve-se tomar cuidado aps a parada do equipamento, prevendo limpeza com o solvente ideal para o lquido que est sendo bombeado. Em temperaturas de congelamento (regies muito frias) a bomba dever ser completamente drenada enquanto estiver parada ou livre de uso. Aps desconectar a bomba, vire-a ("ponta-cabea") para que o lquido escoe dos corpos lateriais para o coletor de descarga.

Manuteno das vlvulas tipo esfera


Ocasionalmente, necessrio fazer a inspeo e manuteno das esferas quando ocorre falha de escorva, operao instvel, baixa performance ou quando a bomba est funcionando, mas no bombeando. Este procedimento realizado com a retirada dos coletores de suco e descarga da bomba para possibilitar o acesso s sedes e as esferas. Aps a retirada dos coletores, verifique se existe algum corpo estranho entre as sedes e as esferas. Note que as sedes no devero possuir sinais de desgaste pois isso afetar o poder de vedao das vlvulas tipo esfera. Execute o mesmo procedimento para o coletor inferior.

Manuteno do pisto de comando do sistema pneumtico


As tampas do sistema pneumtico so determinadas por esquerda e direita. A tampa direita possui o pino atuador do pisto e a tampa esquerda no possui tal dispositivo.

1) Retire os coletores superior e infeior da bomba, soltando os 04 parafusos sextavados. Bombas de 1 1/2x2.1/2 Bombas de 1.1/2 1/2x2.1/2 Bomba de 2 1/2x2.1/2 Bombas de 3 5/8x2.1/2

2) Desmonte a tampa do sistema pneumtico lado direito soltando os 04 parafusos allen com cabea 1/4 por 5/8. Execute o mesmo procedimento com a tampa do sistema pneumtico do lado esquerdo.

3) Retire a junta que separa o sistema pneumtico das tampas.

4) Retire o pisto de comando da cmara. Nota: Verifique que nas extremidades do pisto do comando existem dois anis de segmento e duas molas do anel de segmento. Estes anis realizam a vedao do sistema de ar. Para montagem, note a correta posio dos anis de segmento e as respectivas molas (figura A).
Figura A

Bombas Pneumticas LIBLULA-P Manuteno nos diafragmas


1) Realize a desmontagem dos corpos laterais, soltando os 16 parafusos sextavados. Bombas de 1 5/16 X 2 Bombas de 1.1/2 3/8 X 2 Bombas de 2 1/2 X 2.1/2 Bombas de 3 1/2 X 2.1/2

2) Cheque os diafragmas em relao a cortes ou rompimentos. NOTA: Para equipamentos com diafragma de teflon, utilize os diafragmas traseiros em neoprene.Atente para a posio de montagem.

3) Solte o disco de fixao de uma das cmaras e puxe o diafragma que ficou no alojamento com o eixo.

Desmontagem do alojamento para checagem dos pinos atuadores


1) Solte os 05 parafusos allen cabea chata que fixam o alojamento cmara de distribuio de ar. Retire os retentores e as gaxetas que se encontram nos alojamentos.

2) Retire a junta da cmara de distribuio de ar.

3) Aps a retirada da junta verifique os pinos atuadores quanto a presena de sujeira, empenamento e travamento do mesmo. Nota: Para a retirada dos pinos atuadores, retire a mola primeiro e depois o pino atuador.

Desmontagem da bucha do eixo da cmara de distribuio de ar

1) Com um saca-pino, bata na bucha para a retirada da mesma. O mesmo procedimento dever ser realizado com a vlvula de ar.

Para a remontagem, execute os procedimentos descritos acima inversamente.


4

Bombas Pneumticas LIBLULA-P


Cuidado: No utilizar bombas com carcaa de alumnio em aplicaes com produtos a base de Tricloroetano, Cloreto de Metileno, ou Solventes a base de Hidrocarbono Halogenados. Consulte a fbrica para a correta seleo dos materiais no caso de utilizao destes fluidos.

Instrues para operao - Localizando Problemas


1.Bomba com problema de operao ! Certifique-se que o conjunto tem presso suficiente para operar e que a vlvula de entrada de ar esteja aberta. ! Verificar a linha de descarga para assegurar que esta no esteja fechada e nem bloqueada. ! Verifique se existe algum problema com a linha de suco, linha obstruda, vlvula fechada, etc... ! Verifique se todos os dispositivos acoplados bomba esto operando satisfatoriamente. ! Cheque a vlvula de distribuio de ar. ! Despressurize todo o sistema. ! Retire o anel elstico da vlvula de distribuio de ar para ter acesso ao piloto. Verifique se o mesmo est deslizando normalmente bem como se os anis no esto amassados ou fora de posio. 2.Equipamento funciona, mas no bombeia ! A suco da bomba pode estar aspirando em vazio. Verifique se a linha de suco esta submergida ou com entradas de "ar falso". Verifique a fixao dos flanges/roscas, e se os flanges das vlvulas e dos coletores esto bem fixos s cmaras de bombeamento. ! Estar certo de que a linha de suco ou filtro no esteja plugado/obstrudo. Caso seja instalado na suco um vacumetro para leitura, prever na linha de suco uma reduo para a fixao do mesmo. ! As vlvulas de reteno podem no estar devidamente assentadas. Verificar, removendo a linha de suco e tampando com a mo a abertura da mesma. Se o conjunto no estiver operando adequadamente (aspirao fraca) inspecionar as vlvulas de reteno (esferas/sedes) e certificar que estas estejam devidamente assentadas e desobstrudas. ! A coluna esttica de suco pode estar muito alta. A escorva da bomba pode ser melhorada diminuindo-se a altura de suco e elevando a de descarga conseqentemente. Outro procedimento normalmente utilizado injetar-se lquido no conjunto atravs da linha de suco. Quando escorvamos a bomba desta forma, normalmente as linhas de suco so elevadas ou longas, fazendo a bomba operar com seu poder mximo de suco, o que diminui bastante a vida dos diafragmas quando comparada com bombas operando afogadas. Nota: Em condio de suco negativa, na ocasio da partida a tubulao de descarga dever estar livre, no apresentando contrapresso ou restries, at a bomba auto-escorvar. Caso a escorva seja difcil, a presso de ar dever ser aumentada lenta e gradativamente at a bomba escorvar, sendo que aps esta ocorrncia poder ento ser determinada a presso normal de trabalho. 3. Baixa performance ! Quanto maior a presso de descarga, menor a vazo mxima obtida, como mostra a curva de performance. A eficincia na performance varia com a disponibilidade do ar de alimentao. Verificar a presso de ar na entrada quando a bomba estiver operando, para se certificar que uma quantidade adequada de ar (vazo e presso) est sendo fornecida. ! Verificar o vcuo na suco da bomba. A capacidade de vazo pode ser reduzida dependendo do produto que ser bombeado (viscosidade, densidade), sendo que a curva de performance apresentada considera a bomba operando afogada, com a gua temperatura ambiente. Esta condio predominante quanto se opera com lquidos viscosos. Quando se opera com produtos espessos e pesados a linha de suco deve ser curta tanto quanto possvel e com dimetro superdimensionado para minimizar-se perdas por atrito. ! Baixa vazo e baixa velocidade (pulsao) indicam restrio do produto bombeado na linha de descarga. Baixa vazo e alta velocidade (pulsao) indicam restrio na linha de suco ou perda de ar. ! Operao instvel indica que a esfera da vlvula de reteno no est bem assentada em uma das cmaras. Esta condio confirmada quando uma operao instvel persiste, ou seja, o ritmo de pulsao no constante, o que no normal. Quando este fenmeno ocorre eventualmente, tambm pode estar acontecendo uma restrio parcial da descarga de ar devido ao congelamento/descongelamento do silenciador de ar.
ATENO ! TOMAR MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR FAISCAMENTO. CASO CONTRRIO, PODER OCORRER FOGO OU EXPLOSO QUANDO O EQUIPAMENTO ESTIVER OPERANDO COM PRODUTOS INFLAMVEIS. A BOMBA, TUBULAO, VLVULAS, RESERVATRIOS E OUTROS EQUIPAMENTOS DEVERO TER CABOS DE ATERRAMENTO, PARA DISSIPAO DE ELETRICIDADE ESTTICA. BOMBAS PLSTICAS NO SO RECOMENDVEIS PARA OPERAO COM PRODUTOS INFLAMVEIS, VISTO A DIFICULDADE DE DISSIPAO DE CARGA ESTTICA.

You might also like