You are on page 1of 48

Universidade de So Paulo Escola de Engenharia de So Carlos Departamento de Engenharia de Estruturas

SET 408 Estruturas de Fundaes 2.o Semestre de 2008

CONCRETO ARMADO: PROJETO ESTRUTURAL DE SAPATAS ISOLADAS

Edja Laurindo da Silva Romel Dias Vanderlei Jos Samuel Giongo

So Carlos, Agosto de 2008

APRESENTAO

O objetivo deste texto servir de apoio para o estudo de sapatas isoladas na disciplina SET 408 Estruturas de Fundaes, ministrada para o 5.o ano de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo. As verificaes de segurana esto baseadas em publicao do Boletim nmero 73 do CEB (1970) e, no que concerne, na NBR 6118:2003. No captulo 1 encontram-se texto a respeito da tipologia das fundaes rasas, anlise da rigidez e detalhes construtivos. No captulo 2, so apresentados conceitos bsicos, da rea de geotecnia, relacionados ao projeto de fundaes. No captulo 3, so discutidos os modelos para a determinao dos esforos resistentes em sapatas isoladas, como tambm as recomendaes de normas brasileiras e internacionais. No captulo 4 (anexo, manuscrito), so apresentados exemplos de projetos de sapata isoladas submetidas a fora centrada, fora excntrica segundo um dos eixos principais e em relao a dois eixos principais. Outros exemplos sero desenvolvidos em aula e como atividade extra-aula. Por fim, relacionam-se os livros, normas e textos pertinente ao tema. Este texto de apoio foi adaptado de trabalho de Dissertao de Mestrado intitulada Anlise dos modelos estruturais para determinao dos esforos resistentes em sapatas isoladas, escrito por Edja Laurindo da Silva, desenvolvida na EESC USP, em fevereiro de 1998. Em 2000 foi publicado um texto baseado na dissertao citada elaborado por Romel Dias Vanderlei, engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia civil estruturas, poca aluno de doutorado no Departamento de Engenharia de Estruturas e estagirio do Programa de Aperfeioamento de Ensino nesta disciplina. Para esta verso de 2008 foi feita reviso do texto com as atualizaes indicadas na NBR 6118:2003 com relao verificao da segurana dos elementos estruturais no Estado Limite ltimo.

E. L da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas 31 de Junho de 2008

USP

EESC

SET Agosto de 2008

CAPTULO 1

INTRODUO
1.1. GENERALIDADES Fundao o elemento estrutural que transmite para o terreno as aes atuantes na estrutura. Uma fundao precisa transferir e distribuir com segurana as aes da superestrutura ao solo, de modo que no cause recalques diferenciais prejudiciais ao sistema estrutural, ou ruptura do solo. De acordo com a NBR 6122:1996 podem-se ter as seguintes classes de fundaes: Fundao superficial (ou rasa ou direta) Elemento de fundao em que a ao transmitida predominantemente pelas presses distribudas sob a base da fundao e quando a profundidade de assentamento em relao ao terreno adjacente inferior a duas vezes a menor dimenso da fundao. Fundao profunda Elemento de fundao que transmite as aes ao terreno pela base (resistncia de ponta), por sua superfcie lateral (resistncia de fuste) ou por uma combinao das duas e que est assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimenso em planta e no mnimo 3m. Neste tipo de fundao incluem-se as estacas, os tubules e os caixes. 1.2 TIPOS DE FUNDAES RASAS 1.2.1. Sapatas So elementos de fundao superficial, posicionados em nveis prximos da superfcie do terreno, construdos em concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao no sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego de barras de ao. As sapatas podem ser projetadas como a seguir se expe. Sapatas isoladas Transmitem aes de um nico pilar. o tipo de sapata mais freqente. Estas podem receber aes centradas ou excntricas. Podem ser quadradas, retangulares ou circulares, com altura constante ou varivel (chanfrada), (figura 1.1).

a) altura constante b) altura varivel Figura 1.1 - Sapatas isoladas

Captulo 1 - Introduo ao projeto de sapatas

Sapatas associadas ou combinadas Transmitem aes de dois ou mais pilares adjacentes. So utilizadas quando a distncia entre as sapatas relativamente pequena, sendo que este tipo de fundao oferece uma opo mais econmica. Com condies de aes similares, podem ser assentes em uma sapata corrida simples (figura 1.2), mas quando ocorrem variaes considerveis de ao, um plano de base trapezoidal satisfaz mais adequadamente imposio de coincidir o centro geomtrico da sapata com o centro das aes. Podem ser adotadas tambm no caso de pilares de divisa, quando h um pilar interno prximo, onde a utilizao de viga-alavanca no necessria (figura 1.3); a viga de rigidez funciona tambm como viga de equilbrio (ou viga-alavanca).
VIGA DE RIGIDEZ PILAR

Figura 1.2 - Sapata associada retangular


VIGA DE RIGIDEZ PILAR

Figura 1.3 - Sapata associada em divisa Sapatas com vigas de equilbrio No caso de pilares posicionados junto a divisa do terreno (figura 1.4), o momento produzido pelo no alinhamento da ao com a reao, deve ser absorvido por uma viga, chamada viga de equilbrio, apoiada nas sapatas junto a divisa e em sapata construda para pilar interno. A NBR 6122:1996 indica que, quando ocorre uma reduo das aes, caso do projeto da sapata interna, esta sapata deve ser dimensionada, considerando-se apenas 50% da reduo da fora; e quando da soma

E. L da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

dos alvios totais puder resultar trao na fundao do pilar interno, o projeto deve ser reestudado.
DIVISA

VIGAALAVANCA

Figura 1.4 - Sapata com viga de equilbrio Sapatas corridas para pilares Os pilares so locados freqentemente em uma fila com espaamentos relativamente curtos, de maneira que, se fossem utilizadas sapatas isoladas, estas se aproximariam ou mesmo se sobreporiam a uma base adjacente. Uma sapata corrida contnua ento desenvolvida na linha dos pilares (figura 1.5). Sapatas corridas sob carregamento contnuo Semelhantes s anteriores, no entanto suporta ao de paredes ou muros (figura 1.6).
VIGA DE RIGIDEZ PILAR

Figura 1.5 - Sapata corrida para pilares

Figura 1.6 - Sapata corrida sob carregamento contnuo

Captulo 1 - Introduo ao projeto de sapatas

Sapatas para pilares pr-moldados A figura 1.7 apresenta uma sapata com pedestal vazado para posicionamento e vinculao de pilares pr-moldados, podendo a sapata com o pedestal tambm ser prmoldada. O dimensionamento da sapata feito de modo idntico aos casos de sapatas moldadas no local. O pedestal, se houver aes horizontais e ou momento aplicado no p do pilar, dimensionado com os critrios usados para consolos. As ranhuras nas faces internas do pedestal e/ou nas faces do p do pilar so necessrias para melhorar a aderncia quando se lana graute para fazer a ligao dos dois elementos. 1.2.2. Radier Quando as reas das bases das sapatas totalizam mais de 70% da rea do terreno, recomendado o emprego de radier. Trata-se de uma sapata associada, formando uma laje espessa, que abrange todos os pilares da obra ou aes distribudas. O radier pode ser construdo sem vigas ou com vigas inferiores ou superiores (figura 1.8).
CUNHA DE MADEIRA

CONCRETO

Figura 1.7 - Sapata pr-moldada em concreto

VIGA LAJE PILAR

LAJE

VIGA

Figura 1.8 - Radier com vigas superiores

E. L da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

1.2.3. Blocos So elementos com grandes dimenses, construdos com concreto simples ou ciclpico, dimensionados de modo que as tenses de trao neles produzidas possam ser resistidas pelo concreto. Podem ter suas faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentam em planta seo quadrada ou retangular (figura 1.9).

a) altura constante b)altura varivel Figura 1.9 - Blocos apoiados diretamente no terreno 1.3. HISTRICO Segundo LEONARDS [1962], as sapatas so o modo mais antigo de fundaes. As sapatas isoladas, abordadas neste texto, surgiram durante a idade mdia, com o desenvolvimento da arquitetura gtica e, conseqentemente, das colunas individuais. Nenhuma regra de projeto era seguida. A largura da sapata freqentemente era determinada a partir da resistncia do solo. Portanto, para solos mais resistentes, empregavam-se sapatas com reas menores do que para solos de maior resistncia. Raramente se associava o tamanho da sapata ao que essa iria receber, e sim ao espao disponvel e forma da coluna ou parede que ela suportava. Na ocorrncia de falhas, alargavam-se as fundaes afetadas. Os recalques de tais fundaes com freqncia eram grandes. At o meados do sculo XIX, muitas sapatas eram construdas de alvenaria. A evoluo da arquitetura, com projetos cada vez mais arrojados, trouxe os edifcios altos e de grande peso prprio, resultando, portanto, em difceis casos de fundaes, despertando maior interesse em projeto nessa rea. As sapatas, para suportarem maiores aes, tornaram-se mais largas, profundas e, portanto, com maior peso prprio, contribuindo com uma grande parte do peso da estrutura. Uma soluo encontrada para o problema do peso das fundaes foi a construo de grelhas, construdas em camadas perpendiculares entre si, de madeira ou ao (figura 1.10). As sapatas convencionais de alvenaria eram construdas sobre estas grelhas. Utilizadas primeiro em Chicago (EUA), no final do sculo XIX, essas grelhas, principalmente as de ao, representaram um importante avano na diminuio de peso e profundidade das sapatas. Com o desenvolvimento do concreto armado no incio do sculo XX, o custo das fundaes diminuiu consideravelmente, substituindo, portanto, as sapatas com grelhas. Um significativo avano na rea de fundaes foi obtido com a concepo de que a rea da fundao deveria ser proporcional ao aplicada e que o centro de aplicao deveria ser alinhado com o centro de gravidade da sapata. Esta grande contribuio foi dada por Frederick Baumann em Chicago, no ano de 1873.

Captulo 1 - Introduo ao projeto de sapatas

PILAR

ALVENARIA DE PEDRA GRELHA DE MADEIRA

Figura 1.10 - Sapatas com grelhas Ainda, segundo LEONARDS [1962], a engenharia de fundaes progrediu rapidamente, com o desenvolvimento da mecnica dos solos atribuda a Karl Terzaghi que, em 1925, publicou um trabalho, fornecendo a primeira anlise integrada do comportamento dos solos e particularmente dos recalques, encontrando soluo para muitos problemas de fundaes. Na engenharia estrutural, os processos de clculo vm se desenvolvendo, inclusive com anlises experimentais, para melhoria dos atuais modelos de clculo. Os mtodos numricos tm sido estudados pensando no dimensionamento automatizado. Hoje, muitos programas de dimensionamento contm rotinas para o projeto de estruturas de fundaes. 1.4. RIGIDEZ DA SAPATA Pela relao entre suas dimenses, uma sapata pode ser rgida ou flexvel. Em MONTOYA [2000], diz-se que a sapata flexvel, quando l > 2h e rgida quando l 2h (figura 1.11). A rigidez influi, principalmente, no processo de dimensionamento e de determinao das armaduras. A NBR 6118:2003 indica que as sapatas so consideradas rgidas quando a altura (h) maior ou igual a medida do lado da sapata (a) menos a medida da seo do pilar (ap), ambas na mesma direo, dividida por 3, ou seja: h a ap 3

Em caso contrrio a sapata dita flexvel. Um outro fator determinante na definio da rigidez da sapata a resistncia do solo. Para terrenos com pequenas tenses admissveis indica-se sapata flexvel, e para tenses maiores sapata rgida. ANDRADE [1989] sugere a utilizao de sapatas flexveis para solos com tenso admissvel menores do que 150 kN/m2.

Figura 1.11 - Dimenses da sapata

E. L da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

Nas sapatas flexveis, o comportamento estrutural de um elemento estrutural fletido, portanto, submetido s aes de momento fletor e fora cortante. O dimensionamento requer as verificaes das capacidades da sapata absorver as tenses normais e tangenciais. Por ter o comportamento associado ao de laje macia sob ao de fora concentrada a sapata precisa ser verificada s tenses tangenciais oriundas da puno. As sapatas rgidas no precisam ser verificadas puno, embora a verificao da resistncia fora cortante seja feita com os critrios de verificao puno. 1.5. DETALHES CONSTRUTIVOS A face de contato de uma sapata precisa ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio no seja influenciado pelos agentes atmosfricos e fluxos de gua. Na divisa com terrenos vizinhos, salvo quando a fundao for assente sobre rocha, tal profundidade no deve ser inferior a 1,5m. E na escolha do nvel da base da sapata, devem ser considerados os seguintes fatores: a) altura da sapata; b) nvel das vigas baldrames, definidas por indicaes dos projetos arquitetnicos; c) dificuldades de montagens das frmas e do processo de concretagens; d) necessidade de espao acima das sapatas para passagem de dutos, pisos rebaixados, etc.; e) profundidade da camada de solo de apoio; f) volume de terra resultante das escavaes; g) presena de gua subterrnea; h) necessidade de aumentar as aes permanentes. A altura da sapata pode ser varivel, linearmente decrescente, da face do pilar at a extremidade livre da sapata, proporcionando economia no volume de concreto. No entanto, a altura h0 (figura 1.11) limitada a um valor tal, que o cobrimento seja suficiente nas zonas de ancoragem, e no mnimo 15 cm; e o ngulo das superfcies laterais inclinadas do tronco de pirmide no dificulte a concretagem. Segundo MONTOYA [2000] este ngulo no deve ultrapassar 30, que corresponde aproximadamente ao ngulo do talude natural do concreto fresco. As sapatas de altura constante so mais fceis de construir, mas como o consumo de concreto maior so indicadas quando h a necessidade de um volume elevado para aumentar o peso prprio e quando as sapatas tm pequenas dimenses. No caso de sapatas de altura varivel, no topo da sapata precisa existir uma folga para apoio e vedao da frma do pilar, normalmente com 25 mm (2,5 cm). No caso de sapatas prximas, porm situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que contm suas bordas precisa fazer, com a vertical, um ngulo como mostrado na figura 1.12, com os seguintes valores: - solos pouco resistentes: 60; - solos resistentes: = 45;

Captulo 1 - Introduo ao projeto de sapatas

- rochas: = 30; A fundao situada em cota mais baixa precisa ser construda primeiro, a no ser que se tomem cuidados especiais.

Figura 1.12 - Fundaes prximas, mas em cotas diferentes NBR 6122:1996 preciso construir uma camada de concreto simples de 5cm a 10cm de espessura, ocupando toda a rea da cava da fundao. Essa placa de concreto simples necessria para nivelar o fundo da cava, como tambm serve de frma para a face inferior da sapata. Permite, tambm, o apoio dos espaadores das barras das armaduras. Em fundaes apoiadas em rocha, aps o preparo da superfcie (chumbamento ou escalonamento em superfcies horizontais), preciso moldar um enchimento de concreto de modo a se obter uma superfcie plana e horizontal, nesse caso, o concreto a ser utilizado tem que ter resistncia compatvel com a presso de trabalho da sapata. O cobrimento das barras da armadura nas sapatas precisa ser igual ou maior que 5 cm, visto que se encontram em meio agressivo. Em terrenos altamente agressivos aconselha-se construir um revestimento de vedao.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

CAPTULO 2

ALGUNS ASPECTOS GEOTCNICOS PARA O PROJETO DE SAPATAS


O projeto de uma fundao envolve consideraes de mecnica dos solos e de anlise estrutural. O projeto precisa associar racionalmente, no caso geral, os conhecimentos das duas especialidades. Este captulo traz conceitos bsicos relativos aos problemas de geotecnia no projeto de fundaes, que ajudam a prever e adotar medidas que evitem recalques prejudiciais ou ruptura do terreno, com conseqente colapso da estrutura. 2.1. INVESTIGAES GEOTCNICAS O engenheiro de fundaes inicia o projeto com um conhecimento do solo onde ir se apoiar a fundao. Os problemas causados em uma superestrutura por insuficincia de infra-estrutura so graves na maioria das vezes, e sempre de correo onerosa. recomendvel realizar investigaes geotcnicas, para evitar dimensionamento inadequado que possa exigir, no futuro, reforo nas fundaes, que pode ser evitado com a realizao de ensaio complementar. O projetista deve saber acerca da extrema complexidade do solo, cujo comportamento funo das presses com que solicitado, e depende do tempo e do meio fsico, no sendo possvel definir precisamente a relao tenso-deformao. Uma investigao to completa quanto possvel da natureza do solo indispensvel, no entanto, sempre haver risco em relao s condies desconhecidas. A amplitude das investigaes geotcnicas funo de diversos fatores, entre eles: tipo e tamanho da obra; e o conhecimento prvio das propriedades do terreno, obtidas por meio de dados disponveis de investigaes anteriores de terrenos vizinhos ou de mapas geolgicos. Por meio das investigaes geotcnicas so obtidas as propriedades do terreno de fundao, natureza, sucesso e disposio das camadas; e a localizao do lenol fretico, de maneira que se possa avaliar mais corretamente a tenso admissvel do solo. Para fins de projeto e execuo, as investigaes geotcnicas do terreno de fundao deve seguir as especificaes da NBR 6122:1996. 2.2. ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAES A qualidade e o comportamento de uma fundao dependem de escolha, que melhor concilie os aspectos tcnicos e econmicos de cada obra. Qualquer insucesso nessa escolha pode representar, alm de outros inconvenientes, grandes custos de recuperao ou at mesmo o colapso da estrutura ou do solo. O engenheiro de fundaes, ao planejar e desenvolver o projeto, precisa obter todas as informaes possveis, atinentes ao problema; estudar as diferentes solues e variantes; analisar os processos construtivos; prever suas repercusses; estimar os custos e, ento, decidir sobre as viabilidades tcnica e econmica. Os fatores que influenciam na escolha do tipo de fundao so analisados a seguir. a. Relativos superestrutura Precisam ser analisados aspectos como o tipo de material que compe a superestruturas, por exemplo, concreto armado ou protendido, estrutura pr-fabricada, estrutura de madeira, metlica ou alvenaria estrutural; a funo da edificao, edifcio

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

10

residencial, comercial, galpo industrial, ponte, silos; e as aes atuantes, como grandeza, natureza, posio e tipo. b. Propriedades mecnicas do solo As investigaes geotcnicas so primordiais e muito importantes para a definio do tipo de fundao mais adequado. Delas obtem-se dados do solo, tais como: tipo de solo, granulometria, cor, posio das camadas, resistncia, compressibilidade, etc. c. Posio e propriedades do nvel de gua Dados a respeito do lenol fretico so importantes para o estudo de um possvel rebaixamento. Considerveis variaes do nvel de gua podem ocorrer por causa das chuvas. Um poo de reconhecimento muitas vezes uma boa soluo para observao dessas possveis variaes. d. Aspectos tcnicos dos tipos de fundaes Muitas vezes surgem algumas limitaes a certos tipos de fundaes em funo da resistncia, equipamentos disponveis, restries tcnicas, tais como: nvel de gua, mataces, camadas muito resistentes, efeitos na estrutura de provveis recalques, etc. e. Edificaes na vizinhana Estudo da necessidade de proteo dos edifcios vizinhos, de acordo com o conhecimento do tipo e estado de conservao dos mesmos; como tambm a anlise da tolerncia aos rudos e vibraes so indispensveis. f. Custo Depois da anlise tcnica feito um estudo comparativo entre as alternativas tecnicamente indicadas. De acordo com as dificuldades tcnicas que possam elevar os custos, o projeto arquitetnico poder ser modificado. Um outro ponto relativo ao custo o planejamento inicial e de construo, pois, algumas vezes, uma fundao mais cara, garante um retorno financeiro mais rpido do investimento. g. Limitaes dos tipos de fundaes existentes no mercado Determinadas regies optam pela utilizao mais freqente de alguns poucos tipos que se firmaram como mais convenientes localmente, o mercado torna-se limitado, sendo, portanto, necessria uma anlise da viabilidade da utilizao de um tipo de fundao tecnicamente indicada, mas no existente na regio. O problema resolvido por eliminao escolhendo-se, entre os tipos de fundaes existentes, aqueles que satisfaam tecnicamente ao caso em questo. A seguir, feito um estudo comparativo de custos dos diversos tipos selecionados, visando com isso escolher o mais econmico. A escolha de um tipo de fundao deve satisfazer aos critrios de segurana, tanto contra a ruptura (da estrutura ou do solo), como contra recalques incompatveis com o tipo de estrutura. Muitas vezes um nico tipo impe-se desde o incio, e, ento, a escolha quase automtica. Outras vezes, apesar de raras, mais de um tipo igualmente possvel e de igual custo.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

11

Quando o terreno formado por uma espessa camada superficial, suficientemente compacta ou consistente, adota-se previamente uma fundao do tipo sapata, que o primeiro tipo de fundao a ser pesquisada. Existe uma certa incompatibilidade entre alguns tipos de solos e o emprego de sapatas isoladas, por causa da resistncia desses solos de suportar as aes das estruturas. ALONSO [1983] indica que, em princpio, o emprego de sapatas s vivel tcnica e economicamente quando a rea ocupada pela fundao abranger, no mximo, de 50% a 70% da rea disponvel. De uma maneira geral, esse tipo de fundao no deve ser usado nos seguintes casos: a.- aterro no compactado; b.- argila mole; c.- areia fofa e muito fofa; d.- solos colapsveis; e.- existncia de gua, sendo que o rebaixamento do lenol fretico no se justifica economicamente. Segundo MELLO [1971], o encaminhamento racional para o estudo de uma fundao, aps o conhecimento das aes estruturais e propriedades do solo, deve atender as indicaes comentadas a seguir. Analisa-se inicialmente a possibilidade do emprego de fundaes diretas. No caso da no ocorrncia de recalques em virtude de camadas compressveis profundas, o problema passa a ser a determinao da cota de apoio das sapatas e da tenso admissvel do terreno, nessa cota. No caso de haver ocorrncia de recalques intensos, precisa ainda ser examinada a viabilidade da fundao direta em funo dos recalques totais, diferenciais e de desaprumo (isto , quando a resultante das aes nos pilares no coincide com o centro geomtrico da rea de projeo do prdio, ou quando h heterogeneidade do solo). Sendo vivel a fundao direta pode-se ento compar-la com qualquer tipo de fundao profunda para determinao do tipo mais econmico. No sendo vivel o emprego das fundaes diretas passa-se ento a analisar a soluo em fundaes profundas (estacas ou tubules). 2.3. DIMENSIONAMENTO GEOMTRICO DE SAPATAS As dimenses em planta necessrias para uma sapata isolada com fora centrada so obtidas a partir da diviso da ao caracterstica atuante no pilar pela tenso admissvel do terreno. Para levar em conta o peso prprio da sapata, deve-se considerar um acrscimo nominal na ao do pilar, que pode ser de 5% para sapatas flexveis e 10% no caso das sapatas rgidas. Segundo ALONSO [1983], conhecida a rea da superfcie de contato, a escolha das dimenses em planta da sapata, a e b (figura 2.1), para o caso de sapatas isoladas, pode ser feita de modo que: a.- o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de aplicao da fora no pilar; b.- a sapata no pode ter nenhuma dimenso menor que 60 cm; c.- sempre que possvel, a relao entre os lados a e b pode ser menor ou, no mximo, igual a 2,5; d.- regularmente, os valores a e b podem ser escolhidos de modo que os balanos l da sapata, em relao s faces do pilar, sejam iguais nas duas direes.

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

12

a a

Figura 2.1 - Dimenses de uma sapata em planta Em conseqncia do item d, a forma da sapata fica condicionada a geometria do pilar; se no existirem limitaes de espao, podem ser distinguidos os casos vistos a seguir. 1. Caso: Pilar de seo transversal quadrada ou circular Neste caso, quando no existe limitao de espao, a sapata mais indicada a de planta quadrada, cujo lado igual a:
a= Fv adm

[2.1]

sendo que Fv a ao vertical do pilar e adm a tenso admissvel do solo. 2. Caso: Pilar de seo transversal retangular Neste caso, com base na figura 2.1, quando no existe limitao de espao, pode-se escrever:
ab = Fv adm

[2.2]

Para um dimensionamento econmico, consideram-se os balanos iguais nas duas direes, portanto: a a0 = b b0 Com esta condio, as sees das aproximadamente iguais nas duas direes. reas das armaduras [2.3] resultam

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

13

3.Caso: Pilar de seo transversal em forma de L, Z, U etc. Este caso recai no caso anterior ao se substituir a seo transversal do pilar por uma seo retangular equivalente, circunscrita mesma, e que tenha seu centro de gravidade coincidente com o centro de ao do pilar em questo (figura 2.2).

a a
Figura 2.2 - Pilar de seo transversal em forma de L 2.4. DISTRIBUIO DAS TENSES NA SAPATA As principais variveis que regem a distribuio das tenses sobre o solo em contato com uma sapata so a natureza do solo (rocha, areia ou argila) e a rigidez da fundao (rgida ou flexvel). A distribuio real no uniforme, mas por aproximao admite-se na maioria dos casos uma distribuio uniforme para as presses do solo, representada pelas linhas tracejadas (figuras 2.3 e 2.4). No dimensionamento estrutural, esta considerao aumenta os valores dos esforos solicitantes quando comparados com a situao em que se usa a distribuio real. A NBR 6122:1996 indica que para efeito de clculo estrutural de sapatas sobre rocha, o elemento estrutural pode ser calculado como pea rgida, adotando-se o diagrama bitriangular de distribuio (figura 2.3-a). Nas sapatas sobre solos coesivos, a distribuio uniforme de tenses no difere muito da distribuio real, o que pode ser observado nas figuras 2.3-b e 2.4-b. No caso de sapatas flexveis apoiadas sobre solo arenoso, o diagrama triangular de distribuio o mais indicado (figura 2.4-c). A NBR 6118:2003 indica que, sendo (a) a dimenso da sapata em uma direo e (ap) a do pilar nessa mesma direo, define-se como sapata rgida aquela em que a altura da sapata (h) respeita a seguinte condio:

a - ap 3

[2.3]

Quando a altura (h) ficar menor do que o valor calculado com essa expresso diz-se que a sapata flexvel. permitido, por essa Norma, admitir plana a distribuio de tenses normais no contato sapata-terreno, se a sapata for rgida.

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

14

a. Rocha

b. Argila

c. Areia

Figura 2.3 - Distribuio de tenses nas sapatas rgidas [Guerrin, 1900]

a. Rocha

b. Argila

c. Areia

Figura 2.4 - Distribuio de tenses nas sapatas flexveis [Guerrin, 1900]

As sapatas rgidas so comumente adotadas nos projetos estruturais quando o terreno possui boa resistncia em camadas prximas da superfcie, as sapatas flexveis, embora mais raras, so adotadas para pilares com fora de pequena intensidade e nos casos de solos com pequena resistncia.
2.4.1. Sapatas sob aes excntricas

No caso de ao axial, a tenso admissvel a ser adotada no dimensionamento da sapata considerada em seu total. No entanto, a sapata pode ser sujeita a fora excntrica (figura 2.5a) e, quando a excentricidade muito grande, tenses de trao podem ocorrer em um lado da sapata, o que no aceitvel, pois entre o solo e a sapata no pode haver tenses de trao. Diz-se que uma fundao solicitada fora excntrica quando submetida a:
a. uma fora vertical cujo eixo no contem o centro de gravidade da superfcie de contato da sapata com o solo; b. foras horizontais situadas fora do plano da base da fundao; c. qualquer outra composio de foras que gerem momentos na fundao.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

15

F V M

(a) Aes A figura 2.5b apresenta o ncleo central de inrcia, lembrando-se que quando a fora resultante situa-se neste, no ocorre trao em um das bordas da sapata.

Central

b/6 a/6

a
(b) Ncleo central de inrcia
Figura 2.5 - Sapata sob ao excntrica

As vigas de equilbrio devem ser empregadas, como uma soluo estrutural, para absorver o momento fletor da excentricidade nos casos de sapatas dos pilares situados nas divisas de terrenos.
2.4.2. Limitao das tenses admissveis do terreno, no caso de aes excntricas

A tenso mxima na borda mais comprimida da sapata precisa ser limitada ao valor da tenso admissvel do solo, com a qual deve ser feito o dimensionamento estrutural da fundao. Conforme a NBR 6122:1996, quando forem levadas em considerao todas as combinaes possveis entre os diversos tipos de aes previstas pelas normas estruturais, inclusive a ao do vento, pode-se, na combinao mais desfavorvel, majorar em 30% os valores admissveis das presses no terreno, logo 1,3 adm. Entretanto, este no pode ser ultrapassado quando consideradas apenas as aes permanentes e as variveis normais e acidentais. A tenso mxima calculada por meio de princpios bsicos da resistncia dos materiais, relacionados ao caso geral de ao excntrica. A distribuio de tenses depende do ponto de aplicao da fora; no entanto este ponto limita-se a uma regio, de modo que no ocorram tenses de trao entre o solo e a sapata.

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

16

a. Excentricidade em uma direo a.1- Caso em que o ponto de aplicao da fora est dentro do ncleo central de inrcia

Esta situao, que pode ser observada na figura 2.6a, ocorre quando a excentricidade e < a / 6 . A equao 2.5 que rege a flexo composta da Resistncia dos Materiais :
= Fv M.y A I

[2.5]

sendo,
Fv M.y > A I

[2.6]

com, A = rea da base da sapata; M = momento aplicado ou que ocorre em virtude da excentricidade da ao; I = momento de inrcia da base da sapata, calculado em relao ao eixo que passa pelo C. G. e perpendicular ao plano de ao de M; y = distncia do eixo central ao ponto onde a tenso est sendo calculada. Considerando A = a . b, M = Fv . e, I = b . a3 / 12 e y = a / 2, e fazendo-se a substituio na equao (2.5). obtem-se: = Fv 6 ex 1 ab a [2.7]

sendo que a tenso mxima calculada por: max = Fv 6 ex 1 + ab a [2.8]

A tenso mnima calcula-se com: min = Fv 6 ex 1 ab a [2.9]

a.2-Caso em que o ponto de aplicao da ao est no limite do ncleo central de inrcia

Este caso, como pode ser observado na figura 2.6b, ocorre quando e = a/6.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

17

O valor da tenso mxima obtido com a expresso 2.10, fazendo ex=a /6, resultando:
max = 2 Fv ab

[2.10]

Tem-se:
Fv M y = A I

[2.11]

a.3-Caso em que o ponto de aplicao da ao est fora do ncleo central de inrcia

Esta situao ocorre quando tem-se e > a/6. Apenas parte da sapata est comprimida. Para que no ocorram tenses de trao entre o solo e a sapata, o ponto de aplicao da fora precisa estar alinhado com o centro de gravidade do diagrama triangular de presses. Portanto, a largura do tringulo de presses igual a trs vezes a distncia desse ponto a extremidade direita da sapata (Figura 2.6 c). A tenso mxima dada por: max = 2 Fv a 3 b e 2 [2.12]

b. Excentricidade nas duas direes (solicitao oblqua)

O equilbrio obtido com o diagrama linear das presses atuando em apenas uma parte da seo (figura 2.7). Tem-se portanto:
= Fv M x .y M y .z A I I [2.13]

a) e <

a 6

b) e =

a 6

c) e >

a 6

Figura 2.6 - Tenses mximas para as aes excntricas

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

18

Segundo CAPUTO [1978], dividindo-se a rea da base da sapata em regies conforme indicado na figura 2.8, a obteno da tenso mxima depende das coordenadas ex e ey que definem o ponto de aplicao da fora e definem a zona na qual est sendo aplicada tal fora.
Ao

ey ex

Figura 2.7 - Excentricidade nas duas direes b.1- Zona 1

Esta regio corresponde ao ncleo central de inrcia da sapata, aplicando-se a expresso 2.8 adaptada para o caso de flexo composta oblqua.
max =
b.2- Zona 2

Fv 6.e x 6.e y 1 + + a.b a b

[2.14]

inaceitvel a aplicao da ao nesta regio, pois o centro de gravidade da sapata estaria na regio tracionada.
b.3- Zona 3

A regio comprimida corresponde rea hachurada na figura 2.9a. O eixo neutro fica definido pelos parmetros s e (figura 2.9): O valor de s obtido pela seguinte equao:
s= b b + 12 e y b2 12 e2 y

[2.15]

pode ser obtido com a seguinte equao: tg = 3 a 2.e x 2 s + ey [2.16]

A tenso mxima dada por:

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

19

max =

12 Fv b + 2s 2 b tg b + 12 s 2
a/4 a/6 a/6 a/4 a/6

[2.17]

b/4

b/6 b/6

2 3 5

4 1

b/4

b/6

a
Figura 2.8 - Zonas de aplicao da ao b.4- Zona 4

A regio comprimida corresponde rea hachurada na figura 2.9b. O eixo neutro fica definido pelos parmetros t e : O valor de t obtido com a seguinte equao: t= a a a2 + 12 12 e x e2 x [2.18]

enquanto que obtido por: tg = 3 b 2 ey 2 t + ex [2.19]

A tenso mxima dada por: max =


b5- Zona 5

12 Fv a + 2t 2 a tg a + 12 t 2

[2.20]

Neste caso, a regio comprimida corresponde rea hachurada na figura 2.9c e a tenso mxima calculada pela frmula aproximada:
max = Fa [12 3,9 (6 1) (1 2 ) (2,3 2 )] ab

[2.21]

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

20

sendo:

ex ey + a b

[2.22]

tomando-se ex e ey sempre com o sinal positivo.

a) Zona 3

b)Zona 4

c) Zona 5

Figura 2.9 - Parmetros das reas comprimidas

O clculo da presso mxima e da extenso da rea comprimida pode ser facilitado pelo emprego do baco da figura 2.10 ou tabela 2.1
2.5. RECALQUES

Os recalques so deformaes do solo, com conseqentes deslocamentos dos apoios da estrutura. Os recalques de fundaes podem causar prejuzos boa utilizao da obra, como tambm ameaar a estabilidade da construo. Os recalques totais das fundaes diretas so obtidos pela soma do recalque imediato, recalque de adensamento e recalque ao longo do tempo. O recalque imediato proveniente das deformaes com mudana de forma, sem diminuio de volume do solo. Ocorre simultaneamente com aplicao da ao. A grandeza desses recalques estimada com base na teoria da elasticidade; por exemplo: os solos arenosos, que em virtude da alta permeabilidade, a gua flui to rapidamente que a expulso de gua dos poros praticamente instantnea. Portanto, as fundaes em areias recalcam quase imediatamente aplicao da fora. O recalque de adensamento resulta da expulso gradual de gua e de ar dos vazios do solo e ocorre lentamente com o decorrer do tempo; por exemplo: os solos argilosos, submetidos a carregamentos permanentes, onde os recalques se processam lentamente face pequena permeabilidade destes solos. Os recalques uniformes ocorrem quando as fundaes sofrem recalques iguais em toda extenso da obra. J quando os recalques so desiguais, so ditos recalques diferenciais. As principais causas dos recalques diferenciais so:
a. superposio dos campos de presses de construes vizinhas; b. grande concentrao de presses no centro das edificaes submetidas a aes aproximadamente distribudas; c. distribuio irregular das aes da edificao; d. diferentes tipos de fundao em um mesmo edifcio; e. variao de espessura ou de propriedades das camadas do solo que condicionam os recalques; f. fundaes assentes em cotas diferentes.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas USP EESC SET Agosto de 2008 21

Figura 2.10 - baco para determinao das tenses mximas nas sapatas retangulares rgidas com fora excntrica em duas direes

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

22

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

23

Em geral, no so os recalques uniformes que prejudicam a estrutura e sim os diferenciais, por provocar solicitaes adicionais na estrutura, podendo comprometer a estabilidade da obra. No entanto, quando os recalques uniformes comeam a ultrapassar um certo limite e, dependendo do tipo de construo, a utilizao da mesma pode ficar bastante prejudicada. Os recalques diferenciais evidenciam-se por desnivelamentos do terrena e consequentemente da estrutura, desaprumos e fissuras na estrutura. As medidas (relativas ao solo ou s estruturas) a serem tomadas, visando minimizar os efeitos dos recalques, dependem da destinao da obra e do tipo da estrutura a serem adotados. As estruturas metlicas suportam melhor os efeitos dos recalques que as estrutura de concreto, enquanto as hiperestticas so mais sensveis que as isostticas; portanto, prevendo uma construo suficientemente rgida, pode-se minimizar os efeitos dos recalques diferenciais. No caso de solo compressvel, pode-se reduzir a um mnimo os recalques, retirando por escavao um peso de terra que se substitui pelo peso da construo.
2.6. INTERAO SOLO - ESTRUTURA

O comportamento real de uma estrutura apoiada sobre o solo envolve um processo interativo que comea com a fase de construo, passa por um perodo de ajustamento de tenses e esforos solicitantes na estrutura e no solo, e termina com um estado de equilbrio. O projetista no pode ignorar este comportamento, para que se possa estimar a magnitude dos recalques, adotar solues estruturais e ento avaliar o mrito da fundao escolhida. A concluso de que uma estrutura pode acomodar os recalques previstos, necessita de uma larga experincia do projetista. No entanto, critrios baseados em situaes similares na prtica podem ser adotados. A anlise da interao solo-estrutura de grande complexidade e est intimamente relacionada com a utilizao de mtodos numricos, pois os clculos de interao s se tornaram praticamente possveis com os computadores. Em algumas circunstncias, onde a estrutura no tem poder de acomodao, para os recalques diferenciais previstos pelo clculo geotcnico convencional, a estrutura pode ser projetada como isosttica (podendo acomodar os deslocamentos sem provocar solicitaes internas), introduzindo-se rtulas que permitam deslocamentos relativos sem, no entanto, causar prejuzos estticos, de durabilidade e de desempenho.
2.7. COEFICIENTES DE SEGURANA

Os coeficientes de segurana buscam refletir as incertezas quanto s aes e s resistncias, respectivamente majorando e minorando estes valores. Incertezas essas ligadas aos prprios fenmenos naturais aos quais as obras devem resistir (por exemplo, as incertezas hidrolgicas ou meteorolgicas), outras vezes devidas insuficincia de informaes (por exemplo, bolses de solo mole ou at vazios subterrneos que podem no ser detectados por sondagens de reconhecimento programadas e executadas dentro da melhor tcnica vigente). De acordo com HACHICH [1996], uma estrutura considerada segura quando puder suportar as aes que a solicita durante a sua vida til sem ser impedida, quer permanentemente, quer temporariamente, de desempenhar funes para as quais foi concebida. Denomina-se estado limite qualquer condio que impea a estrutura de desempenhar essas funes. Os estados limites ltimos correspondem ao esgotamento da capacidade portante da estrutura, por exemplo, esgotamento da capacidade de carga de uma sapata. Os

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

24

estados-limites de utilizao correspondem a situaes em que a estrutura deixa de satisfazer a requisitos funcionais de recalques excessivos ou durabilidade. Tendo em vista que os dados bsicos necessrios para o projeto e execuo de uma fundao provm de fontes as mais diversas, a escolha do coeficiente de segurana de grande responsabilidade. A tabela 2.2 resume os principais fatores a considerar.
Tabela 2.2 - Fatores que influenciam a escolha do coeficiente de segurana [CAPUTO,1978].

Fatores que influenciam a escolha Do coeficiente de segurana Propriedade dos materiais Influncia exteriores, tais como: vento, gua, tremores de terra, etc Preciso do modelo de clculo Conseqncias em caso de acidentes

Coeficiente de segurana Pequeno Solo homogneo Investigaes geotcnicas amplas Grande nmero de informaes, medidas e observaes disponveis Modelo bem representativo das condies reais Conseqncias financeiras limitadas e sem perda de vidas humanas Grande Solo no homogneo Investigaes geotcnicas escassas Poucas informaes disponveis

Modelo grosseiramente representativo das condies reais Conseqncias financeiras desastrosas e elevadas perdas de vidas humanas

Conseqncias financeiras considerveis e risco de perda de vidas humanas

Para maiores detalhes, critrios e valores bsicos relacionados segurana no projeto de fundaes, o leitor precisa consultar a NBR 6122:1996.
2.8. PRESSO ADMISSVEL DO TERRENO

De acordo com a NBR 6122:1996, a presso admissvel pode ser estimada segundo mtodos tericos, empricos, semi-empricos e prova de carga sobre placa. Indica, tambm, que os seguintes fatores devem ser considerados na determinao da tenso admissvel:
a. b. c. d. e. f. g.

profundidade da fundao; dimenses e forma dos elementos de fundao; caractersticas das camadas de terreno abaixo do nvel da fundao; lenol dgua; modificao das caractersticas do terreno por efeito de alvio de presses, alterao do teor de umidade ou ambos; caractersticas da obra, em especial a rigidez da estrutura; recalques admissveis, definidos pelo projetista da estrutura.

E. L. da Silva, R. D. Vanderlei e J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

25

Em obra de pequeno vulto, o engenheiro muitas vezes levado a tomar decises em funo de poucos resultados de sondagens de percusso (SPT). A NBR 6122:1996 apresenta uma tabela com os valores bsicos de tenso admissvel, que serve para orientao inicial. HACHICH [1996] apresenta rotina baseada em mtodo emprico para estimativa das presses admissveis, que dada pela expresso: adm = 0,02 n (em MPa) vlida para qualquer solo natural no intervalo 5 N 20 . n valor mdio representativo da camada de apoio, estimado dentro da profundidade do bulbo de tenses das sapatas (~1,5b). Este valor corresponde, na maioria das vezes, a mdia dos trs valores de SPT abaixo do apoio da sapata. No exemplo da figura 2.11, tem-se:
n= v1 + v 2 + v3 3
SPT
v1 v2 v3 v4 v5 v6 v7 v8 v9

[2.23]

[2.24]

~1,5b

Figura 2.11 - Estimativa de n

Captulo 2 - Aspectos geotcnico para o projeto de sapatas

26

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

27

CAPTULO 3

CRITRIOS PARA DIMESIONAMENTO DAS SAPATAS


3.1 Consideraes Iniciais Este captulo apresenta o processo utilizado para o dimensionamento estrutural de sapatas rgidas e flexveis, como tambm critrios de verificao da segurana estrutural. O dimensionamento de sapatas precisa ser feito no estado limite ltimo, sendo que duas condies tm que ser satisfeitas: a. a resistncia de clculo (Rd) tem que ser maior do que a solicitao de clculo (Sd). Para isto, as deformaes dos materiais concreto e ao no podem ultrapassar valores limites indicados na NBR 6118:2003; b. o equilbrio esttico da estrutura, que considera as situaes de tombamento e deslizamento em condies desfavorveis, que o caso das sapatas isoladas submetidas a aes horizontais e aes excntricas. As solicitaes internas so as resultantes de tenses normais, por ao de momentos fletores, e as resultantes das tenses tangenciais, em virtude de foras cortantes e por efeito da puno, e, tenses de aderncia entre barras da armadura e concreto. O dimensionamento das sapatas relativo ao de momento fletor baseado na mesma teoria aplicada s vigas submetidas flexo simples. As sapatas podem ser consideradas rgidas ou flexveis em funo da relao entre a altura e o comprimento do balano, conforme j definido no item 2.4. A altura da sapata em relao ao comprimento do balano a defini como sapata rgida ou flexvel, cujos comportamentos estruturais so indicados a seguir e de acordo com a NBR 6118:2003. Sapatas rgidas a. Trabalho flexo nas duas direes, admitindo-se que, para cada uma delas, a trao na flexo seja uniformemente distribuda na largura correspondente da sapata. Essa hiptese no se aplica compresso na flexo, que se concentra mais na regio do pilar que se apia na sapata e no se aplica tambm ao caso de sapatas muito alongadas em relao forma do pilar. b. Trabalho ao cisalhamento tambm em duas direes, no apresentando ruptura por trao diagonal, e sim compresso diagonal, que verificada com o critrio de puno da NBR 6118:2003 considerando o contorno C que o da seo transversal do pilar. Isso ocorre porque a sapata rgida fica inteiramente dentro do cone hipottico de puno, no havendo portanto possibilidade fsica de puno. Sapatas flexveis c. Trabalho flexo nas duas direes, no sendo possvel admitir trao na flexo uniformemente distribuda na largura correspondente da sapata. A concentrao de tenses junto ao pilar precisam ser, em princpio, avaliada. d. Trabalho ao cisalhamento que pode ser descrito pelo fenmeno da puno.

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

28

e. A validade de considerar plana a distribuio de tenses no contato sapata-solo precisa ser verificada. Para o modelo de clculo e dimensionamento de sapatas podem ser adotados modelos tridimensionais lineares ou no e os modelos de bielas e tirantes tridimensionais. Esses modelos precisam contemplar adequadamente os aspectos descritos anteriormente. Em casos excepcionais esses modelos precisam levar em conta a interao solo estrutura. 3.2 Dimensionamento da sapata - Tenses Normais 3.2.1 Recomendaes do Boletim nmero 73 do CEB (1970) Os critrios do Boletim nmero 73 do CEB (1970) so aplicveis s sapatas rgidas com a seguinte relao geomtrica:

h l 2h 2 sendo que l a medida do comprimento do menor balano.

[3.1]

O momento fletor com o qual se determina a armadura inferior calculado, em cada direo principal, em relao a uma seo de referncia S1 (figura 3.1), situada entre as faces do pilar, a uma distncia 0,15a0 na direo x e 0,15b0 na direo y, medida no sentido perpendicular seo considerada. Essa recomendao em virtude do fato de que no caso dos pilares de seo alongada o valor do momento fletor pode aumentar alm da seo situada na face do pilar. A altura til d da seo S1 tomada igual altura da seo paralela a S1 e situada na face do pilar, salvo se esta altura exceder 1,5 vez o comprimento do balano da sapata (1,5l), medida perpendicularmente a S1. Neste ltimo caso, a altura til limitada a 1,5 vez o comprimento do balano. Para as sapatas flexveis adotam-se as mesmas sees de referncia para clculos dos momentos fletores nas direes x e y. 3.2.2 rea da seo transversal da armadura inferior O clculo da rea da seo das barras da armadura perpendicular seo S1 feito a partir das propriedades geomtricas da seo de referncia S1, definidas no item anterior, e do mdulo momento fletor. Para as sapatas com altura constante o clculo da rea das barras da armadura pode ser feito usando as tabelas tipo k, ou seja, se calcula o valor de k c = (b w d2 ) / Md , e, com este valor, determina-se, em funo da resistncia do concreto e das barras de ao, k s = ( A s d) / Md e, portanto, a rea das barras. As sapatas com altura varivel considera-se a expresso 3.1a:
As = f MS1,k 0,8 d f yd [3.1a]

No caso de distribuio ortogonal de armaduras, a relao das reas das sees transversais das barras correspondentes a cada direo tem que ser pelo menos igual

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

29

a 1/5, que tambm uma indicao da NBR 6118:2003 para valor da rea da armadura na direo secundria em lajes armadas em uma direo.

Figura 3.1 - Seo S1 para o clculo do momento fletor

3.2.3 Disposio das barras da armadura Em todos os casos as barras da armadura so prolongadas sem reduo de seo em toda extenso da sapata. No caso das sapatas de base quadrada, a armadura pode ser uniformemente distribuda, paralelamente aos lados do quadrado, localizando maior densidade de armadura nas faixas paralelas aos lados do quadrado, centradas sob o pilar e de largura a0 + 2h (figura 3.2).

Figura 3.2 - Disposio de armadura nas sapatas quadradas

Nas sapatas de base retangular a armadura distribuda conforme figura 3.2. No entanto se b < a 0 + 2h , As1 calculada por:
A s1 = A s 2 (a 0 + 2 h) a + a0 + 2 h

[3.2]

e precisa ser distribuda na faixa de largura a0 + 2h. 3.2.4 Verificao da aderncia das barras da armadura ao concreto Para no haver escorregamento das barras, a verificao pode ser feita calculando-se a tenso de aderncia e comparando-a com valores de resistncia de escorregamento das barras da armadura dada pela NBR 6118:2003. O clculo da tenso de aderncia feito considerando-se o equilbrio das foras atuantes na barra e no concreto que a envolve. O resultado a tenso de aderncia relacionada com a tenso atuante na barra, com suas propriedades geomtricas. A resistncia do concreto tem grande influncia no valor da resistncia de aderncia (fbd). Os resultados experimentais indicam que fbd proporcional resistncia trao do concreto (fctd).

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

30

Em anlises experimentais feitas com sapatas observou-se runa por escorregamento das barras da armadura em relao ao concreto que as envolve, ou seja o concreto no consegue absorver as foras de trao nas barras. Os ensaios mostraram, tambm, que os ganchos nas extremidades das barras no foram suficientes para evitar o escorregamento. Porm, adotam-se ganchos nas extremidades das barras por serem de alta aderncia (no caso de aos CA-50) e por questo de costume do meio tcnico. A partir das aes indicadas na figura 3.3 pode-se obter a equao com a qual se calcula o valor da tenso de aderncia em elementos estruturais fletidos.

Figura 3.3 - Tenso de aderncia em elementos estruturais fletidos

Considerando-se o equilbrio de foras atuantes nas barras da armadura da figura 3.3 pode-se escrever:
R st + n 2 ou seja:
R st = MSd = n x b z

x b = R st + R st 2

[3.3]

[3.4]

ou ainda:
R st = MSd = n z b x

[3.5]

Lembrando que z = 0,9 d tem-se:


R st = MSd = n 0,9 d b x

[3.6]

Analisando a figura 3.3 possvel montar a equao de equilbrio dos momentos das foras, com plo no ponto de aplicao da fora resultante das tenses no concreto acima da linha neutra, obtendo-se: MSd + VSd x + R st z + R st z R st z R st z MSd MSd = zero Resultando: VSd x = MSd Substituindo 3.6 em 3.8 vem: [3.8] [3.7]

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

31

bd =

VSd 0,9 d n

[3.9]

sendo: VSd = fora cortante de clculo na seo S1 por unidade de largura; n d = nmero de barras por unidade de largura; = dimetro da barra; = altura til na seo S1.

Nos casos de sapatas rgidas deduz-se a equao para clculo da tenso de aderncia considerando que, na figura 3.4a, que as foras atuantes no ponto C esto em equilbrio, conforme indicado no polgono da figura 3.4b.

Figura 3.4 - Transmisso da fora resultante nas barras por meio da aderncia

Analisando a figura 3.4b pode-se escrever a equao 3.10, lembrando que a fora na sapata FVd, suposta centrada no pilar, se distribui para ambos os lados da base da sapata, assim no elemento infinitesimal dx atua a fora dFVd/2.

dFVd tg = 2 dR st ou seja: dR st = dFVd 2 tg

[3.10]

[3.11]

Analisando o tringulo retngulo CDE tem-se:


tg = d 2d = a a0 a a0 2

[3.12]

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

32

Substituindo 3.12 em 3.11 resulta:


dR st = dFVd (a a 0 ) 2 2d

[3.13]

O segmento infinitesimal dx da barra da armadura da sapata no qual atua a fora dRst, resultante da tenso na barra, est em equilbrio com a resultante da fora a atuante no concreto no seu entorno. O produto entre a tenso de aderncia ( bd ) mobilizada entre a barra e o concreto multiplicada pela rea de contato igual a fora resultante na barras, ou seja: dR st = bd n dx sendo que: n o nmero de barras na direo considerada; [3.14]

o dimetro das barras que compem a armadura.


Substituindo a equao 3.14 em 3.13 vem:
bd n dx = dFVd (a a 0 ) 2 2d

[3.15]

Integrando os dois membros da equao 3.15 vem:


bd n dx =
0 a 2

dFVd (a a 0 ) 2 2d

[3.16

resultando, portanto: bd = Fvd a a0 2n ad [3.17]

A NBR 6118:2003 limita o valor da tenso de aderncia, na verificao do escorregamento das barras da armadura, em elementos estruturais fletidos, aos valores da resistncia de aderncia multiplicados por 1,75. No caso de armadura passiva (elementos de concreto armado) tem-se: fbd = (1,75) 1 2 3 fctd [3.18]

O valor da resistncia trao do concreto de clculo (fctd) dado pelo valor mnimo da resistncia caracterstica trao, considerando o coeficiente de minorao da resistncia do concreto c = 1,4 (expresso 3.19), e que os valores desta resistncia e da resistncia mdia trao so dadas pelas expresses 3.20 e 3.21, respectivamente. fctd = fctk,inf / c fctk,inf = 0,7 fctm fctm = 0,3 fck2/3 [3.19] [3.20] [3.21]

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

33

Os coeficientes representados pela letra grega neta () tm os seguintes valores e significados: 1 = 1,0 para barras lisas; 1 = 1,4 para barras entalhadas; 1 = 2,25 para barras nervuradas; 2 = 1,0 para situaes de boa aderncia; 2 = 0,7 para situaes de m aderncia; 3 = 1,0 para < 32mm; 3 = (132 - ) / 100 32mm. 3.2.5 Ancoragem das barras da armadura Todas as barras das armaduras precisam ser ancoradas com segurana no concreto transmitindo a este as foras que as solicitam. A NBR 6118:2003 indica que as barras precisam ter ganchos nas extremidades. Para barras com dimetros maiores do que 20mm os ganchos precisam ter inclinao de 1350 ou 1800. De acordo com o Boletim nmero 73 do CEB (1970), se a aba l da sapata no exceder altura h, a armadura inferior precisa ser ancorada na vizinhana imediata da borda da sapata (figura 3.5); o comprimento de ancoragem medido a partir da extremidade da parte retilnea das barras. Nesse caso, o raio de dobramento o correspondente ao de barras curvadas e precisa respeitar os limites fixados na NBR 6118:2003. Se a aba l da sapata exceder altura h, a armadura inferior precisa ser totalmente ancorada alm da seo situada distncia h da face do pilar (figura 3.5b). O comprimento de ancoragem calculado, considerando-se a barra com gancho na extremidade. Em nenhum caso, a armadura pode ser interrompida antes de ter atingido a borda da sapata. [3.22]

a) l < h

b) l > h

Figura 3.5 - Comprimento de ancoragem

Quando se adotarem barras de dimetro maior ou igual a 25mm necessrio verificar o fendilhamento em plano horizontal, para evitar que possa ocorrer o destacamento de toda a malha de armadura.

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

34

3.3 Dimensionamento da sapata Tenses Tangenciais

3.3.1 Puno A NBR 6118:2003 define puno como sendo o Estado Limite ltimo determinado por cisalhamento no entorno de foras concentradas. Ela diferente do Estado Limite ltimo determinado por cisalhamento em sees planas solicitadas fora cortante. A puno, basicamente, a tendncia perfurao de uma placa em funo das altas tenses de cisalhamento, provocadas por foras concentradas. Por causa dos fatores construtivos e econmicos recomendado evitar detalhar armadura transversal adotando-se, portanto, altura suficiente para que no ocorra runa por puno. Assim, o efeito da puno geralmente determina a altura da sapata. Nas sapatas rgidas para pilares isolados no h necessidade de verificao puno, no entanto nas flexveis no se pode deixar de verificar esse efeito. Para as sapatas rgidas necessrio verificar resistncia da diagonal comprimida na superfcie crtica C conforme indicado na NBR 6118:2003 e analisado no item 3.3.1.2. Alguns parmetros interferem na puno das sapatas isoladas sem armadura transversal; entre os quais podem ser destacados:
a. a resistncia ao cisalhamento da sapata proporcional resistncia compresso do concreto; b. a resistncia ao cisalhamento da sapata aumenta proporcionalmente quantidade de armadura longitudinal, representada pela taxa de armadura de flexo; c. com o aumento da altura da sapata a tenso solicitante de cisalhamento diminui.

No dimensionamento das sapatas, quando o valor da tenso de cisalhamento ultrapassa os valores limites indicados em norma, costuma-se aumentar a altura da sapata, visto que o aumento da taxa de armadura longitudinal antieconmico, e o aumento da resistncia compresso do concreto pouco eficiente. 3.3.1.1 Caso de sapata flexvel - Recomendaes da NBR 6118:2003 O modelo de clculo corresponde verificao do cisalhamento em duas ou mais superfcies crticas definidas no entorno de foras concentradas, conforme figura 3.6. Na primeira superfcie crtica (contorno C), do pilar ou da fora concentrada verificada indiretamente a tenso de compresso diagonal do concreto (tenso na biela), por meio da tenso de cisalhamento. Na segunda superfcie crtica (contorno C) afastado 2d do pilar ou fora concentrada, verificada a capacidade de ligao puno, associada resistncia trao diagonal. Esta verificao tambm se faz para uma tenso de cisalhamento, no contorno C. Caso haja necessidade, a ligao precisa ser armada com barras de armadura transversal (estribos). A terceira superfcie crtica (contorno C) apenas precisa ser verificada quando for necessrio colocar armadura transversal.

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

35

a.- Definio da tenso solicitante nas superfcies crticas C e C a.1- Tenso no solo uniformemente distribuda

No caso de sapata recebendo pilar com fora centrada, sem ao de momento, a tenso de puno calculada por: Sd = FSd ud [3.23]

sendo que: d= dx + dy 2

d a altura til da laje ao longo do contorno crtico C', externo ao contorno C da rea de aplicao da fora e deste distante 2d no plano da laje; dx e dy so as alturas teis nas duas direes ortogonais; u o permetro do contorno crtico C'; u . d a rea da superfcie crtica; FSd a fora ou a reao concentrada, de clculo. A fora de puno FSd pode ser reduzida da fora distribuda aplicada na face oposta da laje, dentro do contorno considerado na verificao, C ou C'.

Figura 3.6 - Permetro crtico em pilares internos a.2- Tenso no solo distribuda de modo no uniforme

Este caso de sapata com pilar solicitado por fora centrada e momento, oriundo por ao de fora horizontal, e o caso de assimetria considerado, de acordo com a equao: Sd = FSd K MSd + u d Wp d [3.24]

sendo que: K o coeficiente que fornece a parcela do MSd transmitida ao pilar por cisalhamento, que depende da relao C1/C2.

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

36

O coeficiente K assume os valores indicados na tabela 3.1.


Tabela 3.1 - Valores de K

C1/C2 0,5 1,0 2,0 K 0,45 0,60 0,70 C1 a dimenso do pilar paralela excentricidade da fora C2 a dimenso do pilar perpendicular excentricidade da fora Os valores de W podem ser calculados pelas expresses a seguir: No caso de pilar de seo retangular tem-se: Wp =
2 C1 + C1 C 2 + 4 C 2 d + 16 d2 + 2 d C1 2

3,0 0,80

[3.25]

Para um pilar circular tem-se: Wp = (D + 4d)


2

[3.26]

sendo que D o dimetro do pilar. W pode ser calculado desprezando a curvatura dos cantos do permetro crtico, por meio da equao:
Wp = e dl
0 u

sendo que:
dl o comprimento infinitesimal no permetro crtico u;

e a distncia de dl ao eixo que passa pelo centro do pilar e sobre o qual atua o momento fletor MSd. 3.3.1.2 Verificaes de resistncias puno
a.- Caso de sapata rgida

A NBR 6118:2003 indica que a verificao da tenso de cisalhamento solicitante em sapata rgida feita de modo indireto, pela verificao da compresso diagonal do concreto, considerando o contorno C, da figura 3.6, com a equao 3.23. Sd = FSd u d (equao 3.23)

sendo que: Sd
= tenso atuante de clculo;

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

37

d a altura til da laje ( no caso, sapata rgida) ao longo do contorno crtico C', externo ao contorno C da rea de aplicao da fora e deste distante 2d no plano da laje; d= dx + dy 2 , sendo dx e dy as alturas teis nas duas direes ortogonais;

u o permetro do contorno crtico C u d igual a rea da superfcie crtica FSd a fora ou reao concentrada, com o valor de clculo: A fora de puno FSd pode ser reduzida da fora distribuda aplicada na face oposta da sapata, dentro do permetro considerado na verificao, C ou C'. A capacidade resistente s tenses tangenciais feita com a equao 3.27 de acordo com a NBR 6118:2003. Sd Rd2 = 0,27 fcd sendo: = (1 - fck/250); (fck em MPa) [3.28] [3.27]

fcd = resistncia de clculo do concreto compresso; sd = tenso atuante de clculo, com u0 = u, permetro do contorno C. O valor de Rd2 pode ser aumentado em 20% por efeito de estado mltiplo de tenses junto a um pilara interno, caso de sapatas, quando os vo (balanos da sapata) que chegam a este pilar no diferem mais de 50% e no existem aberturas junto ao pilar. 3.3.2 Verificao da fora cortante As barras para absorver as tenses de trao oriundas da fora cortante raramente so utilizadas em sapatas isoladas pelas mesmas razes do caso de puno. Portanto, as sapatas isoladas so dimensionadas de modo que as tenses de trao relativas a fora cortante sejam resistidas pelo concreto. A verificao feita determinando-se a fora cortante solicitante de clculo (VSd) como sendo o produto da tenso do solo pela rea da sapata limitada por uma seo de referncia, que est a uma certa distncia do pilar, definida segundo o critrio de clculo utilizado. O valor de VSd no pode ultrapassar o valor limite tambm fixado pelo regulamento adotado e levando em considerao a ausncia de armadura transversal. Os parmetros que influem na resistncia fora cortante das sapatas, sem armadura transversal, so os mesmos indicados para puno no item 3.3.1. Portanto, a melhor alternativa para se evitar armadura transversal aumentar a altura da sapata, nos casos em que a altura escolhida, a principio, no satisfaa os limites fixados pela norma utilizada.

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

38

3.3.2.1 Recomendaes do Boletim nmero 73 do CEB [1970] A fora cortante verificada numa seo S2 (figura 3.7), perpendicular superfcie de apoio da sapata, distante d/2 da face do pilar, considerando-se a resultante das tenses no terreno que atua direita da seo S2, na regio hachurada, e sua largura dada por: b2 = b0 + d [3.29]

Figura 3.7 - Definio da seo de referncia S2

No caso em que a base da sapata e a seo transversal do pilar so quadradas, concntricas e uniformemente solicitadas, as propriedades da seo de referncia S2 so tais que conduzem s mesmas disposies previstas nas recomendaes para as superfcies de puno. Nas sapatas alongadas (lx >1,5b), a seo de referncia S2, relativa fora cortante VSd, fica situada na face do pilar e perpendicular direo de l (figura 3.8).

Figura 3.8 - Sapatas alongadas

Na verificao da fora cortante na seo crtica, a seguinte condio precisa ser satisfeita: VSd VRd sendo que: [3.30]

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

39

VSd a fora cortante solicitante de clculo, determinada na seo crtica; VRd a fora resistente de clculo. VRd o menor valor obtido pelas seguintes equaes:
VRd = 4,7 b 2 d2 fck c

(fck em MPa )

[3.31]

ou,
VRd = 0,47 b 2 d2 fck c

(fck em MPa )

[3. 32]

sendo:
= As < 0,01 b 2 d2

[3.33]

taxa de armadura de trao na seo S2;

b2 largura da seo crtica em m; d2 altura til da seo crtica em m. Os coeficientes de majorao das aes e minorao da resistncia do concreto so iguais a 1,5. 3.2.2.2 Recomendaes da NBR 6118:2003 Essas recomendaes valem para lajes macias cujos critrios tambm podem ser aplicadas no caso de sapatas flexveis. Permite-se prescindir da armadura transversal para resistir as tenses de trao oriundas da fora cortante quando a fora cortante solicitante de clculo (VSd) ficar menor ou igual a fora cortante resistente de clculo (VRd1), ou seja: VSd VRd1 A fora resistente de projeto ao cisalhamento dada pela equao: VRd1 = [ Rd k (1,2 + 40 1) + 0,15 cp ] bw d sendo: Rd = 0,25 fctd fctd = fctk, inf / c 1 = As1 / bw d, no maior que 0,02 cp = NSd / Ac [3.35] [3.34]

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

40

k um coeficiente que tem os seguintes valores: k = 1 para elementos nos quais 50% da rea da armadura inferior no chega at o apoio; k = 1,6 - d no menor que k = 1, com d em metros, para os demais casos;

rd a resistncia de clculo trao do concreto; As1 a rea da armadura de trao que se estende at o apoio no menos que um comprimento d + lb,nec alm da seo considerada, com lb,nec definido com os critrios da NBR 6118:2003 e figura 3.9; bw a largura mnima da seo ao longo da altura til d.
lb,nec
d

V Sd

lb,nec

As

Seo Considerada d

45

45

lb,nec
A st

V Sd

A st

Figura 3.9 - Comprimento de ancoragem necessrio

A distribuio longitudinal dessa armadura ao longo da laje tem que respeitar as condies de deslocamento do diagrama de md com al = 1,5.d. bw a largura mnima da seo transversal ao longo da altura til d; NSd a fora longitudinal na seo em virtude da protenso ou fora axial, considerando a fora de compresso como positiva. Quando se adota o uso de estribos em laje macias (sapatas ) com espessura superior a 35cm pode ser usada a resistncia dos estribos fywd 435 MPa. Para lajes com espessura at 15cm essa resistncia tem que ser limitada a 250 MPa. Permite-se interpolar linearmente entre esses dois valores.
3.3 Transmisso das aes do pilar para a sapata - critrios do ACI 318 [1995]

A sapata precisa ter altura suficiente para permitir a ancoragem da armadura de arranque. Nessa ancoragem pode-se considerar o efeito favorvel da compresso transversal s barras decorrente da flexo da sapata. As foras na base do pilar so transmitidas para a sapata por meio das tenses de compresso no concreto e tambm pela armadura de ligao, que transmite sapata tenses de compresso e de possveis foras de trao (figura 3.10). No estado limite ltimo considerado no projeto de sapatas, na transmisso de esforos do pilar para a sapata, o colapso pode surgir em trs situaes diferentes:
a. ruptura do concreto na base do pilar por insuficincia de rea da seo transversal da armadura de ligao; b. ruptura do concreto na sapata por falha de aderncia da armadura de ligao dentro da sapata;

45

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

41

c. falha nas emendas por traspasse entre a armadura de ligao e as barras de ao do pilar.

Na base do pilar precisa ser verificada a seguinte condio: Fvd < (0,85 fck A c 0 ) sendo = 0,70. Na verificao do concreto no topo da sapata, como o pilar descarrega diretamente sobre a sapata, onde a superfcie de suporte maior que a rea da base do pilar, o cdigo permite que a tenso mxima de compresso dada pela equao (3.28) seja multiplicada por A c 0 A c1 , no entanto este valor no pode ser maior que 2. Ac0 a rea carregada e Ac1 geometricamente similar e concntrica rea carregada. Ac1 a maior rea homottica de Ac0, e com o centro de gravidade no mesmo eixo vertical, que se pode inscrever na rea total do elemento, ou seja, a maior rea que pode ser obtida com uma inclinao 2:1 das faces laterais do tronco de pirmide (2 na horizontal, 1 na vertical),conforme figura 3.11. Essa inclinao visa garantir a existncia de um volume suficiente de concreto na regio da rea Ac0, onde atuam tenses elevadas, no devendo ser confundida com a inclinao das superfcies de espalhamento de tenses. [3.36]

Figura 3.10 - Ligao pilar-sapata

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

42

Figura 3.11 - Definio de Ac0 e Ac1

Caso a condio da equao 3.37 seja satisfeita adota-se uma armadura mnima de ligao dada por:
A sl, min = 0,005 A c

[3.37]

sendo que Ac a rea da seo transversal da base do pilar. Na situao em que isso no acontea, necessrio calcular a rea de armadura para resistir a fora excedente (Fvd, exc). No entanto, se tal valor for inferior ao dado pela equao (3.38), adota-se a armadura mnima, logo:
A sl = Fvd,exc fy A sl, min [3.38]

Esta reduo da rea da seo transversal de armadura na ligao pilar - sapata diminui a aglomerao de barras de ao na base do pilar e s foi permitida a partir do ACI 318 [1971], baseando-se em diversas pesquisas. Quando, alm da ao axial, so transmitidos momentos, geralmente isso leva a no reduo de ao na ligao pilar-sapata. 3.2.9 Comprimento de ancoragem da armadura de ligao As barras que forem apenas comprimidas precisam ser ancoradas dentro da sapata com ancoragem retilnea (sem gancho), e o comprimento de ancoragem calculado como no caso de trao. J no caso de armadura sujeita a tenses de trao, seu comprimento de ancoragem precisa ser calculado considerando-se o gancho na extremidade, dentro da sapata. Tal comprimento influi na determinao da altura da sapata, no entanto, pode-se considerar apenas 60% desse total. O comprimento de ancoragem da armadura de ligao no interior do pilar precisa ser igual ao comprimento das barras no interior da sapata e precisa ser emendadas s barras longitudinais do pilar por traspasse segundo indicaes da NBR 6118:2003.
3.4 Verificao da estabilidade da sapata

Para evitar que as sapatas possam ficar sujeitas a movimento de tombamento e deslizamento, suas dimenses a e b precisam ser determinadas de modo a satisfazer s condies de estabilidade.

E. L. das Silva, R. D Vanderlei, J. S. Giongo Concreto armado: projeto de sapatas isoladas

USP

EESC

SET Agosto de 2008

43

3.4.1 Segurana ao tombamento Segundo MONTOYA [2000], a primeira verificao que precisa ser feita em sapatas submetidas a momentos ou foras horizontais (figura 3.12) a segurana ao tombamento. O momento de tombamento majorado por um coeficiente de segurana tem que ser inferior ao momento das foras que se opem ao tombamento, logo:

(M + Fh h1 ) 1 (Fv

+ G pp )

a 2

[3.39]

Gpp peso prprio da sapata; coeficiente de segurana ao tombamento que segundo MONTOYA [1973] 1 adotado igual a 1,5.

Figura 3.12 - Sapata submetida a momento e fora horizontal

A presso do solo no levada em considerao porque no existe na iminncia do tombamento. 3.4.2 Segurana ao deslizamento Para sapatas isoladas com ao horizontal, o deslizamento evitado pelo atrito entre a base da sapata e o terreno ou a coeso do mesmo. O empuxo passivo sobre a superfcie lateral da sapata desprezado, a menos que se garanta sua ao permanentemente. Precisa ser verificada a seguinte condio:

(F

+ Gpp ) tg d 2 Fh

(solos arenosos) (solos argilosos)

[3.40] [3.41]

A c d 2 Fh sendo: d = 2 3

c d = 0,5 c

Captulo 3 - Critrios para o dimensionamento estrutural de sapatas

44

d cd A

ngulo de atrito de clculo (minorado); valor de clculo da coeso (minorado); rea da base da sapata;

coeficiente de segurana ao deslizamento que, segundo MONTOYA [2000], 2 pode-se tomar o valor de 1,5.
Referncias bibliogrficas

ALONSO, U. R. (1983). Exerccios de fundaes. So Paulo, Edgard Blucher. AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. Committee 318 (1995). ACI 318-95 - Building code requirements for reinforced concrete and commentary . Detroit, ACI. ANDRADE, J. R. L. (1989). Dimensionamento estrutural de elementos de fundao. So Carlos, EESC USP. (Notas de aula). ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2003). NBR 6118:2003 Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1996). NBR 6122:1996 Projeto e execuo de fundaes. Rio de Janeiro. CAPUTO, H. P. (1978). Mecnica dos solos e suas aplicaes. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos. V. 4. COMITE EURO-INTERNATIONAL DU BETON (1970). Recommandations particulires au calcul et lexcution des semelles de fondation. Bulletin dInformation n.73. Paris. HACHICH (1996) LEONARDS, G.A. (1962). Foundation engineering. New York, McGraw Hill. p.525-531. MELLO (1971) MONTOYA, P.J.; MESEGUER, A.; CABRE, M. Hormigon Armado 14.a Edicin Basada em EHE ajustada al Cdigo Modelo y al Eurocdig. Barcelona, Gustavo Gili, 2000.

You might also like