You are on page 1of 4

Por: Diego de Andrade Bezerra

email: diego@diegoandradebez.com.br

Criar sumrio automaticamente


Para criar um sumrio, precisamos obedecer alguns passos: 1) Criar um estilo personalizado para os tipos de rea no documento, exemplo: Contedo, subttulo, etc; 2) Aplicar os estilos devidamente ao documento; 3) Utilizar o recurso de adicionar sumrio, localizado na guia referncia.

1 Criar estilos personalizados Clique na guia incio, e localize o grupo estilo.

Aps localizar o grupo, perceba que o Word disponibiliza alguns temas, que no passam de formataes prontas para o seu texto. Na maioria dos casos, esses temas no iro atender suas necessidades de formatao ABNT. Voc ter que criar um estilo novo, e depois disso ele tomar lugar no grupo acima. Clique na ala, localizada no canto inferior direito do grupo .

Ir se desdobrar um menu; Nesse menu voc ver os mesmos temas antes mostrados no grupo estilo, porm, esta janela mostra tudo com mais detalhes, dando acesso ferramentas como a de criar um novo estilo, localizadas na parte inferior desse menu. Perceba que o estilo atualmente marcado o estilo normal. Esse estilo contm as formataes inicias de um documento (por isso que todo vez que abrimos o Word ele j est com a font tamanho 12, calibri, alinhado esquerda etc.).

Por: Diego de Andrade Bezerra

email: diego@diegoandradebez.com.br

Clique no boto

, para abrir a seguinte janela:

No campo nome, digite o nome do estilo, no nosso caso, vamos digitar o nome Meutitulo, em seguida mantenha a opo tipo de estilo como est (pargrafo), o campo Estilo baseado em opcional, no precisamos alterar por fim, o campo Estilo do pargrafo seguinte, tambm no ser alterado.

Escolha a formatao de fonte desejada. Se precisar de outras formataes, que no esto presentes na janela acima, utilize o boto formatar, localizado ao canto inferior esquerdo da janela. Note o quadro que est indicado acima, a formatao est sendo escrita nele. Marque a caixa de seleo Atualizar automaticamente, clique no boto OK.

Por: Diego de Andrade Bezerra

email: diego@diegoandradebez.com.br

Verifique se o estilo apareceu na janela estilos. Agora, crie outro estilo, com o nome subttulo, fazendo a formatao diferenciada, por exemplo: Arial, 12, negrito, alinhada esquerda. Quando criar os estilos, selecione o ttulo do seu texto, e clique no estilo Meutitulo. O texto ser formatado como definido no estilo selecionado. Faa isso para todos os ttulos do documento. Para os subttulos, utilize o estilo subttulo.

2 Criar o sumrio Com os estilos devidamente aplicados ao texto, precisamos de uma folha em branco no incio do documento, para alocarmos o sumrio. Clique na folha em branco, em seguida na guia Referncias, procure o grupo Sumrio. Clique no boto sumrio, e escolha a opo inserir sumrio (final da janela). Ir se abrir a seguinte janela:

Por: Diego de Andrade Bezerra

email: diego@diegoandradebez.com.br

Clique no boto Opes, para abrir a prxima janela:

Apague todos os valores preenchidos, e coloque o nmero 1, ao Meutitulo e 2 ao Subttulo, para que eles sejam ordenados corretamente por nvel.Obs.: No esquea de verificar se todos os outros campos esto vazios. Clique em OK; Voc voltar janela anterior. Se preferir, poder escolher o formato do ndice, ou deixar o padro. Clique em Ok novamente, e pronto! Seu ndice ser jogado na tela.

You might also like