You are on page 1of 6

Como configurar e usar dois monitores no mesmo computador

Basta plugar e umas pequenas configuraes para voc dobrar sua tela e espao na rea de trabalho.

Por Danilo Amoroso 23 de Dezembro de 2008 49.618 visualizaes

compartilhe este link

http://baixa

Certamente voc j percebeu em ilhas de edio de vdeo e em alguns escritrios computadores com dois monitores. Em alguns casos, trata-se apenas de luxo visual, com o tamanho da tela dobrado. Em outros, utilizar dois monitores significa manter sua rea mais ampla, permitindo que voc organize melhor as janelas e distribua melhor os recursos do computador. Utilizar dois monitores melhora at a barra do Windows. Se voc tem muitos cones e precisa estender a barra para que ela ocupe duas linhas, pode amenizar este problema ampliando a barra. Em resumo, utilizar dois monitores duplica sua rea de trabalho e no precisa alternar entre janelas. Se voc tem uma placa de vdeo com duas sadas de vdeo e um monitor sobrando, em poucos instantes possvel configurar a visualizao dupla. Praticamente, todas as placas grficas recentes j contam com duas sadas, independentemente do preo delas.

Identificando as sadas

O primeiro passo saber qual o tipo de sada da sua placa de vdeo para utilizar os cabos adequados. Atualmente, h trs padres de conexo: VGA, DVI e HDMI. O primeiro o velho conhecido do pblico, aquela sada azul com 15 pinos que transmite sinais analgicos. Este conector tambm conhecido como HD-15 (as letras HD representam High Density alta densidade) e o mais encontrado atualmente em placas de vdeo, monitores e outros dispositivos. Este tipo de conector carrega sinais de vdeo analgicos do tipo RGBHV (red, green, blue, horizontal e vertical) e utilizado por monitores mais antigos, daqueles de tubo.

Outro tipo de conexo chama-se DVI (Digital Visual Interface), um padro digital que maximiza a qualidade de dispositivos como monitores e projetores. Diferentemente do VGA, este padro leva sinais de vdeo digitais e sem compresso.

Os dados so transmitidos de uma maneira que cada pixel da imagem original seja fielmente reproduzido no dispositivo caso ele seja compatvel.

O terceiro padro, HDMI (High Definition Multimedia Interface), tambm transmite dados sem compresso e de altssima qualidade. Ele utilizado em tocadores Blu-Ray, computadores novos, consoles de vdeo-game e receptores de udio, por exemplo. Com um nico cabo, o vdeo pode ser transmitido normalmente, com qualidade melhorada ou com alta definio juntamente com oito canais de udio. Estes dois padres so mais utilizados nos monitores atuais, mas ainda possvel encontrar sadas VGA tambm. Se a sada de sua placa de vdeo no corresponde entrada do monitor, necessrio adquirir um adaptador. Porm, no h como fazer nenhuma adaptao caso sua placa no tenha duas sadas.

Configurando Depois de tudo conectado, voc j pode ligar o computador. No se assuste, pois somente um dos monitores estar ativo. J no Windows, clique com o boto direito na rea de trabalho e clique em Propriedades. Clique na aba Configuraes (Configuraes de Vdeo no Windows Vista). Voc ver uma indicao de dois monitores, cada um representado por um nmero. Neste momento, um deles estar desativado.

Abaixo dos monitores, atente para um menu drop-down. Clique na flecha e escolha o monitor desativado (indicado pelo nmero 2). Em seguida, marque a opo Estender a rea de trabalho a este monitor.

Em seguida, voc pode configurar o posicionamento dos monitores e a disposio da imagem. O mais comum posicion-los lado ao lado, como se fosse um widescreen. Tambm possvel colocar um sobre o outro, o que no muito comum. Agora, o cursor do mouse ou um aplicativo que encosta no limite direito da tela da esquerda (ou vice-versa) estendido para o outro monitor. O mesmo acontece com monitores na vertical. Ainda possvel definir resolues diferentes para cada monitor, utilizando as barras na tela de propriedades de vdeo. Porm, recomendvel utilizar os monitores em suas resolues prprias, mesmo que sejam diferentes entre si.

Esta a sua rea de trabalho muito mais ampla para seus trabalhos com imagens.

Adicione um monitor extra ao Notebook e aumente a rea de trabalho


Eduardo Tetera | 18/12/2008 | 40 Comentrios Quer substituir o monitor do notebook por um maior? Que tal som-los e usufruir de uma rea de trabalho mais ampla? s vezes voc acha que a tela do seu notebook pequena demais para suas necessidades? Pois , esse o preo que se paga pela mobilidade oferecida pelo porttil. Mas no preciso ficar restrito ao LCD do notebook. Voc pode utilizar um monitor extra de mesa, de maiores dimenses, com duas finalidades distintas.

1. A primeira, mas bsica, ter no monitor maior as mesmas informaes que voc v na tela do porttil, til, por exemplo, quando voc quer mostrar algo para um grupo reduzido de pessoas na sua mesa de trabalho. 2. A funo mais bacana que essa soluo oferece usar o segundo monitor como uma espcie de desktop estendido, duplicando sua rea de trabalho.Mas, para que fazer isso? Se voc mantm diversas janelas de aplicativos abertas simultanemanete e precisa alternar entre elas com freqncia para visualizar o que precisa, ento um srio candidato a um segundo monitor.

Voc pode deixar, por exemplo, documentos e planilhas abertas e visveis em uma telas e, no outro monitor, consultar dados na internet ou em banco de dados. Mas, para isso, o software que voc usa precisa ter sido desenvolvido de tal forma que aceite mltiplas instncias, isto , para ser carregado mais de uma vez ao mesmo tempo. Por exemplo, para quem trabalha com investimentos, possvel usar o mesmo programa para duas contas que usam a mesma a plataforma, uma em cada monitor. Ou, melhor ainda, quem mexe com programao web pode manter em um monitor uma janela programando medida que vai monitorando, no outro, o resultado do trabalho.

Se o software em questo tem essa capacidade (o Excel, por exemplo, suporta esse tipo de uso), voc vai conseguir ter duas telas, cada uma com um conjunto de informaes diferentes do mesmo programa. Montagem Para montar esse mecanismo, na prtica, voc vai ter que checar quais sadas de vdeo seu notebook oferece, e de quais entradas seu monitor dispe. Existem basicamente trs tipos de conexo: VGA, a porta de 15 pinos que faz transmisso de sinal analgico; DVI, que transmite sinal digital; e HDMI para dados em alta definio. Se o seu monitor for de um modelo mais antigo, os chamados CRT (ou de tubo), provvel que ele use conexo VGA. J os mais modernos, de LCD, utilizam as sadas DVI ou HDMI, dependendo do modelo. Caso no haja compatibilidade entre as conexes de seu laptop e do monitor, voc pode usar um adaptador, como o DVI-VGA, que custa a partir de 60 reais. Configurao Com tudo conectado, ligue o computador. Provavelmente apenas uma das telas estar ativa aps a inicializao. Caso seja a do monitor extra, e seja essa sua opo, ento tudo estar OK. Mas se apenas o monitor do notebook estiver funcionando, clique com o boto direito na rea de trabalho e escolha Propriedades, no XP, ou Personalizar, no Vista. Clique na guia Configuraes (ou Configuraes de vdeo) e voc ver dois cones um para cada monitor, sendo que um deles estar desativado.

Para trocar a tela para o monitor maior, localize e selecione-o no menu drop down e marque a opo Este o monitor principal. Se sua inteno for utilizar as duas telas ao mesmo tempo, selecione Estender a rea de trabalho a este monitor. via PC World

You might also like